"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 6 de março de 2017


JOGOS E ATIVIDADES

Olá visitante, fizemos este blog para vc com muito carinho, então te peço dê sua opinião sobre ele na caixa verde de mensagem na barra a sua direita.Vou adorar ler sua opinião , ela torna o nosso trabalho mais interessante e sempre possíveis de mudanças.

Brincar e coisa Séria.

Jossandra Barbosa
Historiadora/Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clinica, institucional, empresarial e hospitalar e também  pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clinica, Educação Inclusiva e Docência Superior.

Quem disse que brincar não é coisa séria para as crianças.Nesta página muito faleremos sobre a importância do lúdica na aprendizagem humana. Quando falamos do lúdico estamos nos referindo todas as atividades como os jogos, a música, o teatro, a contação de história ou seja tudo que irá estimular a criatividade, sensibilidade e aprendizagem da criança.
 O brincar é inato ao ser humano. A criança brinca em todas as nações. Brincando ela representa o mundo dos adultos, ela aprende a conviver com regras, ela expressa seus sentimentos, seus medos, angustias e traumas. Brincado ela capaz de superar os desafios propostos, de aprender com facilidade e querer continuar aprendendo. É através dos jogos que o psicopedagogo realiza parte do diagnóstico de uma criança com trastornos ou dificuldades de aprendizage, com eles também o psicopedagogo realiza o processo terapeutico nas crianças encaminhadas a ele. Na sala o professor que inseri em seus planejamento brinadeiras e jogo possuem exito não só nos conteúdo como também na afetividade.Mas nem sempre foi assim, nas próximas postagens vamos ver a História da Infância e  do brincar.Qual a diferença entre Jogo e Brincadeira, sua importância na linguagem e aprendizagem, muitos exemplos de jogos tanto para a intervenção psciopedagogica como para ser aplicado na sala de aula,tipos de jogos, classificação, indicação de jogos por idade, vídeos de psicomotricidade e pequenas oficinas de com fabricar seus jogos.
No seu mundo de imaginação o brincar é muito mais que diversão é aprendizagem.
 Dica de Jogo:

Jogo Educativo- Adoro Aprender Brincando

O Jogo Educativo - Adoro aprender Brincando  - Criado por Jossandra Costa Barbosa(desenhos e arte gráfica) .
O jogo é composto :por um tapete em lona com tamanho original de 2,90x1,40m, um dado de 0,50cm, 3 caixas e várias placas.Assim como demonstram as fotos abaixo.




Dado Criativo (Pode ser usado os números, as cores e as formas geométricas)
Caixas com Placas


O jogo poderá ser usados nos consultórios psicopedagógicos e escolas( tanto pelos professores como pelo psicopedagogo institucional).

  •  O público alvo são crianças de 3 a 12 anos. 
  • Os objetivos são: Trabalhar AFETIVIDADE- APRENDIZAGEM - MOVIMENTO

  1. Incentivar as crianças a encontrar soluções para os problemas propostos;
  2. Trabalhar aprendizado de forma interdisciplinar de forma lúdica;
  3. Relaxar as crianças;
  4. Proporcionar momentos de afetividade entre os integrantes do grupo;
  5. Desenvolver nas crianças habilidades motoras, equilíbrios, sensorial e de lateralidade.
  6. Ajudar as crianças a conviver com sentimentos de frustações, ansiedade e realizações;
  7. Mostrar a importância das regras, seu bom uso e benefícios;
  8. Abordar temas pessoais através da brincadeira do o que é o que é ?
  9. Incentivar as crianças a enfrentar desafios motores, como pular, rodar, dançar, etc;
  10. Trabalhar formas geométricas, números e cores;

PARA LER MAIS SOBRE ESTE JOGO E SABER COMO COMPRAR

Brincar é muito mais que diversão para as crianças. É um momento de total interação e socialização com o mundo exterior. Utilizando recursos como jogos de regras ou simbólicos a criança se sente estimulada a enfrentar desafios.


Todos interessados em utilizar este jogo devem entrar em contato com Jossandra Barbosa pelo e-mail: clubedehistoria@bol.com.br. Será cobrado somente os custos de produção em Papel ou em Lona e o frete.

Atividades para Sala de Aula e Consultórios Psicopedagógicos
Por: Jossandra Barbosa
Imagens tiradas da Internet
Trabalha coordenação motora, linguagem e sílabas. 
 Material:Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e numeros.
  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • linguagem Fonetica;
  • Línguagem Sílábica;
Sugestão pode ser usado tampinhas de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também.



Classificador

 Material:Eva preto - grosso, ou pode ser sola de sapato, e pregadres de roupa de madeira.
Objetivos:
  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • Quantidades, Cores, classificação.
Sugestão pode ser usadovários de figuras de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também, este jogo também pode ser usado com múmeros, figuras e sílabas, somente sílabas para formar
palavras.

Quatro Operações

 Material:Cartolina e pregadores de roupa madeira ou de plástico (coloridos)
Objetivos: Este jogo pode ser usadode forma bem variada, usando todas as operações matemática.
  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • Lógica e noção de quantidade;
  • Cores;
  • Operações matemáticas-adição,subtração, divisão e multiplicação;
Sugestão; A operação e os números usados devem ser de acordo com a idade e série da criança.

Esta é outra atividade que pode ser feita com pregadores. Também trabalha a psicomotricidade da criança. Você pode variar os desenhos para estimular a imaginação do aluno ( ou sujeito de intervenção). Os pregadores de madeiras também são excelentes para serem usados porque são de baixo custo e de fácil colagem vc pode usar uma variedade de atividades





 Material:Botões ou EVA, papel cartolina ou xamex branco;
Objetivos: Este jogo pode ser até como uma lembrancinha de atividade como o dia do livro, dia da alfabetização ou até mesmo um trabalho de artes.
  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • linguagem Fonetica;
  • Letras do Alfabeto
Sugestão pode criar vários tipos deste brinqudo com números, alfabeto maiúsculo, minúsculo , vogais, nome do aluno, como também outros temas trasporte , higiene , etc.

A Psicomotricidade vai além de trabalhar com o corpo e os movimentos. Pedir a criança, jovem ou adultos que ele repita movimentos não significa dizer que vc está usando a psicomotricidade. Movimentos repetitivos não auxiliam na aprendizagem (raras exceções em tratamento de crianças autistas) repetir o movimento por si traz não nenhum significado é necessário que o sujeito que aprende interaja, entenda e se envolva com o movimento. A Psicomotricidade envolve o sujeito em suas emoções, pensamento, habilidades e ações.Nesta atividade temos tantas variáveis que podem ser trabalhadas, muitos são os objetivos conquistado com uma atividade tão simples e prazerosa. Exemplos de como vc pode trabalhar com seus alunos e clientes usando esta atividade:
1-Peça para eles abrirem e fecharem usando as duas extremidades, usando só uma;
2-Agora oriente para que eles leiam as letrinhas ou números que etão sendo utilizados, que eles criem nome de animais, de cores, objetos e escreva no caderno.
3- Mostre aos seu alunos em livros e revistas figuras e nomes que podem ser escritos com estas letras.
4-Se forem números - faça pequenos cartazes as operações estudadas e peça aos alunos para acha a resposta no brinquedo; ou use as noções de antecessor e sucessos; pares e impares;
Ou seja são muitas as idéias que vc pode usar com este brinquedo.




 Material:Garrfa pet de 2lt, para fazer o tapete vc pode fazer em Corel Draw tamanho 2mx2m, ou comprar umas 4 folha de papel peso quarenta, colar e pintar manualmente a dama..
Objetivos:Os jogos de regras são os mais indicados para crianças a partir dos 7 anos, através deles as crianças além de aprenderem o conteúdo, assimilam regras, o mediador (professor ou terapeuta educacional) trabalhar afetividade, coordenação motora, paciência, sentimentos contraditórios - ganharxperder, ansiedade e frusutação.

  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • Quantidade, símbolos,regras,afetividade, racíocínio estratégico e lógico, afetividade, ansiedade e etc;
Observação: Alguns pensam que brincadeiras como dama, amerilha e dominó são jogos antigos e ultrapassados. Engam-se. O que é necessário é a motivação e objetivdade ao brincar com esses jogos conhecidos a década, inová-los é sempre necessáros modificando materiais e formatos.




 Material:Eva,cartolina, papel cartão, figuras impressas.
Objetivos:Temos aqui vários tipos de dados, excelente para trabalhar com o ensino infantil ao 3º ano do ensino fundamental.
  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • Cores, números, quantidades, letras e figuras, animais, cores, objetos, frutas;
Nesta atividade temos uma variedade de objetivos e uma gama de oportunidade que pode ser criada. Dados de vários tamanhos, para criança jogar, classificar, identificar e um tapete com rostinhos para trabalhar afetividade, cores e sequência.




 Material:Borracha de silicone (geralmente comprado em lojas de vendas a varejo de materiais de produções de sapatos e chinelos) papel cartolina ou papel cartão..
Objetivos: Trabalhar quantidades e conhecimento númerico.
  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora e equilíbrio);
  • Números, cores, quantidade.
Sugestão- podem ser usados diferentes cores de silicone, na imagem parece EVA mas não é o chamado de Borracha de Silicone de 5mm.




 Material:2 dados, massasinha de modelar , meia caixa de ovos;
Objetivos:
  • Psicomotricidade(coordenação motora fina);
  • Números, cores e quantidade;
  • Classificação, ordem, sistema decimal, etc.
Sugestão:Este jogo pode ser trabalhado até o 5º ano, mudando apenas os números que vc clocará no fundo, uma sugestão é  que o número não seja desenhado mas sim feito em uma folha separada e apenas colocada no fundo, pq o facilitador poderá mudar quantas vezes quiser.Pode ser trabalhado em grupos ou individual, ou seja cada aluno pode montar o seu joguinho e levar para casa.




 Material:Madeira, brinquedos de madeira e bonquinhos de tecido;
Objetivos: Os jogos símbolicos são uma importante fase nas crianças de 5 até os 8 anos.Através deles as crinaças expõem sentimentos guardados só para elas até então, comotambém reproduzems eu cotidiano, relacão com os pais, professores e amigos.
  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • Afetividade;
  • Socialização,; Linguagem falada; 
Sugestão: O ambiente pode ser variado, pode ser uma escola.Esta atividade é muito importante na prática psicopedagógica na fase de diagnóstico, mas também pode ser trabalhada no ensino infantil até o 3º ano. O facilitador deve incentivar que os meninos também brinque trabalhando assim temas como preconceito, machismo e respeito.




 Material:Objetos diversos, folha de papel cartolina ou cartão com o desenho do contorno dos objetos.
Objetivos: a variedade de objetos dependerá dos eu objetivo específico.
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com transtornos psciomotores, dificuldades de classificação, autistas e até com crianças deficiente visuais onde a modificação seria no contorno poderia ser usado uma cola corida ou glitter para a criança com deficiência visual classificasse sentido a textura do contorno e a forma do objeto.

observações:
A coordenação motora fina por si só não é suficiente para que a criança possua um bom desempenho motor é necessário que ela esteja ligada a ao controle manual e ocular que é chamado de coordenação oculomanual ou visomotora. Esta atividade é para estimular este tipo de coordenação. A coordenação óculo manual consiste na precisão de um domínio visual e manual que facilitam os movimentos necessários para a Escrita . Perceba que atividade pode ser usada com crianças de todas as idades e fases. Também é indicada para crianças autistas e crianças com deficiências visuais. Uma dica é suar cola colorida ou gliter ou até mesmo pequenos percevejos de metais para criar uma textura diferenciada no contorno do desenho onde a criança poderá usar o tato para identificar o formato do contorno da figura e assim identificar o objeto. Os objetos são os mais variados possíveis que podem ser usados.




 Material:Números feito de Eva, silicone ou borracha, massinha caseira ou massa de modelar fabricada, palitos de dentes.
Objetivos:Noções de Quantidade.
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora);
  • Quantidade e números;
Sugestão:a variação dos números dependerá da série  e idade da criança.





 Material:Este brinquedo é comprado prontp. Base com o formatod os carrinhos e os carrinhos de plásticos.Crianças a partir dos 7 anos.
Objetivos:Fazer o carrinho chefe sair do engarrafamento fazendo jogadas corretas;
  • Psicomotricidade(movimento,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
  • Racíocinio, concentração, lógica, estratégia, memorização,etc;
Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com dificuldade de concentração e memorização.




 Material:Palitos de picolés, gravetos ou palitos de algodão doce(churrasco), rolinhos de papel higienicos ( ou podem ser feito de cartolinas/ papel cartão coloridos)
Objetivos: Quantidade e identificação dos números.
  • Psicomotricidade(movimento,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
  • Quantidade e números;
Sugestão:Os palitos podem ainda ser pintado de cores variadas para assim trabalhar cores e números ao mesmo tempo, é ideal para o ensino infantil, onde a criança pode fazer na sala de aula e levar para casa.



 Material:Objetos diversos,estante de madeira com 1m de altura, podem ser usados frutas verdadeiras ou de pláticos.
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
  • olfato, tato, paladar e visão ( desenvolvimentos sensorial);
  • Quantidade, preço, formas, cores, etc;
Sugestão:Esta atividade pode ser usada de várias formas como representação de uma feira onde as crinaças podem comprar e vender (qui pode ser trabalhar noções de dinheiro,compra venda e troco), para as crianças de maternalzinho e primeiro periodo pode trabalhar as cores das frutas, formato e  nome das frutas.



 Material:Tecido, tinta pra tecido e carrinhos de plático;
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
  • Números, quantidades, cores;
  • Jogo de regras- afetividade, noções de tempo, trânsito, etc;
obs:As imagens dos jogos  foram tiradas da internet e aqui organizadas;
Tem mais sugestão de Jogos , continue lendo.
SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS RECEBIDAS NO GRUPO PSICOEPDAGOGIANDO:

FANTOCHE- BRUZINHA SALOMÉ

01) No papel cartão moldar e cortar: dois discos
ovalados, duas mãos e dois retângulos para o
corpo.


02) Tirar a ponta do palito de churrasco; colar uma rodela na outra colocando o palito entre elas; o mesmo com os retângulos. Deixar um pequeno espaço entre as rodelas e os retângulos para o pescoço.
Corte um pequeno triangulo colando-o no meio de uma das rodelas. Dobre a pontinha dele para baixo;
este será o nariz!


3) Moldar 2 triângulos em uma cartolina, na cor que preferir, para o chapéu. Desfie o barbante
sintético ou lã grossa para o cabelo e coloque entre os triangulos que deverão ser colados um
no outro.Grampear duas tiras de tecido para os braços nos retângulos do corpo.Amarrar pedaços de tecido em volta do palito no lugar do pescoço.

Pintar os olhos, as sobrancelhas, boca. Enfeitando o chapéu a
vontade!!
Nas duas extremidades das tiras de tecido, grampeadas nos
retângulos do corpo, grampear as mãos. Uma de cada lado.
A BRUXA SALOMÉ depois de pronta fica
aproximadamente com 30cm .


 
Que tal agora criar a vassoura da bruxa e por que não uma
fada com sua varinha de condão?
Criação: Lígia Granjeiro




Dicas de Atividades para sala de aula e consultórios psicopedagógicos

Nesta atividade (também com pregadores, mas coloridos desta vez) está abordando reconhecimento de letras e figuras. Pode ser feita tanto na intervenção psicopedagógica,quanto na sala de aula, principalmente com crianças que tenham dislexias, pois nesta atividade o mediador FALA o nome da letra e da figura e a crianças( sujeito aprendente) vai identificar (a partir do que ela ouve) a letra e a figura correspondente. Outro detalhe interessante desta atividade é que ela sugere pregadores divertidos que vai despertar mais interesse na criança.(Já este pregadores decorados não são indicados para crianças com déficit de atenção porque podem retirar sua atenção para o objetivo da atividade).


Esta é uma sugestão muito legal para decorar ambientes como sala de aula, consultórios psicopedagógico, brinquedotecas dentre outros. Além de ser criativo,reciclável e de baixo custo. Foram utilizados aqui pratinhos descartáveis e canetinhas coloridas.Para incrementar os peixinhos podem ser usados pratinhos com desenhos ou com cores mais fortes, tamanhos variados. Pode-se ainda colar papel laminado para brilhar a noite, ou em ambientes fechados e escuros. Além de figurinhas de EVA que podem deixar mais divertido a decoração . Vai depender do ambiente
Esta dica pode ser trabalha na decoração de ambientes e como sugestão na aula de Artes. Foram usados nesta atividade canudinhos de plásticos (aqueles de suco) e colheres descartáveis coloridas. Se você observar bem á um detalhe na formação da flor com a colher. As colheres vermelhas e as amarelas viradas estão coladas sobre outra colher maior e de cor azul.O cabo da Flor é o próprio cabo da colherzinha.Aqui é apenas uma sugestão mas pode tem uma imensidão de possibilidades, mudar as cores e quantidades de flores

Dica para trabalhar as quatro operações.O ensino da matemática hoje é bem diversificado. A utilização de recursos visuais e manuais onde a criança pode utilizar o conceito abstrato e torná-lo concreto facilita o processo de aprendizagem e torna a matemática que antes era vista como bicho-papão do ensino um grande diversão hoje. Nesta dica temos uma atividade muito fácil de fazer. São plaquinhas que podem ser de qualquer operação e bloquinhos de montar, que podem ser substituindo por uma variedade de objetos e até por grãos. O importante é trazer a criança a participar da atividade. Observe que ela está sendo feita no chão, é uma outra dica, faste as cadeiras da sala, espalhe as plaquinhas e peça aos alunos para resolverem os desafios, pode dividi-los em grupos, formar competição tudo para que a atividade se torne prazerosa e positiva.No final pode fixar com durex algumas continhas no quadro pedir que eles resolva usando o pincel agora.


Dicas de Atividades Psicomotoras
Por Jossandra Barbosa


É muito comum encontrar nas escolas crianças com transtornos psicomotores. Crianças que não conseguem segurar o lápis corretamente, letra é ilegível,algumas escrevem com tanta força que chegam a rasgar a folha, ou escrevem tão clarinho que não dá pra ler, outras não entendem o que direita e esquerda e muitos outros problemas . Atividades psicomotoras podem ajudar estas crianças a amenizar estes problemas. Incentivar a motricidade fina da criança pode ser feita tanto na sala de aula pelo professor quanto nas intervenções psicopedagógica.Nesta dica utilize um prego de tamanho grande para fazer os furos em um papelão ou papel cartão, use também linhas coloridas pode ser lã ou outra linha e para servir de agulha use um material de plastico ou vc pode usar um palito de dente, amarre a linha em uma das pontas e use a outra como agulha.

Outra dica de como usar esta atividade é usá-la com adultos. Muitos adultos depois de AVC, Acidentes automobilísticos , sem falar nas doenças degenerativas que comprometem profundamente a parte motora do individuo precisam ser estimulada constantemente. Além de que esta atividade estimulada a arte e pode até se transformar em uma fonte de renda.

Valorizar a atividade depois de pronta é uma parte muito importante e deve servir de avaliação. Pergunte a seus alunos o que eles acharam, se gostaram, o que fariam diferente, depois pegue todos os resultados e monte quadros com molduras de Eva e decore sua sala além de ficar lindo, vai valorizar o trabalho dos seus alunos, eles vão se sentir valorizados e isto terá reflexo em sua auto - estima.


Esta é mais uma dica de psicomotricidade com estimulo da motricidade fina usando linhas coloridas e costura em papel.é uma excelente dica para as aulas de arte.



 Material:Lã de várias cores e uma grade de aluminio.
Objetivos:
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora fina, posição, espaço-temporal,etc;)
  • Paciência, equílibrio, posição, espaaço,etc;
Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com transtornos psciomotores, crianças com sindrome de down, autistas, deficientes visuais ( habilidades com o tato).




Atividades para Trabalhar Leitura e Escrita

Nesta atividade foi usada caixa de fósforos. São muitas as variações com caixas de fósforos, podem ser feitas jogo da memória, dominós ou jogos que use as duas partes da caixa de fósforo como por exemplo esta aqui que usou personagens da Turma da Monica e letrinhas para forma o nome dos personagens. Você pode variar esta atividade em qualquer disciplina bastar mudar as figurinhas.




O uso do lúdico no momento da aula estimula a criatividade e imaginação da criança, além de facilitar o processo de ensino aprendizagem. Brincando a criança aprende com facilidade.Esta é uma que pode ser usada de várias formas por exemplo: Peça para o criança pescar uma letra, depois peça para a criança escrever em uma folha separada palavras inciadas com esta letra, ou coloque várias figuras colocadas em plaquinhas feita de cartolinas e a cada letra pescada peça para a criança identificar a figura correspondentes. As atividades lúdicas ajudam a memória de curto e longo prazo.



Muitas e diversificadas são as atividades que podem ser realizadas nos espaços psicopedagógicas e nas salas de aulas para incentivar as crianças no processo de alfabetização ou aquelas que estão em dificuldade. Trabalhos com tampinhas podem ser amplamente usados.


Mais uma dica usando caixa de fósforo. Esta você pode reunir sua turminha em círculo e espalhar todas caixas separadamente as partes para que seus alunos monte e encaixe corretamente. É interessante registrar também esta atividades pedindo que a criança escreva que palavra descobriu , faça o desenho da figura para estimular a memória visual e coordenação motora fina. ( Também é um ótica dica para oficinas e intervenção psicopedagógicas).


O varal de leitura é sempre um recurso que deve ser explorado em todas as séries. São muitas as formas que ele pode ser usado. Para mostrar os resultados de produções dos alunos, para colocar letras ou sílabas em ordem, montar palavras, nomes dos amigos ou seja é sempre uma boa dica o varal.O uso do prendedor de roupas ajuda no desenvolvimento psicomotor da crianças.(veja em nossos arquivos várias dicas de atividades com prendedores de roupa).


Buscando em sites e blogs sempre encontramos muitas dicas legais. Esta é um exemplo que pode ser usada de várias formas.Em forma de boliche, com argolas, jogos de obstáculos e a cada jogo pode-se colocar inúmeros objetivos formar palavras com a letra que caiu no boliche, ou que conseguiu atingir com a argola, colocar na ordem alfabética crescente ou decrescente são algumas das dicas que deixamos para deixar sua aula divertida e lúdica.




E aí gostou? Vc também pode mandar sua sugestão de jogos envie para psicopedagogiando@bol.com.br e lembre-se conhecimento é pra ser compartilhado.




Ei! Não acabou não vem muita novidade por aí é só sempre que vc tiver um tempinho acessa nosso blog.