"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 12 de março de 2015

Planos de Ensino - 3º, 4º e 5º Ano do ensino fundamental

7 PLANOS DE ENSINO: SÉRIES INICIAIS DO E.FUNDAMENTAL



LÍNGUA PORTUGUESA:

“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, Milhares de tentativas erradas devem ser feitas”.
(Rubem Alves)

OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
* localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
* estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
* ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
* revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
* compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
* produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
* escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
* considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;
* Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
* Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.

MATEMÁTICA:

“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”
(Rubem Alves)

OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;

COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
* resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
* elaborar hipóteses;
* propor soluções e explorar possibilidades;
* identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
* desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados
CIÊNCIAS:

“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)

OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.

COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
* observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
* considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:

“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)

OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.

HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:
* comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.

LÍNGUA PORTUGUESA:
3º, 4º e 5º ano

*leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
*manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
*socialização das experiências de leitura;
*busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
*leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
*análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
*leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
*revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
*escuta de textos lidos pela professora;
*atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
*utilização estratégias de leitura;
*análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
*produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
*uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
*o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);

*produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
*revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
*participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
*manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
*narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
*descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;
*exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
*adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
*análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);
*escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.

MATEMÁTICA:
3º Ano
*número natural
*exploração da contagem de rotina (100 até 1000)
*seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento (a ordem e inclusão de classes)
*sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas
*agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1
*unidade,dezena e centena
*leitura e escrita de números naturais menores que 1000
*decomposição de um número nas unidades das diversas ordens
*as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias
*percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos,faces,vértices e arestas de um polígono,medidas de tempo.
5º Ano
*sistema de numeração decimal
*ordens,classes, leitura e escrita
*números ordinais
*operações com números naturais:adição,subtração,multiplicação e divisão
*situações-problema envolvidas com números naturais
*frações,números decimais
*medidas:comprimento,massa,volume,tempo
*geometria:curvas,retas,polígonos
*perímetro e área
5º Ano
*número natural–leitura, escrita e ordenação;decomposição nas diversas ordens
*operações com números naturais
*utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias
*conceito de múltiplos e divisores de um número natural
*números racionais absolutos
*formas fracionárias;frações equivalentes
*adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência
*multiplicação de um número natural por fração
*fração decimal–divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos
*porcentagem
*unidade de capacidade-litro
*unidade de massa
*conceito de área e superfície
*medidas de superfície com unidades não padronizadas
*o metro quadrado–problemas com perímetro
*geometria–superfície–conceito
*superfície delimitada nas figuras planas variadas

CIENCIAS
:
3º Ano
*Higiene pessoal (física, mental e social).
*A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
*As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
*Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
*Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
*Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
4º Ano
*O Planeta Terra;
*O solo;
*A água;
*O ar;
*Transformações no ambiente;
*Seres vivos.
5º Ano
*Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
*Influência da energia solar e das chuvas;
*Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
*Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
*Efeito dos ventos nas atividades humanas;
*Aproveitamento dos recursos naturais;
*Diferenças de estações do ano;
*Constelações, referenciais dos hemisférios;
*Bússola – instrumento de orientação;
*Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
*Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
*Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
*uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
*Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
*O corpo humano – órgãos e aparelhos;
*Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
*Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
*Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
*Medidas de Primeiros Socorros;
*Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
*Cadeias alimentares.

HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
3º Ano

I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO

*A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
*Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
*A história pessoal e familiar;
*Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
*Exploração do meio ambiente pelos sentidos.

II – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE

*Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
*Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
*Inauguração de lojas e fábricas;
*Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
*Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
*Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
*Datas comemorativas.
*A escola, a casa nos grupos sociais;
*Espaço e tempo (físico e social);
*Regras, normas e leis;
*O trajeto casa / escola;
*Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
III - ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL

*Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
*Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
*Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
*Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
*Convivência solidária e democrática.

4º Ano
*A história do seu município:
*paisagem, relevo, clima, vegetação;
*zonas urbana e rural;
*limites;
*agricultura e pecuária;
*indústria e comércio;
*transporte e comunicação;
*governo do município.
5º Ano
*Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
*Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
*Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
*Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
*A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
*A questão da posse da terra e imigração campo - cidade;
*A produção na cidade e no campo;
*A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
*As atividades agropecuárias no seu Estado;
*O comércio;
*As cidades e conservação dos serviços públicos;
*Os impostos e seus empregos na sociedade;
*As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
*A conservação ambiental e a destruição da natureza;

IV – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA

*Aulas dialogadas;
*Aulas expositivas;
*Aulas na biblioteca;
*Aulas na sala de informática;
*Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
*Cartazes;
*Debates;
*Dinâmicas de grupo;
*Discussão;
*Estudo do Meio;
*Feira (Ciências , Livro);
*Gravador / som;
*Leituras de vários gêneros textuais;
*Livros Paradidáticos;
*Material de Artes;
*Material de sucata;
*Palestras;
*Realização de experimentos;
*Recortes de jornais e revistas;
*Seminários;
*Trabalhos em grupos;
*Trabalhos individuais;
*Vídeo (documentários e entretenimento);
*Mapas.

V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO

*A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.

*Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.

VI - Projeto de informática

1.Objetivo

•Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).
•Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.

Disciplinas: Integração de todas sendo recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas, terceiras e quartas séries

OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino–aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz e a realidade da escola


Fontes: 





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LÍNGUA PORTUGUESA:

“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de

errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser
feitas”.
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:

Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

  • § localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
  • § estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
  • § ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
  • § revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
  • § compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
  • § produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
  • § escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
  • § considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;

  • § Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
  • § Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.

MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”

Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;

COMPETÊNCIAS e  HABILIDADES:
  • § resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
  • § elaborar hipóteses;
  • § propor soluções e explorar possibilidades;
  • § identificar informações em tabelas e gráficos que  permitam  aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
  • § desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental  e estratégias de verificação e controle de resultados.
CIÊNCIAS:
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
            Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
  • § observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
  • considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)

OBJETIVOS GERAIS:
            Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
            Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e  COMPETÊNCIAS:
  • § comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
II – CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª, 3ª e 4ª  SÉRIES
  • § leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
  • § manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
  • § socialização das experiências de leitura;
  • § busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
  • § leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
  • § análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
  • § leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
  • § revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
  • § escuta de textos lidos pela professora;
  • § atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
  • § utilização estratégias de leitura;
  • § análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
  • § produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
  • § uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
  • § o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
  • § produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
  • § revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
  • § participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
  • § manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
  • § narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
  • § descrição (dentro de uma narração  ou de uma exposição) de personagens e objetos;
  • § exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
  • § adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
  • § análise da qualidade da produção oral , alheia  e própria (com ajuda);
  • § escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
2ª SÉRIE
  • § número natural;
  • § exploração da contagem de rotina (100 até 1000);
  • § seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)
  • § sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;
  • § agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;
  • § unidade, dezena e centena;
  • § leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;
  • § decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;
  • § as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;
  • § percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.
3ª SÉRIE
  • § sistema de numeração decimal;
  • § ordens, classes, leitura e escrita;
  • § números ordinais;
  • § operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • § situações- problema envolvidas com números naturais;
  • § frações, números decimais;
  • § medidas: comprimento, massa, volume, tempo;
  • § geometria: curvas, retas, polígonos;
  • § perímetro e área.
4ª SÉRIE
  • § número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;
  • § operações com números naturais;
  • § utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;
  • § conceito de múltiplos e divisores de um número natural;
  • § números racionais absolutos;
  • § formas fracionárias; frações equivalentes;
  • § adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;
  • § multiplicação de um número natural por fração;
  • § fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
  • § porcentagem;
  • § unidade de capacidade – litro;
  • § unidade de massa;
  • § conceito de área e superfície;
  • § medidas de superfície com unidades não padronizadas;
  • § o metro quadrado – problemas com perímetro;
  • § geometria – superfície – conceito;
  • § superfície delimitada nas figuras planas variadas.
2ª SÉRIE
  • § Higiene pessoal (física, mental e social).
  • § A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
  • § As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
  • § Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
  • § Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
  • Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
3ª SÉRIE
  • § O Planeta Terra;
  • § O solo;
  • § A água;
  • § O ar;
  • § Transformações no ambiente;
  • § Seres vivos.
4ª SÉRIE
  • § Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
  • § Influência da energia solar e das chuvas;
  • § Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
  • § Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
  • § Efeito dos ventos nas atividades humanas;
  • § Relação do solo e vegetação;
  • § Aproveitamento dos recursos naturais;
  • § Diferenças de estações do ano;
  • § Constelações, referenciais dos hemisférios;
  • § Bússola – instrumento de orientação;
  • § Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
  • § Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
  • § Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
  • § Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
  • § Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
  • § O corpo humano – órgãos e aparelhos;
  • § Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
  • § Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
  • § Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
  • § Medidas de Primeiros  Socorros;
  • § Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
  • § Cadeias alimentares.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
2ª SÉRIE
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO
  • § A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
  • § Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
  • § A história pessoal e familiar;
  • § Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
  • § Exploração do meio ambiente pelos sentidos.


I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA  E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE
  • § Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
  • § Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
  • § Inauguração de lojas e fábricas;
  • § Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
  • § Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
  • § Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
  • § Datas comemorativas.
  • § A escola, a casa nos grupos sociais;
  • § Espaço e tempo (físico e social);
  • § Regras, normas e leis;
  • § O trajeto casa / escola;
  • § Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
  I I I – ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL
  • § Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
  • § Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
  • § Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
  • § Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
  • § Convivência solidária e democrática.
3ª SÉRIE
  • § A história do seu município:
    • paisagem, relevo, clima, vegetação;
    • zonas urbana e rural;
    • limites;
    • agricultura e pecuária;
    • indústria e comércio;
    • transporte e comunicação;
    • governo do município.
4ª SÉRIE
  • § Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
  • § Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
  • § Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
  • § Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
  • § A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
  • § A questão da posse da terra e imigração campo – cidade;
  • § A produção na cidade e no campo;
  • § A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
  • § As atividades agropecuárias no seu Estado;
  • § O comércio;
  • § As cidades e conservação dos serviços públicos;
  • § Os impostos e seus empregos na sociedade;
  • § As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
  • § A conservação ambiental e a destruição da natureza;

I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • Aulas dialogadas;
  • Aulas expositivas;
  • Aulas na biblioteca;
  • Aulas na sala de informática;
  • Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
  • Cartazes;
  • Debates;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Discussão;
  • Estudo do Meio;
  • Feira (Ciências , Livro);
  • Gravador  / som;
  • Leituras de vários gêneros  textuais;
  • Livros Paradidáticos;
  • Material de Artes;
  • Material de sucata;
  • Palestras;
  • Realização de experimentos;
  • Recortes de jornais e revistas;
  • Seminários;
  • Trabalhos em grupos;
  • Trabalhos individuais;
  • Vídeo (documentários e entretenimento);
  • Mapas.

I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO

  • A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.

  • Recuperação paralela:  será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.

V – Projeto de informática

  1. 1.      Objetivo
  • Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).
  • Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.
Disciplinas: Integração de todas sendo:
Recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas , terceiras e quartas séries

OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino – aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz.

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental

Objetivo geral:

  • Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
  • Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
  • Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.


PORTUGUÊS

CONTEÚDOS

  • Expressão oral e não verbal.
  • Função social da escrita.
  • Nome da criança.
  • Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
  • Construção de palavras.
  • Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
  • Som final e inicial das palavras estudadas.
  • Número de letras e silabas das palavras.
  • Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
  • Pontuação – ponto final e vírgula.
  • Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
  • Silabas simples e palavras chaves
  • Letras do alfabeto
  • Letras do seu nome completo
  • Produção de textos coletivo e individual
  • Expressão oral e corporal
  • Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
  • Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
  • Gramática contextualizada
  • Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)


OBJETIVOS

  • Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
  • Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
  • Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
  • Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
  • Expressar-se oralmente e por escrito
  • Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
  • Reconhecer o som inicial e final das palavras.
  • Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
  • Usar corretamente a letra maiúscula
  • Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
  • Produzir pequenos textos - coletivo e individual
  • Elaborar frases a seu nível de experiência
  • Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
  • Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
  • Expressar - se oralmente com clareza
  • Compreender para que servem a escrita e a leitura
  • Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
  • Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
  • Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

  • Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
  • Mural de rótulos
  • Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
  • Trabalhar com o alfabeto móvel
  • Recortes de jornais e revistas
  • Conhecer as famílias silábicas menos complexas
  • Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
  • Cartazes
  • Fichas de leitura
  • Textos coletivos e individuais
  • Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
  • Recorte de jornais e revistas
  • Nomeação dos objetos da sala
  • Entrega de crachás com nome completo
  • Construção de novas palavras
  • Escrever palavras e frases
  • Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
  • Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.


MATEMÁTICA
CONTEÚDOS

  • História dos números
  • Classificação, seriação e conservação.
  • Número e numeral de 0 a 9
  • Antecessor e sucessor
  • Unidade e noção de dezena
  • Número e numeral de 0 até 30
  • Crescente e decrescente
  • Adição, subtração, problemas com unidades.
  • NUMERO E NUMERAL
  • Números de 0 a 100
  • Dezena ( decomposição )
  • Problemas envolvendo adição e subtração
  • Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
  • Números ordinais
  • Dúzia e meia dúzia
  • Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
  • Dezena e unidade
  • Formas geométricas
  • Calendário
  • Sistema monetário brasileiro
  • Situações problemas
  • Operações de adição e subtração
  • Ordem crescente e decrescente
  • Números pares e impares
  • Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
  • Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
  • Multiplicação e divisão
  • Dobro e triplo
  • Metade e terça parte
  • Fração
  • Problemas


OBJETIVOS
  • Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
  • Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
  • Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
  • Identificar antecessor e sucessor
  • Representar unidade e reconhecer dezenas
  • Identificar ordem crescente e decrescente
  • Identificar o numero e numeral de 0 a 30
  • Construir o conceito de dezena
  • Construir o conceito de dezena e unidade
  • Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
  • Saber adição simples
  • Reconhecer o símbolo da adição ( + )
  • Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
  • Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
  • Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
  • Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
  • Reconhecer dúzia e meia dúzia.
  • Construir o conceito de número e numeral
  • Identificar numero e numeral de 0 ate ...
  • Construir conceito de unidade e dezena
  • Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
  • Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
  • Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
  • Identificar números pares e números impar
  • Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
  • Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
  • Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
  • Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
  • Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
  • Explorar cálculo mental
  • Resolver operações envolvendo dobro e triplo
  • Reconhecer o real como moeda.
  • Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás.
  • Construir e representar formas geométricas
  • Ler e interpretar problemas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Completar
  • Representar numeral à quantidade
  • Ditado de números
  • Trabalhar números vizinhos
  • Ordem crescente e decrescente
  • Colagem
  • Contagem com sucatas, alunos, lápis, material dourado, etc.
  • Emprego do Material concreto para identificar, numero e numeral
  • Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
  • Formar grupos de 10 em 10
  • Desenvolver conjuntos de dezenas.
  • Resolver situações - problemas de sua realidade
  • Exercícios escritos
  • Juntar e contar
  • Uso do material concreto
  • Separar unidades e dezenas
  • Folha mimeografada, impressas, livro didático.
  • Leitura e escrita de números até...
  • Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
  • Formar grupos de 10 em 10
  • Conjuntos com dezenas
  • Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
  • Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
  • Cartazes
  • Exercícios no caderno, livro, quadros e folhas.
  • Problemas envolvendo as quatro operações.
  • Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
  • Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.



HISTÓRIA
CONTEÚDOS

  • Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
  • Historia do nome
  • Historia da vida da criança
  • Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
  • Família - tipos de família.
  • Datas comemorativas
  • Direitos e deveres da criança.
  • Tipos de casas
  • Os materiais para construção de uma casa
  • Os cômodos da casa
  • Datas comemorativas
  • Primeiros moradores
  • A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
  • Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
  • Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
  • A escola
  • Historia do nome da escola
  • Função dos funcionários da escola
  • Profissão dos pais e de outras pessoas
  • Consciência fiscal
  • Patrimônios públicos
  • Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.


OBJETIVOS
  • Saber quem é e como é importante (a criança)
  • Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
  • Conhecer-se como ser que faz historia
  • Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
  • Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
  • Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
  • Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
  • Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
  • Datas comemorativas (...)
  • Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
  • Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
  • Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
  • Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
  • Identificar os vários tipos de profissão
  • Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
  • Produção de frases, textos e desenhos.
  • Confecção da arvore genealógica
  • Confecção de cartazes, colagens e recortes.
  • Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
  • Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
  • Atividades do livro de historia Projeto Pitangua ou outro livro sugerido.
  • Entrevista com os pais - sobre sua historia
  • Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
  • Cartazes
  • Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
  • Exercícios no caderno
  • Construção de maquetes do bairro.
  • Exposição de fotos
  • Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
  • Desenhos
  • Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
  • Desenhos e colagens
  • Conversas formais e informais
  • Pesquisas


GEOGRAFIA

CONTEÚDOS
  • Bairro e sua historia, nome.
  • A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
  • Modificação da paisagem
  • Recursos naturais
  • Matéria prima
  • Meios de transportes
  • Tempo e estações do ano
  • A rua e o bairro
  • O endereço
  • O que têm no bairro
  • Etnias
  • Meios de comunicação
  • Atividades predominantes na comunidade
  • Trânsito



OBJETIVOS

  • Reconhecer o nome do bairro e sua história.
  • Identificar a rua onde à criança mora
  • Identificar o caminho da escola
  • Distinguir seu endereço
  • Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
  • Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
  • Identificar o semáforo os meios de transporte
  • Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
  • Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
  • Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
  • Reconhecer a importância de seu endereço
  • Localizar a sua rua no bairro
  • Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
  • Reconhecer os meios de comunicação
  • Identificar a utilidade dos meios de comunicação
  • Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
  • Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
  • Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos

  
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Pesquisar o nome do bairro e sua historia
  • Pesquisar seu endereço
  • Desenhar o trajeto da casa para a escola.
  • Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
  • Cartazes
  • Folhas mimeografadas
  • Exercícios do livro
  • Anotações no caderno
  • Atividades escritas
  • Citar os meios de transportes da comunidade
  • Desenhos dos meios de transportes
  • Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
  • Gráfico da origem dos alunos
  • Construção de maquete sobre sua rua
  • Atividades do livro de geografia
  • Confecção de cartazes
  • Exercícios no caderno e no livro
  • Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado


CIÊNCIAS

CONTEÚDOS

MEIO AMBIENTE
  • Seres vivos
  • Características dos seres vivos
  • Partes da planta
  • Utilidades da planta
  • Diferentes ambientes
  • Localizar - se no tempo e no espaço
  • Estações do ano
  • Lixo
  • Água


SER HUMANO E SAUDE
  • Corpo humano
  • Nascimento e o que precisa para viver
  • Higiene e saúde
  • Os sentidos
  • Higiene pessoal


RECURSOS TECNOLÓGICOS
  • Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
  • Produtos industriais e artesanais
  • Processos de transformações


OBJETIVO
  • Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
  • Desenvolver hábitos de higiene
  • Identificar as partes da planta
  • Reconhecer as utilidades das plantas
  • Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
  • Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para
  • viver
  • Diferenciar as estações do ano
  • Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
  • Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
  • Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
  • Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
  • Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
  • Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
  • Identificar as formas de nascimentos dos animais
  • Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
  • Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
  • Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
  • Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
  • Discutir a preservação dos animais em extinção
  • Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes


 ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
  • Escovação na escola com especialista uma vez por semana
  • Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua (feijão – algodão –copo descartável – água)
  • Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
  • Recorte e colagem
  • Confecção de cartaz
  • Nascimento de plantas através de experiências (feijão – algodão –copo descartável – água)
  • Calendário
  • Observação da mudança do tempo
  • Folhas mimeografadas, impressas, livro.


 ENSINO DA ARTE

CONTEÚDOS
  • Datas comemorativas
  • Artes visuais e plásticas
  • Teatro e dramatizações
  • Confecção de cartões
  • Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
  • Desenho livre e ou dirigido
  • Canções folclóricas e populares
  • Expressão corporal - danças


OBJETIVOS
  • Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
  • Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
  • Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
  • Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
  • Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
  • Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Cantos
  • Desenhos
  • Dobraduras
  • Pinturas
  • Recorte
  • Colagem
  • Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...


EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS

  • Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
  • Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
  • Jogos (corridas, futebol, queimada...)
  • Músicas



OBJETIVO
  • Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.

 DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

  • Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.
  • O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
  • O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.
  • As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
  • O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
  • As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, sequenciadas, ocasionais e projetos didáticos.


RECURSOS
  • Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
  • Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
  • Produção oral
  • Leitura compartilhada
  • Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
  • Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
  • Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
  • Dorso bonecos (partes do corpo)


AVALIAÇÃO
  • A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
  • Realizar os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
  • Realizar testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.