"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Avaliações para o 1º e 2º ano

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."    (Paulo Freire)

Habilidades de Língua portuguesa para o 2º Ano.


Prática de leitura
1° Bimestre
-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir de um contexto;
-Representar com desenhos, personagens ou temas de uma narrativa através da audição de histórias;
-Reconhecer palavras aos seus respectivos desenhos;
-Estabelecer no interior de um texto, relação entre o fato e a vida real;
-Ler em voz alta palavras conhecidas;
2° Bimestre
-Proceder a antecipações em relação ao conteúdo da leitura, apoiando-se em desenhos ou em elementos do próprio texto;
-Reconhecer no texto o sentido decorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou expressões;
-Identificar entre as alternativas o tema dom texto lido;
-Acompanhar a leitura de textos, parlendas e músicas infantis;
-Selecionar de uma relação de palavras as que completam o sentido das frases sugeridas;
-Identificar dentre alternativas a palavra que nomeia uma figura isolada;
-Corresponder expressões ás respectivas figuras;
-Ilustrar frases ou pequenos textos lidos, evidenciando compreensão da leitura;
3° Bimestre
-Identificar uma informação explicita no texto;
-Identificar começo, meio e fim de uma história lida;
-Inferir no texto, o sentido decorrente do emprego de palavra com o mesmo radical ou sufixo;
-Reconhecer a divisão textual em frases e parágrafos;
-Reconhecer que um poema é escrito em versos;
-Caracterizar personagens de uma história lida;
-Ler em voz alta garantindo o ritmo e entonação;
4° Bimestre
-Inferir uma afirmação implícita em um texto;
-Identificar uma relação direta de causa-efeito em um pequeno texto;
-Reconhecer a relação causa/conseqüência em ações de personagens;
-Atribuir título a um texto;
-Ler pequenos textos de forma independente;
Ler em voz alta com expressão e fluência.

Prática escrita e produção de texto
1° Bimestre
-Distinguir escrita de desenho;
-Reconhecer e escrever o próprio nome;
-Perceber que a escrita é segmentada em palavras por meio de espaços em branco;
-Agrupar palavras considerando o número de letras;
-Agrupar palavras considerando a presença da mesma letra;
-Escrever nomes de desenhos de palavras conhecidas;
-Escrever pequenas frases com palavras conhecidas;
2° Bimestre
-Completar seqüência, as letras do alfabeto;
- Escrever pequenas frases a partir de gravuras;
- Completar palavras ou nomes com apoio de desenhos, com silabas ou letra faltante (inicial, intermediaria e final);
- Copiar texto em letra cursiva;
-Completar textos empregando a rima entre as palavras;
- Completar palavras cruzadas a partir de desenhos e letra inicial;
-Elaborar listas temáticas;
-Empregar letra maiúscula em nomes próprios;
-Empregar ponto final em escrita de frases;
3° Bimestre
-Completar palavras com silaba final que apresente nasalação de vogal ( são, nhão, nhã, lhão, etc.);
-Completar palavras que apresentem dígrafos em cruzadinhas, com apóio em imagens e letra  inicial;
-Identificar entre as alternativas palavras com o mesmo som de L, S, R, Z no final;
-Ampliar frases acrescentando outros elementos;
-Ordenar frases dadas considerando a temporalidade;
-Ordenar histórias em gravuras considerando a seqüência dos fatos;
-Empregar travessão em diálogos;
-Empregar vírgula quando enumerar vários elementos numa frase;
-Iniciar frases com letra maiúscula;
4° Bimestre
-Completar palavras ou texto com apoio de desenhos cuja lacuna apresente N ou M intermediários;
-Completar palavras com apoio de desenhos cuja lacuna corresponda a silaba inicial composta de grupo consonantal;
-Completar com substantivo frases que compõem pequeno texto, tendo figuras como suporte;
-Produzir pequenos textos a partir de gravuras contendo no mínimo três frases sobre o tema, atribuindo-lhe um titulo;
-Escrever controlando a segmentação silábica da palavra e a segmentação da frase em palavras distintas;
-Completar histórias atribuindo-lhe um titulo;
-Escrever bilhete simples.

Linguagem Oral
1° Bimestre
-Ouvir os outros com atenção;
-Comunicar-se com clareza fazendo-se entender;
-Escutar atentamente histórias lidas;
-Representar a fala de personagens de histórias infantis ou outros;
2° Bimestre
-atender a solicitações de mensagens orais;
-Narrar acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim;
-Dialogar sobre temas alternando momentos de escuta e fala;
-Representar a fala com entonação de profissionais de diversas áreas;
3° Bimestre
-Expressar suas opiniões ou conhecimentos acerca do tema;
-Ouvir a opinião e explicação dada por outros;
-Representar a fala de alguém dialogando com diferentes profissionais ou personagens de histórias, preocupando-se com a postura e vocabulário adequado à situação;
4° Bimestre
Respeitar os diferentes modos de falar as pessoas;
-Reconhecer histórias lidas por um adulto tal como foi escrita pelo autor.

Habilidades Matemáticas para o 2º ano.


Números e operações
1° Bimestre
-Representar, contar, ler e registrar os números até 10;
-Completar uma seqüência numérica;
-Agrupar quantidades sugeridas;
-Registrar o sucessor e antecessor de um número dado;
-Relacionar 10 unidades com 1dezena;
-Representar um número no quadro valor de lugar;
-Contar em escala ascendente e descendente de um em um;
-Somar e subtrair com termos menores que 10, por meio de técnicas convencionais ou por estratégias próprias;
-Resolver situações problema que envolva a adição e a subtração com estratégias próprias ou técnicas operatórias convencionais;
2° Bimestre
-Representar, contar, ler e registrar os números até 30;
-Organizar em ordem crescente os números dados;
-Contar em escala ascendente de dois em dois;
-Criar estratégias de agrupamento para facilitar a contagem;
-Decompor o número em dezenas e unidades;
-Somar e subtrair, sem reserva e sem recurso, com termos até 30;
-Resolver situações problema, que envolvam a adição e subtração de números até 30, com estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais;

3° Bimestre
- Representar, contar ler e registrar os números até 70;
-Contar em escala ascendente e descendente, de cinco em cinco;
-Somar e subtrair, sem reserva e sem recurso, com termos até 70;
-Resolver com estratégias próprias, situações problema que envolva, a multiplicação de termos até 5;
-Criar situação problema a partir de uma operação matemática;
-Aplicar o conceito da multiplicação em situações que envolvam os conceitos de dobro;
-Aplicar o conceito da multiplicação evidenciando compreensão acerca da soma de parcelas  iguais;
-Resolver situações problemas que envolvam a adição e subtração de números até 70, com estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais.

4° Bimestre
-Registrar os números até 100;
-Contar em escala ascendente e descendente, de dez em dez;
-Decompor os números até a centena;
-Somar e subtrair sem reserva e sem recurso com termos até 99;
-aplicar o conceito da divisão em situações problemas que envolvam o conceito de metade;
-Resolver situações problemas que envolvam a adição e subtração de números até 99 com estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais.

Espaço e Forma
1°Bimestre
-Reconhecer formas arredondadas em objetos da natureza ou do convívio freqüente;
-Distinguir objetos que rolam dos que não rolam;

2° Bimestre
-Representar com desenhos sua localização em um espaço: na sala de aula, no recreio, em casa, etc.;
-Localizar objetos ou pessoas “acima de”, “embaixo de”, ou “no meio de” , “ ao lado de “ uma referência;
- Reconhecer a distancia de objetos a partir de uma referência quanto a estra “longe” ou “perto”;

3° Bimestre
-Representar com desenhos ou traçados seus trajetos diários;
-Localizar pessoas ou objetos “ a frente de” ou “atrás de” uma referência dada.

4° Bimestre
-Identificar poliedros e corpos redondos em objetos da natureza ou do convívio da criança;
-Representar o itinerário de locomoção de um lugar a outro;
-Identificar dentre alternativas a posição correta de objetos constantes em um croqui.

Grandezas e Medidas
1°Bimestre
-Comparar duas coleções distintas quanto ao tamanho e espessura de seus objetos;
-Representar com desenhos, o dia e a noite.

2° Bimestre
-Representar com desenhos suas atividades durante a manhã, à tarde e a noite;
-Ler e registrar horas exatas;
-Comparar dois objetos quanto ao peso, utilizando-se de estratégias próprias;
-Manifestar suas observações quanto a colocação da mesma quantidade de liquido ou sólido em frascos com a mesma capacidade, porém com dimensões variadas.

3° Bimestre
-Nomear os dias da semana;
-Relacionar dois objetos quanto ao tamanho distinguindo o “maior” e o “menor”;
-comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato”.
4° Bimestre
-Medir tamanho de objetos, pessoas ou outros, utilizando-se de unidades de medida convencionais ou não;
- Utilizar cédulas e moedas do sistema monetário.

Tratamento da Informação
1°Bimestre
-Organizar as informações obtidas.

2° bimestre
-Registrar suas observações e medidas em tabelas simples.

3° Bimestre
-Anotar em calendário, uma informação importante;
-Registrar em tabela simples, suas atividades em determinadas horas do dia.

4° Bimestre
-Ler informações em gráficos simples de barras;
-Descrever o caminho percorrido de casa para chegar a sua conclusão nas atividades propostas;
-Resolver situações problemas a partir de uma tabela simples







Copiei do site de Vandaberger.






















Encontrei no blog de Adiléa.