"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 2 de maio de 2013



HISTORIA EM QUADRINHOS
















PRODUÇÃO DE TEXTO

PRODUÇÃO DE TEXTO SENTIMENTO

PRODUÇÃO DE TEXTO COMPLETAR


PRODUÇÃO DE TEXTO - RECEITA DE BRUXA

• RECEITA DE FEITIÇO PARA TRANSFORMAR PRINCESA EM SAPA:

FEITIÇO VERDE

INGREDIENTES:

- 1 RABO DE LAGARTIXA
- 1 XÍCARA DE VENENO DE SAPO
- 1 PITADA DE PÊLO DE MORCEGO
- 4 PATINHAS DE ARANHA
- MELECA DE NARIZ A GOSTO

MODO DE FAZER:

COLOQUE TODOS OS INGREDIENTES EM UM CALDEIRÃO E MISTURE BEM. ACENDA UMA FOGUEIRA E COZINHE EM FOGO BAIXO, MEXENDO ATÉ FERVER. COLOQUE EM UM VIDRINHO DE PERFUME E DEIXE SOBRE A PENTEADEIRA DA PRINCESA.
ESPERE QUE ELA BORRIFE O LÍQUIDO COMO FAZ COM O PERFUME E AGUARDE. DEPOIS DE ALGUMAS HORAS, A LINDA PRINCESA SE TRANSFORMARÁ EM UMA SAPA.

• AGORA, É SUA VEZ. INVENTE UMA RECEITA DE FEITIÇO:

_____________________________________________

INGREDIENTES:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MODO DE FAZER:

PRODUÇÃO DE TEXTO

PRODUÇÃO DE TEXTO

A PANELA ENCANTADA




•Como será o final desta história? O que vai fazer o vizinho? E a viúva? Escreva um final bem diferente para o caso da Panela encantada!


PRODUÇÃO DE TEXTO

SAIBA QUE...
O Cascão é conhecido por não gostar de água: morre de medo de
água de chuva, de rio...! Banho? Nem pensar! Em geral as histórias
mostram essa característica do personagem.

Agora, que tal produzir uma tirinha explorando essa característica do nosso amigo Cascão?
Antes de começar a produção, reúna-se com seus colegas de grupo, para decidir
■ qual será o assunto da tirinha. Imagine o Cascão envolvido em situações como:
■ A cidade em que ele mora está sem água. Qual será a reação dele diante desse fato? Alegria, tristeza? De que forma ele vai demonstrar isso?
■ A cidade em que ele mora está passando por um racionamento de energia elétrica. O Cascão deve estar adorando a idéia de que o chuveiro é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica, não é verdade?
■ que personagem(ns), além do Cascão, vão participar da história?
■ como você vai marcar no quadrinho o lugar em que ocorrem os fatos.

Esse lugar é, por exemplo:
◗ a casa do Cascão;
◗ um rio próximo à casa dele;
◗ o parque de diversão.
Se você quiser, pode fazer mais de uma tirinha. A tirinha pode ter 1, 2 ou 3 quadrinhos... você escolhe.
Não se esqueça de que você pode fazer
■ desenho a mão livre, sem a preocupação de que o desenho fique perfeito como os que vemos nas revistas em quadrinhos;
■ recorte e colagem.

3) De quantos versos é composto o poema? E de quantas estrofes?
Versos =________________________________
Estrofes =_______________________________

4) Você concorda com estes direitos que a autora descreve no seu poema? Você acrescentaria mais alguns direitos? Quais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Circule os verbos de acordo com a legenda:

Verde > Da primeira conjugação
Vermelho > Da segunda conjugação 
Azul > Da terceira conjugação


DE QUE COR É?
(Luciana de Almeida)

Abra os olhos ... olhe bem a sua volta...
Quantas cores você viu? Amarelo, alaranjado, verde, azul, anil...
Tudo nesse mundo tem cor! 
A gema do ovo da ema é amarela como o sol no céu.
A pena da cauda do pavão é da cor de cada momento: 
VERMELHA, quando está com raiva; 
AZUL, quando está contente; AMARELA, quando está cansada;
VIOLETA, quando está por um triz. MULTICOLORIDA, quando está feliz!

1)- Estudando o texto: 
a)- Título:
b)- Autora: 
c)- A autora diz que cada momento tem a sua cor. Por quê?

2)- De que cor você pintaria:
a)- a saudade?
b)- a dor?
c)- o amor?
d)- a tristeza? 
e)- a preguiça? 

3)- Forme frases com as palavras:
a)- céu:
b)- amarelo:
c)- contente:
d)- cansada:
 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
A história que você vai ler, a seguir, foi contada por Heloisa, uma das pessoas que fazem parte da família Schumann. Essa família é formada por velejadores que, em 1997, resolveram dar a volta ao mundo na mesma rota percorrida, no ano de 1519, pelo navegador português Fernão de Magalhães 

Com certeza, essa família viveu muitas aventuras e sabe, também, de outras tantas aventuras 
vividas por seus amigos que também vivem a bordo de navios!!!


Diário de Bordo - 8 de novembro de 2005
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OS PIRATAS EXISTEM!

Na nossa segunda volta ao mundo na trilha de Magalhães, (1997-2000) enfrentamos em nossa rota muitos perigos, ao passarmos por regiões onde aconteciam ataques de piratas. Fomos vítimas de uma tentativa, mas conseguimos fugir.
Muitas pessoas, e mesmo navegadores sem conhecimento ou informações atualizadas, acham que o assunto é ficção, mas o perigo é real e está aumentando pelos mares do mundo. Os piratas atacam veleiros, barcos de mergulho e navios de carga. Mas o mais recente ataque foi a um navio de cruzeiro!
Na semana passada, no dia 5 de novembro, o navio Seabourn Spirit navegava pelo noroeste da África, no oceano Índico, na costa da Somália quando foi atacado por dois pequenos barcos com piratas armados.
O incidente ocorreu no início da manhã, por volta das 05:30. Os passageiros foram acordados com o barulho de tiros e explosões de granadas. O capitão Sven Erik Pedersen ordenou que todos os passageiros fossem imediatamente para o salão principal, na área interna do navio, para ficarem protegidos, longe da área aberta, exposta ao perigo. O capitão fez de tudo para evitar que os piratas subissem a bordo.
A tripulação do navio iniciou imediatamente ações de proteção e ações evasivas utilizando armas sônicas, e os homens armados dos dois pequenos barcos não tiveram como subir a bordo. O navio, então, saiu da área de risco.
O Seabourn Spirit tinha, no momento do ataque, 151 passageiros e 161 tripulantes. Destes, apenas um tripulante foi levemente ferido por estilhaços. O navio sofreu apenas arranhões na pintura e pequenos amassados que não comprometem sua estrutura.
O cruzeiro estava se dirigindo para Mombasa, no Quênia, o último destino de um roteiro de 16 noites que saiu de Alexandria, no Egito. O último destino foi mudado para as ilhas Seicheles.
Nesse mesmo local, em 1993, o veleiro Serenité de amigos nossos franceses, foi atacado por piratas e seu proprietário foi baleado e morreu ao tentar evitar o ataque e defender sua tripulação.
As empresas que têm navios que passam por esta região deverão evitar estes locais por um bom tempo para a segurança de seus hóspedes.

1) O texto fala sobre aventuras vividas no mar.
a) Qual é o ambiente onde essas aventuras são vividas? Descreva-o de acordo com as pistas que o texto oferece.



b) O texto cita duas referências do tempo em que esses episódios aconteceram. 

• O que aconteceu entre os anos de 1997 e 2000?



• O que aconteceu em 5 de novembro?





• O fato que aconteceu no dia 5 de novembro é referente a que ano?



c) O texto fala sobre diversas pessoas.

• Quem eram os personagens envolvidos no episódio que ocorreu entre 1997 e 2000?



• Quem eram os personagens envolvidos no episódio que ocorreu em 5 de novembro?


2) As aventuras narradas no texto são reais ou ficcionais? 



Retire do texto um trecho que comprove sua resposta.




3) Qual é a intenção dos piratas ao atacarem as embarcações?





4) Leia o trecho abaixo, que foi retirado do 4° parágrafo:

" O incidente ocorreu no início da manhã, por volta das 05:30." 

• A que incidente o trecho está se referindo?





5) O texto é narrado por Heloísa. No entanto, no 1° parágrafo ela usa várias palavras que dão idéia de que ela não estava sozinha ao vivenciar aquela experiência.

• Grife, no texto, todas as palavras que confirmam essa afirmativa.

• Reescreva o 1° parágrafo como se você estivesse narrando a aventura de Heloísa e de sua família.


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O MÉDICO FANTASMA

Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão.
Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles. 
— Você acredita em fantasma? — perguntou o mais novo.
— Eu não! — disse o outro.
— Acredita sim! — insistiu o mais novo.
— Pode apostar que não — replicou o outro. 
— Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
— Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
— Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
— Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
— Obrigado. Como é que o senhor se chama?
— Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.
— Vão pra casa, meninos — ele disse. Já passou da hora de dormir.
E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem. 

Heloísa Prieto. “Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial”. São
Paulo. Cia das letrinhas, 1997 (texto adaptado para fins didáticos).


INTERPRETANDO O TEXTO

1) Assinale a alternativa correta:
a) No início do texto, onde estavam os personagens?
( )Os garotos estavam na escola, brincando no recreio.
( )Os garotos estavam na porta do cemitério.
( ) Os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.

b) Por que os meninos decidem ir ao cemitério? 
( ) Para acompanhar um enterro.
( ) Devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.
( ) devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.

c) O que era necessário para ganhar a aposta?
( ) Atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério.
( ) Atravessar a rua e entrar no cemitério.
( ) Atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.

d) Depois de se encostar no portão, o que aconteceu ao garoto?
( ) Sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.
( ) Sua mão ficou presa, ele gritou e desmaiou em seguida.
( ) Sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.

2) O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.

3) Você ficou com medo? Por quê? 

4) Como os meninos perceberam que o velhinho era um fantasma? 

5) Por que será que o desafio era ter que ir ao cemitério à noite? Você aceitaria este desafio?Por que?

6) Você já passou por uma situação assustadora? Era um medo real ou imaginário? Conte aqui a sua história.


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INTERPRETAÇÃO DE TEXTO A BARATA

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - A ÁRVORE

A ÁRVORE

A ÁRVORE TEM UM AMIGO MUITO ESPECIAL, O PASSARINHO.
CERTO DIA, A ÁRVORE AO VER O PASSARINHO FALOU:
___ AMIGO PASSARINHO, VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. VOCÊ CARREGA AS SEMENTES E COME OS BICHOS QUE ESTRAGAM AS MINHAS FOLHAS.
O PASSARINHO PIOU E DISSE:
___ ÁRVORE AMIGA, EU LHE DEVO MINHA VIDA. AQUI EU FAÇO O MEU NINHO. AQUI EU PEGO A MINHA COMIDA, AQUI EU FICO EGURO DOS PERIGOS.
A ÁRVORE LOGO DISSE:
___ NESSA VIDA, UM AMIGO AJUDA O OUTRO.


RESPONDA:

A) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA?

B) QUEM É O AMIGO ESPECIAL DA ÁRVORE ?


C) QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA NÓS?


D) VOCÊ JÁ AJUDOU ALGUÉM? ESCREVA COMO FOI ESSA AJUDA.



A PORTA 

VINÍCIUS DE MORAES

EU SOU FEITA DE MADEIRA
MADEIRA, MATÉRIA MORTA
MAS NÃO HÁ COISA NO MUNDO
MAIS VIVA DO QUE UMA PORTA.

EU ABRO DEVAGARINHO
PRA PASSAR O MENININHO
EU ABRO COM CUIDADO
PRA PASSAR O NAMORADO
EU ABRO BEM PRAZENTEIRA
PRA PASSAR A COZINHEIRA
EU ABRO DE SUPETÃO
PRA PASSAR O CAPITÃO.

SÓ NÃO ABRO
PRA ESSA GENTE QUE DIZ
QUE SE UMA PESSOA É BURRA
É BURRA COMO UMA PORTA.

EU SOU MUITO INTELIGENTE!
EU FECHO A FRENTE DA CASA
FECHO A FRENTE DO QUARTEL
FECHO TUDO NESSE MUNDO
SÓ VIVO ABERTA NO CÉU.


RESPONDA:

1 ) DE QUAL MATERIAL A PORTA É FEITA?
R:____________________________________________

2) QUEM PASSA PELA PORTA QUANDO ELA É ABERTA DEVAGARINHO?
R: ______________________________.

3) COM QUAL ANIMAL ALGUMAS PESSOAS COMPARAM UMA PORTA?

( ) UM CACHORRO
( ) UM CAVALO
( ) UM BURRO

4) QUAL É A QUALIDADE DA PORTA CITADA NO TEXTO?


5) EM QUAL LOCAL A PORTA VIVE ABERTA?


6) SE UMA CASA TEM 14 CÔMODOS E APENAS 3 NÃO TEM PORTAS, QUANTAS PORTAS TEM ESTA CASA?


ESTRELÍSSIMA

Era uma estrelinha bem pequenina, vivia perdida, lá no céu, no inicio das galáxias cheias de estrelas. Um dia, a estrelinha acordou muito triste, olhando o sol, e ficou lá estrelando os seus pensamentos.
- O que adianta meu brilho? Eu sou tão pequena, tem tanta estrela bonita brilhando no céu. Veja a estrela-d´alva, as três Marias, todas estrelas importantes. Se elas de repente sumirem do céu todo mundo vai ficar preocupado.
- Eu não. Ninguém sabe que eu existo, acho que eu vou parar de brilhar. 
E cada dia foi brilhando menos. Parecia um vaga-lume no mato. Não prestava mais atenção ao nascer e ao pôr-do-sol. Não ligava para as fases da lua, tanto fazia se era lua cheia, nova, quarto crescente ou minguante.
Ela só queria dormir no infinito. Até que um dia o sol que cuida muito das estrelas ficou preocupado com a fraqueza do seu brilho e mandou um dos seus raios conversar com ela.
O raio ficou calado um tempão.
Depois falou sorrindo:
- O que seria do céu se todas as estrelinhas pensassem assim?
O brilho do céu depende da soma de todas as estrelinhas. Todas são importantes. Nenhuma luz pode se apagar do céu.
- O destino da estrela é brilhar!!!!!!!!!
O raio de sol foi embora e, naquela noite, quando a escuridão chegou a estrelinha olhou para o céu e viu todas as suas irmãzinhas brilhando, formando um imenso tapete de luz. E sorrindo, modestamente falou:
- Vou brilhar de novo, minhas irmãs.
E a estrelinha brilhou e até hoje brilha pequenininha, na imensidão do céu escuro alegremente.

Atividade
A)Copie o texto usando a letra cursiva
B)Dê o significado das palavras escritas em negrito e sublinhadas de acordo com o dicionário.
C)Faça uma linda ilustração do texto.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - O que fazer com a fábrica de mamona?

O que fazer com a fábrica de mamona?

Numa cidade do interior de São Paulo existe uma fábrica de óleo de mamona.
O óleo de mamona é muito usado como lubrificante. 
A fábrica fica numa cidade pequena, de aproximadamente 8 mil habitantes, onde 2 mil desses trabalham de alguma forma com a mamona, seja na lavoura, na fábrica ou na comercialização.
Acontece que a fumaça que sai das chaminés dessa fábrica deixa o ar contaminado.
O único hospital da cidade não dá conta de atender as pessoas com problemas respiratórios e alérgicos que por lá aparecem diariamente.
O prefeito da cidade tem muitas dúvidas sobre o que fazer, pois se ele proibir a fábrica de funcionar, estará promovendo desempregos, mas se a fábrica continuar funcionando desse jeito, mais pessoas ficarão doentes.
O prefeito então, decidiu consultar os vereadores, que lhe apresentaram as seguintes sugestões:
1)Exigir que os donos das fábricas coloquem filtros nas chaminés e multa-los em caso de desobediência.
2)Exigir que a fábrica mude para uma área industrial a ser construída num bairro distante da área urbana da cidade.
3)Construir mais hospitais para atender os doentes com problemas respiratórios.
4)Exigir que a fábrica diminua a produção, diminuindo assim, a poluição na cidade.
5)Exigir que toda a população use máscaras contra a poluição.


Interpretação

1- Que problema ambiental o texto de refere?
2- Por que o prefeito tinha dúvidas sobre o que fazer com a situação
3- Que doenças esse problema ambiental estava causando na população da cidade
4- No que a mamona é transformada na fábrica?
5- Das sugestões dadas pelos vereadores, qual você acha que deve ser aprovada pelo prefeito? Justifique sua resposta.

ATIVIDADE - QUEIJO

EU SOU O QUEIJO!
UM ALIMENTO BEM GOSTOSO DE COMER.
POSSO SER DE VÁRIOS TIPOS,
VOCÊ DEVE CONHECER.


1-Escreva o nome do alimento que se fala no poema:

________________

2-Pinte de azul as palavras que rimam no poema:

3-Circule uma palavra contida em:

QUEIJO

4-Vamos juntar as sílabas e formar palavras:

QUEI MA- ______________

QUA LI DA DE - ___________________

A QUE LE - _____________________

QUI LO - ____________________

5- Escreva abaixo a maior palavra que você formou:


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - O QUE SÃO DINOSSAUROS

O QUE SÃO DINOSSAUROS?

MUITO TEMPO ANTES DE O HOMEM APARECER NA TERRA, QUEM REINAVA NO PLANETA ERAM OS DINOSSAUROS.
ESSES GRANDES RÉPTEIS, QUE VIVERAM HÁ 220 MILHÔES DE ANOS, TINHAM PELE RÍGIDA E ESCAMOSA, GARRAS PODEROSAS E COLOCAVAM OVOS PARA SE REPRODUZIR.
ALGUNS CIENTISTAS ACREDITAM QUE ELES POSSUÍAM SANGUE QUENTE. OU SEJA, NÃO DEPENDIAM DO MEIO AMBIENTE E DO CLIMA PARA FICAREM AQUECIDOS.
OS DINOSSAUROS CAMINHAVAM COM AS PATAS EMBAIXO DO CORPO, COMO MAMÍFEROS, SOBRE DUAS OU QUATRO PATAS. ALGUNS ERAM BEM LENTOS, MAS OUTROS CORRIAM BEM RÁPIDO. TAMBÉM SE ALIMENTAVAM DE MODO DIFERENTE: UNS GOSTAVAM DE PLANTAS (OS HERBÍVOROS), OUTROS PREFERIAM CARNE (OS CARNÍVOROS) E UM TERCEIRO GRUPO, TANTO DE PLANTAS QUANTO DE CARNE (OS ONÍVOROS).

TUDO SOBRE...DINOSSAUROS. SÃO PAULO, DCL, 2006.

1- RESPONDA:

A) QUE TIPO DE ANIMAL ERAM OS DINOSSAUROS?

( ) MAMÍFEROS ( ) ANFÍBIOS ( ) RÉPTEIS

B) COMO ERAM OS DINOSSAUROS?


C) O QUE SIGNIFICA POSSUIR “SANGUE QUENTE”?



2- COMO SE CHAMAM OS ANIMAIS QUE SE ALIMENTAM DE:

PLANTAS:___________________________________________

CARNE:_____________________________________________

PLANTAS E CARNE:__________________________________


3- QUANTOS PARÁGRAFOS TEM ESSE TEXTO? _______________


4- COPIE DO TEXTO A PARTE QUE INFORMA O MODO COMO OS DINOSSAUROS CAMINHAVAM:


TEXTO COM INTERPRETAÇÃO

TEXTO – A LAGARTIXA DA AREIA
(ADAPTADO DE CIÊNCIA HOIJE DAS CRIANÇAS, N° 65, DEZ 1996)



A lagartixa-da-areia é pequenininha, sua cor é cinza, e ela vive em algumas praias do Rio de Janeiro.
A lagartixa-da-areia está em perigo! Além do lixo que está sendo jogado nas praias, as pessoas destroem a vegetação onde ela se esconde. E, se a vegetação acabar, a lagartixa-da-areia vai sumir!
A lagartixa-da-areia tem um papel muito importante na Natureza. Como ela só consegue viver em lugares limpos, sem poluição, toda vez que nós encontramos uma lagartixa-da-areia na praia podemos ter certeza de que o lugar está limpo. Por isso, os lugares onde ela vive precisam ser preservados.
Você pode ajudar. Proteja a vegetação das praias, não arranque plantas nem pise nelas, e só jogue lixo nas latas e sacos feitos para lixo.


Responda, em seu caderno, de acordo com o texto:

1) Escreva contando como é a lagartixa-da-areia:
2) Onde ela vive?
3) Por que a lagartixa-da-areia está ameaçada de desaparecer?
4) Qual é o papel da lagartixa-da-areia na natureza?
5) O que devemos fazer para proteger os animais que estão em perigo?
______________________________________________________________________________________

Texto: A onça-pintada


A onça-pintada é considerada como o símbolo da coragem. É muito temida por todos os animais.
Move-se, silenciosamente, com a cabeça baixa. É difícil perceber quando vai atacar porque seu pêlo, cheio de manchas, confunde-se com o mato.
Ela nada nos rios e riachos.

RESPONDA EM SEU CADERNO
a) Como a onça pintada é considerada?

b) Marque as respostas corretas:

A onça pintada é temida por todos os animais. Isso quer dizer que:

( ) É uma ótima caçadora e muito feroz.
( ) É um animal calmo.
( ) Ela nada nos rios e riachos.


c) Por que é difícil perceber a sua presença?

d) Por que ela pode desaparecer do planeta?

Risque o  que mostra sobre o que o texto fala:

( ) Informações sobre a onçA
( ) O desaparecimento das onças.

 
O CADERNO
Sou eu que vou seguir você 
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel, 
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

Interpretando o Texto

1- Identifique os pares de rimas presentes.

2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?

3-Quem é o personagem principal do texto?

4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?

6- E você, o que responderia para ele?

JOÃO-DE-BARRO ENGENHEIRO (Adaptado de André de Carvalho)

Dona Graúna era a professora velha e boazinha que ensinava às avezinhas da floresta a ler, escrever e contar. Tinha os olhos pequenos e óculos enorme por cima do nariz e, quando se zangava, ficava de cara vermelha e agitava as asas.
Acontece que, quase sempre, dona Graúna estava de cara vermelha e agitando as asas, porque todos os seus alunos eram levados da breca. Todos, não. Havia Joãozinho, um pássaro pardo e estudioso, que ficava quieto, prestando atenção à aula, enquanto os outros faziam estripulia.
Dona Graúna elogiava: “Este Joãozinho vai longe... É aluno como os do meu tempo”. E aí ficava falando duas horas de como era no tempo dela.
Enquanto os outros alunos pintavam os nomes nas paredes, saltitavam de carteira em carteira, cochichavam recados, sujavam os móveis e faziam artimanhas, o Joãozinho estudava.
E, quando não estava na aula estudando, quase nunca acompanhava os colegas pelos passeios na floresta. Tinha uma mania esquisita e todos riam dele. Joãozinho gostava de ficar brincando com barro. Ia para a beira dos regatos e ficava amassando barro, bom o bico, fazendo coisas. Um dia, quando o Pintassilguinho o viu brincando, pôs-lhe um apelido gozado: João-de-Barro. Depois disto, todo o mundo na escola passou a chamá-lo assim. Mas Joãozinho não se importava com o apelido e, para dizer bem a verdade até gostava dele.
Uma manhã, saiu de casa com aqueles planos todos e, escolhendo um jenipapeiro bem bonito, começou a trabalhar. Ia ao regato, amassava barro e o trazia no bico, até o galho escolhido, no pé de jenipapo. Seus antigos colegas, como sempre, passaram por ali e riam dele. Achavam muito engraçado aquelas paredes fracas que o Joãozinho estava erguendo, no alto da árvore.
Mas, depois de um mês, ninguém mais ria. Até pelo contrário, todos tinham os olhos arregalados de espanto: Joãozinho havia construído, no alto da árvore, um palacete, com dois andares, portas e tudo. E havia se mudado de um feio ninho de capim – como os de todos os seus amigos – para aquela casinha linda!
Ah! Aí é que foi. Nunca a passarela da floresta teve tanta inveja. Mas o que fazer? Nenhum dos outros passarinhos tinha sido bom estudante e nem tinha conhecimentos e técnica para fazer planos e projetar uma casinha daquelas. E tiveram mesmo de se contentar em continuar vivendo em ninhos de capim.
Até hoje, só João mora em casa de barro sólida e bonita. E é o único pássaro arquiteto da natureza.


VOCABULÁRIO

1. Assinale a expressão que tem o mesmo significado das expressões abaixo:

a) Todos os alunos de dona Graúna eram levados da breca.
( ) eram muito comportados. 
( ) eram um pouco bagunceiros
( ) eram muito bagunceiros


b) “...e, para dizer bem a verdade até gostava dele”.
( ) falar francamente 
( ) falar com alegria 
( ) falar com tristeza

c) Dona Graúna agitava as asas quando se zangava.
( ) fechava as asas 
( ) encolhia-se toda 
( ) mexia as asas

2. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando os antônimos: 
(Cuidado! Vão sobrar parênteses!)
( 1 ) velha ( ) terminou 
( 2 ) estudioso ( ) falavam alto
( 3 ) cochichavam ( ) iniciou
( 4 ) trazia ( ) falavam baixo
( 5 ) começou ( ) vadio
( ) nova
( ) levava



INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Leia atentamente o texto.


2. Complete:

O texto é formado de ____ parágrafos. Numere-os.

3. Copie do texto o elogio de Dona Graúna a João-de-Barro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________


4. Numere de 1 a 5, pela ordem dos acontecimentos no texto:
( ) Os pássaros sentem inveja de João-de-Barro.
( ) João-de-Barro inicia a construção de sua casa.
( ) Os pássaros zombam de João-de-Barro.
( ) João-de-Barro passa a morar numa casa de barro.
( ) João-de-Barro dedica-se ao estudo.


5. Numere a 2ª coluna pela 1ª:


( 1 ) Os pássaros sentiram inveja de Joãozinho ( )porque ele era bom aluno.
( 2 ) Dona Graúna elogia Joãozinho ( )quando viram sua casa.
( 3 ) Os outros pássaros brincavam ( )depois que construiu sua nova casa
( 4 ) João-de-Barro deixou o ninho de capim ( ) porque não se interessava
pelos estudos.


O CADERNO
Sou eu que vou seguir você 
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel, 
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

Interpretando o Texto

1- Identifique os pares de rimas presentes.

2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?

3-Quem é o personagem principal do texto?

4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.

5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?

6- E você, o que responderia para ele?

Um pouco de Gramática
1- Leia em voz alta as palavras do quadro e escreva-as separando em sílabas:
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática

2- Pinte as sílabas que foram pronunciadas com maior intensidade.

3- Copie completando.

Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade.

4 – Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, identifique aquelas que não fazem parte dos conjuntos:


café favor 
puder
salão nuvens



junto galinha
caderno
canto médico 

música gramática
tônica
sílaba também




5 – Faça um quadro distribuindo as palavras da atividade anterior nas colunas correspondentes. Atenção: observe a posição das sílabas tônicas!
Oxítona Paroxítona Proparoxítona
(última) (penúltima) (antepenúltima)




6 – Reescreva as palavras a seguir, separando-as em sílabas:
a) cafezinho e) companheirismo i) relaxados
b) paralelepípedo f) conversando j) concordaram
c) alegremente g) juramento l) caprichávamos
d) encadernação h) solenidade m) sensação

7 – Pinte a sílaba tônica das palavras da atividade anterior.


Vamos Produzir

Pense em algo de que goste muito. Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um jogo ou um brinquedo. Faça um desenho dele e escreva como ele é importante para você, como o ganhou ou o comprou, quem lhe deu e quando. Escreva também todos os sentimentos e idéias que ele desperta em você, além de todas as suas características.


ATIVIDADES PARA O DIA DAS MÃES.