"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 14 de julho de 2013

Moda



Segundo a wikipédia:

"Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus.  É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.

Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.

A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.

 

A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas. A cada dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda proporciona aos que seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. Ela é abordada sempre, encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração aos que a seguem."



100 anos de moda em 100 segundos!




A moda dos 20 aos 2000 em 140 segundos



CROQUI

"Um croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer. "

Clique no link para ver mais desenhos de CROQUIS de moda.




ATIVIDADE - CRIAÇÃO DE FIGURINO DE MODA.

Inspirado pelas transformações visuais do mundo da moda. Agora você vai exercitar sua criatividade e imaginação para criar MODA! Como um estilista desenhe um figurino para um dos modelos abaixo. 

Clique nas imagens dos modelos para ampliá-los:

FEMININOS

   
 
  

MASCULINOS






 

ATIVIDADE - CRIAÇÃO DE NOVO VISUAL PARA O UNIFORME OU CRIAÇÃO DE CAMISETA DA TURMA.

Vamos dar um novo visual para o uniforme da escola. Desenhe o uniforme da escola da forma como você gostaria que ele fosse.

Caso queira também, crie uma camisa característica da sua turma. Como as camisas de formandos. Capriche!

Use uma das imagens abaixo como referência:








ATIVIDADE - CUSTOMIZAÇÃO DE CAMISETAS.

Vamos dar um novo visual para  uma camisa velha que você quase não usa mais. Para isso você deverá customizar essa camiseta, ou seja, irá alterar seu visual de acordo com seu gosto pessoal. 

Observação: Nesta atividade você terá que providenciar os materiais e  instrumentos necessários de acordo com o tipo de customização  que você escolher.

 Veja alguns vídeos abaixo e inspire-se!



CUSTOMIZANDO CAMISETAS


Na Moda: Customização de camisetas



Como fazer camisetas com stencil



Pintura indiana em camiseta 1/2



Pintura indiana em camiseta 2/2




Pintura com spray



Técnica do batik


Arquitetura

Arquitetura é a construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa.

A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção. Cabendo ao arquiteto a sensibilidade artística e a precisão técnica na elaboração de um projeto.

Arquitetura depende, necessariamente, da época da sua ocorrência, do meio físico e social a que pertence, da técnica decorrente dos materiais empregados e, finalmente, dos objetivos e dos recursos financeiros disponíveis para a realização da obra, ou seja, do programa proposto.





Leia no GUIA DO ESTUDANTE sobre o curso:




O projeto de arquitetura é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto.


Planta Baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura. Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível.









ATIVIDADE: CRIANDO UMA PLANTA BAIXA

Conforme o que você aprendeu, faça um desenho que represente a planta baixa de sua casa ou da escola. Capriche!





Estilo arquitetônico é uma expressão utilizada com o fim de classificar períodos da história da arquitetura de acordo com suas características formais, técnicas e materiais. 




































































Estilo da Art Nouveau de Antoni Gaudi

Estilo da Art Nouveau de Antoni Gaudi

Estilo da Art Nouveau de Antoni Gaudi

Estilo da Art Nouveau de Antoni Gaudi

Estilo modernista de Oscar Niemeyer

Vista panorâmica da Praça dos Três Poderes: a esquerda o Supremo Tribunal Federal (3), no centro o Congresso Nacional – (12) e a direita o Palácio do Planalto (16)
Estilo modernista de Oscar Niemeyer

Estilo modernista de Oscar Niemeyer

Estilo modernista de Oscar Niemeyer





















Segundo a Wikipédia: Maquete (em francês), maqueta, ou modelo é uma representação em escala de grandes estruturas.
Ou seja, é qualquer representação realista podendo ser funcional ou não, dependendo do interesse do estudo. Podem também ser representações virtuais, como nos desenhos assistidos por computador (vulgo CAD Computer Assisted Design), quando então recebem a denominação específica de maquete eletrônica.
As maquetes são geralmente utilizadas em projetos de planejamento urbano mostrando o visual de novas construções no contexto da área existente.
As maquetes podem ser feitas com uma grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais, madeira e um material próprio chamado cartão de maquete. Em diversos lugares há museus com exposições de maquetes. são excelentes para representar edifícios e ótimo para usar na arquitetura.







ATIVIDADE: CRIANDO UMA MAQUETE

Conforme o que você aprendeu, faça uma Maquete usando materiais reutilizáveis representando um  estilo arquitetônico estudado e visto acima ou também poder representar um prédio, palácio, igreja, estádio ou construção arquitetônica de sua cidade com estilo arquitetônico bem peculiar.




Segundo a Wikipédia: AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquiteturadesign de interioresengenharia civilengenharia mecânicaengenharia geográfica ,engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria.

História em quadrinhos




APOSTILA SOBRE ARTE SEQUENCIAL: QUADRNHOS E ANIMAÇÃO

Clique nas imagens para ampliá-las
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POP ART

Pop art (ou Arte pop) é um movimento artístico surgido na década de 1930 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nas décadas de 40 e 50 ocorre o ápice do pop art. Lawrence Alloway foi o criador e um dos principais participantes.
O pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX e pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de kitsch.
Diz-se que a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.

LEIA MAIS NA FONTE:

obras do artista pop Andy Warhol

Vídeo: Aula sobre Pop Arte


Vídeo: Obras de Pop Arte


POP ART E OS QUADRINHOS


TEXTO EXTRAÍDO DE:

A arte pop surgiu depois da II Guerra Mundial, quando grandes questionamentos começavam a aparecer a respeito da arte moderna: a tecnologia, que certas vanguardas artísticas defendiam como salvação da humanidade, tinha resultado numa matança inimaginável, a indústria que todos acreditavam que era algo unicamente benéfico produziu muito mais armas do que qualquer outra coisa. Outra crítica muito forte que existia em relação à arte moderna é que ela era muito elitista e se tornou algo tão sofisticado e erudito que acabou por se distanciar das pessoas comuns, que não a entendiam muito bem, além de serem muito caras e valorizadas a ponto de serem vistas apenas em coleções particulares, assim a maioria das pessoas não tinha sequer acesso a ela.


Os artistas então passaram a olhar com mais atenção para a cultura pop que atingia quase a totalidadedo mundo no auge da década de 60: o cinema hollywoodiano era visto em todos os lugares, todo mundo ouvia rock n’ roll e todo moleque lia Superman. Andy Warhol e Roy Lichtenstein passaram então a produzir gravuras de grandes símbolos, reconhecíveis em qualquer lugar, fáceis de serem entendidos rapidamente e capazes de serem copiadas e reproduzidas infinitamente, características estas que poderiam, muito bem, definir uma história em quadrinhos da época.


Os quadrinhos mais comerciais que eram conhecidos até então eram basicamente formados pela junção de desenhos estilizados e simples, que criavam personagens icônicos e grandes símbolos, com cores primárias, e em sua maioria tinham diálogos nada complexos e roteiros meio bobos. Eram, portanto um prato cheio para os artistas que queiram falar às multidões sobre essa nova face da arte, que agora podia ser copiada sem perder seu valor, a cultura de massa que podia ser comprada por quase todos.


 Assim a pop art fala muito da capacidade de reproduzir as grandes obras e queria discutir se isso tirava ou não o valor da arte. Pra entender melhor é só pensar que antes da fotografia, ver uma grande obra de arte só era possível no museu, pouquíssimas pessoas tinham conhecimento das aclamadas pinturas e esculturas, a obra possuía uma “aura” única. Os ícones da cultura de massa, ao contrário, representavam a expansão máxima do acesso à produção artística da época e cabia aos artistas descobrirem como lidar com esta nova possibilidade.



Desta forma, quando Warhol faz um quadro do Superman ele está afirmando a arte enquanto reprodutível e transformando em arte uma figura que sequer foi criada por ele, ou seja, ele usa a reprodutibilidade enquanto meio de produzir arte. Lichtenstein, também, coloca no museu aquilo que é vendido por centavos em qualquer banca de jornal, não tanto pelo valor artístico do quadrinho propriamente, mas por aquilo que ele representa, e para estes artistas ele representava a sociedade de consumo.
Resumindo, longe de ser um elogio aos quadrinhos, a pop art utiliza-se deles para elaborar uma visão crítica de um mundo que começava a se mostrar dominado pelo consumo, onde tudo é vendido como arte e onde cultura se tornou algo voltado para as grandes massas e não para as elites.





STORYBOARD

Storyboard são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagensarranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filmeanimação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.
Todo filme, seja ele feito para um comercial de TV, uma novela, série de TV ou mesmo um filme longa metragem tem em comum entre si que antes de ser finalizado é antes visualizado por uma sequência de quadrinhos, muito parecida com as histórias em quadrinhos, e essa sequência é o que chamamos de storyboard.
Um storyboard tem como finalidade marcar as principais passagens de uma história que será contada em um filme da forma mais próxima com a qual ela deverá aparecer na tela. Depois de finalizado as pessoas envolvidas no projeto percebem as nuances de sequência, ritmo das cenas, clima e a eficácia em trasmitir a história.



Exemplo de Storyboard em comercial da Coca-Cola

Comercial Coca-Cola finalizado

Storyboard : Abertura do filme "O Rei Leão"

Storyboard: Cene de "Monstros S.A."

WEBCOMICS



Webcomics, ou quadrinhos on-line, ou ainda web comics, são quadrinhos cuja publicação é veiculada exclusivamente pela Internet, apesar de existirem muitos quadrinhos consagrados à moda tradicional que são disponibilizados de forma digital. Podendo facilmente atingir uma audiência, os quadrinhos on-line se tornaram o principal meio dos novos cartunistas apresentarem o seu trabalho.

Essa forma independente de publicação, similar aos fanzines, tem tido grande popularidade, havendo centenas de webcomics disponíveis atualmente. A maioria consiste em trabalhos amadores de qualidade inconsistente e de publicação esporádica, mas até mesmo entre essas encontram-se algumas com sucesso da parte do público, da crítica, ou mesmo na área comercial.





WEBCOMICS (QUADRINHOS ON-LINE):

Lista com 100 sites de Webcomics: http://webcomicsbrasil.top-site-list.com/

FANZINE

Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic.
Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científicapoesia,músicafeminismovegetarianismoveganismocinemajogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.


Vídeo: O que é um Fanzine?