"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sugestões de Atividades de Coordenação Motora Fina

Sugestões de Atividades de Coordenação Motora Fina
 
Encaixe dos pedaços de macarrão nos furinhos da caixa

 Alinhavo no arame revestido e os retros de linha

 Quebra-cabeça de palito picolé...
 
...pode confeccionar o quebra-cabeça com foto da criança, personagens preferidos ou alimentos.

Placa com botões diferentes e pedaços de feltro; Encaixe do feltro no botão.

Esconder objetos pequenos dentro da massinha.Depois parear a figura com objeto. 


 
 Palito de picolé com velcro.Criar e imaginar letras e formas geométricas
                    
Enfiagem dos canudinhos nos buracos de uma cesta.

 
Perfuração em cima da letra no sentido da escrita.

Encaixe do agulha de crochê sem ponta.



Classificando formatos de botão na bandeja.

 
 Pegar objetos pequenos (clips, massinha, algodão) com tesoura.Treinar o movimento abrir/fechar da tesoura sem ponta.


Brincadeira Pescaria  Na escola, a pescaria pode ser com cores, letras, números ou nomes dos colegas.Trabalhar a coordenação viso-motora.


 ALINHAVO com peças de cores, letras ou números. Pode confeccionar com papel cartão plastificado e trabalhar alinhavo sequenciação( montagem das letras do nome) ou (sequência dos números).


COLAGEM no Balão.Trabalhar Esquema corporal (olho,boca, nariz, orelha)


cartelas com as letras e colocar o pregador de roupa na letra representada.Trabalhar fortalecimento muscular dedo indicador e polegar.

 
escrever as letras com o dedo indicador -trabalhar os movimentos do dedo para sentido e direção correta das letras.

 
Escrever as letras do alfabeto com cola colorida e passar o dedo indicador em cima da letrinha.Pode confeccionar cartões com as letras com texturas diferentes(emborrachado,lixa,espuma) -Trabalhar a percepção tátil e os movimentos do dedo indicador -preparação para escrita. Depois pode brincar com criança,falar uma palavra com a letra(associação).

 
pegar objetos pequenhos com palitinho de japonês ou de cabelo(colocar uma gominha para facilitar os movimentos abrir e fechar) e transferir os objetos para vasilha.

 
jogo de pinos ou Resta um -Trabalhar os movimentos pinça fina indicador e polegar para encaixe dos pinos.




Pegar objetos pequenos com uso do talher e colocar na forma de Gelo. Dicas bolinhas de algodão colorido ou bolinhas de massinha.Pode trabalhar com os números e quantidade.


Colocar a borracha na ponta do lápis.Trabalha coordenação viso-motora e movimento pinça fina(encaixe)


......depois trabalhar as cores e quantidade.


Pegar objetos pequenos com uso da colher e colocar na caixa de Ovo. Criança canhota (foto)


Brincadeira Lousa Mágica (para desenhar ou escrever)

 
Fazer o movimento do lápis na massinha caseira. Desenhar ou escrever as letras do nome.


Atividade de ligar as figuras idênticas.Ajuda a trabalhar o movimento da escrita esquerda para direita e coordenação viso-motora.


Cartelas de formas com texturas diferentes(lixa, lã)depois confeccionar cartelas letras e números texturizados



Brinquedos de Madeira (montar/desmontar,encaixe e empilhar)



Abrir e fechar potes grandes/médios e pequenos



Atividade quebra-cabeça(cores,formas e tamanhos diferentes)



Perfuração de papel



Dobradura de guardanapos ou papel


Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br 
Encaixe dos pedaços de macarrão nos furinhos da caixa
 Alinhavo no arame revestido e os retros de linha
 Quebra-cabeça de palito picolé...
 
...pode confeccionar o quebra-cabeça com foto da criança, personagens preferidos ou alimentos.
Placa com botões diferentes e pedaços de feltro; Encaixe do feltro no botão.
Esconder objetos pequenos dentro da massinha.Depois parear a figura com objeto. 


 Palito de picolé com velcro.Criar e imaginar letras e formas geométricas
                    
Enfiagem dos canudinhos nos buracos de uma cesta.

Perfuração em cima da letra no sentido da escrita.
Encaixe do agulha de crochê sem ponta.


Classificando formatos de botão na bandeja.

 
 Pegar objetos pequenos (clips, massinha, algodão) com tesoura.Treinar o movimento abrir/fechar da tesoura sem ponta.

Brincadeira Pescaria  Na escola, a pescaria pode ser com cores, letras, números ou nomes dos colegas.Trabalhar a coordenação viso-motora.

 ALINHAVO com peças de cores, letras ou números. Pode confeccionar com papel cartão plastificado e trabalhar alinhavo sequenciação( montagem das letras do nome) ou (sequência dos números).

COLAGEM no Balão.Trabalhar Esquema corporal (olho,boca, nariz, orelha)

cartelas com as letras e colocar o pregador de roupa na letra representada.Trabalhar fortalecimento muscular dedo indicador e polegar.

escrever as letras com o dedo indicador -trabalhar os movimentos do dedo para sentido e direção correta das letras.

Escrever as letras do alfabeto com cola colorida e passar o dedo indicador em cima da letrinha.Pode confeccionar cartões com as letras com texturas diferentes(emborrachado,lixa,espuma) -Trabalhar a percepção tátil e os movimentos do dedo indicador -preparação para escrita. Depois pode brincar com criança,falar uma palavra com a letra(associação).

pegar objetos pequenhos com palitinho de japonês ou de cabelo(colocar uma gominha para facilitar os movimentos abrir e fechar) e transferir os objetos para vasilha.

jogo de pinos ou Resta um -Trabalhar os movimentos pinça fina indicador e polegar para encaixe dos pinos.



Pegar objetos pequenos com uso do talher e colocar na forma de Gelo. Dicas bolinhas de algodão colorido ou bolinhas de massinha.Pode trabalhar com os números e quantidade.

Colocar a borracha na ponta do lápis.Trabalha coordenação viso-motora e movimento pinça fina(encaixe)

......depois trabalhar as cores e quantidade.

Pegar objetos pequenos com uso da colher e colocar na caixa de Ovo. Criança canhota (foto)

Brincadeira Lousa Mágica (para desenhar ou escrever)

Fazer o movimento do lápis na massinha caseira. Desenhar ou escrever as letras do nome.

Atividade de ligar as figuras idênticas.Ajuda a trabalhar o movimento da escrita esquerda para direita e coordenação viso-motora.

Cartelas de formas com texturas diferentes(lixa, lã)depois confeccionar cartelas letras e números texturizados

Brinquedos de Madeira (montar/desmontar,encaixe e empilhar)

Abrir e fechar potes grandes/médios e pequenos

Atividade quebra-cabeça(cores,formas e tamanhos diferentes)

Perfuração de papel

Dobradura de guardanapos ou papel


Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br