"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Um caipira apaixonado



Mentalmente, Marcelo ensaiava a quadrilha: “Um, dois, três, volta. Ele ajoelha, ela dá uma volta. Um, dois, três, vira. Ele cumprimenta, ela gira”.
            Ele estava assim nervoso por causa de Carolina, a noiva. Ela era mesmo uma graça de menina, e Marcelo, apaixonado, achava que na hora dançaria tudo errado.
               Hora da festa, coração aos pulos, Marcelo pergunta aflito:
               ― Mamãe, será que na hora eu lembro?
― Claro, Marcelo, fique tranqüilo ― respondeu a mãe, no fundo sabendo que um coração apaixonado às vezes arma grandes confusões ...
De repente, a professora chamou:
― Todos em fila, vai começar. E ... um, dois, três, quatro.
            Ela deu a volta e ... Marcelo perdeu o sapato!
Ele pensou: “E agora? Perco  noiva, perco tudo, a quadrilha vai embora”.
Mas, como era bem esperto, fingiu que tinha sido combinado. Fez caipira atrapalhado e, pé com sapato outro sem, Marcelo mancou com graça. Fez careta e fez pirraça.
A platéia deu risada e aplaudiu mesmo com gosto o noivo tão divertido.
Quando o padre perguntou:
― Qué casa cum seu cumpadre?
Carolina, encantada, bem depressa respondeu:
― Quero sim! Quero, seu padre!

Histórias de Sônia Salerno Forjaz. In: Revista Alegria. Editora Abril Jovem, São Paulo.



1. Por que Marcelo estava tão nervoso?
(   ) Por causa de sua mãe.
(   ) Por causa de seu coração.
(   ) Por causa de Carolina.
(   ) Por causa do padre.

2. O que aconteceu com o menino logo que começou a dançar ?
(   ) Contou um, dois, três, quatro.
(   ) Sua mãe disse para se acalmar.
(   ) Ele perdeu o sapato.
(   ) Ele riu nervoso.



3. Que solução Marcelo deu para o problema?
(   ) Fingiu que estava com  dor.
(   ) Mancou, fez careta e deu risada.
(   ) Deu meia volta e voltou para a fila.
(   ) Fingiu que era combinado, fez um caipira atrapalhado, com graça.

4. Numere os fatos de acordo com a história.
(    ) Na hora da festa, Marcelo fica com o coração aos pulos.
(    ) Durante a dança, Marcelo perdeu o sapato.
(    ) O casamento da roça aconteceu.
(    ) Pensando em Carolina, Marcelo achava que dançaria errado.
(    ) Marcelo ensaia a dança em pensamento.
(    ) Marcelo encontrou uma saída para a perda do sapato.


5. Piadinha na escola

Professora:
- Roberto, conjugue o verbo ir no presente.
- EU...VOU, tu...vais, ele...vai...
- Mais rápido, mais rápido!
- Nós corremos, vós correis, eles correm!
Fonte: ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. Ilustrações Alberto Lunares et ai. São Paulo: Ática, 2005, p.105.

 O efeito de humor do texto é provocado pelo fato de :

(  ) Roberto não saber conjugar o verbo ir.
(  ) a professora pedir para Roberto conjugar o verbo ir.
(  ) a professora pedir para Roberto falar mais rápido.
(  ) Roberto entender de forma equivocada o pedido da professora.

6.Pontue adequadamente a piadinha abaixo.

         O hóspede não conseguiu dormir à noite toda e foi reclamar na portaria (     )
        
         (     ) O senhor me disse que esse hotel não tinha pernilongo (     )
        
         (     ) E não tem mesmo (     )
        
         (     ) E esses pernilongos que me picaram a noite toda (     )
        
         (     ) Ah (     ) esses aí não são do hotel (     ) São do brejo aqui do lado (     )


7.Leia a canção e assinale a resposta certa.

Fogo da Botina


Eu vou fazer voce
Pular feito pipoca
Ficar com a perna bamba
Gastar o solado da bota

Quero ver essa moçada
Jogando o chapéu pra cima
Quero ver esse peão
Ganhando essa menina
Quero ver essa moçada
Tirar fogo da botina
To ligado, to na boa
Ta subindo a adrenalina


Vou por lenha na fogueira
Vai ferver o caldeirão
Uma bomba de alegria
Quero ver tremer o chão
Olha nóis aqui de novo
Balançando esse bailão
Quando eu chego, é so folia
Todo mundo acha bão

Emílio e Eduardo



I- Pipoca e bota são substantivos concretos.
II- Caldeirão e alegria são substantivos abstratos.
III- Alegria e adrenalina são substantivos abstratos.

(  ) I e II estão corretos.
(   ) I e III estão corretos.
(   ) II e III estão corretos.
(   ) Todas as alternativas estão corretas.


 8.A palavra caipira está em negrito porque
 (   ) Maluquinho está dançando quadrilha.
(   ) É o único que está montado em um cavalo.
(   ) Ele entendeu que a fantasia estaria completa se estivesse em um cavalo.
(   ) Ele entendeu que caipira é quando faz algo errado.



Coqueiros

20-3-1936

Prezado senhor Monteiro Lobato

Agradeço imensamente a sua carta que muito me alegrou. Idéias boas como as da Emília não tive, mas gostaria que o senhor escrevesse mais algumas histórias de aventuras em que apareça Peter Pan.
Esta é a minha idéia:
Um dia, Pedrinho estava passeando no terreiro quando ouviu um zunido. Era Peter Pan que chegara da Terra do Nunca e vinha convidar os meninos para ir até lá. Depois de vários preparativos, partiram sem o consentimento de dona Benta que, como de costume, ficava horrorizada com essas viagens. Logo que lá chegaram começou uma série de aventuras. Eis, pois, as minhas idéias, que eu não acho tão boas como as da Emília, mas talvez sirvam.
Queira aceitar um abraço da amiguinha
                                            Tagea Bjórnberg
Fonte: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Estudos Brasileiros. Arquivo Raul de Andrada e Silva. São Paulo, USP, [19-].

9- A parte da carta que apresenta uma despedida é:

(A) "Prezado senhor Monteiro Lobato".
(B) "Esta é a minha idéia".
(C) "Queira aceitar um abraço da amiguinha".
(D) "Tagea Bjórnberg".


 Sandra Jubeleo

terça-feira, 21 de junho de 2011

A Escola da Bicharada


            Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.
            O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.
            A Hiena só dá risadas. O Macaco só faz palhaçadas.
            O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida.
            Um dia o Pavão falou:
            - Como sou belo! Vejam minhas penas!
            O Macaco deu uma pirueta e respondeu:
            - Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios.
            O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula de Esopo)

1. Qual é o título do texto?

2. Quem são os personagens?

3. De onde o texto foi retirado?

.4. Quem é a professora da escola e por que?

5. O que o texto informa sobre o Burro?

6. Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho? 

7. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?

8. Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão:

.9. Em sua sala de aula existe algum aluno que se parece com as descrições do texto. Não escreva nomes, mas diga com quem (do texto), a pessoa se parece e o que ela faz.


10. Justifique a letra  maiúscula:

Rio de Janeiro.............................................................

Brasil............................................................................

Corujinha......................................................................

11. Na frase “Olhe para seus  pés.”A quem a palavra destacada se refere?

.....................................................................................

12. Este texto é:
(           ) informativo             (           ) poético

(           ) narrativo                 (           ) instrucional

13. Observe atentamente e classifique as palavras abaixo em (S) singular ou (P) plural:

(         ) carteira                    (        ) pé
(         ) escola                     (         ) risadas

14. Separe corretamente em sílabas as palavras abaixo:

escola........................................................

trabalho......................................................

respondeu..................................................

15. Dê o diminutivo dos substantivos abaixo:

Coruja..........................................................

Macaco........................................................

Burro.............................................................

carteira.........................................................

16. Escreva o antônimo das palavras:

não.....................................todo..................................

mais...................................belo...................................

17. Invente rimas para:

escola.....................................................

carteira....................................................

tempo......................................................

Professores Solidários - Marta Bernardes

Funcionário Adota Beija-Flor


    Quem  mora   no  bairro do Jaçanã, na  cidade  de  São Paulo, certamente poderá ver  o  funcionário  público Gerônimo Márcio Coraci ( 46 anos), passeando  com  seu beija-flor de estimação empoleirado  em  uma  varinha de madeira.
    O  passarinho  foi  resgatado por Coraci há  três  meses, logo depois de  uma enxurrada. Não  tinha  nem  penas  quando  Coraci e seus  colegas o  encontraram todo  molhado.
    A  sala  das  telefonistas  serviu  de   primeira  casa  para  o  bichinho  que  logo recebeu  o  apelido de BARNABÉ.
    A  ave  aprendeu  a  matar  a  fome com o  mel  que  vinha  em  uma  seringa.
    Além  do  mel, Barnabé  passou  a  se  alimentar  de pólen fresco. Nos  passeios que  dá  com  seu  dono, o pássaro  nem  precisa fazer esforço. É   Coraci  quem levanta  o braço  para  que  Barnabé encoste  seu  bico  na  flor.  O  folgado  beija-flor tem  até  as  suas  flores  preferidas.
    Coraci  dá  dois  passeios  diários  com  Barnabé. Um  às  6h30  e  outro às 17  horas na  volta  do trabalho.
    O  dono  do  bichinho  diz  que  tem  que  se  preparar para  a tristeza  que  vai sentir  no  dia  em  que  Barnabé  resolver  voar e partir.

(Adaptado  do  jornal " O Estado de São Paulo"  - 25  de   março  de  2004)

1-  O  texto  que  você  leu  é:
( A ) Uma  história  de  um  beija-flor.
( B ) Uma  notícia  sobre    um  beija-flor.
( C ) Uma  poesia  sobre  beija-flor.

2- Funcionário “adota”  beija-flor  é:
( A )  Uma  notícia.
( B ) Uma  manchete.
( C ) O  título  de  uma  história.

3- O  fato  contado  no texto acontece  onde?
( A ) No  bairro  dos  beija-flores.
( B ) No bairro Barnabé.
( C ) No  bairro do Jaçanã, na cidade de São Paulo.

4- O  texto  fala  sobre:
( A ) Um  beija-flor que  nasceu  no bairro do Jaçanã.
( B ) Um beija-flor que  não  gosta de flores.
( C ) Um  beija-flor que  foi resgatado de uma enxurrada por um funcionário público.

5 ) Qual  atitude demonstra que  o Barnabé é “folgado”?

( A ) O  fato  dele  não  gostar  de   mel
( B ) O fato  do dono ( Coraci) precisar levantar o braço para que o bichinho encoste seu  bico na  flor
( C ) O fato de Barnabé passear  duas  vezes   por  dia

6) Circule os  outros  modos como o beija-flor foi tratado no texto:
CORACI – BARNABÉ – AVE – MEL – BICHINHO – PÁSSARO- FLORES- PASSARINHO

7)         De onde  foi  retirada  a  notícia  lida?

8)        Qual  a  data  da  notícia  lida?  “ 17  horas”  refere-se  a  qual  horário?
( A ) Cinco  horas  da  tarde
( B) Cinco  horas  da  manhã
( C ) Meio  dia


9) Qual  atitude demonstra que  o Barnabé é “folgado”?
( A ) O  fato  dele  não  gostar  de   mel
( B ) O fato  do dono ( Coraci) precisar levantar o braço para que o bichinho encoste seu  bico na  flor
( C ) O fato de Barnabé passear  duas  vezes   por  dia

10) Circule os  outros  modos como o beija-flor foi tratado no texto:
CORACI – BARNABÉ – AVE – MEL – BICHINHO – PÁSSARO- FLORES- PASSARINHO

11) De onde  foi  retirada  a  notícia  lida? Qual  a  data  da  notícia  lida?  “ 17 horas”  refere-se  a  qual  horário?
( A ) Cinco  horas  da  tarde
( B) Cinco  horas  da  manhã
( C ) Meio  dia

12) Sobre  o  dono  do  passarinho, podemos  tirar  as  seguintes  informações do texto:
a) NOME   COMPLETO:  ____________________________
b) IDADE:  ______________________________________
c) PROFISSÃO: _____________________________________
d) HORÁRIO   QUE  VOLTA  DO  TRABALHO : _____________

13- Sobre o  beija-flor, podemos  tirar  do  texto  as   seguintes  informações:
a) APELIDO:

b)  COMO ESTAVA   AO  SER  ENCONTRADO : c) QUEM O “ADOTOU” :

d) COMO  APRENDEU  MATAR  SUA  FOME?

e) COMO  PASSOU  A  SE  ALIMENTAR?

f) SUA  PRIMEIRA  CASA  FOI

 14)Quantos passeios Coraci  faz  com  seu  beija-flor  e  quais  os  horários?

13)        Diga  se  as  manchetes  abaixo  são   POLICIAIS, POLÍTICAS, ESPORTIVAS,  de CIÊNCIAS  ou  de ARTES
 “ PRESO NO AEROPORTO  CONFESSA ROUBO DE ARMAS”: ______________________________________________

“ ESTRÉIA  FILME  SENHOR DOS  ANÉIS”: ______________________________________________

“PRESIDENTE  LULA  LANÇA  PROGRAMA  FOME  ZERO” : ______________________________________________

“ DESCOBERTOS  SINAIS  DE ÁGUA  EM  MARTE” : ______________________________________________

PRODUÇÃO ESCRITA:

1)  Escreva  uma  manchete  esportiva  que  você  tenha  ouvido  ultimamente:
______________________________________________

2)  Escreva  uma notícia  a  partir  da  seguinte  manchete :
“ MORRE   MENINA  ATACADA  POR PIT BULL  EM JUNDIAÍ”

Dados:
A  Nome da  menina: Luana da  Silva Oliveira
B) Idade: 8 anos
C) Dia  do fato: 31 de março
D) Dia da  morte da  menina: 6 de abril
E) Dono  do cachorro: Jamil Martins
F) O cachorro fugiu quando o dono abriu o portão da casa




 Professores Solidários - Marta Bernardes

O CRIADOR DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO


            O pai de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis, contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.
            Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882.
            Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo, publicou, em 1.917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca Tatu, numa referência ao caipira brasileiro.
            No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o título Urupês.
            Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país, começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias outras.
            Em 1.947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
            Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas idéias.



ESTUDANDO O TEXTO


1- Assinale nas alternativas abaixo o que o texto conta:
      A- Uma das histórias de Monteiro Lobato.
      B- Um pouco sobre a vida de Monteiro Lobato.
      C- Uma entrevista realizada com Monteiro Lobato.

2- Como é chamado esse tipo de texto?
      A- entrevista
      B- notícia
      C- biografia

3- Qual o nome da cidade onde nasceu Monteiro Lobato?
A-   São Paulo
B-   Taubaté
C-   Itu

4- Em qual estado podemos localizar esta cidade?
A-   Minas Gerais
B-   Rio de Janeiro
C-   São Paulo

 5- Monteiro Lobato escreveu muitos livros. Qual foi o seu primeiro livro infantil? Assinale a alternativa correta:
     A- A menina do narizinho arrebitado.
     B- Jeca Tatu
     C- O Sítio do Pica-Pau amarelo

6- Qual o significado da afirmativa: “Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas idéias”.?
     A- Significa que ele ainda está vivo.
     B- Significa que ele está vivo dentro de seus livros.
     C- Significa que Monteiro Lobato é mentiroso.

7- Por que Monteiro Lobato é considerado o “pai” de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta...?
     A- Porque ele foi casado com a mãe destes personagens.
     B- Porque ele adotou estes personagens.
     C- Porque ele é o criador destes personagens.

8- “Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país.” Qual é o significado da palavra destacada?
     A- primeiro
     B- peão de rodeio
     C- jornalista

9- Em “...contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.”?
A-   a literatura ficou verde, azul e amarela.
B-   a literatura era preta e branca.
C-   a literatura passou a ter um brilho especial.

10- Assinale qual o ano em que Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu:
A-   1.882
B-   1.917
C-   1.947

11- E o personagem Zé Brasil?
A-   1.917
B-   1.927
C-   1.947

12- Marque a afirmativa correta
A-   Jeca Tatu é um caipira brasileiro.
B-   Jeca Tatu é um jornalista.
C-   Jeca Tatu é um promotor público.

13- Qual era a intenção de Monteiro Lobato quando criou o personagem Zé Brasil?
A-   lançar uma versão dos “Sem Terra”.
B-   lançar uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
C-   lançar um novo personagem para o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

 14- No texto, há várias palavras escritas com letra inicial maiúscula. Encontre a alternativa correta sobre o uso da letra maiúscula.
A-   Monteiro Lobato - Zé Brasil - literatura.
B-   Narizinho – Pedrinho - colorido
C-   Emília – Taubaté – Urupês

15- Das afirmativas abaixo, qual menciona os nomes dos livros publicados por Monteiro Lobato?
A-   Urupês e A menina feia.
B-   A menina do narizinho arrebitado e Urupês.
C-   A menina do narizinho arrebitado e A folha de São Paulo

16- Qual o nome do jornal que Monteiro Lobato publicou vários artigos?
A-   Jornal de Jundiaí
B-   Jornal O Estado de São Paulo
C-   Jornal A Folha de São Paulo

17- Quais são personagens criados por Monteiro Lobato?
A-   Zé Brasil – Jeca Tatu – Emília – Narizinho – Pica-Pau Amarelo
B-   Zé Brasil – Jeca Tatu – Emília – Narizinho – Bob Esponja
C-   Zé Brasil – Jeca Tatu – Emília – Narizinho – Pedrinho


Professores Solidários - Marta Bernardes

Avaliação


01. No segundo quadrinho, Cebolinha diz: ... vou dar um jeito nisso! Qual foi o jeito dado?
 (A) Tirou com as mãos as pulgas do Floquinho.
(B) Levou Floquinho ao veterinário.
(C) Passou inseticida no Floquinho.
(D) Deu banho no Floquinho.


02. O que aconteceu com as pulgas de Floquinho?

(A) Se esconderam do Cebolinha.
(B) Foram parar no corpo do Cebolinha.
(C) Morreram com o uso do secador.
(D) Continuaram no Floquinho.


03. No nono quadrinho, a expressão do Cebolinha indica que ficou

(A) bravo com o Floquinho.
(B) feliz por ter acabado com as pulgas.
(C) irritado porque sentiu as picadas das pulgas.
(D) amedrontado com tantas pulgas.


04. No sétimo quadrinho Cebolinha diz 
A expressão AHA! indica

(A) surpresa.
(B) dor.
(C) dúvida.
(D) certeza.

 A formiga e a Pomba

Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Autor: Esopo


Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
(A formiga e pomba www.contandohistoria.com/formiga.html)

05. Este texto é uma fábula porque apresenta características como

(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas.
(D) animais como personagens e moral da história.

06. O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada refere-se a

(A) grama.
(B) água.
(C) folha.
(D) formiga.
07. A formiga se salvou da correnteza porque

(A) o rio parou de correr.
(B) o caçador a tirou de dentro do rio.
(C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
(D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
08. A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que

(A) se debatia na correnteza.
(B) alcançou a terra.
(C) se escondia atrás de uma árvore.
(D) foi presa pela rede do caçador.
09. No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com

(A) fome.
(B) frio.
(C) sede.
(D) calor.
10. "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica

(A) a moral da história.
(B) que a história acabou.
(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
(D) que foi o caçador de pássaros quem falou.

Profª. Winnie Vanessa Pereira Araújo

A Palha e o Fósforo



As férias estavam terminando.A Palha tinha feito tudo o que se podia imaginar. Já estava entediada. Resolveu ir brincar com alguém de quem a aconselharam a manter distância.
“Vamos jogar damas”,propôs a  Palha.
“Tudo bem. Eu jogo com as branca, eu começo, eu faço dois movimentos e você um”, falou o fósforo.
“Esqueça”, disse a Palha.”Vamos jogar pingue-pongue”.
“Tudo bem. Eu fico com a melhor raquete, eu saco primeiro e você tem que jogar com um olho fechado”,falou o fósforo.
“Nem pensar ”, disse a Paula. “Acho melhor a gente assistir TV”.
“Tudo bem. Você senta na chão,e eu no sofá; eu fico com o controle, e vemos o que eu quiser”,falou o fósforo.
“Acho que minha mãe está chamando”,disse a Palha. “ Tchau!”

ATIVIDADES
1) Qual é a moral da história.
a) (   ) não brinque com palitos
b) (   ) não brinque com fósforo.
c) (   )  a palha pega fogo.

2) Este texto apresenta que tipo de característica:
a) humor             b) alegria                   c) aventura

3) A maneira encontrada pela palha se livrar do fósforo foi:
a) (   ) jogar raquete
b) (   ) assistir tv
c) (   ) despedir dizendo que sua mãe estava chamando.

4) Os personagens do texto são:
a) (   ) animais    b) (   ) não-humanos          c) (   ) plantas

Atividade enviada por Vanderleia Carla para Professores Solidários.

1.  Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram

A) os cachorros, gatos e peixes.
B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.

2.  Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque

A) as baratas começaram a subir em seus pés.
B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
C) a irmã não era assim tão ruim.
D) a irmã entrou em seu sonho e falou.

3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus
pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas

A) pararam de subir nos pés do menino.
B) continuaram a subir, subir, subir.
C) fugiram assustadas.
D) ficaram cegas de repente.

4.  O texto A chata e as baratas foi escrito para

A) explicar por que as crianças sonham.
B) ensinar que irmãos não devem brigar.
C) contar uma história divertida.
D) provar que as crianças são sempre medrosas.

5.  Um título que também combina com o texto 3 é

A) A voz dos bichos.
B) O fim de um pesadelo.
C) Os bichos que eu amo.
D) Um lindo sonho.

Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu
era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu
sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

6.  A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de
exclamação (!) mostram que Andréia estava

A) assustada.
B) nervosa.
C) triste.
D) animada.

7.  As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.

D) da mãe das crianças

POR QUE É QUE EU ME CHAMO ISSO
E NÃO ME CHAMO AQUILO?
POR QUE É QUE O JACARÉ
NÃO SE CHAMA CROCODILO?
EU NÃO GOSTO
DO MEU NOME,
NÃO FUI EU
QUEM ESCOLHEU.
PORQUE SE METEM
COM UM NOME
QUE É SÓ MEU!
O NENÊ QUE VAI NASCER 
VAI CHAMAR
COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR
COMO O VOVÔ,
MAS NÍNGUEM
VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA
O COITADINHO!
FOI MEU PAI QUEM DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE.
ISSO SÓ SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE
O NOME DELE!
QUANDO EU TIVER UM FILHO
NÃO VOU POR NOME NENHUM!
QUANDO ELE FOR GRANDE
ELE QUE PROCURE UM! 

                                                                                                     Pedro Bandeira
LEIA ATENTAMENTE A POESIA E RESPONDA:

1-            QUAL O TÍTULO DA POESIA?

2-            QUAL O NOME DO AUTOR DA POESIA?

3-    QUANTOS VERSOS HÁ NA POESIA?  

4-    QUANTAS ESTROFES HÁ NA POESIA?

5-    O QUE O MENINO DIZ SOBRE SEU NOME?

6-    O QUE ELE VAI FAZER QUANDO TIVER UM FILHO?   

7-    QUE PALAVRAS RIMAM NA 1ª ESTROFE?

8-            VAMOS RIMAR:

FLOR RIMA COM__________________________
SAPATO RIMA COM_____________________________
DOR RIMA COM__________________________________

 Atividade enviada por Silvana para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.