"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Prova de português 5º ano, com
diferentes gêneros textuais
Por que criança não pode trabalhar?
Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo.
Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, em vez de papel e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos é proibido trabalhar. Mas estar escrito na lei não é suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho.
MATTAR, Helio. In: Folha de S. Paulo (Folhinha), 02/03/2002.
O trecho do texto acima que reforça a ideia expressa no cartaz abaixo é
( )“O ECA diz com todas as letras (...).”
( )“ abaixo dos 16 anos é proibido trabalhar.”
( )“Mas estar escrito na lei não é suficiente.”
( )“É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar (...).”
O Homem e a galinha
Era uma vez um homem que tinha uma galinha.
Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro.
O homem ficou contente. Chamou a mulher:
— Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente: — Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha.
Dava pão de ló, dava até sorvete.
E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
— Pra que este luxo todo com a galinha?
Nunca vi galinha comer pão de ló…
Muito menos sorvete!
Vai que a mulher falou:
— É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
— Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
— E se ela não botar mais ovos de ouro?
— Bota sim! — o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha.
E a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
— Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão!
A galinha pode muito bem comer milho.
— E se ela não botar mais ovos de ouro?
— Bota sim — respondeu o marido.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha.
E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
— Pra que este luxo de dar milho pra galinha?
Ela que cate o de-comer no quintal!
— E se ela não botar mais ovos de ouro?
— Bota sim — o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal.
Ela catava sozinha a comida dela.
Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um dia a galinha encontrou o portão aberto.
Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão de ló.
ROCHA, Ruth. Enquanto o Mundo Pega Fogo, 2ª ed.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 14-19.
No trecho “Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão de ló”, a expressão sublinhada significa que a galinha está
( )sendo bem tratada.
( )catando comida no quintal.
( )voltando a comer farelo.
( )se sentindo abandonada.
A leitura da sequência dos quadrinhos indica ao leitor que a personagem Magali
( )viu a pizza cair no chão.
( )quer saber onde está a pizza.
( )viu a Mônica comer a pizza.
( )comeu o pedaço de pizza da Mônica.
O início da Terra e da vida
Você conhece a história de sua família? Onde e como viveram seus pais, avós e bisavós?
E a história da humanidade? Você sabe quando começou? E o planeta Terra, nossa casa comum, quando surgiu?
Nosso planeta teve origem há mais ou menos 4,5 bilhões de anos. É velho, não? Para nós, é difícil imaginar um tempo tão longo.
No início, a Terra era uma imensa massa incandescente, ou seja, em brasa, que se formou a partir do mesmo material que deu origem ao Sol e aos demais planetas do Sistema Solar. No decorrer de milhões de anos, essa massa foi esfriando e foram se formando os elementos que existem hoje em nosso planeta: o ar, a água, as rochas, o solo, as plantas, os animais e o ser humano.
A vida surgiu há mais ou menos 3,5 bilhões de anos – portanto, um bilhão de anos após o início da formação da Terra. Acredita-se que surgiu na água, sob a forma de seres bem simples. Com o tempo, eles foram se tornando complexos e deram origem às plantas e aos animais. Mais tarde, a vida fixou-se sobre a terra firme e no ar.
É fantástica a marcha do surgimento de diferentes formas de vida sobre a Terra: micro-organismos, plantas, peixes, répteis, aves, mamíferos.
Você sabe quando surgiram os primeiros seres humanos sobre a Terra? Há aproximadamente 3 milhões de anos. Parece muito, mas não é, se considerarmos que a vida no planeta tem mais de 3 bilhões de anos.
Ao longo do tempo, os seres sofreram transformações, dando origem a várias espécies. Esse processo chama-se evolução. A vida humana descende, por evolução, daqueles primeiros seres vivos microscópicos.
Coleção De Mãos Dadas, Editora Scipione.
De acordo com o texto, os seres vivos sofreram várias transformações, dando origem às várias espécies, num processo que se chama
( )História da humanidade.
( )Formação do planeta.
( )Vida humana.
( )Evolução.
“Havia um trabalho a ser feito, e Todo o Mundo achou que Alguém o faria.
Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez.
No final, Todo o Mundo culpou Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito.”
Qual das alternativas abaixo melhor serviria como título para o texto acima?
( )Fábula da preguiça.
( )Jogo do empurra-empurra.
( )Responsabilidade.
( )Deixe como está para ver como fica.
Read more: http://paraisodosprofessores.blogspot.com/2011/07/varios-textos-para-copiar-colar-e.html#ixzz1Ss6TU2Op
A CHATA OU AS BARATAS
Esta noite tive um sonho. Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida da minha Irmã mais nova, a Andreia.
No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam. Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam. Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!
Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saia, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:
-- ACORDA, VAMOS BRINCAR!
Pulei da cama e, quando à vi acordada em cima do meu pé, no lugar das baratas, confesso: até que gostei...
Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.
Dilea Frate
1. Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram
A) os cachorros, gatos e peixes.
B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.
2. Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque
A) as baratas começaram a subir em seus pés.
B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
C) a irmã não era assim tão ruim.
D) a irmã entrou em seu sonho e falou.
3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus
pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas
A) pararam de subir nos pés do menino.
B) continuaram a subir, subir, subir.
C) fugiram assustadas.
D) ficaram cegas de repente.
4. O texto A chata e as baratas foi escrito para
A) explicar por que as crianças sonham.
B) ensinar que irmãos não devem brigar.
C) contar uma história divertida.
D) provar que as crianças são sempre medrosas.
5. Um título que também combina com o texto 3 é
A) A voz dos bichos.
B) O fim de um pesadelo.
C) Os bichos que eu amo.
D) Um lindo sonho.
Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.
Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu
era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu
sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!
6. A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de
exclamação (!) mostram que Andréia estava
A) assustada.
B) nervosa.
C) triste.
D) animada.
7. As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.
D) da mãe das crianças
Piadas - Interpretação textual
Piadas
Um louco acorda de manhã e encontra um pingüim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão:
- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?
- Boa idéia! Vou levar.
No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingüim no colo.
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
- Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.
Fonte: “Meu primeiro livro de piadas”
Fizetto, Ângela - Editora Todo livro.
QUESTÕES
1. Leia novamente o trecho abaixo:
“- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?”
Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que:
a. ( ) O levasse para passear no zoológico.
b. ( ) O levasse para ver outros pingüins no zoológico.
c. ( ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico.
d. ( ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico.
2. Leia o trecho abaixo e responda:
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
a. Quem disse isso?
b. Por que nesse trecho o autor escolheu usar dois sinais de pontuação diferentes que nem sempre são usados juntos (!?)?
3. Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingüim no colo?
a. ( ) Porque não se coloca pingüim no colo.
b. ( ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico.
c. ( ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico.
d. ( ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido.
4. “Hoje vou levá-lo...” . Nesse trecho, “lo” se refere:
a. ( ) Ao louco.
b. ( ) O vizinho.
c. ( ) Ao pingüim.
d. ( ) Não se refere a ninguém.
5. Leia novamente o seguinte trecho da piada:
“Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.”
Ao dizer isso, o louco quis dizer que:
a. ( ) levar o pingüim para passear.
b. ( ) encontrar os pais do pingüim.
c. ( ) cansar o pingüim.
d. ( ) não gostava de sair de casa com o pingüim.
6. A função desse texto é:
a. ( ) Informar como divertir um animal na cidade.
b. ( ) Fazer o leitor rir.
c. ( ) Instruir como cuidar de um pingüim.
d. ( ) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passe
Essa atividade é do blog da profª Helena
Submarino.com.br
textos curtos com interpretação textual para Lição de casa
RETIRADO DO BLOG: http://varaldeatividades.blogspot.com.br/
Problemas 4º/ 5º ano - Lição de casa para copiar e imprimir
Leia com atenção as situações problemas abaixo, depois resolva-as:
1- As cores do semáforo, na frente da casa de João, mudam a cada 20 segundos. Ele ficou na janela durante 3 minutos. Quantas vezes as cores do semáforo mudaram?
2- Clara está caminhando numa pista que tem 778 metros. Ela dará 6 voltas e já caminhou 2468 metros. Quantos metros ela ainda vai caminhar para completar as 6 voltas?
3- Vera comprou 9 camisetas iguais e gastou R$ 126,00. Dona Rita comprou 5 destas camisetas.
a) Qual era o valor de cada camiseta?
b) Quanto dona Rita gastou?
4- Pedro leu um livro em 5 dias. Sabendo que cada dia ele leu a quantidade exata de 36 páginas, quantas páginas têm o livro que Pedro leu?
Leia com atenção, faça o cálculo se necessário e marque a alternativa correta.
1- Um viajante fez uma viagem de ônibus durante 83 horas. Portanto ele viajou
a) 3 dias.
b) 2 dias e 22 horas.
c) 3 dias e 11 horas.
d) 2 dias e meio.
2- Telma tem o triplo de figurinhas de Carlos, que tem 243 figurinhas. Portanto Cris tem
a) 723 figurinhas.
b) 729 figurinhas.
c) 742 figurinhas.
d) 732 figurinhas.
3- Uma floricultura vendeu 1 unidade de milhar, 4 centenas e duas unidades de rosas em um mês. Portanto o número de rosas vendidas foi
a) 2402 rosas.
b) 1420 rosas.
c) 1042 rosas.
d)1402 rosas.
4- No número 427.810 o algarismo 2 ocupa a ordem da
a) centena de milhar.
b) dezena de milhar.
c) unidade de milhar.
d) dezena de milhão.
Postado por Roseli Tavares
Reunião de pais - Os 10 mandamentos do dever de casa e do pai do bom estudante
Os 10 mandamentos do dever de casa e os 10 mandamentos do pai do bom estudante.
ESTA POSTAGEM TAMBÉM TIREI DO COLÉGIO ALMA MATER...
1 - Jamais fça a lição de casa por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.
2 - Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as tarefas.
3 - Troque ideias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.
4 - Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso. nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.
6 - Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.
7 - Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.
8 - Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à escola. Lavar louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são tarefas domésticas. os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as obrigações domésticas.
9 - Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente, a tarefa de casa e seus objetivos.
10 - Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites e conhece suas possibilidades. crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.
Isabel Cristina Parolin, autora do livro Pais Educadores - É Proibido Proibir? Ed. Mediação.
Os dez mandamentos do pai do bom estudante
Existem algumas regrinhas básicas para você que deseja ver seu filho transformado m um bom aluno, que não lhe dê problemas maiores (porque alguns, pequenos, sempre teremos!) em relação a escola e aos estudos. O pai do bom estudante:
01. Vê a escola como aliada e não como oponente;
02. Na maioria absoluta das vezes é favorável às decisões que a escola toma e as apóia porque sabe que a elegeu com cuidado para cuidar do filho, em suma, não critica sem ouvir a escola antes;
03. Não tem pena dos filhos quando eles têm tarefas, pesquisas ou estudo para fazer;sabe que estudar assim como trabalhar, só faz bem a crianças e jovens;
04. Supervisiona o trabalho e o estudo do filho, mas não faz as tarefas por ele, apenas orienta, olha a agenda escolar para estar a par, diariamente, das comunicações que a escola manda;
05. Sabe diferenciar com clareza situações em que os resultados positivos na escola são fruto de esforço ou quando os negativos se relacionam à falta de dedicação dos filhos;
06. Incentiva os filhos com palavras e gestos de afeto, estímulo e compreensão, mesmo quando não tiram notas excelentes, pois percebe quando deram o máximo de si e quando não cumpriram a parte que lhes cabe;
07. Providencia o necessário para que os filhos superem dificuldades que eventualmente surgem na vida dos estudantes, sem, no entanto, desistir, estigmatizar os filhos ou culpar de imediato a escola;
08. Não facilita nem permite faltas, atrasos ou “enforcamento” de aulas ou ausência nos dias letivos sem motivo absolutamente justo;
09. Segue e faz os filhos seguirem o regulamento da escola, nunca estimulando ou desejando regras especiais para o seu filho, que reconhece como igual às demais crianças, com direitos e deveres, enfim, sem “pressionar” a escola para que ela mude seus pressupostos e aja de acordo com o que considera interesse pessoal;
10. Não pressiona a escola ou determinado professor quando alguma coisa inesperada ocorre, porém averigua a situação real, pois uma boa escola nunca deseja errar e sabe que uma boa educação escolar é a melhor aliada da família na formação de cidadãos honestos, produtivos e bem-sucedidos.
Fonte: www.colegioalmamater.com.br/pais.htm
1) Márcia tinha R$ 1 210,00 na sua conta bancária quando saiu para fazer compras. Na primeiraloja, pagou com um cheque de R$ 385,00; na segunda, emitiu outro de R$ 494,00; na última, deuum cheque de R$ 247,00. Agora, ele está preocupado e receia estar devendo ao banco. Afinal,ele está devendo ou não? Qual é o saldo da sua conta?
2) Quando fazemos compra é preciso verificar com cuidado as condições de pagamento. Observe o anúncio:
TV tela LCD 42 polegadas
à vista R$ 1 950,00 ou R$ 2 160,00 em 12 prestações iguais
a) Qual é a diferença entre os preços da televisão na na compra a prazo e à vista?
______________________________________________________________________________
b) Na compra a prazo, qual é o valor de cada prestação?
_______________________________________________________________________________
Thiago foi ao cinema assistir ao grande sucesso Avatar em 3D. Observe as informações no bilhete de ingresso que ela comprou:
|
a) Thiago pagou meio ingresso ou ingresso inteiro?
______________________________________________________________________________
b) Esse bilhete informa quantos reais Thiago pagou pelo ingresso?
______________________________________________________________________________
c) Em que dia ela foi assistir a esse filme?
______________________________________________________________________________
d) A sessão que Thiago frequentou começou a que horas?
______________________________________________________________________________
e) Esse filme tem duração de 160 minutos. Na figura abaixo, desenhe os ponteiros do relógio no momento em que o filme terminou:
Resolva as operações
Frações do círculo
sistema monetário- Prestações
Pinte os resultados - Operações
Ligue pontos- Números ímpares
Emeif_________________________________________________data____
Nome___________________________________________________Ano ________nº____
Avaliação - Problemas convencionais
1) Zélia estava jogando video - game e numa jogada errada perdeu 55 pontos, ficando assim com 278 pontos. Quantos pontos Zélia tinha antes dessa jogada infeliz?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Comprei 8 caixas de bombons , contendo uma dúzia em cada caixa. Quantos bombons comprei ao todo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Fui ao jornaleiro e comprei 47 pacotes de figurinhas. Em cada pacote havia 5 figurinhas. Quantas figurinhas comprei?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Uma sala tem 37 carteiras. Em 9 salas iguais haverá quantas carteiras?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) O senhor João tem no pasto 4720 bois e 1789 ovelhas. Quantas patas há ao todo no pasto?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Na banca de doces há 12 pacotes com 25 balas cada um. Qual o total de balas?(Se quiser pode fazer com desenhos de material dourado para representar as quantidades).
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Na banca de frutas há 25 pacotes com 5 maçãs cada um. Quantas maçãs há no total?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Num concurso de literatura infantil foram inscritas 3.950 crianças. No dia do concurso faltaram 695 crianças.
a) Quantas crianças participaram do concurso?
b) Quando saiu o resultado, verificou-se que o número de crianças classificadas foi de 379. Quantas foram as crianças não classificadas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)