"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Quebra-cabeça para Alfabetização

Materiais necessários:
  • 1 envelope;
  • duas figuras iguais, mas uma em tamanho pequeno e outra grande;
  • cartolina;
  • canetinhas.
Modo de preparo do jogo:
  • A figura pequena colar no lado de fora do envelope;
  • a figura grande colar em uma cartolina, cortar em diversos pedaços e colocar dentro do envelope;
  • em pequenas fichas escrever com canetinha o nome da figura e colocar dentro do envelope.
Para brincar é só entregar para cada criança um envelope. Elas devem 
montar o quebra-cabeça da imagem e da palavra.
Faça vários envelopes com imagens diferentes!



Retirado do Blogger Psicosol

Gira… gira para alfabetização

Você vai precisar:
- 4 círculos de E.V.A. em tamanhos e cores diferentes;
- 1 parafuso de união plástico (utilizei de uma pasta arquivo que 
não usava mais);
- canetinha para retroprojetor (para evitar borrões).

Procedimento:
- Faça um pequeno corte nos círculos (exceto no maior);
-  escreva sílabas nos círculos (exceto no menor). 
Uma sugestão é escrever sílabas que você já saiba que irá formar 
nomes de animais, objetos, frutas…;
- una os círculos com o parafuso.
Pode promover desafios, por exemplo,  dizendo: “Quero ver quantos 
nomes de animais vocês encontram!”

Retirado do Blogger Psicosol

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Jogo juntando as sílabas para formar palavras

Gif de gato                 Gif de gato
Gif de gato                 Gif de gato
Gif de gato                 Gif de gato

Gif de gato                 Gif de gato
Gif de gato                 Gif de gato

Retirado do blogger Atendimento Educacional Especializado

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

JOGO DAS PALAVRAS COM CAIXAS DE OVOS!


Gif escolar       Gif escolar
Material:  
Embalagens de papelão (ovos) fechada

Embalagens de papelão (ovos) aberta 
Tesoura sem ponta 
Tintas Dimensionais Brilliant ACRILEX de várias cores
Gif escolar       Gif escolar
Gif escolar       Gif escolar

 Separe a tampa da embalagem de ovos fechada.

Gif escolar       Gif escolar

 Recorte em fileiras.

Gif escolar       Gif escolar

 Divida-a em ¨gomos¨.

Gif escolar       Gif escolar

 Retire a parte de cima.

Gif escolar       Gif escolar

 Escreva as letras que deseja para formação das palavras, com a tinta Dimensional Brilliant na cor preta.

Gif escolar       Gif escolar

 Decore as laterais, com as tintas dimensionais coloridas.

Gif escolar       Gif escolar

 Confeccione várias letras, para a formação de palavras.

Leia cada questão com atenção e marque a opção verdadeira.
  1. Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade



    Leia o texto abaixo.



    Qual a palavra que substitui a expressão Só que em “Só que/ bola, papagaio, pião / de tanto brincar”?
    1.   Porque.
    2.   Embora
    3.   Onde.
    4.   Quando.
  2. Descritor12- estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios


    Leia o texto abaixo.



    No trecho “É claro que, com tanta gente no mundo,...”, a expressão destacada dá ideia de
    1.   Causa.
    2.   Lugar.
    3.   Modo.
    4.   Tempo.
  3. Descritor 6 - Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto serve para
    1.   Listar as doenças causadas por vírus.
    2.   Ensinar a cuidar de doenças contagiosas.
    3.   Informar sobre as gripes e os resfriados.
    4.   Noticiar epidemias de gripes e resfriados..
  4. Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto fala sobre
    1.   O tamanho dos animais.
    2.   As características da girafa.
    3.   Os ossos da girafa.
    4.   A pele dos mamíferos.
  5. Descritor 4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

    Observe a imagem.



    Esse texto ensina que
    1.   A lebre é mais esperta que a tartaruga.
    2.   Mesmo devagar, a tartaruga vai longe.
    3.   A tartaruga é mais rápida que a lebre.
    4.   Quem é mais lento chega primeiro
  6. Descritor 7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa

    Leia o texto abaixo.



    No final da história, a raposa foi
    1.   Cuidadosa.
    2.   Ingênua.
    3.   Esperta.
    4.   Corajosa.
  7. Descritor 13- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Então, uma ideia brotou-lhe da cachola:...” ( . 13), a palavra destacada é exemplo de uma
    1.   Linguagem científica.
    2.   Expressão regional.
    3.   Linguagem informal.
    4.   Expressão literária.
  8. Descritor 10 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

    Leia o texto abaixo e responda à questão.



    O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:
    1.   “Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.”
    2.   “Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.”
    3.   “Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade...”
    4.   “Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma...”.
  9. Descritor 10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

    Leia o texto abaixo.



    Quem conta essa história é
    1.   A menina que gritou “Tá errado!”.
    2.   O menino que começou a rir.
    3.   O menino que escreveu o bilhete.
    4.   A menina que errou a tabuada.
  10. Descritor 15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido

    Leia os convites abaixo.



    Ao compararmos os dois convites notamos que são diferentes porque:
    1.   Os dois têm as mesmas informações para os convidados.
    2.   Os dois pertencem ao mundo real.
    3.   Apenas o primeiro convite pertence ao mundo real.
    4.   Os dois pertencem ao mundo imaginário.
  11. Descritor 12 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

    Leia o texto abaixo.



    A palavra mexerico, no 9º verso, tem o mesmo sentido de
    1.   Caldinho.
    2.   Mexerica
    3.   Injusto.
    4.   Fofoca
  12. Descritor12- estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios


    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Durante o jantar da família...”, a expressão destacada dá ideia de
    1.   Modo.
    2.   Causa.
    3.   Tempo.
    4.   Lugar.
  13. Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

    Leia o texto abaixo.



    Na frase “Tomou um baita susto,...” a palavra “baita” significa
    1.   Bobo.
    2.   Dolorido
    3.   Grande.
    4.   Alto.
  14. Descritor 6 - Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo.

    Leia o texto abaixo.



    Essa história se passa
    1.   Na rua.
    2.   Na estrada.
    3.   No sítio.
    4.   No frigorífico.
  15. Descritor 5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc)

    Leia a tirinha.



    Nessa história, o menino foi comprar uma bota porque queria
    1.   Gastar seu dinheiro rápido.
    2.   Tirar seus pés do chão quente.
    3.   Ficar mais bonito.
    4.   Evitar sujar seus pés.
  16. Descritor 1- Localizar informações explícitas em um texto

    Leia o texto abaixo.




    O que motivou o bicho a catar restos foi
    1.   A imundice do pátio.
    2.   O cheiro da comida.
    3.   A própria fome.
    4.   A amizade pelo cão.
  17. Descritor 4- Inferir uma informação implícita em um texto


    Leia o texto abaixo.



    Com base nesse texto, pode-se dizer que a menina é
    1.   Egoísta.
    2.   Criativa.
    3.   Insistente.
    4.   Curiosa.
  18. Descritor 12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto serve para
    1.   Deixar um recado.
    2.   Contar uma história.
    3.   Divulgar um evento.
    4.   Vender um produto.
  19. Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.


    Leia o texto abaixo.



    Na frase “Ela cresce continuamente em ritmo muito lento.” (ℓ. 6), a palavra“ela” refere-se à
    1.   Unha.
    2.   Ave.
    3.   Semente.
    4.   Capa.
  20. Descritor 5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc)

    Leia a tirinha abaixo.



    No último quadrinho, na palavra “Mingau!!”, os pontos de exclamação foram usados para mostrar que a menina ficou
    1.   Curiosa.
    2.   Espantada.
    3.   Aborrecida.
    4.   Alegre.