"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 25 de agosto de 2013

JOGOS PEDAGÓGICOS COM ALFABETO MÓVEL E OUTROS....






QUAIS LETRINHAS ESTÃO FALTANDO ?


Componentes: Cartelas com fotos e o nome dos alunos faltando letras, envelopes com as letras que estão faltando nos nomes, colado atrás das cartelas.

Finalidade: completar as letras que faltam nos nomes.

Número de participantes: grupos de no máximo 4 alunos.

Regras:
- Distribuir as cartelas para os grupos.
- Cada grupo deverá preencher os nomes com as letras que faltam.
- O grupo que completar todos os nomes primeiro será o vencedor.
Gif de divisória
DADOS DA TURMA


Componentes: dados confeccionados com papel cartão, com fotos dos alunos coladas em cada uma das faces; alfabeto móvel; quadro de pregas pequeno, com mais ou menos cinco pregas ( fica mais prazeroso trabalhar com alfabeto móvel no quadro de pregas); caixinha com tarefas, papel ofício.

Finalidade: produção escrita de letras, nomes palavras e textos.

Números de participantes: 4 alunos

Regras:
- O grupo joga o dado e forma no quadro de pregas com o alfabeto móvel o nome do colega e registra no papel ofício.
- Retira da caixinha de tarefas uma tarefa para realizar a partir do nome montado no alfabeto móvel.
- Registro da tarefa no papel ofício.
- Jogar o dado novamente e proceder da mesma forma.

Tarefas para a caixinha de tarefas:
- Desenhar e escrever outras coisas que também iniciam com o mesmo som do nome formado.
- Pesquisar em revistas e jornais, recortar e colar as letras que formam esse nome.
- Escreva o nome, a quantidade de letras que precisam para escrevê-la e o número de vezes que abrimos a boca para falá-la.
- Construir do seu jeito uma frase ou história, utilizando o nome formado.

Gif de divisória
JOGO DA MEMÓRIA DA TURMA

Componentes: colar fotos dos alunos em fichas de papel cartão e o nome em outras.

Finalidade: encontrar os nomes correspondentes às fotos.

Número de participantes: no máximo 5.

Regras:
- Espalhar as fichas pelo chão ou sobre a mesa, com as fotos e os nomes voltados para baixo.
- Cada criança vira duas fichas e, se a foto for correspondente ao nome, fica com elas. caso contrário, desvira as fichas.
- Ganha o jogo a criança que conseguir o maior número de fichas.

Gif de divisória
Quadro de pregas

Material: quadro de pregas pequeno, com mais ou menos cinco pregas, saquinho de TNT com as letras do alfabeto para serem encaixadas no quadro de pregas.


Finalidade: Formar e analisar grafofônicamente nome ou palavras.


Número de participantes: individual ou em grupos de no máximo 5.


Regras:

  • Solicitar que formem nomes.
  • Durante a formação e depois de formado, fazer a análise grafofônica de cada nome: Com que letra começa?, Na turma tem outros nomes que também começam com essa letra?, E co esse som? Com que letra termina?...
  • Registrar os nomes formados.



Gif de divisória

CARTELAS DE PALAVRAS




Componentes: cartelas com figuras e quadrinhos vazios correspondentes a quantidade de letras do nome da figura, pote várias letras.

Finalidade: Formar os nomes das figuras.

Número de participantes: grupo de no máximo 4 alunos.

Regras:
- Distribuir as cartelas entre os grupos;
- Cada aluno do grupo deverá preencher os quadrinhos formando o nome da figura, pedindo ajuda dos colegas do grupo quando for necessário;
- O grupo que completar todas as cartelas primeiro será o vencedor.




Gif de divisória


CAIXINHAS DE LETRAS


Componentes: caixinhas de fósforos encapadas com figuras coladas em cima, dentro as letras que formam o nome da figura. Papel ofício.

Finalidade: formar e fazer análise grafofônica de palavras.

Número de participantes: 2 alunos

Regras:
- Cada dupla escolhe as caixinhas que preferem;
- Formar os nomes das figuras com as letras que estão dentro da caixinha;
- Depois, registrar no papel a palavra formada, a sua primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para escrever e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar a palavra e desenhá-la.





Gif de divisória


CAIXINHAS DE LETRAS


Componentes: caixinhas de fósforos encapadas com figuras coladas em cima, dentro as letras que formam o nome da figura. Papel ofício.

Finalidade: formar e fazer análise grafofônica de palavras.

Número de participantes: 2 alunos

Regras:
- Cada dupla escolhe as caixinhas que preferem;
- Formar os nomes das figuras com as letras que estão dentro da caixinha;
- Depois, registrar no papel a palavra formada, a sua primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para escrever e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar a palavra e desenhá-la.





Gif de divisória



PERDE - GANHA


Componentes: cartela circular dividida em oito partes com ponteiro no meio fixado com bailarina e escrito nas partes: menos 2, menos 3, mais 10, dê a vez ao colega, dobre sua quantidade, dê 3 pontos ao seu colega, pegue 4 com seu colega, mais 5; pote com tampinhas de refrigerante.

Finalidade:Construção e compreensão dos diferentes conceitos das operações fundamentais (juntar, acrescentar, retirar, comparar, completar, repartir multiplicar).

Número de participantes: 2 jogadores por cartela.

Regras:
- Cada jogador deverá iniciar o jogo com 5 tampinhas;
- Estabelecer a quantidade de jogada;
- Inicia o jogo quem ganhar no par ou ímpar;
- O jogador deverá dar um "peteleco"no ponteiro, fazendo-o girar;
- O jogador deverá cumprir o que está escrito na parte em que o ponteiro parou;
- Vencerá o jogo o jogador, que ao final das jogadas estabelecidas, tiver o maior número de tampinhas.





Gif de divisória


 SILABANDO


Componentes: fichas com figuras, sílabas correspondentes aos nomes dessas figuras coladas em tampinhas de garrafa pet, embalagens de ovos.




Finalidade: formar o nome das figuras utilizando sílabas.


Número de participantes: 4 jogadores

Regras:
- Dividir as fichas entre os jogadores;
- Colocar no centro da mesa todas as tampinhas com as sílabas;
- Cada jogador deverá procurar as tampinhas com as sílabas correspondentes aos nomes das figuras das suas fichas e encaixá-las na embalagem de ovos, formando o nome das figuras;
- Ganha o jogo quem formar primeiro todas as palavras correspondentes às suas figuras.



Gif de divisória



PALAVRAS CRUZADAS MÓVEIS

Componentes: Dois conjuntos de letras em cores diferentes com todas as letras do alfabeto repetidas muitas vezes.

Finalidade: formar palavras.

Número de participantes: dois grupos com 3 alunos no máximo.

Regras:
- Cada grupo recebe um conjunto de letras;
- Estipular um tempo para a realização do jogo;
- O primeiro grupo forma uma palavra com suas letras;
- A partir dessa palavra, os dois grupos vão formando, alternadamente, uma palavra cruzada a partir de uma letra da palavra do grupo adversário.





Gif de divisória



CAIXINHAS DE FÓSFOROS ILUSTRADAS


Componentes: caixinhas de fósforo encapadas com figuras coladas em cima e o nome da figura colada dentro. Papel ofício.

Finalidades: produção escrita de letras, palavras e textos.

Número de participantes: grupos de no máximo 4 alunos

Regras:
- Distribuir as caixinhas entre os grupos
- Os alunos poderão escolher uma tarefa para realizar ou realizar todas elas.



Tarefas a serem realizadas em cada grupo:
- Unir a figura com a palavra, desenha-la, escrever do jeito que sabem o nome da figura e circular a 1ª letra.
- Desenhar e escrever outras coisas que também iniciam com o mesmo som dos nomes das figuras.
- Pesquisar, recortar e colar as letras que formam o nome das figuras.
- Escrever quantas letras é preciso para escrever o nome das figuras e quantas vezes abrimos a boca para falá-la.
- Construir do seu jeito uma história utilizando o nome das figuras.






Gif de divisória



A CORRIDA DAS PALAVRAS



Componentes: 1 tabuleiro com uma trilha contendo 23 figuras (em ordem alfabética, com a letra inicial da palavra escrita ao lado), 23 envelopes com 3 palavras cada (uma das três palavras corresponde ao nome de uma das figuras da trilha e o envelope deve estar marcado com a letra inicial das palavras), 1 envelope com 6 cartas coringas, 4 marcadores para a trilha ( para indicar em que casa o jogador está), 1 dado.

Finalidade: Ganha o jogador que chegar ao final da trilha.

Número de participantes: 4 jogadores

Regras:


- Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
- Espalham-se os envelopes sobre a mesa sem abri-los, deixando a letra inicial das palavras (que está escrita no envelope) virada para cima.
- O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará (correspondente ao número do dado).
- O jogador verifica a figura que está na casa que ele está ocupando e procura o envelope com a letra inicial da palavra correspondente à figura.
- Dentro do envelope, o jogador encontrará três palavras e precisará indicar qual das três corresponde à palavra que identifica a figura da casa ocupada. Ele deverá colocar a palavra em cima da figura.
- Se algum jogador perceber que a palavra não é a correta, deve gritar: “coringa”.
- O jogador que está com a carta na mão pega uma carta coringa. Se o coringa estiver sorrindo, ele terá a ajuda dos colegas para encontrar a palavra correta (o jogo só continuará quando os jogadores encontrarem a palavra correta). Se o coringa estiver triste, ele não terá direito a ajuda e o jogador que percebeu o erro terá que achar a palavra correta, mostrar para o grupo e andar uma casa.
- O jogador que errou deverá voltar a sua posição inicial na trilha.







Gif de divisória

SAQUINHO DA MATEMÁTICA


Saquinhos individuais com material de sucata (tampinhas, palitos, botões, sementes...) para atividades de construção e compreensão dos conceitos das operações fundamentais ( juntar, acrescentar, retirar, comparar, completar, repartir, multiplicar).



Gif de divisória



BRINCANDO COM OS PEDACINHOS


Componentes: cartelas de papel cartão com figuras (figuras de revistas e cartilhas velhas) coladas e divididas de acordo com a quantidade de sílabas das figuras, sílabas para formar os nomes dessas figuras, caixa de sapato encapada com uma abertura na tampa.

Finalidade: Montar o nome das figuras utilizando sílabas.

Número de participantes: Toda turma dividida em grupos.

Regras:

  • Distribuir as cartelas entre os grupos.
  • Um aluno de cada grupo deverá ir até a caixa e tirar uma sílaba.
  • De volta ao grupo, deverão ver se a sílaba faz parte de alguma palavra das cartelas.
  • Se não fizer parte, deverão guardá-la para, no final, trocarem com os outros grupos.
  • Depois de terminarem todas as sílabas da caixa, os grupos deverão negociar as trocas. Exemplo: "Nós temos o pedacinho "ta" e precisamos do pedacinho "lha", algum grupo quer trocar conosco o "ta""pelo "lha?




Gif de divisória



BRINCANDO COM AS PALAVRAS


Componentes: Envelopes com figuras de revistas ou de cartilhas velhas coladas na frente, fichas com as letras e as sílabas que formam o nome desta figura dentro.


Finalidade: Formar o nome das figuras das duas maneiras, letra por letra e por sílabas.

Número de participantes: Toda turma dividida em grupos.

Regras: 

  • Distribuir os envelopes entre os grupos, podendo usar o critério da cor dos envelopes ou não.
  • Cada grupo deverá montar os nomes das figuras dos envelopes das duas formas existentes nos envelopes.
  • Depois de concluídas as montagens, cada grupo deverá fazer mímicas de cada palavra para que os outros grupos descubram as palavras formadas.



Gif de divisória



CAIXINHAS NUMERADAS








Gif de divisória
 






CONSERVAÇÃO E SEQUÊNCIA

 





Gif de divisória

CUBOS DA INCLUSÃO



Gif de divisória

PREGUICINHA


Componentes: Preguicinha (cartela com dois cortes espaçados, com a seguinte frase no alto: Quantas vezes você abre a boca para falar?), tirinhas com nomes ou palavras separadas por sílabas, envelope para serem guardadas as fichas e a cartela.

Finalidade: análise grafofônica dos nomes ou palavras, propiciar a elaboração de novas hipóteses para evolução do nível silábico.

Número de participantes: toda turma.

Regras:
- Alunos em círculo
- A professora retira do envelope um nome e pergunta: "Que nome é esse?, Vamos falar esse nome bem devagar? Quantas vezes abrimos a boca para falar este nome? Vamos passá-lo na preguicinha?"
- Colocar a fichinha do nome por um dos cortes da preguicinha e bem devagar, ir puxando pelo outro corte para que os alunos possam visualizar e ler pausadamente cada sílaba. "Quantos pedacinhos passaram pela boca da preguicinha? Todos esses pedacinhos têm a mesma quantidade de letras?"
- Repetir o procedimento com cada nome ou palavras.
- Os alunos podem acompanhar fazendo o mesmo com sua preguicinha.



Gif de divisória
LETRAS IMANTADAS


Componentes: Letras plásticas ou de E.V.A., imãs para colar nas letras, painel usado para colocar fotos (zinco, ferro ou alumínio), fichas com palavras ou nomes.

Finalidade: Formar e fazer análise grafofônica dos nomes e/ou palavras.


Número de participantes: individual ou alunos divididos em duas equipes.


Regras:

  • Dividir a turma em duas equipes.
  • Dividir o painel ao meio com fita adesiva.
  • Um participante de cada equipe sorteia uma ficha.
  • Com a ajuda dos outros membros da equipe, montar no painel com as letras imantadas a palavra ou nome sorteado.
  • Fazer a análise da palavra ou nome formados: Quantas letras foram necessárias para montá-la, Qual a primeira letra, a última, Quantas vezes abrimos a boca para falá-la...
  • A equipe que conseguir formar mais palavras ou nomes, ganhará o jogo.

Gif de divisória

ROLETA DO ALFABETO


Material: Roleta confeccionada de cartolina e colchete latonado (bailarina). Na roleta deverá ter todas as letras do alfabeto. Papel ofício.

Finalidade: Escrever e desenhar nomes e coisas que iniciam com as letras do alfabeto.
Número de participantes: toda turma ou em grupos.

Regras: 





  • Dobrar um papel ofício 3 vezes, desdobrar e pontilhar nas marcas das dobras.
  • Dar um "peteleco"no ponteiro da roleta, fazendo-o girar.
  • Escrever em um dos quadros formados com os pontilhados, a letra que o ponteiro parou na roleta.
  • Desenhar e escrever nomes e coisas que iniciam com esta letra.
  • Girar o ponteiro novamente, até completar todos os quadros.



  • FONTE:     http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com/
  • DICAS PARA REUNIÃO DE PAIS

JOGOS EDUCATIVOS E RECICLAGEM


Oi pessoal!

Duas sugestões de jogos educativos com sucata.




Jogo da Memória.
Você utilizará potinhos de iogurte.
Este da imagem é sobre os símbolos comumente usados.
Sinais de Trânsito, Símbolos encontrados em embalagens, Placas de informações...




Jogo da Velha.
Sugestão com aquelas caixas de fósforos grandes.
Você precisará de tampinhas de PET, retalhos de EVA e gravuras para colocar nas tampinhas.





Espero que aproveitem as ideias.
Lembrem-se: Reciclar é tudo de bom. 
A Natureza agradece!




IMAGENS:

GOOGLE IMAGES







OGO DA VELHA CURIOSA...


Olá pessoal!

Confeccionei este JOGO DA VELHA CURIOSA e quero compartilhar com vocês.
A ideia encontrei numa Revista NOVA ESCOLA bem antiga.


**********


Você precisará de cartolina comum e tampinhas de PET para montar o jogo.




Para confeccionar este jogo você precisa de vários quadrados (20X20cm)
Dobre um pedaço de cartolina em duas partes (como capa de livro) (18X18cm)
Esta última parte, divida em quadradinhos, como na imagem. Desenhe círculos no tamanho da tampa de PET e recorte-os.
AOs quadrados de cartolina que ficarão dentro da capa deverão ser de outra cor e terão círculos nos lugares marcados e palavras escritas com hidrográficas de acordo com o conteúdo que você quer trabalhar.


Nas imagens, algumas ideias: 



SINÔNIMOS





 
ANTÔNIMOS
 





SÍLABAS, TONICIDADE, DÍGRAFO, HIATO, ENCONTRO CONSONANTAL...





ESTADOS E SUAS CAPITAIS


Você também pode fazer com conteúdos de  Matemática, Ciências, Inglês...

Nesse jogo, além do jogador ter que fazer as marcações do JOGO DA VELHA tradicional, terá que responder as questões dos círculos que for marcar, de forma correta. Caso erre ou não saiba responder, cederá a vez para o outro jogador.





Um beijo no coração de todos e até a próxima!








JOGOS PEDAGÓGICOS PARA ALFABETIZAÇÃO


Bom dia, pessoal!

Boas ideias para alfabetizar é o que não falta.
Vejam estes jogos pedagógicos que encontrei em minhas andanças pela net...
Como todos sabem, ensinar de forma lúdica é muito mais eficaz.



Jogo de Encaixe
Este jogo pode ser confeccionado com papelão ou cartolina guache.
Você precisa de livros velhos para recortar as gravuras.






Este material é excelente para a criança formar palavras, e para se trabalhar divisão silábica.
Você só precisará de várias caixas de ovos.





Cartelas de papelão ou cartolina guache e tampas de garrafa PET são os únicos materiais para confeccionar este jogo.
No lugar das palavras à esquerda, você poderá colocar gravuras.






Quem não gosta de brincar do Jogo da Forca?
Este material é muito bacana e foi confeccionado com feltro. As figuras e letras para serem afixadas no painel, você usará velcro.


IMAGENS:

GOOGLE IMAGES







Sapinho com língua de sogra

I


Lembrancinha para o Dia das Crianças !

Com EVA, olhinhos grandes e língua de sogra você faz este lindo sapinho guloso que tem "língua de verdade" pra galera brincar!!! Vai ser a maior festa, com certeza!

DICA: No dia da festa leve várias línguas de sogra a mais porque elas molham com a saliva e derretem, e você não vai querer ninguém chorando né? Gente eu tinha esquecido de fazer a marquinha do buraquinho... a língua passa pelo furinho de trás, fazendo uma dobra no sapo, ok?Fonte: Pra Gente Miúda.Simplesmente fantástico esse blog

Mensagem para biscoito da sorte

A juventude não é uma época da vida, é um estado de espírito.
Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades e verás que a paz nasce dentro de você.
A maior de todas as torres começa no solo.
O Grande homem é aquele que não perdeu a candura de sua infância.
Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o sol.
São os nossos amigos que nos ensinam as mais valiosas lições.
Cada pessoa é um grão de areia, mas uma multidão é como uma pedra de ouro.
Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos.
Sem o fogo do entusiasmo, não há o calor da vitória.
Uma única árvore não faz uma floresta.
O riso é a menor distância entre duas pessoas.
Faça pequenas coisas agora e maiores coisas lhe serão confiadas cada dia. A paciência na adversidade é o sinal de um coração sensível.
Sua visão se tornará clara apenas quando você puder olhar dentro de seu coração.
Todas as coisas são difíceis antes de se tornarem fáceis.
Você é do tamanho do seu sonho.
Não há que ser forte. Há que ser flexível.

Não há que ser forte. Há que ser flexível.

Realize o obvio, pense no improvável e conquiste o impossível

Muitas das grandes realizações do mundo  foram  feitas por homens cansados e desanimados que continuaram trabalhando.
O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo

Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós.

“A nossa vida tem 4 sentidos…amar, sofrer, lutar e vencer.
 Ame muito, sofra pouco, ute bastante e vença sempre!”
“Pare de procurar eternamente; a felicidade está bem ao seu lado”
“A felicidade está no horizonte da sua vida”
“O nosso primeiro e último amor é… o amor-próprio”
“Hoje pode ser um dia excelente e maravilhoso – só depende de você”
“Se quiser que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se quiser ser feliz, pratique a compaixão.”
“O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; O otimista vê a oportunidade em cada dificuldade.”