"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 31 de agosto de 2013

 Primavera: Como fazer uma dobradura de beija-flor passo a passo



   Veja que linda sugestão de atividade para comemorar a primavera: uma linda dobradura de beija-flor! E não é difícil de fazer. Acompanhe o passo a passo abaixo.

   Você pode montar um lindo painel de Primavera com as dobraduras feitas pela turma e finalizar o mural com dobraduras de flores, embaixo.

Você vai precisar de:
*1 quadrado de papel azul na medida de 20x20 cm
*1 quadrado de papel rosa na medida de 20x20 cm
*1 tesoura sem ponta
*1 tubo de cola
*1 régua
*Canetinhas coloridas

1º passo: Para facilitar as dobras, faça um risco de ponta a ponta dos quadrados para marcar a diagonal. A marca servirá apenas como referência


2º passo: A primeira dobradura será feita com o quadrado de papel azul

Dobre duas pontas até atingir a diagonal que você marcou no papel


3º passo: Agora, dobre as outras duas pontas também em direção ao centro da figura

4º passo: Agora, faça um marca há alguns centímetros da ponta da dobradura e dobre essa ponta para baixo. Nesse passo, você estará começando a fazer a cabeça do seu beija-flor

 
 
 5º passo: Dobre o papel ao meio e puxe a ponta que você dobrou no passo anterior para fora, esse será o bico do beija-flor

6º passo: Agora é a vez de dobrar o papel rosa, que formará as asas do beija-flor.

No papel rosa repita os passos 2 e 3 que você já fez anteriormente com o papel azul. Na sequência dobre a figura ao meio


Depois, dobre uma das pontas para cima, como mostra a figura.
 
 
7º passo: Passe cola na parte rosa e cole a parte azul em cima como indicado na figura

Pronto! Com as canetinhas, faça o olhinho do beija-flor e o bico. Sua dobradura está pronta!



 
 


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 Dia das mães - Um colar de flores com molde!



Que tal um colar para a mamãe, que eles podem montar? Vai ficar lindo! E para ela, o charme todo será o fato de ter sido feito pelas mãos deles!



Moldes:







Fonte:Madrecreativa

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 Cartão Tulipa para lembrança do dia das mães ou mulher



Use o molde abaixo:




Para amarrar a fita, veja a foto abaixo, foram feitos furinhos:

 
Fonte Kaboose 

 Como fazer flor com caixa de ovo? - lembrança para o dia das mães ou da mulher flores com caixas de ovos

   Uma linda lembrança para o dia da mulher ou dia das mães podem ser as flores feitas com caixa de ovo. Para saber como podem ser cortadas, veja abaixo a ilustração de diversas formas de corte:



   Veja abaixo. Você precisará cortar o espaço onde fica o ovo e o espaço entre eles, na caixa, que é mais comprido e fino:


 
 A melhor tesoura para bons resultados é esta:



Observe outra forma de cortar a flor:





Pinte com tinta de artesanato, tecido, acrílica. 
Crianças podem usar guache. 




Colar uma sobre a outra e perfurar para entrada do caule no miolo das duas.

 


Como fazer o caule:



 Enrole papel crepom verde em todo o arame. No final dele, na ponta enrole amarelo.

Veja abaixo como ficará.

E a flor pronta:


Fonte: http://www.intimateweddings.com/blog/paper-flowers-tutorial-egg-carton-daffodils/ 

 Linda lembrança para o Dia da Mulher ou dia das Mães! Buquê de flores na abelhinha com molde!


   Que mulher não gostaria de receber esse buquê de flores doce dentro de uma linda abelhinha, que pode ser feita pelo pequeno? As flores podem ser de papel! É preciso apenas um cone amarelo e preto, colar as asinhas atrás e o rostinho na frente!


Ela estava sem moldes, então montei este. Mas ela é tão fácil que pode ser cortada sem molde.








Fonte da idéia e da imagem: http://spoonful.com/crafts/bee-bouquet 

Um comentário:
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 Lembrança para o dia da mulher - flor com corações de eva


   Esta florzinha delicada pode ser montada com diversos materiais, desde papel até eva. É necessário apenas recortar corações de dois tamanhos. São 6 corações maiores, sendo 2 para as folhas e 4 para pétalas e mais 5 corações menores, sendo 4 para o caule e 1 para o miolo. Veja os moldes abaixo:





Fonte: http://www.activityvillage.co.uk/heart_flower.htm



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 Painel para a primavera ou dia dos professores: ramalhete de flores com foto das crianças nos miolos


 Que linda idéia para a Primavera! Um painel ou ramalhete de flores onde os miolos são fotos dos pequeninos! Também é uma ótima idéia para o dia dos professores!

Molde da flor:


Mais um molde de flor: clique e amplie





Fonte: worksheets


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 Como fazer flor com copo descartável passo a passo? Boa lembrancinha para primavera ou murais!

   Vamos fazer uma linda flor utilizando copo descartável?? Acompanhe as fotos:



Veja o passo a passo de como fazer a flor de copo descartável, recortando o copo em tirinhas e dobrando-as para fora e prendendo, como mostra a ilustração abaixo:





 Prontinhas! Ainda podem ser colocadas no palito de churrasco encapado com crepom verde!

Idéia, arte e criação: lovelyartsncraft


Muitos moldes e modelos de viseiras e óculos de primavera, de flores!







Máscara de borboleta:
Óculos de Primavera:



















Sugestão para trabalhar a 
autoestima–a Criança e a Aprendizagem



“A Autoestima, a Criança e a Aprendizagem”
]
"A opinião que o indivíduo tem de si mesmo está
ligada ao seu desenvolvimento e aprendizagem. O autoconceito se desenvolve desde muito cedo na relação da criança consigo mesma e com os outros. No trabalho de autoestima com o aluno, o relaxamento e a automassagem são fundamentais, para que o princípio do "se sentir bem consigo  mesmo", aconteça.. "


Este é um dos atendimentos da Equipe de Apoio a Aprendizagem - SEAA -
Alunos que apresentam baixo rendimento escolar, repetências, defasagem de conteúdos, problemas emocionais, comportamentos inadequados (agressividade ou apatia), inadaptação á escola, e/ou á turma... situações de dificuldades refletindo em baixo rendimento escolar.




 
- Encaminhados pelo professor ou por solicitação da família ou do serviço médico.
-Com o acompanhamento do professor e participação da família.

Caso as dificuldades apresentadas em sala de aula estiverem ligadas apenas á baixa autoestima, vai haver uma diferença significativa. Se, porém, o problema persistir, as oficinas de autoestima atuam, também, como instrumento de investigação psicopedagógica sugerindo uma investigação completa da história de vida do aluno.

Julia Virginia de Moura - Pedagoga


“Projeto Resgatando a Autoestima – a Criança e a Aprendizagem"










Justificativa

A importância das relações interpessoais, da integração dos grupos, descoberta do seu próprio fazer, autovalorização, da autoestima, e o quanto tudo isso influencia na capacidade do ser humano de aprender, principalmente no período escolar, estas oficinas se destinam aos alunos que estão sendo encaminhados á Equipe de Apoio Pedagógico com queixas de agressividade ou apatia, repetências, defasagem, dificuldades acentuadas de aprendizagem, resultando em suspeitas de ANEEs.

Partilhar momentos de reflexões e encontrar soluções possíveis para situações de conflitos da vida diária, em sala de aula, na família, na comunidade, que possam estar refletindo em seus processos de aprendizagem e comportamentos inadequados.

Alunos provenientes de famílias desestruturadas em que os conflitos emocionais, sentimentos depressivos, gerados através de vários fatores como: separação dos pais e novo casamento, negligência, ou abuso sexual, criança enlutada por morte, natural ou violenta, de alguém querido, situações que tem o caráter de perda.
Tais comportamentos podem mascarar a realidade, como uma dificuldade de aprendizagem acentuada, aluno com necessidades educacionais especiais, um transtorno funcional (hiperatividade, dislexia, disgrafia... entre outros). Em todos os casos há uma queda na autoestima.

Dessa forma uma série de Oficinas de Autoestima vai dar um norte para cada um e uma melhora na qualidade de vida da criança.
Se persistirem em situações de dificuldades, observadas no inicio pelo professor, estas oficinas passam a um ser instrumento de investigação psicopedagógica, com acompanhamento da família, do professor e um parecer médico, caso seja necessário, para adequar o atendimento educacional destes alunos de acordo com suas necessidades.

Objetivo Geral

Trabalhar a afetividade, socialização, relações emocionais e os aspectos psicomotores, de uma maneira lúdica, visando resgatar autoestima e despertar o interesse do educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia, independência frente ao conhecimento construído socialmente, em sala de aula, e seu sucesso no seu processo de letramento.


Objetivos Específicos

A partir das observações e informações dos professores, foi definido o seguinte objetivo para a realização destas oficinas de autoestima: oportunizar ao aluno atividades que possibilitem o conhecimento de si mesmo e dos demais participantes do grupo, a fim de elevar sua autoestima, para que desenvolva um convívio melhor , aprendizagem dentro de atividades de inclusão social, melhorando suas relações com o mundo, a família, a escola, a comunidade e consigo mesmo.

Público Alvo

Alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental que se encontram em situação de dificuldades de aprendizagem e/ou disciplina.Turmas de alunos, no máximo, 12 (doze) alunos.

Metodologia

As Oficinas serão desenvolvidas com base em dinâmicas de trabalho na Sala de Oficinas Pedagógicas/Equipe de Apoio á Aprendizagem, pela pedagoga, semanalmente, sob a responsabilidade da Equipe de Apoio á aprendizagem.
-O aluno, em um momento apropriado será "escutado” (sobre seu desempenho na sala de aula, o motivo pelo qual vai participar das Oficinas, e no final fará uma autoavaliação.
- Deverá participar de atividades de Relaxamento, Auto Massagem e Sensibilização.
-Ler e interpretar textos (textos reflexivos, músicas, poesias, contos, histórias...), alunos de 3º Ano, 3ª e 4ª Série/ 4º e 5º Ano.
- Interpretar gravuras músicas, poesias e contos oralmente (alunos de 1ºe 2ºAnos e 2ª Série.
* De acordo com a capacidade de cada um dos participantes que se constituirão, muitas vezes de séries/anos diferente.
-Participar de dinâmicas de grupos
-Participar de atividades psicomotoras de recreação...
-Valorizar a afetividade e as regras de convivências;

Duração

Dois encontros semanais, no horário contrario ao horário de aula. Cada Oficina terá a duração de 1 hora divida em três tempos: 20 minutos: Auto massagem - Dinâmica- Sensibilização - 20 minutos: Explosão de Ideias - 20 minutos - Atividades pedagógicas, oralidade, expressão corporal, expressão artística produção/interpretação de gravuras, textos e dramatizações (de acordo com a dinâmica aplicada). Encerramento com uma mensagem e uma lembrancinha.

Cronograma

O Projeto Oficinas Pedagógicas Grupos de Vivência e Autoestima será executado no decorrer do ano letivo.

Avaliação

A avaliação será qualitativa e processual á cada bimestre, junto com o professor e o aluno também fará periodicamente uma autoavaliação.

Automassagem e seus efeitos, como realizar nas oficinas de autoestima


A massagem relaxante é realizada aplicando movimentos firmes e suaves sobre os tecidos do corpo proporcionando relaxamento muscular, melhoria da circulação sanguínea, alívio das tensões no pescoço e ombros entre outros benefícios.
O movimento da massagem relaxante proporciona benefícios físicos e psicológicos, aliviando o estresse, dores musculares, diminuição da ansiedade, irritabilidade, aumenta a flexibilidade, elasticidade.
É feita no corpo todo e pode ser aplicada em homens, em mulheres, e crianças em situação de stress.



Posições que podem ser usadas na auto massagem


A massagem relaxante é uma técnica para eliminar o stress e a dor física, desfrutar de uma sensação de bem-estar e relaxamento e até mesmo dissolver as preocupações e melhorar o humor.
Foi cientificamente provado que o corpo faz contato com algumas alterações, tanto físicas como psicológicas. isto permite que libere os hormônios que criam uma sensação de bem-estar e felicidade. O contato, ou toque, transmite ao sistema nervoso impulsos que permitem afrouxar os nervos e dissolver os nódulos de tensão.
A massagem trabalha na pessoa com profundidade e modifica o estado físico e mental. Se repetidas, podemos dizer que é curativa.
Quando estamos trabalhando com crianças em situações de stress, temos efeitos significativos como: relaxamento, bem estar e elevação da autoestima, uma vez que além dos efeitos terapêuticos, a criança está sendo trabalhada no seu esquema corporal (localização espacial) motricidade, e inclusão social.

-Auto massagem – em Oficinas de Autoestima

Introdução

“Sentados em círculo “olhinhos fechados”,” respirando pelo nariz soltando lentamente e devagarzinho pela boca... " vamos aquecer as mãos , esfregando uma na outra, fechar mãozinhas em concha e colocar várias vezes em determinados pontos do corpo.
Cada um fazer vai em si mesmo, por isso chama -se  automassagem.

Passo a passo

1-música bem suave, relaxante (de fundo);

2-Respirando tranquilamente pelo nariz e soltando bem devagarzinho pela boca;

3-colocar as mãozinhas no local que vou indicando, fazendo a respiração por três vezes em cada local: na cabeça, nos ouvidos, na garganta, nas costas... abaixo do peito, no rosto, no coração.
Estes são alguns pontos de tensão muscular e sede das emoções .
Sempre no início de todas as oficinas realizar o relaxamento e automassagem.

1ª OFICINA - Acolhimento -

Um lanche e uma conversa informal explicando o que vamos fazer nos nossos encontros, a rotina das oficinas: automassagem, dinâmica, e expressão oral ou artística.

Falar sobre os vínculos do grupo: “somos um grupo de amigos que vamos fazer uma série de atividades, jogos, brincadeiras e principalmente, estamos aqui pra sermos amigos e "ouvir um ao outro". aqui não é a sala do castigo... é a sala do bate-papo. hoje as pessoas não querem escutar umas ás outras, ninguém quer ouvir o outro, e as crianças então... não são ouvidas. Aqui é o espaço da “escuta”.
-falar sobre a automassagem, o relaxamento, que faz a gente se sentir bem...

Roteiro de uma Oficina de Autoestima

1- Ambiente acolhedor musica suave, e balas com mensagens de motivação, para o final.
2_ Auto Massagem - Relaxamento - Respiração
3 - Aplicar uma dinâmica, ler um conto de fadas(por exemplo) que fala muito de sentimentos, para estimular a criança a falar como se sente. E nos outros encontros dinâmicas de autovalorização.
4_ Explosão de Ideias - quando as crianças falam de seus sentimentos, dificuldades emocionais, através da escrita, ou escolha de gravuras, os participantes são convidados a "dar ideias" sobre como o colega que vai lidar com aquela situação...
O efeito das ideias colocadas pelos seus pelos pares tem mais efeito (poderá haver provocação ou intervenção “espontânea” da articuladora, que também é uma participante).

5- Atividades
- Expressão dos sentimentos através da ESCRITA ou do DESENHO.
Exposição no mural.

6- Finalização –

Reafirmando a confiança da criança no grupo e na coordenadora da Oficina “a gente, aqui, não chama pai, mãe, professora... somos amigos, estamos aqui, para um escutar o outro, e tudo que for dito aqui fica entre a gente."
Entrega de balas ou doces com uma mensagem.


                               MODELO DE OFICINA DE AUTOESTIMA
.

OFICINA “COMO ESTOU ME SENTINDO”

Usar Carinhas que sentimentos diversos, positivos e negativos:


COM MEDO

CHATEADO
                                                                                                                                                                    TRANQUILA(o)
 
TRISTE

PREOCUPADO
                                                                                       

FELIZ
                                                     ...
e pedir que cada participante  escreva seu nome (numa ficha) e cole embaixo da carinha com a qual ele identifica a forma como está se sentindo hoje.
Em seguida, "Quem Que Falar Sobre o que está acontecendo que faz com que e se sinta dessa forma (a escolhida pelo aluno)”?
A dinâmica da dinâmica - Neste momento em que há uma “Explosão de Ideias"
Participantes vão apontar possíveis soluções, que se forem corretas serão reforçadas pela articuladora.
E, finalizando, uma bala e uma mensagem afetiva de otimismo são distribuídas.

*Usar em outras oficinas dinâmicas de autoestima e interação social, e sempre voltar á Oficina "Como estou me Sentindo Hoje" - pois quando o aluno fala, e ouve os seus pares - parte de seus conflitos emocionais minimizam e os reflexos apresentam-se na sala de aula, na sua aprendizagem e comportamento.

Júlia Virginia de Moura

Como elaborar uma oficina?!

Caros amigos.
Nesta época, é interessante como quase todas as instituições de ensino que conheço se envolvem em trabalhos, projetos e oficinas. Substituindo as velhas feiras dos estados e nações, as oficinas trazem uma nova roupagem aos projetos escolares; E podem ser aplicadas desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos. Para tanto é preciso ter alguns cuidados, respondendo algumas perguntas iniciais:
  1. Por que uma oficina? Porque os alunos produzem e, enquanto produzem aprendem, utilizando os diversos níveis do aprendizado, trabalhando as diversas inteligências.
  2. Para que uma oficina? É preciso ter a clareza de objetivos: Para provocar um assunto novo; para avaliar um assunto aprendido; para realizar um aprendizado intertransdisciplinar, etc.
  3. Qual o tema? Definir com clareza e sucintamente o tema, uma vez que a oficina escolar, para crianças e adolescentes, deve ser breve e significativa, com a duração de duas horas, no máximo. Do contrário, a dispersão, o cansaço e o desinteresse se apresentam, pondo em risco todo o trabalho.
  4. Qual a carga horária? Esta deve ser prevista, analisando o tema, as atividades, a faixa etária, a quantidade de participantes e o tempo previsto.
  5. Que atividades realizar? As atividades devem ser poucas e significativas. Que o participante tenha o tempo hábil de sensibilizar-se, provocar, questionar, criar, analisar e sintetizar.
  6. Como avaliar? Há diversas formas: avaliação qualitativa ou quantitativa. O facilitador poderá utilizar uma planilha com tópicos a serem avaliados, para facilitar. Podem ser utilizados outros instrumentos, como desenhos, imagens, tabelas. É importante que a avaliação aconteça de forma interativa: do educador e do educando: sobre si mesmo e sobre o grupo.
  7. Como finalizar? É imprescindível uma reflexão que remeta o educando ao antes e depois: Como eu pensava e como eu penso agora; como eu agia como tentarei agir a partir de agora. A depender do grupo e do tema, pode-se realizar um termo de compromisso coletivo, convidando os participantes a, juntos, encontrar caminhos para as novas posturas.
A oficina deve ser dinâmica, prazerosa e envolvente, com atividades que contemplem dos mais tímidos aos mais falantes. As estratégias devem atender aos seguintes passos:
  1. Apresentação do grupo e do tema
  2. Sensibilização
  3. Provocação
  4. Atividades do grupo – Produção
  5. Apresentação das atividades
  6. Comentários
  7. Síntese / Avaliação
Assim que tiver mais um tempinho, postarei mais sobre o assunto. Deixem um recadinho emitindo opinião e solicitações que terei muita alegria em atender.
Felicidades e bom trabalho!

ATIVIDADES COM O NOME

Atividades e Jogos Trabalhando o Nome


História do nome:
- Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
- Material: Folhas de papel ofício.
- Procedimento:
Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: 

- Quem escolheu meu nome? 
- Por que me chamo...? O que significa... ?
Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. (A escolha do professor)
- Sugestão de Atividade: 

Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
- Interessante: 

Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
- Observações: 

Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.Fichário:- Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
- Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
- Procedimentos:
Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor)
– Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
- Sugestão de Atividades:
Identificar o nome
Escrever o nome.
Lista de Palavras:- Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
- Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
- Procedimentos:
Explorar com a classe a letra inicial do nome.
Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
- Sugestão de Avaliação: 
Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
- Observações: 

O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.

Letras Móveis:- Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
- Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
- Procedimentos:
Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
- Sugestão de Avaliação: 

Escrever seu nome numa brincadeira.
- Observações:
Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.
Bingo:- Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
- Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
- Procedimento:
Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome (Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
As crianças deverão ordenar as fichas, compondo o seu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
- Sugestão de Avaliação: 
Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.
- Observação: 

É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.

Dança da Cadeira:- Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.
- Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
- Sugestão de Avaliação:
Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.


Corrida dos Balões:- Objetivo: Escrever seu nome.
- Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
- Procedimentos:
Formar as crianças em duas filas.
Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrita o seu nome.
A criança deverá ler em voz alta eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.

Jogo dos Dados:- Objetivos:
Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
Reconhecer as letras do seu nome.
Ordenar as letras que compõem seu nome.
- Materiais:
Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
Fichinhas com as letras.
- Procedimentos:
Distribuir os alunos em pequenos grupos.
Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
- Sugestões de Avaliação:
Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.
 
sugestões de atividades