"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 1 de setembro de 2013

Adivinhações



O que há no meio do coração?
Resposta: a letra “a”

Quem inventou a fila?
Resposta: as formigas

Na televisão cobre um país; no futebol, atrai a bola; em casa incentiva o lazer. O que é?
Resposta: a rede
Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
Resposta: a balança

Por que os loucos nunca estão em casa?
Resposta: porque vivem fora de si.

O que detestamos na praia e adoramos na panela?
Resposta: caldo

O que é que cai de pé e corre deitado?
Resposta: as gotas da chuva

Por que é que o boi sobe o morro?
Resposta: porque não pode passar por baixo

Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é?
Resposta: alho

O que é o que é, tem chapéu, mas não tem cabeça, tem boca mas não fala, tem asa mas não voa? Resposta: bule

Qual a semelhança que há entre a arrumação de uma casa e o samba
Resposta: em ambas mexemos com as cadeiras

O que a banana falou para o tomate?
Resposta: eu que tiro a roupa e você é quem fica vermelha?

O que a areia da praia falou para o mar?
Resposta: deixa de onda...

O que são vários pontinhos amarelos na parede?
Resposta: fandangos alpinistas

O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
Resposta: pipoca

Por que algumas pessoas colocam o despertador debaixo do travesseiro?
Resposta: para acordar em cima da hora.

O que o tomate foi fazer no banco?
Resposta: tirar extrato

O que é que se põe na mesa, parte, reparte mas não se come?
Resposta: baralho

O que é que se tem debaixo de um tapete do hospício?
Resposta: Um doido varrido

Qual a diferença entre o gato e a Coca- cola?
Resposta: O gato mia, a Coca- cola light.

Qual é o queijo que mas sofre?
Resposta: O Queijo ralado.

Por que o boi baba?
Resposta: porque ele não sabe cuspir!!

Tem asa, tem bico, e fica em baixo da cama
Resposta: as pessoas irão respoder pinico, mas é bule! hehehe...o bule é meu eu coloco onde quiser! rs

O que é , o que é? Quando a gente fica em pé ele fica deitado e quando a gente fica deitado ele fica em pé?
Resposta: O Pé

O que é, o que é? Tem coroa mas não é rei, tem espinho mas não é peixe?
Resposta: Abacaxi

Qual o pé que é mais rápido?
Resposta: O pé- de- vento!!!

O Que é, uma casinha sem tranca e sem janela?
Resposta: OVO

O que o chão falou para mesa?
Resposta: Fecha as pernas que eu tô vendo tudo.

Na água nasci, na água me criei, mas se me jogarem na água morrerei?
Resposta: O Sal

Qual o lugar em que todos podem sentar menos você?
Resposta: O seu colo.

O que é que anda com os pé na cabeça?
Resposta: O piolho!

O que a fechadura disse pra chave?
Resposta: Vamos dar uma voltinha?

Dois vizinhos. Um não vai a casa do outro e os dois não se vêem por causa de um morrinho ? Quem são eles ???
Resposta: Os olhos

O que o cavalo foi fazer no orelhão?
Resposta: passar um trote

Porque o elefante usa óculos verde?
Resposta: Para ver de perto.

Porque o elefante usa óculos vermelho?
Resposta: Para ver melhor.

O que entra na água e não se molha?
Resposta: A sombra

O que mais se tira mas aumenta?
Resposta: O buraco.

O cinema estava cheio de cimento, qual o nome do filme?
Resposta: Nenhum, o cinema estava em construção.

O que pesa mais no mundo?
Resposta: a balança

O que é, o que é? Do tamanho de uma bolota e enche a casa até à porta?
Resposta: A Luz

O que é, o que é? Éramos dois irmãos unidos, os dois de uma cor. Nunca fiquei sem missa, mas meu irmão já ficou. Para festas e banquetes a mim convidarão. Para festas de cozinha, convidarão meu irmão.
Resposta: vinho e vinagre

O que é, o que é? Qual o céu que não possui estrelas?
Resposta: O céu da boca

O que é, o que é? Que é irmã de minha tia e não é minha tia?
Resposta: A minha mãe

O que é, o que é? Enche uma casa completa, mas não enche uma mão. Amarrado pelas costas, entra e sai sem ter portão.
Resposta: O Botão

O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis?
Resposta: A cama

O que é, o que é? Anda deitado e dorme em pé?
Resposta: O Pé

O que é, o que é? À direita sou um homem, facilmente acharás. Às avessas só à noite e nem sempre encontrarás.
Resposta: Raul e luar

Um pato vai subindo uma ladeira e põe um ovo. O ovo desce ou sobe?
Resposta: O pato não põe ovo, quem põe ovo é a pata!

O que é, o que é? Que é meu, mas meus amigos usam mais do que eu?
Resposta: O meu nome

Por que o computador foi preso?
Resposta: Porque ele executou um programa.

O que é que quanto mais rugas tem mais novo é?
Resposta: O Pneu.

O gafanhoto traz na frente e a pulga traz atrás?
Resposta: A sílaba "ga"

Fruta vermelha, doce e saborosa
Quando está madura fica mais gostosa
Resposta: caqui

O Que é o que é?Estou no início da rua,no fim do mar e no meio da cara?
Resposta: A letra " r"

De leite é feito, muito bom e nutritivoSe nome rima com beijo.
Resposta: Queijo

Todas as mães têm.
Sem ele não tem pão.
Some no inverno
Aparece no verão.
Resposta: O til~

se você mudar uma letra em meu nome irá aparecer o nome do animal que é meu maior inimigo
Resposta: Rato

Trabalha tempo dobrado.Sempre de noite e de diaSe teima em ficar parado, só com uma corda andaria
Resposta: O Relógio

Em um aquário tem 10 peixes 5 morreram afogados. Quantos sobraram?
Resposta: Peixe não morre afogado

O que é o que é?O que é, o que é, que fica cheio de boca para baixo e vazio de boca para cima? Resposta: O Chapéu

Eu tenho uma enxada uma pá e uma foice.
Quantas ferramentas eu tenho?
Resposta: Duas,porque uma foi-se

O que é o que é: Quando parte uma partem as duas, quando chega uma chegam as duas?Resposta: Pernas

Qual a coisa mais veloz do mundo?
Resposta: O Pensamento

O que é que nós matamos quando está nos matando?
Resposta: A Fome

O que é que correr pela casa toda e depois dorme num canto?
Resposta: A vassoura

O que é que quanto mais se perde, mais se tem?
Resposta: O Sono

Qual o sobrenome que todo mundo tem?
Resposta: Costa

Qual a maior boca do mundo?
Resposta: A boca da noite

O que é que faz virar a cabeça de um homem?
Resposta: O Pescoço


QUEM É QUE NASCE NO RIO, VIVE NO RIO E MORRE NO RIO, MAS NÃO ESTÁ SEMPRE MOLHADO?
Resposta: O CARIOCA.

O QUE É QUE CORRE EM VOLTA DO PASTO INTEIRO SEM SE MEXER?
Resposta: A CERCA.

O QUE É QUE NUNCA PASSA, E SEMPRE ESTÁ NA FRENTE?
Resposta: O FUTURO.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MULHER E O LEÃO?
Resposta: A MULHER USA BATOM E O LEÃO RUGE.

O QUE É QUE PODE SER DE FERRO, DE GELO, DE CHOCOLATE E DE ÁGUA AO MESMO TEMPO?
Resposta: BARRA.

QUAIS AS CAPITAIS BRASILEIRAS MAIS FALADAS NO MÊS DE DEZEMBRO?
Resposta: NATAL, BELÉM E SALVADOR.

O QUE É QUE QUANDO SE ESCREVE COM “O” COSTUMA MATAR, E COM “A” SÓ SERVE PARA AMARRAR?
Resposta: TIRO/TIRA.

O QUE É QUE PODE PASSAR DIANTE DO SOL SEM FAZER SOMBRA?
Resposta: O VENTO.

O que o zero disse para o oito?
Resposta: Que cinto maneiro!!!

Quatro pés, em cima de quatro pés, esperando quatro pés chegar. Quatro pés não veio, quatro pés foi embora, quatro pés ficou. O que é o que é?
Resposta: O gato em cima da mesa esperando o rato chegar, o rato não veio, o gato foi embora e a mesa ficou.


O que a zebra disse para a mosca?
Resposta: Você está na minha lista negra

O Que o nadador faz para bater o recorde?
Resposta: Nada.

COM DEZ PATAS VAI DE LADO, CONSTELAÇÃO TEM SEU NOME, NÃO TEM PESCOÇO E É CAÇADO PORQUE É GOSTOSO E SE COME.
Resposta: CARANGUEJO.

TODO MUNDO PRECISA, TODO MUNDO PEDE, TODO MUNDO DÁ, MAS NINGUÉM SEGUE?
Resposta: CONSELHO.

Você está em uma sala escura com um unico fósforo na mão,à sua frente tem uma vela,uma lamparina e uma pilha de lenha o que você acenderia primeiro?
Resposta: o fósforo

Qual a cidade Sulamericana que pende nos galhos da árvore?
Resposta: Lima

O que é o que é? Subindo o sol Vai se encurtando descendo o sol vai se alongando?
Resposta: A Sombra

Tem coroa, mas não é rei, tem raiz, mas não é planta?
Resposta: O Dente

O que é, o que é: De dia fica no céu e à noite fica na água?
Resposta: A dentadura

O QUE É O QUE É NÃO TEM PÉ E CORRE, TEM LEITO E NÃO DORME, QUANDO PÁRA, MORRE?
Resposta: O rio

O QUE É O QUE É RESPONDA DEPRESSA, NÃO SEJA BOCÓ, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?
Resposta: Manga

O QUE É O QUE É: É VERDE E NÃO É PLANTA, FALA E NÃO É GENTE?
Resposta: Papagaio

O QUE É O QUE É UMA CAIXINHA DE BOM PARECER, NÃO HÁ CARPINTEIRO QUE SAIBA FAZER?
Resposta: A Noz

ESTÁ NO MEIO DO OVO?
Resposta: A LETRA V.

O QUE É QUE É QUE NUNCA VOLTA, EMBORA NUNCA TENHA IDO?
Resposta: O PASSADO.


O que é, o que é?
É verde e não é capim.
É branco e não é algodão.
É vermelho e não é sangue
É preto e não é carvão
Resposta: Melancia

O que é, o que é?Que não se come,mas é bom para se comer?
Resposta: Talher

O que é, o que é? Que mesmo atravessandoo rio consegue não se molhar?
Resposta: A Ponte

O que é, o que é?Me diga se for capaz.
Me diga quem é aqueleque num instante se quebra se alguém diz o nome dele?
Resposta: O Silêncio

O que é, o que é o castelo que nem um rei ou rainha mora?
Resposta: O castelo de areia

Por que o louco toma banho com o chuveiro desligado?
Resposta: Porque comprou xampu para cabelos secos

Qual a maior injustiça do Natal?
Resposta: O Peru morre e a missa é do Galo


O que é o que é: Destrói tudo com três letras?
Resposta: Fim

O que é o que é: Não tem olhos, mas pisca; não tem boca, mas comanda?
Resposta: O semáforo

Qual o vinho que não tem álcool?
Resposta: O-vinho de codorna.

Como a bruxa sai na chuva?
Resposta: De rodo

O que é o que é: Quanto mais eu tiro mais eu tenho?
Resposta: fotografias

Quem é o rei da horta?
Resposta: O Rei Polho.

Por que o Batman colocou o batmóvel no seguro?
Resposta: Porque ele tem medo que robin.

Qual é o fim da picada?
Resposta: Quando o pernilongo vai embora.

O que é, o que é: cintura fina e perna alongada, toca corneta e leva bofetada?
Resposta: O pernilongo.

O que é o que é: Tem 5 dedos, mas não tem unha?
Resposta: A luva

O que é o que é:Que quanto mais cresce menos se vê?
Resposta: A escuridão

Quem morre em pé?
Resposta: A vela

Tem cabeça e não é gente, tem dente e não é pente?
Resposta: alho

Os pais desse bebê não tem braços, qual é o nome do filme?
Resposta: Ninguém segura esse bebê.

Tem um gato chamado tido ele sempre fica no cesto,certo dia ele foi embora,qual é o nome do filme?
Resposta: O sexto sentido

Tenho forma redonda e sou rosa porém nem todos os rios do mundo puderam me encher?Resposta: Peneira.

Ao todo são 3 irmãos: o mais velho já se foi o do meio está conosco e o caçula não nasceu?Resposta: Passado, presente e futuro.

Por que a vaca baba?
Resposta: Porque não consegue cuspir!

O que é que anda com a barriga para trás?
Resposta: A perna da gente.

Por que é difícil enterrar o elefante?
Resposta: Porque os parentes lotam o cemitério.

Duas pulgas decidiram passear. O que uma perguntou a outra?
Resposta: Vamos a pé ou tomamos um cachorro.

Qual é o animal que não vale mais nada?
Resposta: O javali.

Onde é que o boi consegue passar, mas o mosquito fica preso?
Resposta: Na teia de aranha.

Qual é o melhor dia para jogar basquete?
Resposta: Na Sexta-Feira.

O que é, o que é, que anda deitado e dorme em pé?
Resposta: É o pé!

O que o cirurgião e o matemático têm em comum?
Resposta: Ambos vivem fazendo operações.

Por que o menino colocou o despertador embaixo da cama?
Resposta: Para acordar em cima da hora.

Qual é a palavra que só tem três letras e acaba com tudo?
Resposta: Fim.

Quando é que um tigre se parece com um velho?
Resposta: Quando é um tigre de bengala.

O que é que nasce grande e morre pequeno?
Resposta: O lápis.

O que a zebra disse para a mosca?
Resposta: Você está na minha listra negra.

O que tem no meio do ovo?
Resposta: A letra 'V'.

O que é, o que é que se alimenta de léguas?
Resposta: O Papa-léguas.

Música: Folclore



Música: Folclore (   Paródia da música Asa Branca - Luiz Gonzaga  ) 

Você sabe o que é folclore ?
Vou lhe dar a explicação...
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.


Tem a lenda da Mãe d'Água,
Tem a história do Saci,
Do Curupira, Vitória-Régia,
Do Caipora e Jurupari.
Tem cantigas de criança,
Tem modinha, tem lundu,
Tem muito frevo, baião e samba,
Cateretê e maracatu.
Os ditados populares
Mostram o que o povo sente:
Quem não tem cão, caça com gato.
Olho por olho, dente por dente.


Minha terra tem de tudo...
Tem angu, tem mungunzá,
Tem carne seca, tem rapadura,
Tem caruru e tem vatapá.

Isso tudo pode crer...
Foi do povo que saiu.
É o folclore da minha gente,
Da gente boa do meu Brasil.

PROJETO JORNAL NA ESCOLA

PROJETO JORNAL NA ESCOLA

TEMA: Eu Faço Parte Dessa História...

1- PROBLEMA:
Como maneira de diversificar a forma de aprender e ensinar, a escola aderiu a estas novas formas de trabalhar a produção textual, pois já não se faz necessário escrever sempre as mesmas coisas e do mesmo jeito; é preciso incentivar o educando a criar e escrever a sua própria história de várias formas e com novos contextos. Ás vezes os Professores trabalham as informações de acordo com seu plano de trabalho, procurando desenvolver junto aos seus alunos as habilidades que não os levam a criticar, sugerir, ler, interpretar e até mesmo de escrever sobre diversos assunto. Tais habilidades são indispensáveis nessa sociedade em que tudo envolve muita interpretação. O professor como mediador tem papel fundamental na articulação destas informações, principalmente na filtração para o uso na educação. A busca através da pesquisa proporciona muitas descobertas, principalmente quando os mesmos produzem as suas próprias informações. Alunos resgatam sua auto-estima ao descobrir que sua produção pode ser trabalhada por outros colegas, valorizando ainda mais a sua produção. O trabalho com informativos ou jornais escolares são exemplos de produções significativas que vem ganhando campo em muitas escolas, principalmente por possibilitar um universo de abordagens. O projeto “jornal Escolar” visa proporcionar informações institucionais e educativas a toda comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a produção e participação direta dos alunos, desta forma desenvolvendo os mais variados tipos de habilidades.

O “Jornal escolar” visa a superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos etc.

2- PÚBLICO ALVO:

O projeto será direcionado a educadores, equipe técnica e educandos do 4º ciclo ( 8ª série) do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Canavieiras-BA.

3-JUSTIFICATIVA:

O jornal, como fonte primária de informação (FARIA, 2005) pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, a escola e sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto certamente despertará a curiosidade dos leitores envolvidos, principalmente se essa comunicação abordar princípios pedagógicos e de conhecimentos. A interpretação, a produção, os erros ortográficos e gramaticais, a falta de criatividade são fatos que preocupam a educação atualmente, mesmo com tantas inovações metodológicas, a forma com que o sistema avalia nossos alunos continua a mesma. As avaliações que medem os índices de níveis de aprendizados cobram muito a interpretação e a produção. Conseqüentemente professores buscam na medida do possível trabalhar vários tipos de linguagem textual para tentar amenizar os índices. Um jornal como recurso didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discernir, corrigir, etc.

4- OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL

Utilizar a produção do jornal para informar, comunicar, integrar e atacar os problemas relacionados à composição textual, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham trazer informações construtivas de nível institucional e educacional à comunidade.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a leitura e escrita;

- Despertar a criatividade; -

Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas;

- Promover a integração dos alunos;

- Divulgar informações institucionais e educacionais;

- Trabalhar informações e temas atuais;

- Desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar as informações;

- Incentivar a cooperação;

- Elaborar uma produção significativa;

- Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;

6- REVISÃO DE LITERATURA:

Segundo TAJRA (2001: 137), A produção de textos é um dos componentes mais importantes para a consolidação de nossos conhecimentos. Quem se expressa, expressa-se em função de alguma situação e finalidade; quem conclui desenvolve uma visão critica sobre algo. O jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, já que na elaboração do roteiro poderá ser distribuídas editorias de outras áreas, além do português. Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa, essa sistematização desperta as habilidades, resgata a auto - estima e participa à comunidade os fatos e trabalhos desenvolvidos na escola.

Um trabalho de produção pode desenvolver algumas habilidades de linguagem, escrita e oralidade, através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais e revistas. Sistematizar as ações é fator fundamental para o desenvolvimento do projeto, considerando sempre alguma flexibilidade no que diz respeito à seleção de editoriais e grupo de trabalho. A importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver várias habilidades nos leva a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente chegar a uma produção significativa.

7- METODOLOGIAS

O desenvolvimento do projeto terá inicio com a escolha do grupo de trabalho. No segundo momento será atribuído um nome ao jornal escolar, através de sugestões de alunos da escola e avaliada por votação e equipe de professores e integrantes da equipe do jornal. O terceiro momento será para a definição e distribuição das reportagens abordadas. Observando que estas deverão ser produzidas pelos próprios educando e deverão conter assuntos relacionados com o Colégio Estadual Osmário Batista. E que todas as matérias do jornal deverão ter a participação de professores que fazem parte do colégio, principalmente aqueles que já estão a mais tempo no quadro efetivo. A pesquisa e produção serão trabalhadas com professor de português e Inglês responsáveis pelas turmas organizadoras do jornal. Em seguida inicia-se a fase de esquematização e designer no laboratório de informática, também com professor responsável. Nessa etapa do projeto serão definidos pelos alunos envolvidos, os padrões, modelos, letras e cores. Só depois de revisado os textos é que será iniciada a digitação do trabalho. Para finalizar, o projeto terá uma nova revisão seguindo a última fase, a de impressão.

8- RECURSOS HUMANOS

Alunos do 4º ciclo do ensino fundamental;

Professores, estagiárias

Equipe técnica e gestores da escola.

MATERIAIS

Jornais antigos e atuais;

Revistas;

Papel A4 ou A6 para impressão;

Impressora jato de tinta colorida;

Computador;

Internet;

Livros e documentos históricos;

Cadernos;

Mídias de CD;


9-CRONOGRAMA:

MÊS ATIVIDADES PARA DESENVOLVER

AGOSTO

04 - 07 -Apresentar o programa para a diretora da escola;

-Fazer a seleção das turmas na escola que participará do projeto e apresentar o projeto para as professoras das turmas selecionadas;

10-20 - Coletar materiais ( livros, documentos, revistas, edições antigas de jornais, etc);

- selecioná-los para a realização das atividades e entregá-los para os professores, estimulando-os para a elaboração do projeto;

24-31 - Definir as turmas que participarão do projeto;

- Capacitar professores e equipe técnica que desenvolverão as atividades;

SETEMBRO

01-04 - Distribuir os temas que serão trabalhados por grupos ou turmas;

07-11 - Aplicar as oficinas para a confecção dos textos ( matérias) do jornal em Português e Inglês;

-Iniciar a avaliação dos alunos, registrando as oficinas realizadas com seus respectivos resultados;

-Produzir relatório das atividades para a avaliação;

14-18 - Escolha de modelos e padrões de designer (laboratório) e conhecimento do programa a ser trabalhado;

-Primeira digitação no programa Publisher e impressão para revisão;

25 -Apresentação do trabalho para a comunidade

26 - Apresentação do trabalho para a comunidade

-Produção de relatório final;

-Revisão de relatório final.

27 -Entrega de relatório final.
RESULTADOS ESPERADOS

O projeto em questão será avaliado pelo envolvimento da comunidade escolar, quanto aos temas e ações desenvolvidos durante e depois pela repercussão dentro do contexto. Como o trabalho passa por várias etapas de revisão, será observada em cada grupo de trabalho a participação ativa em todas as tarefas desenvolvidas, em todas as revisões e visita no laboratório. Ao trabalhar caminhos percorridos para a solução do erro (sem saber que errou) conseguimos encontrar as falhas e corrigi-lás sem que ofenda o aluno e/ou diminua sua auto-estima, desta forma incluir e não excluir nossos alunos. Toda construção acontece pela verificação e depuração de caminhos. Ao avaliar, não queremos medir conhecimentos, mas verificar falhas em nossa prática como mediadores e tentar outros métodos e metodologias que nos ajude a corrigi-lás.

10- REFERÊNCIAS:

• LAGE, Nilson S. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2000

• PENA, Felipe S. Jornalismo Literário. São Paulo: Contexto, 2006

• SANTA’ANA, Armando S. Propaganda – Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998

DINÂMICA DA CAIXA DE BOMBOM



DINÂMICA DA CAIXA DE BOMBOM

1. Parabéns! Você foi escolhido para começar a brincadeira. Não fique com o presente. Ofereça o presente para uma pessoa ALEGRE.
2. O que seria de nós sem alegria? Continue animando a todos para que, embora nos momentos difíceis a vida se torne bela. Dê este presente a uma pessoa mais SÉRIA da sala.

3. Séria hein? Eu sei. Mas seriedade também é muito importante. Tenha firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal. Tente descobrir agora alguém que você considere REVOLUCIONÁRIO.

4. Tenha coragem de mudar o que pode ser mudado e de aceitar o que não pode ser mudado. Dê este presente para uma pessoa muito CORAJOSA.

5. Feliz é quem sabe enfrentar sem medo a verdade, porque assim estará construindo um mundo mais autêntico. Você agora tem uma missão "difícil", encontrar alguém que goste de FALAR BASTANTE.

6. Feliz é quem tem o dom da palavra certa na hora certa. Presenteie agora alguém que você considereOTIMISTA.
7. Enfrente os problemas da vida com otimismo, porque as soluções são encontradas por aqueles que buscam a verdade. Será que você consegue encontrar aqui alguém TIMIDO?

8. Colega, timidez não é defeito. Às vezes é preciso nos recolhermos em nós mesmos para que Deus fortaleça nosso espírito. Ofereça este presente para pessoa SENSíVEL.

9. O sensível se envolve com facilidade. Vai fundo e sofre muito. Esteja sempre alerta. Sua participação é muito importante nas grandes decisões devido a sua sensibilidade. Boa dica de decisão: decida-se a dar este presente para uma pessoa CRIATIVA.

10. Que bom que você foi considerado criativo. Isso facilita muitas vezes a resolução de problemas de forma inédita, quebrando os paradigmas. Mostre essa sua qualidade dando esse presente a uma pessoaPONDERADA
11. A ponderação reflete equilíbrio. E num grupo, é sempre necessário a presença de alguém equilibrado. Por isso continue bem vindo entre nós e, equilibrado como você é, passará este presente a uma pessoaPRESTATIVA

12. Você que é uma pessoa prestativa, dê este presente para uma pessoa BIRRENTA e tenteconvencê-la que isto não leva a nada.

13. Você foi considerada uma pessoa birrenta, precisa mudar este jeito. Para isso acontecer comece dando este presente para uma pessoa TEIMOSA.
14. Esta sua teimosia não leva a nada. Não implique com as coisas que a vida lhe dá. Passe este presente para uma pessoa SORRIDENTE.

15. Este teu sorriso encanta todo mundo, principalmente quando a pessoa está triste. Dê este presente para uma pessoa ESTUDIOSA.
16. Muito bem, são poucas as pessoas que gostam de estudar. Continue sempre estudando. Mas por enquanto dê este presente para uma pessoa INTELIGENTE.

17. Você deverá usar sua inteligência para a felicidade dos outros. Dê este presente para uma pessoaAGRADÁVEL.

18. Agradável, você foi escolhido. Sua companhia agrada muita gente. Dê este presente para uma pessoaORGULHOSA.
19. Cuidado para não tropeçar no seu orgulho, porque você pode acabar se machucando. Dê este presente para uma pessoa NAMORADEIRA.

20. Quem muito quer nada tem. Escolha apenas uma pessoa para ficar com você. Enquanto essa pessoa não chegar dê este presente para uma pessoa BONDOSA.

21. É tão bom que se descobre o valor de estar a serviço. Mas cuidado, nem sempre o outro entende seu proposta e, às vezes, se desencadeia o processo de exploração. Como aqui não é o caso, preste-se a doar este presente para uma pessoa GENEROSA.

22. Parabéns a você que foi considerada uma pessoa generosa. É belo doar, quando solicitado é mais belo, porém, dar sem ser solicitado por haver compreendido. E para os generosos, procurar quem receberá é uma alegria maior ainda que dar. Generoso nos fala de amor, respeito, compreensão, partilha e perdão. Por isso o presente é seu. Faça dele o que quiser.

Lembrança para o dia das mães







                                               Sapatinho de papel

Projeto interdisciplinar para o
 Ensino Fundamental II.


Pluralidade Religiosa
Objetivos:
• Conhecer e entender para conviver.
• Discutir sobre a diversidade religiosa (incluindo os agnósticos e ateus) como expressão da diversidade de experiências de vida.
• Compreender um pouco mais os conflitos religiosos ao redor do mundo.
• Refletir sobre o aceitar as diferenças respeitando as crenças individuais para o crescimento pessoal.
• Conhecer as principais religiões do planeta ou aquelas que, na localidade onde se encontrar a escola, forem mais importantes.
• Entrevistar pessoas próximas para trazer ao nível do cotidiano a discussão sobre as diversas expressões religiosas.
• Criar um fórum para reflexão do tema proposto
• Criar um blog com as informações e esclarecimentos sobre as religiões e com os resultados das discussões ocorridas no processo.
• Envolver o trabalho com os alunos nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.
Tempo
O tema proposto pode ser desenvolvido durante todo o ano escolar. Sua estrutura permite este tempo. Entretanto você pode desenvolvê-lo em dois meses. Se decidir pela criação da página eletrônica ao final de cada atividade, a discussão poderá ser continuamente alimentada e reordenada a fim de que os dados e as conclusões sejam constantemente superados e revisados. Assim, há ainda, a possibilidade de trocas de informações e discussões num espaço mais amplo que a escola: a rede mundial - internet. Desta forma o projeto pode durar em torno de 8 a 10 meses.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes, Blogs e vídeos.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)

Atividade 1 – Debate no senso comum - assistir um filme.
Inicie a aula questionando seus alunos a respeito das diversidades religiosas. Prepare a discussão para que seu desenvolvimento esteja voltado a expressão crítica do tema. A proposta deve ser apresentada aos alunos mostrando que o trabalho a ser desenvolvido é o de conhecer as diferentes expressões religiosas que tem no mundo, portanto não será apresentada ou imposta a religião de cada um deles.
Faça algumas perguntas como: Você acredita em Deus? Acredita em algo maior que não podemos ver, mas que pode estar aqui? Você acredita somente naquilo que pode ver e tocar? Sua crença tem certas regras? Tem um culto próprio?
A palavra religião vem do latim e significa re-ligar. Quer dizer, é uma forma de nos religarmos ao mundo natural do qual fazemos parte, mas nos esquecemos. Vivemos cercados por circunstâncias da cultura, realidades transformadas pelo homem.
O que você pensa sobre isso? Que tal entender um pouco mais sobre as grandes religiões? Saber como são seus cultos? Em que são diferentes das suas crenças? Deixe que os alunos debatam no grupo e intervenha nos momentos em que o tema não estiver sendo o foco. Uma vez que a diversidade de escolhas religiosas é enorme, cultural e humano, esta atividade será excelente para exercitarem a ética e a cidadania.
Atividade 2 – Entrevistas
Assim sensibilizados para o tema, os alunos elaboram uma entrevista com algumas pessoas (pais, tios, professores, colegas, vizinhos, etc.). As entrevistas possibilitam uma quantidade maior de informações e entendimentos sobre a diversidade religiosa.
Depois de realizadas as entrevistas analisem os dados para usá-los em um segundo momento; na confecção de gráficos, na reflexão sobre as respostas adquiridas e para que sejam divulgados os resultados durante a apresentação de outras atividades.
(Professor você pode distribuir as entrevistas em grupos para facilitar seu trabalho. A distribuição das entrevistas com outras pessoas pode ser da seguinte forma:
• pais e mães de família;
• outro adolescentes;
• educadores;
• religiosos;
• pré-adolescentes;
• adolescentes, etc.
Prepare as perguntas para as entrevistas e explique a forma como elas serão apresentadas na aula.
Sugestão de perguntas para as entrevistas:
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de aula.
• O que é religião?
• Você tem uma religião? Qual?
• Você segue seus ritos e doutrinas? Por quê?
• Você acha que o homem pode viver sem uma religião? Por quê?
• O que você pensa sobre os conflitos envolvendo religiões?
Após a realização da tarefa questione os alunos com as seguintes indagações: Os entrevistados têm conhecimentos de todas as religiões existentes? Quais as religiões mais apontadas na entrevista? Quais as religiões que os entrevistados são adeptos? O dia a dia dos entrevistados, gostos e preferências dos entrevistados? No dia a dia dos entrevistados, eles seguem doutrinas ou ritos?
Atividade 3 – Pesquisa na Internet
Pesquisar um pouco mais?
Em casa ou na escola (laboratório de Informática) solicite uma pesquisa na internet sobre as grandes religiões? Hinduísmo, Budismo, Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Suas doutrinas (o conjunto das suas idéias mais importantes), livros sagrados, rituais, divisões etc. Há conflitos envolvendo religiões no mundo? Onde? Por quê?
Depois que as pesquisas estiverem prontas questione-os sobre a experiência que tiveram ao fazê-la. Após este bate papo os alunos apresentam os resultados gerais das pesquisas.

Atividade 4 – Leitura individual do livro – criação de fórum – leitura e discussão do livro em grupos
Indique aos seus alunos a leitura do livro da autora Catherine Clement - A Viagem de Theo da editora Companhia das Letras, que conta a história de um menino chamado Theo que sai em busca do conhecimento sobre as diversas religiões ao redor do mundo. Theo está doente, de uma doença aparentemente incurável, e não tem religião, embora goste muito de assuntos religiosos.
Conheça um pouco mais sobre este livro:
http://www.poppycorn.com.br/artigo.php?tid=224 (acesso em 02/03/2010) ou http://www.ronaud.com/livros/resenha-e-critica-do-livro-a-viagem-de-theo/ (acesso em 02/03/2010).
Sugestão 1 - Depois da leitura do livro conduza a turma para refletirem e debaterem sobre o livro lido e os assuntos abordados nele.
• Gostaram do livro? Qual o seu comentário a respeito da leitura que fez? O que lhe chamou mais atenção com a leitura do livro? O que ficará marcado, da leitura, em sua vida?
Sugestão 2 – Ler e discutir o livro em família ou entre amigos e levado para sala de aula o parecer do grupo.
Sugestão 3 – Criar um fórum de debate a respeito do livro é bem interessante. Os alunos conhecerão a opinião de outros leitores, interagem com o mundo e podem apresentar seus pontos de vista com argumentações mais fundamentadas por já ter adquirido certa criticidade sobre o assunto nas outras atividades desenvolvidas sobre o tema. O fórum é um recurso que permite a troca de ideias, a criação de ações, o exercício consciente da cidadania e a transformação social.
Atividade 5 – Criação de página na Internet ou no site da escola
Agora que vocês conhecem um pouco mais sobre diversas religiões, suas crenças e seus modos de fazer, que tal organizarmos todo este conhecimento numa página da internet? Poderia até ser numa página dentro do site da sua escola! Organize esta página de modo que outras pessoas possam conhecer as particularidades de cada uma das religiões pesquisadas e que possam entender que cada um de nós pode ter uma religiosidade diferente. Se precisarem de ajuda conversem com o professor de Informática ou com alguém que possa lhe dar uma ajuda n o desenvolvimento desta atividade.
Atividade 6 – Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Envolva outros professores no tema Pluralidade Religiosa. A sugestão é que o tema seja apresentado de diversas maneiras, por meio de diferentes atividades, nas aulas de professores de outras disciplinas como, por exemplo:
Língua Portuguesa.
Sugestão 1 - os textos propostos pelo professor que estiver desenvolvendo o projeto podem ser usados para desenvolvimento de conteúdos trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa.
Sugestão 2 – os alunos criam textos de Cordel para expor a diversidade do tema na escola.
História
Sugestão 1 – conhecer a história dos lugares onde as diversas religiões se fazem presente por meio de pesquisa na internet, ou em revistas específicas e depois apresentar aos colegas ou fazer um momento de apresentação chamado “Feira das Expressões Religiosas”. Neste espaço os alunos descrevem as características principais de cada uma das religiões pesquisadas.
Geografia
Sugestão 1 – conhecer e estudar os lugares onde as expressões religiosas surgiram. Fazer um levantamento das áreas de conflito religioso no mundo, relacionando com outras questões em disputa na mesma região. Use as aulas de Informática para pesquisa ou solicite que a façam em casa.
Informática
Sugestão 1 - Para apresentação do resultado das pesquisas realizadas nos diversos momentos do processo ensino aprendizagem, convide os alunos para conhecerem alguns aplicativos do computador. Solicite que as apresentações sejam preparadas no Power Point ou Movie Maker. Eles devem inserir um fundo musical, legenda e algumas informações a respeito das imagens, se for necessário.
Sugestão 2 - Que tal organizar um blog para apresentar os resultados das pesquisas, entrevistas e do conhecimento adquirido? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas sobre o tema em questão.
Artes
Sugestão – elaborar cartazes, desenhos, que representam o que foi significativo para cada grupo sobre o tema e preparar uma exposição na escola dos mesmos.
Filosofia
Sugestão – Depois de uma reflexão filosófica sobre a pluralidade religiosa convide os alunos para preparar algumas comunicações baseados nessas aulas e depois apresentem a outros grupos de colegas. Os recursos para apresentação pode ser escolhido pelos alunos.
Matemática
Sugestão 1 – Se for possível leve os alunos ao laboratório de Informática com os dados das entrevistas e pesquisas nas mãos. Com a ajuda do professor de Informática os alunos conhecem o aplicativo Excel e aprendem a inserir os dados obtidos para gerar gráficos.
Sugestão 2 – com os dados das entrevistas e pesquisas os alunos criam gráficos em seus
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
http://www.liberdadereligiosa.org.br/2009/
ONG voltada para a defesa da liberdade religiosa. Interessante coletânea de textos como a Declaração sobre eliminação de todas as formas de intolerância de discriminação com base na religião ou crença – ONU.
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=29105
Reverendo anglicano que fala da importância da cultura de paz
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.

Projeto Pluralidade – diferenças sociais e sua diversidade
Projeto interdisciplinar para 6º do Ensino Fundamental II

6º Ano
Título: Projeto Pluralidade – diferenças sociais e sua diversidade
Objetivos:
• Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
• Possibilitar a discussão da diferença como parte do nosso cotidiano e inerente ao ser humano.
• Estabelecer a importância do respeito às diferenças entre os colegas.
• Tornar a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais interessante do ponto de vista do aluno, possibilitando o crescimento pessoal deste indivíduo como cidadão transformador da sociedade.
• Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.

Tempo
O projeto, caso você tenha um tempo pequeno, tem a possibilidade de ser desenvolvido em um mês. Entretanto, como o tema é bastante abrangente, instigante e promove resultados significativos depois das atividades realizadas, poderá se estender para três meses, isso com o trabalho em conjunto entre os professores.
E ainda, por ter possibilidade para lançamento de discussões no blog, ao longo do tempo, é um projeto que poderá ser alimentado o ano todo com novas leituras e discussões pertinentes.
Sobretudo o projeto certamente poderá ser pensado de forma oportunista e pontual caso ocorra algum evento na escola ou socialmente em que essa discussão seja pertinente e importante.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Blogs, Filmes.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)
Atividade 1 – Reflexão com base no senso comum - assistir a um filme.
Inicie sua aula comentando com os alunos que geralmente a gente pensa que o nosso jeito de ser e de fazer é o normal e nos comparamos com os colegas e com as pessoas à nossa volta. Porém, quando consideramos o outro parecido conosco, aprovamos. Mas quando achamos diferente, diverso, é comum acharmos “errado” ou simplesmente esquisito. Desta forma, pensamos um pouco: será que é mesmo possível que as pessoas tenham jeitos de ser iguais? Será que podemos dizer: aquela pessoa é esquisita, aquela outra não? E aqueles que nós consideramos esquisitos, o que pensam de nós?
Se olharmos para o mundo, vamos encontrar muitas coisas que parecem ser iguais, mas são bastante diferentes! As árvores, por exemplo, tem um jeitão mais ou menos parecido, mas de perto, são diferentes entre si. Mesmo aquelas de um mesmo grupo, de uma mesma espécie, não crescem iguais.
Em seguida questione os alunos: O que você gosta de fazer? Como você costuma assistir às aulas em sua escola? Enfim, como é o “seu jeito de ser”?
Depois de refletirem a este respeito proponha que investiguem essa história de igual e diferente para conhecer os outros à nossa volta. Assim sensibilizados para o tema, poderão, então, elaborar uma entrevista com as pessoas próximas a eles para buscarem outras “formas de viver”. Portanto, solicite que façam como tarefa de casa, a pesquisa abaixo:

Atividade 2 – Pesquisa prática - entrevistas
Pesquisar um pouco mais?
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de aula.
1. Qual é o seu nome?
2. Faixa etária de idade:
( ) 7 a 14 anos – ( ) 15 a 21 anos – ( ) 22 a 29 anos – ( ) 30 a 40 anos –
( ) 41 a 50 anos e de ( ) 51 em diante.
3. Como você costuma estudar em casa?
4. Como você costuma assistir às aulas?
5. O que você gosta de fazer nos horários livres?
6. O que é mais legal na escola/trabalho?
7. O que é menos legal na escola/trabalho?
8. O que você gosta de comer?
9. O que você come, normalmente, em sua casa?
10. Por que você come esse tipo de alimento normalmente?
11. O que você acha das pessoas que são diferentes de você?
12. Você acha que é possível viver bem com as diferenças entre as pessoas? Como?
Atividade 3 – organização de blog a partir do resultado das entrevistas. Exposição dos resultados – gráficos – Excel. (Apresentação dos resultados em Power Point, Movie Maker, Cartazes, etc.)
Inicie a aula questionando os alunos sobre a experiência que tiveram em fazer a pesquisa. Quais os costumes, gostos e preferências dos entrevistados? O dia a dia deles pode trazer ao coletivo diferenças interessantes a serem exploradas?
Depois de um bate papo os alunos apresentam os resultados das discussões e pesquisas. Que tal organizar um blog para isso? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas que acessarem o blog. Podemos também repassar os dados das entrevistas para o Excel e criar os gráficos. A atividade de apresentar a estatística pode ser acertada com os alunos de maneira que se juntem em grupos e, quando ficarem prontas, apresentam em Power Point, ou Movie Maker ou em Cartazes que serão espalhados ou expostos pela/para a escola.
Atividade 4 – criação de painel temático com recursos diversos
Proporcionar discussões enriquecidas com as histórias pessoais e dos entrevistados poderá ser organizada nas diversas formas citadas neste projeto.
Temas pertinentes as questões das diferenças e diversidades sociais presentes na realidade dos alunos se fazem presentes permanentemente devido a diversidade do nosso país.
Um grande painel digital (power point, blog, Word, etc.) para novas discussões, leituras de jornais e revistas que estão sempre trazendo casos de intolerância, diferenças sociais, bullyng que surgem a todo instante, pode ser construído. Portanto, sempre que for oportuno retome os temas juntamente com seu conteúdo.
Atividade 5 – Debate em sala – filmes, pesquisa na internet, entrevistas, leitura de artigos em jornais, revistas, mídia televisiva, etc.
Professor outra atividade possível para dinamizar mais o seu trabalho é desenvolver debates sobre as virtudes. Escolha algumas virtudes que você pensa estar de acordo com os seus princípios, de seus alunos e os da escola, separe-as por interesse dos alunos e as distribua em sala para que debatam.
Crie vários grupos na sala de aula (ou outro espaço possível) e cada um deverá discutir entre eles sobre o tema sugerido por você. Em seguida a reflexão dos grupos, eles apresentam a síntese do que foi discutido.
Depois do debate proponha que pesquisem sobre os temas em alguns veículos de comunicação, em vídeos, entrevistando pessoas, pesquisando na internet, etc. Retome o tema no debate entre os grupos para analisarem se a primeira opinião do grupo ainda permanece após estarem com uma bagagem teórica maior.
Pontue com seus alunos que o tema gera conflito, desenvolve o exercício da cidadania na construção de pessoas autônomas, transformadoras da sociedade e de sua realidade, portanto, deve ser trabalhado com respeito e ética em todo processo.

Atividade 6 - Trabalho com música – interpretação da letra e paródias
A partir da letra da música de Charlie Brown – “Vícios e Virtudes” ou “Racismo é Burrice” e “Até Quando” do Gabriel Pensador, aborde e reflita criticamente com seus alunos sobre a diferença e a diversidade social.
Solicite que selecionem frases que falam de cidadania, de atitudes, de diferenças e de outras virtudes que escolherem. Em seguida acessem a música no youtube e a escutem. Depois cada equipe deve criar uma paródia sobre os temas abordados e apresentar para a turma ou para a escola, como fechamento da atividade.
Atividade 7 - Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Língua Portuguesa.
• Sugestão- construir um jornal com os alunos. Veja a sugestão no link: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/projeto-o-jornal-em-sala-de-aula.html (acesso em 02/03/2010). Ele detalha como você pode criar um jornal com seus alunos.
• Sugestão - trabalhar com o Jornal em sala de aula, analisar os artigos que se apresentam nele e retirar destes, os temas desejados. Veja as sugestões de links:
http://www.scribd.com/doc/14779897/Projeto-Para-a-Atividade-7-Jornal-Na-Sala-de-Aula (acesso em 02/03/2010)
http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/20/o-jornal-na-sala-de-aula/ (acesso em 02/03/2010)
• Sugestão - produzir poesias, textos de cordel, poemas e outros que você achar interessante para esta atividade.
• Sugestão – Construa, depois dos textos prontos, “varais das virtudes” – estender barbantes no pátio da escola como se fossem varais de roupas e colar os textos produzidos. Dessa forma toda a comunidade escolar terá acesso a leitura desses textos. Caso você queira pode construir um mecanismo de votação dos textos produzidos e premiar estes alunos autores.
História.
• Sugestão - trabalhar com a pesquisa na internet. Divida a turma em grupos por regiões brasileiras e encaminhe-os para o computador onde farão uma pesquisa sobre a diversidade e diferenças da região que o grupo ficou responsável. Depois da pesquisa pronta cada grupo informa aos colegas o que aprenderam com a investigação. Aqui é importante preparar um instrumento de pesquisa, com o que você deseja que os alunos pesquisem para direcioná-los e ajudá-los sem perder tempo.
Geografia.
• Sugestão – utilizar a mesma metodologia acima, porém a pesquisa será com base nos espaços geográficos. Por exemplo: depois de feita a pesquisa comparar as regiões e verificar qual que apresenta um índice maior de incidência dos temas. Depois da pesquisa realizada os alunos podem produzir textos no aplicativo Word, bem como preparar uma apresentação para a escola ou outros colegas (trabalho em grupo) com os aplicativos Power Point e Movie Maker, nas aulas de Informática. Neste caso além de aprenderem a utilizar a ferramenta os alunos estarão reforçando o a aprendizagem do conteúdo. Você pode fazer uma votação para escolher os melhores trabalhos produzidos.
Arte.
• Sugestão – Produzir cartazes e colocá-los em pontos estratégicos de visualização na escola. Deixar um cartaz em branco, junto aos outros cartazes, para que as pessoas que por ali passarem, deixem a resposta para a seguinte pergunta: como pratico a lealdade, a generosidade, a ética, etc no meu dia a dia? Usar os resultados para estudo na sala de aula.
• Sugestão – Com o celular, os alunos devem tirar fotos, em casa ou no bairro, de atitudes que apresentam as virtudes trabalhadas. Em seguida, com a ajuda do professor de Informática ou nas aulas no laboratório de informática, eles podem baixar e gravar as fotos inseri-las em um aplicativo como Power Point ou Movie Maker e apresentar aos colegas. Nesta apresentação eles devem colocar um fundo musical, frases importantes que representem a imagem e também uma legenda para facilitar a leitura visual da foto.
Filosofia.
• Sugestão – com os debates feitos em sala, construam textos síntese e solicite que os alunos, usando a técnica de apresentação “mesa redonda”, façam comunicações sobre estes textos para os colegas e, se possível, a comunidade escolar.
• Sugestão – criar o “Espaço Filosófico” na escola, o qual reúne grupos de alunos de várias idades para refletirem sobre as diferenças e diversidades que existe na escola e na sociedade. Os alunos podem se inscrever para participar das assembléias, as quais podem ser uma vez por semana ou uma vez por mês. Determine o tempo de duração e a quantidade de alunos para cada encontro. Sistematize o tempo de reflexão e converse com os alunos sobre a importância deste espaço para expor situações que os incomodam, bem como contar as atitudes que tiveram para fazer valer o que se discute. Desta forma os alunos exercem a cidadania de maneira democrática e consciente, aproximam os pais da escola e, a partir daí podem transformar a sociedade, a relação e o respeito com o outro.
• Sugestão – Este “Espaço Filosófico” pode receber profissionais, pais e outras pessoas para dialogarem a respeito de assuntos que seja de interesse do grupo.
• Sugestão - Os próprios alunos podem, depois de alguns debates e leitura de artigos, preparar palestras sobre determinados temas e apresentá-las na escola para os outros colegas e/ou comunidade escolar. Estas palestras podem conter cenas de filmes, imagens, vídeos instrutivos, etc.
Matemática.
• Sugestão – Solicite ajuda do professor de informática se for necessário e proponha aos alunos que criem gráficos com os dados das pesquisas feitas. Cada grupo se responsabiliza por construir os gráficos com os dados de sua região e apresentar aos outros colegas. Você pode também, para que todos os grupos tenham acesso a tudo, pedir que cada grupo envie, por e-mail, os dados de sua região para um representante do outro grupo. Este, por sua vez, ficará responsável por repassar para os colegas de sua equipe.
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
Texto 1
http://www.pucp.edu.pe/ira/filosofia-peru/pdf/arti_filo_latino/tolerancia.pdf
Trabalho sobre o conceito de tolerância, identidade e diversidade.
Texto 2
http://www.espacoacademico.com.br/007/07oliveira.htm
Trabalho sobre a questão no espaço escolar. Atente para a bibliografia ao final deste trabalho, sobretudo ao artigo do Prof. Dr. Kabenguele Munanga.
Texto 3
http://www.palmares.gov.br
Artigo sobre virtudes
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.
Cinco questionários de avaliação
Para você, diretor
Autoavaliação

Acompanho dados de frequência, evasão, retenção e distorção idade-série, usando-os para definir ou repensar metas e estratégias?
( ) sim ( ) não

Fico atento à quantidade de alunos enviados por professores à diretoria?
( ) sim ( ) não
Que leitura faço desse tipo de prática? ______

Observo o movimento na escola e se há alunos fora das classes nos horários de aulas?
( ) sim ( ) não

Uso os dados das avaliações internas e externas para pensar a proposta pedagógica da escola e discuti-la com meus colegas?
( ) sim ( ) não

Fomento uma cultura voltada à leitura?
( ) sim ( ) não
Como? __________________

Apoio e ofereço condições para a realização das reuniões pedagógicas?
( ) sim ( ) não

Apoio a realização de reuniões do Conselho Escolar, do Conselho de Classe e da Associação de Pais e Mestres e ofereço condições para que elas aconteçam?
( ) sim ( ) não

Volto minha atenção à aprendizagem, impedindo que os processos administrativos se sobreponham a ela?
( ) sim ( ) não

Faço reuniões regulares com toda a equipe e com cada segmento?
( ) sim ( ) não

Peço a opinião de alunos, pais, professores e funcionários antes de tomar decisões?
( ) sim ( ) não

Sei ouvir críticas e levá-las em conta na mudança de minhas práticas e atitudes?
( ) sim ( ) não

Busco junto à Secretaria de Educação o apoio necessário para aprimorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem?
( ) sim ( ) não

Solicito a ajuda do Conselho Tutelar sempre que preciso?
( ) sim ( ) não

Participo da organização e abertura das reuniões de pais, observando-as e analisando a frequência?
( ) sim ( ) não

Busco soluções sustentáveis e ecologicamente corretas?
( ) sim ( ) não

Zelo pela acessibilidade de todos os integrantes da comunidade interna e externa?
( ) sim ( ) não

Sou pró-ativo na busca de recursos e parcerias externas, sem ficar apenas na dependência dos repasses de verbas?
( ) sim ( ) não

Busco uma boa organização dos registros escolares, da documentação da escola e da vida funcional da equipe?
( ) sim ( ) não

Zelo pelo patrimônio escolar?
( ) sim ( ) não

Procuro garantir os materiais básicos a alunos e professores?
( ) sim ( ) não

Busco aprimorar minha formação, participando de cursos, seminários, palestras e de atividades culturais?
( ) sim ( ) não
Para os funcionários
Caro funcionário, sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de responder de forma sincera a esse questionário. Obrigado!

O diretor...

Faz reuniões regulares com os funcionários?
( ) sim ( ) não

Informa a todos sobre os projetos em andamento e pede a colaboração para que eles se realizem?
( ) sim ( ) não

Acompanha a frequência dos funcionários?
( ) sim ( ) não

Valoriza todos os profissionais, do porteiro ao vice-diretor, reconhecendo e promovendo o potencial de cada um?
( ) sim ( ) não

Entende que todos têm um papel importante na aprendizagem dos alunos?
( ) sim ( ) não

Opiniões e sugestões: _________________________________________________
Para professores e coordenadores
Caro colega, suas respostas me ajudarão a melhorar minha atuação como gestor. Conto com suas opiniões e sugestões.

O diretor...

Faz reuniões regulares com a coordenação pedagógica?
( ) sim ( ) não

Garante as condições ideais para a realização dos encontros formativos?
( ) sim ( ) não

Entende a escola como lugar de formação continuada?
( ) sim ( ) não

Busca articulação com a coordenação pedagógica para integrar professores de diferentes áreas e séries?
( ) sim ( ) não

Sabe delegar funções, solicitar ajuda e ouvir críticas?
( ) sim ( ) não

Promove uma gestão democrática e participativa?
( ) sim ( ) não

Age com ética e transparência na condução dos processos educativos e administrativos da escola?
( ) sim ( ) não

Observa e promove as questões de segurança e higiene?
( ) sim ( ) não

Dispensa tratamento igual a todos os profissionais, pais e alunos, fazendo cumprir as regras aprovadas no regimento escolar?
( ) sim ( ) não

Faz cumprir o calendário escolar e o mínimo de 200 dias letivos previstos em lei?
( ) sim ( ) não

Incentiva a realização de atividades culturais e esportivas dentro da escola e divulga aquelas que acontecem fora dela?
( ) sim ( ) não

Acompanha a frequência dos professores?
( ) sim ( ) não

Opiniões e sugestões: ________________________________________________________
Para os alunos
Querido aluno! Você quer que a escola fique cada vez melhor? Então responda a essas questões!

O diretor...

Informa a você e seus colegas sobre o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil, a importância dessas instâncias e como participar delas?
( ) sim ( ) não

Abre as portas da diretoria para que as turmas deem sugestões e opiniões sobre as atividades e os projetos?
( ) sim ( ) não

Circula pelos ambientes da escola e conversa com você e seus colegas?
( ) sim ( ) não

Garante uma escola bonita, agradável e limpa para todos?
( ) sim ( ) não

Promove brincadeiras e atividades de leitura e esportivas nas horas de intervalo?
( ) sim ( ) não

Permite que você e seus colegas tenham acesso a computadores, livros, laboratórios e demais equipamentos da escola?
( ) sim ( ) não

Opiniões e sugestões: _____________________________________________________
Para a família
Caros pais, preciso da sua opinião para melhor atendê-los. Por favor, respondam ao formulário e depositem-no na caixa que se encontra na secretaria da escola.

O diretor...

Promove reunião de pais em horários adequados à sua rotina?
( ) sim ( ) não

Informa a comunidade sobre os projetos da escola e convida todos a colaborar?
( ) sim ( ) não

Divulga o Conselho Escolar e a Associação de Pais e Mestres e como participar deles?
( ) sim ( ) não

Usa os murais da escola para mostrar o trabalho dos alunos e convidar para eventos?
( ) sim ( ) não

Leva em consideração a cultura da comunidade no projeto educativo da escola?
( ) sim ( ) não

Opiniões e sugestões: _____________________________
Revista Nova Escola

Prova Brasil


Leitura de textos de complexidades diferentes

A prova pede a compreensão de textos de diferentes complexidades – dadas pela coerência, pela organização, pelo vocabulário etc. –, ainda que com gênero e enredo iguais

Anderson Moço (anderson.moco@fvc.org.br)
A complexidade dos textos apresentados na Prova Brasil é outro fator que influencia o grau de dificuldade das tarefas. A causa disso é a escolha pelo autor dos termos, da organização das frases, dos recursos de coesão e coerência e, enfim, da forma de tratar o conteúdo. Essa diferenciação pode ocorrer dentro de um mesmo gênero. Isso fica claro nas perguntas que exigem a leitura de uma fábula. Apesar de todos os textos desse gênero possuírem características iguais, cada um deles apresenta uma textualidade. Uma mesma fábula, portanto, pode ter diferentes versões em função de sua linguagem. Por isso, os estudantes que têm contato em classe com um variado repertório de leitura conseguem acertar o que se pede com mais facilidade.
Uma das obras do gênero trabalhadas na Prova Brasil é O Galo e a Raposa (leia no primeiro quadro abaixo), de Esopo, fabulista grego do século 6 a.C. Considere a questão: por que a raposa queria que o galo descesse da árvore? Ela mobiliza a capacidade relativa a "Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos dele" (descritor 8).

A resposta certa é a seguinte: para que pudesse pegá-lo e comê-lo, pois raposas comem galos. Chegar a essa conclusão é fundamental para compreender a narrativa, pois ela remete às relações de causalidade entre as ações dos bichos e também à natureza da relação entre eles - predador e vítima -, sem a qual o desenvolvimento da trama não seria possível. Da mesma forma, quando não há o entendimento desses aspectos, alguns recursos linguísticos - como a ironia na fala da raposa - também não podem ser compreendidos.

Para responder à questão "por que o galo disse que viu cachorros vindo ao longe?", os alunos precisam "Inferir uma informação implícita em um texto" (descritor 4). Dessa forma, concluem que o galo percebeu o estratagema da raposa para pegá-lo, já que ela é predadora dele e, da mesma forma, o cachorro é inimigo da raposa. Outros meios de chegar a essa constatação seriam eles já terem isso em seu repertório prévio ou recuperarem o dado em algum trecho. Para ambas as habilidades, a familiaridade com leituras variadas é essencial.

Diferentes habilidades para entender o mesmo enredo
Com outra versão da mesma fábula, a complexidade da tarefa muda. Vamos estabelecer como exemplo a escrita por Monteiro Lobato (1882-1948), nomeada O Galo Que Logrou a Raposa (leia no segundo quadro abaixo). Do mesmo modo que no exemplo anterior, as informações requeridas não são apresentadas explícita e diretamente. Para responder por que a raposa queria que o galo descesse da árvore, o aluno pode recorrer a noções que já possui sobre a relação entre galo e raposa e raposa e cachorro.

Caminhos alternativos são ler o primeiro parágrafo, recuperar o sentido da expressão "te curo" e, depois, articular isso aos dados contidos no segundo parágrafo, em especial o trecho "acabou-se a guerra entre os animais".

Para dar conta da segunda pergunta (Por que o galo disse que viu cachorros vindo ao longe?), ao contrário, não há informações explícitas, sendo necessário tanto "Inferir uma informação..."(descritor 4) como articular as que estão nos últimos quatro parágrafos. Nesse sentido, podemos dizer que, quando se considera a segunda fábula - ainda que ela tenha o mesmo enredo e esteja organizada dentro do mesmo gênero -, o esforço do leitor para indicar a alternativa certa da mesma tarefa é maior do que se a base for a primeira. Isso ocorre por suas características de linguagem.

Outro tipo de desafio comum na Prova Brasil é o que leva o estudante a "Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto" (descritor 2). Se a base fosse a primeira fábula (O Galo e a Raposa), uma tarefa poderia ser determinar a quem se refere a expressão "sua voz". A complexidade dela não é grande, pois o sujeito ao qual ela se liga está na frase anterior. Já se problema semelhante fosse dado à criança após a leitura da narrativa de Lobato - identificar a quem se refere "raspou-se" -, a dificuldade seria maior. Caberia a ela localizar a raposa dois parágrafos acima.
O Galo e a Raposa
No meio dos galhos de uma árvore bem alta um galo estava empoleirado e cantava a todo o volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imagina algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo, dizendo: 
- Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para comê-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando cm ar tão preocupado. 
- Nesse caso, é melhor eu ir embora - disse a raposa. 
- O que é isso, prima? - disse o galo. - Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros nesses tempos de paz?! 
- Não, não é medo - disse a raposa - mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?

Moral: cuidado com as amizades muito repentinas
Fonte: Fábulas de Esopo, Ed. Companhia das Letrinhas 
O Galo Que Logrou a Raposa
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: "Deixa estar, seu malandro, que já te curo!..." E, em voz alta: 
- Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor. 
- Muito bem! - exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vêm vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.
- Infelizmente, amigo Co-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
Contra esperteza, esperteza e meia.
Fonte: Fábulas, Ed. Brasiliense 
Reportagem sugerida pelos leitores Denise Morais, Ataleia, MG, Diógenes Henrique Rodrigues da Silva, Itapipoca, CE, Kezya Bernardino, Acarau, CE, e Priscila Santana Suetu, Planaltina, DF

Dramatização sobre Água





PERSONAGENS:

Vários alunos.

DESENVOLVIMENTO

1ª Personagem — Uma menina representando a Água

FALA:

— Há, como é triste ser Água...!

— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!

— Vejam como estou agora: 

* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.

— Não sei o que fazer!

2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista

FALA:

— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.

Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.

— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.

3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol

FALA:

— É, eu estou decepcionado com a humanidade. 

— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.

— Não consigo me controlar.

— Estou fazendo mal a terra, sem querer.

2ª FALA DA ÁGUA 

— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...

— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.

-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor

-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.

--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.

— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.

RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.

Ao redor da água, começam a cantar:

A Água é minha amiga

Com ela posso contar

Pra lavar e tomar banho 

E minha sede matar

Vamos todos protegê-la

E a natureza preservar

Resgatar suas a nascente

Para ela não faltar

Não fique triste amiga Água

De você vamos cuidar

Conscientizar a humanidade 

Para a vida que nos dar. 

TRÊS DICAS PARA PROTEGER A ÁGUA

1ª Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes;

2ª Não demorar no banho;

3ª Não desperdiçar água ao lavar carros e calçadas.

VOCÊ SABIA?

Que lavar roupa em um tanque por 15 minutos, consome 135 litros de água.

Solução: Juntar roupa na água para lavar de uma só vez e enxaguar todas ao mesmo tempo sem a torneira o tempo todo aberta.

Escovar os dentes em 5 minutos com a torneira aberta, gasta 80 litros de água.

Solução: Se fechar a torneira em quanto escova os dentes. economizará 79 litros de água. 

Um banho de chuveiro de 30 minutos consome 243 litros de água.

Solução: Fechando o registro enquanto nos ensaboamos, gastaremos apenas 81 livros de água.

Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta, gastamos 243 litros de água.

Solução: Fechar a torneira para ensaboar a louça gastaremos 20 litros de água