Dado Sonoro
Objetivos didáticos:
- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais; identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Identificar a sílaba como unidade das palavras orais;
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras
- Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração);
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização, que precisam perceber que a palavra
é constituída de significado e seqüência sonora e que precisam refletir
sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência
fonológica.
Sugestões de encaminhamento:
O professor deve ler, em voz alta, as regras do jogo e discutir com os
alunos sobre como ele funciona, à medida que lê. Durante o jogo, caso
existam dúvidas quanto às regras, o docente pode ler novamente o texto,
mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as
regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as
crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual.
Instruções de jogos.
Pode-se, antes do início do jogo, a fim de facilitar a compreensão das
crianças, propor que o jogador, ao encontrar uma ficha que, em seu
julgamento, combine com a figura da cartela, destaque oralmente a sílaba
inicial semelhante nas palavras. Os demais jogadores devem checar se a
sílaba pronunciada é, de fato, comum às duas palavras. Algumas rodadas
“de treino coletivo” com esse procedimento podem ajudar a esclarecer
como o jogo funciona.
Dicas ao professor:
Esse jogo leva o aluno a observar que a palavra é composta por segmentos
sonoros e que esses podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma
descoberta essencial no percurso de apropriação do sistema alfabético
pelo aprendiz: o que notamos (representamos) no papel são os segmentos
sonoros das palavras, ou seja, para escrever precisamos centrar a
atenção nesses segmentos. Outro aspecto interessante nesse jogo é que,
como as fichas utilizadas apresentam figuras e seus nomes
correspondentes, é possível que os alunos comecem a observar que
palavras que têm o mesmo som inicial também apresentam as mesmas letras
no início da palavra. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os
segmentos sonoros das palavras também são estimulados a refletir sobre a
sua forma escrita, podendo, inclusive, serem levados a realizar o
registro do nome das figuras presentes nas cartelas. O jogo possibilita,
então, um significativo trabalho com alunos em estágios mais avançados
de escrita, Cabe ao professor, caso o deseje, sistematizar tal reflexão,
comparando as palavras coletivamente, ao escrevê-las no quadro ou ao
utilizar as fichas em outras atividades de reflexão fonológica.
Sugerimos como uma variante do jogo, para alunos em estágios mais
avançados de propriação da escrita alfabética, a realização de uma
atividade de correspondência grafofônica. Nela, o professor
disponibiliza as cartelas de figuras aos alunos ou a pequenos grupos e
escreve no quadro alguns nomes, um por vez, correspondente às figuras
das cartelas (o professor não deve ler ou ditar a palavra, apenas
registrá-la). O aluno ou grupo deve fazer a devida correspondência,
registrando a palavra em um papel e o número do desenho a que
corresponde. Caso não possua a figura (cujo nome foi registrado no
quadro), não é necessário o aluno fazer o registro. Desse modo, quem
realizar todas as correspondências corretamente será o ganhador
Dado Sonoro (Cartela do aluno)
Meta do jogo: Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
Jogadores: 2 a 4
Componentes:
- 1 dado de oito lados
- 1 cartela com 8 figuras de animais numeradas
- 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da cartela, há 3
fichas de figuras/palavras, que se iniciam com a mesma sílaba das
figuras/palavras apresentadas na cartela)
Regras:
- A cartela com as figuras numeradas deve estar à vista dos jogadores durante todo o jogo.
- Espalham-se as fichas sobre a mesa com as frases voltadas para cima.
- Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
- O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual
é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
- O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.
- Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
- A cada ficha encontrada, o jogador ganha um ponto. Se pegar a ficha
errada, os demais jogadores que perceberem denunciam e passa-se a vez.
- Se um outro participante jogar o dado e o número deste for referente a
uma figura para a qual não há mais fichas, passa-se a vez para o
jogador seguinte.
- Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior número de fichas
Repertório de palavras usadas no jogo: Cartela do jogo:,
BALEIA, CAVALO, LATA, GATO, PAVÃO, VACA, TATU, PICOLÉ.
Figuras do jogo: PALHAÇO/PARAFUSO/PALITO,
BALÃO/BACIA/BATEDEIRA,
CADEADO/CADEIRA/CADERNO,
GAVETA/GARRAFA/GALINHA,
PICOLÉ/PIRATA/PIÃO; ,
VACINA/VASSOURA/VARINHA, LÁPIS/ LAÇO/
LARANJA, TALHER/TÁBUA/TAPETE,
Outras sugestões de jogos:
Atividades de Língua Portuguesa para trabalhar com alunos do ensino fundamental.
Com essas atividades será possível trabalhar gramática com seus alunos,
de forma simples e divertida. Com essas atividades trabalharemos a
classe gramatical: Pronome. Dando destaque aos Pronomes Pessoais (eu,
tu, ele, nós, vós, eles).
Os alunos procurarão por pronomes pessoais em tirinhas de "Calvin e
Haroldo", além de poderem classificar os pronomes em 1ª, 2ª e 3ª pessoa,
nos plural e singular.
Com algumas frases, será pedido que eles substituam uma palavra
utilizando um pronome pessoal que se encaixe, assim, eles poderão
observar e treinar a escrita.