"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 1 de março de 2015

Jogos Pedagogicos com Materiais Reciclados

Memória de gavetinhas

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Caixas de fósforo, letras do alfabeto impressas, papel contact e cola quente.
Como jogar/interagir: Tentar achar dentro da gavetinha a letra e o seu par.


Loto quadrinhos




Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, revistas em quadrinhos e contact.
Como jogar/interagir: Joga-se em grupos de quatro pessoas, cada um com uma cartela. Uma outra pessoa tira da caixa uma figura e fala para o grupo. Quem tiver a figura correspondente cantada coloca um feijão em cima. Quem completar a cartela primeiro ganha.



Lince



Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, cola, tinta, encartes de supermercado e contact.
Como jogar/interagir: Os jogadores recebem as cartelas com as figuras que estão o tabuleiro e depois do sinal, tentam localizar rapidamente a figura em cima do seu par correspondente. Vence quem colocar primeiro as figuras.



Jogo de Perguntas e respostas ecológicas




Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Sacolas plásticas, papel, garrafa plástica, tinta e cola.
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.



Jogo de damas de tampas



Autor: Binqueduca
Materiais utilizados: Papelão, fita adesiva colorida, tampas de garrafa de amaciante e tinta.
Como jogar/interagir: É jogado com dois parceiros, um com 12 pedras brancas e outro com 12 pedras pretas. Começa com quem está com as pedras brancas, a pedra só anda para a frente e uma casa de cada vez, podendo capturar tanto para a frente ou para trás. Quando ela atinge a última linha do tabuleiro é promovida à dama, que pode andar para frente e para trás quantas casas quiser, não podendo saltar uma pedra da mesma cor, não existindo sopro e duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. A pedra vale o mesmo que a dama. É obrigatório a captura de todas as peças que forem possíveis, podendo se passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não sendo permitido capturar duas vezes a mesma peça e as mesmas não podem ser retiradas do tabuleiro antes do fim do lance de captura. Após 20 lances consecutivos sem captura ou deslocamento de pedra a partida é considerada empatada assim como 5 lances consecutivos e finais de 2 damas contra 2 damas, 2 damas contra uma, 2 damas contra uma dama e uma pedra, uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama de uma pedra.

Jogo da velha  



Autor: Doação de escola
Materiais utilizados: 1 folha de papel cartão amarelo, 1 folha de papel cartão preto, 5 tampas amarelas e 5 tampas brancas.
Como jogar/interagir: O tabuleiro possui três linhas e três colunas, e é jogado com dois parceiros.  Cada jogador escolhe as tampas de uma cor (amarelas ou brancas). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia. O objectivo é conseguir fazer uma linha  utilizando-se de três tampas, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.


Forma palavras


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Cilíndro de papelão, contact e palavras impressas.
Como jogar/interagir: Gire os elos e forme uma palavra.




Senha de entrada na sala


Autor: Doação de escola
Materiais utilizados: Tampas de garrafa pet numeradas, caneta e estojo para guardar.
Como jogar/interagir: Misture as tampas dentro do estojo e pegue uma para definir a ordem de entrada na sala de aula.



Retratos – Jogo da memória



Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Tampas de uma mesma cor, figuras de rostos e caixa de sapato.
Como jogar/interagir: Tentar encontrar os pares, virando uma carta por vez.


Resta um de joaninha


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, tampinhas de garrafa, cola, tinta e fita adesiva.
Como jogar/interagir: Movimentam-se as peças em qualquer direção, com a intenção de capturar as peças até restar somente uma no tabuleiro.


Empilhe as tampas

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Tampas coloridas de diferentes tamanhos, caixa de papelõ, cola, tinta e garrafa pet.
Como jogar/interagir: Empilhar respeitando a ordem de tamanho ou então, encaixar uma dentro da outra.


Dominó da multiplicação


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, números impressos, contact.
Como jogar/interagir: Cada jogador pega 7 peças (que deverão estar todas viradas de cabeça para baixo) e as organiza, escondendo-as dos parceiros. Começa o jogo quem tiver a peça maior. O primeiro jogador coloca uma peça no centro da mesa e o próximo deverá colocar outra peça que tenha lado igual a um dos lados da mesa e assim por diante. Quem não tiver uma peça que possa ser colocada perde a vez. Vence o jogo quem terminar suas peças primeiro.


Quebra-cabeça


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Caixas de fósforo, uma figura de revista, cola e contact.
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.



Delícia de memória



Autor: Doação de escola (EMEF Armelinda – 1ª Ano A)
Materiais utilizados: 1 vasilhame de chocolate em pó de plástico, 20 tampas de garrafa pet e 2 caixas de papelão iguais com figuras (caixas de bombom), cola.
Como jogar/interagir: Coloque as tampas viradas para baixo, com as tampas escondidas, misture-as e procure as tampas iguais.

Passa bolinhas


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Garrafas pet, bolinhas de gude e durex colorido.
Como jogar/interagir: Tentar passar as bolinhas pelo funil dentro da garrafa.


Memória transportes


Autor: Brnqueduca
Materiais utilizados: Tampas de uma mesma cor, cola, garrafa pet e figuras de meios de transporte.
Como jogar/interagir: Tentar encontrar os pares, virando uma carta por vez.

Dominó em quadrinhos


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, revistas em quadrinhos e contact.
Como jogar/interagir: Cada jogador pega 7 peças (que deverão estar todas viradas de cabeça para baixo) e as organiza, escondendo-as dos parceiros. O primeiro jogador coloca uma peça no centro da mesa e o próximo deverá colocar outra peça que tenha lado igual a um dos lados da peça da mesa, assim por diante. Quem não tiver uma peça que possa ser colocada perde a vez. Vence o jogo quem terminar suas peças primeiro.


Caixa do Tato


Materiais utilizados: Caixa de papelão, tintas, tesoura e.v.a. e cola ou fita adesiva.
Como jogar/interagir: Forme um cubo com a caixa de papelão e desenhe o rosto do palhaço. Recorte a boca do palhaço e cole os pedaços de e.v.a. por dentro da caixa, de forma que preencha a boca. Desenhe formas geométricas ou números nas laterais e recorte-os. Pinte os recortes e o rosto do palhaço.


Abaco


Autor: Concurso de brinquedos
Materiais utilizados: Vasilhame de shampoo, tinta, cola, papelão, papel, caixa de coador de café e jornal
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.


Bilboquê


Autor: Formação de professores
Materiais utilizados: Garrafa pet, barbante e  tinta.
Como jogar/interagir: Acertar a bola dentro do funil.


Boliche


Autor: Lixo arte
Materiais utilizados: Garrafas PET, bola de madeira e fita adesiva colorida
Como jogar/interagir: Cada jogador deve tentar derrubar o maior número de pinos arremessando a bola na direção dos mesmos.


Dado


Autor: Estagiária do Instituto  Estre Carol.
Materiais utilizados: Folhas sulfites e canetinhas coloridas.
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.


Vai e vem


Autor: Concurso de brinquedos
Materiais utilizados: Barbante, garrafa pet e fita adesiva
Como jogar/interagir: Cada jogador deve segurar um par de argolas nas pontas do brinquedo. Mantendo as tiras esticadas, o primeiro jogador deve abrir os braços, separando as argolas, enquanto o outro mantém os seus braços fechados, enquanto a garrafa pet chega até ele. Repete-se o movimento.


Mancala



Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Caixa de ovos, tampas e milho.
Como jogar/interagir: O objetivo é colher o maior número possível de sementes. Terminada a partida, o jogador com mais sementes guardadas na sua mancala é o vencedor. O tabuleiro é dividido ao meio e são colocadas 4 sementes em cada cava de todo o tabuleiro. As duas cavas maiores são para guardar a colheita de cada jogador.  O primeiro jogador, recolhe suas sementes e coloca-as no sentindo anti-horário em cada uma das outras cavas, assim por diante. A colheita acontece quando um jogador coloca a última semente distribuída na jogada em uma das cavas do oponente e esta fica com duas ou três sementes. As sementes são colhidas e colocadas na mancala do jogador que semeou e colheu.  Se as cavas procedentes ainda tiverem sementes, elas são colhidas até encontrarem cavas vazias ou chegarem ao final do tabuleiro. Nunca se colhe no seu próprio lado do tabuleiro  O jogo termina quando todas as 6 casas de um lado do tabuleiro ficarem vazias. Se o oponente não tiver nenhuma semente e o jogador tiver condições de fazer um movimento que termine colocando sementes nas cavas do oponente, isso deverá ser feito, acarretando o término do jogo caso não o faça.



Jogo de damas


Autor: Doação de escola (EM Mª Miguel Jaubut – 3ª série – Profª Fernanda)
Materiais utilizados: Papelão, tinta e tampas de garrafa.
Como jogar/interagir: É jogado com dois parceiros, um com 12 pedras brancas e outro com 12 pedras pretas. Começa com quem está com as pedras brancas, a pedra só anda para a frente e uma casa de cada vez, podendo capturar tanto para a frente ou para trás. Quando ela atinge a última linha do tabuleiro é promovida à dama, que pode andar para frente e para trás quantas casas quiser, não podendo saltar uma pedra da mesma cor, não existindo sopro e duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. A pedra vale o mesmo que a dama. É obrigatório a captura de todas as peças que forem possíveis, podendo se passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não sendo permitido capturar duas vezes a mesma peça e as mesmas não podem ser retiradas do tabuleiro antes do fim do lance de captura. Após 20 lances consecutivos sem captura ou deslocamento de pedra a partida é considerada empatada assim como 5 lances consecutivos e finais de 2 damas contra 2 damas, 2 damas contra uma, 2 damas contra uma dama e uma pedra, uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama de uma pedra.


Memória de tampas


Autor: Doação de escola (EMEF Armelinda – 1ª Ano A)
Materiais utilizados: 18 caixas plásticas de rolos de filme, 18 tampas de garrafa pet coloridas (2 de cada cor), vasilhame com tampa.
Como jogar/interagir: Coloque as caixas plásticas viradas para baixo, com as tampas escondidas, misture-as e procure as tampas iguais.






Diversão na Matématica

Pensar, calcular e comunicar ideias são competências importantes na resolução de problemas de Matemática e da vida prática. Para desenvolvê-las, precisamos aprender a pensar genericamente e a expressar tal pensamento, o que deve ser um dos objetivos do ensino da Álgebra.
Partindo deste princípio, as professoras Kátia e Roselaine lançaram para os alunos das 7ª séries uma atividade de fechamento para o conteúdoOperações com Polinômios. A atividade  consistia em:
- Assistir, em sala de aula, ao vídeo com o modelo do jogo ‘Brincando com a Álgebra na  Matemática.
Modelo do jogo disponível em: Untitled 37.avi Brincando com a Álgebra na Matemática (http://www.youtube.com/watch?v=139CkqAivCQ)
- Confeccionar em grupos o jogo utilizando material reciclado;
- Após algumas rodadas, filmar um integrante explicando as etapas do jogo;
- Responder individualmente ao seguinte questionamento sobre a atividade:
1 . Qual conteúdo matemático esse jogo aborda?
2. Que objetivos você percebe nesse jogo?
3. Você acha que essa atividade ajudou você a esclarecer alguma dúvida ou entender melhor algum conteúdo matemático? Justifique a sua resposta:
Acompanhem as atividades através de fotos e vídeos!!
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Seis brinquedos criativos com material reciclado para fazer em casa

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Dia das crianças é sinônimo de brinquedos, já que eles são os presentes prediletos da garotada. Mas que tal transformar esse dia em uma data sustentável, onde além de diversão as crianças ganharão também conhecimentos sobra à importância da reciclagem. O EcoD selecionou alguns brinquedos práticos de fazer que utilizam materiais recicláveis e que podem ser confeccionados pela meninada.
Flauta de Canudos
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Simples de fazer, a flauta de canudos alia reciclagem à música. Dois conhecimentos importantes para a formação de uma criança. O legal é que ela pode confeccionar sozinha seu novo brinquedo.
Jogo educativo
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Este brinquedo é esteticamente atraente e muito útil para o desenvolvimento de um bebê. Se você for comprá-lo em uma loja vai sair caro, mas a boa notícia é que você pode fazer o mesmo utilizando o papelão. Clique aqui e aprenda como fazer.
Marcador de texto de super-heróis
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A leitura é um hábito que deve ser incentivado desde cedo. Mas a verdade que inserir os livros na vida das crianças não é uma missão tão fácil. Os marcadores de texto de super-heróis podem dar uma ajudinha nesse processo. Com a utilização de palitos de picolé e tintas, as crianças poderão criar seus marcadores com os heróis favoritos. Elas vão gostar mais de ler a ainda de reciclar.
Barco de garrafa PET
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Para deixar o banho da criançada mais divertido, você pode fazer um barco utilizando apenas garrafas PETs e fita adesiva. Clique aqui e veja como é bem fácil.
Carrinho de rolo de papel higiênico
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O carrinho é uma das brincadeiras favoritas das crianças. Então para deixá-las bem feliz no seu dia, porque não presenteá-las com esse brinquedo. Mas não precisa gastar. Em casa você pode conseguir as matérias-primas para confeccionar junto com as crianças um carrinho bem colorido: rolo de papel higiênico e tampas de garrafa PET.
Balsa de rolhas e retalhos de tecidos
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As brincadeiras na piscina, praia, baldes no quintal de casa, ficarão mais divertidas com essas balsas feitas apenas com rolhas de garrafa, palitos de madeira, elásticos e retalhos de pano.

O USO DO JOGO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM DIRECIONAMENTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL


AUTORES: SANTOS, L.R. (IFPA) ; BARBOSA, W.R (IFPA) ; JUNIOR, J.A.S (IFPA) ; JUNIOR, J.R.S (IFPA) ; FARIAS, M. S (IFPA)

RESUMO: É importante aos acadêmicos que pretendem desenvolver uma metodologia de ensino em suas aulas com temas voltados para a educação ambiental proporcionarem o resgate ao prazer de aprender. O trabalho trata-se de um “aplicativo” ou necessariamente um jogo pedagógico que estimula o aprendizado e o conhecimento do aluno na área voltada ao meio ambiente. O objetivo dessa idéia é demonstrar a importância da temática ambiental nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse jogo vem com intuito promover uma educação ambiental de forma prazerosa e significativa, que promova mudanças na sociedade. Além de se tratar de uma metodologia educativa esse jogo também proporciona aos alunos, o desenvolvimento do raciocínio lógico e outras habilidades importantes para o ato de aprender.

PALAVRAS CHAVES: metodologia de ensino, jogo pedagógico, educação ambiental.

INTRODUÇÃO: O homem durante muitos anos vem utilizando os recursos naturais oferecidos pela 
natureza de forma excessiva e desgastante, para que isso não ocorra é preciso intervir nos centros educacionais e junto à sociedade no sentido de mudar o comportamento destrutivo criando uma mentalidade de conservação e preservação do meio ambiente. Deste modo procurou-se desenvolver através do lúdico nas escolas, uma alternativa para resgatar nos alunos o sentimento de preservação. A utilização do 
lúdico em sala de aula auxilia a aprendizagem, facilitando na aquisição do conceito e incentiva a participação dos alunos (SOARES & CAVALHEIRO, 2006). Convém mencionar o uso gradual de jogos pedagógicos voltados para educação ambiental no espaço educativo, a fim de explorar as atitudes cooperativas dos alunos, e suas habilidades em esclarecer problemas de competência ambiental. Segundo a política nacional de meio ambiente a educação ambiental deve estar presente nos níveis e modalidades do processo educativo (BRASIL, 1999). Desta maneira os jogos e brincadeiras relacionados à preservação ambiental aparecem complementando o ato educacional nas escolas de forma a proporcionar uma enorme interação entre alunos e docentes. O objetivo deste trabalho foi utilizar o jogo como um processo auxiliador no ensino aprendizagem da disciplina de química com um direcionamento para a educação ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta prática foi aplicada pelos discentes do curso de química do O Instituto Federal 
de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, na aula de química metodologia e prática, ministrada no primeiro semestre de 2011. Inicialmente foram realizadas aulas expositivas a cerca dos problemas ambientais e como as emissões de gases poluentes tem contribuído para agravar esses problemas. Em seguida foi aplicado como metodologia de ensino a atividade lúdica relacionando com o tema abordado. Na metodologia foi utilizado um jogo de tabuleiro confeccionado com materiais de custo acessíveis como: cartolina papéis cartões de variadas cores, papel comum, cola, canetinhas, tesoura e régua. O jogo foi baseado em assuntos como: meio ambiente e alternativas sustentáveis que fossem não poluidoras ou menos agressivas ao meio ambiente, sendo que o mesmo consiste em perguntas a cerca desses temas com alternativas de múltipla escolha (a, b e c) Os jogadores são representados por cones coloridos, sendo que o dado e as perguntas são elementos que influenciam no número de casas a ser percorridas. Vence o jogo aquele que chegar primeiro ao ponto de chegada do tabuleiro. O envolvimento dos alunos foi acompanhado durante toda a atividade, a qual foi finalizada por meio de discussões a cerca dos benefícios que a utilização do jogo proporcionou.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apresentados nesta prática mostraram que os jogos e brincadeiras ambientais possibilitam o exercício de habilidades e desenvolvem a cooperação mútua entre os alunos. Durante a aplicação do jogo, os alunos mostraram-se bastante atentos a atividade, observando-se uma maior participação e interesse de todos. Esta metodologia propiciou uma grande interação dos alunos e discussões a cerca dos temas abordados na atividade lúdica. Os resultados mostraram que o jogo serviu de estimulo para os estudantes contribuindo para o ensino e aprendizagem e também para a criação de sentimentos preservacionistas em relação ao meio ambiente.

CONCLUSÕES: O ensino voltado ao meio ambiente de uma forma geral desenvolve a responsabilidade social e propicia a formação de agentes multiplicadores. Pôde se observar que a utilização do lúdico como ferramenta de educação ambiental motivou os estudantes na relação homem/meio-ambiente, ou seja, resgataram-se valores sociais para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

AGRADECIMENTOS: A Deus e aos professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA pelo apoio e total cumplicidade no decorrer do trabalho. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BRASIL. 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente/ MEC. 
.SOARES, M. H. F. B. & CAVALHEIRO, E. T. G. 2006. “O Ludo Como Um Jogo Para Discutir Conceitos em Termoquímica”. Química Nova na Escola. 23: 27-31.

FONTE: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-550-11023.htm

SEXTA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2014

Biotecnologia a serviço da Saúde Pública

Fotos: Agência Saúde

Instituto Butantan é internacionalmente conhecido pelas suas cobras e pelos soros antipeçonhentos. Nos últimos anos o instituto transformou-se no maior produtor nacional de vacinas, que se tornou publicamente visível, quando vacinas tríplices importadas foram recusadas pelo INCQS por ter nível de toxicidade acima do permitido. Só as vacinas do Butantan foram aprovadas. A produção de vacina tríplice foi inspecionada em 1997 e aprovada pela Organização Mundial de Saúde.

FONTE: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio03/3hp_4.pdf

QUINTA-FEIRA, 6 DE FEVEREIRO DE 2014

ÊNFASE À INSERSÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA

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Valeria Carpes Sauer, Denis da Silva Garcia
Resumo

O PRESENTE TEXTO TRATA-SE SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE A APLICAÇÃO DEJOGOS LÚDICOS/EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA. FORAM DESENVOLVIDAS TRÊS ATIVIDADES “JOGANDOCOM CAIXINHAS DE FÓSFORO”, “DOMINÓ DE QUÍMICA” E “JOGO DO L INVERTIDO”. A ATIVIDADE LÚDICA É UMA METODOLOGIA ATRAENTE E PRAZEROSA PARA ENSINAR OS CONCEITOS DE QUÍMICA, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO, TORNAR AS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRAENTES, MELHORANDO ASSIM O RENDIMENTO ESCOLAR, A POSTURA CRÍTICA VISANDO O DESENVOLVIMENTO PESSOAL. DESTA FORMA,SIGNIFICANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS, RESGATANDO NO ESTUDANTE O ENTUSIASMO PELAAPRENDIZAGEM, APROXIMANDO O MÁXIMO POSSÍVEL DO COTIDIANO.

Texto completo aqui: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2676/2253

Tabela Periódica dos Elementos - em figuras


Jogo Educativo- Adoro Aprender Brincando

O Jogo Educativo - Adoro Aprender Brincando - foi, exclusivamente, criado para a apresentação da oficina da disciplina Psicomotricidade do curso de pós graduação em psicopedagogia clínica, institucional, hospitalar e empresarial por Jossandra Costa Barbosa, aluna do curso, os desenhos são originais assim como toda sua arte gráfica.

O jogo é composto :por um tapete em lona com tamanho original de 2,90x1,70m, um dado de 0,50cm, 3 caixas e várias placas.Assim como demonstram as fotos abaixo.


Jogo Educativo -Adoro Aprender Brincado
( No tamanho Original ele possui mais espaço para os jogadores percorrerem o percurso)

Dado Criativo (Pode ser usado os números, as cores e as formas geométricas)
Caixas com Placas

Materiais que podem ser usados com o jogo
· Jogo Educativo “Adoro aprender Brincando”(2,70x1,60 em lona)
· Suplemento do jogo:
· Caixa dos desafios
· Caixa das curiosidades
· Caixa Hora de Aprender
· Placas com as atividades digitadas;.
· Dado Criativo com três funções ( cores, números e figuras geométricas)
· 1 bambolê
· Caixa de som, cd, notebook
· Objetos para identificar ( carrinho, Bombril, algodão, madeira)

O jogo poderá ser usados nos consultórios psicopedagógicos e escolas( tanto pelos professores como pelopsicopedagogo institucional).

  • O público alvo são crianças de 3 a 12 anos.
  • Os objetivos são: Trabalhar AFETIVIDADE- APRENDIZAGEM - MOVIMENTO

  1. Incentivar as crianças a encontrar soluções para os problemas propostos;
  2. Trabalhar aprendizado de forma interdisciplinar de forma lúdica;
  3. Relaxar as crianças;
  4. Proporcionar momentos de afetividade entre os integrantes do grupo;
  5. Desenvolver nas crianças habilidades motoras, equilíbrios, sensorial e de lateralidade.
  6. Ajudar as crianças a conviver com sentimentos de frustações, ansiedade e realizações;
  7. Mostrar a importância das regras, seu bom uso e benefícios;
  8. Abordar temas pessoais através da brincadeira do o que é o que é ?
  9. Incentivar as crianças a enfrentar desafios motores, como pular, rodar, dançar, etc;
  10. Trabalhar formas geométricas, números e cores;
O jogo de regras “Adoro aprender brincando” tem como objetivo um desafio entre pares feito entre as crianças para uma corrida pelas casas 01 a 24. As casas estão divididas em:
· 03 horas do abraço
· 05 desafios;(com atividades de atividade motora – dançar, pular, rodar bambolê, etc)
· 8 casas com hora de aprender ( com atividades de linguagem e conhecimentos matemáticos);
· 3 casas com O que é o que é? ( perguntas referentes a sua vida familiar e cotidiana);
· 2 casas bomba volte duas casas/
· 1 casa bônus surpresa.
· Personagens que expressão emoções e dialogam com os jogadores incentivando, alertando e parabenizando.

Estratégias estimuladoras (sensibilização, desenvolvimento e fechamento)


Como jogar:

O psicopedagogo (a) ou professor deve antes de iniciar o jogo explicar as regras do jogo, como ele funciona, separando a turma em duplas. 

As crianças devem ficar em pé na largada do jogo, deve-se tirar par ou impar para saber quem vai jogar o dado primeiro. É importante incentivar a criança a ler as boas vindas que o palhacinho diz na entrada.
O dado pode ser usado tanto a sequência de número como de cores e formas geométricas.
A criança deve andar somente a quantidade de casa que o dado indicar, nesse momento deve-se incentivar a criança a ler o que tem na casa e os incentivos que aparecem no trajeto do jogo, enfatizando que emoções elas representam.
O(a) jogador(a) terá que resolver o desafio psicomotor, a pergunta ou a curiosidade que a casa do jogo indicar.
Ao chegar na casa HORA DO ABRAÇO o(a) jogador(a) deverá escolher alguém da turma para dar um abraço.
O(a) Jogador(a) que chegar a casa 10 deverá voltar duas casas.
Os desafios psicomotores podem ser dançar músicas, pular cordas,fazer movimentos a direita ou esquerda dentre outros.
Nas casa Hora de Aprender o aluno deve resolver atividades a que o mediador pretende que ele aprenda(matemática português, ciências,etc).
Nas casa Curiosidades (O que é o que é) podem ser usados perguntas pessoais como o que deixa a criança ansiosa, nervosa, o que ela gosta da aula, na família , nas brincadeiras, etc.

Ao vencer o jogo a criança deve ser felicitada por todos inclusive ao parceiro que perdeu, este deverá voltar pro seu lugar e outra dupla começar a brincar o jogo.
Deverá ser desclassificado o (a) jogador (a) que se recusar a cumprir as regras do jogo e deverá esperar uma nova rodada para jogar novamente.

No final de todas as duplas, explicar as crianças que não ganharam que poderão jogar e ganhar numa nova oficina.

Após todas as equipes terem brincado, o psicopedagogo ou professor deve sentar em circulo com todas as crianças e perguntar se eles gostaram do jogo, o que sentiram ao ganhar ou perder, se gostariam de brincar de novo, o que mais gostaram, do que sentiram medo, do que não gostaram no jogo e o principal o que aprenderam brincando. Todas as respostas devem ser anotadas em uma ficha resumo.

Regras do Jogo:
Brincar é muito mais que diversão para as crianças. É um momento de total interação e socialização com o mundo exterior. Utilizando recursos como jogos de regras ou simbólicos a criança se sente estimulada a enfrentar desafios.

Todos interessados em utilizar este jogo devem entrar em contato com Jossandra Barbosa pelo e-mail: clubedehistoria@bol.com.br. Será cobrado somente os custos de produção em Papel ou em Lona e o frete.