"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quarta-feira, 11 de março de 2015
segunda-feira, 9 de março de 2015
domingo, 8 de março de 2015
egunda-feira, 17 de março de 2014
Projeto Cores
Na educação infantil é um dos projetos que não podem faltar durante o ano letivo, pois trabalhar as cores desenvolvem habilidades no campo da visão, olfato, paladar, tato, audição entre outras áreas porque é quase infinita as possibilidades e maneiras de trabalhar com esse tema, em todo lugar que vemos tem cores. Então, mãos a obra!
Andreza Menezes
Idade: A partir de 02 anos
Eixos temáticos: Linguagem oral e escrita, Artes visuais, natureza e sociedade, matemática, movimento e música.
Objetivos:
- Proporcionar a visualização, exploração, contato e o manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas.
-Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
-Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem de desenho, pintura e colagem.
Conceitos:
-Identificação, nomeação e reprodução de cores e formas;
-Aprendizado do uso das cores;
-Ampliação do conhecimento do mundo.
-Interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, e pelo ato de desenhar.
Atitudes a ser trabalhadas:
-Ampliação do vocabulário.
-Conhecimento e reconhecimento de cores e formas que estão presentes nos ambientes.
-Utilização de materiais plásticos para ampliar as possibilidades de expressão.
-Elaboração de desenho a partir do que foi observado.
-Integração com pessoas e ambiente.
Brincadeiras a realizar em sala de aula:
Caça-cores:
O professor pode colocar fichas de diferentes cores em um pote ou saco. É interessante escolher um lugar amplo para brincar com as crianças. O educador retira uma ficha do saco e, em seguida, diz o nome da cor e mostra o cartão. As crianças devem procurar objetos pelo local que tenham a mesma cor do cartão apresentado.
Música e cores:
O professor pode espalhar pela sala ou pátio tapetes de várias cores. Então, coloca um música para tocar e, assim que a música parar, as crianças deverão subir em um tapete e gritar o nome da cor do tapete. Para dificultar a brincadeira, o professor pode pedir cores: se a criança subir em um tapete vermelho, ela não pode mais escolhê-lo, e assim por diante. Dessa forma, são trabalhadas as core, observação, memorização e oralidade.
Fonte: Revista projetos escolares
Andreza Menezes
Projeto Cores
Idade: A partir de 02 anos
Eixos temáticos: Linguagem oral e escrita, Artes visuais, natureza e sociedade, matemática, movimento e música.
Objetivos:
- Proporcionar a visualização, exploração, contato e o manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas.
-Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
-Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem de desenho, pintura e colagem.
Conceitos:
-Identificação, nomeação e reprodução de cores e formas;
-Aprendizado do uso das cores;
-Ampliação do conhecimento do mundo.
-Interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, e pelo ato de desenhar.
Atitudes a ser trabalhadas:
-Ampliação do vocabulário.
-Conhecimento e reconhecimento de cores e formas que estão presentes nos ambientes.
-Utilização de materiais plásticos para ampliar as possibilidades de expressão.
-Elaboração de desenho a partir do que foi observado.
-Integração com pessoas e ambiente.
Brincadeiras a realizar em sala de aula:
Caça-cores:
O professor pode colocar fichas de diferentes cores em um pote ou saco. É interessante escolher um lugar amplo para brincar com as crianças. O educador retira uma ficha do saco e, em seguida, diz o nome da cor e mostra o cartão. As crianças devem procurar objetos pelo local que tenham a mesma cor do cartão apresentado.
Música e cores:
O professor pode espalhar pela sala ou pátio tapetes de várias cores. Então, coloca um música para tocar e, assim que a música parar, as crianças deverão subir em um tapete e gritar o nome da cor do tapete. Para dificultar a brincadeira, o professor pode pedir cores: se a criança subir em um tapete vermelho, ela não pode mais escolhê-lo, e assim por diante. Dessa forma, são trabalhadas as core, observação, memorização e oralidade.
Fonte: Revista projetos escolares
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Aquarela - ilustração e letra
Recebi essas imagens por email de Marcelle Bitaraes com a ilustração e letra da musica Aquarela , um clássico da nossa literatura brasileira.
Que tal imprimir e fazer um livro para as crianças. Para desenvolver e leitura!
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Atividades formas geométricas variadas
Fiz para vocês atividades com formas geométricas, são atividades simples e de rotina, mas indispensável para o desenvolvimento psicomotor da criança, é importante trabalhar em sala de aula este tema com material concreto, de forma que a criança possa sentir realmente como é o circulo, o quadrado, o triangulo e o retangulo, as suas pontas, suas curvas, dessa maneira ela guarda em sua memória fotográfica a experiência adquirida em sala de aula.
Quando trabalhamos as formas geométricas, sempre associamos as cores, facilitando assim a assimilação o aprendizado das nossas crianças de forma prazerosa e lúdica.
domingo, 29 de julho de 2012
Projeto e Planejamento Cores e formas
Projeto e planejamento: Formas geométricas e cores, utilizando como peça chave a música Aquarela de Toquinho.
Ao todo são 15 páginas
Ao todo são 15 páginas
Cubra os dobros, triplos, quádruplos e quíntuplos
Com cada cartela, jogar dois jogadores. Os alunos, cada um na sua vez, joga o(s) dado(s). o número que sair no dado deve ser multiplicado por 2, 3, 4 ou 5, conforme o jogo: dobro multiplicar por 2, triplo por 3... e marca o resultado. Cada aluno fica com dois lados do tabuleiro uma vertical, outro horizontal. O aluno que marcar primeiro todos os números, ganha o jogo. No caso de triplo em momentos terão que jogar com dois dados.
Assinar:
Postagens (Atom)