Cyberbulling e a Responsabilidade da Instituição de Ensino
"Se precisamos de leis para nos ensinar o Bom Senso, então, trazemos de berço a insensatez"
Autora: Joseane de Souza Heineck[1]
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Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei nº 196/2011, que altera o art. 12 da Lei de Diretrizes e Bases e impõe às escolas o dever de combater o assédio escolar, mais conhecido como bullying, através de ações educativas e de prevenção. A iniciativa pretende tornar indiscutível que a Instituição de Ensino é responsável por desenvolver práticas que conscientizem os alunos de que as agressões intencionais, verbais ou físicas, contra um ou mais colegas repetidamente, caracteriza o bullying e pode trazer prejuízos, algumas vezes irreversíveis. | ||||
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"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Nove Regras para Criarmos uma Criança Tímida
"Poucas pessoas sabem disso, mas, assim como os vícios são hábitos, pensar negativamente também o é..."
Autor: Jon Talber[1]
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Imagine que uma criança tem o potencial para ser qualquer coisa, inclusive fazer a diferença que não fizemos...
| A timidez é um aprendizado, um estado de comportamento criado por nós, do mesmo modo que se cria um hábito, como por exemplo, o colecionar carrinhos em miniatura, ou selos; ou a preferência por um refrigerante, ou a ver o belo como feio e vice e versa. Somos capazes de criar, tanto aquilo que preferimos e desejamos, quanto aquilo que repudiamos. E tudo isso são comportamentos, facetas psicológicas que depois de se tornarem partes integrantes de nossas personalidades, servirão para alguma coisa, e serão usadas, sejam para nos proporcionar insatisfações, ou satisfações. É como um filho que criamos. Podemos lhes dar carinho e atenção, mas, não podemos nos assegurar que jamais terão contato com a coisa contrária e seguirão um caminho adverso. Um comportamento, depois de criado, ficará dormente, em estado de espera, ou será aplicado imediatamente, a depender da ocasião. Sem uso, jamais permanecerá, mesmo que o seja apenas em nossos sonhos inconscientes. | |||
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Novos Paradigmas na Educação Privada
"Educar não é disciplinar segundo um padrão, mas, antes disso, tornar a responsabilidade pelos próprios atos uma disciplina"
Autor: Marcelo Oronoz[1]
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Mais do que nunca, o ensino deve ser tratado de modo profissional. Passou o tempo em que professores extrapolavam suas atribuições típicas e assumiam a gestão de instituições de ensino. Conhecimento na docência, intuição e experiência com pais e alunos já não são mais suficientes para administrar um educandário, face a complexidade das relações institucionais e com o mercado Entidades que almejam ser referência devem ter visão empresarial. Professor não é gestor. As melhores instituições do País mostram que passar o controle administrativo, financeiro, contábil, jurídico, recursos humanos, enfim, todos os alicerces da operação educacional, a profissionais técnicos especializados em cada área, é o caminho para o salto qualitativo. | ||||
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Disciplina Dentro de Casa
"Educação não é a simples transferência do conteúdo de um livro, para o cérebro."
Autor: Jon Talber[1]
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A experiência do aprender não pode resultar de teorias, fazer isso é coisa inútil. Como atividade para momentos ociosos serve, mas não pode ser chamada de pedagogia.
| Não desenvolvemos nosso tato, ou audição, ou paladar, o que na verdade ocorre, é a simples adaptação dos mesmos às condições ambientais. O resto é interpretação, é dar nomes ao que estamos fazendo, ao que estamos sentindo. Não se amplia o tato, ou audição, ou paladar, através do conhecimento adquirido, apenas nos especializamos em interpretar aquilo com o qual temos contato. Seria de grande utilidade que aprendêssemos sobre nós mesmos, antes de nos propormos a ensinar nossos filhos e alunos. Não deveríamos ensinar aquilo que não somos, mas podemos fazê-los repetir aquilo que também já repetimos. Isso não é educar, trata-se apenas de fazê-los, à força de alguma sugestão, adaptarem-se ao que também já nos adaptamos antes deles. Repassamos instruções, assim também como nos repassaram um dia. Instruções não educam, mas ajudam a tornar o indivíduo, um excelente profissional, um exímio imitador de gestos, expressões e palavras alheias. | |||
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Os problemas do mundo já existiam antes de nós existirmos. Não existem novos problemas, apenas novos indivíduos experimentando as mesmas coisas.
| Supondo que caminhemos sobre uma linha reta, sobre a qual podemos andar para trás ou para frente; e qualquer que seja o sentido ou a direção que venhamos a tomar, será sempre, para trás ou para frente. É uma linha inflexível, e esta representa o que nesse momento somos como indivíduo; nossa inteira formação psicológica, nosso modo de avaliar coisas e pessoas, nosso arquivo pessoal de informações com as quais julgamos qualquer situação do nosso viver. Essa linha inflexível representa o tempo, o tempo necessário para a assimilação das idéias do mundo, e construção de nossa personalidade. Não são idéias novas, pois nem o mundo é novo, nem suas tradições são novas. Mas como seres recém chegados ao mundo, logo nos tornaremos tão velhos quanto suas idéias e tradições, pois são elas que formatarão nossas personalidades, e sentimentos, e medos, e angústias. | |||
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A Criança e a Autoestima
"Série: Criando uma mente saudável"
Autor: Jon Talber[1]
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Repetir procedimentos não é aprender. Um computador já faz isso com perfeição, mas, é ele um bom aprendiz ou um mestre imitador?
| Um processo autônomo, como o gesto de andar, depois correr, ou aprender a pegar, segurar alguma coisa, nada disso requer inteligência, uma vez que são processos involuntários, do mesmo modo que o são, o olhar, o sentir cheiro, o escutar sem direito a escolha. Já sabemos pegar nas coisas, de berço, e com o tempo, apenas vamos aperfeiçoando a técnica, depois aprendemos a dar nomes aos objetos que estamos segurando. E para nada disso é requerida a inteligência, pois trata-se de um mero gesto de repetição, imitação, assim como o faz um papagaio, que é capaz de imitar sons, mesmo sem saber o que significam. Criatividade não significa estar apto a repetir, a imitar, a decorar pantomimas para depois praticá-las como se fossem habilidades. Podemos ter ideias, mas isso na verdade reflete apenas uma diferente forma de se ver algo já existente. Nesse caso, uma ideia anterior, segue modificada, com aparência de nova, assim como nosso comportamento, que se parece coisa nova, quando na verdade, apenas o veículo que é nosso corpo é novo, mas não os hábitos que está a repetir. | |||
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Em Busca da Perfeição
"Procurar perfeição usando como medida pares de imperfeitos, é o mesmo que tentar calçar uma meia sem tirar o sapato..."
Autor: Jon Talber[1]
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Acumular conhecimento em busca da perfeição tem o mesmo significado que o desejo de se ter uma grande colheita semeando grãos de plástico...
| Aparentemente não podemos evitar, trata-se de pura reação que mais parece uma atitude involuntária, e lá estamos, buscando nos outros, um modelo de perfeição que sequer sabemos do que se trata. Não sabemos o que é a perfeição, mas fomos treinados desde o berço para procurar tal coisa em tudo que fixemos nossos sentidos. É o sabor perfeito, e também o som, a visão, o odor, a consistência táctil. E para nós perfeito significa superior, melhor em desempenho, aparência, nunca sujeito à falhas, ou seja lá o que for, que possui um algo mais do que aquilo que já vimos antes. Respostas é o que queremos; não as respostas dúbias, aquelas que nos pedem para refletir, avaliar, ponderar, mas as prontas, já concluídas, definidas como resultado final, que irá direcionar nosso pensamento, nosso modo de ser, de agir, de nos relacionarmos com o mundo. | |||||||||||||
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O Que as Crianças Deveriam Aprender
"Um animal irracional é domesticado pelo medo e recompensas, não precisamos imitá-los..."
Autor: Jon Talber[1]
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"Será que que toda inutilidade que sabemos para nada servir também precisamos ensinar para as crianças?"
| Dentro de um mundo que chamamos de "mundo das aparências", um cenário ideal criado pela sempre faminta indústria do "vender qualquer coisa", onde se incluem objetos, idéias e ideais, a construção de uma personalidade "batizada", quer dizer condicionada, tornou-se sua principal meta existencial. Observe o mundo artificial que criamos para nossos pequenos. Os personagens não são de verdade, os objetos são modificados, com uma aparência bizarra, que classificamos como engraçados. Quem define o que é engraçado, nós ou as crianças? Quem cria o engraçado, nós ou nossas crianças? Claro que não são elas, elas são os consumidores, o alvo de tais criações. Assim, se somos nós, não se trata tão somente de uma forma de condicioná-las? Idealizamos o engraçado, damos forma a esse engraçado, depois só nos resta convencê-las de que aquilo é de fato engraçado, e está feito. | |||||||||||||
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"A mais importante coisa da existência humana deveria ser a harmonia nos relacionamentos"
| Fazê-las compreenderem tal estado hormonal, físico, emocional das mães, evitaria muitos transtornos, e estas poderiam efetivamente ajudar a mesma a superar de forma menos traumática tal ciclo. Se elas compreendem como programar um computador, não estariam também aptas a compreenderem esta coisa, infinitamente, bem mais simples? E sobre os problemas da velhice, isso também não faz parte dos seus dias, não é o futuro de cada uma delas, pelo menos da maioria? Compreender, conhecer os problemas da velhice, ou boa idade, ou qualquer outro nome que se institua, não as tornariam mais tolerantes, mais dispostas a conviverem sem conflitos com os mais velhos? Conhecer os problemas de cada idade, não as tornariam mais humanas, mais responsáveis, mais naturalmente disciplinadas e comprometidas com o bem estar social, que no final é o delas mesmo? | |||||||||||||
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Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo FreireNinguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
A Criança e a Motivação
"Para compreender a vida não se requer uma certa quantidade de energia, mas de toda disponível..."
Autor: Jon Talber[1]
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"Lembre-se sempre, o resultado das ações do potencial adulto que está naquela criança, depende da qualidade da instrução que ora recebe"
| Quando se ensina alguma coisa, o que seja, ensina-se também a colher com sabedoria os resultados, e também a se preparar para os contratempos. Ambos fazem parte do aprendizado, e não apenas a maneira de se fazer a coisa. Uma criança ainda requer de muita experimentação antes de ser capaz de compreender cada coisa, por isso, a expectativa de resultados insatisfatórios, ou parciais, assim como a perspectiva de resultados positivos em qualquer empreendimento, deve fazer parte de sua instrução preliminar. Não existe ilustração melhor do que ensinar a fazer. Nada supera a confecção de uma obra pelo seu próprio autor. Assim, mostrar como fazer, vale mais que dizer que pode ser feito. Ainda assim, tudo começa com a demonstração de que aquilo pode ser realizado, desde que se possua a devida habilidade, ou instrução. | |||||||||||||
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"Uma criança motivada é naturalmente disciplinada"
| Recompensas, elogios fáceis, promessas de sucesso, práticas comuns usadas para motivar ou incentivar as crianças a realizarem suas tarefas, obrigações, ou mesmo cuidados pessoais, devem ser evitadas à todo custo. Deverá o educador, substituir tudo isso, pelo simples reconhecimento de um trabalho bem feito, ou interesse sincero pelo andamento de uma tarefa ainda pendente. Deve estar disposto a ouvir as explicações das mesmas, de como realizaram aquele trabalho, e mesmo, contribuir pessoalmente, com sugestões individuais ou coletivas. | |||||||||||||
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Encontrei esses textos no saite Dicas da Educação São textos espetaculares.
AQUI ESTÃO ESCRITOS DICAS PARA PAI E PROFESSORES
AQUI ESTÃO ESCRITOS DICAS PARA PAI E PROFESSORES
Texto sobre educação
A Educação é um dos setores mais importantes da sociedade, somente ela pode determinar o progresso de um país. Uma nação só se desenvolve por completo se o povo tem acesso a escola e sabe requerer os direitos e cumprir com os deveres.
Os textos de educação costumam debater diferentes questões, intelectuais da área buscam respostas para o déficit de aprendizado nos países em desenvolvimento. Os textos ainda podem relatar métodos pedagógicos que ajudem no aprendizado.
Você pode encontrar textos relacionados a educação na internet, será uma ótima oportunidade de conhecer os métodos utilizados pelas instituição de ensino. Se você está fazendo um curso de licenciatura, deve procurar se informar sobre os principais tópicos da educação.
Os textos de educação costumam debater diferentes questões, intelectuais da área buscam respostas para o déficit de aprendizado nos países em desenvolvimento. Os textos ainda podem relatar métodos pedagógicos que ajudem no aprendizado.
Você pode encontrar textos relacionados a educação na internet, será uma ótima oportunidade de conhecer os métodos utilizados pelas instituição de ensino. Se você está fazendo um curso de licenciatura, deve procurar se informar sobre os principais tópicos da educação.
Escola Municipal Vereador Moisés Ribeiro Gama
Nome: ____________________________ Série: 3ºano
Professora:____________________ Data: __ /__ /__
Avaliação
de Arte I Unidade
Texto : Arco-íris Xuxa
Vou
pintar um arco-íris de energia
Pra
deixar o mundo cheio de alegria
Se
tá feio ou dividido
Vai
ficar tão colorido
O
que vale nessa vida é ser feliz
Com
o azul eu vou sentir tranqüilidade
O
laranja tem
sabor de amizade
Com
o verde eu tenho a esperança
Que
existe em qualquer criança
E
enfeitar o céu nas cores do amor
No
amarelo um sorriso
Pra
iluminar feito o sol tem o seu lugar
Brilha
dentro da gente
Violeta mais uma
cor que já vai chegar
O
vermelho
pra completar meu arco-íris no ar
Toda
cor têm em si (coro)
Uma
luz uma certa magia
Toda
cor têm em si
Emoções
em forma de poesia
Eô,
eô \ Eô, eô
Eô,
eôôôôôô…
No
amarelo um sorriso
Pra
iluminar feito o sol tem o seu lugar
Brilha
dentro da gente
Violeta mais uma cor que já vai chegar
O
vermelho
pra completar meu arco-íris no ar
Coro
( bis)
1-Compreensão
do texto:
a)Qual é o título do texto?
b)De
que fala ao texto?
______________________________________________________
b)Quem
canta essa música?
______________________________________________________
c)
Segundo o texto, como o arco-íris vai deixar o
mundo?_________________________________________
d)Quais
são as cores que aparecem no texto?
_____________________________________________________
2-Complete
de acordo com as cores do texto:
a)Com
o _________eu vou sentir tranquilidade.
b)O
____________tem
sabor de amizade.
c)Com
o __________eu tenho a esperança.
No
____________um sorriso.
d)_______________mais uma cor
que já vai chegar.
e)O
_______________pra
completar meu arco-íris no ar.
3-Imagine
como seria esse mundo do texto e faça um lindo desenho.
4-Desenho um arco-íris e Pinte
bem lindo .
Essa peça teatral faz sucesso com os alunos
A FORMIGUINHA E A NEVE
PERSONAGENS:
1 Narrador:
2 Formiga:
3 Sol:
4 Muro:
5 Rato:
6 Gato:
7 Gata:
8 Cão:
9 Cão:
10 Homem:
11 Morte:
12
Primavera:
13 Flor:
14 Flor:
15 Flor:
16 Flor:
17
Borboleta:
18 Abelha:
Narrador –
Certa manhã de inverno uma formiguinha saiu para seu trabalho diário. Já ia
muito longe a procura de alimento, quando de repente um floco de neve caiu e
prendeu seu pezinho. Aflita vendo que não podia se livrar da neve, e iria assim
morrer de fome e frio, voltou-se para o sol e disse:
Formiga – Hó
sol, tu que és tão forte, derrete a neve que prendeu o meu pezinho.
Narrador – E
o sol indiferente nas alturas falou:
Sol -
Mais forte do que eu é o muro que me tapa.
Narrador -
Olhando então para o muro a formiguinha pediu:
Formiga - Hó muro tu que és tão forte que tapas o sol
que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador
- E o muro que nada vê e muito pouco
fala, respondeu apenas:
Muro -
Mais forte do que eu é o rato que me rói.
Narrador
- Voltando-se então para o ratinho que
passava apressado, a formiguinha suplicou:
Formiga - Hó
rato, tu que és tão forte, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve,
desprende o meu pezinho?
Narrador
- Mas o rato que também ia fugindo do
frio gritou de longe:
Rato -
Mais forte do que eu é o gato que me come!
Narrador -
Já cansada a formiguinha pediu ao gato:
Formiga - Hó gato, tu que és tão forte, que comes o
rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu
pezinho?
Narrador - E
o gato sempre preguiçoso disse bocejando:
Gato -
Mais forte do que eu é cão que me persegue...
Narrador -
Aflita e chorosa a pobre formiguinha pediu ao cão:
Formiga - Hó cão tu que és tão forte que persegues o
gato come o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o
meu pezinho?
Narrador - E
o cão que corria atrás de uma raposa, respondeu sem parar:
Cão - Mais forte do que eu é o homem que me
bate.
Narrador -
Já quase sem força, sentindo o coração gelado de frio a formiguinha implorou ao
homem:
Formiga - Hó homem, tu que és tão forte que bate no
cão que persegue o gato que come o rato que rói o muro que tapa o sol que
derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador - E
o homem sempre preocupado com o seu trabalho respondeu apenas:
Homem - Mais forte do que eu é a morte que me mata.
Narrador -
Trêmula de medo, olhando para a morte que se aproximava a pobre formiguinha
suplicou:
Formiga - Hó morte, tu que és tão forte que mata o
homem que bate no cão que persegue o gato que come o rato, que rói o muro que
tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador
- E a morte que nada fala impassível
respondeu...
Morte: -
................
Narrador - Quase morrendo, então a formiguinha rezou
baixinho...
Formiga - Meu
Deus, o senhor, que é tão forte, que governas a morte que mata o homem que bate
no cão que persegue o gato que come o rato que rói o muro que tapa o sol que
derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador - E então, Deus que ouve todas as preces
sorriu, estendeu a mão por cima das montanhas, e ordenou que viesse a
primavera.
No mesmo
instante no seu carro de ouro a primavera desceu por sobre a terra,
enchendo de
flores os campos, enchendo de luz os caminhos.
E vendo a
formiguinha quase morta gelada pelo frio, tomou-a carinhosamente entre as mãos
e levou-a para seu reino encantado, onde não há inverno, onde o sol brilha
sempre e onde os campos estão sempre cobertos de flores.
Sol - Mais forte do que eu é o muro que me
tapa.
Muro - Mais forte do que eu é o rato que me
rói.
Rato - Mais forte do que eu é o gato que me
come!
Gato - Mais forte do que eu é cão que me
persegue...
Cão - Mais forte do que eu é o homem que me
bate.
Homem - Mais
forte do que eu é a morte que me mata.
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