"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 26 de maio de 2013

PLANEJAMENTO ANUAL DO PRÉ-ESCOLAR -PRÓ VALDÉRIA


PLANEJAMENTO ANUAL DO PRÉ-ESCOLAR
Matemática 
                         SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Matemática   SÉRIE / ANO: Pré-escolar    TURMA:A    TURNO: M

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Construção e apropriação do  conhecimento matemático pelo aluno usando vocabulário fundamental e
Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos. Desenvolvimento dos números naturais nas operações fundamentais e a ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio construtivista.

Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas.
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na  observação de  regularidades ,  utilizando- se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.

Conduzir o estudante aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática e  estimulando  a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver situação  problema.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************


CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Maior ou menor grande ou pequeno;
*Alta e baixa curta ou comprida;
*Grosso, fino, largo e estreito;
*Noção de quantidade;
*Perto ou longe;
*Números Naturais;
*Direita e esquerda;
*Os vizinhos.


*Na frente de , ou atrás de;
*Em cima, em baixo;*Conjuntos;
*Maior e menor;
*Jogos;
*Família dos números;
*Linha reta e linha curva;
*Linha aberta e linha fechada.





















*Formando pares;
*Números pares e ímpares;
*Números ordinais;
*Símbolos 
*Noção de  dezenas e unidades ;
*Adição;
*Ordem crescente e decrescente.


*Adição de dois números;
*Sequência dos números de 0 a 90;
*Noção de subtração;
*Medida de capacidade;
*Medida de tempo;
* Medida de massa.







PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola

Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: Pré-escolar  Matemática/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série  –Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC







          PLANEJAMENTO ANUAL DO PRÉ-ESCOLAR 
Língua Portuguesa 

PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Língua Portuguesa   SÉRIE / ANO:Pré-escolar  TURMA:B    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE

Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança e desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos reconhecendo a leitura e escrita das vogais ,encontros  vocálicos e do alfabeto e incentivar o gosto pela leitura, histórias e escrita.
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico  e  posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; aprimorando o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação e desenvolvendo o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala.
•Participar das atividades com interesse e satisfação e despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização da mesma e experimentando atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação, respeito mutua solidariedade e outros valores humanos de relevância social.

•Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão e na construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e sequência lógica.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:  Cantinho da leitura , Historinhas ,Dinâmicas diversas, Poesias Livro didático , Revistas ,Conversa informal,  Jornais ,Quadro e giz ,Gibis Alfabeto móvel ,Jogo das letras.
 

*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
-Contínua, diagnóstica, formativa por meio de: Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos. Correção das lições e atividades. Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios  de grafismo e através de uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE

*As vogais ;
*Juntando as vogais;
*As consoantes;
*Lendas;
*Colagem;
*Letra inicial das palavras;
*Jogo das vogais;
*O alfabeto maiúsculo e minúsculo.

*As famílias silábicas;
*Linguagem oral;
*Histórias;
*Poemas;
*Junção das vogais;
*Adivinhações;
*Separação de silabas;
*Ditado de letras estudadas;
*Consoante B-b ; C-c ; D-d ; E-e ; F-f ; G-g ; H-h ; I-i ; J-j .













*Leitura oral;
*Ordenação de silabas;
*Trava línguas;
*Nome próprio;
*Boas Maneiras;
*Palavras que rima;
*Texto com ilustração de desenho.
*Junção de silabas;
*Masculino e feminino;
*Singular e plural;
*Aumentativo e diminutivo;
*Leitura de rótulos;
*Construção e formação de frases.




PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola


Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS

CENTURION, Marília Ramos. coleção porta aberta: 1° ano língua  portuguesa/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC




 

PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Ciências    SÉRIE / ANO: Pré-escolar  TURMA:A    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE

• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e  agente de transformações do mundo em que vive.

• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,
• saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.

desenvolver no aprendizado escolar a comunicação de modo oral, escrito e por meio de experiências usando perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias a partir de elementos das Ciências Naturais.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos ,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros literários ,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches - -colagem recortes –apresentações –teatro e experiências
                                            *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Será Através do conhecimento diagnosticando os níveis de desenvolvimento, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização, relatório escrito.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Higiene do corpo;
*Conhecendo o nosso corpo;
* O ambiente;
*Os seres e o ambiente.


*Como nascem os animais;
*Como se alimenta os animais;
*Diferença entre os animais;
*Animais que prejudicam o ser humano.






















*Animais úteis ao ser humano;
*Animais domésticos e silvestres;
*Os 5 sentidos ;
* Alimentação;

*Saúde e cuidado com o ambiente;
*Preservação de doenças;
*A natureza.


PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola


Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: Ciências- Pré-escolar  / Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC









PROFESSOR(A): Ana
DISCIPLINA: Historia e Geografia      SÉRIE / ANO: Pré-escolar   TURMA:A    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Desenvolvimento de uma imagem positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando o próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações e situar-se no espaço/tempo através de interação física e social e intelectual.

Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico e geográfico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados
que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
•Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais ,historicamente e geograficamente ,nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos ,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros
literários ,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches -produção de texto -colagem recortes –apresentações -teatro
*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Contínua, diagnóstica, formativa por meio de: Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos. Correção das lições e atividades. Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios  de grafismo e através de uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Eu sou assim .
* Você e sua história ;
*Você e seu corpo ;
*Você nasceu ;
*Eu e os outros ;
*Quem é você ;

*Seus documentos ;
*A moradia ;
*Arvore Genealógica ;
*Datas comemorativas 



















*Os comandos da casa  ;
* A rua e o bairro ;
* A vizinhança ;
* Respeitando as diferenças ;
* Ir a escola ;

*O caminho para a escola ;
* Meio de transportes ;
* Direito e deveres na escola ;
* Meio de comunicação



PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
MAESTU, Juliana.  Projeto Buriti: historia e geografia Pré-escolar\ organização Editora moderna-2ª ed- São Paulo:moderna,2011
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série  –Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC







PROFESSOR(A): 
DISCIPLINA: Arte   SÉRIE / ANO: Pré-escolar   TURMA:A    TURNO: M

PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
• Utilizar a linguagem artística do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.

Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações e  desenvolvendo habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando. Usando  o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos com técnica e habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia
• Desenvolver o interesse pelas descobertas através  da arte por meio de situações concretas na sala e experimentando atividades com música ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização entre todos.

Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em arte.

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
O Ensino de Artes  realizará  as metodologias como:  confecção de cartazes, cartões, , recortes, colagens e pinturas.•Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações ,músicas e danças. Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização. Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz. CDs áudio; CD ROM; Aparelho de som;Vídeo (filme); Músicas; Letras de músicas; Jogos variados ;tintas guaches e lápis de cor e hidrocor.
*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora . O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
O fazer artístico
•Reflexão-sobre um desenho
•Apreciação-fotos  e  quadros
•Observação e reprodução de fotos e paisagens;
•desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
•Forma pessoal de expressão;
•Criatividade;
•Concentração no trabalho;

- Pintura livre com pincel
- Desenho livre e dirigido
- Cores primarias e Cores secundárias
-Cores terciárias e  Cores quentes
- Cores frias e Cores neutras
- Dobradura e recorte
- Colagem de diversos materiais
- Perfuração e alinhavo
- Trabalhos com sucata
- Exposição de trabalhos
- Discriminar sons do ambiente
- Sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal













Filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
- Canções com expressões corporais
- Sonorização de histórias
- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Pintura com tinta
- Dobradura
-Datas comemorativas;
-Teatro e dramatizações;
-Desenho, pintura, dobradura, recortes colagem;
-Expressão corporal – danças;
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade




PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola

Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fábulas


REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte / Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série – Brasília : MEC/SEF, 1997.
RODRIGUES, Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte
 Assim eu Aprendo- Arte / (exemplar próprio).

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC
                                                                                   



sábado, 25 de maio de 2013


Receita de Sopa de Fubá

Receita de Sopa de Fubá, uma sopa simples que da para combinar com couve, carne ou linguiça!



INGREDIENTES:

Uma xícara de chá de fubá
Dois litros de água
Uma colher de sopa de azeite
Dois cubos de caldo de carne
Três colheres de sopa de cebolinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO:

Com o fuba dissolvido na água, leve para o fogo médio junto com o azeite, o sal e o caldo de carne. Deixe até que engrosse. Cozinhe mexendo de vez em quando, durante 15 minutos. Retire. Antes de servir, polvilhe com a cebolinha.