PLANEJAMENTO ANUAL DO PRÉ-ESCOLAR
Matemática 
                         SERVIÇO PÚBLICO
MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Matemática  
SÉRIE / ANO:
Pré-escolar    TURMA:A    TURNO: M
| 
   
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
Construção e apropriação do  conhecimento matemático pelo aluno usando
  vocabulário fundamental e 
Associação do numeral à quantidade e de símbolos
  impressos. Desenvolvimento dos números naturais nas operações fundamentais e
  a ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio construtivista. 
 | 
  
   
Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever,
  representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas
  conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela
  e diferentes representações matemáticas. 
 | 
  
   
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando
  hipóteses sobre elas, com base na 
  observação de  regularidades
  ,  utilizando- se da linguagem oral, de
  registros informais e da linguagem matemática. 
 | 
  
   
Conduzir o estudante aos
  conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e
  perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática e  estimulando 
  a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da
  capacidade para resolver situação 
  problema. 
 | 
 
| 
   
*********************** METODOLOGIAS
  UTILIZADAS *********************** 
 | 
 |||
| 
   | |||
| 
   
CONTEÚDOS DA
  UNIDADE 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
*Maior ou menor
  grande ou pequeno; 
*Alta e baixa curta
  ou comprida; 
*Grosso, fino, largo
  e estreito; 
*Noção de
  quantidade; 
*Perto ou longe; 
*Números Naturais; 
*Direita e esquerda; 
*Os vizinhos. 
 | 
  
   
*Na frente de , ou
  atrás de; 
*Em cima, em
  baixo;*Conjuntos; 
*Maior e menor; 
*Jogos; 
*Família dos
  números; 
*Linha reta e linha
  curva; 
*Linha aberta e
  linha fechada. 
 | 
  
   
*Formando pares; 
*Números pares e
  ímpares; 
*Números ordinais; 
*Símbolos   
*Noção de  dezenas e unidades ; 
*Adição; 
*Ordem crescente e
  decrescente. 
 | 
  
   
*Adição de dois
  números; 
*Sequência dos
  números de 0 a 90; 
*Noção de subtração; 
*Medida de
  capacidade; 
*Medida de tempo; 
* Medida de massa. 
 | 
 
| 
   
PROJETOS DAS UNIDADES 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola 
 | 
  
   
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas 
 | 
  
   
Projeto: Matemática Lúdica 
 | 
  
   
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas 
 | 
 
| 
   
REFERÊNCIAS 
 | 
 
| 
   
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: Pré-escolar  Matemática/ Arnaldo Bento Rodrigues,
  Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli
  Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011. 
BRASIL, Secretaria de Educação
  Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria
  de  Educação Fundamental I. Ensino de
  primeira à quarta série  –Brasília :
  MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)-
  Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google. 
 | 
 
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
| 
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI 
 | 
  
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC 
 | 
 |
| 
   
_____/______/_______. 
 | 
  
   
_____/______/_______. 
 | 
 |
| 
   
ASINATURA
  DO DIRETOR ESCOLAR 
 | 
 ||
| 
   | 
  
   | 
  
   
ASSINATURA
  DO COORDENADOR 
 | 
 
| 
   
ASSINATURAS
  DOS IMES – I e II  
 | 
 ||
| 
   
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
  SEMEC 
 | 
 
| 
   | 
 
Língua Portuguesa 
PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa   SÉRIE / ANO:Pré-escolar  TURMA:B    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013
| 
   
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
•Ampliar a
  coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança e
  desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos
  reconhecendo a leitura e escrita das vogais ,encontros  vocálicos e do alfabeto e incentivar o
  gosto pela leitura, histórias e escrita. 
 | 
  
   
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o
  pensamento lógico  e  posicionar – se de maneira criativa,
  responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o
  dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  aprimorando o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de
  fixação e desenvolvendo o interesse pelas descobertas por meio de situações
  concretas na sala. 
 | 
  
   
•Participar das atividades com
  interesse e satisfação e despertar o interesse pelas descobertas feitas
  durante as atividades questionando sobre a realização da mesma e
  experimentando atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação,
  respeito mutua solidariedade e outros valores humanos de relevância social. 
 | 
  
   
•Ampliação gradativa de suas
  possibilidades de comunicação e expressão e na construção de textos orais e
  escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e
  sequência lógica. 
 | 
 
| 
   
*********************** METODOLOGIAS
  UTILIZADAS *********************** 
 | 
 |||
| 
   
As aulas serão
  desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:  Cantinho da leitura , Historinhas
  ,Dinâmicas diversas, Poesias Livro didático , Revistas ,Conversa
  informal,  Jornais ,Quadro e giz ,Gibis
  Alfabeto móvel ,Jogo das letras. 
***********************
  AVALIAÇÕES UTILIZADAS *********************** 
 | 
 |||
| 
   
-Contínua, diagnóstica,
  formativa por meio de: Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas
  de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando
  novos conhecimentos. Correção das lições e atividades. Verificação da
  aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades,
  exercícios  de grafismo e através de
  uma ficha de observações que será entregue na escola todo Bimestre. 
 | 
 |||
| 
   
CONTEÚDOS DA
  UNIDADE 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
*As vogais ; 
*Juntando as vogais; 
*As consoantes; 
*Lendas; 
*Colagem; 
*Letra inicial das
  palavras; 
*Jogo das vogais; 
*O alfabeto
  maiúsculo e minúsculo. 
 | 
  
   
*As famílias
  silábicas; 
*Linguagem oral; 
*Histórias; 
*Poemas; 
*Junção das vogais; 
*Adivinhações; 
*Separação de
  silabas; 
*Ditado de letras
  estudadas; 
*Consoante B-b ; C-c
  ; D-d ; E-e ; F-f ; G-g ; H-h ; I-i ; J-j . 
 | 
  
   
*Leitura oral; 
*Ordenação de
  silabas; 
*Trava línguas; 
*Nome próprio; 
*Boas Maneiras; 
*Palavras que rima; 
*Texto com
  ilustração de desenho. 
 | 
  
   
*Junção de silabas; 
*Masculino e
  feminino; 
*Singular e plural; 
*Aumentativo e
  diminutivo; 
*Leitura de rótulos; 
*Construção e
  formação de frases. 
 | 
 
| 
   
PROJETOS DAS UNIDADES 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola 
 | 
  
   
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas  
 | 
  
   
Projeto: Matemática Lúdica 
 | 
  
   
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas 
 | 
 
| 
   
REFERÊNCIAS 
 | 
 
| 
   
CENTURION, Marília Ramos. coleção porta aberta: 1° ano
  língua  portuguesa/ Arnaldo Bento
  Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil,
  Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011. 
 | 
 
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
| 
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI 
 | 
  
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC 
 | 
 |
| 
   
_____/______/_______. 
 | 
  
   
_____/______/_______. 
 | 
 |
| 
   
ASINATURA
  DO DIRETOR ESCOLAR 
 | 
 ||
| 
   | 
  
   | 
  
   
ASSINATURA
  DO COORDENADOR 
 | 
 
| 
   
ASSINATURAS
  DOS IMES – I e II  
 | 
 ||
| 
   
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
  SEMEC 
 | 
 
| 
   | 
PROFESSOR(A): Valdéria
DISCIPLINA: Ciências   
SÉRIE / ANO:
Pré-escolar  TURMA:A    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013
| 
   
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o
  ser humano parte integrante e  agente
  de transformações do mundo em que vive. 
 | 
  
   
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para
  problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em
  prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado
  escolar, 
 | 
  
   
• saber utilizar conceitos
  científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço,
  tempo, sistema, equilíbrio e vida e saber combinar leituras, observações,
  experimentações, registros, para coleta, organização, comunicação e discussão
  de fatos e informações. 
 | 
  
   
desenvolver no aprendizado escolar
  a comunicação de modo oral, escrito e por meio de experiências usando
  perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões
  e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias a partir de
  elementos das Ciências Naturais. 
 | 
 
| 
   
*********************** METODOLOGIAS
  UTILIZADAS *********************** 
 | 
 |||
| 
   
As aulas serão
  desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da
  leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa
  informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos
  ,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros literários ,desenho
  livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches - -colagem
  recortes –apresentações –teatro e experiências 
 | 
 |||
| 
   
Será
  Através do conhecimento diagnosticando os níveis de desenvolvimento, observando diariamente as atividades
  de sala, participação, interação e organização, relatório escrito. 
 | 
 |||
| 
   
CONTEÚDOS DA
  UNIDADE 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
*Higiene do corpo; 
*Conhecendo o nosso
  corpo; 
* O ambiente; 
*Os seres e o
  ambiente. 
 | 
  
   
*Como nascem os
  animais; 
*Como se alimenta os
  animais; 
*Diferença entre os
  animais; 
*Animais que
  prejudicam o ser humano. 
 | 
  
   
*Animais úteis ao
  ser humano; 
*Animais domésticos
  e silvestres; 
*Os 5 sentidos ; 
* Alimentação; 
 | 
  
   
*Saúde e cuidado com
  o ambiente; 
*Preservação de
  doenças; 
*A natureza. 
 | 
 
| 
   
PROJETOS DAS UNIDADES 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola 
 | 
  
   
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas  
 | 
  
   
Projeto: Matemática Lúdica 
 | 
  
   
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas 
 | 
 
| 
   
REFERÊNCIAS 
 | 
 
| 
   
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: Ciências-
  Pré-escolar  / Arnaldo Bento
  Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil,
  Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011 
 | 
 
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
| 
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI 
 | 
  
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC 
 | 
 |
| 
   
_____/______/_______. 
 | 
  
   
_____/______/_______. 
 | 
 |
| 
   
ASINATURA
  DO DIRETOR ESCOLAR 
 | 
 ||
| 
   | 
  
   | 
  
   
ASSINATURA
  DO COORDENADOR 
 | 
 
| 
   
ASSINATURAS
  DOS IMES – I e II  
 | 
 ||
| 
   
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
  SEMEC 
 | 
 
| 
   | 
 
PROFESSOR(A): Ana
DISCIPLINA: Historia e Geografia      SÉRIE / ANO: Pré-escolar   TURMA:A    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013
| 
   
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
Desenvolvimento de uma imagem
  positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando
  o próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas
  limitações e situar-se no espaço/tempo através de interação física e social e
  intelectual. 
 | 
  
   
Reconhecer os problemas sociais
  do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e
  busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico e
  geográfico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente
  pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos. 
 | 
  
   
Reconhecer a importância de uma atitude responsável de
  cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os
  cuidados 
que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza. 
 | 
  
   
•Reconhecer algumas permanências e transformações sociais,
  econômicas e culturais ,historicamente e geograficamente ,nas vivências
  cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo
  espaço de convivência 
 | 
 
| 
   
*********************** METODOLOGIAS
  UTILIZADAS *********************** 
 | 
 |||
| 
   
As aulas serão
  desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da
  leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa
  informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos
  ,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros  
literários
  ,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches -produção
  de texto -colagem recortes –apresentações -teatro 
***********************
  AVALIAÇÕES UTILIZADAS *********************** 
 | 
 |||
| 
   
Contínua, diagnóstica, formativa por meio de: Criatividade
  e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão, responsabilidade,
  interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos. Correção das
  lições e atividades. Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e
  assimilação das atividades, exercícios 
  de grafismo e através de uma ficha de observações que será entregue na
  escola todo Bimestre. 
 | 
 |||
| 
   
CONTEÚDOS DA
  UNIDADE 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
*Eu sou assim . 
* Você e sua
  história ; 
*Você e seu corpo ; 
*Você nasceu ; 
*Eu e os outros ; 
*Quem é você ; 
 | 
  
   
*Seus documentos ; 
*A moradia ; 
*Arvore Genealógica
  ; 
*Datas
  comemorativas   
 | 
  
   
*Os comandos da
  casa  ; 
* A rua e o bairro ; 
* A vizinhança ; 
* Respeitando as
  diferenças ; 
* Ir a escola ; 
 | 
  
   
*O caminho para a
  escola ; 
* Meio de
  transportes ; 
* Direito e deveres
  na escola ; 
* Meio de
  comunicação 
 | 
 
| 
   
PROJETOS DAS UNIDADES 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola 
 | 
  
   
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas  
 | 
  
   
Projeto: Matemática Lúdica 
 | 
  
   
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas 
 | 
 
| 
   
REFERÊNCIAS 
 | 
 
| 
   
MAESTU, Juliana. 
  Projeto Buriti: historia e geografia Pré-escolar\ organização Editora
  moderna-2ª ed- São Paulo:moderna,2011 
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
  curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira
  à quarta série  –Brasília : MEC/SEF,
  1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova
  Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google. 
 | 
 
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
| 
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI 
 | 
  
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC 
 | 
 |
| 
   
_____/______/_______. 
 | 
  
   
_____/______/_______. 
 | 
 |
| 
   
ASINATURA
  DO DIRETOR ESCOLAR 
 | 
 ||
| 
   | 
  
   | 
  
   
ASSINATURA
  DO COORDENADOR 
 | 
 
| 
   
ASSINATURAS
  DOS IMES – I e II  
 | 
 ||
| 
   
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
  SEMEC 
 | 
 
| 
   | 
 
PROFESSOR(A): 
DISCIPLINA: Arte   SÉRIE / ANO:
Pré-escolar   TURMA:A    TURNO: M
PLANO DE CURSO – 2013
| 
   
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE 
 | 
 ||||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 |
| 
   
• Utilizar a linguagem
  artística do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo
  o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, que
  desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e
  harmonia. 
 | 
  
   
Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno,
  respeitando suas naturais limitações e 
  desenvolvendo habilidades e formas próprias desenhando, pintando,
  construindo e modelando. Usando  o
  domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos com técnica e
  habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia 
 | 
  
   
• Desenvolver o interesse pelas
  descobertas através  da arte por meio
  de situações concretas na sala e experimentando atividades com música
  ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em brincadeiras que
  promovam a socialização entre todos. 
 | 
  
   
Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo
  e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando
  maior compreensão do processo ensino e aprendizagem em arte. 
 | 
 |
| 
   
*********************** METODOLOGIAS
  UTILIZADAS *********************** 
 | 
 ||||
| 
   
O Ensino de Artes  realizará 
  as metodologias como:  confecção
  de cartazes, cartões, , recortes, colagens e pinturas.•Serão utilizados
  materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e
  dramatizações ,músicas e danças. Resgate às cantigas de roda em brincadeiras
  que promovam a socialização. Textos mimeografados, digitados, xerocados e no
  quadro de giz. CDs áudio; CD ROM; Aparelho de som;Vídeo (filme); Músicas;
  Letras de músicas; Jogos variados ;tintas guaches e lápis de cor e hidrocor. 
***********************
  AVALIAÇÕES UTILIZADAS *********************** 
 | 
 ||||
| 
   
Avaliação será contínua, através da observação diária da
  criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e
  com a professora . O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que
  será entregue na escola todo Bimestre. 
 | 
 ||||
| 
   
CONTEÚDOS DA
  UNIDADE 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
•O fazer artístico 
•Reflexão-sobre um
  desenho 
•Apreciação-fotos  e 
  quadros 
•Observação e
  reprodução de fotos e paisagens; 
•desenhos, pinturas,
  colagens, modelagens a partir do seu repertório; 
•Forma pessoal de
  expressão; 
•Criatividade; 
•Concentração no
  trabalho; 
 | 
  
   
- Pintura livre com pincel 
- Desenho livre e
  dirigido 
- Cores primarias e
  Cores secundárias  
-Cores terciárias
  e  Cores quentes 
- Cores frias e
  Cores neutras 
- Dobradura e
  recorte 
- Colagem de
  diversos materiais 
- Perfuração e
  alinhavo 
- Trabalhos com
  sucata  
- Exposição de
  trabalhos 
- Discriminar sons
  do ambiente 
- Sons diferentes a partir
  de instrumentos musicais 
- Canções com
  expressão corporal 
 | 
  
   
Filmes com narração
  musical e conversar sobre os mesmos 
- Canções com
  expressões corporais 
- Sonorização de
  histórias 
- Desenhos livres 
- Trabalhos com
  sucatas 
- Pintura com tinta 
- Dobradura 
-Datas
  comemorativas; 
-Teatro e
  dramatizações; 
-Desenho, pintura,
  dobradura, recortes colagem; 
-Expressão corporal
  – danças; 
 | 
  
   
Familiarizar-se com
  a imagem do próprio corpo (espelho) 
- Jogos de imitar 
- Brincadeiras de
  roda 
- Danças, ritmos 
- Pular corda 
- Atividades que
  envolvam força 
- Mudanças corporais
  ( de cada criança - características - espelho ) 
- Atividades para
  desenvolver a lateralidade 
 | 
 
| 
   
PROJETOS DAS UNIDADES 
 | 
 |||
| 
   
I UNIDADE 
 | 
  
   
II UNIDADE 
 | 
  
   
III UNIDADE 
 | 
  
   
IV UNIDADE 
 | 
 
| 
   
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola 
 | 
  
   
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas  
 | 
  
   
Projeto: Matemática Lúdica 
 | 
  
   
Projeto: Viajando pelo mundo das fábulas 
 | 
 
| 
   
REFERÊNCIAS 
 | 
 
| 
   
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
  curriculares nacionais: Arte / Secretaria de 
  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série – Brasília :
  MEC/SEF, 1997. 
RODRIGUES, Gerusa. Dia-a dia do professor (coleção) -Arte 
 Assim eu Aprendo-
  Arte / (exemplar próprio). 
 | 
 
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.
| 
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI 
 | 
  
   
APROVADO
  PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC 
 | 
 |
| 
   
_____/______/_______. 
 | 
  
   
_____/______/_______. 
 | 
 |
| 
   
ASINATURA
  DO DIRETOR ESCOLAR 
 | 
 ||
| 
   | 
  
   | 
  
   
ASSINATURA
  DO COORDENADOR 
 | 
 
| 
   
ASSINATURAS
  DOS IMES – I e II  
 | 
 ||
| 
   
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC 
 | 
 
| 
   | 
 
