"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Leia cada questão com atenção e marque a opção verdadeira.
  1. Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade



    Leia o texto abaixo.



    Qual a palavra que substitui a expressão Só que em “Só que/ bola, papagaio, pião / de tanto brincar”?
    1.   Porque.
    2.   Embora
    3.   Onde.
    4.   Quando.
  2. Descritor12- estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios


    Leia o texto abaixo.



    No trecho “É claro que, com tanta gente no mundo,...”, a expressão destacada dá ideia de
    1.   Causa.
    2.   Lugar.
    3.   Modo.
    4.   Tempo.
  3. Descritor 6 - Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto serve para
    1.   Listar as doenças causadas por vírus.
    2.   Ensinar a cuidar de doenças contagiosas.
    3.   Informar sobre as gripes e os resfriados.
    4.   Noticiar epidemias de gripes e resfriados..
  4. Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto fala sobre
    1.   O tamanho dos animais.
    2.   As características da girafa.
    3.   Os ossos da girafa.
    4.   A pele dos mamíferos.
  5. Descritor 4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

    Observe a imagem.



    Esse texto ensina que
    1.   A lebre é mais esperta que a tartaruga.
    2.   Mesmo devagar, a tartaruga vai longe.
    3.   A tartaruga é mais rápida que a lebre.
    4.   Quem é mais lento chega primeiro
  6. Descritor 7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa

    Leia o texto abaixo.



    No final da história, a raposa foi
    1.   Cuidadosa.
    2.   Ingênua.
    3.   Esperta.
    4.   Corajosa.
  7. Descritor 13- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Então, uma ideia brotou-lhe da cachola:...” ( . 13), a palavra destacada é exemplo de uma
    1.   Linguagem científica.
    2.   Expressão regional.
    3.   Linguagem informal.
    4.   Expressão literária.
  8. Descritor 10 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

    Leia o texto abaixo e responda à questão.



    O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:
    1.   “Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.”
    2.   “Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.”
    3.   “Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade...”
    4.   “Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma...”.
  9. Descritor 10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

    Leia o texto abaixo.



    Quem conta essa história é
    1.   A menina que gritou “Tá errado!”.
    2.   O menino que começou a rir.
    3.   O menino que escreveu o bilhete.
    4.   A menina que errou a tabuada.
  10. Descritor 15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido

    Leia os convites abaixo.



    Ao compararmos os dois convites notamos que são diferentes porque:
    1.   Os dois têm as mesmas informações para os convidados.
    2.   Os dois pertencem ao mundo real.
    3.   Apenas o primeiro convite pertence ao mundo real.
    4.   Os dois pertencem ao mundo imaginário.
  11. Descritor 12 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

    Leia o texto abaixo.



    A palavra mexerico, no 9º verso, tem o mesmo sentido de
    1.   Caldinho.
    2.   Mexerica
    3.   Injusto.
    4.   Fofoca
  12. Descritor12- estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios


    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Durante o jantar da família...”, a expressão destacada dá ideia de
    1.   Modo.
    2.   Causa.
    3.   Tempo.
    4.   Lugar.
  13. Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

    Leia o texto abaixo.



    Na frase “Tomou um baita susto,...” a palavra “baita” significa
    1.   Bobo.
    2.   Dolorido
    3.   Grande.
    4.   Alto.
  14. Descritor 6 - Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo.

    Leia o texto abaixo.



    Essa história se passa
    1.   Na rua.
    2.   Na estrada.
    3.   No sítio.
    4.   No frigorífico.
  15. Descritor 5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc)

    Leia a tirinha.



    Nessa história, o menino foi comprar uma bota porque queria
    1.   Gastar seu dinheiro rápido.
    2.   Tirar seus pés do chão quente.
    3.   Ficar mais bonito.
    4.   Evitar sujar seus pés.
  16. Descritor 1- Localizar informações explícitas em um texto

    Leia o texto abaixo.




    O que motivou o bicho a catar restos foi
    1.   A imundice do pátio.
    2.   O cheiro da comida.
    3.   A própria fome.
    4.   A amizade pelo cão.
  17. Descritor 4- Inferir uma informação implícita em um texto


    Leia o texto abaixo.



    Com base nesse texto, pode-se dizer que a menina é
    1.   Egoísta.
    2.   Criativa.
    3.   Insistente.
    4.   Curiosa.
  18. Descritor 12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto serve para
    1.   Deixar um recado.
    2.   Contar uma história.
    3.   Divulgar um evento.
    4.   Vender um produto.
  19. Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.


    Leia o texto abaixo.



    Na frase “Ela cresce continuamente em ritmo muito lento.” (ℓ. 6), a palavra“ela” refere-se à
    1.   Unha.
    2.   Ave.
    3.   Semente.
    4.   Capa.
  20. Descritor 5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc)

    Leia a tirinha abaixo.



    No último quadrinho, na palavra “Mingau!!”, os pontos de exclamação foram usados para mostrar que a menina ficou
    1.   Curiosa.
    2.   Espantada.
    3.   Aborrecida.
    4.   Alegre.















Jogos para a sala de aula em EVA



                                                                         Jogo  de caça ao objeto
CortininhaCortininha


Jogo das frutas


CortininhaCortininha

Jogo de memória das cores
CortininhaCortininha

Dominó das frutas

CortininhaCortininha

Jogo de memória das frutas


CortininhaCortininha

Jogo das árvores/frutas
CortininhaCortininha

Jogo da velha ou tic-tac-toe
CortininhaCortininha

Dia e noite - elementos - a onde pertencem?
CortininhaCortininha

Quebra-cabeça com números
CortininhaCortininha
Retirado do Blogger Ateliê Maçã Verde


Prova de português 5º ano, com 
diferentes gêneros textuais

Por que criança não pode trabalhar?
Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo.
Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, em vez de papel e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos é proibido trabalhar. Mas estar escrito na lei não é suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho.
MATTAR, Helio. In: Folha de S. Paulo (Folhinha), 02/03/2002.
O trecho do texto acima que reforça a ideia expressa no cartaz abaixo é
(  )“O ECA  diz com todas as letras (...).”
(  )“ abaixo dos 16 anos é proibido trabalhar.”
(  )“Mas estar escrito na lei não é suficiente.”
(  )“É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar (...).”

O Homem e a galinha
Era uma vez um homem que tinha uma galinha.
Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro.
O homem ficou contente. Chamou a mulher:
— Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente: — Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha.
Dava pão de ló, dava até sorvete.
E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
— Pra que este luxo todo com a galinha?
Nunca vi galinha comer pão de ló…
Muito menos sorvete!
Vai que a mulher falou:
— É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
— Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
— E se ela não botar mais ovos de ouro?
— Bota sim! — o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha.
E a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
— Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão!
A galinha pode muito bem comer milho.
— E se ela não botar mais ovos de ouro?
— Bota sim — respondeu o marido.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha.
E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
— Pra que este luxo de dar milho pra galinha?
Ela que cate o de-comer no quintal!
— E se ela não botar mais ovos de ouro?
— Bota sim — o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal.
Ela catava sozinha a comida dela.
Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um dia a galinha encontrou o portão aberto.
Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão de ló.
ROCHA, Ruth. Enquanto o Mundo Pega Fogo, 2ª ed.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 14-19.
No trecho “Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão de ló”, a expressão sublinhada significa que a galinha está
(  )sendo bem tratada.
(  )catando comida no quintal.
(  )voltando a comer farelo.
(  )se sentindo abandonada.
 
A leitura da sequência dos quadrinhos indica ao leitor que a personagem Magali
(  )viu a pizza cair no chão.
(  )quer saber onde está a pizza.
(  )viu a Mônica comer a pizza.
(  )comeu o pedaço de pizza da Mônica.
O início da Terra e da vida
Você conhece a história de sua família? Onde e como viveram seus pais, avós e bisavós?
E a história da humanidade? Você sabe quando começou? E o planeta Terra, nossa casa comum, quando surgiu?
Nosso planeta teve origem há mais ou menos 4,5 bilhões de anos.  É velho, não? Para nós, é difícil imaginar um tempo tão longo.
No início, a Terra era uma imensa massa incandescente, ou seja, em brasa, que se formou a partir do mesmo material que deu origem ao Sol e aos demais planetas do Sistema Solar. No decorrer de milhões de anos, essa massa foi esfriando e foram se formando os elementos que existem hoje em nosso planeta: o ar, a água, as rochas, o solo, as plantas, os animais e o ser humano.
A vida surgiu há mais ou menos 3,5 bilhões de anos – portanto, um bilhão de anos após o início da formação da Terra. Acredita-se que surgiu na água, sob a forma de seres bem simples.  Com o tempo, eles foram se tornando complexos e deram origem às plantas e aos animais. Mais tarde, a vida fixou-se sobre a terra firme e no ar.
É fantástica a marcha do surgimento de diferentes formas de vida sobre a Terra: micro-organismos, plantas, peixes, répteis, aves, mamíferos.
Você sabe quando surgiram os primeiros seres humanos sobre a Terra? Há aproximadamente 3 milhões de anos. Parece muito, mas não é, se considerarmos que a vida no planeta tem mais de 3 bilhões de anos.
Ao longo do tempo, os seres sofreram transformações, dando origem a várias espécies. Esse processo chama-se evolução. A vida humana descende, por evolução, daqueles primeiros seres vivos microscópicos.
Coleção De Mãos Dadas, Editora Scipione.
De acordo com o texto, os seres vivos sofreram várias transformações, dando origem às várias espécies, num processo que se chama
(  )História da humanidade.
(  )Formação do planeta.
(  )Vida humana.
(  )Evolução.
“Havia um trabalho a ser feito, e Todo o Mundo achou que Alguém o faria.
Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez.
No final, Todo o Mundo culpou Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito.”
Qual das alternativas abaixo melhor serviria como título para o texto acima?
(  )Fábula da preguiça.
(  )Jogo do empurra-empurra.
(  )Responsabilidade.
(  )Deixe como está para ver como fica.

Read more: http://paraisodosprofessores.blogspot.com/2011/07/varios-textos-para-copiar-colar-e.html#ixzz1Ss6TU2Op

A CHATA OU AS BARATAS

Esta noite tive um sonho. Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida da minha Irmã mais nova, a Andreia.
No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam. Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam. Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!
Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saia, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:
-- ACORDA, VAMOS BRINCAR!
Pulei da cama e, quando à vi acordada em cima do meu pé, no lugar das baratas, confesso: até que gostei...
Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.


                                                                                                                         Dilea Frate


1.  Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram

A) os cachorros, gatos e peixes.
B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.

2.  Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque

A) as baratas começaram a subir em seus pés.
B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
C) a irmã não era assim tão ruim.
D) a irmã entrou em seu sonho e falou.

3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus
pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas

A) pararam de subir nos pés do menino.
B) continuaram a subir, subir, subir.
C) fugiram assustadas.
D) ficaram cegas de repente.

4.  O texto A chata e as baratas foi escrito para

A) explicar por que as crianças sonham.
B) ensinar que irmãos não devem brigar.
C) contar uma história divertida.
D) provar que as crianças são sempre medrosas.

5.  Um título que também combina com o texto 3 é

A) A voz dos bichos.
B) O fim de um pesadelo.
C) Os bichos que eu amo.
D) Um lindo sonho.

Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu
era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu
sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

6.  A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de
exclamação (!) mostram que Andréia estava

A) assustada.
B) nervosa.
C) triste.
D) animada.

7.  As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.

D) da mãe das crianças




Piadas - Interpretação textual
Piadas
Um louco acorda de manhã e encontra um pingüim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão:
- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?
- Boa idéia! Vou levar.
No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingüim no colo.
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
- Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.
Fonte: “Meu primeiro livro de piadas”
Fizetto, Ângela - Editora Todo livro.

QUESTÕES

1. Leia novamente o trecho abaixo:
“- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?”

Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que:
a. ( ) O levasse para passear no zoológico.
b. ( ) O levasse para ver outros pingüins no zoológico.
c. ( ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico.
d. ( ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico.

2. Leia o trecho abaixo e responda:

- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
a. Quem disse isso?
b. Por que nesse trecho o autor escolheu usar dois sinais de pontuação diferentes que nem sempre são usados juntos (!?)?
3. Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingüim no colo?
a. ( ) Porque não se coloca pingüim no colo.
b. ( ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico.
c. ( ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico.
d. ( ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido.

4. “Hoje vou levá-lo...” . Nesse trecho, “lo” se refere:
a. ( ) Ao louco.
b. ( ) O vizinho.
c. ( ) Ao pingüim.
d. ( ) Não se refere a ninguém.

5. Leia novamente o seguinte trecho da piada:

“Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.”

Ao dizer isso, o louco quis dizer que:
a. ( ) levar o pingüim para passear.
b. ( ) encontrar os pais do pingüim.
c. ( ) cansar o pingüim.
d. ( ) não gostava de sair de casa com o pingüim.

6. A função desse texto é:
a. ( ) Informar como divertir um animal na cidade.
b. ( ) Fazer o leitor rir.
c. ( ) Instruir como cuidar de um pingüim.
d. ( ) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passe

Essa atividade é do blog da profª Helena

Submarino.com.br


textos curtos com interpretação textual para Lição de casa







RETIRADO DO BLOG: http://varaldeatividades.blogspot.com.br
/


Problemas 4º/ 5º ano - Lição de casa para copiar e imprimir
Leia com atenção as situações problemas abaixo, depois resolva-as:

1- As cores do semáforo, na frente da casa de João, mudam a cada 20 segundos. Ele ficou na janela durante 3 minutos. Quantas vezes as cores do semáforo mudaram?
2- Clara está caminhando numa pista que tem 778 metros. Ela dará 6 voltas e já caminhou 2468 metros. Quantos metros ela ainda vai caminhar para completar as 6 voltas?
3- Vera comprou 9 camisetas iguais e gastou R$ 126,00. Dona Rita comprou 5 destas camisetas.
a) Qual era o valor de cada camiseta?
b) Quanto dona Rita gastou?
4- Pedro leu um livro em 5 dias. Sabendo que cada dia ele leu a quantidade exata de 36 páginas, quantas páginas têm o livro que Pedro leu?

Leia com atenção, faça o cálculo se necessário e marque a alternativa correta.
1- Um viajante fez uma viagem de ônibus durante 83 horas. Portanto ele viajou
a) 3 dias.
b) 2 dias e 22 horas.
c) 3 dias e 11 horas.
d) 2 dias e meio.

2- Telma tem o triplo de figurinhas de Carlos, que tem 243 figurinhas. Portanto Cris tem
a) 723 figurinhas.
b) 729 figurinhas.
c) 742 figurinhas.
d) 732 figurinhas.

3- Uma floricultura vendeu 1 unidade de milhar, 4 centenas e duas unidades de rosas em um mês. Portanto o número de rosas vendidas foi
a) 2402 rosas.
b) 1420 rosas.
c) 1042 rosas.
d)1402 rosas.

4- No número 427.810 o algarismo 2 ocupa a ordem da
a) centena de milhar.
b) dezena de milhar.
c) unidade de milhar.
d) dezena de milhão.
Postado por Roseli Tavares

Reunião de pais - Os 10 mandamentos do dever de casa e do pai do bom estudante
Os 10 mandamentos do dever de casa e os 10 mandamentos do pai do bom estudante.
ESTA POSTAGEM TAMBÉM TIREI DO COLÉGIO ALMA MATER...
1 - Jamais fça a lição de casa por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.

2 - Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as tarefas.

3 - Troque ideias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.

4 - Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso. nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.

6 - Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.

7 - Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.

8 - Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à escola. Lavar louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são tarefas domésticas. os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as obrigações domésticas.

9 - Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente, a tarefa de casa e seus objetivos.

10 - Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites e conhece suas possibilidades. crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.

Isabel Cristina Parolin, autora do livro Pais Educadores - É Proibido Proibir? Ed. Mediação.

Os dez mandamentos do pai do bom estudante

Existem algumas regrinhas básicas para você que deseja ver seu filho transformado m um bom aluno, que não lhe dê problemas maiores (porque alguns, pequenos, sempre teremos!) em relação a escola e aos estudos. O pai do bom estudante:

01. Vê a escola como aliada e não como oponente;

02. Na maioria absoluta das vezes é favorável às decisões que a escola toma e as apóia porque sabe que a elegeu com cuidado para cuidar do filho, em suma, não critica sem ouvir a escola antes;

03. Não tem pena dos filhos quando eles têm tarefas, pesquisas ou estudo para fazer;sabe que estudar assim como trabalhar, só faz bem a crianças e jovens;

04. Supervisiona o trabalho e o estudo do filho, mas não faz as tarefas por ele, apenas orienta, olha a agenda escolar para estar a par, diariamente, das comunicações que a escola manda;

05. Sabe diferenciar com clareza situações em que os resultados positivos na escola são fruto de esforço ou quando os negativos se relacionam à falta de dedicação dos filhos;

06. Incentiva os filhos com palavras e gestos de afeto, estímulo e compreensão, mesmo quando não tiram notas excelentes, pois percebe quando deram o máximo de si e quando não cumpriram a parte que lhes cabe;

07. Providencia o necessário para que os filhos superem dificuldades que eventualmente surgem na vida dos estudantes, sem, no entanto, desistir, estigmatizar os filhos ou culpar de imediato a escola;

08. Não facilita nem permite faltas, atrasos ou “enforcamento” de aulas ou ausência nos dias letivos sem motivo absolutamente justo;

09. Segue e faz os filhos seguirem o regulamento da escola, nunca estimulando ou desejando regras especiais para o seu filho, que reconhece como igual às demais crianças, com direitos e deveres, enfim, sem “pressionar” a escola para que ela mude seus pressupostos e aja de acordo com o que considera interesse pessoal;

10. Não pressiona a escola ou determinado professor quando alguma coisa inesperada ocorre, porém averigua a situação real, pois uma boa escola nunca deseja errar e sabe que uma boa educação escolar é a melhor aliada da família na formação de cidadãos honestos, produtivos e bem-sucedidos.

Fonte: www.colegioalmamater.com.br/pais.htm