"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sequências para atividades

de redação e produção textual!




















Como fazer maquetes?


     Existem diversas formas e modos de se construir maquetes. Desde as maquetes ou projetos profissionais até os que trataremos mais especificamente aqui, dentro desta postagem: As maquetes escolares. Utilizadas como modo de trazer realidade às aulas e torná-las mais concretas e dinâmicas, os professores vêm utilizando as maquetes. O problema é que nem sempre elas são construídas em sala de aula ou na escola. E aí surgem as dúvidas, os questionamentos que tentarei sanar ao menos um pouquinho aqui: Afinal, como se faz uma maquete? Que materiais se pode utilizar? Como torná-la real e ao mesmo tempo possível de transportar à Escola? Vamos descobrir isto juntos? (Liza)

    Um modo de fazer maquete que vem sendo muito utilizado é o 'desdobrável', ou a maquete feita propriamente dentro de uma caixa. Pode ser caixa de papelão grande ou caixa de sapato, isto depende do seu projeto e do tamanho que deseja dar a ele.

Aqui logo abaixo coloco as fotos das maquetes feitas pelos aluninhos da Tia Evanildes, em caixas de sapato. Como ela mesma explica:

"A criação dessas maquetes contruídas dentro de uma caixa de sapato veio da necesidade de ter um recurso que explicasse para as crianças com é a vida no campo e na cidade, este é o nosso tema trabalhado nas festas juninas."

Achei lindíssimas as maquetes deles, em caixas de sapato e posto as fotos, aqui, para que possam ter uma idéia de como fazê-las. O tema, neste caso, foi "Zona Urbana e Zona Rural".

Fotos:

 Maquete desdobrável, uma interessante sugestão!



Observem como a tampa da caixa se transformou no céu, toda forrada de azul.



 
Encontrei este vídeo e achei que explica bastante e sendo assim, pode ajudar:

Como fazer maquete desdobrável?



Mais um Vídeo: Maquete de Zona Urbana e Zona Rural)


Vídeo: Filmagem de uma maquete pronta




Elaboração de maquete (Liza)
    Para elaborar uma maquete é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que deseja dar à mesma. Abaixo, dou algumas sugestões que podem ser úteis na hora da escolha:

A base da maquete poderá ser feita com:
1. Folha de isopor;
2.Folha de Eucatex.
3.Tampo de madeira;
4.Tampa de papelão grosso e firme;
5.Folha de papel cartão firme;
6.MDF;
7.Caixa de papelão grande;
8. Caixa de sapato;





Os imóveis ou casas podem ser feitos com vários materiais:

1. Caixas variadas, como de fósforo, sabão em pó, aveia, medicamentos, cosméticos etc. Você precisará pintar as caixas ou cobri-las com papel colorido e em seguida colocar porta, janela, telhado, chaminé etc utilizando papéis coloridos, eva, tintas, pincéis, etc.




 Maquete de prédio construída pelas estudantes de Engenharia da Unipac



2.Desenhados em papel cartão, contornados com caneta Pilot preta, coloridos.
Novamente recomendo que somente utilize este recurso se desenha bem ou então utilize moldes de casas e prédios. Temos diversos moldes aqui. 
Temos mais moldes aqui também e outro aqui.

Veja esta casa feita de papel, utilizando um molde:

O molde da casa abaixo está aqui.



Ela é da Casa de Papel


Esta outra casinha é do Banana Craft.

 
3.Recortados de revistas e colados sobre papel firme;

4.EVA (emborrachado) recortar e montar todas as partes:

 Esta casinha é do Ateliê do EVA



5.Cartolina (apenas a fachada). Somente é recomendada se você desenha bem ou vai utilizar moldes. Caso contrário suas casas podem ficar mal feitas e isto empobrecerá o seu trabalho. Se deseja moldes de casas, clique aqui, temos muitos, temos mais aqui.

6. Papel corrugado (principalmente para edifícios que podem ter formato redondo. Se você precisa fazer maquete de castelo, com certeza deve utilizar rolos de papelão para fazer as torres, bastando pintar e colocar telhado e janelas:



 Veja um exemplo de maquete de castelo clicando aqui.

As ruas e avenidas podem ser:
1.Feitas com areia ou terra colada ao fundo;
2.pintadas com tinta guache preta imitando o asfalto;

 Na imagem acima, os alunos da Escola Santo Agostinho trabalham no Projeto Trânsito Legal, construindo suas maquetes. Observe as estradas bem pintadas de preto e com a sinalização bem feita, em branco.

A turma do 2º Período D, da professora Janaina Dulce, envolveu-se de forma divertida na compreensão dos direitos e dos deveres de cada um no trânsito e, consequentemente, na adoção de atitudes de respeito e responsabilidade no trânsito.

"Uma maquete com ruas, casas, prédios e semáforos foi confeccionada pela turma com sucatas diversas para que pudessem brincar e simular situações do trânsito urbano. Em um passeio pelo estacionamento do Colégio, as crianças também puderam observar a sinalização para veículos e para pedestres, aprender como atravessar uma rua ou como andar em calçadas e também puderam discutir sobre comportamentos adequados no interior do transporte escolar ou no carro do papai ou da mamãe.

Bem informadas, as crianças passaram a ser agentes mirins de trânsito, multiplicando comportamentos, agindo corretamente e repassando para a família, os amigos e os vizinhos o que aprenderam e vivenciaram."



3.recobertas de grama feita com crepom em tirinhas muito finas;
4.recobertas de grama feita com as tirinhas finas do papel de bala verde;
5.pintadas no fundo com tinta guache verde ou marrom dependendo do tipo de terreno.

Para fazer relevos, montes, montanhas:

1.Argila ainda é uma opção muito boa, podendo ser modelada a vontade, dando a altura e o formato desejado ao terreno. E o pacote de argila custa baratinho, podendo ser comprado em qualquer papelaria ou loja de produtos para artesanato e decoração.

Veja:



 
2.Barro modelado, o que exige certo tempo de secagem;
3.Papel pedra imitando rochas;

 Nas imagens abaixo você pode ter uma idéia de como utilizar o papel pedra para fazer as rochas. O trabalho foi desenvolvido pela EBI.



 O tema da aula  era "O homem que constrói sobre a rocha", um tema bíblico.


4.Massa de Modelagem colorida (se a maquete não é tão grande)

Veja a floresta de massinha da turma 101:

 Esta atividade foi realizada pelos aluninhos do Colégio Pedro II, no RJ.  Após um jogo sensorial onde eles tinham que descobrir, usando apenas as mãos, o que tinha dentro do saco e depois, de ouvir a história do livro O SACO de Ivan e Marcello, foi muito interessante observar como os pequeninos gostaram do trabalho com a massinha de modelar.
O livro relata a surpresa de vários animais ao encontrar um saco no mato. E na massinha eles puderam fazer os personagens da história ou criar outros bichos. Para alguns parecia ser a primeira experiência com o material, mas o desafio foi encarado e o sucesso apareceu estampado no sorriso de cada um.
Muito interessados e concentrados construíram uma floresta...(Texto retirado do Blog da escola)



5.jornal molhado batido em liquidificador, misturado com cola e tingido com guache verde, marrom, cinza, dependendo do que se deseja modelar.

 A imagem acima mostra a utilização da técnica Paperclay para fazer modelagem e diversos objetos. Ela pode tranquilamente ser utilizada para fazer elementos de maquete. Observe aqui como se pode fazer, passo a passo e com fotos. É claro que para a maquete não precisaremos utilizar forno, precisando apenas deixar as peças, animais, casas etc. secarem, para podermos pintar.


Os automóveis podem ser:
1.carrinhos de plástico bem pequenos comprados em lojas;




2.confeccionados com sucata (caixas recobertas e desenhadas);


Veja aqui diversos modelos de carros feitos com sucata!

3.Recortados de revistas e colados em cartolina firme;

Temos muitos moldes de carros aqui!

4.Montados com eva;
 
5.Desenhados em cartolina e recortados;
6. Modelados em massinha ou biscuit. Quer aprender a fazer massa de modelar caseira? Clique aqui. -






As pessoas:
1.recortadas de revistas (fotos de pessoas reais, o que dá um efeito muito legal à maquete);
2.Bonequinhas e bonequinhos pequenos plásticos;
3.Playmobil;
4.Desenhados em cartolina, coloridos e recortados;

Árvores, animais e plantas:
1. feitos com crepom, palitos de picolé e fósforo, papel de bala franjado verde, tecido verde, recortados de revistas, desenhados em cartolina, modelados com massinha etc.

Você pode utilizar muitos materiais, pode criar a vontade! Palitos de picolé, de churrasco, para fazer postes (pinte-os com guache cinza), barbante ou lã para fazer fiações, desenhar placas de sinalização de trânsito, colar em palitos de dente e espetar, dar nomes engraçados ao comércio, fazer uma feira livre onde os legumes e frutas são modelados com massinha colorida etc.

Clique aqui se desejar ver maquete de profissões

E aqui  - Como fazer uma maquete de vulcão com reação química?

Texto de: Profa Elizabeth Freitas
(Se você tiver sugestões ou fotos de maquetes que construiu, envie-nos)

Vídeo: Sugestão de maquete sobre poluição ambiental:











Maquete Geografia

Maquetes podem ser muito utilizadas em aulas de Geografia. Abaixo tentamos mostrar como construir maquetes a partir de mapas com curvas de nível.

Algo que sempre interessou aos professores de geografia e aos seus alunos é a construção de maquetes em sala de aula.

Uma maquete com detalhes topográficos pode ser construída com certa facilidade a partir das cartas. Os detalhes aparecerão ou não dependendo da escala com que se trabalha. Na Faculdade pedi algumas vezes maquetes amplas e maquetes mais simples. Elas sempre ficaram corretas e bem bonitas. No Caraça (muito antigo e tradicional Internato em Minas Gerais, hoje museu e pousada) existe uma maquete muito interessante confeccionada em lâminas de madeira.

Os passos para a construção da maquete seriam:

- desenhar em folha fina o contorno geral do mapa;

-desenhar no mesmo tipo de folha toda curva de nível de menor altitude

-desenhar em folhas separadas cada uma das curvas de nível mapeadas

-cole cada uma dessas folhas sobre isopor de meio centímetro;

-recorte as curvas do isopor, usando agulha quente

-cole as peças (as curvas), montando o relevo: as curvas de maior altitude sobre as de menor, até o topo das montanhas mais altas;

-passar massa corrida para eliminar os degraus e depois pintar.

- o trabalho pode ser feito em EVA, papelão ou outro material, o essencial é manter a equidistância e o mesma espessura do material para cada curva.

- calcular o exagero vertical como veremos a seguir.

Tento ilustrar abaixo: Crie uma paisagem da sua imaginação, abaixo criei uma colina em curvas de nível e vou fazer uma maquete com ela.




Continua... Para ver todo o processo de construção da maquete em Geografia, entre na página do site Cartografia Escolar AQUI!

***
Vídeo:
 


Fontes: O texto pertence ao Espaço Educar, se você levar este texto para seu blog ou site por favor INDIQUE A FONTE (Profa Elizabeth Espaço Educar) as imagens possuem créditos inseridos abaixo de cada uma e o sites citados também. Abraços! Dúvidas, deixe comentário. Liza 
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Teatro: Uma criança, uma família, uma escola...

Teatro
Uma Criança, uma Família, uma História  


Introdução
– Era Uma vez um filho (Entra uma Criança)
– Uma família (Duas crianças representando o Pai e a Mãe)
– Uma Escola (Representantes da Direção e Coordenação)
Entram os personagens e se apresentam
A Mãe (Entra Arrumando o filho pra ir para a escola)
– Anda João! Está atrasado, o ônibus já vai passar. Se você perder o ônibus você apanha!
O aluno sai e volta como se tivesse ido à escola
O Pai pergunta:
– João, o que você fez na escola hoje?
– Teve muito dever?
João Responde:
– A Pai, a aula foi chata, a professora deu um monte de dever, to com meu dedo doendo.
Mãe:
– Ah, muito bem, assim que eu gosto de ver! Deixa de ser preguiçoso!
João diz:
– Mas mãe, o meu colega me deu um chute, falou mal da senhora e a professora não fez nada!
Mãe reclama:
– Assim não está certo! É assim que se ensina na escola? Criança sem educação, professor que não faz nada?
– Eu vou lá! Vou reclamar com a diretora, isto não está certo!
Volta o Narrador :
– É meus amigos, a vida na escola continua, o João continuava indo e vindo da escola para casa e da casa para escola.
– O João aprendia a ler e a escrever, mas não aprendia a respeitar para ser respeitado.
– Por sua vez, a escola fazia sua parte, mas o João era muito rebelde, brigão e dava muito trabalho.
– A professora o levava para a direção, a diretora conversava com ele, para saber como era sua vida na família, para justificar a rebeldia de João.
Entra a professora levando o João para a diretoria.
João sempre dizia:
– Minha mãe e meu pai vivem brigando, não ligam pra mim.
– Dizem que eu só atrapalho a vida deles, que deviam me internar pra eu aprender.
Volta o Narrador :
– A diretora preocupada, conversa com João, faz um bilhete chamando o responsável e entrega ao João.
– João chega em casa e entrega o bilhete à mãe.
A Mãe diz:
– Ora, essa diretora pensa que eu tenho o que fazer, vivo batendo pernas por ai, eu não vou lá não, elas que se virem já que não sabem educar!
Volta o Narrador:
– Professores e a diretora esperam em vão a mãe de João que não vem, e falam:
A Professora:
– Viu! Como podemos corrigir Joãozinho se a família não ajuda?
– Trata mal o filho, não vem conversar com a gente, os pais também tem que ter responsabilidade!
Volta o Narrador:
– Assim a família e a escola se distanciavam uma da outra.
– O João, coitado, ficava dividido e se perguntava:
João se Perguntava:
– Quem tinha razão?
– A Família?
– A escola?
– Afinal, não sou eu o princípio e o fim da família e da escola?
– Isto não está certo, elas tem que se entenderem, parar de jogar a culpa uma em cima da outra.
– E eu, o que faço enquanto isso?
Volta o Narrador :
– João, o único machucado e deformado na guerra família vs escola, sugere:
João pergunta:
– Por que vocês não se unem, não trabalham juntas, não somam esforços, não compartilham realizações, por que não me curam em vez de me machucarem, por que não me formam ao invés vez de me deformarem?
Volta o Narrador :
– A Família e a escola ouviram a voz de João e diante de tantos porquês, se humilharam, reconheceram seus erros e passaram a trabalharem juntas, curaram em vez de machucar e formaram e vez de deformar.
Todos Juntos voltam e falam:
Era uma vez um Filho, uma Família e uma Escola.
Poderá também gostar de: 













Sugestão de jogral ou teatro para a Proclamação da República:




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Teatro para o dia das Mães!



São apresentadas várias mães, caricaturas de várias mães.
O público vai analisar qual delas merece ganhar das mãos de um anjo a coroa de mãe ideal.
Personagens:
MÃE AFLITA: roupas normais
• ANJO: vestido a caráter, trazendo várias bíblias e uma coroa na mão.
• MAE RICA: mulher bem vestida, cheia de joias.
• MÃE POBRE: mulher pobremente vestida, trazendo pelas mãos uma criança mal vestida e descalça, uma trouxa de roupa.
• MÃE FRÍVOLA: mulher com roupa esporte, e um acessório de esporte bola, raquete, cartas de baralho, dominó, etc.
• MÃE CRISTÃ: roupas discretas e uma bíblia na mão.
1ª parte:
A mãe aflita entra, senta numa mesa e começa a falar, que está preocupada com o filho, que saiu e não deu notícias. Ela está preocupada devido as más companhias dele e tudo indica que ele está no caminho dos vícios.
Que teria acontecido? Que faltava na educação de seu filho? Casada, muito nervosa, adormeceu. (mãe boceja, debruça na mesa e dorme) e enquanto dormia, sonhou com um anjo. (o anjo entra no palco e fica próximo a mesa) e começa a procurar a mãe ideal para colocar a coroa.
(Entra a MAE RICA: )
ANJO: Aonde vais tão bem vestida?
MAE RICA: Vou a cadeia visitar o meu filho (chora)
ANJO: O que ele fez?
MAE RICA: Ele procedeu mal, se envolveu com quem não devia e foi preso.
ANJO: E a sua riqueza não o salvou?
MAE RICA: Infelizmente o dinheiro não pode comprar tudo. Achei que eu dando tudo o que me pedia, seria o suficiente para fazê-lo feliz, mas vejo que me enganei.
ANJO: Espero que tenhas aprendido a lição que a vida te ensinou. Vá e leva este livro, a bíblia. Leia e dê a seu filho. Este livro é poderoso, te dará conhecimento e te levará a salvação. Se seu filho tivesse conhecido antes, com certeza não estaria onde está hoje.
MAE RICA: Uma bíblia vou lê-la e meu filho também.
(Sai a mãe rica e entra a mãe pobre.)
ANJO: Onde vais?
MÃE POBRE: Vou levar estas roupas para lavar. Tenho muitos filhos para sustentar.
ANJO: Onde estão os teus filhos?
MÃE POBRE: Devem estar em casa brigando, fazendo confusão com a vizinhança, falando palavrões, reclamando contra Deus...
ANJO: Você acredita em Deus?
MÃE POBRE: Acredito que ele existe, mas lá em casa ele não está...
ANJO: Você tem marido?
MÃE POBRE: Marido! Tenho sim, mas não presta pra nada. Vive no bar enchendo a cara.
ANJO: Deus não é o culpado da situação estar deste jeito.
MÃE POBRE: Tens razão a culpa é do meu marido, que não me ajuda, só me incomoda.
ANJO: Leva este livro, a bíblia. Você e sua família devem ler. Este livro pode salvar vocês desta situação em que vivem.
MÃE POBRE: Uma bíblia? Será que pode mesmo fazer alguma coisa por nós?
ANJO: Este livro é diferente, pode transformar a mente e o coração das pessoas.
MÃE POBRE: Muito obrigada.
(Entra a mãe frívola)
ANJO: Aonde vais?
MÃE FRÍVOLA: Vou no Clube, jogar com as minhas amigas.
ANJO: E seus filhos, onde estão?
MÃE FRÍVOLA: Os pequenos estão com a babá, e os maiores eu nem sei. São grandes, são donos do próprio nariz. Estou indo, gosto de jogar, ir ao cinema, shopping e bailes.
ANJO: No seu lar não há lugar para Deus?
MÃE FRÍVOLA: Bem, eu mando meus filhos, aos domingos irem a igreja. Sei que lá é um bom lugar e lá podem aprender coisas boas.
ANJO: E você não vai?
MÃE FRÍVOLA: No domingo, nem pensar, estou muito cansada, durmo muito tarde. A noite saio com o meu marido.
ANJO: Vejo que o futuro dos seus filhos é muito confuso. Sem uma mãe que os oriente... E certo que não serão felizes... Tome este livro, a Bíblia. Você e seu marido devem lê-lo todos os dias para aprender como criar seus filhos e salvar a felicidade de seu lar.
MÃE FRÍVOLA: Uma Bíblia!.? Há quanto tempo não via uma!!!
(Saí a mãe frívola e entra a mãe Cristã.)
ANJO: Aonde vais com tanta pressa?
MÃE CRISTÃ: Vou a Igreja.
ANJO: E seus filhos onde estão?
MÃE CRISTÃ: Eles já devem estar na igreja, foram com o pai. Eu me atrasei um pouquinho, adiantando o almoço. Mas se eu for depressa chego antes de começar.
ANJO: O que me dizes de teus filhos?
MÃE CRISTÃ: Meus filhos são umas bênçãos. São amorosos, bem comportados, estudiosos e trabalham na Seara do Mestre.
ANJO: Seu lar é feliz?
MÃE CRISTÃ: Muito feliz, graças a Deus, somos todos seguidores de Jesus.
ANJO: Como conseguiu isso?
MÃE CRISTÃ: Fazendo o culto doméstico todos os dias, coma participação de todos, indo a igreja com meu esposo e filhos e sempre tomando parte nos trabalhos da igreja. Em tudo procurando fazer a vontade de Deus. E agora, se me dá licença, tenho que ir não posso me atrasar para escola dominical.
ANJO: Antes de ir, quero colocar na sua cabeça a coroa da mãe ideal.
MÃE CRISTÃ: Eu??? Mãe Ideal???
ANJO: Sim, além de vestir, alimentar e educar seus filhos, mostrou-lhes o caminho de Deus.
( O anjo coloca a coroa na cabeça da mãe ideal e ambos saem)
(Ele volta rapidamente e deixa uma bíblia sobre a mesa, ao lado da mãe aflita).
A mãe aflita acorda, se espreguiça e olha espantada!
MÃE AFLITA: Que sonho! Vejo que tenho me descuidado da parte religiosa de meu filho. De agora em diante vou fazer o possível para ajudar meu filho, a ser um rapaz cristão.
Será que ainda dá tempo?.. Que livro é esse? (pega a Bíblia e a folheia). Uma Bíblia! Será que eu sonhei mesmo? Sim é isto mesmo. Cristo é a resposta para todo e qualquer problema! Confiarei Nele e Ele vai me ajudar.
NARRADOR: E você também gostaria de receber das mãos de um anjo uma coroa de Mãe Ideal? Pense nisso... e venha desfrutar do amor de Deus...
Música: Aline Barros
Vem desfrutar do amor de Deus
Você e sua casa
Deixe Jesus que é o Rei entrar no seu coração
Vida melhor ele quer te dar
Restaurar seu lar
Paz e harmonia
Ele quer trazer pra você!...

Fonte: Teatro Cristão
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Apresentação teatral: Uma criança, uma família, uma escola! Pela Escola Chapeuzinho Vermelho

 
 
 
 Agradeço de coração ao Pedagogo William e a toda a Escola Chapeuzinho Vermelho , situada no Município de Ariquemes, RO,  por terem entrado em contato de forma tão carinhosa, disponibilizando o vídeo do teatro realizado pela Escola: Um filho, uma família e uma escola.  Fiquei imensamente feliz por assistir à peça, que nos faz refletir: Será que família e Escola estão conseguindo caminhar juntas? Ou ainda sofremos com os descompassos? Vale a pena ver o trabalho bonito da equipe e ao mesmo tempo refletir sobre o tema. Um abraço ao William e a toda a equipe, desejando um ano letivo muito produtivo a todos!! E sempre que tiverem novidades, entrem em contato. Agradeço, viu? Mais uma vez, obrigada! Profª Elizabeth (Liza)




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O teatro na Escola: muitas sugestões e atividades!

"Enquanto dramatiza, a criança sonha. Quando faz teatro ela tem a oportunidade de recriar sua própria realidade, trazendo à tona sentimentos e emoções que estão guardados ou escondidos. Além disso, interage com o grupo, brinca, sorri, vive e interpreta personagens diversas, dando asas à imaginação e vivenciando ricas experiências com os demais. Fazer teatro, para a criança, nem precisa ser algo muito elaborado, um ato de ensaios cansativos onde o "aprontamento" final da peça chega junto com a exaustão e o enfado total. Fazer teatro pode ser algo dinâmico, sem muitos rodeios, pode ser improviso, criação espontânea, deixar a fala vir e criar uma personagem! Pode também ter um cenário confeccionado com sucatas, nem precisa ser algo muito rico ou elaborado. O caso é que nós, adultos, nos preocupamos demasiadamente com as aparências e transferimos isto às inocentes crianças. Pode-se fazer tudo muito bem feito e ensaiado, mas não cansativamente sempre, e nunca abrindo mão da alegria, da felicidade, da criação, do sonho." (Liza)