Planejamento Anual Pré I
PRÉ
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
I - PERÍODO PREPARATÓRIO
OBJETIVO
- Desenvolver coordenação motora fina.
- Discriminação esquerda direita.
- Organizar espacialmente os traçados no papel.
- Desenvolver coordenação viso-motor.
CONTEÚDO
- Exercícios para desenvolver:
- Esquema corporal;
- Esquema espacial;
- Orientação temporal;
- Coordenação motora viso-manual (coordenação
ampla e coordenação fina);
- Percepções sensoriais (visão, audição, tato,
olfato, gosto);
- Lateralidade.
- Desenvolver campo lingüístico.
ESTRATÉGIA
- Exercícios gráficos em folhas.
- Jogos.
- Brincadeiras.
- Músicas.
- Histórias.
- Atividades com sucata.
- Cartazes.
- Atividades em caderno pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à:
participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades,
coordenação viso-motor, execução correta dos movimentos da esquerda para a
direita.
II – ALFABETIZAÇÃO
1)- VOGAIS
OBJETIVOS
- Identificar, ler e escrever as vogais.
- Discriminar os sons oral e nasal.
- Discriminar sons aberto e fechado.
- Completar palavras de acordo com as figuras.
- Traçar vogais corretamente.
- Discriminar o som das vogais dentro de um
contexto, utilizando músicas.
CONTEÚDO
Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas,
minúsculas, de imprensa e cursivas.
Exercícios
para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início
da expressão escrita, leitura incidental.
ESTRATÉGIA
- Apresentação de histórias, músicas, poesias,
parlendas.
- Execução de exercícios gráficos.
- Cartazes.
- Coordenação-motora: andar sobre a letra no
chão, desenhar (no chão, na lousa).
- Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade
com sucatas (embalagem).
- Transcrição da letra de imprensa para letra
cursiva.
AVALIAÇÃO
Avaliação diária. Através de exercícios orais e
escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais,
discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo.
Avaliar o
aluno através da participação, atenção e execução das atividades.
2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
OBJETIVO
- Identificar encontros vocálicos e vogais
nasaladas.
- Ler, escrever e empregar os encontros
vocálicos.
- Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e
escrever.
CONTEÚDO
- Encontros vocálicos em letras maiúsculas,
minúsculas de imprensa e cursivas.
- Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.
- Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.
ESTRATÉGIA
- Apresentação dos encontros vocálicos e das
vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas,
desenhos, poesias e parlendas.
- Transcrição, cópias, ditados e exercícios.
- Leitura, recorte e colagem.
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça,
transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a
vogais nasaladas.
3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS
OBJETIVO
- Identificar, ler e escrever as famílias
silábicas corretamente.
- Automatizar o processo de formação.
- Empregar corretamente o uso das famílias.
- Treinar a escrita.
- Executar os exercícios corretamente.
CONTEÚDO
- Palavras-chave, famílias silábicas.
- Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas,
histórias e desenhos.
- Ortografia.
ESTRATÉGIA
- Apresentação das famílias silábicas através
de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura,
músicas, jogos, e brincadeiras.
- Exercícios gráficos orais e escritos, caderno
ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua através de: cópias, treino
ortográfico, e exercícios gráficos com correções.
Verificação: se o aluno domina a grafia
corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica,
transcreve, copia e lê as famílias silábicas.
Avaliação
diária através da atenção, interesse e participação da criança.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
- Desenvolver os conceitos matemáticos, para que
possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
- Identificar figuras geométricas.
- Desenvolver aprendizagem dos números (adição,
subtração).
- Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
- Ampliar os conceitos matemáticos.
- Realizar as atividades propostas com interesse,
atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
- Conceitos matemáticos: grande/pequeno;
maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás;
linha aberta/ linha fechada; etc.
- Conjuntos (unitário, vazio).
- Formas geométricas, numeração, cores, blocos
lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
ESTRATÉGIA
Apresentar
conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos,
brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas,
recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação continua e diária para que o aluno
desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos
conteúdos.
Avaliar o
aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e
correções.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
- Desenvolver a potencialidade criadora de cada
aluno, respeitando suas naturais limitações.
- Desenvolver habilidades e formas próprias
desenhando, pintando, construindo e modelando.
- Desenvolver o domínio de técnicas,
instrumentos e procedimentos expressivos.
- Desenvolver a habilidade de discriminar cor,
forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
- Desenho.
- Pintura.
- Impressão.
- Recorte.
- Alinhavo.
- Tapeçaria.
- Colagem.
- Modelagem.
- Dobradura.
- Montagem.
- Construção.
ESTRATÉGIA
- Atividades gráficas como desenhos, para
pintura, recorte e colagem.
- Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de
diferentes tipos, formas e cores.
- Revista, jornal e sucata.
- Barbante, lã, linhas, madeira, argila,
algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos,
com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades,
auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo
e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Identificar as diversas partes do corpo e suas
funções.
- Formar bons hábitos de higiene e saúde.
- Identificar o valor nutritivo e a procedências
dos alimentos.
- Identificar e observar o processo de
germinação e crescimento das plantas.
- Identificar, distinguir e caracterizar os
animais.
- Desenvolver habilidades como: observação,
analise, descrição, classificação e medida.
- Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
- As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do
sentido.
- Alimento/Culinária.
- Plantas/Horticultura.
- Animais.
ESTRATÉGIA
- Explorar o meio em que estamos.
- Confecção de cartazes, desenhos, figuras,
fotos, atividades gráficas.
- Pinturas colagens, recortes.
- Horta.
- Passeios, excursões.
- Atividades com os próprios alunos (jogos e
brincadeiras).
- Músicas, histórias, diálogos, conversa
dirigida, atividade com sucatas.
- Alimentos (frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados
pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação,
espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
- Adaptar a criança à escola e à vida social.
- Promover condições de um convívio agradável.
- Desenvolver atitudes de polidez, respeito e
cooperação.
- Adquirir habilidades sociais.
- Compreender a necessidade da cooperação de
todos os membros da família e da escola, entre si.
- Desenvolver: atividades e conhecimentos
sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao
trabalho.
CONTEÚDO
- Eu/Família.
- Casa/Comunidade.
- Escola.
- Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
- Datas Comemorativas:
- (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do
Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das
Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras,
atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e
colagens.
Festas,
bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos,
no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem,
comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a
execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
- Desenvolver algumas noções sobre a língua
estrangeira (inglês).
- Executar as atividades propostas com atenção,
compreensão e aprendizagem.
- Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas
frases e músicas.
CONTEÚDO
- Cores.
- Números.
- Nomes de animais, alimentos, familiares,
objetos, brinquedos, etc.
- Músicas.
ESTRATÉGIA
- Vídeo.
- Cartazes.
- Desenhos.
- Atividades gráficas.
- Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e
atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e
compreensão.
Pronúncia e o
interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve
hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o
nariz, etc.
- Habituá-lo
a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com
licença, etc.
- Permitir
que a criança seja independente.
- Deixá-la
explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
- Levar
a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer
com que a criança não fixe em um único colega.
- Manté-la ocupada.
- Levar
a criança a participar das atividades de grupo.
Planejamento Anual Mini Maternal
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da
criança respeitando sua maturidade emocional.
Incentivar o uso do raciocínio através de atividades
recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
ATIVIDADES
- Controle dos esfíncteres,
de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte
do professor.
- Higiene Bucal apõe
as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
- Alimentar-se
sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a
colher sozinho à boca.
- Introdução de
alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar
normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do
próprio corpo,m identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar
músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
- Garatuja: folhas em
branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache
(tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
- Exercícios de encaixe,
sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve
ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
- Jogos de bola em
rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para
o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais
com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
- Incentivo e
desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular
para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela
só se manifeste por gestos.
- Ampliar seu
vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do
dia-a-dia.
- Incentivar e
permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando
corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em
voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Apresentação das
cores.
- Trabalhos com
músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
- Contos de histórias
curtas.
- Coordenação motora
livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de
imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir
as compras, banho de bonecas, etc.
- >Explorar o
ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
- O uso do parquinho
diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande
dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas
e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
- Imposição de limites
e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo
si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples:
Coordenação Motora.
- Formas Geométricas:
círculo, quadrado e triângulo
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos
de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habituá-lo a usar os
clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a
criança seja independente.
- Deixá-la explorar ao
máximo os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a
brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a
criança não fixe em um único colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar das atividades de
grupo.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2.
- Egocentrismo.
- Descobertas: tato,
movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar,
comunicação, etc.
- Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar,
encaixar, puxar, empurrar, etc.
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
- Brincadeiras referentes à educação
sensório-motora (sentir/executar).
- Exploração, canto, perguntas e respostas,
esconder.
Planejamento Anual Maternal 1
Maternal
I
- Desenvolver os movimentos amplos: saltar,
pular, andar...
- Desenvolver os movimentos finos que envolvam
as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de
exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da
leitura.
- Desenvolver estímulos sonoros e auditivos
através de operações concretas.
- Ampliar vocabulário e linguagem como meio de
comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de
idéias.
- Identificação do nome próprio.
- Identificação das letras do nome próprio.
- Identificação das vogais.
CONTEÚDO
- Coordenação Motora Ampla.
- Coordenação Motora Fina.
- Discriminação Auditiva e Visual.
- Expressão Oral (histórias, contos, músicas,
teatro, etc).
- Estudo do nome próprio.
- Estudo das letras do nome próprio.
- Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
- Através de jogos, brincadeiras e atividades
lúdicas envolvendo operações concretas.
- Através de materiais pedagógicos, sucatas,
brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas,
desenhos, etc).
- Utilização de recursos audiovisuais como:
músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros,
portadores de textos, etc.
- Leituras, interpretações, cantos, conversas,
brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos,
etc.
- Apresentação de crachás, fichas, cartazes,
desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
- Fichas cartazes, desenhos, materiais
pedagógicos, jogos e brincadeiras.
- Materiais pedagógicos, brincadeiras,
atividades visomanuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas
atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e
aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos
pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
- Egocentrismo.
- Descobertas: tato, movimentos, formas,
pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
- Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar,
encaixar, puxar, empurrar, etc.
- Fantasia, Invenção e Representação (imitação
de situações conhecidas: escolinha, casinha).
- Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
- Brincadeiras referentes à educação
sensório-motora (sentir/executar).
- Exploração, canto, perguntas e respostas,
esconder.
- Brincadeiras sem regras.
- Brincadeiras com poucas regras simples.
- Utilização das formas básicas de movimentos
(andar, correr, saltar, rolar, etc).
- Estimulação e motivação.
- Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
- Introduzir o raciocínio lógico, através de
suas estruturas.
- Desenvolver a lateralidade através de
estímulos, motivações e atividades de coordenação.
- Desenvolver a capacidade de situar
cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações,
orientando-se também no espaço.
- Desenvolver coordenação motora através de
atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
- Reconhecer e discriminar estímulos visuais,
interpretando-os e associando-os.
- Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar
objetos do mais alto para o mais baixo.
- Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver
contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
- Estruturas lógicas: discriminação – comparação
– identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
- Conceito de lateralidade.
- Orientação Temporal Espacial: antes/depois,
atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em
cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
- Coordenação Motora.
- discriminação audiovisual.
- Seqüência e seriação.
- Numeração:
• Números de 1
à 5
• Contagem de
1 à 10
ESTRATÉGIA
- Utilização de materiais pedagógicos, sucatas,
figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
- Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos,
atividades audiovisuais.
- Através do uso de materiais concretos,
materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
- Jogos, brincadeiras, músicas, atividades
lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
- Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo,
músicas, histórias, cartazes, fichas.
- Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras,
materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
- Materiais pedagógicos e concretos, jogos,
brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas
atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e
aprendizagem.
O instrumento de
avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as
Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de
pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do
meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem
simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois,
desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças
e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do
conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um
barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando
utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de
quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no
manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais
facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
- Estimular o conhecimento da história
Brasileira, através das Datas Comemorativas.
- Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem
com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
- Identificar, nomear e reconhecer a família e
sua importância.
- Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
- Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa,
Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore,
Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos
Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e
outros.
- Calendário (relação espaço tempo).
- Família.
- Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
- Contar histórias sobre o significado das Datas
Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em
questão.
- Produção de Calendário e exercício do mesmo ao
iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
- Nomeação, explicação e cartazes, através de
estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
- Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e
colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Desenvolver capacidade de auto-higiene
corporal.
- Identificar, reconhecer, localizar e nomear
partes do próprio corpo.
- Estimulação dos 5 sentidos.
- Estimular o cuidado com a natureza.
- Nomear e reconhecer diferentes animais.
- Discriminação entre liso e áspero.
- Apresentação de diferentes alimentos,
diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
- Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do
banheiro).
- Esquema corporal.
- Órgãos dos sentido: olhos (discriminação
visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
- Horticultura e jardinagem.
- Animais.
- Texturas (liso e áspero).
- Alimentos.
ESTRATÉGIA
- Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes
e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e
histórias que despertem o interesse das crianças.
- Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras,
bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
- Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam
a visão, audição, tato e gustação.
- Plantação de mudas e flores.
- Através de figuras, desenhos, gestos musicais
e histórias.
- Através de objetos que mostrem tais
diferenças, estimulando jogos e atividades.
- Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
- Incentivar e desenvolver o hábito de desenho,
estimulando assim a fantasia da criança.
- Estimulação de confecção de brinquedos através
da sucata.
- Estimular a coordenação da criança e a
criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
- Artes: desenho livre e pintura.
- Sucata.
- Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
- Utilização de lápis, pincéis, cola com muito
incentivo, estimulando a criança através de elogios.
- Material de sucata e criatividade do
professor.
- Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao
banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo:
Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja independente.
- Deixa-la explorar ao máximo os objetos e
brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do
grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único
colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar das atividades de
grupo.
Planejamento Anual Maternal 2
LINGUAGEM
ORAL
OBJETIVO
- Desenvolver na criança o conceito de eu em
relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
- Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
- Despertar na criança o interesse por estímulos
sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte
e fraco.
- Desenvolver a capacidade da criança de
identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
- Incentivar e permitir a fala da criança em
toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário,
utilizando também as músicas.
- Estimular o vocabulário através de contos e
histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
- Incentivar a memorização de pequenas músicas e
gestos.
- Identificar e reconhecer as vogais.
- Identificar o nome próprio e as letras do
nome.
CONTEÚDO
- Eu (nome, idade, pais e colegas).
- Coordenação motora.
- Discriminação auditiva.
- Discriminação visual.
- Expressão oral (pronúncias, relatos de
acontecimentos, músicas).
- Histórias e contos.
- Memorização.
- Vogais.
- Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
- Através de músicas, jogos com bola
pronunciando o nome e estimulação oral.
- Utilização de recortes, colagem, traçado de
linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
- Utilização de instrumentos sonoros, músicas,
batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
- Utilização de sucatas, jogos e materiais
pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
- Utilização de leitura de histórias curtas,
músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção
as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade
emocional.
- Histórias curtas com gestos, estimulando o
interesse e fantasia da criança.
- Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
- Através de materiais pedagógicos, fichas,
desenhos, cartazes, etc.
- Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos
e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
- Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe,
perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro,
fora, cheio, vazio, etc.
- Discriminar na criança o sentido de ontem hoje
e amanhã.
- Estimular o uso do raciocínio da criança.
- Classificação e nomeação de objetos pelas
cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e
Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
- Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
- Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora,
grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
- Organização espacial: antes/durante e depois,
hoje/ontem/amanhã.
- Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de
encaixe).
- Classificar e nomear objetos pela cor, forma
(círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
- Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
- Através de jogos, músicas e atividades que
incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a
direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio
ambiente.
- Utilização do calendário e estimulação de
perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e
amanhã.
- Através de jogos como quebra cabeça, encaixes,
de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não
respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
- Através de objetos, sucatas e material dourado
que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar
cor e forma.
- Através de jogos, sucatas e objetos que
permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
- Estimular o conhecimento da história
Brasileira, através das Datas Comemorativas.
- Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem
com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
- Identificar, nomear e reconhecer a família e
sua importância.
- Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
- Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa,
Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore,
Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos
Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e
outros.
- Calendário (relação espaço tempo).
- Família.
- Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
- Contar histórias sobre o significado das Datas
Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em
questão.
- Produção de Calendário e exercício do mesmo ao
iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
- Nomeação, explicação e cartazes, através de
estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
- Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e
colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Desenvolver capacidade de auto-higiene
corporal.
- Identificar, reconhecer, localizar e nomear
partes do próprio corpo.
- Estimulação dos 5 sentidos.
- Estimular o cuidado com a natureza.
- Nomear e reconhecer diferentes animais.
- Discriminação entre liso e áspero.
- Apresentação de diferentes alimentos,
diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
- Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do
banheiro).
- Esquema corporal.
- Órgãos dos sentido: olhos (discriminação
visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
- Horticultura e jardinagem.
- Animais.
- Texturas (liso e áspero).
- Alimentos.
ESTRATÉGIA
- Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes
e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e
histórias que despertem o interesse das crianças.
- Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras,
bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
- Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam
a visão, audição, tato e gustação.
- Plantação de mudas e flores.
- Através de figuras, desenhos, gestos musicais
e histórias.
- Através de objetos que mostrem tais
diferenças, estimulando jogos e atividades.
- Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
- Incentivar e desenvolver o hábito de desenho,
estimulando assim a fantasia da criança.
- Estimulação de confecção de brinquedos através
da sucata.
- Estimular a coordenação da criança e a
criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
- Artes: desenho livre e pintura.
- Sucata.
- Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
- Utilização de lápis, pincéis, cola com muito
incentivo, estimulando a criança através de elogios.
- Material de sucata e criatividade do
professor.
- Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de
avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao
banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo:
Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja independente.
- Deixa-la explorar ao máximo os objetos e
brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do
grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único
colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar das atividades de
grupo.
Caso esse Planejamento seja de sua autoria favor informar para que possamos dar os devidos créditos.
Grata Gi
+Ideia Criativa