"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Corte e Recorte Educativo/ Novo Projeto

Corte e Recorte Educativo/ Novo Projeto
Sugestões:
  • Inicie a aula contando a seguinte história.
Era uma vez 3 irmãozinhos, duas meninas gêmeas  e um menininho ( trabalhe aqui conceito igual e diferente).
Eles queriam vestir uma linda roupinha pra ir à  festa de aniversário de  um amiguinho.

Mamãe bem contente separou cada uma, disse a Lolita você é a nº 1 á Pedro ela disse você é o 3 e a Sarah ela disse, você é o 2.
  • Peça que as crianças identifiquem, Pedro, Sarah e Lolita pelos numerais e prossiga.
Separadas as roupas e sabendo seu número restava aos irmãos saber qual vestir.
Lolita olhou pra Sarah confusa,  Sarah olhou pra Pedro pedindo ajuda e agora o que fazer?
Os três olharam pra você ...
  • Divida as crianças em grupos de 3 e dê-lhes um tempo pra resolver.
  • Ao fim da tarefa prossiga dizendo...
Sarah, Lolita e Pedro agradeceram a vocês por conseguirem resolver seu problema e seguiram pra festa de seu amiguinho.
  • Como você acha que era o nome desse amiguinho?
  • Quantos anos ele estava fazendo?
  • Você acha que a festa foi animada?
  • Qual você acha que foi o tema da festa?
  • Quem na sua opinião ficou melhor vestido?
Finalize distribuindo bexigas da festa de aniversário do suposto amiguinho com um pedacinho minúsculo de bolo confeitado pra cada um.
A intenção aqui é que eles indaguem a cerca do pedaço de bolo ao que você deve aproveitar pra fazer uma comparação entre o bolo e a bexiga e assim trabalhar o conceito, maior e menor.
Termine informando que a festa era de um amiguinho pequenino  e que  Lolita , Pedro e Sarah muito felizes e agradecidos enviaram -lhes um pedaço do bolo do aniversariante.
PS: Use fantoches no palito pra contar a história, é simples de fazer, barato e as crianças adoram.

Jogo Material Dourado ( Centena-Dezena -Unidade)

Olá colegas!
Vamos trabalhar com material dourado?
Jogo Material Dourado ( Centena-Dezena -Unidade)
Você pode utilizar a princípio apenas as unidades e barras de dezenas e ir dificultando à medida que julgar necessário.
Separe a turma em grupos.
Disponha para cada grupo um número de pratos (5 ou 6)
Dentro de cada prato ofereça um número.
Disponha o material dourado em cada mesa e explique as regras do jogo:
Ao sinal do professor o grupo deverá colocar no prato o número de barras e unidades correspondentes a cada numeral.
O grupo que finalizar a tarefa primeira ganha o ponto e o professor.
O professor dispõe novos numerais nos pratinhos e recomeça.
O grupo que fizer mais pontos ganha a partida
O professor deve dispor os mesmos numerais para os grupos.

Certifique-se de trazer saquinhos com numerais separados 1 saquinho para cada grupo de acordo com o número de rodadas que se pretende realizar.


Jogo Pedagógico Pescaria de Letras

Olá pessoal!


Com este jogo você vai trabalhar letras do alfabeto, associação de objeto letra inicial e movimento.

Materiais necessários:


  • Bacia com  água
  • Peixes e letras do alfabeto diversas.


Aprenda a fazer peixinhos com bandejas de frios.


  • Anilina
  • Balde com diversos objetos ( brinquedos,frutas,roupas, etc...)
  • Venda para os olhos


Preparação


  1. Em uma ponta da sala ou quadra coloque a bacia com água e os peixinhos ( coloque anilina para colorir e deixar mais fofinho.)
  • Divida as crianças em dois grupos e peça que cada um  escolha seu  CORREDOR . 
  • Desenhe uma linha de partida depois do balde e uma de chegada na bacia com a água.


Desenvolvimento:


  1. O professor  convidará uma das crianças que de olhos vendados pegará um objeto e entregará para ela que perguntará a todos o nome do objeto e sua letra inicial.
  2. Ao ouvir o nome da letra e o sinal do professor o CORREDOR deverá ir até a bacia, pegar o peixinho com a letra correta e depositar nas mãos do professor que marcará ponto para a equipe.
  3. Vence o aluno que conseguir pegar mais letras


O professor pode, de outro modo, virar os peixinhos para baixo, pedir que um aluno escolha a letra e os corredores tentarão encontrar um objeto com a letra inicial na pilha de brinquedos, roupas, frutas, etc..
Espero que gostem da sugestão

Jogo Pedagógico Arco-íris de Numerais

Você vai precisar para este jogo de:


  1. Flash Cards Número e Quantidade Jogo Arco-íris
  2. Duas vasilhas

Como Jogar?

Jogo Pedagógico Arco-íris de Numerais
Disponha os flash cards em duas vasilhas ( uma com os numerais e outra com as quantidades!

Separe as crianças em grupos de quatro ( cada grupo em um espaço)
Oriente-os sobre a forma de juntar as peças
Dê a partida soprando um apito ou com um "JÁ"
Ganha o jogo o grupo que formar os arco-íris primeiro e corretamente
PS: O professor defina, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos quais numerais serão trabalhados

Jogo Pedagógico Cores e Material Reciclável

Olá pessoal!

Jogo Pedagógico Cores e Material Reciclável
Esta é uma ideia adaptada de um trabalho de Homeschooling em que a mãe direciona a atividade com a filha pedindo para que coloque as tampinhas de acordo com a cor.
Para trabalhar com as crianças em grupo em imaginei que poderíamos fazer um jogo já que o volume de crianças atendidas muitas vezes não permite (infelizmente) um trabalho individual, ou mesmo não dispomos de uma professora para cada mesinha na sala de aula.
Adaptamos , então à nossa realidade, mas podemos de igual modo trabalhar individualmente com nossos filhos em casa.
A ideia original é um post do site Learn 4 Kids e a atividade chama Classificando Cores com tampas de garrafa , basta acessar e conferir.

Jogo Pedagógico Cores e Material Reciclável Ideia Criativa

Objetivos deste jogo:
  • Associar a palavra escrita com a cor.
  • Desenvolver motricidade fina e coordenação olho-mão.
  • Reconhecer as cores
  • Associar Número e Quantidade
  • Reconhecer a escrita das cores

Materiais e Preparação:

Tampas de garrafa pet- baldinhos-dado-pratos descartáveis- fichas com os nomes das cores-e fichas das cores trabalhadas.
Colar o nome de uma cor em cada pratinho e colar uma tampa na cor indicada.
Para turmas de alfabetização colar apenas os nomes.
Dispor os pratos descartáveis em fileiras ou em colunas em espaços separados na sala como nos quatro cantos, por exemplo.
Encher baldinhos com tampinhas de diversas cores
Separar as crianças em grupos de sete.( CADA CRIANÇA SERÁ RESPONSÁVEL POR AGRUPAR TAMPINHAS DE UMA COR).
Dado Gigante e placas com as cores trabalhadas.

Desenvolvimento:

Jogar o dado para o alto e mostrar uma cor
A criança do grupo responsável pela cor deverá colocar as tampinhas no prato de acordo com a quantidade.
Os coleguinhas ajudam falando o nome da cor, auxiliando na contagem e incentivando os colegas.

O jogo continua até que não sobre nenhuma tampinha no balde.

PS: Para turmas de alfabetização o professor ou uma das crianças jogará o dado e o professor mostrará o nome da cor.
Pode-se ainda trabalhar com dois dados e fazer somas.

Anexos para desenvolver este jogo abaixo.





Planejamento Anual Pré I

 
PRÉ
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM

I - PERÍODO PREPARATÓRIO
OBJETIVO
  • Desenvolver coordenação motora fina.
  • Discriminação esquerda direita.
  • Organizar espacialmente os traçados no papel.
  • Desenvolver coordenação viso-motor.
CONTEÚDO
  1. Exercícios para desenvolver:
  • Esquema corporal;
  • Esquema espacial;
  • Orientação temporal;
  • Coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
  • Percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);
  • Lateralidade.
  • Desenvolver campo lingüístico.
ESTRATÉGIA
  • Exercícios gráficos em folhas.
  • Jogos.
  • Brincadeiras.
  • Músicas.
  • Histórias.
  • Atividades com sucata.
  • Cartazes.
  • Atividades em caderno pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à: participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades, coordenação viso-motor, execução correta dos movimentos da esquerda para a direita.
II – ALFABETIZAÇÃO
1)- VOGAIS
OBJETIVOS
  1. Identificar, ler e escrever as vogais.
  2. Discriminar os sons oral e nasal.
  3. Discriminar sons aberto e fechado.
  4. Completar palavras de acordo com as figuras.
  5. Traçar vogais corretamente.
  6. Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.
CONTEÚDO
Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas.
Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.
ESTRATÉGIA
  • Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
  • Execução de exercícios gráficos.
  • Cartazes.
  • Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
  • Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).
  • Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.
AVALIAÇÃO
Avaliação diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo.
Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividades.

2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
OBJETIVO
  1. Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas.
  2. Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.
  3. Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever.
CONTEÚDO
  • Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas.
  • Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.
  • Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.
ESTRATÉGIA
  • Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.
  • Transcrição, cópias, ditados e exercícios.
  • Leitura, recorte e colagem.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a vogais nasaladas.
3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS
OBJETIVO
  1. Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
  2. Automatizar o processo de formação.
  3. Empregar corretamente o uso das famílias.
  4. Treinar a escrita.
  5. Executar os exercícios corretamente.
CONTEÚDO
  • Palavras-chave, famílias silábicas.
  • Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.
  • Ortografia.
ESTRATÉGIA
  1. Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.
  2. Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com correções.
Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas.
Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
  1. Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
  2. Identificar figuras geométricas.
  3. Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
  4. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
  5. Ampliar os conceitos matemáticos.
  6. Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
  • Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
  • Conjuntos (unitário, vazio).
  • Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
ESTRATÉGIA
Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos conteúdos.
Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
  1. Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
  2. Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
  3. Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
  4. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
  • Desenho.
  • Pintura.
  • Impressão.
  • Recorte.
  • Alinhavo.
  • Tapeçaria.
  • Colagem.
  • Modelagem.
  • Dobradura.
  • Montagem.
  • Construção.
ESTRATÉGIA
  • Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
  • Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
  • Revista, jornal e sucata.
  • Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
  1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
  2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
  3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
  4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
  5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
  6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
  7. Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
  • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
  • Alimento/Culinária.
  • Plantas/Horticultura.
  • Animais.
ESTRATÉGIA
  • Explorar o meio em que estamos.
  • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
  • Pinturas colagens, recortes.
  • Horta.
  • Passeios, excursões.
  • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
  • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
  • Alimentos (frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
  1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
  2. Promover condições de um convívio agradável.
  3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
  4. Adquirir habilidades sociais.
  5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
  6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
  • Eu/Família.
  • Casa/Comunidade.
  • Escola.
  • Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
  • Datas Comemorativas:
  • (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
  1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
  2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
  3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
  • Cores.
  • Números.
  • Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
  • Músicas.
ESTRATÉGIA
  • Vídeo.
  • Cartazes.
  • Desenhos.
  • Atividades gráficas.
  • Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  • Manté-la ocupada.
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo.



Planejamento Anual Mini Maternal

 
MINI – MATERNAL






OBJETIVO
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
ATIVIDADES
  • Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
  • Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
  • Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
  • Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
  • Estimulação do próprio corpo,m identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
  • Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
  • Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
  • Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
  • Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
  • Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
  • Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
  • Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
  • Apresentação das cores.
  • Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
  • Contos de histórias curtas.
  • Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
  • Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
  • >Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
  • O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
  • Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
  • Traçados simples: Coordenação Motora.
  • Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mante-la ocupada.
  8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2.
  • Egocentrismo.
  • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
  • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
  • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
  • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
 

Planejamento Anual Maternal 1

 
Maternal I
OBJETIVO

  1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
  2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
  3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
  4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
  5. Identificação do nome próprio.
  6. Identificação das letras do nome próprio.
  7. Identificação das vogais.
CONTEÚDO
  1. Coordenação Motora Ampla.
  2. Coordenação Motora Fina.
  3. Discriminação Auditiva e Visual.
  4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
  5. Estudo do nome próprio.
  6. Estudo das letras do nome próprio.
  7. Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
  1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
  2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
  3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
  4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
  5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
  6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
  7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:

CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2 a 3 anos.
  • Egocentrismo.
  • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
  • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
  • Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
  • Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
  • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
  • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
  • Brincadeiras sem regras.
  • Brincadeiras com poucas regras simples.
  • Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
  • Estimulação e motivação.
  • Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
  1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
  2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
  3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
  4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
  5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
  6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
  7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
  1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
  2. Conceito de lateralidade.
  3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
  4. Coordenação Motora.
  5. discriminação audiovisual.
  6. Seqüência e seriação.
  7. Numeração:
    • Números de 1 à 5
    • Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
  1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
  2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
  3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
  4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
  5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
  6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
  7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
  1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
  1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  2. Calendário (relação espaço tempo).
  3. Família.
  4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
  1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
  1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  3. Estimulação dos 5 sentidos.
  4. Estimular o cuidado com a natureza.
  5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
  6. Discriminação entre liso e áspero.
  7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
  1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  2. Esquema corporal.
  3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  4. Horticultura e jardinagem.
  5. Animais.
  6. Texturas (liso e áspero).
  7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
  1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  4. Plantação de mudas e flores.
  5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
  1. Artes: desenho livre e pintura.
  2. Sucata.
  3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
  1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  2. Material de sucata e criatividade do professor.
  3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mante-la ocupada.
  8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
 

Planejamento Anual Maternal 2

 
MATERNAL 2 

LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
  1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
  2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
  3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
  4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
  5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
  6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
  7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
  8. Identificar e reconhecer as vogais.
  9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
CONTEÚDO
  1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
  2. Coordenação motora.
  3. Discriminação auditiva.
  4. Discriminação visual.
  5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
  6. Histórias e contos.
  7. Memorização.
  8. Vogais.
  9. Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
  1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
  2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
  3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
  4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
  5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
  6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
  7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
  8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
  9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
  1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
  2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
  3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
  4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
  5. Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
  1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
  2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
  3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
  4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
  5. Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
  1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
  2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
  3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
  4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
  5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
  1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
  1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  2. Calendário (relação espaço tempo).
  3. Família.
  4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
  1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
  1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  3. Estimulação dos 5 sentidos.
  4. Estimular o cuidado com a natureza.
  5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
  6. Discriminação entre liso e áspero.
  7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
  1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  2. Esquema corporal.
  3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  4. Horticultura e jardinagem.
  5. Animais.
  6. Texturas (liso e áspero).
  7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
  1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  4. Plantação de mudas e flores.
  5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
  1. Artes: desenho livre e pintura.
  2. Sucata.
  3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
  1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  2. Material de sucata e criatividade do professor.
  3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mante-la ocupada.
  8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Caso esse Planejamento seja de sua autoria favor informar para que possamos dar os devidos créditos.
Grata Gi