LÍNGUA PORTUGUESA:
“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de
errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser
feitas”.
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
- § localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
- § estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
- § ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
- § revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
- § compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
- § produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
- § escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
- § considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;
- § Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
- § Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.
MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”
Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
- § resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
- § elaborar hipóteses;
- § propor soluções e explorar possibilidades;
- § identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
- § desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados.
CIÊNCIAS:
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
- § observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
- considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)
OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:
- § comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
II – CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª, 3ª e 4ª SÉRIES
- § leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
- § manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
- § socialização das experiências de leitura;
- § busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
- § leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
- § análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
- § leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
- § revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
- § escuta de textos lidos pela professora;
- § atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
- § utilização estratégias de leitura;
- § análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
- § produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
- § uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
- § o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
- § produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
- § revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
- § participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
- § manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
- § narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
- § descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;
- § exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
- § adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
- § análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);
- § escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
2ª SÉRIE
- § número natural;
- § exploração da contagem de rotina (100 até 1000);
- § seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)
- § sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;
- § agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;
- § unidade, dezena e centena;
- § leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;
- § decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;
- § as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;
- § percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.
3ª SÉRIE
- § sistema de numeração decimal;
- § ordens, classes, leitura e escrita;
- § números ordinais;
- § operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- § situações- problema envolvidas com números naturais;
- § frações, números decimais;
- § medidas: comprimento, massa, volume, tempo;
- § geometria: curvas, retas, polígonos;
- § perímetro e área.
4ª SÉRIE
- § número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;
- § operações com números naturais;
- § utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;
- § conceito de múltiplos e divisores de um número natural;
- § números racionais absolutos;
- § formas fracionárias; frações equivalentes;
- § adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;
- § multiplicação de um número natural por fração;
- § fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
- § porcentagem;
- § unidade de capacidade – litro;
- § unidade de massa;
- § conceito de área e superfície;
- § medidas de superfície com unidades não padronizadas;
- § o metro quadrado – problemas com perímetro;
- § geometria – superfície – conceito;
- § superfície delimitada nas figuras planas variadas.
2ª SÉRIE
- § Higiene pessoal (física, mental e social).
- § A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
- § As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
- § Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
- § Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
- Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
3ª SÉRIE
- § O Planeta Terra;
- § O solo;
- § A água;
- § O ar;
- § Transformações no ambiente;
- § Seres vivos.
4ª SÉRIE
- § Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
- § Influência da energia solar e das chuvas;
- § Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
- § Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
- § Efeito dos ventos nas atividades humanas;
- § Relação do solo e vegetação;
- § Aproveitamento dos recursos naturais;
- § Diferenças de estações do ano;
- § Constelações, referenciais dos hemisférios;
- § Bússola – instrumento de orientação;
- § Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
- § Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
- § Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
- § Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
- § Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
- § O corpo humano – órgãos e aparelhos;
- § Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
- § Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
- § Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
- § Medidas de Primeiros Socorros;
- § Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
- § Cadeias alimentares.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
2ª SÉRIE
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO
- § A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
- § Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
- § A história pessoal e familiar;
- § Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
- § Exploração do meio ambiente pelos sentidos.
I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE
- § Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
- § Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
- § Inauguração de lojas e fábricas;
- § Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
- § Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
- § Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
- § Datas comemorativas.
- § A escola, a casa nos grupos sociais;
- § Espaço e tempo (físico e social);
- § Regras, normas e leis;
- § O trajeto casa / escola;
- § Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
I I I – ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL
- § Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
- § Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
- § Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
- § Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
- § Convivência solidária e democrática.
3ª SÉRIE
- § A história do seu município:
- paisagem, relevo, clima, vegetação;
- zonas urbana e rural;
- limites;
- agricultura e pecuária;
- indústria e comércio;
- transporte e comunicação;
- governo do município.
4ª SÉRIE
- § Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
- § Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
- § Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
- § Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
- § A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
- § A questão da posse da terra e imigração campo – cidade;
- § A produção na cidade e no campo;
- § A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
- § As atividades agropecuárias no seu Estado;
- § O comércio;
- § As cidades e conservação dos serviços públicos;
- § Os impostos e seus empregos na sociedade;
- § As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
- § A conservação ambiental e a destruição da natureza;
I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
- Aulas dialogadas;
- Aulas expositivas;
- Aulas na biblioteca;
- Aulas na sala de informática;
- Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
- Cartazes;
- Debates;
- Dinâmicas de grupo;
- Discussão;
- Estudo do Meio;
- Feira (Ciências , Livro);
- Gravador / som;
- Leituras de vários gêneros textuais;
- Livros Paradidáticos;
- Material de Artes;
- Material de sucata;
- Palestras;
- Realização de experimentos;
- Recortes de jornais e revistas;
- Seminários;
- Trabalhos em grupos;
- Trabalhos individuais;
- Vídeo (documentários e entretenimento);
- Mapas.
I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO
- A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.
- Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.
V – Projeto de informática
- 1. Objetivo
- Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).
- Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.
Disciplinas: Integração de todas sendo:
Recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas , terceiras e quartas séries
OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino – aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz.
Planos de aula (Primeiro dia na escola)
Plano de aula semana da adaptação
Plano de aula semanal educação infantil
Projeto adaptação escolar educação infantil
Adaptação escolar para a educação infantil
Mural escolar para o primeiro dia
Mural para o primeiro dia de aula
Mural variado volta as aulas