"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 12 de março de 2015

LÍNGUA PORTUGUESA:

“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de

errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser
feitas”.
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:

Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

  • § localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
  • § estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
  • § ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
  • § revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
  • § compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
  • § produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
  • § escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
  • § considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;

  • § Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
  • § Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.

MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”

Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;

COMPETÊNCIAS e  HABILIDADES:
  • § resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
  • § elaborar hipóteses;
  • § propor soluções e explorar possibilidades;
  • § identificar informações em tabelas e gráficos que  permitam  aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
  • § desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental  e estratégias de verificação e controle de resultados.
CIÊNCIAS:
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
            Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
  • § observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
  • considerar o avanço tecnológico de rápidas mudanças, para que consigam lidar com os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a-dia.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)

OBJETIVOS GERAIS:
            Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
            Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e  COMPETÊNCIAS:
  • § comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
II – CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª, 3ª e 4ª  SÉRIES
  • § leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
  • § manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
  • § socialização das experiências de leitura;
  • § busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
  • § leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
  • § análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
  • § leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
  • § revisão de textos bem escritos, explorando as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos de qualidade, com apoio da professora;
  • § escuta de textos lidos pela professora;
  • § atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
  • § utilização estratégias de leitura;
  • § análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
  • § produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
  • § uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
  • § o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
  • § produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
  • § revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
  • § participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
  • § manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
  • § narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
  • § descrição (dentro de uma narração  ou de uma exposição) de personagens e objetos;
  • § exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
  • § adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
  • § análise da qualidade da produção oral , alheia  e própria (com ajuda);
  • § escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
2ª SÉRIE
  • § número natural;
  • § exploração da contagem de rotina (100 até 1000);
  • § seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)
  • § sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;
  • § agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;
  • § unidade, dezena e centena;
  • § leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;
  • § decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;
  • § as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;
  • § percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.
3ª SÉRIE
  • § sistema de numeração decimal;
  • § ordens, classes, leitura e escrita;
  • § números ordinais;
  • § operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • § situações- problema envolvidas com números naturais;
  • § frações, números decimais;
  • § medidas: comprimento, massa, volume, tempo;
  • § geometria: curvas, retas, polígonos;
  • § perímetro e área.
4ª SÉRIE
  • § número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;
  • § operações com números naturais;
  • § utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;
  • § conceito de múltiplos e divisores de um número natural;
  • § números racionais absolutos;
  • § formas fracionárias; frações equivalentes;
  • § adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;
  • § multiplicação de um número natural por fração;
  • § fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
  • § porcentagem;
  • § unidade de capacidade – litro;
  • § unidade de massa;
  • § conceito de área e superfície;
  • § medidas de superfície com unidades não padronizadas;
  • § o metro quadrado – problemas com perímetro;
  • § geometria – superfície – conceito;
  • § superfície delimitada nas figuras planas variadas.
2ª SÉRIE
  • § Higiene pessoal (física, mental e social).
  • § A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
  • § As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
  • § Os animais: classificação, vertebrados e invertebrados; os animais e o homem.
  • § Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
  • Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
3ª SÉRIE
  • § O Planeta Terra;
  • § O solo;
  • § A água;
  • § O ar;
  • § Transformações no ambiente;
  • § Seres vivos.
4ª SÉRIE
  • § Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
  • § Influência da energia solar e das chuvas;
  • § Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
  • § Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
  • § Efeito dos ventos nas atividades humanas;
  • § Relação do solo e vegetação;
  • § Aproveitamento dos recursos naturais;
  • § Diferenças de estações do ano;
  • § Constelações, referenciais dos hemisférios;
  • § Bússola – instrumento de orientação;
  • § Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
  • § Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
  • § Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
  • § Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
  • § Decomposição da luz na atmosfera, reflexo da luz no espelho, obtenção de imagens por meio de lentes;
  • § O corpo humano – órgãos e aparelhos;
  • § Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
  • § Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
  • § Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
  • § Medidas de Primeiros  Socorros;
  • § Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
  • § Cadeias alimentares.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
2ª SÉRIE
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO
  • § A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
  • § Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
  • § A história pessoal e familiar;
  • § Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
  • § Exploração do meio ambiente pelos sentidos.


I I – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA  E DO LOCAL EM QUE O ALUNO VIVE
  • § Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
  • § Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
  • § Inauguração de lojas e fábricas;
  • § Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
  • § Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
  • § Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
  • § Datas comemorativas.
  • § A escola, a casa nos grupos sociais;
  • § Espaço e tempo (físico e social);
  • § Regras, normas e leis;
  • § O trajeto casa / escola;
  • § Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
  I I I – ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL
  • § Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
  • § Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
  • § Desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania;
  • § Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
  • § Convivência solidária e democrática.
3ª SÉRIE
  • § A história do seu município:
    • paisagem, relevo, clima, vegetação;
    • zonas urbana e rural;
    • limites;
    • agricultura e pecuária;
    • indústria e comércio;
    • transporte e comunicação;
    • governo do município.
4ª SÉRIE
  • § Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
  • § Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
  • § Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
  • § Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
  • § A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
  • § A questão da posse da terra e imigração campo – cidade;
  • § A produção na cidade e no campo;
  • § A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
  • § As atividades agropecuárias no seu Estado;
  • § O comércio;
  • § As cidades e conservação dos serviços públicos;
  • § Os impostos e seus empregos na sociedade;
  • § As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
  • § A conservação ambiental e a destruição da natureza;

I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • Aulas dialogadas;
  • Aulas expositivas;
  • Aulas na biblioteca;
  • Aulas na sala de informática;
  • Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
  • Cartazes;
  • Debates;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Discussão;
  • Estudo do Meio;
  • Feira (Ciências , Livro);
  • Gravador  / som;
  • Leituras de vários gêneros  textuais;
  • Livros Paradidáticos;
  • Material de Artes;
  • Material de sucata;
  • Palestras;
  • Realização de experimentos;
  • Recortes de jornais e revistas;
  • Seminários;
  • Trabalhos em grupos;
  • Trabalhos individuais;
  • Vídeo (documentários e entretenimento);
  • Mapas.

I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO

  • A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.

  • Recuperação paralela:  será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.

V – Projeto de informática

  1. 1.      Objetivo
  • Integrar os conteúdos das disciplinas propiciando melhor compreensão dos mesmos, através dos vários recursos didáticos pedagógicos aplicados pela informática (jogos, programas, etc).
  • Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.
Disciplinas: Integração de todas sendo:
Recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas , terceiras e quartas séries

OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino – aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz.

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental

Planejamento Anual 2º ano do Ensino Fundamental

Objetivo geral:

  • Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
  • Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
  • Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.


PORTUGUÊS

CONTEÚDOS

  • Expressão oral e não verbal.
  • Função social da escrita.
  • Nome da criança.
  • Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
  • Construção de palavras.
  • Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
  • Som final e inicial das palavras estudadas.
  • Número de letras e silabas das palavras.
  • Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
  • Pontuação – ponto final e vírgula.
  • Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
  • Silabas simples e palavras chaves
  • Letras do alfabeto
  • Letras do seu nome completo
  • Produção de textos coletivo e individual
  • Expressão oral e corporal
  • Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
  • Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
  • Gramática contextualizada
  • Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)


OBJETIVOS

  • Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
  • Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
  • Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
  • Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
  • Expressar-se oralmente e por escrito
  • Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
  • Reconhecer o som inicial e final das palavras.
  • Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
  • Usar corretamente a letra maiúscula
  • Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
  • Produzir pequenos textos - coletivo e individual
  • Elaborar frases a seu nível de experiência
  • Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
  • Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
  • Expressar - se oralmente com clareza
  • Compreender para que servem a escrita e a leitura
  • Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
  • Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
  • Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

  • Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
  • Mural de rótulos
  • Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
  • Trabalhar com o alfabeto móvel
  • Recortes de jornais e revistas
  • Conhecer as famílias silábicas menos complexas
  • Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
  • Cartazes
  • Fichas de leitura
  • Textos coletivos e individuais
  • Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
  • Recorte de jornais e revistas
  • Nomeação dos objetos da sala
  • Entrega de crachás com nome completo
  • Construção de novas palavras
  • Escrever palavras e frases
  • Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
  • Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.


MATEMÁTICA
CONTEÚDOS

  • História dos números
  • Classificação, seriação e conservação.
  • Número e numeral de 0 a 9
  • Antecessor e sucessor
  • Unidade e noção de dezena
  • Número e numeral de 0 até 30
  • Crescente e decrescente
  • Adição, subtração, problemas com unidades.
  • NUMERO E NUMERAL
  • Números de 0 a 100
  • Dezena ( decomposição )
  • Problemas envolvendo adição e subtração
  • Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
  • Números ordinais
  • Dúzia e meia dúzia
  • Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
  • Dezena e unidade
  • Formas geométricas
  • Calendário
  • Sistema monetário brasileiro
  • Situações problemas
  • Operações de adição e subtração
  • Ordem crescente e decrescente
  • Números pares e impares
  • Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
  • Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
  • Multiplicação e divisão
  • Dobro e triplo
  • Metade e terça parte
  • Fração
  • Problemas


OBJETIVOS
  • Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
  • Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
  • Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
  • Identificar antecessor e sucessor
  • Representar unidade e reconhecer dezenas
  • Identificar ordem crescente e decrescente
  • Identificar o numero e numeral de 0 a 30
  • Construir o conceito de dezena
  • Construir o conceito de dezena e unidade
  • Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
  • Saber adição simples
  • Reconhecer o símbolo da adição ( + )
  • Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
  • Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
  • Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
  • Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
  • Reconhecer dúzia e meia dúzia.
  • Construir o conceito de número e numeral
  • Identificar numero e numeral de 0 ate ...
  • Construir conceito de unidade e dezena
  • Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
  • Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
  • Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
  • Identificar números pares e números impar
  • Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
  • Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
  • Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
  • Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
  • Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
  • Explorar cálculo mental
  • Resolver operações envolvendo dobro e triplo
  • Reconhecer o real como moeda.
  • Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás.
  • Construir e representar formas geométricas
  • Ler e interpretar problemas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Completar
  • Representar numeral à quantidade
  • Ditado de números
  • Trabalhar números vizinhos
  • Ordem crescente e decrescente
  • Colagem
  • Contagem com sucatas, alunos, lápis, material dourado, etc.
  • Emprego do Material concreto para identificar, numero e numeral
  • Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
  • Formar grupos de 10 em 10
  • Desenvolver conjuntos de dezenas.
  • Resolver situações - problemas de sua realidade
  • Exercícios escritos
  • Juntar e contar
  • Uso do material concreto
  • Separar unidades e dezenas
  • Folha mimeografada, impressas, livro didático.
  • Leitura e escrita de números até...
  • Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
  • Formar grupos de 10 em 10
  • Conjuntos com dezenas
  • Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
  • Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
  • Cartazes
  • Exercícios no caderno, livro, quadros e folhas.
  • Problemas envolvendo as quatro operações.
  • Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
  • Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.



HISTÓRIA
CONTEÚDOS

  • Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
  • Historia do nome
  • Historia da vida da criança
  • Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
  • Família - tipos de família.
  • Datas comemorativas
  • Direitos e deveres da criança.
  • Tipos de casas
  • Os materiais para construção de uma casa
  • Os cômodos da casa
  • Datas comemorativas
  • Primeiros moradores
  • A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
  • Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
  • Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
  • A escola
  • Historia do nome da escola
  • Função dos funcionários da escola
  • Profissão dos pais e de outras pessoas
  • Consciência fiscal
  • Patrimônios públicos
  • Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.


OBJETIVOS
  • Saber quem é e como é importante (a criança)
  • Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
  • Conhecer-se como ser que faz historia
  • Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
  • Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
  • Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
  • Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
  • Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
  • Datas comemorativas (...)
  • Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
  • Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
  • Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
  • Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
  • Identificar os vários tipos de profissão
  • Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
  • Produção de frases, textos e desenhos.
  • Confecção da arvore genealógica
  • Confecção de cartazes, colagens e recortes.
  • Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
  • Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
  • Atividades do livro de historia Projeto Pitangua ou outro livro sugerido.
  • Entrevista com os pais - sobre sua historia
  • Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
  • Cartazes
  • Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
  • Exercícios no caderno
  • Construção de maquetes do bairro.
  • Exposição de fotos
  • Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
  • Desenhos
  • Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
  • Desenhos e colagens
  • Conversas formais e informais
  • Pesquisas


GEOGRAFIA

CONTEÚDOS
  • Bairro e sua historia, nome.
  • A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
  • Modificação da paisagem
  • Recursos naturais
  • Matéria prima
  • Meios de transportes
  • Tempo e estações do ano
  • A rua e o bairro
  • O endereço
  • O que têm no bairro
  • Etnias
  • Meios de comunicação
  • Atividades predominantes na comunidade
  • Trânsito



OBJETIVOS

  • Reconhecer o nome do bairro e sua história.
  • Identificar a rua onde à criança mora
  • Identificar o caminho da escola
  • Distinguir seu endereço
  • Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
  • Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
  • Identificar o semáforo os meios de transporte
  • Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
  • Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
  • Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
  • Reconhecer a importância de seu endereço
  • Localizar a sua rua no bairro
  • Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
  • Reconhecer os meios de comunicação
  • Identificar a utilidade dos meios de comunicação
  • Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
  • Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
  • Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos

  
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Pesquisar o nome do bairro e sua historia
  • Pesquisar seu endereço
  • Desenhar o trajeto da casa para a escola.
  • Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
  • Cartazes
  • Folhas mimeografadas
  • Exercícios do livro
  • Anotações no caderno
  • Atividades escritas
  • Citar os meios de transportes da comunidade
  • Desenhos dos meios de transportes
  • Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
  • Gráfico da origem dos alunos
  • Construção de maquete sobre sua rua
  • Atividades do livro de geografia
  • Confecção de cartazes
  • Exercícios no caderno e no livro
  • Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado


CIÊNCIAS

CONTEÚDOS

MEIO AMBIENTE
  • Seres vivos
  • Características dos seres vivos
  • Partes da planta
  • Utilidades da planta
  • Diferentes ambientes
  • Localizar - se no tempo e no espaço
  • Estações do ano
  • Lixo
  • Água


SER HUMANO E SAUDE
  • Corpo humano
  • Nascimento e o que precisa para viver
  • Higiene e saúde
  • Os sentidos
  • Higiene pessoal


RECURSOS TECNOLÓGICOS
  • Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
  • Produtos industriais e artesanais
  • Processos de transformações


OBJETIVO
  • Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
  • Desenvolver hábitos de higiene
  • Identificar as partes da planta
  • Reconhecer as utilidades das plantas
  • Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
  • Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para
  • viver
  • Diferenciar as estações do ano
  • Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
  • Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
  • Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
  • Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
  • Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
  • Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
  • Identificar as formas de nascimentos dos animais
  • Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
  • Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
  • Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
  • Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
  • Discutir a preservação dos animais em extinção
  • Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes


 ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
  • Escovação na escola com especialista uma vez por semana
  • Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua (feijão – algodão –copo descartável – água)
  • Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
  • Recorte e colagem
  • Confecção de cartaz
  • Nascimento de plantas através de experiências (feijão – algodão –copo descartável – água)
  • Calendário
  • Observação da mudança do tempo
  • Folhas mimeografadas, impressas, livro.


 ENSINO DA ARTE

CONTEÚDOS
  • Datas comemorativas
  • Artes visuais e plásticas
  • Teatro e dramatizações
  • Confecção de cartões
  • Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
  • Desenho livre e ou dirigido
  • Canções folclóricas e populares
  • Expressão corporal - danças


OBJETIVOS
  • Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
  • Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
  • Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
  • Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
  • Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
  • Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Cantos
  • Desenhos
  • Dobraduras
  • Pinturas
  • Recorte
  • Colagem
  • Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...


EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS

  • Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
  • Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
  • Jogos (corridas, futebol, queimada...)
  • Músicas



OBJETIVO
  • Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.

 DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

  • Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.
  • O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
  • O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.
  • As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
  • O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
  • As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, sequenciadas, ocasionais e projetos didáticos.


RECURSOS
  • Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
  • Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
  • Produção oral
  • Leitura compartilhada
  • Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
  • Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
  • Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
  • Dorso bonecos (partes do corpo)


AVALIAÇÃO
  • A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
  • Realizar os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
  • Realizar testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Planejamento anual para 2º ano do ensino fundamental

 "A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar."
(John L. Beckley)

 

 

 

Planejamento Anual 2º ano


Planejamento Anual
2º ano 


Língua Portuguesa

1º Bimestre

Objetivos

Oralidade:

1- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
2- Ouvir com atenção respeitando diferentes opiniões
Leitura:
3- Socializar as experiências de leitura.
Escrita:
4- Produzir listas e bilhetes
5- Escrever textos memorizados
6- Revisar seus registros.
Ortografia:

7- Utilizar os conhecimentos sobre a ortografia nas produções escritas

Conteúdos:

• Produção de listas e bilhetes
• Escrita de textos memorizados( cantigas e parlendas)considerando a separação entre palavras
• Relato de experiências,idéias e opiniões de forma clara e ordenada
• Leitura de poesias utilizando diferentes estratégias;
• Utilização e empréstimos de livros;
• Realização de combinados;
• Organização da rotina;

Gramática

• Ordem alfabética.


Ortografia

• Regularidades ortográficas –dígrafos
  • as- es- is- os- us
  • qua- que- qui
  • nh
  • ss

• Pontuação : vírgula e enumerações (uso em listas )


Gêneros

• Bilhetes
• Listas
• Poesia
• Músicas(cantigas) e parlendas
• Regras de instrução ( combinados e rotina)



2º Bimestre

Objetivos

Oralidade:

1- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
2- Utilizar a linguagem oral com clareza expressando-se por meio de argumentações
Leitura:
3- Ler e interpretar com autonomia.
Escrita:
4- Reescrever fábulas e Contos de Fadas preocupando-se com aspectos que caracterizam o gênero
5- Preocupar-se com a coerência e coesão do texto reescrito
6- Revisar seus registros

Ortografia:
7- Compreender a utilização das letras intercaladas
8- Compreender o uso da letra maiúscula

Conteúdos:

• Reescrita coletiva e individual de fábulas e Contos de Fadas considerando a divisão do texto em frases utilizando recursos do sistema de pontuação
• Participação em diálogos e debates argumentando e respeitando as opiniões dos demais
• Leitura autônoma de cartas e diferentes gêneros
• Utilização e empréstimos de livros
• Retomada de combinados
• Organização da rotina

Gramática
• Substantivo – Gênero e número

Ortografia
• Regularidades ortográficas –letras intercaladas
• Pontuação:parágrafo e ponto final
• Uso da letra maiúscula
• Regularidades ortográficas –dígrafos
  • ça- ce- ci- ço- çu
  • ge- gi
  • ga- go- gu- gua- guo

Gêneros
• Fábulas
• Contos de Fada
• Cartas
• Regras de instrução (combinados e rotina)

3º Bimestre

Objetivos

Oralidade:

1- Utilizar a linguagem oral com clareza, expressando-se coerentemente;
2- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
Leitura:
3- Ler com autonomia;
4- Localizar informações em textos.
Escrita:

5- Reescrever lendas
6- Produzir textos com coerência preocupando-se com:
6 . 1 - Questões ortográficas;
6 . 2 - Questões de pontuação;
6 .3 - Revisão textual;
6. 4 – Coerência e coesão.

Ortografia:
7-Compreender a utilização do dicionário para resolver dúvidas ortográficas
8-Compreender a utilização dos sons do X

Conteúdos:
• Reescrita coletiva e individual de lendas respeitando a organização das idéias de acordo com as características do gênero
• Narração de histórias conhecidas respeitando a temporalidade e o encadeamento dos fatos
• Valorização da leitura literária folclórica como fonte de apreciação e prazer
• Utilização e empréstimos de livros
• Retomada de combinados
• Organização da rotina


Gramática
• Substantivo – Grau
Ortografia
• Utilização do dicionário
• Pontuação:maiúscula inicial,ponto final,exclamação e reticências
• Os sons do X
• Regularidades ortográficas –dígrafos
  • r-rr
  • cha-che-chi-cho-chu
  • gue-gui
  • am-em-im-om-um
  • an-en- in- on- um

Gêneros
• Lendas
• Mitos
• Provérbios
• Trava-línguas
• Adivinhas
• Piadas
• Regras de instruções (combinados e rotina)
• Receita

4º Bimestre


Objetivos

Oralidade:

1- Interagir com os grupos com os quais se relacionam acolhendo e respeitando as diferentes formas de falar;
2- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
Leitura:
3- Valorizar a leitura como fonte de apreciação e prazer;
4- Ler com fluência;
5- Interpretar diferentes tipos de textos.
Escrita:

6- Produzir anúncios e histórias em quadrinhos
7- Produzir textos com coerência preocupando-se com:
7.1- Questões ortográficas;
7.2- Questões de pontuação;
7.3- Revisão textual;
7.4- Coerência e coesão

  • Ortografia:
8- Compreender a utilização do uso do “mp” e “mb”.
Regularidades ortográficas –dígrafos
  • br- cr- dr- fr- gr- pr- tr- vr
  • al- el- il- ol- ul
  • ar- er- ir- or- ur
  • az- ez- iz- oz- uz


Conteúdos:
• Produção coletiva e individual de histórias em quadrinhos e anúncio utilizando estratégias de escrita:planejar o texto,redigir rascunhos,revisar e cuidar da apresentação com orientação
• Leitura e escuta de textos informativos emitindo opiniões e indicando preferências
• Uso da descrição como elemento enriquecedor da narração e da exposição oral para caracterizar personagens e objetos e definir cenários
• Retomada de combinados
• Organização da rotina
Gramática
• Singular e plural
Ortografia
• Uso do “mp” e “mb”
• Pontuação: dois pontos e travessão
• Dicionário.
Gêneros –Jornalísticos
• Anúncio
• Histórias em quadrinhos
• Texto informativo
• Reportagem
• Notícia
• Regras de instruções (combinados e rotina)

MATEMÁTICA


1º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer numerais até 100;
2- Compreender o significado das ordens do sistema de numeração decimal;
2.1-Resolver operações de adição simples;
2.2-Resolver operações de subtração simples;
3- Resolver situações problema e construir a partir delas, o significado das operações fundamentais;
4- Identificar figuras geométricas planas e sólidas;
5- Estabelecer referências entre as medidas de tempo;
6- Reconhecer o antecessor e o sucessor dos números.


Conteúdos:
• Reconhecimento de números no contexto diário;
• Leitura e escrita de números naturais até 100;
• Cálculo de adição e subtração por meio de estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais;
• Análise,interpretação e resolução de situações- problema;
• Observação de formas geométricas presentes em elementos naturais ou objetos e suas características;
• Percepção de semelhanças e diferenças entre as formas geométricas planas. Estimulação da criatividade e imaginação;
• Identificação de unidades de tempo (dia, semana, mês, ano) e utilização de calendário.




2º Bimestre

Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais de 1 a 300;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2- Resolver operações de subtração com recurso;
2.3-Adquirir procedimentos de multiplicação e divisão simples usando estratégias pessoais;
3- Interpretar e resolver situações problema;
4- Identificar formas geométricas espaciais;
5- Utilizar gráficos e tabelas para facilitar a leitura e interpretação de informações;
6- Identificar medida de comprimento.
7-  Medida de massa
Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais de 1 a 300;
• Operações fundamentais (adição com reserva e subtração com recurso)
• Análise,interpretação e resolução de situações- problema;
• Cálculo de multiplicação e divisão por meio de estratégias pessoais;
• Estabelecimento de comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos;
• Leitura e interpretação de informações matemáticas contidas em imagens;
• Coleta de dados e elaboração de formas para organizá-los;
• Identificação de medidas de comprimento e sua utilização no dia- a- dia.
• Dimensionamento de espaços,percebendo relações de tamanho e forma


3º Bimestre

Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais até 600;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2- Resolver operações de subtração com recurso;
2.3- Resolver multiplicação simples;
2.4- Resolver divisão por meio de estratégias pessoais;
3- Interpretar e resolver situações problema;
4- Formular situações problema;
5- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e o seu uso social;
6- Desenvolver procedimentos de cálculo utilizando a calculadora.
7- Compreender a leitura de horas.

Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais até 600;
• Operações fundamentais (adição com reserva e subtração com recurso)
• Análise,interpretação e resolução de situações problema;
• Realizar cálculo de multiplicação e divisão simples por meio de estratégias pessoais;
• Sistema monetário;
• Uso da calculadora para verificação e controle de cálculos;
• Leitura de horas pela comparação de relógios digitais e analógicos.


4º Bimestre
Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais até 1000;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2-Resolver operações de subtração com recurso;
2.3-Resolver cálculo de multiplicação;
2.4-Resolver divisão simples por meio de técnica operatória;
3- Ler, interpretar e solucionar situações problema;
4- Utilizar gráficos e tabelas para facilitar a leitura e interpretação de informações;
5- Identificar medidas de volume e massa.

Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais até 1000;
• Decomposição das escritas numéricas
• Operações fundamentais (adição com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e divisão simples);
• Situações problema;
• Leitura e interpretação de informações matemáticas contidas em imagens;
• Coleta de dados e elaboração de formas para organizá-los;
• Identificação das medidas de volume e massa em situações diárias.

CIÊNCIAS


1º Bimestre


Objetivos:

1- Perceber a importância dos hábitos de higiene
2- Reconhecer a importância da alimentação saudável.
3- Conhecer os órgãos dos sentidos e suas funções.

Conteúdos
• Conhecimento de condições para o desenvolvimento e preservação da saúde em relação à higiene pessoal e alimentação;
• Reflexão sobre o consumo indiscriminado de determinados alimentos prejudiciais à saúde;
• Compreensão da saúde como equilíbrio de fatores físicos , psíquicos e sociais
• Comparação do corpo e do comportamento humano respeitando a semelhanças e diferenças;
• Conhecimento das necessidades e funções dos órgãos dos sentidos.


2º Bimestre

Objetivos:

1- Reconhecer características e comportamento de animais.
2- Conscientizar-se sobre a importância da preservação do meio ambiente reconhecendo-se como agente transformador e multiplicadores.

Conteúdos
• Comparação entre animais: aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.
• Conhecimento sobre animais peçonhentos e transmissores de doenças.
• Reflexão sobre os animais em extinção.
• Estabelecimento de relações entre as condições do ambiente em que vivem os animais e suas características e prevenção de doenças.
• Compreensão de ações voltadas para a preservação do meio ambiente





3º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer as partes da planta.
2- Reconhecer o processo de reprodução dos vegetais.

Conteúdos
• Observação das partes das plantas.
• Conhecimento sobre a reprodução dos vegetais.
• Reflexão sobre plantas nocivas a saúde.
• Observação e comparação dos diferentes ambientes naturais e modificados no que se refere à presença de água,seres vivos,ar,luz,calor e solo.


4º Bimestre

Objetivos:
1- Reconhecer processos e etapas de transformação de matérias em objetos.
2- Identificar diferentes matérias-primas.
3- Compreender o uso consciente dos materiais recicláveis.

Conteúdos:
• Conhecimento sobre matéria-prima e seu processo de transformação.
• Compreensão da coleta seletiva e o uso consciente dos materiais recicláveis.
• Conhecimento de alternativas sustentáveis e experiências transformadoras na relação com o meio ambiente
• Investigação de processos artesanais ou industriais da produção de objetos e alimentos ,reconhecendo a origem das suas propriedades,matérias-primas,algumas etapas e características de determinados processos,relacionando-os aos seus usos.

HISTÓRIA

1º Bimestre

Objetivos
1- Identificar a formação do povo brasileiro com influências de algumas etnias
2- Entender a história como a construção do homem dentro de um espaço que vai sendo transformado
3- Compreender a sua existência como um cidadão

Conteúdo
• Identificação do povo brasileiro,através do conhecimento,na atualidade de algumas etnias:indígenas,africanas,européias e asiáticas.
• Identificação do eu, como um ser na sociedade
• Influências étnicas na formação do povo brasileiro a partir de suas contribuições
( alimentação,língua,manifestações artísticas e culturais)


2º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer a historia da escola
2- Obter informações por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente

Conteúdo
• Compreensão da origem do nome da Escola
• Comparação por meio de fotos e relatos para verificar mudanças ocorridas na escola
• Conhecimento dos direitos das crianças por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente



3º Bimestre

Objetivos
1- Compreender sua história de vida identificando sua origem e de seus familiares
2- Conhecer diversas manifestações locais e regionais:religiosas ,artísticas e culturais

Conteúdo
• Conhecimento de sua história de vida,identificando sua origem
• Identificação do povo brasileiro por meio de diferenças regionais
• Identificação de antigos moradores do bairro , formas de lazer,lendas,brincadeiras,músicas e danças atuais e de outras épocas;
• Comparação de aspectos com outras comunidades e relacionando-os a outros espaços


4º Bimestre

Objetivos
1- Identificar a evolução dos meios de transportes e de comunicação.
2- Adquirir procedimentos de observação e comparação entre o passado e o presente

Conteúdo
• Comparação entre os meios de transportes e comunicação do passado e do presente
• Identificação das mudanças dos meios de transporte e de comunicação que ocorreram com o passar do tempo
• Conhecimento de algumas evoluções tecnológicas
GEOGRAFIA


1º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer e localizar as dependências da escola e os funcionários
2- Identificar a rua,bairro e cidade onde moram

Conteúdos:
• Infra-estrutura local:habitação,educação e locais do bairro
• Características do ambiente onde vivem
• Observação,descrição,representação,construção de explicações sobre mudanças ocorridas no espaço bairro/escola


2º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer e discutir as mudanças ocorridas na paisagem provocada pela ação humana
2- Reconhecer e concientizar-se sobre as transformações ocorridas no espaço por fatores físicos e ambientais

Conteúdos:
• Comparação das diferentes formas em que a natureza se apresenta na paisagem local;
• Relações que indivíduos e sociedade estabelecem com a natureza e suas conseqüências
• Relações entre as transformações nas paisagens provocadas por ações humanas e fenômenos naturais


3º Bimestre

Objetivos:
1- Desenvolver noções de cartografia,compreendendo a divisão do país em estados e regiões
2- Estabelecer relações entre regiões e diferenças culturais

Conteúdos:
• Relações entre as pessoas e o lugar:as condições de vida,as histórias,as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem
• Respeito aos costumes e regras de convivência
• Leitura de imagens ,paisagens e textos enfocando a diversidade regional e cultural


4º Bimestre

Objetivos:
1- Compreender a necessidade de conservação e do uso adequado dos recursos naturais.
2- Desenvolver atitude de respeito consciente no tratamento da natureza

Conteúdos:
• Conservação do meio ambiente.
• Formação de valores para preservação do meio ambiente
• Utilização racional dos recursos naturais numa perspectiva de sustentabilidade e preservação do espaço geográfico.

ARTES 

1º Bimestre

Objetivos
1- Expressar-se através de diferentes linguagens artísticas ( artes visuais ,teatro e dança)
2- Valorizar os bens artísticos e o patrimônio cultural humano
3- Ampliar o repertório para a construção de um percurso criador próprio

Conteúdo

• Experimentação e pesquisa pelos alunos em suas produções artísticas nas diversas modalidades das artes visuais como:
1.1 Pintura sobre papel,papelão ,tela,etc.
1.2 Colagem, usando imagens prontas e papéis variados
1.3 Dobradura e modelagem


2º Bimestre

Objetivos
1- Expressar-se através de diferentes linguagens artísticas
2- Desenvolver atenção e concentração na realização das atividades que necessitam de coordenação motora fina ,criatividade e paciência
3- Conviver com produções artísticas
4- Conhecer obras de arte por meio de contato com reproduções
5- Apreciar,criar e recriar

Conteúdo
• Experimentação e pesquisa pelos alunos em suas produções artísticas nas diversas modalidades das artes visuais como:
1.1 Desenho livre ou dirigido,propondo tema
1.2 Desenho ,pintura,colagem,recorte e gravura

3º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer,vivenciar e usufruir de diferentes músicas brasileiras e folclóricas
2- Ampliar o conceito de música e estilo: populares e eruditos

Conteúdo
• Musicas popular e erudita
• Musicas brasileira e folclórica
• Reflexão sobre as idéias, impressões e sentimentos despertados em cada um a partir da fruição de produções musicais.

4º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer e experimentar diferentes manifestações culturais: teatro e dança
2- Experimentar,utilizar e pesquisar materiais e técnicas artísticas

Conteúdo
• Dramatização
• Conhecimento de danças populares brasileiras através de pesquisa e vídeos
• Técnicas artísticas usando materiais diversos

EDUCAÇÃO FISICA 


1º Bimestre

Objetivos
1- Participar de diferentes atividades corporais pessoais e da comunidade procurando adotar uma atitude cooperativa
2- Resgatar brincadeiras e jogos cooperativos
3- Adotar atitudes de respeito,dignidade e solidariedade em situações coletivas
4- Elaborar e respeitar regras,compreendendo as suas funcionalidades e estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os colegas

Conteúdo

• Jogos competitivos e cooperativos
• Discussão das regras dos jogos

2º Bimestre

Objetivos
1- Valorizar as atividades corporais como meio para manutenção da saúde e qualidade de vida
2- Participar de jogos e brincadeiras representando as regras estabelecidas pelo grupo.
3- Participar de diferentes atividades corporais pessoais e da comunidade procurando adotar uma atitude cooperativa

Conteúdo
• Atividades corporais
• Jogos e brincadeiras
• Relaxamento
• Regras

3º Bimestre

Objetivos
1- Executar exercícios de lateralidade, de orientação, espaço-temporal e de ritmo.
2- Resgatar e participar de brincadeiras folclóricas

Conteúdo
• Brincadeiras de roda e folclóricas
• Manifestação da cultura corporal
• Noções de lateralidade e espaço-temporal

4º Bimestre
Objetivos
1- Participar de atividades rítmicas, brincadeiras e jogos

Conteúdo
• Conhecimento e vivência das manifestações no que se refere à: rodas, cantigas,brincadeiras,danças,ginásticas e esportes,discutindo sua importância no contexto histórico/social


Orientações Didáticas _ 2º ano 
Língua Portuguesa
Estratégias
• Roda de conversa
• Roda de leitura
• Agrupamentos e duplas produtivas
• Atividades diversificadas de escrita e leitura
• Intervenções individuais
• Jogos de alfabetização
• Projetos
• Atividades seqüenciadas

Matemática
Estratégias
• Situações-problema
• Agrupamentos e duplas produtivas
• Atividades diversificadas
• Intervenções individuais
• Jogos matemáticos
• Roda de conversa
• Projetos

História, Geografia, Ciências e Artes.
Estratégias
• Roda de leitura
• Roda de conversa
• Trabalho em grupo
• Pesquisa
• Atividades seqüenciadas
• Projetos

Educação Física
Estratégias
• Roda de conversa
• Roda de Leitura
• Atividades físicas e corporais
• Brincadeiras
• Intervenções



Avaliação

A avaliação é processual e continua, pois se apresenta inicialmente numa fase diagnostica (ponto de partida) e conseqüentemente passa a ser diária, acompanhando os avanços conquistados do aluno.


Sejam bem vindos meus pequenos!

Beijos de luz,

Tia Valéria.

7 comentários:

  1. Parabéns, amei o seu planejamento muito bom!
    Responder
  2. Seu planejamento está excelente, parabéns!
    Responder
  3. Anônimo1