"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Teatro O Jardim de Romeu e Julieta


Aluna – Renata Cattaneo Costa

Tema – Teatro “ O Jardim de Romeu e Julieta”

Publico alvo – 4º ano do Projeto Chiquito Costa

Duração planejamento – 7 dias

Duração de apresentação – 20 min

Recursos utilizados – placas de EVA, cola bastão, palito de sorvete, placa de isopor, sulfhit, peça, giz de cera, lápis de cor, canetinha.

Objetivo – Reconhecer a arte de contar historia com a utilização de novos recursos pedagógico, propor aos alunos o direito e a necessidade de admirar um peça teatro podendo dramatiza-la, despertando o senso criativo e imaginário de meus alunos.
      Propor uma relação de autoconfiança entre os mesmo assim estabelerer regras e o convívio em sociedade respeitando cada um seu espaço dentro de uma apresentação.

Desenvolvimento – Será lançada a proposta do teatro ( em anexo ) em primeiro momento, os personagens já estarão feitos.
Contarei a historia com os personagens de EVA todos colorido, concretizando a historia faremos a escolha dos personagens reais.
Personagens escolhido ensaiaremos a peça, depois de alguns ensaios as criança apresentarão para todo o Projeto Chiquito Costa.
Final da peça os atuante participarão de uma confraternização como premio do seu trabalho.

Avaliação – Farei uma avaliação referente seus comportamentos diante de um trabalho diferenciado, sua dedicação nos ensaios, e o mais relevante o respeito com seus amigos e o convívio em sociedade.
Conclusão – O trabalho pronto e posso dozer que foi bem melhor do que esperava, ao contar a historia para a sala todos ficaram prestanto atenção com um silencio que não é característico da sala, logo depois perguntei se alguém gostava de representar, primeiro queriam saber o que era representar, expliquei, logo todos queriam fazer. Ansiosos entreguei as peças para que ensaiassem, surpreendida novamente, fizemos um ensaio, segundo, terceiro e os alunos sempre pedindo mais uma vez.
Peça ensaiada fizemos a apresentação na quadra de esporte para que o restante do projeto pudesse participar, claro que o silencio não foi total pois não escluimos ninguém, os alunos adoraram e pediram que preparasse outra peça, o desafio foi lançado e realizado da melhor forma possível, fiquei muito feliz e admirada como fizeram com seriedade uma proposta que não imaginava que chegaria até o final.
A apresentação do meninos foi presenteada com um piquenique, cada um trouxe uma coisa, a professora bolo e guaraná.

INTEGRANTES DA PEÇA
PERSONAGENS
PERIODO DA MANHÃ
PERIODO DA TARDE
ROMEU
Marcelo
Felipe
PAI DO ROMEU
Guilherme
Igor Dinareli
JULIETA
Maria Eduarda
Beatriz
MÃE DA JULIETA
Beatnia
Maria Eduarda
VENTINHO
Vandersom
Higor Pimenta
CORUJA
Everton
Ramom
NARRADOR
Jessi
Regiane
BORBOLETA
6 crianças
6 crianças
FLORES
18 flores
18 flores
ARVORE
8 arvores
8 arvores

Peça- O jardim de Romeu e Julieta

Inspirado no livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha






















Narrador  .  Em um jardim encantado, de um grande castelo existia belos canteiros de flores e borboletas mas, todos separados por cores.
Mãe Julieta  .  Julieta, Julieta !!
Julieta  .  Sim, mamãe estou aqui.
Mãe Julieta  .  Julieta nunca saia do nosso canteiro de flores amarelas pois é perigoso, não podemos andar por ai.

Julieta  .  Mas, mãe...
Mãe Julieta  .  Já avisei, não saia e pronto.
Narrador  .  No outro canteiro...
Pai Romeu  .  Romeu, não devemos sair do nosso canteiro de flores, pois não sabemos o que poder acontecer e o que podemos encontrar lá fora.
Romeu  . Sim papai.

Narrador   .  De repente, passou um vento sobre o canteiro azul.

Ventinho  .  Romeu vamos dar uma volta pelos arredores do castelo.
Romeu  .  Não posso, papai disse que é perigoso.
Ventinho  .  Romeu no canteiro amarelo tem uma bela borboleta a Julieta, vamos lá vou apresenta-la a você.
Narrador  . E lá foram os dois.

Ventinho  . Julieta vem conhecer meu amigo Romeu, ele é muito legal.
Julieta      . Não posso sair daqui.
Ventinho    . Vem vai ser rápido sua mãe nem vai perceber
Narrador    . E Julieta sai do canteiro, conhece Romeu e ficam conversando.
Ventinho  . Vamos dar uma volta eu ajudo vocês a voar.
Narrador  . O ventinho assoprou os dois para bem longe. Foram parar em uma mata. Quando viram já estava escuro.

Julieta  . Romeu como vamos embora não enxergou nada.
Romeu  .  Não sei, já estou com medo.
Coruja  . Oi amigos venham aqui do meu lado que protejo vocês durante toda a noite. Não deveriam ter seguido o Senhor Ventinho ele é imprevisível.

Narrador   . Ali ficaram os dois, e quando amanheceu o dia...
Romeu  .  Julieta olha como o céu está colorido, o que será que esta acontecendo.
Julieta  . É mesmo Romeu o que será aquilo
Ventinho  . São as borboletas e as flores do jardim a procura de vocês.
Mãe Julieta  . Minha filha estava preocupada com você, não me obedeceu.
Julieta    . Desculpe mamãe.
Pai Romeu  .  Vocês não obedeceram as ordens mas, vejam uma coisa boa, estamos todos unidos, flores e borboletas de todas as cores.

Narrador  . A partir deste dia Romeu e Julieta passaram a serem amigos e o jardim do castelo ficou mais bonito todo colorido com todos os tipos de flores juntos e felizes.



Fim

TEATRO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA






OS ENSINAMENTOS
Texto do: Nísia Análla do Araújo Macodo.
Personagens: Lídia, Gisele, Amor, Família, Lei de Causa e Efeito, Reencarnação (esses ensinamentos poderão ser representados por uma ou mais pessoas), Narrador.
Cenário: uma sala muito bonita, no centro da qual deverá ser montado um enorme livro (pode ser confeccionado tendo como capa placas de isopor), no qual deverá estar escrito bem grande: O EVANGELHO DE JESUS.
Músicas: As músicas sugeridas podem ser substituídas por outras, desde que falem do mesmo tema. No final estarão relacionadas as letras. Se tiver dificuldades em conhecê-las ou substituí-las, o personagem poderá declama-la em forma de poesia ao invés de antar.
...............................................................................................................................
Narrador: (Após cumprimentar as crianças) – Qual de vocês sonha durante a noite? No outro dia vocês se lembram do que sonharam? Comigo também acontece isso, às vezes eu me lembro, outras vezes não. Bem, mas hoje vamos conhecer um sonho de uma amiguinha nossa chamada Lídia, vocês querem?
Certa noite, Lídia teve um lindo sonho. Ela sonhou que estava... Bom, sabe o que eu vou fazer? Vou trazer o sonho da Lídia aqui para vocês verem. Atenção!
(Sai de cena. Neste momento coloca-se uma música suave. Após alguns segundos, entra uma menina observando aquele local, admirada, surpresa! A seguir começa a falar).
Lídia – Que lugar lindo! Onde será que estou? (vê o livro) – Que livro enorme! (lê em voz alta) – O Evangelho de Jesus! Nossa! Será que Jesus mora aqui? Preciso encontrar alguém para me explicar.
(Neste momento entra Gisele, se aproxima de Lídia sem que ela perceba e fala).
Gisele – Oi Lídia, tudo bem?
Lídia – (Assustando-se) – Oi! Quem é você?
Gisele – Meu nome é Gisele.
Lídia – Você me conhece?
Gisele – Sim, eu a conheço e estou muito feliz por você estar aqui.
Lídia – Que lugar é este?
Gisele – Lídia, você está em um centro espírita. Este local é uma sala, onde acontecem as aulas de Evangelização das crianças.
Lídia – Aulas de Evangelização das crianças? E o que vocês estudam nestas aulas?
Gisele – (Mostrando o livro) – Veja este livro.
Lídia – O Evangelho de Jesus! Eu estava exatamente olhando-o quando você chegou.
Gisele – Isso mesmo, o Evangelho de Jesus. Nele estão contidos todos os ensinamentos de Jesus, tudo que ele quer que nós façamos em nossas vidas.
Lídia – Que interessante! Gostaria muito de conhecer este livro para saber o que Jesus quer que eu faça.
Gisele – Sim, é exatamente isso que as crianças aprendem nas aulas de Evangelização. Hoje eu posso mostrar alguns destes ensinamentos, mas depois você precisa estudá-los para entender melhor.
Lídia – Oba gostaria muito de conhecê-los!
Gisele – Está bem. Venha, vou lhe mostrar.
(Neste momento, Gisele irá passando as páginas. Em cada uma estará escrito uma palavra ou frase. De acordo com as mesmas entrará um ou mais personagens e fala ou canta uma música)
Gisele – Vamos ver qual o primeiro ensinamento. (passa a primeira página, deverá estar escrito bem grande: AMOR).
Lídia – (Lendo em voz alta) AMOR.
(Neste momento entra o amor, um ou mais personagens, cantando a música Cor do Amor, no final, ele fala).
Amor – Eu sou o maior ensinamento trazido por Jesus. Ele quer que todos vocês tenham muito amor no coração. (afasta-se ou senta-se no chão)
Lídia – Que lindo! Posso ver outro ensinamento?
Gisele – Claro. (Passa outra página, está escrito Família. Entram os representantes da mesma, poderá ser um pai, uma mãe e um filho e cantam a música Papai e Mamãe).
Família – (Os três) – A família é muito importante. Devemos amar o papai, a mamãe, os irmãos e todas as pessoas de nossa família.
Gisele – Você gosta de sua família Lídia?
Lídia – Muito! Eu gosto muito de minha família.
Gisele – Vamos conhecer outro ensinamento? (passa a próxima página, estará escrito Lei de causa e Efeito).
Lídia – Lei de Causa e Efeito! Que Lei é essa?
(Entra o representante da Lei de Causa e Efeito, trazendo em suas mãos algumas sementes).
Lei – Aqui estou eu! Funciono da seguinte forma: tudo aquilo que vocês fizerem para as outras pessoas vocês receberão de volta. Observe esta semente, é uma semente de laranja, se eu plantá-la vai nascer um pé de quê?
Lídia – Ora, um pé de Laranja.
Lei – (Semente de Abacate ou outra qualquer – adaptar a pergunta e a resposta de acordo com a semente conseguida) – Está é uma semente de abacate, se eu plantá-la, vou colher o quê?
Lídia – (Rindo) – Abacate, ora!
Lei – Pois é assim que eu funciono. Devolvo de volta o que as pessoas plantam. Desta forma quem planta o bem para os outros recebe o bem de volta, mas as pessoas que fazem maldade recebem maldade de volta, entendeu? Portanto, faça somente o bem para colher o bem! Prestem atenção: (Canta a música Isto ou Aquilo).
Gisele – (Passando a página) – veja aqui, como é importante, é graças à sua existência que nós vamos melhorando o nosso espírito. (Está escrito REENCARNAÇÂO)
Lídia – Reencarnação? O que é isso?
(Entra a Reencarnação)
Reencarnação – Preste atenção! Reencarnar é a gente nascer de novo. Nosso espírito não morre. Quando o corpo morre o espírito vai para o Plano espiritual e depois nasce de novo, em um novo corpo, para evoluir sempre. Repita comigo: Nascer, viver, morrer, renascer, progredir sempre, tal é a Lei.
E a morte deixou de existir.
Em seu lugar, nova vida surgiu!
(Após as crianças repetirem a letra, lhes ensina a cantar)
Lídia – Meu Deus! Quantas coisas maravilhosas contém o Evangelho de Jesus.
Gisele – Sim, este é o livro mais importante que existe, e toda criança deve estuda-lo.
Lídia – Mas... Quando eu acordar, como vou estudá-lo?
Gisele – É só você frequentar as aulas de Evangelização do Centro Espírita.  Tudo o que as Evangelizadoras ensinam são lições do evangelho, ensinadas por Jesus!
Lídia – Claro que vou frequentar essas aulas. Não vou faltar nenhuma vez! Quero aprender todos os ensinamentos de Jesus e crescer sendo uma boa menina.
Gisele – Faça isso. Ao acordar lembre-se: você precisa frequentar as aulas de Evangelização. Jesus confia em você.
(Lídia sai de cena. Todos os outros personagens permanecem, sem se movimentarem. O narrador entra e conversa com as crianças).
Narrador – Vocês viram que sonho lindo que Lídia teve? Será que ela se lembrou ao acordar? (espera resposta) – Sim. Assim que acordou, lembrou-se do sonho e correu para pedir à sua mãe para leva-la às aulas de Evangelização.
(Neste momento todos se aproximam mais do centro do palco; Lídia entra e todos falam).
Todos – E vocês também amiguinhos, querem crescer com o amor no coração? Então venham aprender as lições de Jesus, nas aulas de Evangelização.
Esperamos por todos vocês!

A COR DO AMOR
De que cor, de que cor.
Você acha ser, você pensa ser.
O amor, o amor, o amor, o amor
Tem a cor do carinho, como o sol amarelinho
Tem a cor do perdão, e a beleza das mãos
Mãos que abençoam , e se juntam em oração.

ISTO OU AQUILO
Deus nos fez livres para escolher
Isto ou aquilo tens que resolver
Quem planta colhe é causa e efeito
Decida sozinho mas pense direito
Ô ô ô ou isto. Ô ô ô ou aquilo
Quem planta colhe é causa e efeito
Decida sozinho mas pense direito
Ô ô ô ou isto. Ô ô ô ou aquilo

by: PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO NO MATERNAL E JARDIM" dos Grupos do Google.
BULLYING NA ESCOLA? ESTOU FORA!



Cenário: sala de aula
Personagens:
Gabi: aluna nova
Roberta: líder das patricinhas
Fernanda: patricinha
Patrícia: patricinha
Guilherme: menino tímido
Professora
Alunos: figurantes

(mesa do professor, cadeiras enfileiradas, formando uma sala de aula)
Gabi: Uaaau! Que escola maneeeiríssima! Estou animadíssima para arranjar novas amizades!
(Entra a turma fazendo baderna, guerra de bolinhas e aviõezinhos de papel)
Gabi: Uaaau! Essa galera é show! Vou curtir pacas! (cochichando)
(Entra a professora e todos se silenciam)
Professora: Olá, turma!
Todos: Olá, professora!
Professora: Quero que vocês conheçam a Gabriela, a aluna nova da turma! 
Gabi: (levantando-se) Olá para todos, galera! Podem me chamar de Gabi!
Professora: Seja bem-vinda Gabi! 
Gabi: Bigadinha, fessora! (toda sorridente e animada)
Professora: Espero que todos os alunos tratem muito bem a nossa aluna nova. Certo, turma?
Todos: Certo!
Professora: Bem, hoje a aula é sobre verbo! Copiem o dever do quadro!
Gabi: Ai, que lindo! Estou tão feliz com a nova escola! Tantos gatinhos na sala! Aquelas meninas ali devem ser super legais! Vou logo me enturmar com elas!
Gabi: (virando-se para conversar com Roberta, Fernanda e Patrícia) Oi, gente! Qual é o nome de vocês?
Fernanda: Eu sou a Fernanda (com desinteresse)
Patrícia: Sou a Patrícia (com cinismo)
Roberta: E eu sou a Roberta, líder do grupo Bad Girls (intimidando). 
Todas: Hahaha! (todas acham graça)
Gabi: De que vocês estão rindo? Qual a piada? Também quero rir!
Fernanda: A piada é você! (rindo)
Gabi: Eu? Como assim?
Patrícia: É você mesmo! Veja só essas marias-chiquinhas! 
Fernanda: Muito cafona! Hahaha!
Roberta: Que coisa mais infantil! Cresça, garota!
(Gabi fica assustada e se volta para o seu dever toda tristinha)
Gabi: Ai! Meu primeiro dia de aula! Não fiz nenhuma amizade!
(Chega Guilherme e se senta perto dela)
Guilherme: Olá... Gabi! (tímido) Eu... sou... o Guilherme! 
Gabi: Oi... Guilherme! 
(os dois ficam parados um olhando para o outro num maior silêncio)
Guilherme: Tchau!
Gabi: Tchauzinho! Ai, eu preciso fazer alguma coisa para entrar no grupo da Roberta! Já sei! Vou tirar as marias-chiquinhas do meu cabelo! Assim, elas vão me aceitar numa boa no grupo delas! (e tira os acessórios do cabelo)
(Ela retorna sua atenção para as patricinhas)
Gabi: Pronto, gente! Mudei meu visual, vejam! Agora eu posso entrar no grupo de vocês, certo?
Roberta: Olha você pode entrar sim no nosso grupo...
Gabi: Oba!
Roberta: Mas da cintura para baixo!
Fernanda e Patrícia: Hahahaha!
Gabi: Como assim? Não entendi!
Roberta: Caia na real, garota! Veja o seu tamanho?
Fernanda: Baixinha!
Patrícia: Tampinha!
Roberta: Anã!
Todas: Hahahaha!
Patrícia: Você jamais vai entrar no nosso grupo!
Roberta: Calma, Patrícia! Vamos dar uma chance para ela entrar no nosso grupo! (tramando)
Gabi: Mesmo? Aí, gente, Bigada!
Fernanda: Chance?
Patrícia: Essa aí, no nosso grupo? Fala sério, Roberta!
Roberta: Calma, meninas! É o seguinte: você terá que beijar um menino da sala.
Gabi: Beijar?
Patrícia: Não me diga que você nunca beijou um menino?
Gabi: Eu? Não... é... digo... Não assim... 
Fernanda: Assim como?
Gabi: Assim, sem saber quem.
Roberta: Mas você sabe quem é ele! É um gatinho (rindo).
Gabi: Quem?
Roberta: O Guilherme!
Patrícia: O menino BV! Hahaha!
Fernanda: Hahaha!
Gabi: Ai, gente! Eu... não posso fazer isso... 
Roberta: Não tem essa, Gabi! Já vou chamar o Guilherme.
Gabi: Não, espere!
Roberta: Guilherme! Venha aqui, a Gabi quer te fazer uma perguntinha! (o Guilherme se aproxima)
Guilherme: Você que falar comigo, Gabi?
Gabi: É que... eu... não... é.. quer dizer... eu... você sabe!
Guilherme: Como assim?
Gabi: Eu quero que você... e eu... digo.... você.. me ajude a fazer o dever. Você me ajuda?
Guilherme: Claro!
Roberta: Gente, escutem essa! A Gabi e o Guilherme ainda são BVs!
Todos: (gritam) BV! BV! BV! BV!
Professora: Silêncio, turma! 
(a turma se silencia)
Professora: Roberta, Fernanda e Patrícia! Já terminaram de copiar o dever do quadro?
Roberta: Estamos terminando, professora!
(Gabi e Guilherme retornam aos deveres, cada um na sua carteira)
(O sinal toca, todos saem para o intervalo. Gabi e Guilherme preferem permanecer na sala com vergonha de encarar os colegas de sala)
Guilherme: Você não vai para o intervalo?
Gabi: Ah.. não sei.. acho melhor ficar aqui, quieta na minha! E você?
Guilherme: É... eu sempre passo o intervalo em sala de aula mesmo..
Gabi: Sério? Mas por quê?
Guilherme: Ah, você sabe! Eles... os alunos... não gostam de mim... sempre me chamam de BV e outros apelidos...
Gabi: Mas isso não pode continuar assim... Não podemos aceitar que pessoas como a Roberta façam com a gente o que quiser... Tratando a gente mal... humilhando a gente na frente de todos.
Guilherme: Eu sei... mas o que podemos fazer?
Gabi: Podemos contar para a professora... para diretora... chamar os nossos pais!
Guilherme: Isso é pior... vão acabar chamando a gente de puxa-saco... criancinha... filhinho-da-mamãe...
Gabi: Ah... mas essa situação não pode continuar assim...
(toca o sinal) (Chegam Roberta, Fernanda e Patrícia)
Fernanda: Vejam, meninas! Os pombinhos estão se entendendo.
Patrícia: “O amor é lindo”... Hahaha!
Roberta: Huuum... será que vai rolar um beijinho hoje... heim?
Todos: Beija... beija.. beija!
Gabi: Parem, meninas! Eu não vou mais aceitar suas brincadeiras bobas!
Fernanda: Hum! A pombinha ficou brava!
Roberta: O que você vai fazer, sua tampinha? 
Gabi: Farei o que for preciso para acabar com essa humilhação que eu e o Guilherme estamos sofrendo!
Roberta: É mesmo? É o que veremos!
(Roberta tenta agarrar o cabelo de Gabi que, se desvia, e empurra Roberta no chão) (Guilherme sai de cena)
Roberta: Meninas, segurem a Gabi! Hoje ela vai aprender a não se meter comigo!
Todos: Po-rra-da! Po-rra-da! Po-rra-da!
(As meninas seguram a Gabi que vira alvo de Roberta)
Professora: O que que está acontecendo aqui?! Roberta, Fernanda e Patrícia, o que estavam tramando contra a Gabriela! Posso saber?
Roberta: Nada não professora! (as garotas se silenciam)
Professora: Nem precisa dizer mais nada! O Guilherme me chamou para ver tudo o que estavam tramando! Vocês serão suspensas e os seus pais serão chamados para virem ao colégio! Desrespeito ao colega é coisa muito séria!
(As meninas saem)
Professora: Voltem todos para os seus lugares! Vamos retornar à aula!
Gabi: Guilherme, você foi super legal comigo!
Guilherme: Que nada, Gabi! Você é que foi legal comigo, pois me fez criar coragem para tomar essa atitude de chamar a professora para deter Roberta!
Gabi: Nem sei como te agradecer!
Guilherme: Não precisa! Basta sermos amigos, certo?
(Gabi faz sinal que sim e o agradece com um beijo no rosto. Após o beijo, os dois retornam aos seus lugares envergonhados e felizes) 
FIM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...