"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 6 de março de 2016


Projeto: PREVENÇÃO DE ACIDENTES 




 Apresentação

         O estudo desse tema faz parte do entendimento do modo de viver do homem em nossa sociedade e das suas necessidades básicas. Os acidentes domésticos são muito comuns, e mesmo com todo o cuidado alguns objetos e situações apresentam riscos, principalmente para as crianças; às vezes esses acidentes são tão graves que podem levar à morte. Os alunos na sua maioria ficam sozinhos em casa sem vigilância dos adultos, pois estes estão trabalhando e passam o dia todo fora.
Justificativa
         Muita gente acredita que os acidentes são fatalidades que fogem ao nosso controle.Porém, à medida que nos antecipamos para evitar sua ocorrência, seus potenciais danos diminuem sensivelmente, chegando mesmo a ser eliminados. E isto pode, perfeitamente, ser feito no dia-a-dia. Por essa razão, é importante que as pessoas saibam quais os acidentes mais comuns e como se originam, para que, assim, possam adotar medidas capazes de evitá-los. Eu professora Carla, junto com meus alunos ouvimos  vários comentários sobre queimaduras das crianças (simples queimaduras), outras tomavam remédios por conta própria, outras levavam choques, caiam de bicicletas ou de arvores, enfim acidentes corriqueiros e dentro desse contexto sugiram vários depoimentos e assim deu inicio ao interesse pelo projeto, devido a importância do conhecimento e prevenção desses acidentes.
Objetivo Geral
Conscientizar a turma sobre situações em que há risco de algum acidente, pois todo cuidado é pouco, muitas vezes os pais sentem dificuldade em falar com os filhos sobre acidentes domésticos, impedindo assim a identificação de os perigos existentes,
Objetivos Específicos
·      Evitar acidentes em casa;
·      Estimular a troca de opiniões em situações polêmica;
·      Oferecer informações que ajudem as crianças a discernir entre atitudes corretas e incorretas;
·      Trabalhar o senso de prudência nos alunos;
·      Conhecer o trabalho do corpo de Bombeiros Nelson Benedito Fernandes
·      Realizar entrevistas com: pais, enfermeiras, bombeiros.
·      Trabalhar o conteúdo integrado às aulas de informática e aula de inglês
·      Analisar produtos que parecem inofensivos, mas pode ser um grande perigo para as crianças;
·      Compreender a importância do nosso projeto para a sua própria segurança
·      Sensibilizar as pessoas quanto aos cuidados de prevenção para evitar acidentes domésticos
·      Reconhecer os tipos de acidentes mais freqüentes no dia  a dia como: fogo,eletricidade, lugares altos , produtos tóxicos, transito ,.








FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ACIDENTES DOMÉSTICOS

Os pais devem lembrar que para a criança tudo pode ser brinquedo interessante e ela não é capaz de avaliar o perigo. Por isso devem ficar atentos a pequenos objetos como moedas, tampinhas de garrafas, clips, botões e até brinquedos que possuam peças pequenas, que se soltam com facilidade e possam causar engasgos e sufocamento.
Siga algumas regras básicas e transforme sua casa em um lugar seguro.
MEDICAMENTO
Todo medicamento deve ser guardado em lugares altos e, de preferência,trancados com chave. Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica.
ESCADAS
As escadas devem possuir corrimão e o piso não deve ser liso. Quando as crianças forem pequenas e principalmente na época em que estão engatinhando ou começando a andar, procure colocar protetores e barreiras em todos os acessos da casa que levem à escada.
JANELAS E SACADAS
Para quem tem crianças em casa e principalmente em apartamentos, devem ser colocadas grades ou redes de proteção. Muitos acidentes acontecem pela falta de proteção em janelas e sacadas.
PISCINA
Crianças nunca devem ser deixadas sozinhas perto das piscinas. Em casa deve ser colocada tela de proteção ou grade em volta da piscina. Toda vez que a criança for nadar, em casa ou no clube, nunca deve deixar de usar bóias.
COZINHA
As pessoas e muito menos as crianças não têm noção do perigo que a cozinha representa, por isso mantenha as crianças sempre longe. Criança não tem medo de fogo, nunca deixe as panelas com os cabos virados para fora do fogão. Cuidado também com vazamento de gás. Verifique sempre os botões do fogão e se as mangueiras do gás estão em ordem.
PRODUTOS QUÍMICOS E MATERIAL DE LIMPEZA.
Por serem produtos altamente tóxicos e, muitas vezes, inflamáveis devem ser deixados em local de difícil acesso para crianças e animais. Nunca permita que crianças mexam com álcool ou outros produtos abrasivos e inflamáveis. A ingestão de certos produtos pode ser fatal.
TOMADAS
Utilize sempre protetores especiais para as tomadas evitando assim choques e outros acidentes.
OBJETOS PONTIAGUDOS OU CORTANTES
Facas, tesouras, chaves-de-fenda e outros objetos perfuro-cortantes nunca devem ser dados às crianças. Mantenha esses objetos em locais fechados onde a criança não tenha acesso.
FERRO DE PASSAR ROUPA
Nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. Além da alta temperatura, é perigoso por seu peso e eletricidade.

        À medida que nos antecipamos para evitar sua ocorrência, seus potenciais danos diminuem sensivelmente, chegando mesmo a ser eliminados. E isto pode, perfeitamente, ser feito no dia-a-dia. Por essa razão, é importante que as pessoas saibam quais os acidentes mais comuns e como se originam, para que, assim, possam adotar medidas capazes de evitá-los.
        Isso é mais do que necessário, é imprescindível, pois, no atual mundo industrializado, metade das mortes de crianças com idade superior a um ano - e quase 70% daquelas que ocorrem na adolescência - são provocadas por acidentes que, em sua grande maioria, poderiam perfeitamente ser prevenidos! Também na velhice, os acidentes são bastante comuns. Ainda que nessa faixa etária eles geralmente não sejam mortais, ocasionam danos graves aos idosos, piorando permanentemente a sua qualidade de vida.
        Ao longo da vida, acidentes podem ocorrer com qualquer um de nós. Mas em algumas faixas de idade - como na infância, adolescência e velhice - eles são especialmente freqüentes.
        Riscos domésticos
        Você poderia pensar que os acidentes não são novidade para quem mora em cidades grandes, considerando que, nelas, o trânsito é difícil e perigoso, a violência ocorre em toda parte e é crescente. A grande surpresa é que, na verdade, a maior parte dos acidentes não ocorre em locais perigosos. Ao contrário, os mais graves acontecem justamente onde as pessoas pensam estar mais seguras: dentro de casa. Seja na cidade ou no campo.
        É em nossa casa, na nossa cozinha, no nosso banheiro, em nosso quintal ou passeio que as crianças, adolescentes e idosos mais se machucam. Vários fatores são reconhecidamente provocadores de acidentes: de um lado, destacam-se aqueles relacionados com as condições físicas e psicológicas das próprias pessoas; de outro, aqueles ligados às condições presentes no meio físico, social e cultural em que elas vivem.
        As crianças e os adolescentes são mais propensos a se acidentar porque apresentam certas características típicas de sua fase de desenvolvimento, que naturalmente parecem conduzi-las aos perigos mais banais. Eles têm grande curiosidade e uma verdadeira atração pelas novidades, o que os leva a explorar constantemente seu ambiente. A estes fatores alia-se a inexperiência e a falta de conhecimentos suficientes para prever e evitar situações de risco.
        Os riscos de acidentes aumentam sobremaneira onde há miséria, doenças e ausência de adultos por perto. Não podemos nos esquecer que na zona rural, na roça e nas regiões em que predominam as pequenas e médias empresas crianças e adolescentes se encontram, desde muito cedo, expostos aos riscos dos processos de .trabalhos.
        Os idosos também apresentam certas características que os levam a ser vítimas de acidentes caseiros. Muito freqüentemente, os sintomas da velhice - como o decréscimo da força física, a falta de atenção e de concentração, a visão e a audição mais fracas, os movimentos mais vagarosos e as reações mais lentas -, marcam o início de uma vida mais dependente de terceiros e mais propensa a quedas e a outros acidentes. Assim, fatores de ordem biológica entrelaçam-se com fatores de ordem cultural para produzir, no idoso, um quadro de depressão, quase sempre acompanhado de sentimentos de insegurança, perda da auto-estima e da autoconfiança. Além disso, a idade avançada costuma se fazer acompanhar pela perda do marido, companheiro ou de amigos, e por restrições sociais outras que podem levar aos sentimentos de solidão e isolamento.
        Para os familiares do idoso a carga emocional e física necessária para se cuidar de alguém nessas circunstâncias pode ser enorme, gerando situações de estresse, depressão, esgotamento nervoso. Todo esse quadro naturalmente se agrava quando o idoso vem a sofrer um acidente.

Prevenir acidentes é melhor do que remediar!

        Importantes avanços na ciência e na tecnologia fornecem, nos dias de hoje, suporte para que mais vidas possam ser salvas e as "seqüelas" se reduzam. Mas continuam elevadas as taxas de mortalidade, bem como os custos pessoais, sociais e financeiros decorrentes dos acidentes de qualquer tipo. Por isso, as medidas básicas de segurança doméstica e de prevenção de acidentes devem ser tomadas por todos os adultos responsáveis, principalmente aqueles que lidam com crianças, adolescentes e idosos.
        Para começar a agir, é bom que se proceda um passeio atento por todos os espaços e cantos internos e externos das moradias e locais de trabalho, imaginando-se que tipo de acidentes ali poderiam ocorrer. Não será difícil descobrir quais os principais cuidados a tomar, por exemplo:

       Quedas e contusões - são geralmente ocasionadas por escadas mal fixadas, muito enceradas ou escorregadias, fora de proporção adequada ou sem corrimão; ou ainda por tapetes soltos e móveis em grande quantidade, com quinas pontudas e dimensões inadequadas ao  tamanho dos cômodos. As imperfeições, buracos e desníveis no piso ou calçada são também responsáveis por muitos tombos de crianças e idosos.
A falta de grades ou redes de proteção nas janelas de casas ou apartamentos e o descuido, às vezes por apenas alguns minutos, têm levado muitas crianças pequenas à morte. Quando não são mortais, as quedas podem significar anos de vida e muito dinheiro perdidos em operações e tratamentos, além de representar, principalmente para os idosos, uma inatividade forçada, haja vista que o receio de cair e novamente acidentar-se acarreta medo de sair de casa e até mesmo de nela se locomover.
Para ajudar na prevenção dos tombos, alguns cuidados devem ser adotados. O banheiro do idoso deve ser adaptado, visando evitar quedas e contusões: o assento do vaso sanitário deve ser elevado; deve sempre existir uma cadeira no boxe do chuveiro e, em especial, deve-se verificar se a porta abre e fecha bem e facilmente, sem trancar.
Sapatos fechados com solas antiderrapantes; o cuidado no abrir e fechar portas, portões e janelas; tapetes bem fixados ao chão; utilização de pisos antiderrapantes; grades ou telas de proteção nas janelas; iluminação abundante na casa e pontos de luz sempre acesos à noite são outras medidas simples que auxiliam a prevenir as quedas, os esmagamentos, as fraturas e contusões domésticas de todos os moradores.

                Cortes e queimaduras – para evitar esse tipo de acidente devem ser mantidos ou guardados, longe do alcance de crianças, todos os objetos cortantes e pontiagudos, ferramentas de jardinagem, de trabalho, eletrodomésticos do tipo multiprocessador, bem como os líquidos inflamáveis (álcool, querosene, gasolina, óleo, etc.) e os utilizados para aquecimento, cozimento e limpeza, além dos líquidos quentes. Em relação às queimaduras, devemos considerar que o fogo, um elemento da natureza, exerce atração e desperta a curiosidade das crianças. Portanto, fósforos, velas acesas, lamparinas e materiais inflamáveis - que freqüentemente originam queimaduras graves - são extremamente perigosos para as crianças.
Crianças pequenas, principalmente as que ainda estão aprendendo a andar, jamais devem ficar perto do fogão pois podem querer subir nele para ver o que há em cima ou podem puxar as panelas pelos cabos, formas muito comuns de crianças pequenas se queimarem gravemente. Alguns expedientes simples e que evitam muitos aborrecimentos futuros são: colocar sempre o leite e água a serem fervidos nas trempes ou bocas traseiras do fogão, voltando os cabos das panelas para as laterais internas e, se possível, jamais trabalhar na cozinha com criança pequena solta por perto.
Igualmente, não se deve esquecer de ensinar os adolescentes a usarem com cuidado o forno e as panelas, principalmente as de pressão, para evitar que estourem. Convém lembrar, ainda, que muitas queimaduras em bebês foram causadas por temperatura elevada da água do banho; assim, é preciso testar o calor da água antes de se banhar a criança.
Outras simples e eficientes medidas de proteção, que evitam cortes e ferimentos, são as escolhas de lugares altos para acomodar os objetos cortantes. Manter o chão limpo de pregos, cacos de vidro, madeiras com lascas também previne os cortes, machucados e perfurações, principalmente em crianças e jovens.
As seqüelas físicas, psicológicas e sociais dos cortes e queimaduras são sempre sérias, haja vista que as cicatrizes tendem a se agravar com o crescimento, ocasionando baixa da auto-estima, vergonha, complexo e rejeição social.
              Afogamentos – geralmente ocorrem em banheiras, tanques, piscinas, poços, bacias e até mesmo em baldes com água. Ao caírem dentro d’água, as crianças muito pequenas não conseguem levantar-se com facilidade. Assim, especial atenção deve ser dada às crianças que estejam sozinhas em ambientes e situações que possam vir a propiciar um afogamento. Alguns cuidados a serem tomados são a colocação de telas protetoras nas piscinas e poços, bem como evitar deixar bacias e baldes cheios de água perto de crianças, sem a supervisão de adultos. Além disso, crianças que vão nadar devem sempre estar fazendo uso de bóias.
                   Choques elétricos - alguns cuidados podem ser observados quanto a tomadas, fios elétricos descascados ou expostos, uso impróprio de aparelhos eletrodomésticos, instalações elétricas velhas, adaptadas e sem manutenção: os riscos de choques em tomadas podem ser reduzidos com a simples colocação, nelas, de um protetor isolante; a instrução clara sobre como utilizar aparelhos elétricos, a guarda destes fora do alcance das crianças e a manutenção periódica do estado da rede elétrica doméstica estão entre os procedimentos básicos para prevenir a ocorrência de choques.
Devemos nos lembrar, sempre, da gravidade dos riscos que a falta de oxigênio causa ao cérebro e da violência de uma descarga elétrica no organismo: ambas podem ocasionar danos irreparáveis, quando não a morte.
                       Engasgos e obstruções - são acidentes bastante comuns, tanto em crianças quanto em idosos. As crianças são muito atraídas por alfinetes, botões, moedas, balas e outros pequenos objetos, que geralmente são levados à boca. Os idosos, por sua vez, vão perdendo a elasticidade da musculatura e, freqüentemente, se engasgam ao engolir, principalmente ao ingerir comida muito seca e/ou em pedaços maiores. Assim, devemos ter muito cuidado com os objetos que possam ser manipulados e engolidos por crianças, bem como administrar uma dieta apropriada para os mais velhos, com alimentos picados em pedaços menores.
                        Intoxicações – causadas por alimentos, remédios, gás carbônico ou outros materiais tóxicos também constituem sérios riscos a serem evitados e, geralmente, as crianças pequenas estão mais expostas a esse tipo de problema, uma vez que levam tudo à boca e são muito curiosas. Assim, devem ser sempre verificadas as datas de validade de alimentos, e se as latas estão amassadas ou estufadas. Remédios, em especial os coloridos, devem ser guardados em lugares altos e fechados. Deve-se, ainda, evitar a presença de plantas tóxicas nos domicílios ("Comigo Ninguém Pode", "Begônia") Por sua vez, o gás carbônico, utilizado em aquecedores de banheiros, fogareiros e fogões de acampamentos, é dificilmente reconhecível por não ter cheiro, cor ou sabor. Portanto, ao fazer uso dele, deve-se ter o cuidado de se manter portas e janelas abertas, observando-se a intensidade do escapamento, já que os efeitos de intoxicação por gás vão desde vômitos, amnésia para fatos recentes, diminuição da audição e da visão até a morte.
 
Extrapolando a titulação acidentes domésticos existem outras situações que também necessitam de especial atenção, tais como:
                        Acidentes e ou doenças adquiridas por meio de animais domésticos - são igualmente freqüentes. Cachorros e gatos devem ser vacinados, devido às suas mordidas e unhadas, que podem causar a raiva humana. Caso existam cães de guarda em casa, é conveniente que não sejam deixados soltos, pois as crianças, adolescentes e idosos poderão ser por eles atacados. O jardim e o quintal das casas devem ser mantidos limpos e capinados, a fim de evitar a presença de aranhas, cobras ou escorpiões.
                       Cuidados no lazer, em especial no esporte – nessas situações é recomendável a utilização de equipamentos de proteção como capacetes, joelheiras e tornozeleiras.
                          Brinquedos - não devemos comprar brinquedos que não sigam as normas técnicas de segurança. Quando de sua compra, deve-se prestar atenção se apresentam arestas cortantes ou pontas, se o material é inflamável ou quebrável, se a voltagem dos brinquedos elétricos é correta, se as peças do brinquedo são pequenas o suficiente para uma criança engoli-las, se há materiais aromáticos que possam ser confundidos com frutas, doces e chocolates e se as tintas usadas descascam, indicando serem tóxicas. Caso apresentem essas características, cuidado: poderão vir a ser um risco para quem vier a brincar com eles. Prevenir acidentes, no caso, é não comprar o brinquedo, por mais atraente que pareça.
        Finalmente, lembramos que uma boa conversa dos pais e parentes com as crianças, os jovens e os idosos continua sendo um dos melhores recursos contra esses e outros acidentes que podem ser prevenidos. Vigiar, ensinar e lembrar, com carinho e às vezes energia, são atividades permanentes que permitem evitar muitos problemas e seqüelas decorrentes dos acidentes ocorridos em casa. E também fora dela!
 





CONTEÚDOS

·      Leitura informativa sobre o tema;
·      Trânsito; na rua todo cuidado é pouco;
·      Auto - medicação;
·      Afogamento;
·      Animal peçonhento;
·      Envenenamento;
·      Brinquedos;
·      Entrevista com os pais sobre o tema;
·      Cuidados no ônibus;
·      Prevenção em casa;
·      Cuidados na escola;
·      O perigo nos rodeia: eletricidade (choque, incêndios) plantas venenosas, animais peçonhentos e animais domésticos entre outros;
·      Problemas envolvendo o tema;
·      Formas geométricas


METODOLOGIA

·      Atividades em sala de aula sobre o tema, através de produção de textos.
·      Leitura informativa sobre o tema
·      Atividades práticas (observação interna e externa na escola)
·      Orientações dos lugares que podem provocar acidentes
·      Visita ao posto de saúde e ao corpo de bombeiro Benedito Nelson Fernandes
·      Cuidados com auto-medicação, envenenamento.
·      Elaborar questionário sobre acidentes envolvendo animais peçonhentos
·      Campanha sobre a prevenção de acidentes no trânsito
·      Montar cartazes de acordo com tema trabalhado
·      Trazer objetos, gravuras, rótulos, plantas, animais para evidenciar o perigo que tais elementos trazem se não nos cuidarmos;
·      Entrevista com os pais;
·      Vídeos relacionados ao tema
·      Atividades realizadas nas aulas de informática

Recursos utilizados

·      Textos informativos
·      Pesquisas em casa e na biblioteca
·      Cartazes
·      Animais peçonhentos (biblioteca)
·      Confecção de mural
·      Vídeos sobre o assunto
·      Livros de pesquisa sobre o assunto
·      Internet
·      Atividades nas aulas de informática
·      Visitas (Corpo de Bombeiros, Posto de Saúde, Mobilização sobre o transito).
·      Palestras


Avaliação

Com o desenvolvimento do projeto, as atitudes das crianças buscam alertar  as pessoas, será observado o    interesse pelo assunto por parte dos alunos ,  trazendo tudo que se relacionava ao tema  como figuras , livros, textos informativos e outros tipos de acidentes domésticos listados por eles.


Cronograma


MESES

ANDAMENTO DO PROJETO

DIAS

AGOSTO
DISCUSSÃO COM AS CRIANÇAS SOBRE O PROJETO
·      Leitura compartilhada sobre o tema

06/08 Á 31/08/2008
SETEMBRO
ATIVIDADES RELACIONADAS AO ASSUNTO:
·      Produção de texto, pesquisas, textos informativos.

01/09 Á 30/09/2008
OUTUBRO
CONTINUAÇAO DAS ATIVIDADES:
·      Assistir vídeos, palestra, visitas (Corpo de Bombeiros, Posto de saúde ).
·      Atividades em sala de aula e sala de informática.
·      Confecção de cartazes informando a escola sobre o tema


01/10 Á 31/10/2008
NOVEMBRO
APRESENTAÇAO DO TRABALHO PARA A ESCOLA
·      Seminário
10 A 14/11/2008






Referencias bibliográficas


·      Projeto acidentes domésticos com crianças (Professora: Catia Mª Alves Pereira) realizado na Escola Municipal São Lourenço – Ano de 2004
·      http://www.abpa.org.br


domingo, setembro 27, 2009

PLANO ANUAL DO 5ºANO

PLANO ANUAL DE 4ªSÉRIE / 5º ANO
Português
Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
 Participar de situações de intercâmbio oral;
 Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
 Apreciar textos literários;
 Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
 Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
 Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
 Revisar textos em parceria com os colegas;
 Revisar textos do ponto de vista ortográfico.
Conteúdo
 Texto instrucional
 Texto jornalístico
 Texto científico
 Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
 História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
 Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
 Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
 Leitura silenciosa, oral, em grupos.
 Ficha de leitura: oral e escrita.
 Interpretação oral, escrita e com desenhos.
 Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
 Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso do cedilha.
Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
 Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
Metodologia
 Contar história aos alunos para que façam a reprodução da mesma.
 Ouvir histórias em Cds.
 Apresentar histórias em quadrinhos no retro-projetor e depois sugerir que criem a sua história.
 Apresentar em folha fotocopiada um desenho que dê uma idéia de história com início, meio e fim.
 Fornecer material para o aluno com o início da história, o meio e o fim e ele deverá continuar estas partes.
 Escrever palavras para que delas o aluno crie uma história.
 Um grupo faz as palavras e outro faz as rimas. Depois da volta ao’ grupo inicial, criar um texto poesia com rimas.
 Apresentar vários exemplos de poesias sem rimas para que o aluno leia e possa criar.
 Criar quadrinhas e versinhos em datas comemorativas, como dias das mães, pais, criança, etc.
 Explicar como se faz uma dissertação usando argumentos corretos, dando sua opinião.
 Fazer comentários partindo de gravuras.
 Estatuto da criança e do adolescente.
 Produzir receitas de comida, chá... contendo “ingredientes” e modo de preparo, também para melhorar o Brasil.
 Trabalhos em grupo.
 Experiência.
 Entrevista.
 Apresentar bulas de remédios e pedir para que os alunos criem bulas: com indicações, modo de usar, precauções...
 Criação de livros com ilustrações.
 Gincana das melhores produções.
 Aula na biblioteca e depois fazer a ficha de leitura escrita do livro que leu.
Descrever: objetos, animais, pessoas, bairro, município, estado (todos com ilustrações).
 Apresentar biografias: do próprio aluno, do pai, da mãe, de autores de livros...
Narrar histórias e escrevê-las, filmes, jogos de futebol, novela, programas de TV...
 Música: cantar, trocar a letra, criar novas músicas; Karaoquê; Cantos didáticos.
 Fazer propagandas de comércio, da escola, de produtos, outdoors.
 Criar slogans que tenham mensagens para conscientizar o povo brasileiro.
 Fazer lista de compras dos alimentos que a família consome durante um mês, pesquisar os preços e comparar com o salário mínimo.
 Partes de uma carta, bilhete, telegrama, convite, etc.
 Escrever carta ao amigo, e-mail.
 Carta cifrada.
 Escrever carta para empresas elogiando a criação de algum produto.
 Levar as cartas até o correio para que possam ser enviadas.
 Criar bilhete para um vizinho, professora, amigo, mãe...
 Correio na escola.
 Escrever convites para festa de aniversário, páscoa, criança, etc.
 Criar anúncios: observar os anúncio em jornais e criar anúncios de vendas, compra, aluguel.
 Pesquisa sobre o animais em geral: onde vivem, como se alimentam...
 Elaborar perguntas e entrevistar colegas, pessoas idosas do bairro, etc.
 Diálogos com pessoas.
 Partindo dos textos criados, escolher os melhores para fazer parte de um livro.
 Uso da sala de informatica.
 Dramatizações.
 Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
 Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
 Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
 Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente.
 Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
Recursos
 Livros didáticos e paradidáticos.
 Meios de comunicação audiovisuais.
 Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
 Biblioteca
 Sala de informática
 Estudo do meio
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto incial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.


MatemáticaObjetivo geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
 Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
 Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
 Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
 Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
 Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
 Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
 Origem dos números;
 Numeração egípcia;
 Numeração romana;
 Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
 Números pares e ímpares;
 Ordem crescente e decrescente;
 Antecessor e sucessor;
 Valor posicional;
 Idéia de número e numeral;
 Leitura e escrita de numerais;
 Composição e decomposição de números;
 Números ordinais;
 Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
 Prova real;
 Expressões numéricas;
 Sentenças matemáticas;
 Situações problema envolvendo as 4 operações;
 Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
 Múltiplos e divisores;
 Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
 Formas de uso do dinheiro;
 Números irracionais;
 Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
 Porcentagem;
 Sistema de medidas:
 medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
 Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
Metodologia
 Trabalhos em grupo e individual;
 Leitura
 Pesquisa
 Dramatização
 textos informativos
 contagem em grupos
 Exercícios e atividades de fixação
 Jogos
 escrita de números
 exercícios com situações problema
 trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
 Entrevistas
 Preenchimento de cheques
 Leitura e escrita dos valores
 Gincanas
 Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
 Construir retas e semi-retas
 Calcular a superfície (escola, casa, etc)
 Criar situações problema com os assuntos estudados
 levantamento de informações
 Registro de dados
 Riscussões
 Troca de idéias
 Produções de texto
 Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc)
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

Geografia
Objetivos
 Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção d diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
 Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
 Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na contrução da vida em sociedade;
 Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
 Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reinvindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
 Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
Conteúdos
 O espaço urbano e o espaço rural;
 Os transportes e as comunicações;
 A dinâmica da natureza;
 A população e as regiões do Brasil.
 Mapas
Metodologia
 Uso do quadro;
 Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
 Desenhos da casa, do caminho de casa à escola;
 Entrevista, fotografias antigas e atuais;
 Linha do tempo;
 Criação de mapas do município e do estado com legendas;
 Localização da cidade, Estado, regiões e país;
 Mapas ;
 Confecção de mapas;
 Anotações, atividades, jogos;
 Pesquisas;
 Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e pecuária;
 Relacionar as principais atividades econômicas;
 Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.


História
Objetivos
 Reconhecer relações sociais
 Reconhecer a existencia de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
 Reconhecer a importania da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais

Conteúdo
 A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
 A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
 Descobrimento;
 Colonização;
 Mineração;
 Trabalho escravo;
 Café;
 Independência
 República;

Metodologia

 Exploração oral;
 Pesquisas dirigidas sobre os temas, levantamento de questões, relatos e registros de informações;
 Desenhos, recortes e colagens;
 Propor questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações;
 Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
 Relacionar as principais atividades econômicas com o desenvolvimento social e cultural de cada período histórico;
 Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
 Linha do tempo;
 Uso de recursos midiáticos

Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.




Ciências
Objetivos
 Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
 Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
 Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
 Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
 Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
Conteúdo
 Universo e Sistema Solar;
 Planeta Terra;
 Solo, ar e água;
 Meio ambiente e preservação ambiental;
 Poluição;
 Corpo humano e seus sistemas.

Metodologia
• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 Relatos de experiências pessoais;
 Projetos de estudos;
 Seqüências de atividades;
 Estudo de textos;
 Experimentos ;
 Uso de recursos midiáticos.

Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

PLANEJAMENTO PARA O JARDIM 3 ( 5 ANOS)

PLANEJAMENTO ANUAL PARA 5 ANOS- JARDIM II

ÁREA: MATEMÁTICA

OBJETIVOS:

1- RECONHECER E VALORIZAR OS NÚMEROS, AS OPERAÇÕES NUMÉRICAS, AS CONTAGENS ORAIS E AS NOÇÕES ESPACIAIS COMO FERRAMENTAS NECESSÁRIAS NO SEU COTIDIANO;2- COMUNICAR IDÉIAS MATEMÁTICAS, HIPÓTESES, PROCESSOS UTILIZADOS E RESULTADOS ENCONTRADOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMA RELATIVAS A QUANTIDADE, ESPAÇO FISÍCO E MEDIDA, UTILIZANDO A LINGUAGEM ORAL E A LINGUAGEM MATEMÁTICA;3- COMPARAR GRANDEZAS, EXPLORANDO DIFERENTES PROCEDIMENTOS;4- NOÇÕES DE POSIÇÃO;5- EXPLORAR FORMAS GEOMÉTRICAS, COM SÓLIDOS, EM SUCATAS E NO AMBIENTE, NOMEANDO CORRETAMENTE AS FORMAS GEOMÉTRICAS;6- REPRODUZIR FORMAS GEOMÉTRICAS;7- PERCEBER A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS NO NOSSO DIA A DIA;8- DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO;9- EVIDENCIAR A NOÇÃO DE QUANTIDADE, APROVEITANDO SUAS EXPERIÊNCIAS;10- COMPREENDER E EXECUTAR DIVERSAS ATIVIDADES RELACIONADAS A QUANTIDADE E SEU RESPECTIVO NUMERAL;11- ENUMERAR E AGRUPAR QUANTIDADES DE DIFERENTES MANEIRAS;12- CONDUZIR ÁS CRIANÇAS Á COMPREENSÃO DE SEQUÊNCIA.

CONTEÚDOS:

(EXPLORAÇÃO ORAL E VISUAL)NÚMEROS E SITEMA DE NUMERAÇÃO:-CONTAGEM;-CÁLCULO MENTAL; OPERAÇÕES (NOÇÕES); (SITUAÇÕES PROBLEMA)-QUANTIDADES (LING. ORAL E REGISTROS)-SUCESSOR E ANTECESSOR (NOÇÕES)-NÚMEROS (EM DIFERENTES CONTEXTOS);-ESCRITA NUMÉRICA; NOTAÇÃO;-SERIAÇÃO.GRANDEZAS E MEDIDAS:-DIFERENTES PROCEDIMENTOS PARA COMPARAR GRANDEZAS.-INTRODUÇÃO: ÁS NOÇÕES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO, PESO,VOLUME, TEMPO, ISTO É, PELA UTILIZAÇÃO DE UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS;-MARCAÇÃO DO TEMPO – CALENDÁRIOS-CLASSIFICAÇÃO.ESPAÇO E FORMA:-POSIÇÃO – PONTOS DE REFERÊNCIA PARA SITUAR-SE E DESLOCAR-SE;-FORMAS, CONTORNOS, BIDIMENSIONALIDADES, TRIDIMENSIONALIDADES, FACES PLANAS, LADOS RETOS;NOÇÕES DE SÍMBOLOS MATEMÁTICOS;BRINCADEIRAS E JOGOS MATEMÁTICOS;

ÁREA: LINGUAGEM CORPORAL

OBJETIVOS:

1- CONHECER O CORPO AFIM DE COMPREENDER SUAS POTENCIALIDADES E LIMITES;2-ENTENDER O CORPO COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO PARA QUE SEJA CAPAZ DE EXPRESSAR-SE;3-EQUILIBRAR-SE EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE FORMA COORDENADA AFIM DE MELHORAR SEU DESEMPENHO;4- DESENVOLVER AS HABILIDADES QUE REQUEIRAM O USO DE FORÇA, VELOCIDADE, FLEXIBILIDADE E CONTROLE MUSCULAR, PARA DOMINAR MELHOR SUAS POTENCIALIDADES;5- UTILIZAÇÃO EXPRESSIVA INTENCIONAL DO MOVIMENTO NAS SITUAÇÕES COTIDIANAS E EM SUAS BRINCADEIRAS;6- PERCEPÇÃO DE ESTRUTURAS RÍTMICAS PARA EXPRESSAR-SE CORPORALMENTE POR MEIO DA DANÇA, BRINCADEIRAS E DE OUTROS MOVIMENTOS.

CONTEÚDOS:

1- EXPRESSÃO CORPORAL;2- ESQUEMA CORPORAL (RECONHECIMENTO DO CORPO)3- DANÇA4- JOGOS SIMBÓLICOS5- EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO;6- FORÇA, VELOCIDADE, LATERALIDADE, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE E CONTROLE-MUSCULAR.


ÁREA: LINGUAGEM MUSICAL

OBJETIVOS:

1- EXPLORAR, PRODUZIR, REPRODUZIR, COMPARAR E DISCRIMINAR OS SONS, PARA ASSIM, PODER IDENTIFICÁ-LOS;2- VIVENCIAR A DIVERSIDADE DOS SONS, AFIM DE PERCEBER SEUS RITMOS E PAUSAS;3- DESPERTAR A APRECIAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA DA MÚSICA.

CONTEÚDOS:

1- SONS VOCAIS, CORPORAIS, AMBIENTAIS E INSTRUMENTAIS;2- DIREÇÃO DOS SONS;3- CONTATOS COM DIFERENTES OBRAS MUSICAIS: INFANTIS, POPULAR, SERTANEJA, CLÁSSICA, ETC...4- ALTURA (GRAVE/AGUDO); DURAÇÃO (CURTO/LONGO);5- INTENSIDADE (FRACO/FORTE);6- PULSAÇÃO E RITMOS;7- REPERTÓRIO DE CANÇÕES PARA DESENVOLVER MEMÓRIA MUSICAL.


ÁREA: IDENTIDADE E AUTONOMIA

OBJETIVOS:

1- TER UMA IMAGEM POSITIVA DE SI AMPLIANDO SUA AUTO-CONFIANÇA, IDENTIFICANDO CADA VEZ MAIS SUAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES, E AGINDO DE ACORDO COM ELAS;2- IDENTIFICAR E ENFRENTAR SITUAÇÕES DE CONFLITO, UTILIZANDO SEUS RECURSOS PESSOAIS (DE ACORDO COM SUA FAIXA ETÁRIA) RESPEITANDO AS OUTRAS CRIANÇAS E ADULTOS E EXIGINDO RECIPROCIDADE;3- VALORIZAR AÇÕES DE COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE, DESENVOLVENDO ATITUDES DE AJUDA E COLABORAÇÃO E COMPARTILHANDO SUAS VIVÊNCIAS;4- ADOTAR HÁBITOS DE AUTOCUIDADO, VALORIZANDO AS ATITUDES RELACIONADAS COM A HIGIENE, ALIMENTAÇÃO, CONFORTO, SEGURANÇA, PROTEÇÃO DO CORPO E CUIDADOS COM A APARÊNCIA.5- IDENTIFICAR E COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DOS DIVERSOS GRUPOS DOS QUAIS PARTICIPAM, RESPEITANDO REGRAS BÁSICAS DE CONVÍVIO SOCIAL.
CONTEÚDOS:

1- EXPRESSAR E COMUNICAR SEUS DESEJOS, DESAGRADOS, NECESSIDADES, PREFERÊNCIAS, VONTADES EM BRINCADEIRAS E NAS ATIVIDADES COTIDIANAS;2- RECONHECIMENTO PROGRESSIVO DO PRÓPRIO CORPO E DAS DIFERENTES SENSAÇÕES DO MESMO;3- REALIZAR PEQUENAS AÇÕES COTIDIANAS NO SEU ALCANCE PARA QUE ADQUIRA MAIOR INDEPENDÊNCIA;4- IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE RISCO NO SEU AMBIENTE MAIS PRÓXIMO (PREVENÇÃO DE ACIDENTES);5- AUXÍLIO NA ESCOLHA DE BRINQUEDOS, OBJETOS E ESPAÇOS PARA BRINCAR;6- PARTICIPAR DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM A RELAÇÃO COM O OUTRO;7- TER INICIATIVA PARA RESOLVER PEQUENOS PROBLEMAS DO COTIDIANO, PEDINDO AJUDA SE NECESSÁRIO;8- PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS IGUALMENTE EM BRINCADEIRAS DE FUTEBOL, CASINHA, PULAR CORDA, ETC...9- VALORIZAR O DIÁLOGO COMO FORMA DE LIDAR COM OS CONFLITOS;10- PARTICIPAR DA REALIZAÇÃO DE PEQUENAS TAREFAS DE COTIDIANO QUE ENVOLVAM AÇÕES DE COOPERAÇÃO, SOLIDARIEDADE E AJUDA NA RELAÇÃO COM OS OUTROS;11- TRABALHAR O RESPEITO ÁS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS RELACIONADAS AO GÊNERO, ETNIA, PESO, ESTATURA, ETC...12- VALORIZAÇÃO DA LIMPEZA E APARÊNCIA PESSOAL, (AUTO-CUIDADO);13- RESPEITAR E VALORIZAR SEU GRUPO DE ORIGEM (FAMÍLIA);14- CONHECER, RESPEITAR E UTILIZAR ALGUMAS REGRAS ELEMENTARES DE CONVÍVIO SOCIAL;15- VALORIZAR OS CUIDADOS COM OS MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL E COLETIVO;16- TRABALHAR PROCEDIMENTOS RELACIONADOS Á ALIMENTAÇÃO, HIGIENE DAS MÃOS, CUIDADO E LIMPEZA PESSSOAL DAS VÁRIAS PARTES DO CORPO;17- UTILIZAR ADEQUADAMENTE OS SANITÁRIOS.



ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

CONTEÚDOS:

1- NOME PRÓPRIO (HISTÓRIA DO NOME, LETRAS QUE FORMAM O NOME)2- EXPRESSÃO, INTERPRETAÇÃO E RELATO DE VIVÊNCIAS;3- DESCRIÇÃO DE CENAS, OBJETOS E SERES VIVOS (ANIMAIS, VEGETAIS E SER HUMANO) ORAL E ESCRITA;4- TUDO PODE SER ESCRITO E LIDO:(SÍMBOLOS, RÓTULOS, EMBALAGENS, MARCAS,LOGOTIPOS,NOMES DE OBJETOS, PESSOAS, ANIMAIS, VEGETAIS, LUGARES, PERSONAGENS, TÍTULOS DE LIVROS OU HISTÓRIAS);5- JOGOS VERBAIS: MODALIDADES DE LINGUAGEM:-TRAVA-LÍNGUAS-ADIVINHAS-PARLENDAS-QUADRINHAS-POEMAS-CANÇÕES6-JOGOS PEDAGÓGICOS:-JOGOS PARA A ESCRITA-JOGOS PARA A LEITURA7-TEXTOS E PORTADORES DE TEXTOS:-PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS;-CONHECIMENTO DE DIFERENTES GÊNEROS: CONTOS, POEMAS, NOTÍCIAS DE JORNAL, INFORMATIVO, NARRATIVO, DESCRITIVO, BULAS, RECEITAS, ETC...

OBJETIVOS:

1- A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA DO NOME, TEM COMO OBJETIVO FAZER COM QUE A CRIANÇA SE RECONHEÇA COMO UM SUJEITO IMPORTANTE QUE POSSUI UM NOME QUE É SÓ SEU, ALÉM DE PROPICIAR A APRENDIZAGEM DA ESCRITA;2- RECONHECER SEU NOME ESCRITO, SABENDO IDENTIFICÁ-LO NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO;3- AMPLIAR GRADATIVAMENTE SUAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSSÃO, INTERESSANDO-SE POR CONHECER VÁRIOS GÊNEROS ORAIS EESCRITOS E PARTICIPANDO DE DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERCÂMBIO SOCIAL NAS QUAIS POSSA CONTAR SUAS VIVÊNCIAS, OUVIR AS DE OUTRAS PESSOAS, ELABORAR E RESPONDER PERGUNTAS;4- FAMILIARIZAR-SE COM A ESCRITA POR MEIO DO MANUSEIO DE LIVROS, REVISTAS, RÓTULOS E OUTROS PORTADORES DE TEXTOS E DA VIVÊNCIA DE DIVERSAS SITUAÇÕES NAS QUAIS SEU USO SE FAÇA NECESSÁRIO;5- PARTICIPAR DE JOGOS VERVAIS E PEDAGÓGICOS AFIM DE INTERESSAR-SE POR ESCREVER PALAVRAS E TEXTOS AINDA QUE NÃO DE FORMA CONVENCIONAL;6- USAR A LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAR, BRINCAR, COMUNICAR E EXPRESSAR DESEJOS, NECESSIDADES, OPINIÕES, IDÉIAS, PREFERÊNCIAS E SENTIMENTOS E RELATAR SUAS VIVÊNCIAS NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO.


ÁREA: ARTES VISUAIS

CONTEÚDOS:

1- EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS E VARIADOS SUPORTES PARA O DESENHO E A PINTURA;2- EXPLORAÇÃO E RECONHECIMENTO DE DIFERENTES MOVIMENTOS GESTUAIS, VISANDO A PRODUÇÃO DE MARCAS, GRAFIAS;3- CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS: DESENHOS, PINTURAS, ESCULTURAS, CONSTRUÇÕES, FOTOGRAFIAS, COLAGENS, ILUSTRAÇÕES, CINEMA, ETC...;4- EXPRESSÃO PLÁSTICA ATRAVÉS DE DIFERENTES TÉCNICAS: DESENHO, PINTURA, MODELAGEM EM AREIA, MASSA E ARGILA, CONSTRUÇÃO COM SUCATAS, RECORTE, COLAGEM, DOBRADURA E GRAVURA;5- CONHECIMENTO DE ALGUNS DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA LINGUAGEM VISUAL: LINHA, FORMA, COR, TEXTURA;6- APRECIAÇÃO DE OBRAS DE ARTE;7- VALORIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, A PARTIR DE PROJETOS QUE SERÃO REALIZADOS NO DECORRER DO ANO LETIVO.

OBJETIVOS:

1- AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO QUE POSSUEM, MANIPULANDO DIFERENTES OBJETOS E MATERIAIS, EXPLORANDO SUAS CARACTERÍSTICAS, PROPRIEDADES E POSSIBILIDADES DE MANUSEIO E ENTRANDO EM CONTATO COM FORMAS DIVERSAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA;2- UTILIZAR DIVERSOS MATERIAIS GRÁFICOS E PLÁSTICOS SOBRE DIFERENTES SUPERFÍCIES PARA AMPLIAR SUAS POSIBILIDADES DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO;3- PRODUZIR TRABALHOS DE ARTE, ATRAVÉS DA LINGUAGEM DO DESENHO, DA PINTURA, DA MODELAGEM, DA COLAGEM, DA CONSTRUÇÃO, UTILIZANDO OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DESSAS LINGUAGENS: LINHA, FORMA, COR, TEXTURA;4- DESENVOLVER O GOSTO, O CUIDADO E O RESPEITO PELO PROCESSO DE PRODUÇÃO E CRIAÇÃO, INTERESSANDO-SE PELAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES, PELAS DE OUTRAS CRIANÇAS E PELAS DIVERSAS OBRAS ARTÍSTICAS COM AS QUAIS ENTREM EM CONTATO, AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO DO MUNDO E DA CULTURA;5- O TRABALHO COM PROJETO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS POSSIBILITARÁ AMPLIARNÃO SÓ AS FORMAS DE EXPRESSÃO COMO TAMBÉM O UNIVERSO CRIATIVO E O IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS, O QUE REFLETIRÁ COM CERTEZA NAS OUTRAS ÁREAS.


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE

CONTEÚDOS:

1- IDENTIDADE E AUTONOMIA- JOGO DRAMÁTICO- VALORES2- GRUPOS SOCIAIS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR.3- LUGARES E PAISAGENS (LOCAL, NATURAL E MODIFICADA)4- MEIO AMBIENTE5- SERES VIVOS (HOMEM, ANIMAIS E VEGETAIS)6- FENÔMENOS DA NATUREZA7- OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO8- DATAS COMEMORATIVAS.

OBJETIVOS:

- RECONHECER-SE COMO UM SUJEITO IMPORTANTE QUE POSSUI SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E ÚNICAS, RESPEITANDO A SI PRÓPRIO E AO OUTRO.- PARTICIPAR DE JOGOS DRAMÁTICOS EXPERIMENTANDO DIFERENTES PAPÉIS, CONSEGUINDO INTERAGIR CADA VEZ MAIS COM ELEMENTOS DO GRUPO, ORGANIZANDO-SE NO ESPAÇO E NO TEMPO.- DESPERTAR NAS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DO CONVÍVIO SOCIAL ENTRE OS MEMBROS DE UM DETERMINADO GRUPO SOCIAL, PERMITINDO QUE REFLITAM SOBRE IMPORTÂNCIA DOS TRABALHOS EM GRUPO, MOSTRANDO COMO É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, QUE CADA UM COLABORE FAZENDO A SUA PARTE, CUMPRINDO E VALORIZANDO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL E RESPEITANDO OS DIREITOS DOS OUTROS. CONHECER E PARTICIPAR DE HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE CARACTERIZEM O MODO DE VIDA DE SEU GRUPO SOCIAL E DE OUTROS GRUPOS DO PRESENTE E DO PASSADO, IDENTIFICANDO ALGUNS PAPÉIS SOCIAIS EXISTENTES EM SEUS GRUPOS DE CONVÍVIO, MANIFESTANDO OPINIÕES, BUSCANDO INFORMAÇÕES E CONFRONTANDO IDÉIAS. - OBSERVAR A PAISAGEM LOCAL E UTILIZAR-SE DE ALGUMAS FONTES DE INFORMAÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO DE MUDANÇAS OCORRIDAS AO LONGO DO TEMPO.- SABER QUE NOSSO PAÍS POSSUI UMA DAS MAIS RICAS FLORESTAS DO MUNDO E A MAIOR BIODIVERSIDADE DO PLANETA.- AJUDAR AS CRIANÇAS A SE TORNAREM CIDADÃOS CONSCIENTES, PREOCUPADOS COM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO PLANETA, MOSTRANDO QUE AO CUIDARMOS DO MEIO AMBIENTE, ESTAREMOS CONTRIBUINDO PARA MANTERMOS A NOSSA SAÚDE E A SAÚDE DAQUELES QUE NOS CERCAM.- ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E AS DIFERENTES FORMAS DE VIDA QUE ALI SE ESTABELECEM, RECONHECENDO SUAS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES VITAIS, VALORIZANDO SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E PARA A QUALIDADE DA VIDA HUMANA.

- VALORIZAR AS ATITUDES DE CUIDADOS COM O CORPO RELACIONADOS Á SAÚDE, Á PREVENÇÃO DE ACIDENTES E AO BEM –ESTAR INDIVIDUAL E COLETIVO
- ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS DA NATUREZA E A VIDA HUMANA, LEVANDO OS ALUNOS A REFLETIREM SOBRE O FUNCIONAMENTO DA NATUREZA, SEUS CICLOS E RITMOS DE TEMPO, AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS, REVENDO E REFORMULANDO AS EXPLICAÇÕES QUE POSSUEM SOBRE ELES.- CONHECER AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES HUMANOS E A NATUREZA, E AS FORMAS DE TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS QUE AS DIVERSAS CULTURAS DESENVOLVERAM NA RELAÇÃO COM A NATUREZA E QUE RESULTAM, ENTRE OUTRAS COISAS, NOS DIVERSOS OBJETOS DISPONÍVEIS AO GRUPO SOCIAL AO QUAL AS CRIANÇAS PERTENCEM: EX: OBJETOS DE ESCRITA E CONTAGEM, FERRAMENTAS, MÁQUINAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, BRINQUEDOS, APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS, CONSTRUÇÕES, MEIOS DE TRANSPORTES OU DE COMUNICAÇÃO.- PROJETOS



Recebi este planejamento da colega Vanilde Fonseca

PLANEJAMENTO ANUAL 2º ANO ( 1ª SÉRIE ) !!!

Objetivo geral:

Ø Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.

Ø Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.

Ø Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.


Ø Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.

PORTUGUÊS

CONTEÚDOS

Ø Expressão oral e não verbal.
Ø Função social da escrita.
Ø Nome da criança.
Ø Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
Ø Construção de palavras.
Ø Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
Ø Som final e inicial das palavras estudadas.
Ø Número de letras e silabas das palavras.
Ø Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
Ø Pontuação – ponto final e vírgula.
Ø Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
Ø Silabas simples e palavras chaves
Ø Letras do alfabeto
Ø Letras do seu nome completo
Ø Produção de textos coletivo e individual
Ø Expressão oral e corporal
Ø Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
Ø Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
Ø Gramática contextualizada
Ø Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
OBJETIVOS

Ø Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
Ø Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
Ø Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
Ø Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
Ø Expressar-se oralmente e por escrito
Ø Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
Ø Reconhecer o som inicial e final das palavras.
Ø Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
Ø Usar corretamente a letra maiúscula
Ø Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
Ø Produzir pequenos textos - coletivo e individual
Ø Elaborar frases a seu nível de experiência
Ø Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
Ø Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
Ø Expressar - se oralmente com clareza
Ø Compreender para que serve a escrita e a leitura
Ø Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
Ø Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
Ø Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Ø Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
Ø Mural de rótulos
Ø Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
Ø Trabalhar com o alfabeto móvel
Ø Recortes de jornais e revistas
Ø Conhecer as famílias silábicas menos complexas
Ø Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
Ø Cartazes
Ø Fichas de leitura
Ø Textos coletivos e individuais
Ø Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
Ø Recorte de jornais e revistas
Ø Nomeação dos objetos da sala
Ø Entrega de crachás com nome completo
Ø Construção de novas palavras
Ø Escrever palavras e frases
Ø Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
Ø Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.
MATEMÁTICA

CONTEÚDOS

Ø História dos números
Ø Classificação, seriação e conservação.
Ø Número e numeral de 0 a 9
Ø Antecessor e sucessor
Ø Unidade e noção de dezena
Ø Número e numeral de 0 até 30
Ø Crescente e decrescente
Ø Adição, subtração, problemas com unidades.
Ø NUMERO E NUMERAL
Ø Números de 0 a 100
Ø Dezena ( decomposição )
Ø Problemas envolvendo adição e subtração
Ø Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Ø Números ordinais
Ø Dúzia e meia dúzia
Ø Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
Ø Dezena e unidade
Ø Formas geométricas
Ø Calendário
Ø Sistema monetário brasileiro
Ø Situações problemas
Ø Operações de adição e subtração
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Números pares e impares
Ø Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Ø Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Ø Multiplicação e divisão
Ø Dobro e triplo
Ø Metade e terça parte
Ø Fração
Ø Problemas
OBJETIVOS 
Ø Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
Ø Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Ø Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Ø Identificar antecessor e sucessor
Ø Representar unidade e reconhecer dezenas
Ø Identificar ordem crescente e decrescente
Ø Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Ø Construir o conceito de dezena
Ø Construir o conceito de dezena e unidade
Ø Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Ø Saber adição simples
Ø Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Ø Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Ø Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
Ø Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Ø Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Ø Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Ø Construir o conceito de número e numeral
Ø Identificar numero e numeral de 0 ate ...
Ø Construir conceito de unidade e dezena
Ø Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Ø Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Ø Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Ø Identificar números pares e números impar
Ø Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Ø Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Ø Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Ø Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Ø Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Ø Explorar cálculo mental
Ø Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Ø Reconhecer o real como moeda.
Ø Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás.
Ø Construir e representar formas geométricas
Ø Ler e interpretar problemas;
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Completar
Ø Representar numeral à quantidade
Ø Ditado de números
Ø Trabalhar números vizinhos
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Colagem
Ø Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
Ø Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
Ø Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Desenvolver conjuntos de dezenas.
Ø Resolver situações - problemas de sua realidade
Ø Exercícios escritos
Ø Juntar e contar
Ø Uso do material concreto
Ø Separar unidades e dezenas
Ø Folha mimeografada, impressas, livro didático.
Ø Leitura e escrita de números até...
Ø Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Conjuntos com dezenas
Ø Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
Ø Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
Ø Cartazes
Ø Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
Ø Problemas envolvendo as quatro operações.
Ø Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
Ø Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.

HISTÓRIA

CONTEÚDOS

Ø Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
Ø Historia do nome
Ø Historia da vida da criança
Ø Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Ø Família - tipos de família.
Ø Datas comemorativas
Ø Direitos e deveres da criança.
Ø Tipos de casas
Ø Os materiais para construção de uma casa
Ø Os cômodos da casa
Ø Datas comemorativas
Ø Primeiros moradores
Ø A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
Ø Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
Ø Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
Ø A escola
Ø Historia do nome da escola
Ø Função dos funcionários da escola
Ø Profissão dos pais e de outras pessoas
Ø Consciência fiscal
Ø Patrimônios públicos
Ø Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.
OBJETIVOS
Ø Saber quem é e como é importante (a criança)
Ø Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
Ø Conhecer-se como ser que faz historia
Ø Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
Ø Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
Ø Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
Ø Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
Ø Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
Ø Datas comemorativas (...)
Ø Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
Ø Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
Ø Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
Ø Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
Ø Identificar os vários tipos de profissão
Ø Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
Ø Produção de frases, textos e desenhos.
Ø Confecção da arvore genealógica
Ø Confecção de cartazes, colagens e recortes.
Ø Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
Ø Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
Ø Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
Ø Entrevista com os pais - sobre sua historia
Ø Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
Ø Cartazes
Ø Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
Ø Exercícios no caderno
Ø Construção de maquetes do bairro.
Ø Exposição de fotos
Ø Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
Ø Desenhos
Ø Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
Ø Desenhos e colagens
Ø Conversas formais e informais
Ø Pesquisas
GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

Ø Bairro e sua historia, nome.
Ø A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Ø Modificação da paisagem
Ø Recursos naturais
Ø Matéria prima
Ø Meios de transportes
Ø Tempo e estações do ano
Ø A rua e o bairro
Ø O endereço
Ø O que têm no bairro
Ø Etnias
Ø Meios de comunicação
Ø Atividades predominantes na comunidade
Ø Trânsito



OBJETIVOS

Ø Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Ø Identificar a rua onde à criança mora
Ø Identificar o caminho da escola
Ø Distinguir seu endereço
Ø Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Ø Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Ø Identificar o semáforo os meios de transporte
Ø Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Ø Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Ø Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Ø Reconhecer a importância de seu endereço
Ø Localizar a sua rua no bairro
Ø Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Ø Reconhecer os meios de comunicação
Ø Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Ø Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Ø Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Ø Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos



ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Pesquisar o nome do bairro e sua historia
Ø Pesquisar seu endereço
Ø Desenhar o trajeto da casa para a escola.
Ø Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
Ø Cartazes
Ø Folhas mimeografadas
Ø Exercícios do livro
Ø Anotações no caderno
Ø Atividades escritas
Ø Citar os meios de transportes da comunidade
Ø Desenhos dos meios de transportes
Ø Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
Ø Gráfico da origem dos alunos
Ø Construção de maquete sobre sua rua
Ø Atividades do livro de geografia
Ø Confecção de cartazes
Ø Exercícios no caderno e no livro
Ø Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado
CIÊNCIAS

CONTEÚDOS


MEIO AMBIENTEØ Seres vivos
Ø Características dos seres vivos
Ø Partes da planta
Ø Utilidades da planta
Ø Diferentes ambientes
Ø Localizar - se no tempo e no espaço
Ø Estações do ano
Ø Lixo
Ø Água
SER HUMANO E SAUDEØ Corpo humano
Ø Nascimento e o que precisa para viver
Ø Higiene e saúde
Ø Os sentidos
Ø Higiene pessoal

RECURSOS TECNOLÓGICOS
Ø Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Ø Produtos industriais e artesanais
Ø Processos de transformações

OBJETIVO
Ø Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
Ø Desenvolver hábitos de higiene
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
Ø


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
Ø Escovação na escola com especialista uma vez por semana
Ø Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
Ø Recorte e colagem
Ø Confecção de cartaz
Ø Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Calendário
Ø Observação da mudança do tempo
Ø Folhas mimeografadas, impressas, livro.






ENSINO DA ARTE

CONTEÚDOS

Ø Datas comemorativas
Ø Artes visuais e plásticas
Ø Teatro e dramatizações
Ø Confecção de cartões
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Ø Desenho livre e ou dirigido
Ø Canções folclóricas e populares
Ø Expressão corporal - danças

OBJETIVOS
Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
Ø Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADESØ Cantos
Ø Desenhos
Ø Dobraduras
Ø Pinturas
Ø Recorte
Ø Colagem
Ø Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...





EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS

Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
Ø Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
Ø Jogos (corridas, futebol, queimada...)
Ø Músicas


OBJETIVO
Ø Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.


DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

Ø Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.

Ø O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.


Ø O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.

Ø As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.

Ø O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.


Ø As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.



RECURSOS

Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )



AVALIAÇÃO

A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.