"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 6 de março de 2016

Atividades de português para 3° ano do ensino fundamental

Atividades de português para 3° ano do ensino fundamental com opção de baixar e imprimir os exercícios sobre adjetivos e substantivos, forme o aumentativo das frases, complete as frases com substantivos próprio, caça palavras com aumentativo e diminutivo, complete o texto com adjetivo e transforme os substantivos em adjetivos.

Escolha no quadro 2 adjetivos para cada substantivo
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Observe as terminações e forme os aumentativos
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Complete as frases com um substantivo próprio
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Caça aumentativo e diminutivo
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Pinte o palhaço usando as cores alegres
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Separe as palavras em diminutivo, aumentativo e normal
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Escreva os nomes das figuras e complete a tabela com as informações pedidas
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Atividades português 3° ano ensino fundamental

Atividades português 3° ano ensino fundamental com questões sobre: Forme o diminutivo das palavras usando zinho ou zinha, leia as dicas e escreva dez palavras em que apareçam o mesmo encontro vocálico, forme palavras, complete as palavras usando os encontros vocálicos abaixo, pinte as palavras que têm acento agudo e copie as que têm acento circunflexo, encontre  o grau dos substantivos conforme o desenho, pinte de azul escuro as palavras com L e de rosa as palavras com LH e numere a 2° coluna de acordo com a 1°, encontrando os antônimos das palavras.

Forme o diminutivo das palavras usando zinho ou zinha

Encontro vocálico

Forme palavras

Complete as palavras usando os encontros vocálicos

Pinte as palavras que têm acento agudo e copie as que têm acento circunflexo

Encontre o grau dos substantivos conforme o desenho

Complete as orações com as palavras corretas

PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA (4° Ano )

OBJETIVOS

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS

HABILIDADES

Linguagem oral

 Leitura de imagens,

 Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,

 Roda de conversa,

 Declamar poesias,

 Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,

 Relatar experiências vividas,

 Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,

 Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,

 Falar trava-línguas,

 Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura

 Leitura compartilhada diária,

 Roda de leitores,

 Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,

 Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,

 Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,

 Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,

 Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,

 Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.

 Identificar e descrever personagens,

 Distinguir fala do narrador dos outros personagens,

 Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,

 Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual

 Consulta ao dicionário.




Prática Escrita e produção de texto

 Empregar letra maiúscula corretamente,

 Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,

 Utilização correta da pontuação,

 Grafia correta das palavras,

 Segmentação correta de frases e textos,

 Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,

 Produzir texto e revisá-lo.


Conteúdos

1º BIMESTRE

 Produção de texto: conto

 Leitura, produção e interpretação

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.

- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

- Divisão silábica dos dígrafos

- Gramática

- Fonema e letra

- Encontro vocálico

- Dígrafo

- Silaba tônica

2º BIMESTRE

 Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos

 Leitura, produção e interpretação

 Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia:palavras com som de x

 Gramática: substantivo e preposição,

- Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

 Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.

 Gramática

- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo

- Adjetivo e locução adjetiva

4º BIMESTRE

 Textos informativos e expositivos

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA

 Gramática

 Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais

 Numeral

MATEMATICA

OBJETIVOS

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.

• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS

HABILIDADES

Operações com números

 Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,

 Campo aditivo e multiplicativo,

 Compor e decompor números,

 Reconhecer ordens e classes,

 Citar o antecessor e sucessor dos números,

 Sistema monetário,

 Expressões numéricas,

 Cálculo mental,

 Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.

 Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma

 Compor de decompor figuras geométricas planas,

 Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,

 Associar sólidos ao seu molde.

 Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas

 Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,

 Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.

Tratamento da informação

Construir e interpretar tabelas e gráficos.


CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Números

- S.N.D até 1.000

- Leitura

- Escrita

- Composição e decomposição

- Ordem crescente e decrescente

- Sucessor e antecessor

- Algarismos romanos

- Números – ordens e classes

- Situações problemas

- Adição e subtração simples e com reserva

 Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

 Espaços e formas: figuras planas e não-planas

2º BIMESTRE

 Números

 Adição e subtração com reserva

- Multiplicação com até 3 algarismos

- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.

 Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas

 Espaços e formas: paralelepípedo

 Tratamento de informação: Noções de gráficos


3º BIMESTRE

 Números

- Adição, subtração e multiplicação

- Divisão com 2 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

 Grandezas e medidas: perímetros

 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

 Espaços e formas: Ângulos

4º BIMESTRE

 Números

- Multiplicação e divisão com 3 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

 Grandezas e medidas: áreas de figuras planas

 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

 Espaços e formas: polígonos

CIÊNCIAS

OBJETIVOS

 Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,

 Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,

 Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,

 Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

 Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

 Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

EIXOS

CONTEÚDOS

Ambiente

 Relação entre os seres vivos e o ambiente,

 Características da água, do ar e da atmosfera.

Ser humano e saúde

 Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,

 Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.

Recursos Tecnológicos

 Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,

 Doenças de veiculação hídrica

 Meios de proliferação e transmissão de doenças

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Investigando a matéria

- Estados físicos

- Propriedades e transformações da matéria

 A água na terra

- Preservando a água no nosso planeta

- Estados físicos

- O ciclo da água

- A água e as misturas

 O ar e a atmosfera

2º BIMESTRE

 O alimento e os seres vivos

- Cadeias alimentares

- As relações ecológicas

- Os ecossistemas

 Nutrição do corpo humano

- Para que servem os alimentos

- Bons alimentares

- A digestão dos alimentos

3º BIMESTRE

 Atividades do corpo humano

- Atividades de: respiração, circulação e excreção

4º BIMESTRE

 A tecnologia e os alimentos

- Conservação e industrialização dos alimentos

- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos


HISTÓRIA

OBJETIVOS

 ·Sua identidade e origem na história;

 Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;

 Conhecer a os fatos históricos do estado

 Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;

 Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;

 Registrar informações pessoais;

 Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas


EIXOS

CONTEÚDOS

História das organizações populacionais

 Origem do Estado.

 Populações locais (indígenas)

 Organização do espaço,

 Os indígenas no RN,

 Colonização do RN.

Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais.

Organizações Políticas e Administrativas

 Ocupação do espaço do RN,

 Confederação dos Índios Cariris,

 Revoltas pela Independência

 Abolição dos escravos Brasil e RN,

 Governos do estado do RN,

 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Os povos indígenas do Brasil

 Descobrimento

 Os povos africanos

 Origem do RN: população e colonização

 Organização do espaço do RN.

2º BIMESTRE

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais

3º BIMESTRE

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais

4º BIMESTRE

 Abolição dos escravos Brasil e RN,

 Governos do estado do RN,

 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA
OBJETIVOS

 Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;

 Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

 Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 Conhecer o Estado – lugares e sociedade;

 Identificar os limites e governo do Estado;

 Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;

EIXOS

CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais

 A construção do espaço do RN

Espaço geográfico do RN

 Natureza, economia do RN

Cartografia

 Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.



1º BIMESTRE

· A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos

- Oceanos e continentes

· A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel

· A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização

2º BIMESTRE

· A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo

3º BIMESTRE

· A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN.

4º BIMESTRE

 O RN: natureza e economia

ARTES

OBJETIVO

· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

EDUCAÇÃO FÍSICA.

OBJETIVO

· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS

· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)

As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.

- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;

- Iniciação aos jogos esportivos;

- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização

ENSINO RELIGIOSO

As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola

HISTÓRIAS SUPER LEGAIS .... COM MOVIMENTO CORPORAL !!!!

HISTÓRIAS GINASTICADAS

LEÃO E O RATO
Certo dia o rato saiu da toca correndo.(correr)
Muito assustado estava o rato pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e começou a tremer. (tremer) 
O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum
e deixou que ele seguisse seu caminho.
Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo
não conseguia sair. (movimentar o corpo inteiro). 

Fez força (movimento de empurrar), rugiu furioso mas de nada adiantou.
O rato que naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e resolveu
roer as cordas da rede com muita paciência.
Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a dar pulos de alegria(saltar).

Saltou tanto que começou novamente a ficar cansado, 
tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar bem devagar). 
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e prometeram sr amigos para sempre. 

DORMINDO NO RECREIO
Dei esse nome a brincadeira pois os pequenos a adoram. Alunos deitados
em colchonetes (esses meus colchonetes são muitos simples e eu mesma
fiz- E aquele papelão que vem forrando geladeiras, ou outro móvel
grande. Eu forrei o papelão com TNT colorido)
As crianças deitam nos colchonetes e são convidados a dormirem. Com
a ajuda do professor vão imaginando diferentes formas de dormir:
-com cobertores pequenos, que não conseguem cobrir todo o corpo
- encolhidos  - esticados  -com calor  - com frio  - roncando  - sonhando   - com pesadelo  -  tranquilos 

 
EXPLORANDO A TERRA
Vamos sair pelo mundo para conhece-lo melhor?
_Que lugar montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços e pernas). 

Muito cuidado para não cair..Ufa! Conseguimos. 
Que bela vista temos daqui do alto (colocar a mão sobre a testa)
_Olhem o mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com
cuidado.
_Agora vamos correr até a praia? (correr)
_Chegamos. Oba! Todos para a água...(nadar)
_ Ufa, que cansaço! Vamos descansar? (sentar)
_Vejam... conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos)
_Quantas pedras no chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)
_Vejam, uma barraquinha> Vamos chupar um sorvete!
_Estou sentido um cheirinho de cachorro quente (exercícios respiratórios)
Eu estou com fome. Vocês também? Depois de toda essa aventura, que tal uma balinha?
(dar a cada criança um balinha com um cartãozinho de incentivo). 

O GATINHO PIPO
Era uma vez um gatinho chamado Pipo.
Um dia ele acordou com muita preguiça.(esticar braços e pernas)
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama. 

Ele saiu correndo para atender a mamãe.(correr)
Saiu com tanta pressa que bateu com o pé na mesa (pular num pé só). 
Depois que o pé parou de doer, ele saiu a passear(quadrupedar) 
e não prestou atenção nos carros que passavam, 
quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás (quadrupedar para trás). 
Pipo ficou nervoso e começou a tremer(tremer).
Voltou correndo para casa.(quadrupedar correndo) e se deitou novamente(deitar).
Pipo aprendeu a lição e agora cada vez que si a rua olha para todos
os lados(movimento do pescoço)


CHAPEUZINHO VERMELHO
Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia ela pediu a mamãe para levar flores para a vovó que morava no bosque, Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina).
 Ela olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e começou a imitá-los (correr movimentando os braços).
Chapeuzinho Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração)
Quando Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos.
Ela trepou na árvore.. Vamos trepar também? (fazer o movimento)
 Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas.
Começou a apanhá-las. (abaixar)
 Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração).
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras (saltar várias vezes),
logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos, então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr).
O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção de pedrinhas (agachar e levantar)
 e começou a jogar no lobo (flexão dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxaros músculos-boneco de mola)
Chegou na casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
- Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar)
e começaram a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha 
Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha
Dormirei contente.”

A FUGA DO PALHAÇO
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo. Resolveu, então, fugir para uma floresta. Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho
. O palhacinho começou a empurrá-la. Empurrou, empurrou (empurrar)
até que ela saiu do caminho. Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador
( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito) ,
depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo.
 A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar),
sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo.
Resolveu, então, fugir para uma floresta.
Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)
Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)
No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele
pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)
Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho.
 O palhacinho começou a empurra-la. Empurrou, empurrou (empurrar)
até que ela saiu do caminho.
Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar.
O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)
Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imita-lo. (saltar como um canguru.)
Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador ( pular e bater com os braços)
Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o  outro (pular com o pé direito) ,
 depois só com o pé esquerdo (pular  com o pé esquerdo).
A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com  medo.
 A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.
Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.
Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar),
sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)
O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).
Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.
O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono.
Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração). 

 FONTE : http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2011/12/historias-ginasticadas.html
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PROJETO RECICLAGEM...



JUSTIFICATIVA

Diante da imensa carga de sucata que são jogados aleatoriamente na natureza toneladas que empobrece cada vez o nosso planeta.
Partindo dessa idéia o reaproveitamento vem mostrar que o lixo pode se, transformar, em brinquedos, objetos de forma prazerosa sem custo.
Para tanto o principal objetivo é dar a cada criança oportunidade de desenvolver a sua habilidade motora, intelectual e social.

Objetivo Geral

 Compreender a importância do processo de reciclagem, onde os alunos irão fazer o reaproveitamento de vários materiais, fazendo brinquedos e jogos onde auxiliará na aprendizagem da leitura e escrita.

  Objetivos Específicos.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Desenvolver a coordenação motora e sua habilidade.

Fundamentação  teórica



 O lixo nosso de cada dia



Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz ao meio ambiente?




            A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo.


            O lixo que um bairro, uma cidade ou nação produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Por exemplo, cidades e países industrializados produzem grande quantidade de lixo inorgânico. Já nas nações em desenvolvimento, nas pequenas cidades do interior, nos povoados, assentamentos rurais e nas fazendas, grande parte do lixo produzido é de origem orgânica.


            Para quem não se recorda vale lembrar que o lixo orgânico é aquele originado de quaisquer seres vivos, animais e vegetais, que são facilmente decompostos pela natureza. Restos de comida, restos de frutas e verduras, restos de plantas (folhas, galhos, pedaços de madeira, serragem etc.) são alguns exemplos de lixo orgânico. Por outro lado, o lixo inorgânico é aquele que resulta de produtos industrializados (plásticos, vidros, metais etc.), que, em geral, são de difícil decomposição pela natureza, mas que podem ser reciclado pelo homem.


            O  lixo que produzimos pode ser classificado em quatro grupos :



(1)           Lixo domiciliar, produzido nas residências, tais como restos de alimentos e sacolas plásticas;
(2)           Lixo comercial, produzido nos estabelecimentos comerciais como lojas, butiques, mercearias etc.;
 (3)   Lixo industrial, produzido nas indústrias, como por exemplo, restos de matérias-primas e subprodutos da produção; e


(4)  Lixo hospitalar, produzido nos hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios e farmácias.




            O entendimento dos tipos de lixo e suas classificações é importante, pois à cada um deles deve ser dado uma coleta e destinação diferenciadas.


Existem muitas formas de tratamento do lixo, entre as quais:



(a) aterro sanitário,
(b) incineração,
 (c) reciclagem


 (d) compostagem.




            O “ aterro sanitário” é a forma mais comum usada para destinar o lixo no solo. Ele consiste em espalhar e dispor o lixo em camadas cobertas com material inerte (em geral, terra e cascalho). Junto com essas medidas são construídos sistemas de drenagem para os gases (metano etc.) e líquidos (conhecido como chorume), de forma que não ocorra a poluição do meio ambiente.


            A “ incineração” consiste na queima controlada do lixo em fornos especialmente projetados para transformá-lo em cinzas. É um processo de desinfecção pelo calor, pelo vapor e pela água em elevadas temperaturas, sem a intervenção do trabalho manual. A incineração possui algumas desvantagens, tais como: alto custo de instalação e manutenção da usina de incineração; os gases emanados da queima do lixo são altamente poluentes; e para esse tido de tratamento há a necessidade de mão-de-obra qualificada.


            A “reciclagem” é a transformação do lixo em matéria-prima. As vantagens econômicas, sociais, sanitárias e ambientais da reciclagem são amplamente reconhecidas, sendo algumas delas: diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado; economia de energia; e geração de empregos, através da criação de indústrias recicladoras.


A “compostagem” é o método de tratamento da parcela orgânica existente no lixo. O processo de compostagem consiste na transformação de restos de origem vegetal ou animal em adubo a ser utilizado na agricultura e jardinagem, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A compostagem possui várias vantagens, como por exemplo: aumento da vida útil do aterro sanitário; aproveitamento agrícola da matéria orgânica, a usina de compostagem pode ser artesanal, utilizando mão-de-obra e instalações de baixo custo; além de ser um processo ambientalmente seguro.


            Nenhuma dessas quatro formas de tratamento deve ser vista como algo milagroso, capaz de solucionar todos os problemas relacionados ao lixo.


Na escolha do modelo de gestão do lixo, todos os setores da sociedade devem participar. Nós não devemos deixar só a cargo da Prefeitura ou do Governo Estadual decidir qual será o destino do lixo que produzimos, pois a má gestão da coleta e destinação final do lixo afeta a todos indistintamente.


            A participação coletiva nas ações e trabalhos que envolvam políticas públicas como o tratamento do lixo é fundamental, mas, além disso, cada um de nós deve também estar disposto a contribuir individualmente através de pequenos gestos diários, tais como: não jogar lixo nas ruas, praças, praias e demais áreas públicas; não pichar monumentos, muros ou fachadas de residências e estabelecimentos comerciais; depositar o lixo somente nos locais indicados pela prefeitura. Essas são algumas pequenas ações que podem fazer grandes diferenças para nossa vida e para o meio ambiente.





Reciclar
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagem
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
 Símbolos da reciclagem por material
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.

Exemplos de Produtos Recicláveis

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura de vários textos informativos: “Roda de conversas”.
  •  Ilustrar um ambiente não poluído.
  •  Ilustrar um ambiente poluído.
  •  Confecções de porta-retratos utilizando jornal em canudos e papelão.
  •  Visitar o local que imprensa o lixo coletado separadamente.
  •  Construir brinquedos de caixa de fósforos, creme dental, caixas de remédios.
  • Bichinho de sucata com cartela de ovos.
  • Convite para as mães.
  • Como fazer pufe com garrafa, papelão, fita transparente, barbante, espuma e tecido para acabamento.
  • Jogos de boliche.
  • Problemas usando as sequências dos jogos de adição e subtração na oralidade.
  • Sequênciar as latas de refrigerante em ordem numérica de 1 a 35. Até chegar o grupo vencedor (grupo de 6 pessoas).
  • Dobraduras: construção de flor com papel de bombom, balas, pirulito.
  • Construir bilboquê com garrafa, barbante, jornal, fita adesiva colorida e tesoura.

Recursos Materiais:

·         Tesoura,
·         Caixas de remédio,
·         Cola branca,
·         Cola quente,
·         Pistola de cola quente,
·         Barbante,
·         Latas,
·         Garrafas,
·         Jornais,
·         Caixas de papelão,
·         Caixas de fósforo,
·         Papel sulfite,
·         Lápis de cor,
·         Tinta guache,
·          Pincel.
·         Visita á associação dos catadores de lixo em campo verde.
·         Elaboração de questionário para trabalhar a oralidade das crianças;

  Recursos humanos:

·         Alunos,
·          Professores,
·          Mães
·          Coletores de material reciclado,
·         Artesãos.


Anexos