"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 4 de abril de 2016


Jogos educativos

   Os jogos educativos de sucata são uma ferramenta eficaz na aprendizagem. Além de serem ótimos presentes criativos, ajudam na motivação do aluno, contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos, na aquisição de certas habilidades, pois muitos possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.
   A forma de ensinar é lúdica, não sendo cansativa e ajuda despertar o interesse. Influencia não só o processo intelectual, cognitivo, mas também as relações sociais e as maneiras de agir diante das coisas. Saiba um pouco mais sobre a importância dos jogos educativos, os diversos tipos existentes, algumas dicas de jogos para aplicar em sala de aula.



A matemática sempre foi um desafio para a maioria dos alunos, os jogos facilitam o processo de aprendizagem 




                                                     
                                  E os desafios continuam na Língua Portuguesa
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                







Brinquedos Criativos

Pode parecer apenas um momento em que a criança se distrai e se entrega à descontração. Mas as atividades lúdicas têm um papel ainda mais importante na vida dos pequenos, elas incentivam as crianças a desenvolver criatividade, aprendizado, equilíbrio e coordenação. “É por meio dessas brincadeiras que a criança desenvolve a fantasia e cria uma identidade própria”, disse Maria Lúcia Piva Lima, psicóloga clínica especialista no atendimento de crianças e adolescentes, de Jaú


Vamos brincar de vai e vem?



Que tal contar lindas historinhas com um cachorro feito de saco de pão?







Vamos lá! Fazer um passeio com o  carrinho novo feito com vidro de shampoo e tampinhas de garrafa pet. 










A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta percepção identificam-se algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e a memória, sendo assim parte do processamento auditivo que envolve a investigação do sinal acústico integrando a informação em modelos. Diferente dos nervos ópticos, a audição não suporta estímulos desagradáveis, ou seja, caso o ouvido for exposto a intervalos dissonantes tem-se a impressão de que esta errado, que não é belo ou em casos extremos uma peça dissonante pode causar irritabilidade ao ouvinte.

Atividades para estimular esta área:


As atividades que envolvem a percepção auditiva agem, além do estímulo auditivo em si, no desenvolvimento de diversos aspectos cognitivos, tais como criatividade, memória, linguagem, e tantos mais que o terapeuta possa explorar, dependendo do objetivo previsto.

Muitas atividades podem ser utilizadas não somente com crianças, mas também com idosos, especialmente no estímulo da memória.

- Com objetos sonoros (chocalhos, latas com pedrinhas, sons onomatopaicos, ruído do ambiente, músicas), treinar e localizar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons.
- Jogos de rimas.
- Treinamento de ritmo (através de marcha, palmas e dança, etc).
- Jogos de palavras que iniciam com o mesmo som.
- falar, escrever ou ainda desenhar o som ouvido.
- contar uma história ou elaborar uma frase baseada no som (ou sons - pode mostrar por exemplo 5 sons e pedir que se desenvolva uma história).
- mostrar alguns sons e pedir posteriormente que identifique na ordem os sons ouvidos
- identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
- procurar a fonte de onde se origina determinado som.
- brincar de cobra cega.
- tocar instrumentos musicais.
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO:
 BINGO DOS SONS INICIAIS
 CAÇA-RIMAS
 DADO SONORO
 TRINCA MÁGICA
 BATALHA DE PALAVRAS
 BINGO DA LETRA INICIAL

Esta caixa com dez jogos de alfabetização, foi disponibilizada pelo MEC em 2012 para as escolas com turmas do ciclo de alfabetização. Um manual didático para o professor, sobre o uso pedagógico de cada jogo, acompanha o conjunto.


BRINCADEIRAS:
MORTO-VIVO
**Organizar uma fileira, onde cada criança deverá ficar ao lado da outra. Todas deverão seguir as ordens ditadas pelo professor:
__ Vivo (ficar em pé), Morto (ficar abaixado ou de croque).
**A criança que executar as ordens de maneira contrária deverá sair da brincadeira.
**Vencerá a criança que permanecer até o final da brincadeira, executando as ordens de maneira correta.

O TAMBORIM – envolve Matematica
MATERIAL: fichas com números de 0 a 9
**O animador desta brincadeira pode ser uma criança diferente a cada dia.
**Ele escolhe um número extraído do domínio das crianças. Cada uma das demais crianças têm em sua carteira (dispostas em círculo) algumas etiquetas com algarismos de 0 a 9.
**O animador bate em seu tamborim (que pode ser um tambor ou objeto qualquer) uma vez ou duas vezes, assim por diante.
**O tamborim é abaixado e os alunos devem levantar a etiqueta, com o número correspondente às batidas efetuadas.
VARIAÇÃO: os alunos escrevem um número de 0 a 9 no caderno se acertar as batidas do tamborim, ganha um ponto.

BOM DIA (Boa Tarde)
Alunos em círculo, de mãos dadas, no interior um colega de olhos vendados.
O círculo rodará para a esquerda ou para a direita. O jogador do centro bate os pés e todos param. Ele apontará para círculo e o indicado dirá: Bom Dia. O do centro terá que reconhecer pela voz, dizendo seu nome.
Em caso de erro em o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando será substituído pelo jogador indicado, e assim seguirá o jogo.
VARIAÇÃO – tentar reconhecer os colegas tateando-lhes o rosto.Um jogador de olhos vendados e outro com uma sineta, os dois dentro do círculo, o jogador da sineta bate-a e o de olhos vendados tenta pega-lo.

*O QUE CAIU, E ONDE?
Alunos divididos em duas equipes, uma de números pares e outra ímpares.
Colocar o círculo em ordem numérica crescente.
Todos de olhos vendados, o orientador deixa cair um chocalho e chama a atenção para o som que produziu, quando o chocalho cair novamente ele chamará dois alunos um de cada equipe, ex: o 3 e o 10, que deverão com os olhos vendados, sair do círculo e procurar o chocalho.
Nesse momento todos retiram a venda para acompanhar o trabalho realizado pelos colegas.
Quem encontrar o chocalho primeiro ganha 1 ponto para sua equipe.

ATIVIDADES de Registro:










Os Novos Rumos da Psicopedagogia no Brasil


A Importância de se Preparar para
“Os Novos Rumos da Psicopedagogia no Brasil”

As queixas de dificuldade de aprendizagem em crianças na idade escolar têm aumentado muito nos últimos anos. Isso exige que o profissional de psicopedagogia busque mais conhecimento para acompanhar as novas descobertas científicas. Sem falar, é claro, que todo campo de estudo precisa ajustar-se às novas descobertas científicas; assim, o mesmo ocorre com a Psicopedagogia, visto que está se ajustando a cada dia às novas descobertas e buscando novos métodos de avaliação, intervenção e prevenção, para facilitar a aprendizagem e incluir o sujeito com dificuldade de aprendizagem na sociedade.
Pensando em promover mais conhecimento, o Instituto Sinapses e o Centro Terapêutico Macêdo (CTM) organizaram o I Simpósio de Psicopedagogia em Brasília, com temas como: Funções Executivas, Neuroplasticidade, Sistema Sensorial e Neuroaprendizagem, Inteligência Emocional, Psicomotricidade e Aprendizagem, Síndrome de Down e Inclusão bem como “Os Novos Rumos da Psicopedagogia no Brasil: O Trabalho do Psicopedagogo nos diferentes Ambientes de Trabalho”.
O Simpósio é uma oportunidade de trocar conhecimentos que ajudarão no cotidiano do trabalho do psicopedagogo. Por exemplo: Por que a psicomotricidade é importante na aprendizagem? Porque é base para o processo intelectual e da aprendizagem; promove o equilíbrio do corpo, o desenvolvimento do sistema motor por meio da escrita, da percepção da lateralidade, da orientação temporal e outros. As Funções Executivas são essenciais para executar planejamento, tarefas, para desenvolver o equilíbrio emocional e psicossocial, que são o conjunto de habilidades importantes para a qualidade de vida do indivíduo; sua disfunção provoca vários transtornos, quais sejam, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as diversas dificuldades em relacionamentos sociais.
As Dificuldades de Aprendizagem estão relacionadas à Disfunção Sensorial, Cognitivas, Emocionais e Neurológicas. É fundamental saber como o cérebro aprende, como reaprende, como ocorre a plasticidade cerebral e como se deve utilizar esse conhecimento para promover a aprendizagem. Também é de suma importância conhecer como as emoções favorecem ou bloqueiam a aprendizagem, o papel da Dopamina nas emoções e na promoção de aprendizagem humana.
Todos esses temas são relevantes para a atuação dos psicopedagogos e, por isso, serão abordados no I Simpósio de Psicopedagogia no Distrito Federal, organizado por diretores do Sindicato de Psicopedagogia do Brasil, que tem como objeto ampliar a capacitação dos psicopedagogos e oferecer um serviço de qualidade ao paciente.
As vagas são limitadas, por isso, não perca tempo!
Faça sua reserva!
A Presidente do Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil (Sindpsicopp-br) palestrará e lançará seu livro, Empreendedorismo na Psicopedagogia: Como Montar e Gerenciar sua Clínica Psicopedagógica.
Vamos construir uma carreira pautada no conhecimento e na troca de experiência!
Esperamos por vocês!

Pp. Clélia Macêdo

Jogos e Atividades


Trabalha coordenação motora, linguagem e sílabas. 

Material:Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e números.

  • Psicomotricidade (movimento,corpo,coordenação motora);
  • linguagem Fonética;
  • Linguagem Silábica;
Sugestão: pode ser usado tampinhas de cores variadas onde você poderá trabalhar cores .



Classificador

Material:Eva preto - grosso, ou pode ser sola de sapato, e pregadores de roupa de madeira. 
Objetivos:
Psicomotricidade(coordenação motora);

  • Quantidades, Cores, classificação.
Sugestão: pode ser usado vários de figuras de cores variadas onde você poderá trabalhar cores também, este jogo também pode ser usado com números, figuras e sílabas, somente sílabas para formar
palavras.





Quatro Operações

Material:Cartolina e pregadores de roupa madeira ou de plástico (coloridos) 
Objetivos: Este jogo pode ser usado de forma bem variada, usando todas as operações matemática.

  • Psicomotricidade (coordenação motora);
  • Lógica e noção de quantidade;
  • Cores;
  • Operações matemáticas-adição,subtração, divisão e multiplicação;
Sugestão- A operação e os números usados devem ser de acordo com a idade e série da criança.





Material:Botões ou EVA, papel cartolina ou xamex branco;
Objetivos: Este jogo pode ser até como uma lembrancinha de atividade como o dia do livro, dia da alfabetização ou até mesmo um trabalho de artes.

  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • linguagem Fonética;
  • Letras do Alfabeto
Sugestão: pode criar vários tipos deste brinquedo com números, alfabeto maiúsculo, minúsculo , vogais, nome do aluno, como também outros temas trasporte , higiene , etc.
inová-los é sempre necessários modificando materiais e formatos. 





Material:Eva,cartolina, papel cartão, figuras impressas.
Objetivos:Temos aqui vários tipos de dados, excelente para trabalhar com o ensino infantil ao 3º ano do ensino fundamental.

  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • Cores, números, quantidades, letras e figuras, animais, cores, objetos, frutas;
Nesta atividade temos uma variedade de objetivos e uma gama de oportunidade que pode ser criada. Dados de vários tamanhos, para criança jogar, classificar, identificar e um tapete com rostinhos para trabalhar afetividade, cores e sequência.





Material:Borracha de silicone (geralmente comprado em lojas de vendas a varejo de materiais de produções de sapatos e chinelos) papel cartolina ou papel cartão..
Objetivos: Trabalhar quantidades e conhecimento númerico.

  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora e equilíbrio);
  • Números, cores, quantidade.
Sugestão- podem ser usados diferentes cores de silicone, na imagem parece EVA mas não é o chamado de Borracha de Silicone de 5mm.





Material:2 dados, massinha de modelar , meia caixa de ovos;
Objetivos
Psicomotricidade(coordenação motora fina);

  • Números, cores e quantidade;
  • Classificação, ordem, sistema decimal, etc.
Sugestão:Este jogo pode ser trabalhado até o 5º ano, mudando apenas os números que vc clocará no fundo, uma sugestão é  que o número não seja desenhado mas sim feito em uma folha separada e apenas colocada no fundo, porque o facilitador poderá mudar quantas vezes quiser.Pode ser trabalhado em grupos ou individual, ou seja cada aluno pode montar o seu joguinho e levar para casa.




Material: Números feito de Eva, silicone ou borracha, massinha caseira ou massa de modelar fabricada, palitos de dentes.
Objetivos:Noções de Quantidade.

  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora);
  • Quantidade e números;
Sugestão:a variação dos números dependerá da série  e idade da criança.






Esta é outra atividade que pode ser feita com pregadores. Também trabalha a psicomotricidade da criança. Você pode variar os desenhos para estimular a imaginação do aluno ( ou sujeito de intervenção). Os pregadores de madeiras também são excelentes para serem usados porque são de baixo custo e de fácil colagem vc pode usar uma variedade de atividades.




Nesta atividade (também com pregadores, mas coloridos desta vez) está abordando reconhecimento de letras e figuras. Pode ser feita tanto na intervenção psicopedagógica,quanto na sala de aula, principalmente com crianças que tenham dislexias, pois nesta atividade o mediador FALA o nome da letra e da figura e a crianças( sujeito aprendente) vai identificar (a partir do que ela ouve) a letra e a figura correspondente. Outro detalhe interessante desta atividade é que ela sugere pregadores divertidos que vai despertar mais interesse na criança.(Já este pregadores decorados não são indicados para crianças com déficit de atenção porque podem retirar sua atenção para o objetivo da atividade).

Retirado do Blogger Psicopedagogiando


Jogos Educacionais para Crianças Autistas


O projeto Autism Games é uma colaboração entre a Multimedia Swinburne University Design Program, Bulleen Heights Specialist School, Awinburne Autism Bio-Research Initiative (SABRI) e o National eTherapy Centre (NeTC). O objetivo deste projeto é ajudar crianças com autismo moderado a grave a desenvolverem habilidades de vida independente.
Criado por mais de 80 alunos 8 professores e 10 especialistas em autismo, o projeto representa mais de 16 mil horas de pesquisa e desenvolvimento.

O projeto Autism Games integra dois sites: 
  •  AutismGames -   para pais e professores com instruções sobre como usar os jogos e seus objetivos;
  •  WhizKidGames - com os jogos para as crianças. 

Jogos para Crianças Autistas



Jogo desenvolvido para crianças autistas entre cinco e nove anos  permite à criança associar nomes e imagens de objetos, ampliando seu vocabulário. Também pode ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o to