"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 7 de abril de 2016

 brinquedos abaixo foram feitos a partir de material reciclado, pelas alunas
 do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.








Criação e desenvolvimento:



n

Robô feito com sucata ou material reciclado - brinquedo com sucata



                                  Robby: Criação Robótica através de Material Reciclado




A professora de Informática Educativa Catarina Peres sugeriu aos alunos a apresentação de um trabalho que compreendia a construção de um objeto através de material reciclado, que retratasse o tema Robótica, e a elaboração de um relato no Word, com a descrição da atividade proposta.

Luciana escolheu construir um robô, pois, como todos nós sabemos, os sistemas robotizados fazem parte da nossa sociedade e a interação homem X máquina se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano. 





       Os robôs são criações fantásticas desenvolvidas pelo homem a serviço do próprio homem.

Robby foi construído com a utilização de uma caixa de leite vazia para fazer o corpo, embalagem de geléia de mocotó para a cabeça, potes de Yakult para os braços, tampinhas para as mãos, garrafinhas de Nescau líquido para as pernas, sobras de e.v.a para os pés, botões para os olhos, canudinho plástico para a boca, mola de caderno para o cabelo, potinhos de geléia para as orelhas, papel alumínio para a vestimenta. Todas as partes foram coladas com cola quente.


Acredito que a experiência de montagem de um objeto através de material reciclado é muito interessante. Trata-se de uma atividade que, além de divertida, pode proporcionar aos alunos a conscientização da importância da reutilização do lixo. Trabalhar com sucata também ajuda os alunos a desenvolverem a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo.

Ao participar de um projeto de trabalho como o da construção de um objeto através de materiais reciclados, o aluno tem a possibilidade de envolver-se em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas, trata-se de uma intervenção pedagógica que dá à atividade de aprender um novo sentido, ou seja, o aluno constrói conhecimento através de uma atividade realmente significativa.

Márcia Esquivel Guerra.



Quebra-cabeças feitos com palitos de picolé atividade para dia das bruxas ou Halloween!

Esta atividade é interessante para os dias de Halloween ou Dia das Bruxas. 

É uma atividade fácil de fazer e divertida!

Veja como ficarão os quebra-cabeças:



Para cada quebra-cabeça, use 6 palitos de picolé.

A imagem abaixo mostra pintura com tinta spray.

Aconselho, porém, que a própria criança pinte os seus palitos, unidos.
Isto para ela é prazeroso. A criança gosta de construir seus próprios brinquedos.



Prenda com uma fita adesiva para facilitar:


E depois de secos, com caneta preta permanente faça os desenhos.


                              





Pronto, ficam lindos e interessantes!




Guarde para o próximo ano em caixinhas ou saquinhos.







Idéia e criação de:



Brinquedo com sucata: caneca ou xícara feita com reciclagem de rolinho de papel higiênico

Veja que lindas estas canecas ou "xícaras" de brinquedo. Elas foram feitas apenas com simples rolos de papel! 


Basta seguir o passo a passo das fotos. É uma boa sugestão de atividade para a semana da criança.



Veja o pap abaixo:




Recorte o rolinho, retirando o que será a alça.

Faça 4 cortes na parte maior do rolo, dobre e forme com isto o fundo. Cole.





Recorte o círculo menor de papelão ou alça e cole, unindo-o ao corpo da caneca já montado.

Agora você pode pintar ou decorar como quiser!



Créditos:






Brinquedo feito com sucata: carro com rolinho de papel

Para a criança é muito prazeroso fazer com as próprias mãos. Por isso mesmo, sempre que possível, devemos permitir que ela trabalhe, participe.

Aqui vamos fazer algo bem simples: um carrinho com rolinho de papel e tampinhas.


Será preciso:  1 rolinho de papel, papel cartolina da cor desejada, tesoura, cola, 4 tampinhas plásticas, eva e olhinhos desenhados ou plásticos.



Encape o rolinho no papel colorido e cole.
Faça dois cortes laterais.
Agora faça o recorte de um quadrado no centro.
(Os cortes podem ser difíceis para crianças muito pequenas)






Faça o motorista com retalhinhos de EVA ou recorte um rostinho de revista ou 
ainda utilize um desenho da criança.




Cole as rodinhas.



E pronto, o que era lixo virou brinquedo!



Brinquedo com sucata: centopéia feita com rolos de durex usados muito colorida!

Gente, que felicidade! O Espaço Educar está na Revista Na Mochila deste mês!

Fizemos uma centopéia com rolos de durex usados. Veja abaixo a dica e aproveite, é muito colorida e fácil de fazer! um lindo brinquedo de sucata  para os pequenos!






1 - Pra começar você vai precisar de rolos de fita adesiva, tinta de várias cores, pincel, cola quente, olhos, tampinha pet, palito de churrasco e lacinho.

2 - Recorte 05 tiras de EVA para encapar os rolos.

3 - Eles também podem ser pintados com a tinta colorida.

4 - Una os rolos com cola quente ou amarre com barbante. O último rolo que vai ser a cabeça da centopéia deve ser amarrado mais alto que os demais.

5 - Faça dois furos no rolo da cabeça e encaixe os palitos já pintado para fazer as antenas. Agora cole os detalhes dos olhos, os lacinhos e a tampinha que vai ser a boca. Está pronta sua centopéia feita com rolos de fita adesiva reciclados!


Veja abaixo o passo a passo na página da Revista Na Mochila e se desejar ver a revista na íntegra, clique aqui!


O Espaco Educar agora é www.espacoeducar.net







Brinquedo com sucata: Jogo de chá feito com caixa de leite, papelão e potes de iogurte reciclados!

Veja que charme! Para confeccionar este jogo de chá de brinquedo você só precisará de
eva,
 papelão,
copinhos de iogurte limpos e secos,
caixa de leite e
cola quente.







Não é necessário molde, basta cobrir a caixa de leite e improvisar uma alça com papelão e eva!
Estes mimos são arte e criação da Silvana.


Jogos e Brincadeiras

     Bi e Tridimensão  

Dimensão – É a porção de espaço ocupada por um elemento.

I - Bidimensão – Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura.

Quando desenvolvemos algo em bidimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: 
– Desenho (bidimensão) - lápis preto, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e marcadores permanente.

Desenho com canetinha preta






– Recorte e colagem plana ou Montagem plana (bidimensão) – papeis, tecidos, EVA, jornais, revistas, fotografias, etc + tesoura e cola como materiais auxiliares.

     Colagem com papéis sobre fundo de papel azul. Círculo preto + papéis coloridos.






-  Pintura (bidimensão) – guache, pintura a dedo, tinta a óleo, tinta nanquin, tinta acrílica, tinta de tecido, etc.

Pintura com tinta de tecido desenvolvido pelos alunos de período integral da Pref. Municipal de Cruzália Pta – SP - 2009





II - Tridimensão – As esculturas, modelagens e construções apresentam três dimensões: altura, largura e profundidade.

Quando desenvolvemos algo em tridimensão geralmente trabalhamos com: escultura, modelagem, sucata, armação e papietagem ou papelagem, etc.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: argila, papel mache, sucata (todos os tipos, principalmente caixas vazias, embalagens plásticas e papelão), jornais, arames, tintas, fitas adesivas, cola quente, palitos de sorvete, churrasco, tesoura, estilete, grampeador, etc.



Desenvolvido pelo aluno Paulo Romão – 5º ano – Pref. Municipal de Cruzália Pta - SP




Objetivos da bi e tridimensionalidade
Entender a diferença entre algo bidimensional e tridimensional. 
Desenvolver a observação com o intuito de criar a partir dos materiais existentes.
Fazer as representações bi e tridimensionais com diferentes materiais e técnicas, expressando-se de forma criativa.


Materiais – Dicas
Lápis de cor e giz de cera - Para iniciar um desenho é importante que o aluno tenha o material em bom estado de conservação, isto é, os lápis pretos ou coloridos, devem ser apontados. A base onde o desenho será feito deve ser compatível com o material que será utilizado sobre ela, isto é, se for uma base muito lisa e brilhante, os lápis de cor ou giz de cera não pintam. Por mais que o aluno passe o lápis ou giz sobre a base, esta não ficará pintada como se deve.
Canetinhas - Quando for utilizar canetinhas, utilize as “Big Canetas Hidrográficas”, elas proporcionam traços finos, médios e largos, fazendo com que o resultado do trabalho seja mais estético e criativo.
Pintura a dedo - Ao utilizar a pintura a dedo, sempre que for mudar de cor, limpe o dedo para que uma cor não interfira na outra.
Guache - Para trabalhar com guache é importante ter um pratinho do lado para clarear ou escurecer a tinta sempre que necessário.
Colas - Para desenvolver trabalhos com recorte e colagem, tenha sempre tesoura sem ponta e cola de acordo com o material a ser colado, isto é:
- cola bastão para crianças pequenas e trabalhos realizados com papéis mais finos.
- cola branca ou transparente para crianças maiores e trabalhos realizados com papéis de gramatura maior (90 para cima).
- cola de isopor para trabalhos feitos com placas de isopor ou bandejas.
- cola de EVA – cola para colar trabalhos com EVA – As crianças deverão ser orientadas para utilizar pouca cola para que o acabamento fique melhor e a secagem seja mais rápida.
- cola para tecido (Super Cola Pano) – cola para colar tecidos e TNT.
f) Sucata -  Ao trabalhar com sucata é importante que as crianças saibam que, para iniciar um trabalho, é necessário que as sucatas estejam muito limpas. Separe as sucatas por tipos, caixinhas vazias, embalagens plásticas, arames pela grossura, papéis, tintas, etc. A partir do momento que o material está organizado e o tema definido, o aluno deverá observar todas as sucatas e planejar o que ele vai fazer e qual o material será necessário. Escolher as sucatas, pensar como juntá-las, realizar a junção. Encapar ou pintar, isso vai depender do que está sendo representado. Dependendo do material, é necessário passar uma demão de Base branca acrílica para artesanato ou Primer e, só depois de seco, é que a criança deverá pintar com gauche, tinta acrílica, plástica ou PVA.
Tema – Girassóis (Van Gogh)

Bidimensão – Pinte o fundo com Acrylic Colors marrom na parte inferior (1/3) – técnica de pintura deslizada e azul e branco na parte superior (2/3) - técnica das batidinhas. 
Pinte com a mesma tinta em tons de rosa (pintura deslizada) o vaso. 
Pinte com a mesma técnica e o mesmpo tipo de tinta verde, as folhas, Coloque porções de tinta amarela e puxe com a ponta do dedo para formar as pétalas. Pinte os miolinhos com a tinta marrom e, finalize com Crystal Cola Metallic ouro.



Tridimensão – Flores - Marmorize o papel sulfite com Tinta Nanquin. Molhe o papel sulfite com água, jogue algumas gotas de Tinta Nanquin de cores diferentes e mecha a folha de maneira que as cores vão se misturando. Faça uma sanfoninha, una as pontas para montar os girassóis. Cole um círculo de papelão pintado de marrom e dê acabamento com Crystal cola.


Jogos e Brincadeiras

     Bi e Tridimensão  

Dimensão – É a porção de espaço ocupada por um elemento.

I - Bidimensão – Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura.

Quando desenvolvemos algo em bidimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: 
– Desenho (bidimensão) - lápis preto, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e marcadores permanente.

Desenho com canetinha preta






– Recorte e colagem plana ou Montagem plana (bidimensão) – papeis, tecidos, EVA, jornais, revistas, fotografias, etc + tesoura e cola como materiais auxiliares.

     Colagem com papéis sobre fundo de papel azul. Círculo preto + papéis coloridos.






-  Pintura (bidimensão) – guache, pintura a dedo, tinta a óleo, tinta nanquin, tinta acrílica, tinta de tecido, etc.



Vaso - Passe Primer numa embalagem de shampú e, depois pinte com Tinta Acrílica. Faça o arranjo de girassóis dentro do vaso. 








Tema – “O quarto” – Van Gogh

Bidimensão – Inspire-se na obra de Van Gogh “O quarto” e faça a sua obra. Utilize as cores que mais gostar e pinte com Guache se for sobre papel ou Tinta Acrylic Colors se for sobre tela.



Releituras feita pelas alunas Daniele e Cynthia da EE Fulvio Abramo – Prof. Silnara
Tridimensão – Faça os moldes dos móveis em cartolina, recorte em isopor ou EVA mais grosso. Cole as partes com Cola de isopor e espere secar. Passe Primer, espere secar e pinte com Guache ou Tinta Acrílica. Pinte os detalhes com a mesma tinta e monte o quarto com as cadeiras, mesinha e cama feitos em isopor ou EVA.


Trabalho desenvolvido pela prof. Fernanda Ap. Estefano Bortolazo, com os alunos do 1º ano do Colégio EAC de Capivari, em 2009





Tema – Regatas – Monet

Bidimensão – Pintura em tampa de pizza inspirada na obra de Monet “Regatas” – Pinte o fundo (céu, vegetação e mar) com Guache ou Tinta Acrílica (técnica de pintura chapiscada ou pinceladas). Recorte os barcos no papel color set e cole sobre a pintura. Faça as texturas com Crystal cola. 





Tridimensão – Pinte as duas partes da tampa de pizza com Guache ou Tinta Acrílica, sendo que uma das tampas representará o céu e a outra o mar (técnica das pinceladas). Faça vários barquinhos a vela de dobradura ou recorte papelão e pinte. Cole por trás de cada um palito de sorvete e “espete” no mar. Coloque o “céu” por trás do mar, encaixando as tampas. Está montada sua releitura tridimensional da obra “Regatas” de Monet.



Trabalho desenvolvido na capacitação de professores da Pref. Mun. de Paraguaçú Paulista – SP, no ano de 2009 – Curso de Capacitação de Professores em Artes - UNIEDUCA


Tema – Habitação

Bidimensão – Recorte em papel, formas geométricas de vários tamanhos, várias cores, lisos e estampados. Antes de colar monte a casa, vila ou cidade sobrepondo as partes que serão coladas. Depois que viu que esta do seu gosto, as formas estão proporcionais, as cores combinam entre si, você pode iniciar a colagem.





Tridimensão – Junte caixas de sapatos, leite longa vida ou outras de papelão. Cole-as com cola quente ou fita dupla face. Faça os cortes das janelas e portas com estilete. Com pedaços de papelão faça o telhado, áreas externas, muros, janelas, portas, etc. Pinte toda a casa, telhado e muros com Guache ou Tinta Acrílica da cor que preferir. Cole a casa já pintada sobre uma placa grossa de papelão. Recorte vários retângulos de papelão pinte com Guache para formar os tijolinhos e cole sobre as paredes da casa. Pinte as “telhas” e cole sobre o telhado. Corte quadrados e retângulos pequenos, cubra com revista colorida ou pinte com guache e cole sobre o papelão (chão)


Trabalho desenvolvido pelos alunos do 5º ano do Col. Municipal de Pedrinhas - SP 



Tema – Animais de grande porte

Bidimensão – Escolhido o animal que será representado bidimensionalmente, risque-o no papel colorido e rasgue sobre o risco. Proceda da mesma forma com os elementos que farão a composição do trabalho, isto é, chão, árvores, pássaros, borboletas, etc. Cole sobre a base (papel color set) e, com Big Canetas Hidrográficas finalize o trabalho. Se quiser, utilize a Crystal cola, pois o resultado é muito bonito.

Tridimensão – Separe Massinha Soft das cores do animal a ser representado. Vá modelando o corpo, cabeça, pernas, etc. Utilize as outras cores para fazer os olhos, manchas da pele, orelhas, etc.

Trabalho desenvolvido pelo aluno André Oliveira – 12 anos – Quatá - SP



Romero Britto trabalhado bi e tridimensionalmente

    Duas professoras trabalharam com seus alunos o mesmo projeto em cidades e estados diferentes. 

Bidimensional - A professora Floripes de Assis Duarte, de Botucatu – SP – Colégio Liceu Anglo Botucatu, trabalhou com seus anos do 9º ano A e B. Eles trabalharam com técnicas de pintura em tela. Utilizaram Tinta Acrílica, Marcador permanente, Crystal cola e Tinta Dimensional.
“Foi abordado o tema proposto em sala de aula e, para a tarefa de casa, os alunos fizeram uma pesquisa sobre o artista brasileiro Romero Britto para que os mesmos pudessem ter um primeiro contato e conhecimento sobre o estilo da pintura deste artista. Os alunos levaram o material pesquisado para a sala de aula, onde juntos, analisaram os tipos de linhas, cores e formas das obras. As pinturas foram produzidas em tela, onde os alunos expressaram sua criatividade interferindo nas cores, linhas e formas das obras pesquisadas. Foi feita uma exposição em sala de aula para uma breve análise desses elementos e posteriormente as pinturas vieram alegrar o ambiente da escola, onde todos (funcionários, professores, alunos, pais e visitantes) observaram os trabalhos e através desta observação também conheceram o artista brasileiro Romero Britto” – prof. Floripes Assis Duarte



Tridimensional – A professora Marianne Martins de Joinville – SC, trabalhou com os alunos dos 4ºs anos da E.B.M. Dr. Hercílio Malinowsky com o artista Romero Britto de maneira que os alunos modelaram esculturas com Papel Mache e, depois de secas, foram pintadas com Tinta Acrílica. As texturas foram feitas com Marcadores permanentes ou Crystal cola.
Os alunos amaram conhecer o artista brasileiro tão famoso no mundo todo pela sua pintura chamada de “Neopop”, um estilo que mostra cores vibrantes e composições ousadas, formas geométricas estampadas e contornos pretos.

Para o aluno Hans Thomas M. Hruschka foi muito legal a professora mostrar as imagens do artista e explicar a trajetória de Romero Britto antes de ser famosos. O aluno Klaivert Bibow descreveu que antes de esculpirem no papel mache, desenharam um esboço do que iriam modelar, recortaram o desenho e, após esticar a massa, com um palito transferiram o desenho e começaram a modelar a obra.
Depois de uma semana, pintaram as esculturas com cores alegres, fizeram os contornos das formas e as texturas. 

A professora Marianne M. G. S, Auburger, prof. de Artes da escola diz: “Busco sempre levar meus alunos a tomarem consciência da importância da Arte na vida do homem, Gosto de buscar como referencial a arte brasileira, o artista Romero Britto tem um traço artístico que agrada o público infantil. A equipe pedagógica acredita que na atualidade a leitura de imagem apresenta tanto valor quanto a leitura das palavras. Uma imagem tem muito a relatar e ser interpretada, pois carrega consigo inúmeras mensagens”.

Abaixo alguns trabalhos dos alunos do Colégio Dr. Hercílio Malinowsky de São Bento do Sul – Santa Catarina, onde utilizaram os produtos Acrilex.



Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga