"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 29 de julho de 2016

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JOGOS PARA ALFABETIZAR

O JOGO É MUITO DIVERTIDO E BOM PARA ENSINAR. APROVEITE PARA APRECIAR, FAZER, POR EM AÇÃO E TER MUITO SUCESSO.










A primeira cartela com a figura de 3 coelhos comendo 3 cenouras e a segunda cartela com a figura de 6 peixes coloridos

A primeira cartela com o desenho de 4 bocas e a segunda cartela com o desenho de 9 casinhas amarelas

A primeira cartela com o desenho de 2 palhaços e a segunda cartela com o desenho de 5 cachos de uvas

A primeira cartela com o desenho de 4 lápis de cor e a segunda cartela com o desenho de 1 maçã amarela

A primeira cartela com o desenho de 7 fuscas vermelhos e a segunda cartela com o desenho de 3 tomates maduros

A primeira cartela com o desenho de 9 leões e a segunda cartela com o desenho de 10 árvores


A primeira cartela com o desenho de 6 bolas coloridas e a segunda cartela com o desenho de 8 bebês

A primeira cartela com o desenho de 3 caixinhas de suco e a segunda cartela com o desenho de 6 janelas fechadas




   
   







 

APRENDER BRINCANDO - JOGOS

ROLETA DO ALFABETO


Material: Roleta confeccionada de cartolina e colchete latonado (bailarina). Na roleta deverá ter todas as letras do alfabeto. Papel ofício.

Finalidade: Escrever e desenhar nomes e coisas que iniciam com as letras do alfabeto.
Número de participantes: toda turma ou em grupos.

Regras: 

  • Dobrar um papel ofício 3 vezes, desdobrar e pontilhar nas marcas das dobras.
  • Dar um "peteleco"no ponteiro da roleta, fazendo-o girar.
  • Escrever em um dos quadros formados com os pontilhados, a letra que o ponteiro parou na roleta.
  • Desenhar e escrever nomes e coisas que iniciam com esta letra.
  • Girar o ponteiro novamente, até completar todos os quadros.



QUAIS LETRINHAS ESTÃO FALTANDO ?


Componentes: Cartelas com fotos e o nome dos alunos faltando letras, envelopes com as letras que estão faltando nos nomes, colado atrás das cartelas.

Finalidade: completar as letras que faltam nos nomes.

Número de participantes: grupos de no máximo 4 alunos.

Regras:
- Distribuir as cartelas para os grupos.
- Cada grupo deverá preencher os nomes com as letras que faltam.
- O grupo que completar todos os nomes primeiro será o vencedor.
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DADOS DA TURMA


Componentes: dados confeccionados com papel cartão, com fotos dos alunos coladas em cada uma das faces; alfabeto móvel; quadro de pregas pequeno, com mais ou menos cinco pregas ( fica mais prazeroso trabalhar com alfabeto móvel no quadro de pregas); caixinha com tarefas, papel ofício.

Finalidade: produção escrita de letras, nomes palavras e textos.

Números de participantes: 4 alunos

Regras:
- O grupo joga o dado e forma no quadro de pregas com o alfabeto móvel o nome do colega e registra no papel ofício.
- Retira da caixinha de tarefas uma tarefa para realizar a partir do nome montado no alfabeto móvel.
- Registro da tarefa no papel ofício.
- Jogar o dado novamente e proceder da mesma forma.

Tarefas para a caixinha de tarefas:
- Desenhar e escrever outras coisas que também iniciam com o mesmo som do nome formado.
- Pesquisar em revistas e jornais, recortar e colar as letras que formam esse nome.
- Escreva o nome, a quantidade de letras que precisam para escrevê-la e o número de vezes que abrimos a boca para falá-la.
- Construir do seu jeito uma frase ou história, utilizando o nome formado.

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JOGO DA MEMÓRIA DA TURMA

Componentes: colar fotos dos alunos em fichas de papel cartão e o nome em outras.

Finalidade: encontrar os nomes correspondentes às fotos.

Número de participantes: no máximo 5.

Regras:
- Espalhar as fichas pelo chão ou sobre a mesa, com as fotos e os nomes voltados para baixo.
- Cada criança vira duas fichas e, se a foto for correspondente ao nome, fica com elas. caso contrário, desvira as fichas.
- Ganha o jogo a criança que conseguir o maior número de fichas.

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Quadro de pregas 

Material: quadro de pregas pequeno, com mais ou menos cinco pregas, saquinho de TNT com as letras do alfabeto para serem encaixadas no quadro de pregas.

Finalidade: Formar e analisar grafofônicamente nome ou palavras.

Número de participantes: individual ou em grupos de no máximo 5.

Regras:

  • Solicitar que formem nomes.
  • Durante a formação e depois de formado, fazer a análise grafofônica de cada nome: Com que letra começa?, Na turma tem outros nomes que também começam com essa letra?, E co esse som? Com que letra termina?...
  • Registrar os nomes formados.



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CARTELAS DE PALAVRAS



Componentes: cartelas com figuras e quadrinhos vazios correspondentes a quantidade de letras do nome da figura, pote várias letras.

Finalidade: Formar os nomes das figuras.

Número de participantes: grupo de no máximo 4 alunos.

Regras:
- Distribuir as cartelas entre os grupos;
- Cada aluno do grupo deverá preencher os quadrinhos formando o nome da figura, pedindo ajuda dos colegas do grupo quando for necessário;
- O grupo que completar todas as cartelas primeiro será o vencedor.




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CAIXINHAS DE LETRAS


Componentes: caixinhas de fósforos encapadas com figuras coladas em cima, dentro as letras que formam o nome da figura. Papel ofício.

Finalidade: formar e fazer análise grafofônica de palavras.

Número de participantes: 2 alunos

Regras:
- Cada dupla escolhe as caixinhas que preferem;
- Formar os nomes das figuras com as letras que estão dentro da caixinha;
- Depois, registrar no papel a palavra formada, a sua primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para escrever e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar a palavra e desenhá-la.





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CAIXINHAS DE LETRAS


Componentes: caixinhas de fósforos encapadas com figuras coladas em cima, dentro as letras que formam o nome da figura. Papel ofício.

Finalidade: formar e fazer análise grafofônica de palavras.

Número de participantes: 2 alunos

Regras:
- Cada dupla escolhe as caixinhas que preferem;
- Formar os nomes das figuras com as letras que estão dentro da caixinha;
- Depois, registrar no papel a palavra formada, a sua primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para escrever e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar a palavra e desenhá-la.



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PERDE - GANHA


Componentes: cartela circular dividida em oito partes com ponteiro no meio fixado com bailarina e escrito nas partes: menos 2, menos 3, mais 10, dê a vez ao colega, dobre sua quantidade, dê 3 pontos ao seu colega, pegue 4 com seu colega, mais 5; pote com tampinhas de refrigerante.

Finalidade:Construção e compreensão dos diferentes conceitos das operações fundamentais (juntar, acrescentar, retirar, comparar, completar, repartir multiplicar).

Número de participantes: 2 jogadores por cartela.

Regras:
- Cada jogador deverá iniciar o jogo com 5 tampinhas;
- Estabelecer a quantidade de jogada;
- Inicia o jogo quem ganhar no par ou ímpar;
- O jogador deverá dar um "peteleco"no ponteiro, fazendo-o girar;
- O jogador deverá cumprir o que está escrito na parte em que o ponteiro parou;
- Vencerá o jogo o jogador, que ao final das jogadas estabelecidas, tiver o maior número de tampinhas.



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                                  SILABANDO


Componentes: fichas com figuras, sílabas correspondentes aos nomes dessas figuras coladas em tampinhas de garrafa pet, embalagens de ovos.


Finalidade: formar o nome das figuras utilizando sílabas.



Número de participantes: 4 jogadores



Regras:

- Dividir as fichas entre os jogadores;

- Colocar no centro da mesa todas as tampinhas com as sílabas;
- Cada jogador deverá procurar as tampinhas com as sílabas correspondentes aos nomes das figuras das suas fichas e encaixá-las na embalagem de ovos, formando o nome das figuras;
- Ganha o jogo quem formar primeiro todas as palavras correspondentes às suas figuras.



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PALAVRAS CRUZADAS MÓVEIS

Componentes: Dois conjuntos de letras em cores diferentes com todas as letras do alfabeto repetidas muitas vezes.

Finalidade: formar palavras.

Número de participantes: dois grupos com 3 alunos no máximo.

Regras:
- Cada grupo recebe um conjunto de letras;
- Estipular um tempo para a realização do jogo;
- O primeiro grupo forma uma palavra com suas letras;
- A partir dessa palavra, os dois grupos vão formando, alternadamente, uma palavra cruzada a partir de uma letra da palavra do grupo adversário.



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CAIXINHAS DE FÓSFOROS ILUSTRADAS


Componentes: caixinhas de fósforo encapadas com figuras coladas em cima e o nome da figura colada dentro. Papel ofício.

Finalidades: produção escrita de letras, palavras e textos.

Número de participantes: grupos de no máximo 4 alunos

Regras:
- Distribuir as caixinhas entre os grupos
- Os alunos poderão escolher uma tarefa para realizar ou realizar todas elas.


Tarefas a serem realizadas em cada grupo:
- Unir a figura com a palavra, desenha-la, escrever do jeito que sabem o nome da figura e circular a 1ª letra.
- Desenhar e escrever outras coisas que também iniciam com o mesmo som dos nomes das figuras.
- Pesquisar, recortar e colar as letras que formam o nome das figuras.
- Escrever quantas letras é preciso para escrever o nome das figuras e quantas vezes abrimos a boca para falá-la.
- Construir do seu jeito uma história utilizando o nome das figuras.





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A CORRIDA DAS PALAVRAS



Componentes: 1 tabuleiro com uma trilha contendo 23 figuras (em ordem alfabética, com a letra inicial da palavra escrita ao lado), 23 envelopes com 3 palavras cada (uma das três palavras corresponde ao nome de uma das figuras da trilha e o envelope deve estar marcado com a letra inicial das palavras), 1 envelope com 6 cartas coringas, 4 marcadores para a trilha ( para indicar em que casa o jogador está), 1 dado.

Finalidade: Ganha o jogador que chegar ao final da trilha.

Número de participantes: 4 jogadores

Regras:


- Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
- Espalham-se os envelopes sobre a mesa sem abri-los, deixando a letra inicial das palavras (que está escrita no envelope) virada para cima.
- O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará (correspondente ao número do dado).
- O jogador verifica a figura que está na casa que ele está ocupando e procura o envelope com a letra inicial da palavra correspondente à figura.
- Dentro do envelope, o jogador encontrará três palavras e precisará indicar qual das três corresponde à palavra que identifica a figura da casa ocupada. Ele deverá colocar a palavra em cima da figura.
- Se algum jogador perceber que a palavra não é a correta, deve gritar: “coringa”.
- O jogador que está com a carta na mão pega uma carta coringa. Se o coringa estiver sorrindo, ele terá a ajuda dos colegas para encontrar a palavra correta (o jogo só continuará quando os jogadores encontrarem a palavra correta). Se o coringa estiver triste, ele não terá direito a ajuda e o jogador que percebeu o erro terá que achar a palavra correta, mostrar para o grupo e andar uma casa.
- O jogador que errou deverá voltar a sua posição inicial na trilha.





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SAQUINHO DA MATEMÁTICA


Saquinhos individuais com material de sucata (tampinhas, palitos, botões, sementes...) para atividades de construção e compreensão dos conceitos das operações fundamentais ( juntar, acrescentar, retirar, comparar, completar, repartir, multiplicar).




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BRINCANDO COM OS PEDACINHOS


Componentes: cartelas de papel cartão com figuras (figuras de revistas e cartilhas velhas) coladas e divididas de acordo com a quantidade de sílabas das figuras, sílabas para formar os nomes dessas figuras, caixa de sapato encapada com uma abertura na tampa.

Finalidade: Montar o nome das figuras utilizando sílabas.

Número de participantes: Toda turma dividida em grupos.

Regras:

  • Distribuir as cartelas entre os grupos.
  • Um aluno de cada grupo deverá ir até a caixa e tirar uma sílaba.
  • De volta ao grupo, deverão ver se a sílaba faz parte de alguma palavra das cartelas.
  • Se não fizer parte, deverão guardá-la para, no final, trocarem com os outros grupos.
  • Depois de terminarem todas as sílabas da caixa, os grupos deverão negociar as trocas. Exemplo: "Nós temos o pedacinho "ta" e precisamos do pedacinho "lha", algum grupo quer trocar conosco o "ta""pelo "lha?



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BRINCANDO COM AS PALAVRAS


Componentes: Envelopes com figuras de revistas ou de cartilhas velhas coladas na frente, fichas com as letras e as sílabas que formam o nome desta figura dentro.


Finalidade: Formar o nome das figuras das duas maneiras, letra por letra e por sílabas.

Número de participantes: Toda turma dividida em grupos.

Regras: 


  • Distribuir os envelopes entre os grupos, podendo usar o critério da cor dos envelopes ou não.
  • Cada grupo deverá montar os nomes das figuras dos envelopes das duas formas existentes nos envelopes.
  • Depois de concluídas as montagens, cada grupo deverá fazer mímicas de cada palavra para que os outros grupos descubram as palavras formadas.



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CAIXINHAS NUMERADAS


Correspondência é a percepção da existência da relação "um a um". Por exemplo, à mesa temos um prato para cada pessoa. Ao nos vestirmos, cada pé tem o seu sapato. Bastante simples para trabalhar esse conceito, o jogo das Caixinhas Numeradas consiste em guardar dentro delas o número correspondente de feijões. Ao contá-los em voz alta, a criança automaticamente faz a correspondência entre o número falado e a quantidade de feijões em suas mãos. Um aluno pode colocar os feijões e outro conferir as quantidades colocadas pelo colega.



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CONSERVAÇÃO E SEQUÊNCIA



Com palitos de picolé e diferentes tipos de sementes tem-se um jogo para diagnosticar se a criança percebe que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição
 ( processo mental da conservação). Num palito por exemplo, coloca-se cinco sementes de determinado tipo, em cima das bolinhas correspondentes. E, em outro, igual número de sementes de outra espécie, porém mais próximas ou mais afastadas entre si. Fazem-se mais duplas com diversas quantidades e pede-se à criança que agrupe os palitos com igual número de sementes. Se ela não tiver noção de conservação, agrupará palitos com quantidades diferentes. Tudo que envolver medidas (comprimento, volume ou área) não estará ao seu alcance.Outra forma de usar os palitinhos é para formação de sequência numérica.



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CUBOS DA INCLUSÃO


Inclusão é o processo segundo o qual a inteligência inclui, por exemplo, uvas e maçãs no conceito de frutas ou meninos e meninas no gênero criança. No campo da matemática, trata-se de um raciocínio básico para que o pequeno estudante tenha noção de conjunto ou entenda que "dentro"do nove podemos encontrar os números sete e dois, entre outras possibilidades. Os cubos do professor Lorenzato ajudam o aluno a "ver"o conceito abstrato de inclusão. São numerados de um a dez e feitos numa escala de tamanho que permite enfiar uma caixa na outra. O cubo um cabe no dois e assim por diante.



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PREGUICINHA


Componentes: Preguicinha (cartela com dois cortes espaçados, com a seguinte frase no alto: Quantas vezes você abre a boca para falar?), tirinhas com nomes ou palavras separadas por sílabas, envelope para serem guardadas as fichas e a cartela.

Finalidade: análise grafofônica dos nomes ou palavras, propiciar a elaboração de novas hipóteses para evolução do nível silábico.

Número de participantes: toda turma.

Regras:
- Alunos em círculo
- A professora retira do envelope um nome e pergunta: "Que nome é esse?, Vamos falar esse nome bem devagar? Quantas vezes abrimos a boca para falar este nome? Vamos passá-lo na preguicinha?"
- Colocar a fichinha do nome por um dos cortes da preguicinha e bem devagar, ir puxando pelo outro corte para que os alunos possam visualizar e ler pausadamente cada sílaba. "Quantos pedacinhos passaram pela boca da preguicinha? Todos esses pedacinhos têm a mesma quantidade de letras?"
- Repetir o procedimento com cada nome ou palavras.
- Os alunos podem acompanhar fazendo o mesmo com sua preguicinha.



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LETRAS IMANTADAS


Componentes: Letras plásticas ou de E.V.A., imãs para colar nas letras, painel usado para colocar fotos (zinco, ferro ou alumínio), fichas com palavras ou nomes.

Finalidade: Formar e fazer análise grafofônica dos nomes e/ou palavras.


Número de participantes: individual ou alunos divididos em duas equipes.


Regras:

  • Dividir a turma em duas equipes.
  • Dividir o painel ao meio com fita adesiva.
  • Um participante de cada equipe sorteia uma ficha.
  • Com a ajuda dos outros membros da equipe, montar no painel com as letras imantadas a palavra ou nome sorteado.
  • Fazer a análise da palavra ou nome formados: Quantas letras foram necessárias para montá-la, Qual a primeira letra, a última, Quantas vezes abrimos a boca para falá-la...
  • A equipe que conseguir formar mais palavras ou nomes, ganhará o jogo.

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Retirado do Blogger da Tia Lú


O jogo da senha abaixo é interessante. Através dele a criança pode fazer associações. Imprima as cartelas em papel firme e deixe que completem, de acordo com uma certa lógica contida nas palavras e o resultado da associação entre elas.

Exemplo: ardido+vermelho+tempero=pimenta










Jogo das Sílabas: simples e dificuldades ortográficas




















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Retirado do Blogger Professora Maria Liberaci



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 Mapa com as sílabas para a conferência
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16 cartelas para você copiar e brincar
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 Assista ao vídeo e veja os detalhes
BINGO DAS SÍLABAS - RECICLADO
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JOGO COORDENADAS SILÁBICAS

Esse jogo é formado por 36 tampinhas que representam as sílabas 
das 12 cartelas do jogo. São 4 cartelas com palavras polissílabas, 
4 com palavras trissílabas e 4 com palavras dissílabas.
Também faz parte do jogo, um tabuleiro com um quadrado de 
36 cm de lado, que foi dividido em 7 colunas e 7 linhas. 
Observe que na primeira coluna nós colocamos os números 
de 1 a 6 e estão destacados na cor vermelha, fizemos o mesmo 
na primeira linha, a cor destacada é o verde.
Agora as 36 tampinhas são colocadas sobre o tabuleiro de forma 
aleatória e o jogo está pronto para ser usado.
Para começar a partida, um jogador lança os dois dados 
(um verde e um vermelho), os valores obtidos nas faces dos dados 
representarão as coordenadas da sílaba sorteada. se  essa sílaba 
se encaixar em uma das cartelas do jogador que lançou o 
dado, então ele retirará essa sílaba do tabuleiro e colocará 
sobre a cartela correspondente, caso contrário a sílaba 
permanecerá no tabuleiro.
Vencerá a partida aquele que primeiro preencher as três cartelas.

Clique no link abaixo e assista ao vídeo

Jogos para Alfabetização


































































Jogo do Picolé cores variadas

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Para jogar,  as peças devem estar espalhadas sobre uma mesa ou no 
chão e os palitos separados doa picolés. As crianças deverão fazer 
a correspondência encaixando o palito no picolés da mesma cor.
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Jogo para trabalhar quantidades até 10

Tabuleiro (vermelho) do jogo das flores para trabalhar número e quantidade

 

Dois tabuleiros do Jogo das flores para trabalhar número e quantidade
Pétalas do jogo das flores com quantidades em relevo
Tabuleiro (amarelo) do jogo das flores para trabalhar número e quantidade
Jogo das flores completo com as peças em relevo  para trabalhar número e quantidade
Retirado do blogger Professora Bel

Jogo das sílabas com o Alfabeto

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Retirado do Blogger Trabalhos da Professora Ivani

Sequência numérica até 20

Gif de cachorro
Cartela numerada de 1 a 20.
Tampinhas diversas, numeradas com os mesmos números da cartela.
A criança deve  pegar uma tampinha, falar o número e colocar a tampinha  sobre o número correspondente da cartela
Gif de cachorro
Gif de cachorro
 
Gif de cachorro
 
Gif de cachorro
Retirado do Site da Professora Bel

QUEBRA CABEÇA SILABICO





QUEBRA-CABEÇA SILÁBICO





























QUEBRA-CABEÇA DAS VOGAIS








Jogos e Brincadeiras

Os jogos educativos motivam as crianças e contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos. Proporciona a aquisição de certas habilidades uma vez que muitas crianças possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.  

Desperta o interesse da criança, estimula, motiva, impulsiona a curiosidade, melhora as relações sociais, é na maioria das vezes, prazeroso e influencia o desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. Crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método de ensinar se dá através dos jogos. 

É uma aprendizagem que acontece de forma lúdica, sem “pressão”, a criança precisa pensar, tomar decisões, criar, 
inventar, arriscar e experimentar, isso tudo contribui para o desenvolvimento da agilidade, concentração e raciocínio.  




Para crianças em processo de alfabetização, os jogos fazem com que elas assimilem melhor e se familiarizem com as letras, os números, as formas, as cores e desenvolvam a percepção de que existe uma lógica. Como brincam com tudo, e a todo instante, é importante a presença de jogos que, além de proporcionar uma boa brincadeira, sirva para o seu desenvolvimento, e as façam ver o aprendizado como algo interessante.

Há uma grande importância em “brincar”; crianças que não brincam podem desenvolver grandes dificuldades e frustrações no decorrer da vida. Hoje, o modo acelerado de se viver influencia na forma de aprendizagem das crianças, pois possuem a agenda cheia de atividades, vivem atarefadas, exaustas, não têm mais paciência e acabam perdendo a essência da brincadeira.
 
Consequentemente, isso influencia na maneira de agir diante de algumas situações, corta a imaginação e a criatividade, a criança não tem mais o prazer de sentar para jogar um jogo de tabuleiro ou um jogo de cartas.  Os pais não  têm mais tempo para jogar junto com os filhos, tempo de desenvolver atividades diferentes e tudo isso afeta no aprendizado. Por isso, é importante a liberdade para as brincadeiras, o espaço e o incentivo dos pais e dos  educadores. 

Objetivos:

a) Desenvolver o raciocínio lógico, o convívio social, a criatividade, a concentração, a atenção, o conhecimento das cores, números, formas e letras através de atividades lúdicas (jogos educativos)

b) Confeccionar os jogos educativos junto com os alunos, criar as regras e colocar em prática.

Atividade 01 – Jogo – “Formas e cores”


Material: papelão Paraná, Têmpera Guache ou Tinta Fosca para Artesanato, pincel ref. 054 nº 08, Cola transparente, tesoura e velcro.
 
Modo de fazer:

a) Pinte um retângulo de papelão Paraná com Têmpera Guache Branco. Recorte estrelas (2), luas (2), triângulos (2), quadrados (2), etc. no papelão Paraná e pinte com guache.

b) Faça duas colunas de velcro sobre o retângulo de papelão Paraná pintado. Cole velcro por trás das formas. Com a Big Caneta Hidrográfica preta faça as setas entre as duas colunas de velcro.

Como brincar:

a) Coloque uma venda nos olhos da criança. Cole as formas do lado esquerdo e peça para a criança que, através do tato, monte a segunda coluna.

Atividade 02 – Jogo da memória – “A Galinha Pintadinha”

Material: imagens dos personagens da Galinha Pintadinha (2 de cada personagem), tampinhas de achocolatado ou maionese, EVA de várias cores, Cola para EVA e Isopor, Lápis de cor, Cola Branca e tesoura.

Modo de fazer:

a) Recorte círculos no EVA (dois de cada cor) do tamanho da parte interna das tampinhas. Cole com cola de EVA.

b) Pinte os personagens com Lápis de cor e cole um em cada círculo, ex: galinhas nos círculos de EVA branco, girafas nos círculos de EVA azul, etc.

Como brincar:

a) Coloque as tampinhas sobre a mesa, viradas para baixo. Definam a ordem de participação dos alunos. O primeiro aluno virará uma “tampinha” e, em seguida outra. Se fizer par deverá continuar, senão volta as tampinhas  como estavam e o segundo participante vai tentar achar os pares. O jogo continua até todos os pares serem achados, vence quem achar o maior número de pares.


Atividade 03 – Jogo dos tubos


Material: 06 rolinhos de papelão (papel alumínio, saquinhos plásticos, outros), Têmpera Guache ou Tinta Fosca para Artesanato, Pincel ref. 054 nº 10, bolinhas de isopor de tamanhos diferentes que passem pelos tubos.

Modo de fazer:

a) Corte os tubos de maneira que fiquem de tamanhos diferentes. Pinte um de cada cor. Pinte uma bolinha com a cor que foi pintado o tubo menor, duas bolinhas para o segundo tubo, três para o terceiro, quatro para o quarto e cinco para o quinto (maior). 

b) Cole os tubos numa placa de madeira. Cole a placa na parede. Embaixo de cada tubo coloque um copo.

Como brincar:

a) As crianças deverão jogar as bolinhas tentando encaixá-las nos respectivos tubos. A criança que conseguir encaixar mais bolinhas nos copos passando pelos respectivos tubos (cor com cor) marcará mais pontos e vencerá a brincadeira.


Atividade 04 – Aprendendo os números


Material: números em EVA ou papelão, tampa de pizza ou bandeja de EVA, areia colorida e fita adesiva.

Modo de fazer:

a) Coloque areia colorida numa tampa de pizza ou bandeja de EVA. Cole com fita adesiva o número de EVA ou papelão na borda da tampa ou bandeja.

b) Peça que cada criança “desenhe” o número que ela está vendo na areia. Troque o número, mexa a areia para desfazer o número desenhado e peça que outra criança venha “desenhar” o novo número.

Como brincar:

Cada criança deverá desenhar o número na areia e os demais deverão desenhar no papel.  Ed. Infantil deve desenhar com o “Meu 1º Giz” em cartolina ou papel A3. Depois, deverão desenhar algo de acordo com o número desenhado na areia, por exemplo, número 6, desenhar 6 lápis ou seis bolinhas ou seis flores....


Atividade 05 – Associando os bichinhos às suas casinhas


Material: caixinhas de leite longa vida, papel cartão, Primer, Tinta Fosca para Artesanato, Têmpera Guache, EVA, Cola para EVA e Isopor, pincel ref. 054, nº 08, tesoura, bandejas de ovos, olhos móveis.

Modo de fazer:

a) Pinte as caixinhas de leite longa vida com Primer. Depois de secas, pinte com Tinta Fosca para Artesanato. Recorte retângulos maiores (telhado) e menores (portinhas). Pinte com Tinta Fosca para Artesanato. Recorte as portas na caixa de leite longa vida. Cole os telhados e portinhas nas casinhas. 

b) Recorte os números no EVA e cole nas casinhas.

c) Faça as centopeias com embalagens de ovos, cada compartimento de ovo será uma parte da centopeia. Pinte cada parte das centopeias com uma cor. Coloque as anteninhas de EVA, olhos móveis e boca.

Como brincar:

a) Coloque as casinhas em sequência numérica. 
b) Misture as centopeias. Peça que as crianças coloquem cada centopeia na frente da sua casinha.


Atividade 06 – Conhecendo as letras para formar o nome


Material: letras em EVA ou papelão, tampinhas de garrafas e cola.

Modo de fazer:

a) Cole as letras em tampinhas de garrafa (várias consoantes e vogais). 

Como brincar:

a) Dividir as crianças em grupos e distribuir várias letras para cada grupo.

b) A professora escreve o nome de um aluno com letra de forma. Vai dizendo letra por letra como se lê e os alunos repetem. 

c) A professora dirá o nome de um dos alunos e todos os grupos deverão procurar as letras móveis que compõem o nome e montar. Caso algum grupo erre alguma letra, a professora corrige e passa para o seguinte nome.

d) A ideia não é competir pra ver quem acerta mais e sim aprender as letras e “escrever” os nomes.


Atividade 07  – Gato guloso


Material: caixa de papelão, papelão, papel color set marrom, preto e branco, papel laminado vermelho, Big Canetas Hidrográficas – Preta e Azul, Cola Branca, tesoura e bolinhas plásticas.

Modo de fazer:

a) Encape a caixa de papelão com o papel colorset marrom. Recorte duas orelhas em papelão e uma língua. Encape as orelhas com o colorset marrom e decore com preto. Encape a língua do gato com papel laminado vermelho.

b) Recorte a boca. Cole a língua. Por trás da caixa cole as orelhas. Recorte os olhos e cole, pinte as pupilas com a canetinha azul. Faça os bigodes com a Canetinha Preta. Cole o nariz e as bochechas.

Como brincar:

a) Risque uma linha no chão distante do gato 2 m. Peça que cada criança jogue as bolinhas tentando encaixar o máximo dentro da boca do gato. Se eles forem muito pequenos e tiverem muita dificuldade, encurte a distância.


Atividade 08 – Sapo comilão


Material: caixa de papelão, papelão, papel colorset verde claro e verde escuro, preto e branco, Big Caneta Hidrográfica preta, Cola Branca, tesoura e bolinhas plásticas.

Modo de fazer:

a) Encape a caixa de papelão com o papel colorset verde escuro. Recorte olhos, pernas e bolinhas no papel colorset verde claro e cole sobre a caixa. Recorte as patas do sapo no papelão e encape com verde claro. Cole no sapo. Recorte papel colorset branco e preto e finalize os olhos. 

b) Recorte a boca do sapo. Pinte o nariz.

Como brincar:

a) Risque uma linha no chão distante do sapo 1 metro e meio. Peça que cada criança fique sobre a linha e jogue as bolinhas na boca do sapo. Veja quantas bolinhas cada criança consegue encaixar.


Atividade 09 – Girafa brincalhona 


Material: caixa de papelão, caixa de leite longa vida, papelão, rolinhos de papel alumínio, pedaço de tubo de PVC, papel color set amarelo e preto, Tempera Guache ou Tinta Fosca para Artesanato Marrom, tesoura, cola e bolinhas plásticas.

Modo de fazer:

a) Encape a caixa de papelão, caixa de leite longa vida, tubo de PVC e rolinhos de papel alumínio com o papel color set amarelo. Faça pintas com Tempera Guache ou Tinta Fosca para Artesanato Marrom. 

b) Faça um furo na caixa encapada de papelão e encaixe o tubo de PVC, pescoço da girafa. Cole as pernas na parte inferior da caixa (rolinhos de papel alumínio). A cabeça sobre o pescoço. Cole as orelhas, chifrinhos e olhos. 

Como brincar:

a) Marque uma linha no chão distante da girafa. A criança precisa se concentrar e calcular o impulso necessário para conseguir jogar e encaixar a bolinha no pescoço da girafa.



Atividade 10 – Bingo da Quantidade 


Material: papel colorset, papel sulfite, Cola Bastão, Crystal Cola Relevo Glitter (Ouro) e Metallic (Branco), Marcador Permanente Preto, tesoura, EVA laranja, fita adesiva transparente, prendedores de roupas e saquinho de TNT.

Modo de fazer:

a) Corte círculos de papel colorset amarelo. Recorte retângulos brancos e, com a ajuda de uma régua de círculos, faça as bolinhas com Marcador Permanente preto. Faça quantidades de bolinhas diferentes em cada retângulo de 01 a 10.

b) Cole os retângulos com as bolinhas com Cola Bastão sobre os círculos com quantidades diferentes. Cole 4 retângulos com bolinhas em cada cartela. Cole a etiqueta no centro do círculo com o nome do jogo. Faça os pontinhos com a Crystal Cola Relevo Glitter ouro em volta dos retângulos com as bolinhas. Em volta do círculo faça os pontinhos com a Crystal Cola Relevo Metalic Branca.

c) Faça os números no computador de 1 a 10, corte, plastifique com fita adesiva e cole sobre o retângulo de EVA laranja.

d) Coloque os números dentro de um saquinho de TNT. 

Como jogar:

a) A professora distribui as cartelas para as crianças e os prendedores.

b) Ela coloca a mão dentro do saquinho e tira um número, a criança que tem aquela quantidade na sua cartela coloca um prendedor na quantidade sorteada.

c) A criança que completar primeiro a cartela ganha o jogo.


Atividade 11 – Bingo de Numerais


Material: papel colorset vermelho, papel sulfite, Cola Bastão, Marcador Permanente Preto, Crystal Cola Relevo Glitter (Ouro) e Metallic (Branco), tesoura, EVA laranja, fita adesiva transparente, prendedores de roupas e saquinho de TNT.

Modo de fazer:

a) Faça círculos com o papel colorset vermelho. Escreva os números de 1 a 10 em retângulos de papel sulfite com o Marcador Permanente preto (vários). Cole os retângulos com Cola Bastão nos círculos. Cole o nome do jogo no centro dos círculos. Faça pontinhos com Crystal Cola Relevo Glitter Ouro e Metallic Branco.

b) Recorte os números impressos em computador ou escreva com Marcador Permanente preto no sulfite. Impermeabilize com fita adesiva transparente. Cole sobre o EVA laranja.

c) Coloque os números dentro de um saquinho de TNT.

Como jogar:

a) A professora distribui as cartelas circulares para as crianças, uma para cada aluno. Distribui prendedores de roupas.

b) A professora tira um número de dentro do saquinho de TNT, quem tiver aquele número na sua cartela, coloca um prendedor. A professora sorteia mais um número, outro, outro.

c) A criança que preencher a cartela primeiro ganha o jogo.


Atividade 12 – Adição e Subtração com joaninhas


Material: papel colorset preto, cartolina branca, EVA vermelho, preto, laranja e verde em dois tons, Cola para EVA e Isopor, Cola Bastão, Big Canetas Hidrográficas marrom e vermelho, Crystal Cola Relevo Preta, tampinhas de garrafa PET tesoura, olhinhos móveis e dado.

Modo de fazer:

a) Recorte círculos com EVA preto (corpo das joaninhas). Corte círculos com EVA vermelho 0,5 cm maior que os círculos pretos. Recorte-os ao meio e faça as pintinhas pretas com Crystal Cola. Cole as asinhas sobre os corpinhos das joaninhas e cole os olhinhos móveis. Cole as joaninhas sobre as tampinhas de garrafa PET.

b) Faça o tabuleiro riscando com régua e lápis um retângulo de cartolina branca. Reforce as linhas com Crystal Cola Relevo Preta. Decore colando flores e folhas de EVA (jardim). Com as Big Canetas Hidrográficas marrom e vermelho faça os galhos das flores. Escreva sobre o tabuleiro “Jogo de tabuleiro – Joaninhas”

Como jogar:

a) Uma criança de cada vez deverá jogar o dado e, de acordo com o número de pontos, coloca as joaninhas sobre o tabuleiro, por exemplo: se saiu três pontos, coloca três joaninhas. Enquanto isso, a cada jogada, as crianças vão somando a joaninhas que estão no tabuleiro com as que foram colocadas.

b) Quando o tabuleiro estiver completo, é hora de fazer a operação inversa. A cada jogada do dado, tiram-se as joaninhas e as crianças vão subtraindo.  Por exemplo, no tabuleiro tem 30 joaninhas, joga-se o dado e sai o número cinco, tiram-se cinco joaninhas e o tabuleiro ficará com 25 joaninhas.

c) Proceda dessa forma até que o tabuleiro fique vazio, depois voltam a colocar as joaninhas (soma), depois tira (subtração).

Atividade 13 – Jogo das placas


Material: cartolina branca, papel colorset amarelo, Lápis de Cor, Cola Bastão, vareta plástica, Crystal Cola Relevo e dado.

Modo de fazer:

a) Faça números de 1 a 6 no computador ou desenhe sobre a cartolina branca, um número em cada retângulo.

b) Recorte retângulos de colorset amarelo, dobre ao meio, cole a vareta entre os dois retângulos. Cole os números, um em cada retângulo.

c) Desenhe dados iguais sobre a cartolina, pinte com Lápis de cor, recorte e cole sobre as placas. Um dado na placa que contém o nº 1, dois dados na placa do número 2.... até o seis.

d) Faça o acabamento com Crystal Cola Relevo.

Como jogar:

a) A criança joga o dado, vai até as placas, ergue a placa correspondente ao número de pontos. Ex: Saiu 5 pontos, mostrará a placa com o número 5 e cinco dados pintados. 


Atividade 13 – Jogo das flores


Material: EVA de várias cores, Cola para EVA, Crystal Cola Relevo, tesoura e dado.

Modo de fazer:

a) Corte círculos no EVA amarelo (miolo da flor). Decore-o com florzinhas de EVA pequenas e Crystal Cola Relevo.

b) Recorte pétalas de várias cores (EVA), por exemplo: laranja, pink e azul.

c) Recorte etiquetas com os dizeres (Jogo das Flores – Quantidade de pétalas), cole no centro dos miolos.

Como jogar:

a) Cada criança ficará com pétalas de uma cor.

b) Um por vez joga o dado, de acordo com a quantidade de pontos, deverá colocar as pétalas na flor. 

c) A criança que no mesmo número de jogadas do dado conseguir um número de pétalas maior, vencerá o jogo.


Atividade 14 – Aprendendo com os elefantes


Material: rolinhos de papel higiênico, EVA (várias cores), papel sulfite, Cola para EVA e Isopor, palitos de churrasco pintados com guache, Crystal Cola Relevo Preta e tesoura.

Modo de fazer:

a) Encape os rolinhos de papel higiênico com EVA. Cole com Cola para EVA e Isopor. Imprima os números no sulfite e cole no rolinho.

b) Faça o molde de um elefante, borboleta, joaninha, peixinho ou outro animalzinho que quiser. Risque no EVA e recorte vários. Cole-os nos palitos de churrasco pintados. Cole os olhos móveis e faça os detalhes com Crystal Cola Relevo Preta.

Como jogar:

a) Organize os rolinhos em sequência 1 – 2 – 3 – 4...

b) Depois, sorteie uma criança para colocar os elefantinhos no rolinho. Ele deverá escolher um rolinho, olhar o número, ler e colocar a quantidade de elefantinhos que leu. 

c) Sorteie outra, depois outra até que todos participem.

( PERÍODO INTEGRAL)

Galera...os planejamentos abaixo recebi pelo Andreia Dedeana,
então todos os créditos são das meninas que os montaram!!

Áreas de conhecimento

- Conhecimento Lingüístico:
• . Linguagem oral
• . Linguagem escrita
-Artes:
• Expressão plástica
• Expressão corporal
• Música
- Matemática
- Conhecimento de Mundo:
• . Ciências naturais
• . Ciências sociais

Objetivos:

- Conhecimento Lingüístico:

• Saber usar a língua como veículo de comunicação;
• Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização;
• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;
• Expandir a capacidade de criação;
• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário;
• Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;
• Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato;
• Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa;
• Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais;
• Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais;
• Desenvolver a coordenação motora;
• Desenvolver a criatividade;
• Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.

- Estratégias:

• Roda da conversa;
• Utilização de crachá;
• Alfabeto móvel;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
• Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.);
• Leitura compartilhada;
• Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc);
• Pesquisa, recorte e colagem.

Objetivos:

- Matemática:

• Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências;
• Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano;
• Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade;
• Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc).

Estratégias:

• Exploração do calendário;
• Bingo de números e quantidades;
• Uso de material concreto para contagem;
• Atividades mimiografadas;
• Jogos diversos;
• Brincadeiras;
• Pesquisas, recorte e colagem.

Objetivos:

- Artes:

• Produzir trabalhos utilizando a linguagem artística, o cuidado e respeito pelo processo de criação pessoal e coletiva;
• Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção;
• Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas;
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
• Conhecer e ordenar seus movimentos;

Estratégias:

• Propiciar atividades plásticas, que utilizem materiais diversificados, criando um ambiente de uso coletivo e organização dos materiais, assim como de apreciação dos próprios trabalhos e dos colegas;
• Ouvir as músicas para apreciação;
• Cantar vivenciando os movimentos da música;
• Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades.

Objetivos: 


- Conhecimento de Mundo:

• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Estratégias:

• Roda da conversa;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Atividades que envolvam a observação;
• Levantamento dos conhecimentos prévios;
• Uso de músicas e filmes sobre o tema;
• Pesquisas, recortes e colagens.

Projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo: 

1. Artes:

• 1º semestre – Tarsila do Amaral.
• 2º semestre – Romero Brito.

2. Eca:

• Mês de outubro.

3. Movpaz:
• Todo o ano letivo.
Fevereiro
Tema: Identidade – Família – Valores

Justificativa:
Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene;
• Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la;
• Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• Interações através da linguagem;
• descrição de cenas em família;
• conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres.

. Linguagem escrita:
• desenho da criança, familiares.
• reconhecimento e escrita do nome;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• massa de modelar;
• giz de cera;
• quebra-cabeça e colagem do corpo humano;
• recorte com a mão e tesoura;
• uso correto da cola;
• colagem de papel picado.

. Expressão corporal e musical:
• movimento do corpo com uso de música;
• brincadeiras sobre valores;
• músicas envolvendo o nome das crianças.

Matemática:
• número de irmãos;
• relações de parentesco;
• seriação (tamanho, idade);
• classificação (objetos de uso da família);
• exploração de conhecimento do corpo;
• noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;
• noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano);
• simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso);
• figura geométrica (quadrado);
• cores primárias;
• seriação dos familiares: mais velho, mais novo.

Conhecimento de Mundo:
. Ciências naturais:
• ser humano;
• conhecimento das etapas da vida;
• conhecimento das partes do corpo;
• exploração dos órgãos dos sentidos;
• necessidades do homem (água, alimento, ar);
• higiene do corpo.

Ciências naturais:
• conhecimento das verduras, legumes, frutas;
• como consumi-los;
• como são preparados;
• características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc).


. Ciências sociais:
• os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc):
• quem produz;
• onde vende.
• trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras);
• as diferentes profissões;
• qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos);
• ser generoso (Projeto Movpaz).
Junho/2009
Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural


Justificativa:
Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina.

Objetivos: específicos;
• Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas;
• Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas típicas;
• lendas;
• origem da quadrilha;
• fogos de artifício, balão, bombinha;
• instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc);
• a origem da festa junina (folclore).

. Linguagem escrita:
• pesquisa de comidas típicas;
• convites;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.



. Expressão plástica:
• recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu).
• quebra cabeça;
• construção de dobraduras juninas;
• cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc);
• confecção de bandeirinhas.

. Expressão corporal e musical:
• danças juninas;
• movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas;
• cantar músicas folclóricas com gestos.

Matemática:
• quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas),
doces, etc);
• estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado;
• sequenciação de formatos de bandeirinhas.

. Ciências naturais:
• alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc);
• como é o sítio;
• como é a cidade.

. Ciências sociais:
• a importância do trabalho agrícola;
• a interdependência da zona urbana e rural;
• ouvir para compreender (Projeto Movpaz).
Julho/2009
Tema: Revisão dos conteúdos anteriores


Justificativa:
Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social.

Objetivos: específicos:
• Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• ampliação do vocabulário;
• conversas sobre os trabalhos;
• histórias.

. Linguagem escrita:
• escrita de palavras significativas;
• desenhos de histórias;
• desenho livre.

. Expressão plástica:
• recorte/colagem;
• trabalho com massinha (livre);
• pintura (livre);
• cores (mistura de cores já trabalhadas).

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc;
• localizar a direção do som.

Matemática:
• números (referente aos conteúdos já trabalhados);
• jogos.

.Conhecimento natural:
• alimentos;
• higiene.

. Conhecimento social:
• trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala.

Agosto/2009
Tema: Aniversário de Piracicaba – Folclore – Dia dos Pais – Água


Justificativa:
Iniciar o conhecimento da sua cidade partindo do seu próprio meio (lar), mostrando seus pontos turísticos e manifestações folclóricas.
Valorizar e respeitar o pai.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano;
• Levar os alunos a valorizarem a figura paterna;
• Levar os alunos a conhecerem a história de Piracicaba, seu rio e conhecer seus pontos turísticos preservando-os;

Conteúdo;

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral;
• músicas típicas (Piracicaba – Folclore);
• histórias;
• lendas;
• pesquisa e música para o Papai.

. Linguagem escrita:
• construção de livro com os pontos turísticos de Piracicaba;
• desenho (Piracicaba – folclore);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• dobraduras;
• pintura – lembrança para o Papai;
• modelagem;
• desenho dos pontos turísticos de Piracicaba.

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras folclóricas;
• executar movimentos simples de braços imitando o professor;
• músicas populares e comemorativas.

Matemática:
• localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc;
• nossa cidade ontem e hoje.

.Conhecimento natural:
• Rio Piracicaba – água;
• importância da água no meio ambiente;
• peixes;
• lixo.

. Conhecimento social:
• Rio Piracicaba – ontem e hoje;
• como o homem utilizou o rio no passado e no presente;
• importância da água na vida das pessoas;
• como preservar o rio;
• promover um consumo responsável (Projeto Movpaz).
Setembro/2009
Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano


Justificativa:
Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo.

Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• música;
• histórias;
• pesquisa.

. Linguagem escrita:
• desenho;
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• colagem de galhos;
• confecção de dobraduras;
• pintura com esponja.

. Expressão corporal e musical:
• dramatização das estações do ano;
• escutar músicas clássicas.

Matemática:
• noções de números (trabalho com diferentes, quantidade);
• classificação (folhas, sementes);
• percepção da forma como atributo dos objetos;
• seqüências (trabalhar com sementes);
• comparação de quantidades;
• seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite).

.Conhecimento natural:
• clima (em cada estação);
• dia e noite;
• partes da planta;
• plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar).

. Conhecimento social:
• as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade);
• redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz).
Outubro/2009
Tema: Criança – animais

Justificativa:
Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos;
• Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral.
• músicas diversas;
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:
• desenho (montagem de cartaz);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc);
• construção (brinquedos);
• pintura com giz molhado;
• dobraduras de animais.

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc);
• representação (teatro, música).

Matemática:
• seqüências (figuras geométricas, brincadeiras);
• seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc).

.Conhecimento natural:
• a criança (ECA - cuidado com a alimentação, higiene, saúde);
• cuidados com os animais-posse responsável;
• características de animais.

. Conhecimento social:
• a criança (ECA - direitos e deveres);
• animais na vida do homem (trabalho, alimentação);
• preservação dos animais (animais em extinção);
• rejeitar a violência (Projeto Movpaz)
Novembro/2009
Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito

Justificativa:

Valorizar todas as pessoas mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando o respeito à diversidade e mostrar a importância da obediência dos sinais de trânsito para a segurança.

.
Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade;
• Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho.

. Expressão plástica:
• pinturas;
• montagem (semáforo);
• construção com sucata (carrinho, caminhão, etc);
• massa de modelar;
• Construção de painel sobre diversidade cultural.


. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras;
• dramatização (sinais de trânsito);
• participação de jogos cantados.

Matemática:
• correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc);
• noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica);
• idéia de quantidade;
• idéia de juntar e tirar quantidades.


.Conhecimento natural:
• importância da boa convivência com pessoas diferentes;
• a poluição (ônibus, carro, trem, etc).


. Conhecimento social:
• as ruas, avenidas, pistas (utilização);
• reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura;
• respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz).
Dezembro/2009
Tema: Natal (paz, amor, respeito).


Justificativa:
Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal.

Objetivos: específicos:
• Conhecer o verdadeiro significado do Natal.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas natalinas e hino;
• histórias;
• conversas.

. Linguagem escrita:
• desenho (cartão);
• produção de livros;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;

. Expressão plástica:
• confecção de cartões;
• pinturas;
• montagem de árvore de natal;
• dobraduras;
• construção de painel com tema Movpaz.

. Expressão corporal e musical:
• dança;
• representação;
• brincadeiras.

Matemática:
• seqüências numéricas (bolas coloridas);
• cores (enfeites).

.Conhecimento natural;
• alimentação (festa natalina);
• calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.

. Conhecimento social:
• reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc;
• costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.


OBS1: As letras e numerais serão trabalhados no decorrer do ano contextualizado com o conteúdo desenvolvido.
OBS2: O planejamento é flexível.

AVALIAÇÃO

Objetivos:

A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano.
Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se.
É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho.
Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados. 


Planejamento Anual - Jardim I

Planejamento Anual

Objetivos Gerais• Desenvolver a atenção;
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico;
• Posicionar – se de maneira critica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas feitas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Transmitir valores como: noções de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade.
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Familiarizar – se com a imagem do próprio corpo;
• Desenvolver noções de cidadania;
• Ampliar a maneira de ver as coisas;
• Estimular as percepções sensoriais.

Conteúdos
Língua Portuguesa


• Atividades:
- Coordenação motora
- Orientação espacial
- Análise e síntese
- Percepção auditiva
- Comunicação
• As vogais
• Revisando as vogais
• Juntando as vogais
• Vamos brincar

Matemática

• Labirinto
• Cores
- Vermelho
- Amarelo
- Azul
- Verde
• Seqüência lógica
• Completando figuras
• Conceitos básicos : igual e diferente
• Quantidade
- Muito – pouco
- Mais – menos
- Mesma quantidade
• Tamanho
- Grande – pequeno
- Maior – menor
- Alto – baixo
- Comprido – curto
• Espessura
- Grosso – fino
- Largo – estreito
• Posição
- Longe – perto
- Em cima em baixo
- Dentro – fora
- Aberto – fechado
• Medidas
- Leve – pesado
- Cheio – vazio
• Geometria
- Curvas fechadas
- Curvas abertas
- Circulo
- Quadrado
- Triangulo
• Os numerais
- 0 a 9
- Revisão
• Vamos brincar
Natureza• Nosso corpo
• Órgãos dos sentidos
• Hábitos de higiene
• Os animais
• As plantas
• O dia e a noite
• O Sol e a chuva
• Vamos brincar

Sociedade 
• A criança
• A família
• A casa
• A escola
• A comunidade
• Meios de transporte
• Meios de comunicação
• As profissões
• Datas comemorativas
• Vamos brincar
Metodologias GeraisAs aulas serão desenvolvidas numa interação, utilizando – se dos recursos:
• Bingos
• Dialogo
• Álbum de fotos
• Livro didático
• Cartazes
• Passeios
• Desfiles e apresentações
• Materiais concretos
• Semáforos –jornais
• Desenhos livres – cantinho da leitura
• Teatro – desenhos literários
• Fantoches – quadro e giz
• Dedoches – tarefas xerocopiadas
• Recorte – colagens – exposições
• Filmes – musicas – poesias
• Historias
• Dramatizações
• Dinâmicas diversas
• Jogos – brincadeiras
• Pintura a dedo

Avaliação Geral
No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.

Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho da criança quanto a:
• Participação
• Disciplina
• Atenção
• Coordenação visual e motora
• Cooperação
• Justiça
• Interesse
• Desenvolvimento da aprendizagem
• Higiene
• Raciocínio lógico

Planejamento Anual 2º Período

Linguagem Oral e Escrita

Objetivos:
1. Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido.
2. Estimular o interesse pela descoberta do código escrito no meio em que vive.
3. Desenvolver a habilidade de identificar e traçar corretamente as letras e números.
Fevereiro
• Coordenação Visomotora
• Grafismos
• União de pontos
• Desenhos, Pinturas, Recorte e Colagem,
• Labirinto
• Dobraduras
• Vogais - A a, E e, I i, O o, U, u
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
Março
• Percepção visual
• Identificação de partes do todo
• Descobrir diferenças
• Localizar semelhanças
• Encontros vocálicos
• Revisão das vogais - a, e, i, o u.
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Encontro de vogais
Abril
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Letras B - C - D
Maio
• Trabalhar com as consoantes
• Identificar e grafar as consoantes minúsculas e maiúsculas
• As letras F - G - H
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenhos
Junho/Julho
• As letras J - K - L
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Agosto• As Letras M - N - P
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• desenho
Setembro• As letras Q - R - S
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Outubro• As letras T - V - W
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
Novembro
• As Letras X - Y - Z
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons
• Desenhos
• Nome completo
Dezembro• Nome completo de letra cursiva
• Revisão do alfabeto e famílias silabicas
• Recorte e Colagem
• A escrita como forma de comunicação
• Relatos de experiências
• Conversas
• Histórias
• Ampliação de Vocabulário
• Sons

Matemática

Objetivos:
1. Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;
2. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Fevereiro
• Coordenação motora
• Numerais de 0, 1 e 2
• Grafismo
• Contorno de figuras
• Desenho
• Pintura
• Recorte e Colagem
• Labirinto
Março
• Discriminação Visual
• Números 3, 4 e 5
• Forma e cor
• Igual/Diferente
• Camuflagem
• Complementação de figuras
• Detalhes de cena
• Relações e afinidades
Abril
• Orientação temporal
• Antes/depois
• Ontem/hoje/amanhã
• Dia/noite
Maio
• Orientação espacial
• atrás/na frente/no meio/entre
• aberto/fechado
• de frente/de costas
• em cima/embaixo
• em pé/deitado/sentado
• mais longe/mais perto
• mesma posição/posição diferente
• Números 6, 7, 8, 9 e 10
Junho/Julho• Noções de geometria
• Linhas abertas e fechadas
• Números 11 e 12.
• Mesma forma
• Triângulo - Quadrado - Círculo
Agosto
• Relações de dimensão
• curto/comprido
• grande/pequeno/mesmo tamanho
• grosso/fino
• mais alto/mais baixo
• Revisão dos números de 0 a 12.
Setembro
• Seqüência e seriação - números
• Relações de massa e volume
• cheio/vazio
• leve/pesado
• Ontem/hoje/amanhã (revisar)
Outubro
• Relações de quantidade
• Mais/menos/ muito/pouco/nenhum
• Números 13, 14 e 15.
Novembro
• Noções de adição/subtração
• Noções de conjunto
• Números 15, 16, 17, 18, 19 e 20
• Par/ímpar
Dezembro
• Revisão de toda a matéria
Natureza e Sociedade

Objetivos:
1. Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;
2. Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;
3. Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde).
FEVEREIROCarnaval.
A origem do nome.
Endereço e Telefone
Descendência familiar.
MARÇO
O bairro e a origem da Escola.
ABRIL
Os tipos de casa e as localizações.
Quais os tipos de habitantes.
Dia do Índio e Descobrimento do Brasil
Páscoa
MAIO
As profissões.
O trabalho.
Dia das mães.
JUNHO/JULHOCidades e Regiões
Festa Junina
AGOSTO
Folclore
Dia dos Pais
SETEMBROOs meios de Transporte e o Trânsito.
Dia da Árvore
Primavera
OUTUBROAnimais em extinção.
Dia das Crianças
NOVEMBROProclamação da República e Dia da Bandeira
Meios de Comunicação
DEZEMBRO

quinta-feira, 28 de julho de 2016

APRENDENDO LIBRAS COM JOGOS EDUCATIVOS


JOGO DOS SINAIS
O  tabuleiro é parecido com o do tradicional jogo “ludo”, mas as regras são originais !

 Conversas, Reflexões e Prática Educativa de uma Educadora.

Diante da necessidade de novas formas de aprender e ensinar, procurei pesquisar jogos que pudessem ser adaptados ao trabalho pedagógico que facilitasse a aplicação e entendimento da linguagem de sinais. Achei interessante o tradicional jogo de Ludo e adaptei a proposta para Libras. Foi um sucesso em sala de aula. Apresentei o jogo aos alunos e espontaneamente foram elaborando comigo as regras necessárias. Gratificante o resultado obtido com o recurso pedagógico elaborado; percebi o quanto as crianças estão utilizando com competência  acertadamente libras, tudo em meio, a ludicidade do jogo educativo.
                         Professora de Libras - Gilciane Paixão do Nascimento


RECURSOS MATERIAIS UTILIZADOS
 
Papel-cartão branco
Cenetas hidrocor
Régua
Cola
Tampas de garrafa pet
Papel colorido
Papel contact


 
                            REGRAS DO JOGO DE SINAIS
Como jogar
  • Número de participantes : 2 a 4 
  • A primeira criança joga o dado, anda o número de casas indicadas , observa o sinal em libras na figura do tabuleiro; reproduz  em gestos e oralmente o significado. Caso acerte, fica no lugar aonde estar, se errar volta ao lugar onde estava.
  • Se cair em uma casinha preta, fica uma rodada sem jogar.
  • Se cair na casinha azul, fica duas rodas sem jogar.
  • Vence quem levar primeiro seus quatro pininhos até o centro do tabuleiro.


Jogo educativo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Jogos educativos para além da parte lúdica, os jogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam á resolução dos problemas propostos permitindo ao utilizador raciocinar e estimular as suas capacidades cognitivas, literária, assim como desenvolver a sua coordenação motora e reflexiva.
Jogos educativos são aqueles que estimulam e favorecem o aprendizado de crianças e adultos, através de um processo socialização que contribui para a formação de sua personalidade. Eles visam estimular o impulso natural da criança (e adulto) a aprender. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço, ao mesmo tempo em que abrangem dimensões da personalidade como a afetiva, a social, a motora e a cognitiva. Eles também favorecem a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força e concentração.
A palavra jogo é originária do latimiocusiocare e significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, entre outros. De acordo com Leal (2005), o jogo é uma atividade lúdica em que crianças e/ou adultos participam de uma situação de engajamento social num tempo e espaços determinados, como características próprias delimitadas pelas próprias regras de participação na situação “imaginária”.
A maior parte dos jogos educativos é voltada para o público infantil. Existem dois grupos principais de jogos infantis: os de enredo e os de regras. Os jogos de enredo também são chamados de jogo imaginativo, de faz-de-conta, de papéis, simbólico ou sócio-dramático. Os jogos de enredo visam promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social do jogador. Neles, as crianças se imaginam nos papéis dos adultos, representando a realidade que vivem, ou que gostariam de vivenciar. Um bom exemplo de jogo de regras é o xadrez. Nele, a situação imaginária está subentendida e as normas orientam a brincadeira. Os participantes ficam atentos a finalidade do jogo e no atendimento aos códigos por eles compartilhados.