"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Sequência didática " A Joaninha que perdeu as pintinhas" Atualizado



Para baixar o livro tem esse link:http://pt.slideshare.net/lizandrasantos9693/a-joaninha-que-perdeu-as-pintinhas-38193302

Atividades:
SEQUENCIA DIDÁTICA DO LIVRO AA JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS.SEQUENCIA DIDÁTICA DO LIVRO AA JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS.SEQUENCIA DIDÁTICA DO LIVRO AA JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS.SEQUENCIA DIDÁTICA DO LIVRO AA JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS.SEQUENCIA DIDÁTICA DO LIVRO AA JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS.SEQUENCIA DIDÁTICA DO LIVRO AA JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS.SEQUENCIA DIDÁTICA DO LIVRO AA JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS.SEQUENCIA DIDÁTICA DO LIVRO AA JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS.

Amei essa sequência e vou trabalhar com minha turminha :)
Fontes:http://pt.slideshare.net/mariaaparecidamendes562/sequencia-didtica-do-livro
http://pt.slideshare.net/Construindo/matemtica-jogos-tangram
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2014/10/sequencia-didatica-com-atividades.html

Sequência " Sítio do seu Lobato"

Essas atividades são super legais, achei no blog : http://notebookdaprof.blogspot.com.br/ da prof[ Heleneida. Lá tem um monte de coisas legais!!!

























Espero que gostem :)

Trabalho diversificado para o dia a dia do professor! Parte II

ARRUMAÇÃO DA SALA PARA O TRABALHO DIVERSIFICADO

Resultado de imagem para IMAGENS DE SALA ARRUMADA PARA TRABALHO DIVERSIFICADO

        As próprias condições da sala de aula e o número de grupos com que o professor pretende trabalhar determinarão o arranjo da sala. Arrumação das carteiras não é  fixa: deve variar de acordo com as necessidades imediatas do professor . Há , entretanto, uma arrumação básica que permitirá movimentação rápida dos alunos e o mobiliário, sempre que for necessário.
        È conveniente que os alunos encontrem , num local previamente determinado, material para exercícios , jogos ou atividades manuais , a fim de realizarem as atividades espontâneas de preenchimento de tempos vagos , no caso de terminarem o trabalho independente antes do tempo previsto . Podem-se organizar "cantos" na sala: canto da pintura , gibPLANEJAMENTOis, álbuns recreativos ou informativos , fichas com exercícios variados e graduados de diferentes matérias e assuntos, inclusive problemas de cálculo e , ainda material para atividades manuais : tesoura , papeis coloridos ,  cola , massa plástica , tintas , pincéis , giz de cera , papel para desnho e pintura , cubos de encaixe , caixas vazias para construções.

ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

        O agrupamento de alunos para o trabalho diversificado não é fixo ; varia de acordo com os objetivos do professor, para cada atividade.

        Ao agrupar os alunos, o professor levará em consideração o número de grupos que pretende formar e  a qualidade dos grupos , isto é , característica comum que identifica todos os elementos de um mesmo grupo.

         O número de grupos a formar em cada atividade será determinado pela própria habilidade do professor em conduzir dois ou mais grupos ao mesmo tempo , pelo numero total  de alunos e ainda , pelas possibilidades de movimentação na sala de aula . Os grupos não precisam ter número igual de alunos . Por vezes , o professor dirige um pequeno grupo que apresente maior dificuldade em relação á aprendizagem, enquanto as demais trabalham independentemente .

        Aconselha-se que , ao iniciar o trabalho diversificado numa turma , o professor só organize dois grupos , para facilitar seu manejo de classe , até que os alunos e ele próprio se sintam seguros na nova técnica  utilizada.


PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
    

        Ao planejar o trabalho diversificado , é necessário que o professor calcule bem o tempo que gastará na direção de um dos grupos , de modo a preservar a mesma duração para as atividades independente . Esta será cuidadosamente planejada , de  acordo com as necessidades e reais possibilidades do grupo , para que as crianças fiquem interessadas e não precisem recorrer ao auxílio do professor . Deve , ainda , apresentar enunciado claro e preciso , a fim de que o aluno saiba exatamente o que deve fazer.

       A direção da turma em trabalho diversificado oferece certas dificuldades para o professor que deve introduzir gradativamente esse tipo de trabalho em sua turma , de início   a atividade em que seja mais fácil o manejo de classe.


DIREÇÃO DA TURMA EM TRABALHO DIVERSIFICADO   

         Dirigindo a turma em trabalho diversificado , o professor deve seguir as seguintes etapas:
  • Arrumação da sala para a atividade: movimentação de carteiras o outro material 9 flanelógrafo, quadro de pregas , etc) de modo a facilitar a diversificação , evitando que o trabalho de um grupo perturbe o do outro.
  • Distribuição das crianças pelos grupos , determinando o que vai ser dirigido e o que vai trabalhar sozinho.
  • Preparação do grupo para o trabalho independente : instruções sobre a realização, recomendações para o reforço de bons hábitos.
  • Realização do trabalho : enquanto o professor dirige um dos grupos , os demais trabalham sozinhos .
  • Correção dos trabalhos e avaliação dos resultados obtidos . Todo o trabalho independente deve ser corrigido pelo professor a fim de que as crianças  não percam o interesse em realizá-lo.


ESQUEMA DE ARRUMAÇÃO BÁSICA DA SALA DE AULA





Essa informações e imagens foram tiradas de uma apostila que tenho aqui e não referências bibliográficas.