"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 1 de junho de 2017


DOMINÓ DOS BINHOS






Este dominó é feito de EVA e ilustrado com figuras recortadas em papel, este jogo ajudará a turminha a estudar a classificação dos animais vertebrados.


O que existe em comum entre o beija-flor e o sapo? O fato de serem vertebrados, é claro. Mas há também há muitas diferenças entre eles. É esse o tema deste dominó. A turma vai ficar craque no jogo se relacionar corretamente os animais às características específicas de seu subgrupo - mamífero, ave, réptil, anfíbio e peixe.



Exemplo: A peça que mostra a figura de um elefante deve ser unida àquela que traz uma informação como: "Mama quando pequeno". Durante cada partida, é trabalhado o conceito de classificação por meio dos critérios de semelhanças e diferenças. A partir da 2ª série, os alunos já estão aptos a classificar os vertebrados, e o dominó pode ajudar a fixar esse conteúdo ou relembrá-lo mais à frente.



O jogo é composto de 25 peças, cada uma com a figura de um bicho e uma informação referente a um dos cinco subgrupos. Para montá-las, liste cinco características de cada subgrupo e cinco animais que pertencem a eles. Organize as peças de forma que cada ave, por exemplo, seja casada com um aspecto referente a um mamífero, um réptil, um peixe, um anfíbio e também uma ave.



A técnica que ensinamos a seguir é chamada punch art: com furadores, se obtêm formas básicas - como círculos ou corações - usadas para compor os bichos mostrados nestas páginas. Você pode criar outros modelos usando fotos recortadas de revistas ou desenhos feitos pelos alunos.



Como fazer

1. BASE DAS PEÇAS







Com estilete e a ajuda da régua de metal, corte 25 peças de EVA de 5 por 10 centímetros sobre a placa de corte. Recorte a folha laranja em quadrados de 4,5 centímetros de lado contendo as características dos bichos.
Dê o acabamento com o arredondador de cantos. Se preferir, faça o contorno com lápis e recorte com tesoura


2. UMA COR DE CADA LADO





Cole os quadradinhos de papel laranja em um lado das 25 peças de EVA. Comece a fazer a base colorida para o outro lado, onde os bichos serão colados. Recorte mais 25 quadrados de 4,5 centímetros de lado em papel amarelo. Arredonde os cantos da mesma maneira e cole sobre o EVA.




3. PARTES DA TARTARUGA






Para montar a tartaruga, faça um círculo marrom com o furador grande. Com o pequeno, corte cinco círculos brancos para as patas e a cabeça.
Use o furador em formato de coração para fazer cinco unidades, quatro amarelas para o casco e uma branca para o rabo.




4. O BICHO TOMA FORMA






Coloque um pouco de cola no dorso da mão. Com a pinça, passe a pontinha de cada círculo pequeno na cola e fixe-o ao redor do círculo grande.


Cole os corações amarelos para compor o casco. Para fazer o rabo, deixe só uma ponta do branco aparecendo. Com as canetas preta e prata, desenhe os olhos.



Por fim, fixe o réptil na peça de EVA.




Material Necessário:




▬ Um pedaço de EVA branco de 45 por 60 centímetros
▬ papéis coloridos de 120 g
▬ folha laranja com as características dos subgrupos impressas
▬ placa de corte
▬ estilete
▬ tesoura
▬ régua de metal
▬ furadores de formas variadas
▬ pinça
▬ arredondador de canto
▬ cola branca
▬ canetas preta e prata





Caracteristicas dos Subgrupos:

▬ Ave




◘Possui penas.
◘Possui sacos aéreos.
◘É heterótrofa.
◘É homeotérmica.
◘Bota ovos.

▬ Mamífero





◘Mama quando pequeno.
◘É heterótrofo.
◘É homeotérmico.
◘A maioria possui pêlos.
◘Tem coração com quatro cavidades.

▬ Peixe



◘É aquático.
◘É heterótrofo.
◘É pecilotérmico.
◘É coberto por escamas.
◘Possui nadadeiras.

▬ Anfíbio

◘Sofre metamorfose.
◘É heterótrofo.
◘É pecilotérmico.
◘Tem pele lisa, molhada e viscosa.
◘Respira pela pele.

▬ Réptil



◘Se movimenta rastejando.
◘É pecilotérmico.
◘É coberto por escamas, carapaças ou placas córneas.
◘Reproduz-se de forma sexuada interna e bota ovos.
◘É heterótrofo.

dedoches

Quebra - Cabeça








HISTÓRIA EM QUADRINHOS E INTERPRETAÇÃO



Aos Professores
A infância é etapa fundamental para que possamos incutir hábitos culturais que irão acompanhar nossas crianças durante toda a sua vida escolar e, posteriormente, também em sua experiência familiar, profissional e emocional. Isso é corrente entre especialistas em educação, psicologia e sociologia. Os professores, que estão diretamente relacionados com a formação das crianças na educação infantil e no Ensino Fundamental devem usar todas as ferramentas disponíveis para que seus alunos desenvolvam ao máximo suas potencialidades.
É primordial que, entre as ferramentas legadas as crianças durante sua fase inicial de estudos, se consolide a leitura. Isso só pode ser feito se os alunos tiverem contato freqüente e prazeroso com recursos que estimulem sua curiosidade, despertem sua criatividade, informem divertindo e permitam uma certa interação. Nesse aspecto a utilização dos quadrinhos é dos mais valiosos recursos. Criar uma gibiteca e montar estratégias através das quais as crianças contem as histórias, releiam os textos, troquem revistinhas, ganhem novos exemplares, desenhem, pintem, dramatizem e tantas outras possibilidades, é decisivo.
A Turma da Mônica criada por Maurício de Sousa é nossa aliada nessa tarefa mais que agradável. Tendo a nosso dispor um outro recurso imprescindível na escola dos dias de hoje que é o computador, nossa missão fica ainda mais "legal" e deliciosa aos olhos dos alunos. Além do que, estamos realizando desde cedo a tal alfabetização digital, também importantíssima nesse novo século (ou deveria dizer milênio?).
Tirinha-de-Chico-Bento-falando-com-a-professora
Nesse sentido, nada mais a acrescentar além do convite para que visitemos e naveguemos sempre que pudermos e quisermos pelas deliciosas páginas do Portal da Turma da Mônica (www.turmadamonica.com.br). 



(HABILIDADE – Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.)


Leia a tirinha abaixo.

figur42.jpg

No último quadrinho, o que a Mônica não entendeu?
  1.   O que aconteceu com seu pedaço de pizza.
  2.   Onde foi que seu pedaço de pizza caiu
  3.   Porque a Magali come muito e não engorda.
  4.   Como a Magali consegue ser tão magrinha

História em quadrinhos


Com essa tirinha podemos desenvolver diversas atividades:

- Leitura da tirinha;

- Interpretação oral da história;

- Interpretação escrita:

a) Quem são os personagens da história?

b) O que eles estão fazendo?

c) Quais os personagens que estão bravos? Por quê?

d) Por que um dos personagens não está fazendo a mesma coisa que os outros?

e) Continue a história escrevendo o que acontece quando os personagens atendem ao telefone.

- Explorar os recursos gráfico-visuais (balões, expressões, onomatopeias...)

- Etc.

Aproveite também para explorá-la em outras disciplinas.








A MARGARIDA  FRIORENTA





A  MARGARIDA FRIORENTA

                         Fernanda Lopes de Almeida


Era uma vez uma margarida em um jardim.
Quando ficou de noite a margarida começou a tremer.
Ai passou a Borboleta Azul.A borboleta parou de voar.
- Por que você esta tremendo?
- Frio!
- Oh! E horrível ficar com frio! E logo em uma noite tão escura!
A Margarida deu uma espiada na noite.E se encolheu nas suas folhas.
A Borboleta teve uma idéia:
- Espere um pouco! E voou para o quarto de Ana Maria.
-Psiu, acorde!
- Ah? E você, Borboleta? Como vai?
- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.
- O que e que ela tem?
- Frio coitada!
- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida para o meu quarto.
- Vou trazer já. A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:
- Você leva esse vaso para o quarto da Ana Maria?
Moleque era muito inteligente e levou o vaso muito bem.Ana Maria abriu a porta para eles.
E deu um biscoito para Moleque.
A Margarida ficou na mesa de cabeceira. Ana Maria se deitou. Mas ouviu um barulhinho.
Era o vaso balançando. A Margarida estava tremendo!
- Que e isso?
- Frio!
- Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho para você.
Ana Maria tirou o casaquinho da boneca. Porque a boneca não estava com frio nenhum. E vestiu o casaquinho na Margarida.
- Agora, você esta bem. Durma e sonhe com os anjos.
Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria.
A Margarida continuou a tremer. Ana Maria acordou com o barulhinho.
- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa para você!
E Ana Maria arranjou uma casa para Margarida.
Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho. Era a Margarida tremendo.
Então Ana Maria descobriu tudo.
Foi lá e deu um beijo na Margarida!!!
A Margarida parou de tremer.
E dormiram muito bem a noite toda.
No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:
-Sabe Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!
E a Borboleta respondeu:
- Ah! Entendi!

ATIVIDADES:
  1. Fazer uma análise com as crianças sobre o tipo de frio que a margarida estava sentindo, explicando que não era um frio físico, e sim a falta de carinho, de proteção, de amor, de companhia.
  2. Conversar sobre esses sentimentos e perguntar se alguém também já sentiu esse frio. Falar que muitas vezes sentimos coisas que não sabemos explicar direito, assim como a margarida, mas que com o carinho de alguém que gostamos poder ajudar muito.
Coloque em ordem os acontecimentos da história:
(   ) Ana  Maria deu um beijo na Margarida.
(   ) Ana Maria arranjou uma casa para a Margarida.
(   ) O cachorro levou o vaso da Margarida para a casa de Ana Maria.
(   ) Ana Maria deu um casaquinho para a Margarida.

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Que tal fazer o reconto da história?

FANTOCHES PARA CONTAR A HISTÓRIA:

- A partir dessas atividades, dialogar sobre a frase, chegando à conclusão de que esse é o significado de "CARIDADE";
-Intensificar o diálogo sobre o tema caridade. Depois disso, entregar uma relação de frases para que separem quais delas representam caridade, e quais não:

FRASES SUGERIDAS:
*Hoje separei umas roupas que não me serviam mais para doar a uma instituição.
*Meu pai saiu da padaria e viu um mendigo. Voltou e lhe comprou um sanduíche.
*Minha mãe sempre exagera no meu lanche... por isso eu reparto com meu amigo quando ele não leva.
*Ontem à noite na minha prece pedi que Deus ajudasse as crianças que passam fome  e vivem pelas ruas.
*Minha avó estava triste; resolvi então sentar e conversar um pouquinho com ela.
*Apesar de termos uma empregada em casa, não deixo minhas coisas espalhadas pelo quarto.
*Minha avó ficou doente e minha mãe estava muito preocupada. Comportei-me bem durante a semana para não preocupá-la ainda mais.
*Meu pai chegou nervoso em casa e gritou comigo. Fiquei triste, mas não respondi, porque percebi que ele teve um péssimo dia no trabalho.
*Fui almoçar na casa da Tia Maria; ela fez uma comida meio esquisita mas mesmo assim eu comi e agradeci.
*Meu amigo não estudou para a prova e eu passei cola pra ele.
*Meu amigo “matou” aula e, quando a mãe dele me ligou eu confirmei a história que ele tinha contado.
*Ontem ajudei o Joãozinho a sacanear o Pedro Paulo.
*O cachorro do vizinho estava com medo de descer a escada e eu dei um “empurrãozinho” nele.


-Discutir questões como: 
1-Quais dessas ações constituem um gesto caridoso, uma caridade? 

2-Quais representam uma caridade material e quais representam uma caridade moral? 

3-Quais ações são mais difíceis de praticar, e quais têm mais mérito? O que é mais fácil, dar uma roupa que não usamos mais ou oferecer um pouco de atenção?
4-  Há necessidade da caridade material? etc...

ARTES:
-Confeccionar flores com copinhos descartáveis, escrevendo no seu interior(miolo) uma palavra amorosa para os amigos (no próximo encontro, as flores serão distribuídas aleatoriamente entre os participantes da atividade);
-Desenho dirigido – ilustrar, num papel sulfite pequeno (10x10 cm) as flores que o aluno imagina existirem no jardim onde habita a margarida e enfeitar, com elas, uma caixa de revistas que ficará na biblioteca, à nossa disposição.

DESENHOS E COLAGENS DAS PERSONAGENS: