"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 13 de abril de 2013

Escola:_______________________________________________________                                                                                       Aluno (a):_____________ _______________________________________                          
Professora:_________________________ Data:_____________________       

Avaliação de Integrada da II Unidade
Querido (a) aluno (a),
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostrar o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz.
Capriche!                                                                                                      Boa Sorte!
1-      Observe o gráfico a seguir. Ele representa o número de africanos que foi trazido para o Brasil em diferentes épocas.








Africanos trazidos para o Brasil



Leia as questões a seguir e anote as respostas
a)      De acordo com o gráfico, em qual século foi trazido o maior número de africanos para o Brasil?
b)      Qual foi o número total de africanos trazidos para o Brasil do século XVI ao século XIX

2-      Em um engenho, geralmente, cada pessoa realizava um tipo de atividade e tinha um papel bem definido. Associe cada nome á descrição correta abaixo.


a)      Escrava doméstica
b)      Mestre-de-açúcar
c)       Feitor
d)      Escravo ladino
e)      Senhor-de-engenho
f)       Escravo novo


(    )Era o dono do engenho e a sua família e os agregados lhe deviam obediência. Ele comandava os trabalhadores livres do engenho e até os homens livre  pobres que viviam nas redondezas.
(    )Trabalhador livre e assalariado; era que fiscalizava a controlava o trabalho dos escravos, geralmente utilizando métodos violentos.
(    )Um dos trabalhadores assalariados mais bem pagos, era o responsável pelo controle de todas as etapas da produção do açúcar.
(    )Recém-trazido da África, ainda não falava a língua portuguesa. Geralmente realizava os trabalhos mais pesados, como a colheita e o transporte da cana e a derrubada de árvores para fazer lenha.
(    )Escravo que já sabia falar português. Muitos deles trabalhavam na casa de engenho, realizando tarefas como moer a cana, cozinhar o melaço e encaixotar o açúcar.
(    )Trabalhava na casa-grande, realizando diversas tarefas, como lavar roupas, cozinhar, limpar a casa e cuidar dos filhos dos seus senhores.



3-      Leia os textos a seguir, que descrevem algumas etapas pelas quais os africanos passavam quando eram escravizados. Depois, associe os textos a cada uma das imagens apresentadas abaixo,

a)      Os pombeiros organizavam expedições para levar os escravos do interior da África até as feitorias localizadas no litoral africano. (    )
b)      Nas feitorias africanas, os pombeiros vendiam os escravos para traficantes, que os embarcavam em navios com destino ao Brasil. (    )
c)       Nos navios, os escravos  viajavam amontoados em porões sujos e malventilados. Muitos morriam durante a viagem. (    )
d)      Ao chegar ao Brasil, os africanos eram levados aos mercadores de escravos, onde eram vendidos, principalmente, aos senhores-de-engenho. (    )



4-      Que tipos de mata compõem a floresta amazônica?

5-      A floresta amazônica é uma floresta tropical. Quais são as principais características climáticas da região tropical?

6-      Quais são as principais formas de aproveitamento do Rio Amazonas e de seus afluentes?


7-      Observe o mapa e responda:
a)      O que o mapa mostra?
b)      O estado do Pará faz limite com quais estados da região Norte? E o estado do acre, com quais estados dessa região ele faz limite?





c)       Quais países fazem fronteira com a região Norte do Brasil?
d)      A linha do Equador atravessa quais estados da Região Norte?
e)      Que estados da Região Norte estão inteiramente localizados no hemisfério sul?
f)       Que estado da Região Norte são banhados pelo Oceano Atlântico?
g)      Organize um quadro identificando os estados da Região Norte e suas respectivas capitais e siglas.

Região Norte

Estado
Capital
Sigla






























8-      Quais são as sub-regiões do Nordeste? Qual é a maior delas?
9-      Complete-o com as principais características do Sertão nordestino.
Características do Sertão Nordestino
Clima
Vegetação
Solo










10-   Descreva a caatinga.
11-   Observe o mapa e responda.













a)      O que o mapa mostra?
b)      Todas as capitais da Região  Nordeste se localizam no litoral? Explique.

c)       Organize um quadro mostrando quais são os entrados da Região Nordeste e suas
d)      respectivas capitais e siglas.
Regiões Nordestes

Estado
Capital
Sigla






























Escola:___________________________________________________                                                                                   Aluno (a):_____________ ________________________________                  
Professora: Valdéria         Data:_________________               

Avaliação de Ciências da II Unidade
Querido (a) aluno (a),
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostrar o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz.            Capriche
1-A vida do ser humano possui fases. Escreva o nome das fases que acontecem nas seguintes idades:
a)os nove anos;_________________________________________________________
b)Dos dez aos quatorze anos;_______________________________________________
c)Dos quinze aos vinte anos;______________________________________________
d)A partir dos vinte e um anos._____________________________________________

2-Copie, lado a lado, o nome das partes do corpo e o dos orhãos correspondentes:


- cabeça  (1)

- tronco  (2)

- membros (3)
- escápula, braço, antebraço, mão, quadril, coxa, perna, pé (   )
- laringe, faringe, costela, pulmões, coração, fígado, estômago, umbigo (   )
- cérebro, olhos, boca, nariz (   )



3-Complete as frases:
a)O conjunto de ossos do corpo humano chama-se________________________
b)Os ossos, músculos e articulações permitem nossa________________________
c)As articulações que permitem muitos movimentos são chamadas_________________
d)As articulações que permitem poucos movimentos são chamadas_________________
e)As articulações que não permitem movimentos são chamadas____________________

4-Escreva o nome dos sentidos que Renata usou quando estava na praia..A água do mar era
A)bem verdinha. ________________________
b)As ondas faziam pouco barulho. ________________________
c)De vez em quando vinha o cheiro de maresia. ________________________
d)A temperatura da água era fria. ________________________

5-Complete com as palavras existentes no quadro:
Tato                olfação            visão              audição          gustação          órgãos dos sentidos


a) O órgão do __________________________ é a pele, que recobre todo o nosso corpo.
b)  Os olhos são os órgãos da ______________________________.
c)  O órgão da __________________________é o nariz.
d)  Os órgãos da __________________________são os ouvidos.
e)  O principal órgão da __________________________ é a língua.
f)  Todos juntos formam nossos __________________________

6-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.



(a)           Fezes

(b)           Digestão

(c)           Bolo alimentar

(d)           Sistema digestivo


 (    ) alimentos mastigados pelos dentes, umedecidos pela saliva
(    ) conjunto de órgãos encarregados da digestão
(    ) transformação de alimentos em substâncias nutritivas
(    ) parte do alimento que não é aproveitada pelo organismo



7-Assinale com x as expressões que completam as frases.

a)O oxigênio é levado a todas as células do corpo:


(    ) pelos pulmões.
(    ) pelo sangue.
(    ) pelos brônquios


b)No corpo humano a troca de oxigênio por gás carbônico acontece:


(    ) nas fossas nasais.
(    ) na boca.
(    ) os pulmões


c)O gás carbônico é conduzido das células até os pulmões:


(    ) Pelo sangue.
(    ) Pela faringe.
(    ) Pela traquéia.


d)Enquanto produzem energia, as células eliminam:


(    ) oxigênio.
(    ) substância nutritivas.
(    ) Gás carbônico.


8-Complete as cruzadinhas.

a-  Nome que o bolo alimentar recebe depois de misturado ao suco gástrico
b-  Suco produzido pelo fígado
c-  Órgãos duros que trituram os alimentos
d-  Nome que recebe o quimo depois de misturas aos sucos digestivos
e-  Líquido que umedece o alimento durante a mastigação






9-Observe o desenho e numere os órgãos de acordo com o caminho que o ar percorre no movimento de inspiração.
(    ) Fossa nasais
(    ) Laringe
(    ) Pulmões
(    ) Traquéia
(    ) Brônquios
(    ) Faringe

10 -Assinale com X as expressões que completam as frases

a) O sangue absorve oxigênio e elimina gás carbônico:


(     ) no coração.
(     ) nos pulmões.
(     ) nas células


b)  O órgão que impulsiona o sangue para todo o corpo é


(     ) o estômago.
(     )o cérebro.
(     ) o coração.



11-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.


(a)  artérias

(b) veias

(c) capilares
(     ) trazem o sangue dos outros órgãos para o coração.
(     ) são canais finíssimos em que se dividem as veias e as artérias.
(     ) levam o sangue do coração para todo o corpo.



12-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

(     ) o sangue chega ao coração carregado de gás carbônico.
(     ) o coração impulsiona o sangue para todas as outras partes do corpo.
(     ) nos pulmões o sangue recolhe oxigênio e deixa gás carbônico.
(     ) o coração bombeia o sangue até os pulmões.

(     ) carregado de oxigênio, o sangue retorna ao coração.