"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 30 de abril de 2013



Plano de Aula- Meio Ambiente/ Música e Horta Escolar


  
Disciplinas: Português e Ciências

Público Alvo: Alunos do 4º e 5º Ano

Conteúdo: Português e Ciências
Estudo de texto – Planeta azul. Construção de uma nova horta, cultivando a horta na escola (adubar)

Objetivos:
  • Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão deste planeta. (planeta azul)
  • Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação
  • Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável
  • Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento.
  • Criar na escola uma área produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis

Metodologias:

1° Momento: Acolhida Dinâmica do Abraço
2º Momento: Apresentar para os alunos o banner com a letra e imagens da música de Chitãozinho e Xororó – Planeta azul quer você pode encontrar a letra clicando AQUI
Em seguida distribuir a letra da música e propor aos estudantes de escutar com a melodia da mesma
3º Momento: Cantar com os estudantes a música planeta azul, propondo um momento da fala dos estudantes a partir da reflexão de cada estrofe
4° Momento: Sugerir aos estudantes que dramatizem a letra da música através de gestos.
5° Momento: Intervalo
6 °Momento: Levar os estudantes ao espaço da horta. Em seguida sugerir a divisão de grupos, um dos grupos ficará com a responsabilidade para adubar o terreno ao qual foi construída a hortinha na escola. O outro grupo ficará responsável pela construção de uma nova horta.
7 °Momento: Propor uma atividade para casa a respeito dos conteúdos passados em sala de aula.

Recursos: TNT, livros didáticos, giz de cera, computador, impressora, etc.

Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do seu conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem. 


Atividade Advérbio

De uma forma bem simples os alunos irão classificar os advérbios pintando e circulando.
Após a classificação o professor poderá pedir que destaquem 3 advérbios e elaborem 3 frases sobre a situação que aparece na figura.
Boa Aula meus queridos.

Como apoio uma pequena lista de Advérbios:

Tempo Ontem, hoje, amanhã, breve, logo, antes, depois, agora, já, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, outrora, ainda, antigamente, novamente, brevemente, raramente.

Lugar Aqui, ali, aí, cá, lá, acolá, atrás, perto, longe, acima, abaixo, adiante, dentro, fora, além.

Modo Bem, mal, assim, depressa, calmamente, suavemente, alegremente.

Afirmação Sim, deverás, certamente, realmente, efetivamente.

Negação Não, tampouco.

Dúvida Talvez, quiçá, acaso, decerto, porventura, provavelmente, possivelmente.

Intensidade Muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tão, tanto, meio.



Substantivos Próprios e Substantivos Comuns - Sugestão de Aula


OLÁ PESSOAL!


Hoje vou lhes dar um exemplo de como dar uma aula interessante sobre Substantivos Próprios e Comuns, que talvez já utilizado por alguns, esquecidos por outros e jamais visto por terceiros.
Sempre que me preparava pra dar essa aula saia catando tudo que era bugiganga pela casa, desde doces , frutas, tampas  de garrafa até os  brinquedos de meus filhos que sob protesto eram logo colocados dentro de uma grande sacola e partiam comigo à sala de aula para me auxiliar na instrução do dia.
Ao me ver chegar com uma sacola diferente meus alunos já ficavam entusiasmados e quando as coisas iam saindo uma a uma da sacola então era uma agonia só.
Primeiro eu tirava uma boneca e lhes mostrava perguntando:
- O que é isso?
Eles prontamente respondiam:
 -  É uma boneca pró.
 -  E como se escreve boneca? Quem poderia me ajudar escrevendo esse nome?
E sempre alguém vinha giz em punho pra escrever uma palavra.
Fosse carro, remédio, boneco, lápis ...
Mas onde entra o tema da aula afinal? Até o momento só vimos alunos indo ao quadro e escrevendo palavras que iam ou não sendo corrigidas.Calma caros colegas já chegaremos lá.
Acabado o festival de escrita de palavras,  bate papo,  alegria continuávamos a aula.
 -  Gente , essa boneca se chama Dalila.
Dalila era uma boneca negra e linda de minha filha Amanda que nessas andanças acabou desaparecendo pra nunca mais tadinha kkkk.
Prosseguindo... Eles me falavam sobre os nomes de suas bonecas e eu pedia para que alguém viesse escrever o nome de Dalila e das outras bonecas que eram citadas  ao que prontamente alguém vinha e eu aproveitava pra perguntar caso o aluno acertasse o pq de iniciar com maiúscula o nome da boneca ou em caso de erro explicar que Dalila como eles era única e portanto merecia que seu nome também fosse grafado com letra maiúscula.
Escrevia assim o tema da aula e dava a definição fazendo depois com que eles repetissem comigo as frases:
Dalila é uma boneca.
Boneca é um substantivo comum. Por quê?
Toda boneca é uma boneca.
Mas Dalila é um nome próprio. Por quê?
Toda boneca é uma boneca, mas nem toda boneca é Dalila. E seguiamos o festival
Todo carro é um carro, mas nem todo carro é uma B M W
Todo remédio é remédio, mas nem todo remédio é Dipirona
Todo rio é um rio , mas nem todo rio é o Amazonas
Toda cidade é uma cidade,mas nem toda cidade é São Paulo.
A aula corria as mil maravilhas até um espertinho lembrar ...
Toda mulher é mulher né pró?
 -  É sim, mas nem toda mulher é Maria
 -  Mas tem muita Maria por ai.  como pode ser única e ser nome próprio se tem um monte?
 - Não há sequer um ser humano igual meu querido e se o nome for igual o sobrenome é diferente,  se o sobrenome for igual o número de identidade é diferente e se não tiver identidade a impressão digital é diferente, única , portanto substantivo próprio.


Atividade Substantivos Próprios e Comuns


Com esta ficha você pode realizar a sondagem de seus alunos.
Ficha para Sondagem Patati Patatá