"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O PEQUENO PRÍNCIPE: MATEMÁTICA

” O Pequeno Príncipe tinha, sobre as coisas sérias, ideias muito diferentes do que pensavam as pessoas grandes.”



1) LEITURA E REFLEXÃO:



Fonte: Trecho do livro "O Pequeno Príncipe" de Saint- Exupéry.

2) Responda:

a) Qual a mensagem, deste trecho do livro, para nossa vida?

b) E você, quando conhece alguém, o que mais valoriza nesta pessoa?

_____________________________________________________________________

***O dinheiro só tem utilidade quando acrescenta algo positivo em troca...e não apenas números imensuráveis e frios na carteira ou extrato bancário...dando algum tipo de status e poder.
Para refletir!!!
Qual a graça em ter tanto dinheiro e poder...se eles não cabem em nosso coração?
Profe Janete Motta
______________________________________________________________________

3) Os números estão sempre presentes em nosso dia-a-dia. Então, que saibamos utilizá-los de maneira correta e não para "julgar as pessoas" se são melhores ou piores.

***Agora, use os números para descobrir o valor de cada expressão numérica:

a) 60 + [ 28 - ( 2 x 7 ) : 14 ] = ( 87 )

b) 49 - { 15 + [ 20 - ( 10 - 6 ) ] } = ( 18 )

4) Distribua igualmente:

a) 10.432 rosas em 32 jardins:
Cálculo: ********************* P.R:


b) 3.952 rosas em 26 vasos:
Cálculo: ********************* P.R:

5) Resolva as histórias matemáticas:

a) No planeta do Pequeno Príncipe havia uma única rosa, mas um roseiral no Planeta Terra havia 3.258 roseiras. Quantas roseiras terão 6 dúzias de roserais iguais a este?

Cálculos:************* P.R:****************** R:

b) O quarto planeta a ser visitado foi de um empresário muito ocupado a contar e recontar estrelas. Dizia-se possuidor de estrelas. Isto lhe deixava rico. Ele anotava em seus papéis e os guardava no banco. Ele tivera a brilhante ideia de ser possuidor de estrelas. Essa ideia não era brilhante para o Pequeno Príncipe.
No primeiro dia ele contou 32.816 estrelas. No outro dia, ele contou a metade desta quantia mais 47 dúzias de estrelas. No terceiro dia, contou o sêxtuplo do primeiro dia.

***Quantas estrelas ele contou no segundo dia?
**Cálculos:**R:___________________________________________________

***Quantas estrelas ele contou no terceiro dia?
**Cálculo:**P.R:**R:____________________________________________________

***Quantas estrelas ele contou ao todo?
**Cálculo:**R:____________________________________________________
6)
PROJETO:O Pequeno Príncipe
GESTAR II - 2009

PROJETO DE LEITURA

1. Tema: O Pequeno Príncipe

2. Problema:

Nota-se que a falta de trabalho específico e motivamente com leitura traz como conseqüência problemas agravantes em sala de aula como: desinteresse e descaso, falta de cooperação entre os alunos em trabalho em grupo, etc.
O que é proposto pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), é que se trabalhe com a diversidade textual a fim de tornar o aluno um leitor competente, capaz de saber realizar uma leitura crítica das diferentes linguagens.

3 - Público-Alvo:

Alunos da 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental II.


4 - Justificativa:

O projeto surgiu com a intenção de contribuir na melhora da deficiência de leitura e escrita, utilizando o livro de literatura “O Pequeno Príncipe”, por ser um tipo de texto de leitura rápida e intrigante. Um requisito do material quando bem trabalhado, propõem aos alunos um bom debate e um maior aprofundamento do que seja o uso da Língua Portuguesa, além de incentivar o hábito da leitura prazerosa e de fácil entendimento.
Ressalvando que a realidade da escola é de alunos desinteressados pelo processo de leitura e escrita, retratando o Brasil como um dos países em que o processo de educação não acontece de forma eficaz e significativa, mantendo-o, dessa forma, como o líder da pior distribuição de renda do mundo, refletindo assim estes resultados em sala de aula, onde é cada vez crescente o desrespeito ao professor, a desarmonia entre alunos e a grande dificuldade de manifestarem suas opiniões sobre determinado assunto, além de não entenderem o que foi lido.
Com base na diferença de classes sociais, pode-se compreender as dificuldades que se apresentam no universo de leitura do aluno, por isso, se faz necessário que o professor trace novas estratégias de ensino, fuja do tradicionalismo que é autoritário e intolerante.


5. Objetivo Geral:

Promover a leitura de textos literários na escola, criando situações que as crianças observem algumas características deste gênero textual, favorecendo e desenvolvendo o gosto pela leitura, por meio de atividades diversificadas.


6. Objetivos Específicos:

Ler por prazer;
Apreciar texto Literário;
Participar das atividades propostas relacionadas á leitura do texto;
Desenvolver o hábito de leitura, ampliando o repertório leitor do aluno;
Propiciar condições de interação com grupo;
Desenvolver a expressão oral dentro e fora da sala de aula;
Analisar os diferentes gêneros atentando para as diferenças inerentes as suas estruturas;
Fomentar a discussão de valores e comportamento na sociedade contemporânea;

7. Revisão Literária

A importância e a necessidade do ato de ler para o aluno são indispensáveis nos dias de hoje, onde é papel da escola incentivar a leitura de variados tipos de textos proporcionando aos seus alunos condições para que se tornem leitores competentes.
É mister frisar que a leitura é muitíssimo importante, pois “[...] amplia e integra conhecimentos [...], abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência (...)" (RUIZ, 2002, p. 35).
Ler, todo mundo sabe, está longe de ser uma tarefa fácil. Dá muito mais trabalho do que ver televisão, ouvir música ou pensar na vida. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, além de tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o tema (ou vontade para aprender e descobrir). Mas, ler é o único jeito de se comunicar de igual para igual com o restante da humanidade, seja no tempo - por meio de textos escritos por gente que já morreu como Monteiro Lobato ou William Shakespeare -, seja no espaço - ao ver, em jornais, livros e revistas, o que japoneses ou alemães acham de eventos que estão ocorrendo neste exato momento. É nos escritos que desvendamos outras culturas, que hábitos e histórias diferentes se revelam para nós, compreendemos, de fato, o sentido da expressão diversidade (de idéias, vivencias, sonhos, experiências).
É por isso que ler é, talvez, a coisa mais importante que a escola tem a ensinar - e não só aos alunos. Infelizmente, porém, muitos professores brasileiros não sabem como trabalhar a leitura em sala de aula: “A maior parte das escolas só trabalha com textos didáticos e literários e, muitas vezes, de maneira burocrática, sem sentido para os alunos" (Delia Lerner).
Contudo, é necessário que os professores desenvolvam estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar a seus alunos três comportamentos distintos: ler por prazer, para estudar e para se informar, atribuindo, dessa forma, significado ao que ler, entendendo como Luckesi (2003, p. 119) que “[...] a leitura, para atender o seu pleno sentido e significado, deve, intencionalmente, referir-se à realidade. Caso contrário, ela será um processo mecânico de decodificação e símbolos".

Acreditando na importância da leitura, o estímulo da concretização do hábito de leitura, espera-se formar cidadãos capazes de compreender o mundo.


8. Conteúdo Programático

Tipologias textuais: narrativa literária e poesia;
Gêneros textuais: música, fábula.

9 - Metodologia:

Propor aos alunos a leitura do livro “O Pequeno Príncipe”, onde serão desenvolvidas atividades específicas que despertem o interesse pela leitura e reprodução oral;
Formar grupos para o desenvolvimento da Gincana de Leitura;
Levantar questionamentos sobre os valores presentes no texto;
Quebra-cabeça;
Dramatização;
Exibição de filme;
Roda de leitura.

10 - Recursos humanos e materiais

Alunos da 8ª série;
Professores de Língua Portuguesa;
Livro Literário;
Atividades xerografadas;
DVD;

Lousa e piloto.

11 - Cronograma:

Cronograma
DATA
HORÁRIO
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
26/10/09
13:20 as 15:00
Roda de Leitura: O Pequeno Príncipe.
28/10/09
16:00 as 16:50
Roda de Leitura: O Pequeno Príncipe.
29/10/09
13:20 as 15:00
Roda de Leitura: O Pequeno Príncipe.
02/11/09
13:20 as 15:00
Exibição do Filme: O Pequeno Príncipe.
04/11/09
05/11/09

16:00 as16:50
13:20 as 15:00
Atividades envolvendo textos relacionados ao livro enfocando alguns conteúdos estudados em Língua Portuguesa.
09/11/09
13:20 as 15:00
Show do milhão: perguntas sobre o livro.
11/11/09
16:00 as 16:50
Quebra – cabeça: montagem
12/11/09
13:20 as 15:00
Dramatização


12 - Resultados esperados:


Formar leitores competentes;
Aprimorar o desempenho do aluno em sala de aula;
Melhorar a convivência dos alunos entre si;
Aprender a trabalhar em grupo;
Que os objetivos sejam alcançados;
Espera-se que ao final deste projeto diminua o desinteresse e o descaso dos alunos durante as aulas, que gostem de ler e apliquem os conhecimentos adquiridos no cotidiano.

Referências:

http://www.idbrasil.org.br/d rupal/?q=node/16065

http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=432

LERNER, Delia. Todas as leituras. Nova Escola, São Paulo, XXI, nº 194, p. 31, agosto/2006.

Sugestões de Atividades


Os alunos escolherão um trecho do livro para a dramatização.

1ª Equipe:

2ª Equipe:



1. Qual o gênero do livro?
a) ( ) conto
b) ( X ) fábula
c) ( ) musica
d) ( ) novela

2. Quem é o autor do livro?
a) ( ) Joann Sfar
b) ( ) Antoine de Saint-Exenple
c) ( ) Joann de la Patrice
d) ( X ) Antoine de Saint-Exupéry

3. Qual foi o primeiro desenho do piloto quando criança?
a) ( ) um chapéu
b) ( ) uma rosa
c) ( ) um carneiro
d) ( X ) uma jibóia

4. O que o personagem fazia para testar a inteligência dos adultos?
a) ( ) fazia várias perguntas
b) ( X ) mostrava o seu primeiro desenho
c) ( ) perguntava sobre um determinado assunto
d) ( ) pedia para fazer um carneiro

5. O narrador personagem era aviador. Caiu no deserto do Saara por causa de uma pane no motor. O que ele encontrou no dia seguinte?
a) ( ) um camelo
b) ( X ) um homenzinho
c) ( ) um pintor
d) ( ) uma serpente

6. De onde era o principezinho?
a) ( ) do asteróide 325
b) ( ) um planeta
c) ( X ) do asteróide B 612
d) ( ) do asteróide 613

7. O principezinho se preocupa em manter seu pequeno planeta livre dos baobás. O que são os baobás?
a) ( X ) árvores
b) ( ) arbustos
c) ( ) flores
d) ( ) ervas

8. O príncipe tinha medo que o carneiro uma planta especial que ele tinha em seu planeta. Qual era?
a) ( ) erva-doce
b) ( ) flores do campo
c) ( ) baobás
d) ( X ) uma rosa

9. O que motivou o principezinho a fugir de seu planeta?
a) ( ) a vontade de conhecer outros planetas.
b) ( ) queria ser príncipe de um planeta maior para ter mais rosas.
c) ( ) desejava encontrar outras espécies de flor e fazer um belo jardim.
d) ( X ) fugir das exigências da rosa e porque ela era muito presunçosa.

10. Ao partir de seu planeta, o príncipe passou primeiro pelo asteróide 325. Este asteróide era habitado por um rei. O que o rei propôs ao principezinho?
a) ( ) que morasse com ele e fosse seu súdito.
b) ( X ) que se tornasse seu ministro da justiça.
c) ( ) que apenas ficasse ali sentado bocejando o quanto quisesse.
d) ( ) que limpasse seu planeta dos ratos.

11. No segundo planeta também havia apenas um habitante. Quem era?
a) ( ) um velho gordo e mentiroso
b) ( ) um cogumelo
c) ( X ) um vaidoso
d) ( ) um embaixador

12. Chegando ao terceiro planeta o principezinho encontrou um homem de negócios. Ele disse ao principezinho que havia sido incomodado três vezes. Quais foram os três incômodos?
a) ( ) um pássaro, um besouro e o príncipe.
b) ( X ) um besouro, o reumatismo e o principezinho.
c) ( ) um besouro, umas moscas e o principezinho.
d) ( ) uma abelha, a máquina calculadora e o príncipe.

13. No quarto planeta, habitava o acendedor de lampiões. Qual era o motivo que o levava a acender e apagar o lampião de minuto a minuto?
Resposta: O planeta era tão pequeno que o dia levava um minuto.
O planeta levava um minuto para completar uma volta.
(PESSOAL)

14. Quem foi o personagem que aconselhou o príncipe a visitar o planeta Terra?
a) ( X ) o geógrafo
b) ( ) o bêbado
c) ( ) o homem de negócios
d) ( ) o rei

15. A Terra não era um planeta qualquer. Lá existiam milhares de geógrafos, negociantes, beberrões, vaidosos e acendedores de lampião. O autor, com relação ao planeta Terra, quis dar idéia de quê?
Resposta: Que o planeta Terra era muito grande e que tinha todo o tipo de pessoas com personalidades diferentes.
(PESSOAL)

16. Em que lugar da Terra o príncipe passou? Qual foi o primeiro ser com quem falou?
a) ( ) Na África, no deserto de Gobi e se comunicou com uma minhoca.
b) ( ) Na América, numa praia e se comunicou com uma flor.
c) ( ) Na América, num deserto e se comunicou com uma serpente.
d) ( X ) Na África, no deserto do Saara e se comunicou com uma serpente.

17. A raposa ensinou ao príncipe o que é ser amigo. O que deve ser feito para se ter um amigo?
a) ( x ) Para se fazer um amigo temos que criar laços, conhecer bem a pessoa que se quer cativar.
b) ( ) Para se ter um amigo temos que desatar laços antigos com outras pessoas.
c) ( ) Devemos conquistar a pessoa com presentes e sempre fazer e dizer o que o outro gosta.
d) ( ) Devemos sempre nos preocupar em não magoar a pessoa esperando sempre que ela nos retribua.

18. Depois do encontro com a raposa, o principezinho encontrou o guarda-chaves que era responsável por dividir e despachar...
a) ( ) pacotes e presentes
b) ( ) crianças e brinquedos
c) ( X ) pessoas em trens
d) ( ) carvão em trens

19. No oitavo dia em que o piloto estava no deserto, o príncipe contou-lhe a história do vendedor. O que esse personagem vendia?
a) ( ) remédios para o reumatismo
b) ( X ) pílulas que aplacavam a sede
c) ( ) xarope para a tosse
d) ( ) comprimidos para a fome

20. Depois de beberem a água do poço, o piloto voltou para o avião a fim de consertá-lo. No dia seguinte retornou e encontrou o principezinho falando com alguém. Quem era?
a) ( X ) uma serpente
b) ( ) a raposa
c) ( ) uma flor do deserto
d) ( ) um camelo

21. Quanto tempo o príncipe ficou na terra?
a) ( ) um dia
b) ( ) um mês
c) ( ) uma semana
d) ( X ) um ano

22. Como termina a história?
Resposta: o príncipe deixa-se picar pela cobra e cai. Morre. Para ele era o único modo de voltar para seu planeta.

23. Quantos anos se passaram até que o aviador contasse esta maravilhosa história?
a) ( ) dois anos
b) ( ) dez anos
c) ( X ) seis anos
d) ( ) quatro anos

Um caipira apaixonado



Mentalmente, Marcelo ensaiava a quadrilha: “Um, dois, três, volta. Ele ajoelha, ela dá uma volta. Um, dois, três, vira. Ele cumprimenta, ela gira”.
            Ele estava assim nervoso por causa de Carolina, a noiva. Ela era mesmo uma graça de menina, e Marcelo, apaixonado, achava que na hora dançaria tudo errado.
               Hora da festa, coração aos pulos, Marcelo pergunta aflito:
               ― Mamãe, será que na hora eu lembro?
― Claro, Marcelo, fique tranqüilo ― respondeu a mãe, no fundo sabendo que um coração apaixonado às vezes arma grandes confusões ...
De repente, a professora chamou:
― Todos em fila, vai começar. E ... um, dois, três, quatro.
            Ela deu a volta e ... Marcelo perdeu o sapato!
Ele pensou: “E agora? Perco  noiva, perco tudo, a quadrilha vai embora”.
Mas, como era bem esperto, fingiu que tinha sido combinado. Fez caipira atrapalhado e, pé com sapato outro sem, Marcelo mancou com graça. Fez careta e fez pirraça.
A platéia deu risada e aplaudiu mesmo com gosto o noivo tão divertido.
Quando o padre perguntou:
― Qué casa cum seu cumpadre?
Carolina, encantada, bem depressa respondeu:
― Quero sim! Quero, seu padre!

Histórias de Sônia Salerno Forjaz. In: Revista Alegria. Editora Abril Jovem, São Paulo.



1. Por que Marcelo estava tão nervoso?
(   ) Por causa de sua mãe.
(   ) Por causa de seu coração.
(   ) Por causa de Carolina.
(   ) Por causa do padre.

2. O que aconteceu com o menino logo que começou a dançar ?
(   ) Contou um, dois, três, quatro.
(   ) Sua mãe disse para se acalmar.
(   ) Ele perdeu o sapato.
(   ) Ele riu nervoso.



3. Que solução Marcelo deu para o problema?
(   ) Fingiu que estava com  dor.
(   ) Mancou, fez careta e deu risada.
(   ) Deu meia volta e voltou para a fila.
(   ) Fingiu que era combinado, fez um caipira atrapalhado, com graça.

4. Numere os fatos de acordo com a história.
(    ) Na hora da festa, Marcelo fica com o coração aos pulos.
(    ) Durante a dança, Marcelo perdeu o sapato.
(    ) O casamento da roça aconteceu.
(    ) Pensando em Carolina, Marcelo achava que dançaria errado.
(    ) Marcelo ensaia a dança em pensamento.
(    ) Marcelo encontrou uma saída para a perda do sapato.


5. Piadinha na escola

Professora:
- Roberto, conjugue o verbo ir no presente.
- EU...VOU, tu...vais, ele...vai...
- Mais rápido, mais rápido!
- Nós corremos, vós correis, eles correm!
Fonte: ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. Ilustrações Alberto Lunares et ai. São Paulo: Ática, 2005, p.105.

 O efeito de humor do texto é provocado pelo fato de :

(  ) Roberto não saber conjugar o verbo ir.
(  ) a professora pedir para Roberto conjugar o verbo ir.
(  ) a professora pedir para Roberto falar mais rápido.
(  ) Roberto entender de forma equivocada o pedido da professora.

6.Pontue adequadamente a piadinha abaixo.

         O hóspede não conseguiu dormir à noite toda e foi reclamar na portaria (     )
        
         (     ) O senhor me disse que esse hotel não tinha pernilongo (     )
        
         (     ) E não tem mesmo (     )
        
         (     ) E esses pernilongos que me picaram a noite toda (     )
        
         (     ) Ah (     ) esses aí não são do hotel (     ) São do brejo aqui do lado (     )


7.Leia a canção e assinale a resposta certa.

Fogo da Botina


Eu vou fazer voce
Pular feito pipoca
Ficar com a perna bamba
Gastar o solado da bota

Quero ver essa moçada
Jogando o chapéu pra cima
Quero ver esse peão
Ganhando essa menina
Quero ver essa moçada
Tirar fogo da botina
To ligado, to na boa
Ta subindo a adrenalina


Vou por lenha na fogueira
Vai ferver o caldeirão
Uma bomba de alegria
Quero ver tremer o chão
Olha nóis aqui de novo
Balançando esse bailão
Quando eu chego, é so folia
Todo mundo acha bão

Emílio e Eduardo



I- Pipoca e bota são substantivos concretos.
II- Caldeirão e alegria são substantivos abstratos.
III- Alegria e adrenalina são substantivos abstratos.

(  ) I e II estão corretos.
(   ) I e III estão corretos.
(   ) II e III estão corretos.
(   ) Todas as alternativas estão corretas.


 8.A palavra caipira está em negrito porque
 (   ) Maluquinho está dançando quadrilha.
(   ) É o único que está montado em um cavalo.
(   ) Ele entendeu que a fantasia estaria completa se estivesse em um cavalo.
(   ) Ele entendeu que caipira é quando faz algo errado.



Coqueiros

20-3-1936

Prezado senhor Monteiro Lobato

Agradeço imensamente a sua carta que muito me alegrou. Idéias boas como as da Emília não tive, mas gostaria que o senhor escrevesse mais algumas histórias de aventuras em que apareça Peter Pan.
Esta é a minha idéia:
Um dia, Pedrinho estava passeando no terreiro quando ouviu um zunido. Era Peter Pan que chegara da Terra do Nunca e vinha convidar os meninos para ir até lá. Depois de vários preparativos, partiram sem o consentimento de dona Benta que, como de costume, ficava horrorizada com essas viagens. Logo que lá chegaram começou uma série de aventuras. Eis, pois, as minhas idéias, que eu não acho tão boas como as da Emília, mas talvez sirvam.
Queira aceitar um abraço da amiguinha
                                            Tagea Bjórnberg
Fonte: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Estudos Brasileiros. Arquivo Raul de Andrada e Silva. São Paulo, USP, [19-].

9- A parte da carta que apresenta uma despedida é:

(A) "Prezado senhor Monteiro Lobato".
(B) "Esta é a minha idéia".
(C) "Queira aceitar um abraço da amiguinha".
(D) "Tagea Bjórnberg".


 Sandra Jubeleo


            Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.
            O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.
            A Hiena só dá risadas. O Macaco só faz palhaçadas.
            O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida.
            Um dia o Pavão falou:
            - Como sou belo! Vejam minhas penas!
            O Macaco deu uma pirueta e respondeu:
            - Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios.
            O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula de Esopo)

1. Qual é o título do texto?

2. Quem são os personagens?

3. De onde o texto foi retirado?

.4. Quem é a professora da escola e por que?

5. O que o texto informa sobre o Burro?

6. Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho? 

7. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?

8. Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão:

.9. Em sua sala de aula existe algum aluno que se parece com as descrições do texto. Não escreva nomes, mas diga com quem (do texto), a pessoa se parece e o que ela faz.


10. Justifique a letra  maiúscula:

Rio de Janeiro.............................................................

Brasil............................................................................

Corujinha......................................................................

11. Na frase “Olhe para seus  pés.”A quem a palavra destacada se refere?

.....................................................................................

12. Este texto é:
(           ) informativo             (           ) poético

(           ) narrativo                 (           ) instrucional

13. Observe atentamente e classifique as palavras abaixo em (S) singular ou (P) plural:

(         ) carteira                    (        ) pé
(         ) escola                     (         ) risadas

14. Separe corretamente em sílabas as palavras abaixo:

escola........................................................

trabalho......................................................

respondeu..................................................

15. Dê o diminutivo dos substantivos abaixo:

Coruja..........................................................

Macaco........................................................

Burro.............................................................

carteira.........................................................

16. Escreva o antônimo das palavras:

não.....................................todo..................................

mais...................................belo...................................

17. Invente rimas para:

escola.....................................................

carteira....................................................

tempo......................................................

Professores Solidários - Marta Bernardes


    Quem  mora   no  bairro do Jaçanã, na  cidade  de  São Paulo, certamente poderá ver  o  funcionário  público Gerônimo Márcio Coraci ( 46 anos), passeando  com  seu beija-flor de estimação empoleirado  em  uma  varinha de madeira.
    O  passarinho  foi  resgatado por Coraci há  três  meses, logo depois de  uma enxurrada. Não  tinha  nem  penas  quando  Coraci e seus  colegas o  encontraram todo  molhado.
    A  sala  das  telefonistas  serviu  de   primeira  casa  para  o  bichinho  que  logo recebeu  o  apelido de BARNABÉ.
    A  ave  aprendeu  a  matar  a  fome com o  mel  que  vinha  em  uma  seringa.
    Além  do  mel, Barnabé  passou  a  se  alimentar  de pólen fresco. Nos  passeios que  dá  com  seu  dono, o pássaro  nem  precisa fazer esforço. É   Coraci  quem levanta  o braço  para  que  Barnabé encoste  seu  bico  na  flor.  O  folgado  beija-flor tem  até  as  suas  flores  preferidas.
    Coraci  dá  dois  passeios  diários  com  Barnabé. Um  às  6h30  e  outro às 17  horas na  volta  do trabalho.
    O  dono  do  bichinho  diz  que  tem  que  se  preparar para  a tristeza  que  vai sentir  no  dia  em  que  Barnabé  resolver  voar e partir.

(Adaptado  do  jornal " O Estado de São Paulo"  - 25  de   março  de  2004)

1-  O  texto  que  você  leu  é:
( A ) Uma  história  de  um  beija-flor.
( B ) Uma  notícia  sobre    um  beija-flor.
( C ) Uma  poesia  sobre  beija-flor.

2- Funcionário “adota”  beija-flor  é:
( A )  Uma  notícia.
( B ) Uma  manchete.
( C ) O  título  de  uma  história.

3- O  fato  contado  no texto acontece  onde?
( A ) No  bairro  dos  beija-flores.
( B ) No bairro Barnabé.
( C ) No  bairro do Jaçanã, na cidade de São Paulo.

4- O  texto  fala  sobre:
( A ) Um  beija-flor que  nasceu  no bairro do Jaçanã.
( B ) Um beija-flor que  não  gosta de flores.
( C ) Um  beija-flor que  foi resgatado de uma enxurrada por um funcionário público.

5 ) Qual  atitude demonstra que  o Barnabé é “folgado”?

( A ) O  fato  dele  não  gostar  de   mel
( B ) O fato  do dono ( Coraci) precisar levantar o braço para que o bichinho encoste seu  bico na  flor
( C ) O fato de Barnabé passear  duas  vezes   por  dia

6) Circule os  outros  modos como o beija-flor foi tratado no texto:
CORACI – BARNABÉ – AVE – MEL – BICHINHO – PÁSSARO- FLORES- PASSARINHO

7)         De onde  foi  retirada  a  notícia  lida?

8)        Qual  a  data  da  notícia  lida?  “ 17  horas”  refere-se  a  qual  horário?
( A ) Cinco  horas  da  tarde
( B) Cinco  horas  da  manhã
( C ) Meio  dia


9) Qual  atitude demonstra que  o Barnabé é “folgado”?
( A ) O  fato  dele  não  gostar  de   mel
( B ) O fato  do dono ( Coraci) precisar levantar o braço para que o bichinho encoste seu  bico na  flor
( C ) O fato de Barnabé passear  duas  vezes   por  dia

10) Circule os  outros  modos como o beija-flor foi tratado no texto:
CORACI – BARNABÉ – AVE – MEL – BICHINHO – PÁSSARO- FLORES- PASSARINHO

11) De onde  foi  retirada  a  notícia  lida? Qual  a  data  da  notícia  lida?  “ 17 horas”  refere-se  a  qual  horário?
( A ) Cinco  horas  da  tarde
( B) Cinco  horas  da  manhã
( C ) Meio  dia

12) Sobre  o  dono  do  passarinho, podemos  tirar  as  seguintes  informações do texto:
a) NOME   COMPLETO:  ____________________________
b) IDADE:  ______________________________________
c) PROFISSÃO: _____________________________________
d) HORÁRIO   QUE  VOLTA  DO  TRABALHO : _____________

13- Sobre o  beija-flor, podemos  tirar  do  texto  as   seguintes  informações:
a) APELIDO:

b)  COMO ESTAVA   AO  SER  ENCONTRADO : c) QUEM O “ADOTOU” :

d) COMO  APRENDEU  MATAR  SUA  FOME?

e) COMO  PASSOU  A  SE  ALIMENTAR?

f) SUA  PRIMEIRA  CASA  FOI

 14)Quantos passeios Coraci  faz  com  seu  beija-flor  e  quais  os  horários?

13)        Diga  se  as  manchetes  abaixo  são   POLICIAIS, POLÍTICAS, ESPORTIVAS,  de CIÊNCIAS  ou  de ARTES
 “ PRESO NO AEROPORTO  CONFESSA ROUBO DE ARMAS”: ______________________________________________

“ ESTRÉIA  FILME  SENHOR DOS  ANÉIS”: ______________________________________________

“PRESIDENTE  LULA  LANÇA  PROGRAMA  FOME  ZERO” : ______________________________________________

“ DESCOBERTOS  SINAIS  DE ÁGUA  EM  MARTE” : ______________________________________________

PRODUÇÃO ESCRITA:

1)  Escreva  uma  manchete  esportiva  que  você  tenha  ouvido  ultimamente:
______________________________________________

2)  Escreva  uma notícia  a  partir  da  seguinte  manchete :
“ MORRE   MENINA  ATACADA  POR PIT BULL  EM JUNDIAÍ”

Dados:
A  Nome da  menina: Luana da  Silva Oliveira
B) Idade: 8 anos
C) Dia  do fato: 31 de março
D) Dia da  morte da  menina: 6 de abril
E) Dono  do cachorro: Jamil Martins
F) O cachorro fugiu quando o dono abriu o portão da casa




 Professores Solidários - Marta Bernardes


            O pai de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis, contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.
            Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882.
            Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo, publicou, em 1.917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca Tatu, numa referência ao caipira brasileiro.
            No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o título Urupês.
            Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país, começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias outras.
            Em 1.947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
            Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas idéias.



ESTUDANDO O TEXTO


1- Assinale nas alternativas abaixo o que o texto conta:
      A- Uma das histórias de Monteiro Lobato.
      B- Um pouco sobre a vida de Monteiro Lobato.
      C- Uma entrevista realizada com Monteiro Lobato.

2- Como é chamado esse tipo de texto?
      A- entrevista
      B- notícia
      C- biografia

3- Qual o nome da cidade onde nasceu Monteiro Lobato?
A-   São Paulo
B-   Taubaté
C-   Itu

4- Em qual estado podemos localizar esta cidade?
A-   Minas Gerais
B-   Rio de Janeiro
C-   São Paulo

 5- Monteiro Lobato escreveu muitos livros. Qual foi o seu primeiro livro infantil? Assinale a alternativa correta:
     A- A menina do narizinho arrebitado.
     B- Jeca Tatu
     C- O Sítio do Pica-Pau amarelo

6- Qual o significado da afirmativa: “Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas idéias”.?
     A- Significa que ele ainda está vivo.
     B- Significa que ele está vivo dentro de seus livros.
     C- Significa que Monteiro Lobato é mentiroso.

7- Por que Monteiro Lobato é considerado o “pai” de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta...?
     A- Porque ele foi casado com a mãe destes personagens.
     B- Porque ele adotou estes personagens.
     C- Porque ele é o criador destes personagens.

8- “Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país.” Qual é o significado da palavra destacada?
     A- primeiro
     B- peão de rodeio
     C- jornalista

9- Em “...contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.”?
A-   a literatura ficou verde, azul e amarela.
B-   a literatura era preta e branca.
C-   a literatura passou a ter um brilho especial.

10- Assinale qual o ano em que Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu:
A-   1.882
B-   1.917
C-   1.947

11- E o personagem Zé Brasil?
A-   1.917
B-   1.927
C-   1.947

12- Marque a afirmativa correta
A-   Jeca Tatu é um caipira brasileiro.
B-   Jeca Tatu é um jornalista.
C-   Jeca Tatu é um promotor público.

13- Qual era a intenção de Monteiro Lobato quando criou o personagem Zé Brasil?
A-   lançar uma versão dos “Sem Terra”.
B-   lançar uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
C-   lançar um novo personagem para o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

 14- No texto, há várias palavras escritas com letra inicial maiúscula. Encontre a alternativa correta sobre o uso da letra maiúscula.
A-   Monteiro Lobato - Zé Brasil - literatura.
B-   Narizinho – Pedrinho - colorido
C-   Emília – Taubaté – Urupês

15- Das afirmativas abaixo, qual menciona os nomes dos livros publicados por Monteiro Lobato?
A-   Urupês e A menina feia.
B-   A menina do narizinho arrebitado e Urupês.
C-   A menina do narizinho arrebitado e A folha de São Paulo

16- Qual o nome do jornal que Monteiro Lobato publicou vários artigos?
A-   Jornal de Jundiaí
B-   Jornal O Estado de São Paulo
C-   Jornal A Folha de São Paulo

17- Quais são personagens criados por Monteiro Lobato?
A-   Zé Brasil – Jeca Tatu – Emília – Narizinho – Pica-Pau Amarelo
B-   Zé Brasil – Jeca Tatu – Emília – Narizinho – Bob Esponja
C-   Zé Brasil – Jeca Tatu – Emília – Narizinho – Pedrinho