"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 13 de julho de 2013

ATIVIDADES PARA O DIA DA MULHER







Dia Internacional da Mulher Mini-projeto: Profissão das mulheres
Para Educação Infantil
Fonte: Jogos e Brincadeiras
• Preparar o Cantinho do Jogo simbólico com vários materiais utilizados pelamamãe: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc. • 
Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
• Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
• Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho.• Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.
Mural: Finalizar a atividade propondo um Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. O professor também poderá ser o escriba.

Lembrancinhas para o Dia da Mulher




domingo, 3 de março de 2013

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


MITOLOGIA GREGA


Mitologia Grega
Desde os primórdios da humanidade, quando não se conseguia entender fenômenos da natureza ou do comportamento humano, as pessoas tentavam arrumar uma forma de explicá-los através de histórias que acabaram por valorizar sua cultura, passar mensagens para os mais jovens e também para preservar a memória histórica de seu povo. Assim surgiu o mito, palavra de origem grega e significa “fábula, história”.
A mitologia é o estudo dos mitos, suas origens, evolução e significado. Dessa forma, estudar a mitologia de uma determinada civilização significa estudar suas raízes e compreender um pouco do imaginário de seu povo.
Entre todas as civilizações, a grega é a que tem maior repertório de mitos, que acompanharam a trajetória de seu povo, deixando histórias de heróis e deuses.
Seres da mitologia grega
Na mitologia existiam seres com histórias fantásticas de coragem e luta: começando pelos deuses, que dominavam as forças da natureza e “determinavam” o que acontecia na vida das pessoas, exerciam grande influência no imaginário das pessoas. Para pesquisar sobre os deuses gregos clique aqui  http://www.mundodosfilosofos.com.br/deuses.htm; os heróis, que eram seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Hércules e Aquiles são grandes exemplos de heróis; existiam também as ninfas, seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade a todos; os centauros eram seres com o corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo, também as sereias faziam parte da mitologia grega, eram mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes. Todos esses seres cercados de histórias fantásticas contadas pela mitologia grega.
Vamos conhecer um pouco dos seres mais "famosos" da mitologia grega:
Minotauro:
Monstro com corpo de homem e cabeça de touro. Figura forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, mas acabavam se perdendo no labirinto e eram mortos pelo monstro. Somente Teseu, filho do Rei Egeu teve sucesso. Ele recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.
Satiros
Seres mitológicos masculinos que possuíam corpo de carneiro, cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. De acordo com a mitologia grega, os sátiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionísio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grécia.
 Medusa
Era um monstro feminino, temida por seus poderes, transformava em pedra qualquer pessoa que olhasse diretamente para ela. Ao contrário de suas irmãs Esteno e Euríale, Medusa era mortal e foi decapitada pelo heroi Perseu, que utilizou posteriormente sua cabeça como arma.
Centauros
Seres com cabeça e tronco humanos e o corpo de cavalo. A principal história envolvendo os centauros descreve a luta que mantiveram com os Lápitas, povo da Grécia antiga, provocada pelo seu intento de raptar Hipodâmia no dia da sua boda com Piríto, rei dos Lápitas. No comportamento dos centauros fica evidente a predominância dos instintos animais e irracionais.
Curiosidade
Segundo a mitologia greco-romana, os deuses habitavam o Monte Olimpo, que fica no norte da Grécia, perto do mar Egeu. Tem 3 mil metros de altura e é o ponto mais alto do país.
 http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/1473/1/a-morada-dos-deuses.html
Fonte: Site Smartkids




domingo, 27 de janeiro de 2013

27 DE MARÇO - DIA DO CIRCO

Independente de comemorar ou não a data, o tema CIRCO pode proporcionar aulas muito interessantes que chamam a atenção dos pequenos. E não há nada melhor de que aprender brincando!!!















A COR DA AMIZADE, DA CIDADANIA E DA IGUALDADE

A sequência didática a seguir, bem como as atividades propostas, foram desenvolvidas na minha turma de 1º ano da Escola Estadual Cândido Genro:

1 - Realizar a dinâmica Boneca Bonita: Com os alunos sentados em um tapete, em círculo, distribuir diversas bonecas (entre elas uma de pano preto) e permitir que brinquem à vontade. Após, dialogar sobre qual boneca gostaram mais, qual mais bonita, mais feia...
2- Contar a história "Menina bonita do laço de fita" da autora Ana Maria Machado.
3- Realizar a Parte I do Trabalho Avaliativo ou Registro.
  • Colorir a menina com lápis marrom e cobrir os cabelos com linha de lã preta.
4- Reconto oral da história pelos alunos e questionamentos orais;
  • Por que o coelho queria ser preto como a menina? Será que estava insatisfeito com sua cor?
  • Vocês gostam da cor de sua pele? Por quê?
  • Será que existe uma cor de pele mais bonita que a outra?
  • Comentar que todas as pessoas são têm muito valor, independentes de sua cor. Deus fez a todos para que vivam em amor, paz e igualdade, respeitando as diferenças.
5- Realizar a Parte II do Trabalho Avaliativo:





6- Brincar de Caçada aos copinhos de café: Espalhar pelo pátio da escola diversos copinhos de cafézinho e dizer aos alunos que foram esquecidos pelo Coelho Branco, solicitar que os procurem e recolham... Registrar as quantidades em uma tabela e realizar algumas situações matemáticas concretas.

7- Realizar uma releitura da obra "Menina com tranças e laços" do pintor Cândido Portinari, comparando com a menina da história. Registrar na Parte III do Trabalho Avaliativo:


Imagem da obra de Cândido Portinari

8- Visita da menina bonita do laço de fita (que recebeu o nome de Priscila).

9- Confraternização em homenagem ao aniversário de 7 anos da Priscila.

10- Conclusão do Trabalho Avaliativo (Parte IV):
  • Algumas fotos da visita da Menina bonita do laço de fita (Priscila), que foi recebida com muito carinho e entusiasmo pelas crianças...
  • A turma brincou, passeou com a boneca pela escola, apresentando-a como sua nova colega e amiga. Após, realizamos uma festinha em sala de aula.
  • Obs: A boneca de pano foi confeccionada por minha mãe Elaine, com meu auxílio. Utilizamos TNT marrom, flocos de espuma para enchimento, cabelos sintéticos, laços de fita e as roupinhas foram doadas por minhas aluninhas.







FONTES DE PESQUISA:
  • Projeto PLURALIDADE CULTURAL - COMBATENDO A DISCRIMINAÇÃO, da professora Vera Lúcia Duarte Cordeiro.
  • Projeto CONSCIÊNCIA NEGRA - EDUCAÇÃO NÃO TEM COR, da professora Gisele Gelmi.
  • Projeto de literatura de Ana Lúcia Tessari (home page.
  • Blog Paixão de Educar, da Paty Fonte.

    Atualizando (12/07/13) com mais atividades sobre a história:





  • A turma foi dividida em duplas e cada uma recebeu a imagem de um personagem do Sítio do Picapau Amarelo para representar.
  • Todos foram organizados em círculo e no centro deste foi colocado um baú. A professora comentou que: "Dentro do baú havia um tesouro muito especial para ser entregue a uma das duplas, porém para ganhá-lo deveríam acertar algumas charadinhas sobre a Turma do Sítio.
  • As charadas foram fixadas atrás de cada um dos personagens entregues às duplas. A professora leu as charadas e conforme íam sendo acertadas, o baú passou por uma dupla de cada vez, até chegar aos vencedores.
  • Para poderem abrir o baú, todos os alunos precisaram procurar a chave, que foi previamente escondida no pátio da escola.
  • Após, a chave ter sido encontrada, a dupla vencedora abriu o baú e distribuiu o "tesouro" nele contido, entre todos os colegas.
  • Dentro do baú havia um livro de histórias infantis para presentear cada criança. Esse era o tesouro!

Realizei esta atividade com meus alunos do 1º. Ano da Escola E. E. F. Cãndido Genro, no dia 17/04/2009.

CAÇADA AO COELHINHO DA PÁSCOA

Esta atividade realizei com minha turma de 1º. Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Genro, situada em Santiago/RS.
Todos entraram no clima de imaginação e muita emplogação. Foi uma animação total, inclusive da profe... As crianças amaram!!!

Objetivos:
  • Despertar a imaginação, socialização, criatividade, destreza e raciocínio lógico.
  • Conhecer os diferentes ambientes e setores da escola.

Materiais:
  • Cesta pascal contendo pequenos ovos de chocolate e pirulitos.
  • Envelopes com bilhetinhos personalizados.

Desenvolvimento:

¬ Motivar os integrantes da turma para receberem uma visita do Coelhinho da Páscoa a nossa escola.
¬ Esconder pelos diversos setores da escola, alguns envelopes contendo bilhetinhos que trazem pistas sobre a localização do Coelhinho, bem como, esconder uma cesta pascal contendo ovinhos de chocolate e pirulitos.
¬ Solicitar que uma funcionária da escola, coloque por baixo da porta da sala de aula, um bilhete supostamente deixado pelo “Coelhinho”.
¬ A professora fará a leitura do bilhete, que indicará um local da escola a ser visitado pela turma a fim de encontrarem o “amigo orelhudo”. Ao chegarem no local, encontararão outro bilhete contendo novas pistas sobre a localização do Coelhinho. E assim, sucessivamente, até encontrarem no pátio da escola a cesta de doces, cujo conteúdo deverá ser dividido entre todos.