"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Avaliação


01. No segundo quadrinho, Cebolinha diz: ... vou dar um jeito nisso! Qual foi o jeito dado?
 (A) Tirou com as mãos as pulgas do Floquinho.
(B) Levou Floquinho ao veterinário.
(C) Passou inseticida no Floquinho.
(D) Deu banho no Floquinho.


02. O que aconteceu com as pulgas de Floquinho?

(A) Se esconderam do Cebolinha.
(B) Foram parar no corpo do Cebolinha.
(C) Morreram com o uso do secador.
(D) Continuaram no Floquinho.


03. No nono quadrinho, a expressão do Cebolinha indica que ficou

(A) bravo com o Floquinho.
(B) feliz por ter acabado com as pulgas.
(C) irritado porque sentiu as picadas das pulgas.
(D) amedrontado com tantas pulgas.


04. No sétimo quadrinho Cebolinha diz 
A expressão AHA! indica

(A) surpresa.
(B) dor.
(C) dúvida.
(D) certeza.

 A formiga e a Pomba

Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Autor: Esopo


Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
(A formiga e pomba www.contandohistoria.com/formiga.html)

05. Este texto é uma fábula porque apresenta características como

(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas.
(D) animais como personagens e moral da história.

06. O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada refere-se a

(A) grama.
(B) água.
(C) folha.
(D) formiga.
07. A formiga se salvou da correnteza porque

(A) o rio parou de correr.
(B) o caçador a tirou de dentro do rio.
(C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
(D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
08. A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que

(A) se debatia na correnteza.
(B) alcançou a terra.
(C) se escondia atrás de uma árvore.
(D) foi presa pela rede do caçador.
09. No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com

(A) fome.
(B) frio.
(C) sede.
(D) calor.
10. "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica

(A) a moral da história.
(B) que a história acabou.
(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
(D) que foi o caçador de pássaros quem falou.

Profª. Winnie Vanessa Pereira Araújo

A Palha e o Fósforo



As férias estavam terminando.A Palha tinha feito tudo o que se podia imaginar. Já estava entediada. Resolveu ir brincar com alguém de quem a aconselharam a manter distância.
“Vamos jogar damas”,propôs a  Palha.
“Tudo bem. Eu jogo com as branca, eu começo, eu faço dois movimentos e você um”, falou o fósforo.
“Esqueça”, disse a Palha.”Vamos jogar pingue-pongue”.
“Tudo bem. Eu fico com a melhor raquete, eu saco primeiro e você tem que jogar com um olho fechado”,falou o fósforo.
“Nem pensar ”, disse a Paula. “Acho melhor a gente assistir TV”.
“Tudo bem. Você senta na chão,e eu no sofá; eu fico com o controle, e vemos o que eu quiser”,falou o fósforo.
“Acho que minha mãe está chamando”,disse a Palha. “ Tchau!”

ATIVIDADES
1) Qual é a moral da história.
a) (   ) não brinque com palitos
b) (   ) não brinque com fósforo.
c) (   )  a palha pega fogo.

2) Este texto apresenta que tipo de característica:
a) humor             b) alegria                   c) aventura

3) A maneira encontrada pela palha se livrar do fósforo foi:
a) (   ) jogar raquete
b) (   ) assistir tv
c) (   ) despedir dizendo que sua mãe estava chamando.

4) Os personagens do texto são:
a) (   ) animais    b) (   ) não-humanos          c) (   ) plantas

Atividade enviada por Vanderleia Carla para Professores Solidários.

1.  Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram

A) os cachorros, gatos e peixes.
B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.

2.  Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque

A) as baratas começaram a subir em seus pés.
B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
C) a irmã não era assim tão ruim.
D) a irmã entrou em seu sonho e falou.

3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus
pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas

A) pararam de subir nos pés do menino.
B) continuaram a subir, subir, subir.
C) fugiram assustadas.
D) ficaram cegas de repente.

4.  O texto A chata e as baratas foi escrito para

A) explicar por que as crianças sonham.
B) ensinar que irmãos não devem brigar.
C) contar uma história divertida.
D) provar que as crianças são sempre medrosas.

5.  Um título que também combina com o texto 3 é

A) A voz dos bichos.
B) O fim de um pesadelo.
C) Os bichos que eu amo.
D) Um lindo sonho.

Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu
era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu
sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

6.  A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de
exclamação (!) mostram que Andréia estava

A) assustada.
B) nervosa.
C) triste.
D) animada.

7.  As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.

D) da mãe das crianças

POR QUE É QUE EU ME CHAMO ISSO
E NÃO ME CHAMO AQUILO?
POR QUE É QUE O JACARÉ
NÃO SE CHAMA CROCODILO?
EU NÃO GOSTO
DO MEU NOME,
NÃO FUI EU
QUEM ESCOLHEU.
PORQUE SE METEM
COM UM NOME
QUE É SÓ MEU!
O NENÊ QUE VAI NASCER 
VAI CHAMAR
COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR
COMO O VOVÔ,
MAS NÍNGUEM
VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA
O COITADINHO!
FOI MEU PAI QUEM DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE.
ISSO SÓ SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE
O NOME DELE!
QUANDO EU TIVER UM FILHO
NÃO VOU POR NOME NENHUM!
QUANDO ELE FOR GRANDE
ELE QUE PROCURE UM! 

                                                                                                     Pedro Bandeira
LEIA ATENTAMENTE A POESIA E RESPONDA:

1-            QUAL O TÍTULO DA POESIA?

2-            QUAL O NOME DO AUTOR DA POESIA?

3-    QUANTOS VERSOS HÁ NA POESIA?  

4-    QUANTAS ESTROFES HÁ NA POESIA?

5-    O QUE O MENINO DIZ SOBRE SEU NOME?

6-    O QUE ELE VAI FAZER QUANDO TIVER UM FILHO?   

7-    QUE PALAVRAS RIMAM NA 1ª ESTROFE?

8-            VAMOS RIMAR:

FLOR RIMA COM__________________________
SAPATO RIMA COM_____________________________
DOR RIMA COM__________________________________

 Atividade enviada por Silvana para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.

Simulado

Querido Pai,
Não deu para eu cumprir a promessa. A Mãe foi mesmo embora. Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupa pra trocar, sem escova de dente, não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver. Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da sua cama, viu?
Um beijo da Rebeca.  

     Fonte: NUNES, Lygia Bojunga. Tchau. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2003. (excerto)

1-Para Rebeca, o fato de a mala a Mãe ter deixado a mala em casa, indica que ela
A) pode voltar.    B) quer voltar.  C) decidiu voltar.  D) não voltará.
 
2-  Na frase :   Escondi  ela.   O pronome  ELA refere-se:
A)   Menina    B) a mãe       C) a mala    D) roupa

3- A palavra “viu?” indica que Rebeca faz uma pergunta para
A) o Pai.          B) a Mãe.                C) a menina.                D) a mala.

4-O trecho da carta que traz a opinião de Rebeca sobre o fato de sua mãe poder voltar para casa é:
A) Assim sem mala não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar.
B) Não deu pra eu cumprir a promessa.
C) A Mãe foi mesmo embora.
D) Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da cama, viu?

.Trem de ferro  -  Manuel Bandeira
Café com pão
Café com pão   
Café com pão
Virgem  Maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça

Fonte: BANDEIRA, Manuel. Trem de ferro.

 5-O poema apresenta um ritmo muito forte e a repetição de sons que pretendem representar um trem
A) em movimento.        B) parado.       C) cheio de pessoas.  D) quebrado.

. PAPAGAIO SALVA FAMÍLIA

Papagaio salva família de incêndio no Reino Unido  da France Presse, em Londres  Francis Hall, 59, está pensando em recompensar  seu papagaio-cinza africano após o animal ter salvado a  vida de sua família. Apavorada com o fogo que começou  dentro da casa localizada em Hampshire, a mascote  gritou até acordar os moradores.  Bob, de três anos, deve até ganhar uma  companhia depois do feito, ocorrido na manhã do último domingo (20). As chamas tomaram conta da cozinha e,  ao chegar perto do local onde o papagaio ficava, ele começou a gritar, despertando Hall e seus dois filhos.  Considerada a mais inteligente das aves, papagaio-cinza pode aprender 5.000 palavras  "Com certeza ele terá alguns mimos - brinquedos novos, um balanço, um sino e um  espelho", afirmou o dono do animal ao jornal "Southern Daily Echo". "E parece a hora certa para
lhe dar uma companhia", completou Hall.  A família sofreu intoxicação por fumaça, mas Bob não se feriu.  "Eu achava Bob muito chato, com esses gritos e barulhos. Mas agora não. Ele é uma lenda. Salvou nossas vidas", disse Sam, 8, filho de Hall.

Fonte: PAPAGAIO salva família... Folha Online, São Paulo, 22 jul. 2008.

6-O papagaio- cinza é   :   
 A) barulhento e inteligente.   B) medroso e jovem.    C) barulhento e vaidoso. D) velho e chato.

Poluição: o homem é o grande vilão

Veja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do  planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas.  As cidades são os centros de trabalho e moradia da  maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões  de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de  gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos  naturais e produzimos um montão de lixo.
É aí que mora o problema. A ação do homem é  perigosa, pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades  enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o   lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas   contaminam a água e o solo. 
  Fonte: Disponível em: canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm

7- As ilustrações do texto destacam :
A) os efeitos da poluição no planeta Terra.
B) os milhões de pessoas que habitam o planeta Terra.
C) a moradia das pessoas no mundo.
D) o tratamento dos esgotos nas cidades

 leão e o ratinho -Esopo

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram
uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão
prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e
deixou que fosse embora. Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não
conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o
ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão.
Moral: uma boa ação ganha outra.  

fonte: ESOPO. O leão e o ratinho.

10-O final da história começa quando:
A) o ratinho apareceu e conseguiu soltar o leão.
B) o leão urrava de raiva, fazendo a floresta tremer.
C) o leão ficou preso numa rede de caçadores.
D) o ratinho pediu ao leão que o soltasse.

11- Assinale a alternativa que apresenta em ordem os acontecimentos da fábula.

A) Um leão descansa e os ratinhos vêm perturbá-lo. Um ratinho negociou sua liberdade e
prometeu ajudar o leão quando fosse necessário. Um dia isto acontece: o leão está preso
numa rede e o ratinho salva-o.

B) Um leão, ao descansar, é perturbado por uns ratinhos que passeiam em seu corpo. Um ratinho,
que ficou preso nas patas do leão, recebeu dele a misericórdia. Um dia é o leão que está preso
numa rede de caçadores e o ratinho salva-o, roendo as cordas.

C) Um leão descansa depois de caçar. Uns ratinhos perturbam-no. O leão fica preso numa rede
de caçador, mas um dos ratinhos, que é seu amigo, vem ajudá-lo, roendo as cordas e
libertando-o.

D) Um leão, ao ficar preso, numa rede de caçadores, pediu ajuda a um dos ratinhos que já tinha
sido salvo pelo felino, quando eles passeavam nas costas do mesmo que descansava após
uma caçada.

Pássaros
As mãos que dizem adeus são pássaros
Que vão morrendo lentamente...

Fonte: QUINTANA, Mário. Pássaros. In: ______. A cor invisível. São Paulo: Globo, 1994. p. 119.

 12-O poeta compara as mãos que dizem adeus com
A) a morte das pessoas .                 B) a morte dos pássaros.
C) outras mãos.                                D) a vida dos pássaros.

Pequenos tormentos da vida

De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos, as nuvens
desenrolam-se, lentamente, como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim...
Sem fim é a aula: e nada acontece, nada... Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa Lili, se ao
menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra.

Fonte: QUINTANA, Mário. Pequenos tormentos da vida.

13- O texto dá a impressão que Lili está
A) imaginando coisas durante a aula.
B) prestando atenção na aula.
C) esperando um avião chegar.
D) conversando com os colegas.

O Bibliotecário que mediu a terra

Há mais de dois mil anos, um bebê muito esperto veio ao mundo. Chamava-se Eratóstenes.
Seus pais eram gregos e moravam em Cirene, uma cidade grega situada em um ponto da costa da
África onde hoje é o país que se conhece como Líbia.
Mesmo quando muito pequeno, Eratóstenes espantava-se com tudo o que via. Engatinhava
pelo chão da cozinha para seguir as trilhas das formigas. E, à noite, quando olhava pela janela de
seu quarto, admirava-se com a maneira como as estrelas ficavam presas no céu.
Quando ele aprendeu a falar, começou a fazer centenas, milhares de perguntas: O sol fica
muito longe? De que ele é feito? De onde vêm os ventos? O que faz as estrelas mudarem de lugar?

Fonte: LASKY, Kathryn. O bibliotecário que mediu a terra. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.

14-Qual frase do texto indica que as informações que serão apresentadas ocorreram em um tempo
passado?
A) “Há mais de dois mil anos, um bebê muito esperto veio ao mundo.”
B) “Chamava-se Eratóstenes.”
C) “Seus pais eram gregos e moravam em Cirene.”
D) “O que faz as estrelas mudarem de lugar?”

Floresta Amazônica

Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.
Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar
ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças, macacos, araras,
tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na
Amazônia!   São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso  sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.            
               
   Fonte: FLORESTA amazônica. Disponível em:

 15-No trecho “Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios...”, o termo
sublinhado refere-se :
A) a toda a riqueza natural da Amazônia.
B) à parte da floresta que pode ser vista.
C) às diferentes espécies de aves.
D) aos rios enormes, cheios de peixes.

Saúde lança campanha para incentivar aleitamento materno-  Agência Brasil

BRASÍLIA - Para marcar a 17ª Semana Mundial de Amamentação, que começa nesta sexta-feira,
o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançam, às 10h, na sede da
Fiocruz, uma campanha de incentivo ao aleitamento materno.
Estudos revelam que as crianças amamentadas têm menos chances de ter diarréia,
pneumonia - doenças responsáveis por boa parte da mortalidade infantil, principalmente em regiões
mais carentes - diabetes, câncer ou de desenvolver alergias.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL. Saúde lança campanha... Brasília, DF, 2008.

16-Na notícia, qual é o evento citado que iniciará a 17ª Semana Mundial de Amamentação?
A) A campanha de prevenção ao câncer infantil.
B) A campanha de incentivo ao aleitamento materno.
C) A campanha de proteção contra várias doenças.
D) A campanha de esclarecimento sobre a mortalidade infantil.


O Rio Tietê

O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra
do Mar, a 840 metros de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral. Por
isso,ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a
Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100 quilômetros, até o município de Itapura, em
sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Fonte: O Rio Tietê. Rede das águas, São Paulo, 2002.


17-O Rio Tietê nasce
A) no litoral do estado de São Paulo.
B) na Região Metropolitana de São Paulo.
C) na cidade de Salesópolis, em São Paulo.
D) no estado do Mato Grosso do Su

O gato, o galo e o ratinho 

    Um ratinho vivia num buraco com sua mãe. Depois de sair sozinho pela primeira vez, contou
a ela:
   - Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado, tinha
um pelo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas. O outro era um
monstro horrível. No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua, que
balançavam quando ele andava. De repente os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito
apavorante. Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com
o simpático.
   - Ah, meu filho! – respondeu a mãe. – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era
um gato feroz, que num segundo teria te devorado.

Fonte: ESOPO. O gato, o galo e o ratinho. In:______. Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.

18-A moral adequada a essa fábula é
A) Jamais confie nas aparências.
B) Quem tudo quer tudo perde.
C) Quem ama o feio, bonito lhe parece.
D) Uma boa ação ganha outra.

CUIDADOS AO BRINCAR DE PIPA

1. Não empine perto da rede elétrica, em cima de lajes e telhados e em lugares movimentados;
2. Nunca use cerol: machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios de
eletricidade;
3. Não use fios metálicos para empiná-las nem faça rabiolas de fita cassete: são condutores de
energia e dão choques terríveis;
4. Não tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico;
5. Também não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de
Distribuição (ETDs) ou em subestações da rede elétrica.

Fonte: DICAS e reportagens. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19 jul. 2008. Folhinha.

19-Além de machucar motociclistas, o texto afirma que o uso de cerol pode ser prejudicial quando ele
A) conduz energia a quem empina pipa.
B) dá choque em quem empina pipa.
C) ajuda a cortar a pipa do outro.
D) corta a borracha dos fios elétricos.

Encurtando o caminho 

Tia Maria, quando criança se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para
casa já começava a escurecer. Viu outra menina passando pelo cemitério e resolveu cortar, fazendo
o mesmo trajeto que ela.
Tratou de apressar o passo, até alcançá-la e se explicou:
- Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga. Será você se importa se nós formos
juntas?
- Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra. – Quando estava viva, sentia
exatamente a mesma coisa.

Fonte: LAGO, Ângela. Sete histórias para sacudir o esqueleto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.

20-O trecho do texto em que o narrador diz que a história que irá contar aconteceu no passado é:

A) “Tia Maria, quando criança se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa
já começava a escurecer.”
B) “- Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga.”
C) “-Será você se importa se nós formos juntas?”
D) “- Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra.”

Em harmonia com a natureza

Todas as manhãs, Laila Soares, 17, entra na internet para ver qual é a lição de casa do dia.
De dentro de sua casa no interior de Goiás, feita de barro, areia e palha, ela se comunica com seus professores na Austrália e discute com outros alunos os tópicos do fórum da semana. Além das aulas convencionais, como biologia e matemática, ela estuda mitologia e a condição da mulher na sociedade.  À tarde, se dedica a tocar violão, pintar ou cuidar das plantas. Duas vezes por semana, ela visita escolas onde dá aula para alunos e professores com o intuito de promover a sustentabilidade.
Sustentabilidade significa gastar menos do que a natureza consegue repor. Este é o conceito
por trás das ecovilas, comunidades nas quais as ações sustentáveis vão muito além da reciclagem do lixo. Ela mora no Ecocentro Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), uma ecovila a
três quilômetros de Pirenópolis criada há dez anos por seu pai, brasileiro, e sua mãe, australiana.
Atualmente, há cerca de 20 pessoas morando no local. Mas na época dos cursos o número
de residentes pode subir para 150. “Recebemos gente do mundo inteiro. Estou sempre conhecendo culturas novas e fazendo novos amigos.”
Mas não é só no ecocentro que Laila expande seus horizontes. Freqüentemente, acompanha
os pais em trabalhos ao redor do mundo. “Por isso optamos pela escola a distância”, explica. “Assim, posso viajar e continuar estudando.”

Fonte: VILLAC, Luana. Em harmonia com a natureza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 jun. 2008. Folhateen, p.6.

21- De acordo com as informações contidas no texto, é possível se dizer que
A) Laila estuda em uma escola pública e mora na Austrália.
B) Laila estuda pela televisão e mora em Pirenópolis.
C) Laila estuda pela Internet e mora em uma ecovila.
D) Laila não estuda e mora na Austrália.

Pescaria  

Um homem
que se preocupava demais
com coisas sem importância
acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas.
Um amigo lhe deu então uma idéia
de usar as minhocas
numa pescaria
para se distrair das preocupações,
O homem se distraiu tanto
pescando
que sua cabeça ficou leve
como um balão
e foi subindo pelo ar
até sumir nas nuvens.
Onde será que foi parar?
Não sei
nem quero me preocupar com isso.
Vou mais é pescar.

Fonte: PAES, José Paulo. Pescaria. In: ______. Palavra de poeta. São Paulo: Ática, 2002.

22-No verso “acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas” , a expressão grifada poderia ser
substituída por
A) minhocas penduradas nos cabelos.
B) muitas dores na cabeça.
C) a cabeça cheia de preocupações.
D) muitas preocupações com as minhocas.

23-A cabeça do homem ficou leve. A pescaria contribuiu para ele
A) livrar-se dos problemas.
B) livrar-se das minhocas.
C) aprender a pescar.
D) esquecer quem ele era.

Jaguatirica

Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Nome popular: Jaguatirica
Nome científico: Leopardus pardalis
Habitat: Florestas
Hábitos alimentares: Carnívoro
Período de vida: Aproximadamente 20 anos
A jaguatirica é um felino de médio porte, podendo pesar entre 11.3 a 15.8 kg. O seu pêlo é denso e curto de cor amarelo claro a castanho ocráceo e é todo pintado exceto na região ventral, em que a coloração é esbranquiçada. Estas manchas negras formam rosetas e seguem até a cauda. Os machos são maiores que as fêmeas.

Fonte: São Paulo (Estado). Animais: mamíferos: jaguatirica.

24- O texto tem por finalidade
A) discutir a importância do animal.
B) dar informações sobre a jaguatirica.
C) contar histórias sobre a jaguatirica.
D) orientar como cuidar da jaguatirica.

A bolsa amarela 

Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades. Não digo vontade magra,
pequenininha, que nem tomar sorvete a toda hora, dar sumiço da aula de matemática, comprar um sapato novo que eu não agüento mais o meu. Vontade assim todo mundo pode ver, não tô ligando a mínima. Mas as outras – as três que de repente vão crescendo e engordando toda a vida – ah, essas eu não quero mais mostrar. De jeito nenhum.
Nem sei qual das três me enrola mais. Às vezes acho que é a vontade de crescer de uma
vez e deixar de ser criança. Outra hora acho que é a vontade de ter nascido garoto em vez de
menina.  Mas hoje tô achando que é a vontade de escrever.

 Fonte: NUNES, Lygia Bojunga. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Agir, 1997.

25-Quem narra o trecho é
A) um garoto.                    B) uma menina.                  C) uma professora.     D) uma jovem.
  
26-  A personagem  cita três vontades que mais a perbuba:
A)   De tomar sorvete, sumir da aula de matemática e de escrever.
B)   De crescer,engordar e comprar um sapato novo.
C)   De crescer, de nascer  garoto e de escrever.
D)   De crescer, de nascer menina e de escrever.

Texto I
11/09/2008
Júlio e seus amigos estréiam espetáculo "Cocoricó em uma Aventura" nos palcos
Da Redação

O garotinho Júlio e seus amigos da fazenda vão parar nos palcos em "Cocoricó em uma Aventura". O espetáculo, que estréia neste sábado (13) no Teatro Shopping Frei Caneca,
tem o elenco original do programa da TV Cultura, ou seja, os mesmos bonecos e manipulares.
A história mostra a turminha diante de um mistério: um objeto estranho visto no céu em Cocorilândia. Em torno deste enigma gira a trama e conversas entre Lilica, Astolfo, Zazá e o
resto da turma. Júlio e sua turma estréiam aventura no teatro.
O programa da TV Cultura surgiu 1996 e tem como protagonista o garotinho Júlio, de oito
anos, que mora com os avós da fazenda e convive com os bichos que moram lá. Neste ano o
programa estreou nova temporada e teve como novidade a entrada de celulares, computadores e outras tecnologias no universo da fazenda.

Texto II
13/06/2008

Júlio e seus amigos ganham aventuras em livros da "Turma do Cocoricó"
Da Redação
Muitas brincadeiras e comidas gostosas agitam as aventuras de Júlio e seus amigos em "O
Piquenique", um dos livrinhos da coleção da "Turma do Cocoricó". Os personagens da TV Cultura aparecem em história simples, com linguagem voltada para os leitores mais novinhos que estão aprendendo a ler. As ilustrações também são bastante atrativas e ocupam, com muita cor, toda a página.

27-Os dois textos apresentam informações sobre um famoso programa da TV Cultura, denominado “Turma do Cocoricó”, sendo que
A) o Texto I informa que o programa está sendo adaptado para teatro e o Texto II informa que o
programa está sendo adaptado para livro.
B) o Texto I informa que o programa está sendo adaptado para livro e o Texto II informa que o
programa está sendo adaptado para teatro.
C) os dois textos informam que o programa está sendo adaptado para livro.
D) os dois textos informam que o programa está sendo adaptado para teatro.

Cida Trindade - Professores Solidários

Simulado

O burro que vestiu a pele de um leão

            Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal. Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir dele correndo que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação. Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro rindo:
    Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!
Moral: Um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.

Fábulas de Esopo. Tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1.994. p. 70

01. No trecho “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira”, a palavra sublinhada refere-se à brincadeira:
(     ) do burro.
(     ) do caçador.
(     ) do leão.
(     )da raposa.

02. O burro “não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação” quer dizer que o burro soltou um som de:
(     ) alegria.
(     ) desanimo.
(     ) dúvida
(     ) espanto.

03. Para entender o texto, é preciso saber que o burro é um animal:
(     ) bravo.
(     ) esperto.
(     ) tolo.
(     ) feroz.
  
04. O burro assustou os bichos quando:
(     ) encontrou uma pele de leão.
(     ) estragou a pele de um leão.
(     ) segurou a pele de um leão.
(     ) vestiu a pele de um leão.

05. Todos os bichos fugiam correndo porque tinham medo de:
(     ) burro.
(     ) caçador.
(     ) leão.
(     ) raposa.

06. O ponto de exclamação em “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!”, indica que a raposa está:
(     ) chorosa.
(     ) gozadora.
(     ) irritada.
(     ) quieta.

SAPOS, RÃS E PERERECAS

            Antes de se tornarem adultos, os sapos são girinos no início da vida. A transformação pela qual eles passam também ocorre com outros anfíbios e insetos, e tem nome: metamorfose!
            Sapos, rãs e pererecas, por exemplo, passam por uma transformação extraordinária: seu corpo, seu comportamento e até a forma como esses animais se relacionam com o meio em que vivem passam por uma reestruturação. Não que eles virem príncipes ao serem beijados por uma princesa. Mas a mudança é tão radical quanto à das fábulas. Afinal, os girinos são larvas de sapos, rãs ou pererecas e não se parecem em nada com os bichos que irão se tornar quando adultos!
            Suas características comprovam isso: em geral, os girinos são aquáticos. Estão em riachos, lagos, poças ou na água acumulada em bromélias, um tipo de planta. Têm, acredite, algo em comum com os peixes. Sim, com peixes!!! Adaptados a viver na água, os girinos possuem, no corpo, estruturas semelhantes às desses animais, como brânquias, que retiram o oxigênio da água. Por meio delas, eles respiram!
            Uma das grandes diferenças entre girinos, sapos, rãs e pererecas está na boca. Embora o formato dela varie com a alimentação e a espécie, muitos girinos têm um bico feito da mesma substância que forma as unhas e os dentes. Basta que a fase de girino chegue ao fim, para que a larva se pareça cada vez mais com o sapo, com a rã ou com a perereca que será no futuro!
(SAPOS, rãs e pererecas. Ciências Hoje das crianças, Rio de Janeiro, out. 2.003. Adaptação.)

07. Antes de se tornarem adultos, sapos, rãs e pererecas são:
(     ) animais que vivem muito.
(     ) bichos que não se transformam.
(     ) filhotes de peixes do rio.
(     ) larvas chamadas girinos.

08. Em “... e até a forma como esses animais se relacionam”, a expressão esses animais está substituindo:
(     ) rãs e pererecas.
(     ) rãs e sapos.
(     ) rãs e pererecas.
(     ) sapos, rãs e pererecas.

09. Em “Sapos, rãs e pererecas passam por uma transformação extraordinária”, a palavra grifada significa:
(     ) fantástica.
(     ) muito leve.
(     ) normal.
(     ) pequena.

10. O texto trata:
(     ) da maneira como muitos filhotinhos vivem nas bromélias.
(     ) da mudança profunda que acontece na vida de alguns animais.
(    ) do modo como vivem principalmente animais aquáticos.
(     ) dos alimentos preferidos dos sapos.

11. Os girinos podem viver na água porque têm:
(     ) bico.
(     ) brânquias.
(     ) pulmões.
(     ) unhas.

12. O texto que você leu:
(     ) ensina como alguns bichos se transformam.
(     ) explica como são os sapos dos contos de fada.
(     ) informa como sobrevivem sapos, rãs e pererecas.
(    ) mostra como os sapos conseguem virar príncipes.

13. Os sapos, rãs e pererecas são animais classificados como:
(     ) mamíferos.
(     ) aves.
(     ) peixes.
(     ) répteis.
(     ) anfíbios.

14. Em “Sapos, rãs e pererecas passam por uma transformação extraordinária”. Esta transformação é chamada de:
(     ) girinos.
(     ) metamorfose.
(     ) fases da vida.
(     ) vida do sapos, rãs e pererecas.

O mal da vaca louca

            O mal da vaca louca voltou a assustar o mundo na semana passada. Mas isso não tem nada a ver com as vaquinhas fazendo maluquices pelas fazendas do planeta, viu? O mal da vaca louca é uma doença que atinge não só as vacas, mas bois e ovelhas também. Nos anos 90, o mal atingiu muitos animais na Europa. Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam. Os fazendeiros tiveram que matar os bichos e sua carne não pôde ser vendida para evitar que as pessoas também ficassem doentes. Antes acreditava-se que as pessoas ficavam doentes comendo a carne de animais doentes. Mas hoje sabe-se que o mal pode passar também de uma pessoa para outra.
(O MAL da vaca louca. O Globo, Rio de Janeiro, 2 out. 2.004. Globinho.)

15. O texto mostra que o mal da vaca louca atinge:
(     ) ovelhas e bois.
(     ) vacas e bois.
(     ) vacas, bois e ovelhas.
(     ) vacas somente.

16. A palavra eles em “Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam” diz respeito aos:
(     ) animais da Europa.
(     ) animais da África.
(     ) fazendeiros da Europa.
(     ) bois e ovelhas.

17. O assunto do texto é:
(     ) a doença que atinge o gado.
(     ) as maluquices das vaquinhas.
(     ) as pessoas que ficam doentes.
(     ) os fazendeiros que matam os bichos.

18. O mal da vaca louca voltou a virar notícia porque descobriu que:
(     ) existe apenas na Inglaterra.
(     ) existe somente no Brasil.
(   ) pode passar também de uma pessoa para outra.
(     ) só quem é fazendeiro pega.

Mirthis Hayashida - Professores Solidários