"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Plano anula Educação Infantil


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL  Jardim I



CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PORTUGUÊS


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS,
    ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS

COORDENAÇÕES:
RETAS


BIMESTRE

 
  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA A
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA E
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
RETAS

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO:
    LETRA e E
  • LANÇAMENTO
    I
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA O
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS
    DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO:
    LETRA A, E, I e O
  • LANÇAMENTO
    U
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE
    AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
CURVAS

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

COMPETÊNCIAS
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • USO
    DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E
    EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS
    DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO
  • USO
    DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM
  • RECONHECIMENTO
    DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO
    DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO
  • PERCEPÇÃO
    DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO
  • MANUSEIO
    DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)
  • LEITURA
    COMO PRAZER DE LER

HABILIDADES
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • AMPLIAÇÃO
    DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS,
    PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC
  • UTILIZAÇÃO
    DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM
    COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO
    DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC
  • RECONHECIMENTO
    E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS
    CONTEXTUALIZADAS
  • ESCRITA
    UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA
  • EXPLORAÇÃO
    DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE
    PRAZER E ENTRETENIMENTO


MATEMÁTICA


BIMESTRE

  • CORES
    PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • TAMANHO
    (GRANDE⁄PEQUENO)
  • SEMELHANÇA
    (IGUAL⁄DIFERENTE)
  • POSIÇÃO
    (EM PÉ⁄SENTADO)
  • AGRUPAMENTOS:
    CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
  • CONTAGEM
    DE NUMERAL ATÉ 5
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 1
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
  • FORMA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR


BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • LANÇAMENTO
    DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • TAMANHO
    (ALTO⁄BAIXO)
  • POSIÇÃO
    (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 2
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


 

BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
  • LANÇAMENTO
    DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO
    (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
  • DISTÂNCIA
    (PERTO⁄LONGE)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1 e 2
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 3 e 4
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR


BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
  • LANÇAMENTO
    DA COR NEUTRA (BRANCO)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO
    (EM FRENTE⁄ATRÁS)
  • QUANTIDADE
    (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
  • MASSA
    (LEVE⁄PESADO)
  • TAMANHO
    (MAIOR⁄MENOR)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO
    DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR
    SEU CONHECIMENTO)
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1, 2, 3 e 4
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 5
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

  • TAMBÉM
    DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
    ENCERRAMENTO

COMPETÊNCIAS
EM MATEMÁTICA

  • UTILIZAÇÃO
    DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ
    INSERIDO
  • RECONHECIMENTO
    DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU
    REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
  • PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO
    DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
  • PERCEPÇÃO
    DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
  • UTILIZAÇÃO
    DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • EXPLORAÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,
    LADOS, ETC
  • EXPLORAÇÃO
    DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS
  • ESTABELECIMENTO
    DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO
    UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
  • INTERAÇÕES
    EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES
    NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
  • PERCEPÇÇAO
    DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS
    OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
  • UTILIZAÇÃO
    DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E
    OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
  • CONSTRUÇÃO
    DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES
    PROPOSTAS

HABILIDADES EM MATEMÁTICA

  • AGRUPAR
    E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,
    PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
  • RECONHECIMENTO
    DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
  • IDENTIFICAÇÇAO
    DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
  • REALIZAÇÕES
    CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,
    BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES
    MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
  • EXPLORAÇÃO
    DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,
    OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
  • UTILIZAÇÃO
    DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO
    CONVENCIONAIS
  • COMPARAÇÃO
    EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
    VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS
  • EXPLORAÇÃO
    DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS
    ENTRE SI
  • IDENTIFICAÇÃO
    NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,
    RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E
    ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES
    MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
  • PERCEPÇÃO
    DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
  • PRECEPÇÃO
    DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM
    DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
  • ENTENDIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)
  • PERCEPÇÃO
    DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA
    (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
  • IDENTIFICAÇÃO
    DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
  • VIVENCIAR⁄CONSTRUIR
    CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM

ESTUDOS
SOCIAIS E CIÊNCIAS


BIMESTRE

  • ADAPTAÇÃO
    E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)
  • ESTABELECER
    RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA
    (DIREITOS E DEVERES)
  • CONHECIMENTO
    DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE
    PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)
  • MEU
    CORPO (HIGIENE)
  • MEU
    CORPO (SENTIDOS)
  • ESCOLA
    (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E
    FUNCIONÁRIOS)
  • RUA⁄BAIRRO
    (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM
    COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)
  • DATAS
    FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA
    MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO


BIMESTRE

  • FAMÍLIA:
    MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)
  • CASA:
    MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E
    DEVERES DECADA UM)
  • MÃE:
    SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)
  • PROFISSÕES
    (LIGADAS AS MULHERES)
  • ALIMENTAÇÃO
    SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)
  • DATAS
    FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS



BIMESTRE

  • PAI:
    SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)
  • PROFISSÕES
    ( LIGADAS AO HOMEM)
  • FOLCLORE
    (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS,
    CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)
  • PLANTAS:
    SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO
    COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
    PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)
  • DATAS
    FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE
    E PRIMAVERA


BIMESTRE

  • ANIMAIS
    (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)
  • CRIANÇA
    (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)
  • MEIOS
    DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)
  • MEIOS
    DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)
  • BANDEIRA
    NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)
  • NATAL
    (O QUE REPRESENTA O NATAL?)
  • DATAS
    FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
    FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL

COMPETÊNCIASESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

  • RECONHECIMENTO
    E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE
    AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO,
    SEGURANÇA, ETC
  • RELACIONAMENTO
    DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS,
    PSICOMOTORAS E AFETIVAS)
  • ESTABELECIMENTOS
    DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES
  • RELAÇÃO
    ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES
  • PERCEPÇÃO
    DAS MUDANÇAS DO CLIMA
  • PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
    NELE VIVEM
  • CONSCIENTIZAÇAO
    DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A
    POLUIÇÃO AMBIENTAL
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
  • PERCEPÇÃO
    DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS,
    BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)
  • RECONHECIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA
  • PERCEPÇÃO
    DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA
  • IDENTIFICAÇAO
    E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA

HABILIDADES
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

  • PERCEPÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO
    CORPO E COM O CORPO DO OUTRO
  • OBSERVAÇÃO
    E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES,
    TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS
  • PERCEPÇÃO
    DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA
    VIDA, ETC
  • REGISTRAR
    ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO
  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE
  • CONSCIENTIZAÇAO
    DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM
  • PARTICIPAÇÃO
    EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA
  • RECONHECIMENTO
    DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE
  • RESPEITO
    PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA
  • CUMPRIMENTO
    DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE
  • PERCEPÇÃO
    DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E
    AUDIOVISUAL)
  • OBSERVAR
    E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU
    INDIRETAMENTE
  • REPRESENTAÇÃO
    DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES,
    PINTURA, MODELAGEM, ETC
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO
    AMBIENTE


HABILIDADES
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • PERCEPÇÃO
    GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE,
    SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)
  • PERCEPÇÃO
    TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS,
    MACIAS, DURAS E MOLES
  • PRECEPÇÃO
    VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES
  • PRECEPÇÃO
    AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES
    (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)
  • PRECEPÇÃO
    OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS
    CHEIROS E ODORES
  • ESQUEMA
    CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO
    DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC
  • LATERALIDADE:
    PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO
  • POSIÇÃO
    ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO,
    ANDANDO, PARADO, CORRENDO)
  • RELAÇÃO
    ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA
    VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)
  • MEMÓRIA
    VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS
  • MEMÓRIA
    AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS
  • SEQUÊNCIA
    LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS
  • ORIENTAÇAO
    TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL
    DO ALUNO
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO
  • RACIOCÍNIO
    LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE
    DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO
  • COORDENAÇÃO
    MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS
    FUNÇÕES
  • COORDENAÇÃO
    VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS
    MOTORES
  • COORDENAÇÃO
    MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA
  • CORES:
    PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E
    NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES


AMBIENTE
ALFABETIZADOR

CALENDÁRIO
MENSAL
JOGOS
BRINQUEDOS
ADIVINHAÇÕES
CALENDÁRIO
DO
TEMPO
EMBALAGENS USADAS
QUEBRA-CABEÇAS
ENCARTE DE SUPERMERCADOS
POESIAS
EMBALAGENS
COM
RÓTULOS
TAMPAS DE REFRIGERANTES
FOLHAS EM BRANCO
TEXTOS
PARLENDAS
PALITOS DE PICOLÉ
CANETINHAS
LETRAS DE MÚSICAS
RECEITAS
MURAL DE RECADOS
LÁPIS DE COR
LIVROS
DE
HISTÓRIAS
BULAS DE REMÉDIO
MURAL DE ANIVERSARIANTES
GIZ DE CERA
REVISTAS
GIBIS
RECEITAS
LIVROS DIDÁTICOS VELHOS
JORNAIS
LIVROS DE LITERATURA
CHAMADINHA
OUTRO 

Plano anual 4 ano do Ensino Fundamental


PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO  FUNDAMENTAL

OBJETIVOS
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS
HABILIDADES
Linguagem oral
 Leitura de imagens,
 Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
 Roda de conversa,
 Declamar poesias,
 Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
 Relatar experiências vividas,
 Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
 Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
 Falar trava-línguas,
 Defender suas ideias com argumentação
Prática de leitura
 Leitura compartilhada diária,
 Roda de leitores,
 Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
 Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
 Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
 Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
 Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
 Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
 Identificar e descrever personagens,
 Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
 Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
 Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
 Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto
 Empregar letra maiúscula corretamente,
 Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
 Utilização correta da pontuação,
 Grafia correta das palavras,
 Segmentação correta de frases e textos,
 Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
 Produzir texto e revisá-lo.
Conteúdos
1º BIMESTRE
 Produção de texto: conto
 Leitura, produção e interpretação
Paragrafação
Acentuação
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Vocabulário
Maiúsculas e minúsculas
Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
Divisão silábica dos dígrafos
Gramática
Fonema e letra
Encontro vocálico
Dígrafo
Silaba tônica
2º BIMESTRE
 Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
 Leitura, produção e interpretação
 Estrutura do texto
Paragrafação
Acentuação
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Vocabulário
Maiúsculas e minúsculas
 Ortografia:palavras com som de x
 Gramática: substantivo e preposição,
Revisão das acentuações
3º BIMESTRE
 Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
Leitura, produção e interpretação
Estrutura do texto
Paragrafação
Acentuação
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Vocabulário
Maiúsculas e minúsculas
 Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
 Gramática
Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
Adjetivo e locução adjetiva
4º BIMESTRE
 Textos informativos e expositivos
Leitura, produção e interpretação
Estrutura do texto
Paragrafação
Acentuação
Pontuação
Concordância verbal e nominal
Vocabulário
Maiúsculas e minúsculas
 Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
 Gramática
 Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
 Numeral
MATEMATICA
OBJETIVOS
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS
HABILIDADES
Operações com números
 Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
 Campo aditivo e multiplicativo,
 Compor e decompor números,
 Reconhecer ordens e classes,
 Citar o antecessor e sucessor dos números,
 Sistema monetário,
 Expressões numéricas,
 Cálculo mental,
 Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
 Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma
 Compor de decompor figuras geométricas planas,
 Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
 Associar sólidos ao seu molde.
 Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
Grandezas e medidas
 Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
 Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação
Construir e interpretar tabelas e gráficos.

CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
 Números
S.N.D até 1.000
Leitura
Escrita
Composição e decomposição
Ordem crescente e decrescente
Sucessor e antecessor
Algarismos romanos
Números – ordens e classes
Situações problemas
Adição e subtração simples e com reserva
 Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
 Espaços e formas: figuras planas e não-planas
2º BIMESTRE
 Números
 Adição e subtração com reserva
Multiplicação com até 3 algarismos
Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
 Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
 Espaços e formas: paralelepípedo
 Tratamento de informação: Noções de gráficos
3º BIMESTRE
 Números
Adição, subtração e multiplicação
Divisão com 2 algarismos
Situações problemas com as quatro operações
 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
 Grandezas e medidas: perímetros
 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
 Espaços e formas: Ângulos
4º BIMESTRE
 Números
Multiplicação e divisão com 3 algarismos
Situações problemas com as quatro operações
 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
 Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
 Espaços e formas: polígonos
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
 Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
 Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
 Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
 Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
 Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
 Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
 Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
EIXOS
CONTEÚDOS
Ambiente
 Relação entre os seres vivos e o ambiente,
 Características da água, do ar e da atmosfera.
Ser humano e saúde
 Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,
 Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
Recursos Tecnológicos
 Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,
 Doenças de veiculação hídrica
 Meios de proliferação e transmissão de doenças
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
 Investigando a matéria
Estados físicos
Propriedades e transformações da matéria
 A água na terra
Preservando a água no nosso planeta
Estados físicos
O ciclo da água
A água e as misturas
 O ar e a atmosfera
2º BIMESTRE
 O alimento e os seres vivos
Cadeias alimentares
As relações ecológicas
Os ecossistemas
 Nutrição do corpo humano
Para que servem os alimentos
Bons alimentares
A digestão dos alimentos
3º BIMESTRE
 Atividades do corpo humano
Atividades de: respiração, circulação e excreção
4º BIMESTRE
 A tecnologia e os alimentos
Conservação e industrialização dos alimentos
Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos
HISTÓRIA
OBJETIVOS
 ·Sua identidade e origem na história;
 Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
 Conhecer a os fatos históricos do estado
 Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
 Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
 Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
 Registrar informações pessoais;
 Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas
EIXOS
CONTEÚDOS
História das organizações populacionais
 Origem do Estado.
 Populações locais (indígenas)
 Organização do espaço,
 Os indígenas no RN,
 Colonização do RN.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.
 Movimentos que aconteceram no RN,
 Imposições culturais e religiosas no RN,
 Manifestações Culturais.
Organizações Políticas e Administrativas
 Ocupação do espaço do RN,
 Confederação dos Índios Cariris,
 Revoltas pela Independência
 Abolição dos escravos Brasil e RN,
 Governos do estado do RN,
 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
 Os povos indígenas do Brasil
 Descobrimento
 Os povos africanos
 Origem do RN: população e colonização
 Organização do espaço do RN.
2º BIMESTRE
 Movimentos que aconteceram no RN,
 Imposições culturais e religiosas no RN,
 Manifestações Culturais
3º BIMESTRE
 Movimentos que aconteceram no RN,
 Imposições culturais e religiosas no RN,
 Manifestações Culturais
4º BIMESTRE
 Abolição dos escravos Brasil e RN,
 Governos do estado do RN,
 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA

OBJETIVOS
 Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
 Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
 Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
 Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
 Identificar os limites e governo do Estado;
 Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;
EIXOS
CONTEÚDOS
Paisagens urbanas e rurais
 A construção do espaço do RN
Espaço geográfico do RN
 Natureza, economia do RN
Cartografia
 Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.

1º BIMESTRE
· A Terra ( livro)
Conhecendo o nosso planeta
A forma e os movimentos
Oceanos e continentes
· A representação da Terra
Mapas
A representação do espaço no papel
· A localização no planeta Terra
Paralelos e meridianos
Os lugares e a sua localização
2º BIMESTRE
· A geografia e o Rio Grande do Norte
O RN e a região nordeste
O RN na América do sul e no mundo
3º BIMESTRE
· A construção do espaço do RN
As nações indígenas
Ocupação e colonização do espaço do RN.
4º BIMESTRE
 O RN: natureza e economia
ARTES
OBJETIVO
· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.
EDUCAÇÃO FÍSICA.
OBJETIVO
· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS
· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)
As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.
Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;
Iniciação aos jogos esportivos;
Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização
ENSINO RELIGIOSO
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais)