A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país..
É bom ser criança
Ter de todos atenção
Da mamãe, carinho
Do papai, a proteção
É tão bom se divertir
E não ter que trabalhar
Só comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Isso às vezes nos convém
Nós temos direitos
Que gente grande não tem
Só brincar, brincar, brincar
Sem pensar no boletim
Bem que isso podia nunca mais ter fim
É bom ser criança
E não ter que se preocupar
Com a conta no banco
Nem com filhos pra criar
É tão bom não ter que ter
Prestações pra se pagar
Só comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Ter amigos de montão
Fazer cross saltando
Tirando as rodas do chão
Soltar pipas lá no céu
Deslizar sobre patins
Bem que isso podia nunca mais ter fim
Criança tem direito a se alimentar
Criança tem direito a se educar
Saúde é preciso, precisa cuidar
E todas as crianças têm direito a um lar
Criança tem direito pra se respeitar
Não pode no papel esse direito ficar
E o mundo inteiro tem que entender
Que o direito da criança é pra valer
Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração
refrão:
Já é a hora de mudar
Com os direitos da criança
Não é pra se brincar
Refrão...
Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém quiser o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Origem
Origem da Palavra Origami Origami: Arte de dobrar o papel.
A origem da palavra é japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar; kami, deriva do desenho de seda e significa papel e espírito de Deus.
Ao juntar ori com kami a pronúncia fica ” Origami”
ORI KAMI
História
Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto à origem do papel.
O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. T´Sai Lun (administrador do palácio do imperador chinês) foi o responsável por essa descoberta, ele misturou panos, redes de pesca e cascas de árvores. No império chinês essa técnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Somente no século VI ela chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino).
O origami foi introduzido nessas festas:
Nos casamentos eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a união dos noivos; Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos não podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras; Os samurais se presenteavam com o “Noshi”, que são pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca. Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessível e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas, oralmente, de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.
Os primeiros livros de Origami surgiram no período de 1603 a 1867, mas o primeiro com instruções foi “Como Dobrar Mil Tsurus” - Senbazuru Orikata, em 1797. A partir daí o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. O livro “Kan No Mado”, publicado em 1845, incluía cerca de 150 modelos de origami, dentre eles o origami de sapo. Este é o marco do cresimento do Origami como atividade recrativa no Japão.
Akira Yoshizawa é o pai da Origami Moderno, ele inventou os Símbolos usados nas atuais instruções passo-a-passo, para ele o Origami é uma filosofia de vida. Depois da invenção do papel o mais importante para o Origami é o Sistema Yoshizawa – Randlett, 1956, pois ele permite a difusão internacional das diversas criações.
No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde.
Na Espanha a arte de dobrar papel chegou com os Mouros, do Norte da África, no século VIII, mas só eram criadas figuras geométricas porque a religião proibia a criação de formas animais. Da Espanha, entrou na Europa com as rotas comerciais marítimas e tempos depois chegou aos Estados Unidos.
Reza a lenda que quem fizer mil tsurus, desejando algo, terá sucesso.
Dicas gerais para um bom Origami
Antes de começar a dobrar os papéis leia algumas dicas que facilitarão o seu trabalho:
Faça as dobras em uma superfície lisa, plana, sólida e bem iluminada; Utilize papel fino se for iniciante nessa arte ou se for fazer um modelo com muitas dobras; Evite usar papéis caros no começo se ainda for iniciante; Mantenha as mãos limpas para não sujar o seu origami; Antes de começar a dobrar, veja se conhece todos os símbolos das instruções, se não conhecer algum, aprenda antes; Siga corretamente as medidas sempre que elas existirem; Acentue os vincos das dobras passando a unha sobre elas; Siga o passo-a-passo à risca; Não tenha pressa para terminar, a paciência é muito importante para fazer um origami, principalmente se essa for a sua primeira vez; Caso se perca na ordem das instruções, não se desespere! Compare o que fez com a figura do diagrama ou do vídeo, se necessário, recomece; Pratique várias vezes o mesmo modelo. Não se esqueça de que a prática é o que leva à perfeição; Você pode usar aqueles inúmeros papéis que recebe na rua para praticar; Se estiver cansado ou não conseguir seguir o passo-a-passo, faça uma pausa, não tente fazer por teimosia. O origami é para ser divertido!
Na falta de papéis coloridos pinte o seu (pode ser folha sulfite) com giz de cera deitado, que além de colorir grandes áreas do papel ele também impermeabiliza o trabalho, conservando o origami por mais tempo. Boas dobras!
Simbologia
VALLEY FOLD = “DOBRA EM VALE”
Valley Fold é quando fazemos uma dobra formando uma depressão no local. É indicada com uma linha tracejada e uma seta com a ponta simétrica que indica o movimento do papel.
MOUNTAIN FOLD = “DOBRA EM MONTANHA”
Quando fazemos a dobra para longe, formando um pico, temos a chamada Mountain fold. Esta dobra é representada com uma linha de traços alternando com dois pontos e uma seta assimétrica que indica o movimento do papel.
De modo geral, se a seta é simétrica dobramos o papel na nossa direção, se a seta é assimétrica o papel é dobrado paro o outro lado, para longe.
FOLD AND UNFOLF = “DOBRAR E DESDOBRAR”
O símbolo que representa o dobrar e desdobrar é uma seta que vai e volta sobre ela mesma. O resultado final é apenas a marca da dobra, que é indicada com uma linha contínua e fina. PUSH HERE = “EMPURRAR AQUI”
Uma dobra Push Here é indicada por um seta branca com uma cauda mais grossa também em branco, indicando que o papel deve serempurrado para dentro simetricamente ou ainda invertido.
CONFIGURAÇÕES DAS BORDAS DO PAPEL
Existem diferentes formas de se fazer um zig-zag : em toda a folha (incluindo todas as camadas) pode ser dobrada para trás e para frente – uma Valley seguida de uma Mountain – (exemplo da esquerda) ou pode ser dobrado dentro da própria folha e depois tornar a sair (exemplo da direita). Para distinguir estes dois casos, são desenhadas linhas indicando o modo como o zig zag vai ser feito.
DAR ATENÇÃO A PONTOS
Quando uma dobra pouco usual é feita e se quer dar atenção a um ponto marca-se esse ponto com um X para poder seguir bem o movimento do papel.
RODAR
Um círculo com duas setas mostrando a direção e o quanto se deve virar indica que se deve girar o seu origami.
DISTÂNCIAS IGUAIS
Os símbolos da imagem indicam que as dobras devem ser feitas de modo que duas ou mais distâncias sejam iguais.
ÂNGULOS IGUAIS
Arcos semelhantes indicam os ângulos que devem ser iguais.
DOBRAR E TORNAR A DOBRAR SOBRE A ÚLTIMA DOBRA
A seta tocando o papel mais de uma vez indica a quantidade de dobras Valley Fold que devem ser feitas.
OPEN SINK = “AFUNDAR ABERTO”
Indicado por uma seta branca sem cauda, é uma maneira específica de inverter um ponto até que ele fique todo achatado ao se fazer um ponto intermédio.
CLOSED SINK = “AFUNDAR FECHADO”
Indicada por um seta preta sem cauda, é uma dobra menos comum onde se inverte o ponto sem desdobrar nada.
VIRAR O PAPEL AO CONTRÁRIO
Indicado por uma seta fazendo um loop, deve-se virar o papel todo ao contrário, na direção da seta.
TIRAR PAPEL “DAQUI”
Deve-se tirar o papel do interior do seu origami ou desdobrar aonde é indicado por uma seta branca com uma cova na cauda.
VISTA DO INTERIOR
Esta linha tremida é usada para mostrar partes escondidas do seuorigami para que você possa comparar e ver se está fazendo certo.
LINHA DE RAIO X
Uma linha com pontos serve para indicar uma dobra ou borda escondida. As vezes é usada para projetar a posição que uma aresta vai tomar no passo seguinte.
A Linha de Raio X é geralmente usada para indicar a continuação de uma dobra feita por trás de uma folha, enquanto a Vista do interior é para estruturas mais complexas.
PRÓXIMO PASSO COM VISTA EM MAIOR ESCALA
Indicada por uma seta branca com a cauda que vai aumentado, mostra uma imagem aumentada do próximo passo.
PRÓXIMA VISTA A PARTIR DO ÂNGULO INDICADO
Um olho de lado é útil em origamis tridimensionais, pois indica que o próximo passo é desenhado de acordo com a vista do olho desenhado.
SEGURAR “AQUI” E PUXAR
Um círculo com uma seta ligada significa segurar o papel na posição do circulo e puxar na direcção da seta. Podem aparecer dois círculos indicando como utilizar as duas mãos.
Fonte: Como fazer origami
Atividades e sugestões para trabalhar a música na Escola
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A importância da música na sala de aula
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Construindo uma zamponha e uma flauta d'água com sucata
Construindo instrumentos com sucata: Sax, Beliscofone e clava
Instrumentos, bandinha com sucata: chocalho e marimba
Referências: Apostila Sons Alternativos na Educação Musical Escolar, Profª Márcia Rosane Chiqueto.
Existem diversas formas e modos de se construir maquetes. Desde as maquetes ou projetos profissionais até os que trataremos mais especificamente aqui, dentro desta postagem: As maquetes escolares. Utilizadas como modo de trazer realidade às aulas e torná-las mais concretas e dinâmicas, os professores vêm utilizando as maquetes. O problema é que nem sempre elas são construídas em sala de aula ou na escola. E aí surgem as dúvidas, os questionamentos que tentarei sanar ao menos um pouquinho aqui: Afinal, como se faz uma maquete? Que materiais se pode utilizar? Como torná-la real e ao mesmo tempo possível de transportar à Escola? Vamos descobrir isto juntos? (Liza)
Um modo de fazer maquete que vem sendo muito utilizado é o 'desdobrável', ou a maquete feita propriamente dentro de uma caixa. Pode ser caixa de papelão grande ou caixa de sapato, isto depende do seu projeto e do tamanho que deseja dar a ele.
Aqui logo abaixo coloco as fotos das maquetes feitas pelos aluninhos da Tia Evanildes, em caixas de sapato. Como ela mesma explica:
"A criação dessas maquetes contruídas dentro de uma caixa de sapato veio da necesidade de ter um recurso que explicasse para as crianças com é a vida no campo e na cidade, este é o nosso tema trabalhado nas festas juninas."
Achei lindíssimas as maquetes deles, em caixas de sapato e posto as fotos, aqui, para que possam ter uma idéia de como fazê-las. O tema, neste caso, foi "Zona Urbana e Zona Rural".
Fotos:
Maquete desdobrável, uma interessante sugestão!
Observem como a tampa da caixa se transformou no céu, toda forrada de azul.
Encontrei este vídeo e achei que explica bastante e sendo assim, pode ajudar:
Como fazer maquete desdobrável?
Mais um Vídeo: Maquete de Zona Urbana e Zona Rural)
Vídeo: Filmagem de uma maquete pronta
Elaboração de maquete(Liza)
Para elaborar uma maquete é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que deseja dar à mesma.Abaixo, dou algumas sugestões que podem ser úteis na hora da escolha:
A base da maquete poderá ser feita com: 1. Folha de isopor; 2.Folha de Eucatex. 3.Tampo de madeira; 4.Tampa de papelão grosso e firme; 5.Folha de papel cartão firme; 6.MDF; 7.Caixa de papelão grande; 8. Caixa de sapato;
Os imóveis ou casas podem ser feitos com vários materiais:
1. Caixas variadas, como de fósforo, sabão em pó, aveia, medicamentos, cosméticos etc. Você precisará pintar as caixas ou cobri-las com papel colorido e em seguida colocar porta, janela, telhado, chaminé etc utilizando papéis coloridos, eva, tintas, pincéis, etc.
Maquete de prédio construída pelas estudantes de Engenharia daUnipac
2.Desenhados em papel cartão, contornados com caneta Pilot preta, coloridos. Novamente recomendo que somente utilize este recurso se desenha bem ou então utilize moldes de casas e prédios.Temos diversos moldes aqui. Temos mais moldesaquitambém e outroaqui.
Veja esta casa feita de papel, utilizando um molde:
5.Cartolina (apenas a fachada). Somente é recomendada se você desenha bem ou vai utilizar moldes. Caso contrário suas casas podem ficar mal feitas e isto empobrecerá o seu trabalho.Se deseja moldes de casas, clique aqui, temos muitos, temosmais aqui.
6. Papel corrugado (principalmente para edifícios que podem ter formato redondo. Se você precisa fazer maquete de castelo, com certeza deve utilizar rolos de papelão para fazer as torres, bastando pintar e colocar telhado e janelas:
As ruas e avenidas podem ser: 1.Feitas com areia ou terra colada ao fundo; 2.pintadas com tinta guache preta imitando o asfalto;
Na imagem acima, os alunos daEscola Santo Agostinhotrabalham no Projeto Trânsito Legal, construindo suas maquetes. Observe as estradas bem pintadas de preto e com a sinalização bem feita, em branco.
A turma do 2º Período D, da professora Janaina Dulce, envolveu-se de forma divertida na compreensão dos direitos e dos deveres de cada um no trânsito e, consequentemente, na adoção de atitudes de respeito e responsabilidade no trânsito.
"Uma maquete com ruas, casas, prédios e semáforos foi confeccionada pela turma com sucatas diversas para que pudessem brincar e simular situações do trânsito urbano. Em um passeio pelo estacionamento do Colégio, as crianças também puderam observar a sinalização para veículos e para pedestres, aprender como atravessar uma rua ou como andar em calçadas e também puderam discutir sobre comportamentos adequados no interior do transporte escolar ou no carro do papai ou da mamãe.
Bem informadas, as crianças passaram a ser agentes mirins de trânsito, multiplicando comportamentos, agindo corretamente e repassando para a família, os amigos e os vizinhos o que aprenderam e vivenciaram."
3.recobertas de grama feita com crepom em tirinhas muito finas; 4.recobertas de grama feita com as tirinhas finas do papel de bala verde; 5.pintadas no fundo com tinta guache verde ou marrom dependendo do tipo de terreno.
Para fazer relevos, montes, montanhas:
1.Argila ainda é uma opção muito boa, podendo ser modelada a vontade, dando a altura e o formato desejado ao terreno. E o pacote de argila custa baratinho, podendo ser comprado em qualquer papelaria ou loja de produtos para artesanato e decoração.
Veja:
2.Barro modelado, o que exige certo tempo de secagem; 3.Papel pedra imitando rochas;
Nas imagens abaixo você pode ter uma idéia de como utilizar o papel pedra para fazer as rochas. O trabalho foi desenvolvido pela EBI.
O tema da aula era "O homem que constrói sobre a rocha", um tema bíblico.
4.Massa de Modelagem colorida (se a maquete não é tão grande)
Veja a floresta de massinha da turma 101:
Esta atividade foi realizada pelos aluninhos doColégio Pedro II, no RJ. Após um jogo sensorial onde eles tinham que descobrir, usando apenas as mãos, o que tinha dentro do saco e depois, de ouvir a história do livroO SACOde Ivan e Marcello, foi muito interessante observar como os pequeninos gostaram do trabalho com a massinha de modelar.
O livro relata a surpresa de vários animais ao encontrar um saco no mato. E na massinha eles puderam fazer os personagens da história ou criar outros bichos. Para alguns parecia ser a primeira experiência com o material, mas o desafio foi encarado e o sucesso apareceu estampado no sorriso de cada um.
Muito interessados e concentrados construíram uma floresta...(Texto retirado do Blog da escola)
5.jornal molhado batido em liquidificador, misturado com cola e tingido com guache verde, marrom, cinza, dependendo do que se deseja modelar.
A imagem acima mostra a utilização da técnica Paperclay para fazer modelagem e diversos objetos. Ela pode tranquilamente ser utilizada para fazer elementos de maquete.Observe aqui como se pode fazer, passo a passo e com fotos.É claro que para a maquete não precisaremos utilizar forno, precisando apenas deixar as peças, animais, casas etc. secarem, para podermos pintar.
Os automóveis podem ser: 1.carrinhos de plástico bem pequenos comprados em lojas;
2.confeccionados com sucata (caixas recobertas e desenhadas);
Veja aqui diversos modelos de carros feitos com sucata!
3.Recortados de revistas e colados em cartolina firme;
4.Montados com eva; 5.Desenhados em cartolina e recortados; 6. Modelados em massinha ou biscuit. Quer aprender a fazer massa de modelar caseira?Clique aqui. -
As pessoas: 1.recortadas de revistas (fotos de pessoas reais, o que dá um efeito muito legal à maquete); 2.Bonequinhas e bonequinhos pequenos plásticos; 3.Playmobil; 4.Desenhados em cartolina, coloridos e recortados;
Árvores, animais e plantas: 1. feitos com crepom, palitos de picolé e fósforo, papel de bala franjado verde, tecido verde, recortados de revistas, desenhados em cartolina, modelados com massinha etc.
Você pode utilizar muitos materiais, pode criar a vontade! Palitos de picolé, de churrasco, para fazer postes (pinte-os com guache cinza), barbante ou lã para fazer fiações, desenhar placas de sinalização de trânsito, colar em palitos de dente e espetar, dar nomes engraçados ao comércio, fazer uma feira livre onde os legumes e frutas são modelados com massinha colorida etc.
Eaqui - Como fazer uma maquete de vulcão com reação química?
Texto de: Profa Elizabeth Freitas
(Se você tiver sugestões ou fotos de maquetes que construiu, envie-nos)
Vídeo: Sugestão de maquete sobre poluição ambiental:
Maquete Geografia
Maquetes podem ser muito utilizadas em aulas de Geografia. Abaixo tentamos mostrar como construir maquetes a partir de mapas com curvas de nível.
Algo que sempre interessou aos professores de geografia e aos seus alunos é a construção de maquetes em sala de aula.
Uma maquete com detalhes topográficos pode ser construída com certa facilidade a partir das cartas. Os detalhes aparecerão ou não dependendo da escala com que se trabalha. Na Faculdade pedi algumas vezes maquetes amplas e maquetes mais simples. Elas sempre ficaram corretas e bem bonitas. No Caraça (muito antigo e tradicional Internato em Minas Gerais, hoje museu e pousada) existe uma maquete muito interessante confeccionada em lâminas de madeira.
Os passos para a construção da maquete seriam:
- desenhar em folha fina o contorno geral do mapa;
-desenhar no mesmo tipo de folha toda curva de nível de menor altitude
-desenhar em folhas separadas cada uma das curvas de nível mapeadas
-cole cada uma dessas folhas sobre isopor de meio centímetro;
-recorte as curvas do isopor, usando agulha quente
-cole as peças (as curvas), montando o relevo: as curvas de maior altitude sobre as de menor, até o topo das montanhas mais altas;
-passar massa corrida para eliminar os degraus e depois pintar.
- o trabalho pode ser feito em EVA, papelão ou outro material, o essencial é manter a equidistância e o mesma espessura do material para cada curva.
- calcular o exagero vertical como veremos a seguir.
Tento ilustrar abaixo: Crie uma paisagem da sua imaginação, abaixo criei uma colina em curvas de nível e vou fazer uma maquete com ela.
Continua... Para ver todo o processo de construção da maquete em Geografia, entre na página do site Cartografia EscolarAQUI!
*** Vídeo:
Fontes: O texto pertence ao Espaço Educar, se você levar este texto para seu blog ou site por favor INDIQUE A FONTE (Profa Elizabeth Espaço Educar) as imagens possuem créditos inseridos abaixo de cada uma e o sites citados também. Abraços! Dúvidas, deixe comentário. Liza