"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Projeto Higiene - Sem saúde não há vida

"SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA"






1- INTRODUÇÃO


Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática
participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com
a linguagem do próprio corpo.

A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e
fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito
do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua
importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo.

Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida
alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.

Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e
incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos
alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.

É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura,
etc.

Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso
corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

2- APRESENTAÇÃO
O presente projeto implantado em Patrocínio- MG, através da Escola Municipal
Maria Isabel de Queiroz (CAIC), apresenta uma proposta enriquecedora,
planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano de 2001,
buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos
hábitos de higiene.

3-JUSTIFICATIVA
O Projeto "Sem saúde não vida", é uma proposta que possibilita e garante uma
aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e
sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de
cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e
da coletividade.

Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se
refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora
de atitudes e hábitos.

As experiências mostram que transmitir informações a respeito do
funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como
um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos
desenvolvam atitudes de vida saudável.

É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos
na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.


4- OBJETIVO GERAL

O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os
alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da
compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de
medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
    higiene;
  2. Identificar doenças causadas por falta de higiene;
  3. Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
  4. Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e
    cabelos;
  5. Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do
    próprio corpo;
6- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os
alunos.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos,
portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de
higiene.

  1. Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e
    outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho
    provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras
    exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de
    assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento
    de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima
    quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
    De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
    SUGESTÕES:
  • Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os
    objetos envolvidos na higiene corporal.
  • Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que
    o assunto permitir.
  1. Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes
    para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a
    sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras
    doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos
    relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.

  2. Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando
    exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de
    temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é
    importante na manutenção da temperatura corporal.
    SUGESTÕES:
  • Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários
    do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
  • Mostre a importância do sol na higiene da roupa.
  • Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um
    lugar para guardar roupas sujas.
  • Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos,
    correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,
    espinhos, pedras, etc.
  • Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão,
    lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
  1. Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.
    A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento
    pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias,
    como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.

    Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos
    de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes
    impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes
    de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.

    Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos
    higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar
    o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.

    Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:
    a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.

  2. Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão
    diariamente, ou então, duas vezes por semana.

    Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e
    bem cortados.

    Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por que?
Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
Que roupas devo usar para dormir?
E para passear?
Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no
estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor
de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem
ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.


6.2- REFERÊNCIAS TEÓRICAS

O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos.
6.3- ESTRUTURA DE APOIO
A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica,
pais, alunos e toda a comunidade.

6.4- INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo.
Contar-se-a também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de
Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.

6.5- PROCEDIMENTOS
Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do
1º ciclo, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares.

6.6- RECURSOS HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
6.7- RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material
didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.

6.8- CLIENTELA
Alunos da Escola Municipal Maria Isabel de Queiroz (CAIC), das classes iniciais (1º ciclo)
6.9- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.
6.10- AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através
desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e
alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.

É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre
voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os
alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local
de estudo e trabalho.

A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece
carinho e cuidados especiais.

6.11- Forma ou Expressão dos Resultados
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.
6.12- Acompanhamento e Avaliação do Projeto
Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos
os participantes e voluntários.


Deila Magda Ferreira

Projeto Higiene Bucal: Desenvolvendo hábitos saudáveis e cuidando dos dentes.

PROJETO: Higiene Bucal


Público alvo: Alunos do maternal ao 1º ano, na faixa etária de 2 a 6 anos.



1- JUSTIFICATIVA
Servirá de conscientização para os educandos e educadores através de teoria fundamentada na prática, voltada especificamente para a higiene bucal. As informações transmitidas e as ações executadas pelos envolvidos neste projeto servirão para minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer não só a saúde física como a bucal, como: a banguelice, as feridas, as cáries, o mau hálito não só na escola, bem como no contexto familiar.

2- OBJETIVOS
2.1 GERAL: Incentivar os educandos a prática da higiene bucal no seu dia a dia, estimulando-lhes o interesse em manter a dentição e a boca saudáveis.
2.2 ESPECIFICOS:
? Reconhecer a importância da escovação dos dentes, para prevenir as cáries;
? Entender a necessidade de se ter bons hábitos de higiene bucal;
? Reconhecer quais são os amigos e inimigos dos dentes;
? Demonstrar as maneiras corretas de escovar os dentes;
? Conhecer os nomes dos dentes e suas funções;
? Compreender a importância de escovar os dentes depois de cada refeição e depois de comer doces;
? Reconhecer que a saúde começa pela boca e que para ter um sorriso bonito é preciso cuidar dos nossos dentes;

3- RECURSOS MATERIAIS
- Quadro de giz
- Figuras
- Revistas
- Livros
- Vídeo cassete
- Fita de vídeo
- Televisão
- Som
- CD: Castelo ratimbum
- Cartolinas
- Escova de dente
- Creme dental
- Fio dental
- Flúor
- Panfletos sobre higiene bucal
- Textos

4- RECURSOS HUMANOS
- Professores (do maternal ao 5º ano)
- Alunos (do maternal ao 5º ano)
- Dentistas
- Direção escolar
- Grupo teatral de Higiene Bucal da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Estancia/SE
- Grupo Musical da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Estancia/SE
- Grupo de dança da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Estância/SE

5- METODOLOGIA
Estabelecer novas possibilidades de aprendizagem para os alunos no sentido de melhorar as condições do aprender e de sua intervenção no mundo.
Promovendo a discussão sobre a fita de vídeo pra melhor compreensão, informando a criança sobre a boa alimentação para o sorriso saudável. Organizando peça teatral para melhorar a compreensão sobre os amigos e inimigos dos dentes.
Formação de grupos musicais para interagir com as crianças sobre o tema do projeto.

6- FORMAS DE AVALIAÇÃO
Através da participação dos alunos na apresentação teatral, de questionamentos orais e desenvolvimento pratico de debates e discussões na palestra.

7- CONSIDERAÇÕES FINAIS
É com grande entusiasmo que todos os colaboradores, participantes diretos e indiretos deste projeto, desejam a continuidade e aperfeiçoamento deste, não só por parte da Escola Haroldo Rocha, mas também de todos os familiares dos educandos a fim de que este conhecimento possa ser realmente aproveitado, propiciando a melhoria da higiene bucal e consequentemente um maior número de sorrisos saudáveis.

ANEXOS:

1- MÚSICAS:
- Meus dentinhos (melodia: Os dedinhos)

Meus dentinhos, meus dentinhos.
Vou escovar, vou escovar.
Pra ficar limpinhos, pra limpinhos.
E branquinhos e branquinhos.

- Paródia da música "Aquarela" de Toquinho

Numa boca qualquer eu percebo um dentinho amarelo
E com cinco ou seis cáries é fácil saber o mistério
Chocolates e doces na mão, a escova no armário.
E se sinto doer, vou correndo chamar Dr. Mário.
Se um pinguinho de açúcar cai no meu dentinho branco igual papel
Num instante imagino um montão de bichinhos morando no céu...
Da minha boca, vai furando, cariando todos os dentes
Vai doendo
Enfeiando a minha boca, ao sorrir.
Culpa minha, eu não cuidei de ti, faltou carinho pra te preservar.
O dentista
É meu amigo
Só tem ele pra me ajudar
Eu prometo
Pra mim mesmo
Vou cuidar dos dentes
Não, vou chorar.
Culpa minha, eu não cuidei de ti, prometo agora te preservar.

- Paródia da música: "Mamãe eu quero"

Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero escovar
Me dá o creme, me dá escova
E o fio dental que também vai ajudar.

Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero escovar
Já tenho o creme, que tem o flúor e o meu dentinho bem mais forte vai ficar.

Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero sorrir
Com dentes fortes e bem limpinhos, e sem doenças para eu ser mais feliz.

Cuide filhinho da sua dentição
Cuide do dentinho e se livre do bichão
Escove bem os dentes
Tenha uma boa educação
Escove bem os dentes
Tenha uma boa educação.

- Paródia da música "Requebra" do Olodum

Escova, escova, escova sim
Pode escovar
Pode rir de mim
Em cima, em cima, em cima, em cima ô, ô, ô, ô.
Em baixo, em baixo, em baixo, em baixo ô, ô, ô, ô.
Pode circular, vai e vem pra cá.
Pode circular, vai e vem pra cá.
Escova!!!
Com a boca marrom, não posso ficar.
Por isso eu tenho escova e creme para usar
Eu já falei dor de dente na boca jamais vai existir
Pois sorriso não existe se esse costume não se adquirir
Pode escovar
Pode escovar

- Minha querida escovinha: Paródia da música Samba-lê-lê

Minha querida escovinha
Vai pela boca escovando
Vai aos dentinhos levando
Uma gostosa pastinha

Refrão: Escova, escova, escova, escovinha
Limpa, limpa, limpa, pastinha

Com fluoreto sódio
Vou bem feliz bocejando
E assim cáries maldosas
A gente vai evitando

Refrão: Escova, escova, escova, escovinha
Limpa, limpa, limpa, pastinha

E sempre à noitinha
Devo escovar os meus dentes
Com a boquinha bem limpa
Acordarei sorridente.

2- TEXTOS:

- QUEM É QUEM DENTRO DA BOCA

Os adultos têm 32 dentes na boca.
Quando eles caem não nascem outros. As crianças têm 20, que começam a serem trocados por volta dos sete anos.
Os dentes da frente são os incisivos.
Eles são oito e cortam os alimentos.
Os caninos servem para rasgar a comida. Eles parecem dentes de cachorro. Todo mundo tem quatro caninos.
Os pré-molares são os dentes do meio. As crianças não têm dentes pré-molares. Os adultos têm oito.
Os molares servem para "amassar" o alimento.
As crianças têm oito dentes molares e os adultos, 12.



- A SAÚDE DOS DENTES

Cuidar dos dentes é um hábito pessoal muito importante para a saúde. Uma boa dentição auxilia na mastigação dos alimentos.
Escovar os dentes ao levantar, após as refeições e antes de dormir.

- A SAÚDE DE SEU SORRISO

Existem três coisas muito importantes para se ter uma boca saudável: boa alimentação. Higiene e acompanhamento do dentista.
- Alimentação:
A placa bacteriana é uma massa esbranquiçada que aparece nos dentes depois que comemos. Ela é formada por restos de comida, principalmente os açucares, que quando fermentam, provocam cáries e inflamações na gengiva.
Portanto, não como doces demais. Isso pode estragar os dentes e não alimentar direito
Comer apenas nas refeições também é muito importante.
Nada de beliscar a toda hora.
Prefira alimentos naturais, como frutas e sucos, que tem menos açúcar e são mais saudáveis.

- Higiene
Escovar os dentes depois de comer é o melhor jeito de impedir doenças na boca.
Quem come entre as refeições precisa escovar os dentes mais vezes. Se comer somente no café, almoço e jantar terão de escová-los três vezes. Bem melhor, né?
Use escovas de cerdas macias e de cabeça pequena.
Quando as cerdas começarem a ficarem curvas, já não limpam mais os dentes. Aí é hora de trocar de escova.
Escove todos os lados dos dentes.
Limpe dois de cada vez, com calma e sem usar muita força. A gengiva tem uma parte solta do dente que junta restos de comida e deve ser bem escovada. Escove também a língua, ou ela ficará branca e suja.
Você sabia que a saliva e a língua limpam os dentes? Quando a gente dorme, a saliva diminui e a língua fica parada. É aí que as bactérias fazem a festa com os restos de comida que ficam na boca. Por isso a escovação antes de dormir é a mais importante. É por isso também que os bebês não devem tomar mamadeira a noite: os restos de leite causam a cárie de mamadeira.
Outro grande inimigo na limpeza bucal é o fio dental. Pelo menos uma vez por dia, de preferencia na ultima escovação, antes de dormir, passe o fio dental entre os dentes.

- Acompanhamento do dentista
Se você for sempre ao dentista, ele irá ajuda-lo a fazer uma higiene correta, aplicando flúor para proteger os dentes e ensinar vários cuidados especial. Ele poderá até mesmo descobrir problemas que só no futuro começarão a incomodar.
Tudo isso é prevenção, cuidados que devemos tomar para evitar doenças bucais e manter um sorriso bonito com dentes brancos e fortes.







- BOCA SAUDÁVEL, SORRISO FELIZ!

Algumas pessoas acham que se usarem antisséptico bucal (aquele liquido para fazer bochechos), não precisarão escovar os dentes. O bochecho consegue apenas limitar o crescimento das placas bacterianas acumular-se em seus dentes, ela acaba endurecendo. E aí vira tártaro, uma camada dura e amarelada que somente o dentista consegue tirar.

Revista Educativa do Sesinho, Ano 3, nº 32

- CURIOSIDADES!?!?

O ser humano tem 32 dentes. Se você acha que dá trabalho escovar, isso tudo, está na hora de conhecer os:
"Dentuços" do Mundo Animal

Quem pensa que os crocodilos são os campeões, está enganado. Apesar do bocão, nenhum deles chega a ter 100 dentes. Nesse assunto, os peixes é que dão um show. O tubarão?baleia, por exemplo, tem apenas 20 cm de comprimento e mais de 4500 dentes! Mais incrível ainda é o peixe-gato, que mede no máximo 30 cm de comprimento, mas 9280 dentes, mais do que o dobro do tubarão-baleia.

Revista Educativa do Sesinho, Ano 3, nº 32


- MÁQUINA DO TEMPO: A MAIOR DAS INVENÇÕES

Imagine como seria viver sem escova e pasta de dentes. Além do mau hálito, as pessoas acabariam desdentadas! Por isso, os homens sempre se preocuparam com a higiene bucal.
Os antigos egípcios há milhares de anos, já usavam um tipo de pasta para limpar os dentes. Era uma mistura esquisita em que entrava até cinza de ossos de boi. Talvez limpasse os dentes, mas eles não deviam ficar muito brancos.
Os índios brasileiros também se cuidavam, antes mesmo dos portugueses chegarem aqui.
Havia uma tribo do Mato Grosso, chamada Kuikuro, que usava resina de jatobá (uma árvore) para preencher buracos nos dentes.
Cada povo tinha seu jeito de tratar do assunto. Alguns criaram dentaduras, que também não resolviam o problema.
É que muitas eram feitas de madeira e outros materiais que, com o tempo, estragavam e até apodreciam dentro da boca. Eca!
No final do século XV, surgiu uma grande novidade: os chineses criaram a escova de dente. Feitas com pelos de porco, foi um sucesso na Europa. Mas como custava caro, às vezes se comprava uma para toda família.
No século XVIII, quando os ingleses inventaram a pasta de dente, a situação mudou muito: quem tinha pouco dinheiro passava o creme no dedo mesmo.
Já pensou se hoje fosse assim?
Ainda bem que as coisas melhoraram bastante de lá para cá. Não é a toa que uma pesquisa feita nos Estados Unidos escolheu a escova de dente como a maior das invenções. Mais importante até do que o carro e o celular.
Afinal, há muitas maneiras de viajar e se comunicar. Mas não existe um jeito melhor de limpar os dentes do que com uma boa escovada.


Revista Educativa do Sesinho, Ano 3, nº 32



- A PASTA DE DENTE
A pasta de dente é uma mistura de muitos ingredientes, cujos principais são: um tipo de detergente para limpar os dentes e uma substancia chamado flúor, que serve para deixa-los mais forte. Existem também corantes e açucares que dão gosto e cor a pasta. O creme entra no tubo pela parte de baixo, oposta ao bico com tampa. Depois uma maquina prensa a parte por onde a pasta entrou, selando o tubo.

Revista Recreio, nº 78. Abril


10 MANDAMENTOS DA SAÚDE BUCAL

1- Escovar corretamente os dentes, após cada refeição e principalmente antes de dormir;
2- Escove a língua para evitar o mau hábito;
3- Use regularmente o fio dental para limpeza entre os dentes;
4- Use periodicamente o flúor para fortalecimento dos dentes;
5- Use creme dental com flúor;
6- Evite o consumo frequente de açúcar;
7- Visite periodicamente o seu dentista (de 6 em 6 meses)
8- Lave sempre a sua escova após o uso;
9- Utilize escova com cerdas macias e pontas arredondadas;
10- Troque periodicamente a sua escova (aproximadamente a cada 4 meses);

BENEFÍCIO DA DENTIÇÃO SAUDÁVEL

1- Boa saúde
2- Boa aparência
3- Boa pronuncia
4- Bom hálito
5- Boa digestão
6- Favorece o relacionamento social
7- Favorece a vida profissional
8- Sorriso saudável gera um bem estar geral

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

- Fita de vídeo (Higiene Bucal e Volta ao Mundo com o Dr. Dentuço);
- Desenho relacionado ao filme (Higiene Bucal);
- Criação de histórias;
- Alimentos saudáveis para os dentes (salada de frutas);
- Teatro;
- Palestras;
- Função de cada dente;
- Confecção de cartazes;
- Confecção de fantasias dos personagens (amigos e inimigos dos dentes);
- Confecção da escova, da boca, do creme dental, e da caixa de fio dental;
- Leitura e interpretação de textos sobre a higiene bucal;
- Colagem das embalagens dos cremes dentais, escova, fio dental e figurinhas de como escovar os dentes corretamente;
- Cantar as músicas do projeto;
- Dramatização de como escovar os dentes corretamente;
- Exposição dos trabalhos confeccionados;

Escola Haroldo Rocha
Endereço: Praça Joaquim Calazans, 176.
Cidade: Estância/SE

Professores envolvidos: Elisângela dos Santos
Fernanda Maria dos Santos
Francimeire Goes da Conceição
Klécia Cristina Guimarães Melo
Marizete Ribeiro Ambrósio
Priscila de Jesus Lopes
Rafaela Silva Santos

Fonte: webartigos

Projeto Dia das Mães!

 



JUSTIFICATIVA:


    O tema Dia das Mães é de suma importância para conscientizar a criança sobre o respeito e o valor que devemos ter com a nossa mãe, seja ela adotiva, avó-mãe, tia-mãe ou mesmo qualquer outra pessoa que, na ausência da mãe de sangue, tenha ocupado bem este lugar, não somente na data de sua homenagem, mas todos os dias de nossa vida.

OBJETIVO GERAL:

Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.

Objetivos específicos

Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;

Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;

Promover e estimular a linguagem oral;

Estabelecer e ampliar as relações sociais;

Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;

Desenvolver atenção e a criatividade;

Praticar a coordenação motora fina e ampla;

Desenvolver a expressão corporal;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;

Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

Reconhecer a importância da mãe na família.
Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)

Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.

Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.

Expor as produções dos alunos em murais.

CONTEÚDOS:

Motricidade fina e ampla;

Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite e espaço,.

  Expressão corporal;

Historinhas;

Criatividade, imaginação e dramatização.

Música e ritmo.

Socialização;

METODOLOGIA:


As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os alunos, através da interação professor-aluno.

Atividades:


- Conversa informal sobre o Dia das Mães;

- Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,

- Confecção de cartazes: “Momentos com a mamãe”;

- Confecção de uma lembrança para as mães.

Atividades sobre o tema

- Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);

- Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);

- Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;

- Ensaios de músicas para a apresentação;

- Momento flash: uma foto para mamãe;

- Dinâmicas com as mães no dia da festa;

- Homenagem as mãe: chá da tarde e apresentação artísticas das turmas.

- Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão.

- Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando as Mães.

- Criação de poesias, mensagens.

- Produção de uma peça teatral.

- Confecção de lembranças.

- Confecção de cartões. 

Confecção de diplomas


CULMINÂNCIA:


Será montando um painel com as atividades realizadas pelos alunos. 


Ainda, será feita uma apresentação artística em homenagem ao Dia das Mães com entrega das lembrancinhas.

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Projeto adaptado do original "Cristão Kids" com modificações feitas pelo Espaço Educar

Projeto Alimentação saudável e saúde




 O Projeto abaixo foi desenvolvido pela Escola Santa Clara, e é muito completo dentro do tema Alimentação Saudável: clique para ampliar.






***
   Acompanhe abaixo as atividades desenvolvidas pela:

ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESSEM   São ótimas sugestões para o projeto de sua escola!   



  Projeto: Trabalhando com música
       “Aquarela” - Toquinho





Atividade: - Representar a música “Aquarela” em quadros com a técnica de recorte e colagem.
Objetivos:


- Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo.


- Cantar a música “Aquarela”.


- Produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis e fazer o acompanhamento rítmico da música, enquanto cantam. Tem Muitas sugestões de instrumentos feitos com sucata clicando aqui.


- Representar a música “Aquarela” através de quadrinhos feitos com a técnica de recorte e colagem, utilizando diferentes materiais plásticos.




Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Entre as nuvens, vem surgindo um lindo avião rosa e grená,
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida,
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega no muro,
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá,
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela,
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...


“Aquarela” – criação com EVA
Materiais: Papel color set (várias cores), papel laminado prateado, cartolina branca cortada no tamanho A4, EVA de todas as cores, Giz de cera triangular, Cola de EVA, Crystal cola (várias cores), tesoura e Marcador permanente preto e vermelho.

Modo de fazer:
  1. Separe a música em partes.
  2. Desenhe as cenas que a música sugere.
  3. Transfira para o EVA (parte de trás). Recorte.
  4. Cole as partes com a Cola para EVA, sobrepondo onde houver necessidade.
  5. Faça texturas com a Crystal cola.
  6. Faça o fundo de cada quadro pintando com giz de cera triangular sobre a cartolina branca tamanho A4 e cole os elementos sobre eles.
  7. Escreva a letra da música em partes e intercale os trabalhos (quadros).
Conteúdos trabalhados:
- Música e poesia.
- Canto e acompanhamento musical.
- Instrumentos musicais e sons por eles produzidos.
- Cores, formas, proporção, textura, harmonia, etc.
Técnicas trabalhadas:
- Recorte e colagem com textura.
- Montagem e organização – texto + trabalhos artísticos.
Encaminhamento do trabalho:
  1. Início – Apresente a letra da música para as crianças. Peça que leiam e falem qual a mensagem que a poesia traz.
    - Coloque a música para tocar e pergunte aos alunos o que eles acharam da poesia depois de ouvi-la em música.

  2. Divida a música (poesia) em várias partes.
    - Separe a classe em grupos (tantos grupos quanto o número de separações da poesia).
    - Sorteie qual grupo deverá representar a parte x, y ou z.
    - Peça às crianças que representem a parte da música (poesia) através do recorte e colagem com EVA.
    - Peça que façam texturas com a Crystal cola

  3. Escreva cada parte em tamanho grande e monte uma exposição. Cada texto com sua produção artística em EVA.
Observação: Para ter mais ideias leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II , III e IV de autoria de Ivete Raffa pela Editora Giracor.


Aquarela
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,




















A AUTORA

IVETE RAFFA
- Graduada em Desenho e Plástica pela UNESP de Bauru - SP
- Graduada em Pedagogia pela UNAERP de Ribeirão Preto - SP
- Professora de Artes na rede pública do Estado de São Paulo
- Consultora pedagógica e co-autora do Manual para Educadores - Tintas Acrilex
- Consultora pedagógica das Tintas Especiais Acrilex e Papéis Novaprint
- Autora dos livros “Fazendo Arte com os Mestres I, II, III” ”Reciclando com Arte - Bichinhos de Jardim” - Ed. Escolar
- Co-autora dos Manuais para Educação I e II - Tintas Especiais Acrilex
- Autora da coleção “Comemorando e Aprendendo I, II, III e IV” - Editora Giracor

Projeto Fábulas

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Leitura de Fábulas
Aqui tem "O leão e o Javali com interpretação"
Aqui tem o leão e o ratinho historinha colorida
Aqui tem a galinha dos ovos de ouro historinha
Aqui tem A cigarra e a Formiga
Aqui tem a lebre e a raposa 
Aqui tem a raposa e o galo
Aqui tem o lobo disfarçado 
Aqui tem os músicos de Bremen
Objetivos
Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte;
Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadas dos sentidos, de forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc);
Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade;
Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
Formulação dos Problemas
Observando que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto, que visasse oferecer atividades diversificadas e, que tais atividades possibilitassem o prazer da leitura.
Tempo da Atividade
Aproximadamente uma semana
Material
Atividades de leitura silenciosa e oral acompanhada de ilustração do texto com o uso de retroprojetor.
Livros de fábulas e folhas para o desenho.
Planejamento
1º Sensibilização
2º Concretização
3º Integração
4º Exposição
Temas Transversais
  • ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
    O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.
  • PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
    Línguas: dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais.
    Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias
Execução
Sensibilização:
Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa.
Concretização:
- Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com leitura e ilustração das fábulas através da sombra/silhueta dos personagens.
Selecionam-se algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são apresentadas aos alunos. Os alunos são convidados a ler com o propósito de preparar uma leitura oral para a classe no momento da Hora do Conto.
O professor realiza leituras em várias aulas procurando conduzir a leitura com inferências, também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto.
Em duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e preparam o material para a hora do conto: definem personagens e cenário; desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa folha de sulfite.
Com o apoio do retro, que projeta a sombra do personagem e do cenário, os alunos realizam a leitura das fábulas.
OBS: Enquanto um aluno lê o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras. É pura magia!!
Conclusões e Aplicações
AVALIAÇÃO: Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Percebi que os alunos tiveram prazer e curiosidade em participar desta atividade. Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há um elemento inovador.
Autor Profª Meire Cristina Fiuza Canal






O patinho feio para colorir, pintar, imprimir!