"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Super Dica Contação de História Jacaré com dor de dente

Olá colegas!

Esta é uma super dica de contação de história sobre higiene bucal que achei espetacular, lá no blog Histórias para contar da professora Adriana Mendes da Fonseca

A história começa assim:
Super Dica  Contação de História Jacaré com dor de dente

Joca era um jacaré que se achava muito esperto.
Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim.
Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente.
Jacaré com dor de dente?
É pra você ver, até jacaré tem dor de dente.

A dor era terrível. Joca rolava pra lá e pra cá.
Se tentava comer:
_ aiaiaiaiaiaiaiai!
_ Dói demais
Se tenta beber:
_ uiuiuiuiuiuiuiui!
_ Como dói.

Joca estava desesperado, não sabia mais o que fazer, e até começou a chorar.
Jacaré também chora?
É pra você ver, até jacaré chora quando sente muita dor.
Foi aí que eu apareci.
Eu, o Dente!
Mas dente fala?
É pra você ver, o que a gente não faz para ajudar um amigo.

Mas voltando para a história, pulei da boca do Joca e lhe dei um sermão:
_Tá com dor de dente?
_Bem feito!

Mas pra ver a história inteira e os recursos que a professora utilizou você precisa acessar o blog dela tá?
Veja e comente:
HISTÓRIAS PARA CONTAR- O JACARÉ COM DOR DE DENTE 

Veja ATIVIDADE FADA DO DENTE

Sugestões para Elaboração de Relatório Individual Educação Infantil


Estas são sugestões enviadas pela professora Fernanda Guedes para auxiliar na elaboração do relatório individual do aluno.
Elas servem para nortear e facilitar seu trabalho em mais este momento importante de avaliação do aluno
Sugestões para Elaboração de Relatório Individual
Relatório Individual
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
  • O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
  • O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
  • O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
  • O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
  • O aluno é participativo.
  • O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
  • O aluno participa somente quando é solicitado.
  • O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
  • O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto à correção:
  • O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
  • O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
  • O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
  • O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
  • Relaciona-se bem com todos os colegas.
  • Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
  • Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
  • Gosta de realizar trabalhos em grupo.
  • Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:

  • O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
  • O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
  • O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
  • O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
  • O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
  • O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
  • O aluno não precisa fazer caligrafia.

Quanto à disciplina:

  • O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
  • O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
  • O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
  • O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.

Quanto ao reforço:
  • O aluno não necessita de reforço paralelo.
  • O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
  • O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
  • O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).

Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
  • O aluno realiza a lição de casa com capricho.
  • O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
  • O aluno não realiza a lição de casa.
  • O aluno traz todos os materiais necessários.
  • O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura:
  • O aluno lê com fluência e entonação adequados.
  • O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
  • O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
  • O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculos:
  • O aluno não usa óculos.
  • O aluno usa óculos normalmente.
  • O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.

Em relação à assiduidade do aluno:
  • falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
  • o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
  • o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
  • o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

Em relação a seus materiais:
  • organiza com ajuda das professoras e inspetora.
  • organiza com total independência.
  • não consegue se organizar.
  • esquece frequentemente materiais na sala.
  • perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis:
  • - “necessitam” de atenção especiais.
  • - são participativos.
  • - são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
  • - geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
  • - não são participativos e pouco comparecem às atividades.
Mais sugestões da professora Fernanda Guedes:

Livrinho dos Números Abelhinhas Download Grátis Ideia Criativa


Este é mais um material Ideia Criativa pronto para baixar e imprimir grátis.

O arquivo tem 7 páginas incluindo atividades meio ofício com pontilhado abelhinhas, identificação de número em quadro e pintura da quantidade correspondente.
Exploramos os números de 1 a 10.

Esperamos que vocês gostem do material e compartilhem os posts com seus colegas respeitando os termos de uso presentes na segunda página do arquivo e logo abaixo no post.
Livrinho dos Números Abelhinhas Download Grátis Ideia Criativa
As visitas mantém nosso espaço aberto, sem elas não podemos oferecer suporte diário como costumamos fazer em nossos diversos sites.

BAIXE AGORA SEU LIVRINHO LIVRINHO DOS NÚMEROS ABELHINHAS

Antes de baixar o material certifique-se de que concorda com os termos de uso.
Este material é fornecido a você pelo grupo IDEIA CRIATIVA para seu uso pessoal ou em sala de aula .
Todos os downloads são protegidos por direitos autorais . Não deve ser distribuído , transferido,compartilhado ou vendido a terceiros.
Você não deve copiar, reproduzir, alterar ,modificar, criar trabalhos derivados ou exibir publicamente qualquer conteúdo dos meus downloads( exceto para o seu próprio uso pessoal e não - comercial).
VOCÊ NÃO PODE:
• Hospedar nenhum dos meus arquivos em sites ou grupos do Google,Facebook e outros
• Alterar ou vender qualquer dos meus arquivos .

Ao baixar o material você não está obtendo os direitos para usar a imagem em outros trabalhos
Se você tiver alguma dúvida não hesite em me enviar e-mail diretamente
Veja outros livrinhos:

Atividades Diversas Turma Ursinho Pooh Cores Conceito Letra Inicial e qual é a sombra

Olá pessoal!

Montamos algumas atividades simples que podem ser utilizadas em salas de educação infantil com o personagem Ursinho Pooh.
Há inúmeros vídeos com a turminha do Pooh carregando lições valiosas sobre amizade, amor, solidariedade, etc...
O Pooh é um personagem doce e adorável, não raro amado pelas crianças

Neste primeiro modelo para trabalhar a cor amarela sugerimos colagem de bolinhas de crepom, mas caso você não tenha pode utilizar pedacinho de EVA ou mesmo pintura com guache e pincel, etc...esponja,
Atividade cores Ursinho Pooh
Neste segundo modelo a criança completará com a letra inicial, pintará Pooh e seu amigo tigrão, contará e registrará o número de personagens
Atividades Diversas Ursinho Pooh
No terceiro modelo optamos por trabalhar os conceitos MAIOR/MENOR...
Não é fofa, esta imagem?
Atividades Diversas Ursinho Poohmaior menor
Por fim temos um qual é a sombra super fofinho que vai fazer a alegria das crianças.
qual é a sombra ursinho poohatividade
Veja mais atividades com a Turma do Pooh

Atividade Dorotéia a Centopeia Fazendo Arte com Régua


Olha só que ideia legal para trabalhar em turmas de Educação Infantil.
Há inúmeros livros que falam sobre centopeias e esta é uma ideia bem interessante para trabalhar com a temática de forma divertida.

Atividade Dorotéia a Centopeia Fazendo Arte  com Régua Retirei a ideia de um PDF da editora Salamandra com sugestões para trabalhar com a Coleção Batutinhas da qual faz parte o livro Dorotéia,a  centopeia que utilizamos para montar um livrinho bem legal para você imprimir e utilizar em sua sala de aula.
Como vocês podem ver é uma ideia bem simples em que você só vai precisar de uma régua,uma folha de ofício e cola.
Basta disponibilizar os materiais e deixar que as crianças criem livremente os pezinhos e inclusive a cabeça.
Eu utilizei a cabeça impressa, por não ter  criatividade como de nossas crianças, mas tenho plena certeza que serão feitas lindas cabecinhas, pezinhos e sapatinhos

Veja outras ideias para trabalhar com a coleção batutinhas da editora Salamandra
Veja mais ideias para trabalhar a temática Centopeia:

Livrinho Glossário História Ursinho Marrom


Quem conhece a história, O Ursinho Marrom?

É uma história de  Jane Flory , traduzida e adaptada por Magdala Bisboa Bacha, muito interessante para utilizar como recurso a fim de mostrar a importância de aprender a ler.

Sinopse:
Na floresta, todos os filhotes de animais iam
à escola.Só um ficava em casa: O ursinho Marrom.
-Aprender a ler , para quê?dizia Marrom.Eu
posso muito bem encontrar mel sem saber ler.
Eu vou é me divertir.
História de : Jane Flory Traduzido e adaptado por: Magdala Bisboa Bacha

Montamos um livreto glossário com palavras do  livro.
VOCÊ NÃO PODE: • Hospedar nenhum dos meus arquivos em sites ou grupos do Google, Facebook e outros • Alterar ou vender qualquer dos meus arquivos . TODAS AS IMAGENS SÃO PROTEGIDAS POR DIREITOS AUTORAIS Clipart / imagens : Sob licença de contact@whimsyclips.com do site www.whimsyclips.com Ao baixar o material você não está obtendo os direitos para usar essas imagens. Por favor, veja mais de meu trabalho em www.ideiacriativa.org Se você tiver alguma dúvida não hesite em me enviar e-mail diretamente
Em cada página uma figura e o espaço para escrever o nome da figura, em uma espécie de auto ditado.

Pode ser utilizado em turmas de Educação Infantil ou 1° Ano.
Na primeira página temos a sugestão de pintura com bucha para o ursinho marrom, que você pode utilizar em outras ocasiões para trabalhar outras temáticas de ursinhos.
As crianças irão cortar as páginas em formato de urso e em seguida as páginas serão grampeadas.
VOCÊ NÃO PODE: • Hospedar nenhum dos meus arquivos em sites ou grupos do Google, Facebook e outros • Alterar ou vender qualquer dos meus arquivos . TODAS AS IMAGENS SÃO PROTEGIDAS POR DIREITOS AUTORAIS Clipart / imagens : Sob licença de contact@whimsyclips.com do site www.whimsyclips.com Ao baixar o material você não está obtendo os direitos para usar essas imagens. Por favor, veja mais de meu trabalho em www.ideiacriativa.org Se você tiver alguma dúvida não hesite em me enviar e-mail diretamente
BAIXE AGORA O LIVRINHO GLOSSÁRIO URSINHO MARROM

Antes de baixar o material certifique-se de que concorda com os termos de uso.
Este material é fornecido a você pelo grupo IDEIA CRIATIVA para seu uso pessoal ou em sala de aula .
Todos os downloads são protegidos por direitos autorais . Não deve ser distribuído , transferido,compartilhado ou vendido a terceiros.
Você não deve copiar, reproduzir, alterar ,modificar, criar trabalhos derivados ,ou exibir publicamente qualquer conteúdo dos meus downloads( exceto para o seu próprio uso pessoal e não - comercial).

VOCÊ NÃO PODE:
• Hospedar nenhum dos meus arquivos em sites ou grupos do Google,Facebook e outros
• Alterar ou vender qualquer dos meus arquivos .
Clipart / imagem ursinho : Sob licença de contact@whimsyclips.com do site
www.whimsyclips.com
Ao baixar o material você não está obtendo os direitos para usar a imagem em outros trabalhos
Se você tiver alguma dúvida não hesite em me enviar e-mail diretamente
Veja outros livrinhos:

Projeto Arraial Encantado Temática Festa Junina com contos de fada

Projeto Arraial Encantado

Temática: Festa Junina com contos de fada

Projeto Arraial Encantado Temática  Festa Junina com contos de fada

Justificativa: Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Pedir prendas, entregar convites, cantar músicas e danças típicas, fazer atividades e enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? 
A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens como a dos contos de fada, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!  A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho com músicas, recolhimento de prendas, leituras e preparativos em geral. 
Objetivos: Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural. Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo, estimular a criatividade e a coordenação motora.
Desenvolvimento

Professoras fixas com sua turma – rodízio nos ambientes:

1 – Quadra – Atividades: música com bexigas e bandeiras, brincadeiras recreativas e cantigas de roda.
2 – Refeitório 2 – Brincadeira do boliche
3 – Refeitório 1 – Jogos e pintura
4 – Sala do 3º ano – Brincadeira boca do palhaço
5 – Espaço externo 4º ano Brincadeira Argola
6 – Sala ambiente – Karaokê e músicas com vídeo dança
7 – Sala de aula – Atividades diversas elaborada pelas professoras ( sugestões mímica, jogo de perguntas, forca, usar a temática: festa junina com contos de fada.)

Obs: Cada professora deverá ficar em sua sala e organizar as mesmas da maneira que desejar. Sair da sala para o rodízio no horário determinado. O lanche vai acontecer na sala de aula, todas as turmas no mesmo horário. Seguir corretamente o horário do rodízio. As prendas são de responsabilidade de cada professora fazer a entrega e orientá-los para não abrir e valorizar a participação e não o ganhar, a quantidade será a mesma para todos. Cada sala vai receber uma sacolinha com os nomes dos alunos, caso precise fazer sorteio.
3º ano – ficar na sala da biblioteca.
5º ano – ficar na sala de informática.

Plano B – Com chuva – será substituído os ambientes 1 – quadra para a entrada (frente da sala de informática) e 5 – espaço externo para a sala de aula.
Salas com temática de contos: (organizar com os alunos um grito de guerra com o tema do conto).

A – Infantil 1 – Profª Debora – Chapeuzinho Vermelho
B – Infantil 2 – Profª Andreia – Os três porquinhos
C – 1º Ano – Profª Simone - Pinóquio
D – 2º Ano – Profª Elisabete -  A Bela e a Fera  
E – 3º Ano – Profª Yone – O gato de Botas 
F – 4º Ano – Profª Solange – Aladim
G – 5º Ano – Profª Yone/ Ivani - Os músicos de Bremen   

Rodízio: Professora fica atenta ao seu horário, olhar sua letra conforme a turma.
Professoras incentivar os alunos a participarem das atividades propostas, mostrar entusiasmo e alegria, vocês fazem o papel principal nesta peça teatral chamada escola.
Ter “cartas na manga” planejamento para este dia com a temática proposta.
Esta é a proposta inicial da festa, podem ocorrer alterações conforme o tempo e a necessidade de cada uma de nós.

Bom Trabalho!                                                         Fernanda

Projeto Interdisciplinar Primavera Educação Infantil


Este é um modelo de Projeto Interdisciplinar Primavera a ser trabalhado em turmas de Educação Infantil dentro dos eixos temáticos propostos pelo Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é mais uma contribuição da professora Fernanda Melo Gerez para o Espaço do Educador.
Ele servirá de norteador para a elaboração de seu projeto individual, tendo em vista as especificidades de sua turma

Projeto Interdisciplinar Primavera Educação Infantil

Primavera
Projeto Interdisciplinar Primavera Educação Infantil

     

      A primavera começa no dia 22 de setembro, no hemisfério sul, no equinócio de verão quando o dia e as noites têm a mesma duração e segue até 21 de dezembro. Durante a estação, o clima é mais ameno, em relação ao inverno. A época é associada ao reflorescimento das plantas e reprodução da fauna.

APRESENTAÇÃO

      O Projeto Primavera trabalha os eixos sugeridos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEF). Interdisciplinar integra os conteúdos, respeitando o processo de construção do conhecimento.
Linguagem oral e escrita
      Traz situações de aprendizagem orientadas para o desenvolvimento da capacidade de ler e de escrever com propostas contextualizadas, riqueza e diversidade textual.
Matemática
      Desenvolve as atividades do pensamento a partir de situações - problema exploratórias significativas para as crianças.
Natureza e sociedade
      Proporciona uma formação abrangente, cuidadosamente adequada à faixa etária, planejada para possibilitar descobertas importantes envolvendo as áreas das Ciências Naturais e Sociais.
Artes visuais
      Favorece o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão e do senso estético da criança, por meio do fazer, do refletir e da apreciação de produções artísticas.
Música
     Traz atividades de vivência, percepção e reflexão musical, planejadas para despertar estimular e desenvolver o gosto pela música.
PÚBLICO ALVO:
Educação infantil e Ensino Fundamental I
JUSTIFICATIVA:
      Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem - estar que a convivência da natureza proporciona. O Projeto Primavera se caracteriza por se trabalhar de forma globalizada os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança.
Objetivos:
- Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, texturas.
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente assim como as formas de vida e sua sobrevivência.

- Observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigadora de cada criança.
- Incentivar o respeito às flores.
- Trabalhar o desenvolvimento pessoal e interpessoal da criança, a construção da personalidade, as atitudes, os valores para que aprenda a conviver, a ser e a estar consigo mesma e com o outro.
- Enfatiza a construção de valores, como o respeito à pluralidade e à diversidade étnica, de gêneros, social e cultural.

plano de ação:
- Exposição dos trabalhos de cada sala no mural (3 a 4 dias por turma no período do mês de setembro);
- Apresentação na última semana por sala (dança, jogral, teatro, cântico, etc) ;
- Exposição mesa de atividades manuais produzidas pelos alunos de todas as séries exposição interna somente para os alunos. 
CONTEÚDO SUGERIDO:

- Atividades orais e escritas;
- Plantio de diferentes mudas;
-Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
 - Músicas e Danças;
- Móbiles;
- Culinária (apresentação de chá);
- Pinturas, Dobraduras e Recortes;
- Matérias recicláveis (sucatas);
- Histórias com fantoches;

-
Confecção de livros;
- Técnicas de pintura;
- Máscaras de flores trabalhadas;
- Argila;
- Massinha de modelar;
- Confecção de esculturas em flores;
- Painéis;
- Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
- Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);

MATERIAS UTILIZADOS:

- Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).
- Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
- Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
- Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, glitter.
- Fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas;
AVALIAÇÃO:
      Avaliação continua, global, individual e formativa. Será realizada durante todo o mês de setembro através das atividades realizadas, observando a retenção de conhecimento que o aluno adquiriu durante a sua participação ativa nas aulas e no seu dia a dia. Ressaltamos que a avaliação é baseada em todo o trabalho realizado pelo aluno e nas atitudes diárias.
CRONOGRAMA:
- Mês de setembro de 2010
Sugestões de apresentações e murais:

- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)

- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. (Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol)

- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.

- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.

- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem com os pais em casa também.

- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.

- Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura, pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. Você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho.explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.

- Que tal iniciar com algumas musicas infantis? Um passeio pelo jardim florido... mostrando alguns cuidados com as plantas (música passeio imaginário)...Que tal contar histórias e depois pedir que desenhem... fazer dobradura e dar a eles. Trabalhar junto as cores da natureza... montar um cartaz com tudo quanto é tipo de flor e fazer colagem...

- Música da primavera:

Desperta no bosque gentil primavera.
Com ela chegou o canto, gorgeio dos sábia.
Tra lá lá lá tra lá lá.
As flores se abrem no bosque encantado
Com ela chegou as flores

- Pode trabalhar com um desfile
meninos e meninas!!
-Trabalhar cantigas de roda e outras a linda rosa juvenil, onde está a margarida,
o cravo e a rosa etc.

- Vamos fazer a dramatização..."Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho...voou,voou,voou...E a menina que gostava tanto do bichinho...chorou, chorou,chorou...Sabiá fugiu pro terreiro, foi morar lá no abacateiro, e a menina pois-se a chamar :-Vem cá sabiá,vem cá. Sábia respondeu de lá:-Não chores que vou voltar...

Poesias:
1) NO JARDIM

JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO

2)
PRIMAVERA

A PRIMAVERA EXPLODIU
EM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU
MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS...

3) PRIMAVERA

O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR
LINDA PRIMAVERA
COMO VOCÊ É LINDA
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.

NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.

O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.

LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.

ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.

DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.

Texto:
Qualquer vida é muita dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.

O livro das árvores. Org. Jussara Gomes Gruber
Org. professores Ticuma Bilíngües. São Paulo: Global, 2000


BIBLIOGRAFIA:

- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Prático para Professores da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.
RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO:
- Professora Elizabete 2º ano e 5º ano
- Professora Fernanda 3º ano e 4º ano
- Professora Jaqueline 1º ano
- Professora Simone Jardim
- Professora Solange Maternal
- Professora Leia e Gislene suporte técnico


Poderá também gostar de:


Horário do Rodízio
Ambientes
Horário
Entrada
13:30 às 13:40
Acolhimento – receber os alunos
13:40 às 14:00
Todos na quadra para uma música Bem Vindos!
Horário Rodízio
1
2
3
4
5
6
7
14:00 às 14:20
A
B
C
D
E
F
G
14:20 às 14:40
G
A
B
C
D
E
F
14:40 às 15:00
F
G
A
B
C
D
E
15:00 às 15:20
Todos na sala - LANCHE
15:20 às 15:40
E
F
G
A
B
C
D
15:40 às 16:00
D
E
F
G
A
B
C
16:00 às 16:20
C
D
E
F
G
A
B
16:20 às 16:40
B
C
D
E
F
G
A
16:40 às 17:00
Organização SAÍD