"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PAINEL DA FAMÍLIA







Imagens do pai, da mãe, filho, filha, avô e avó para montar um painel da família, cada criança poderá  montar a composição certa de sua família, em falília que tem tios na composição pode-se usar o pai e a mãe como figuras dos tios.

ATIVIDADES COM GRAFISMOS












DINÂMICAS E PAULO COELHO INSPIRARAM PRIMEIRO DIA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA DOS COLÉGIOS PROJEÇÃO
CONRADO VITALI - Assessoria de Comunicação Grupo Projeção (Com fotos de Bruno Martins)
Aforismo do escritor Paulo Coelho inspira Encontros Pedagógicos dos colégios Projeção . VEJA FOTOS DO PRIMEIRO DIA.
DINÂMICAS E PAULO COELHO INSPIRARAM  PRIMEIRO DIA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA DOS COLÉGIOS PROJEÇÃO

 

Dinâmica entre professores e gestores dos colégios Projeção: encontro pedagógico vai até amanhã (VEJA MAIS FOTOS AO FINAL DO TEXTO)


“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela”.  O conhecido aforismo do escritor brasileiro de maior sucesso no exterior, Paulo Coelho, é o fio condutor da inspiração para a realização dos tradicionais Encontros Pedagógicos com professores dos Colégios Projeção que vão marcar,  hoje, 25;  e amanhã, 26 de julho;  em Taguatinga,o retorno às atividades letivas para o segundo semestre na Educação Básica do Grupo Projeção. Nas datas,  diretorias e equipes de gestores realizarão trabalhos formativos e de planejamento. Entre outros temas, será feita uma retomada da prática pedagógica realizada no 1º semestre, tendo como foco o tema abordado ainda na  Semana Pedagógica de janeiro: “REDE DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI - NOVAS FORMAS DE APRENDER EXIGEM NOVAS FORMAS DE ENSINAR E DE AVALIAR”. Com os professores do Ensino Médio  prosseguirá  um importante trabalho  realizado em preparação dos alunos para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Um terceiro bloco de trabalhos vai integrar  planejamentos de aulas e projetos específicos a serem realizados em todos os segmentos da Educação Básica no decorrer do segundo semestre .Na sequência dos Encontros Pedagógicos , as atividades letivas  serão retomadas para todos os alunos no dia 29 de julho. O primeiro dia de encontro pedagógico foi marcado pela realização de dinâmicas integradoras entre os professoress, como mostram as fotos abaixo:
 
 
 

PROJETO MORADIA A HISTÓRIA DAS MORADIAS

Projeto Moradia:

Eixo de trabalho predominante: Levar o aluno a conhecer diferentes tipos de moradia, relacionando-as aos materiais de que são construídas, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções e perceber a moradia como direito do cidadão.

Áreas: Geografia, Artes e Língua Portuguesa

Tema Transversal: Meio Ambiente

Esclarecer para os alunos que eles irão pesquisar sobre os diferentes tipos de moradia que existem no Brasil e em outros países. Informá-los que a partir deste estudo irão produzir jogos da memória (ou outro produto final escolhido) para serem doados a classes da educação infantil.
Vocês também poderão doar um exemplar para a biblioteca da escola.

É importante que toda a pesquisa sobre diferentes moradias não se restrinja à sua arquitetura, mas também ao modo de vida das pessoas que habitam diferentes lugares. Favelas e outras habitações utilizadas por pessoas de classes sociais desfavorecidas devem fazer parte deste trabalho. Quanto mais os alunos puderem estabelecer relações entre cultura, moradia, situação econômica, clima, vegetação e outros elementos, mais terão a possibilidade de “construírem um olhar” para as paisagens.

• Entrevistar moradores das moradias pesquisadas para saber mais sobre seu modo de vida pode ajudar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos. Para isso você deve elaborar questões junto com os alunos e socializar as descobertas.



A História das Moradias

Há muitos e muitos anos as moradias eram bem diferentes das que conhecemos hoje. As casas construídas com tijolos, cimento, feitas de madeira ou pré-fabricadas foram uma conquista de centenas de gerações que nos antecederam. Aos poucos, os homens foram aprendendo a usar os recursos da natureza e a escolher os que lhes oferecíam maior segurança...



 








Dinâmicas Para Encontros com Professores



Dinâmica 01 - DINÂMICA CANTADA



1-Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
2- Ao encontrar alunos com dificuldades, o que disse?
3- Quando um aluno me magoou, o que pensei?
4- Mas quando começo minha aula, qual a sensação?
5- Quando os alunos estão desanimados, pelos problemas do dia-a-dia, o que digo?
6- Como reajo às inovações?
7- Ser professor é?
8- E quando quero descobrir se estou no caminho certo...



Respostas: (cantadas pelos professores)



1- Os sonhos mais lindos sonhei! De quimeras mil, um castelo ergui.
2- Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.
3- Ainda vai levar um tempo pra fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim.
4- Quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo. Olhando pra você e as mesmas emoções sentindo.
5- Canta, canta minha gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte canta alto que a vida vai melhorar.
6- Tudo que se vê não é, igual ao que a gente viu a um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo, agora, há tanta vida lá fora. Aqui dentro sempre como uma onda no mar...
7- Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar, cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor s será. Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita.
8- Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando. Como essa nuvem branca essa gente não sabe aonde vai. Quem poderá dizer o caminho certo é você MEU PAI. Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui.









02. Dinâmica das balas



Deixe em cima de cada mesa uma bala embrulhada em papel. E fale para o grupo que cada um pode comer a sua bala desde que não abra com as mãos.
Deixe os tentar . Depois, fale ,novamente, assim: Vocês não podem abrir a bala com as SUAS mãos.


Leve-os a pedir a ajuda do outro que está ao seu lado para abrir a bala.Outro momento de falar em cooperação e solidariedade. Discuta com eles sobre isso . Coloque a música “Bola de meia, Bola de Gude” ( Milton Nascimento) para ouvirem e pensarem.










03. Dinâmica de tirar o chapéu



Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que vê e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas qualidades.








04. Dinâmica das varinhas


Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos dechurrasco)

Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.
1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).
3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.

4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.









05. Dinâmica da comunicação gesticulada

- Participantes: 15 a 30 pessoas
- Tempo Estimado: 30 minutos
- Modalidade: Comunicação Gestual.
- Objetivo: Analisar o processo de comunicação gestual entre os
integrantes do grupo.
- Material: Aproximadamente vinte fichas com fotografias ou desenhos
para serem representados através de mímicas.
- Descrição: O coordenador auxiliado por outros integrantes deve
encenar através de mímicas (sem qualquer som) o que está representado
nas fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto.
Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi
representado. Em seguida, deve-se comentar a importância da
comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do
entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até
mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam
fazer.


 



06. Dinâmica do nó


Dinâmica do nó
Material: Não é necessário
Desenvolvimento: Os participantes de pé, formam um círculo e dão as mãos. Pedir para que não se
esqueçam quem esta a seu lado esquerdo e direito.

Após esta observação, o grupo deverá caminhar livremente. a um sinal do animador o grupo deve
para de caminhar e cada um deve permanecer no lugar exato que está. Então cada participante
deverá dar a mão a pessoa que estava a seu lado (sem sair do lugar, ou seja, de onde estiver ) mão direita para quem segurava a mão direita e mão esquerda para quem segurava a mão esquerda. (Como no início). Com certeza, ficará um pouco difícil devido a distância entre aqueles que estavam próximos no início, mas o animador tem que motivar para que ninguém mude ou saia do lugar ou troque o companheiro com o qual estava de mãos dadas.

Assim que todos estiverem ligados aos mesmos companheiros, o animador pede que voltem para a
posição natural, porém sem soltarem as mãos e em silêncio. (O grupo deverá desamarrar o nó feito
e voltar ao círculo inicial, movimentando-se silenciosamente.) Se após algum tempo não conseguirem voltar a posição inicial, o animador libera a comunicação. Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. (destacar as dificuldades.)

Obs: Sempre é possível desatar o nó completamente, mas quanto maior for o grupo, mais difícil fica. Sugerimos que se o grupo passar de 30, os demais ficam apenas participando de fora.








07. Dinâmica das máscaras


Material: Folhas em branco, Canetas ou hidrocor, Barbante de 50 cm, Tesoura.

Desenvolvimento: Cada participante recebe um
folha em branco. Em cada lado da folha desenha uma máscara e escreve:
Lado 1: Aquilo que acha que é. (alegre, triste, feio, bonito.) (Como me vejo)
Lado 2: Escreve como os outros me vêem. (3 aspectos como os outros me vêem.)
Colocar a máscara no rosto do lado "como me vejo". Circular pelo ambiente lendo o que está escrito na máscara dos outros e deixando que as pessoas leiam o que está escrito na sua.
Após um tempo, mede-se o lado da máscara e continua a circular, se conhecendo. Partilhar em grupo como cada um acha que é, o que os outros acham, etc...




FONTE: http://espacoeducar-liza.blogspot.com
A pedido da leitora Sofia Santos estou postando essas atividades, NÃO são de minha autoria as reuni pela internet e coloquei nos moldes para impressão. Espero que sejam úteis a vocês! Beijos! e Bom retorno as aulas!