"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Uva e suas Propriedades

Conheça o poder nutritivo e medicinal da Uva.
UVA

A uva no vinho como no suco é encontrado 2 elementos: o resveratrol (responsável por eliminar as plaquetas que povcam coágulos e entopem as artérias) e flavonóides (que são oxidantes, inibem a formação dos radicais livres, que provocam o envelhecimento das células).
A Uva funciona como diurético, pois ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdomen. A casca da uva aumenta o colesterol HDL (colesterol bom). A Uva verde tem poderes antibacterianos e antivirais.
As uvas vermelhas, roxas ou pretas reduzem o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos, que podem conduzir a ataques cardíacos, elas reduzem o mau colesterol, protegem os vasos sanguíneos e as artérias do coração e regularizam a tensão arterial.
A melhor maneira de usufruir das uvas, é utilizá-las na sua forma natural, já que o álcool em demasia prejudica o fígado, o pâncreas e as células nervosas. Para além disso, o álcool é também responsável por outras doenças graves, como é o caso do cancro da mama.
Um nutricionista britânico faz referência às uvas como sendo um óptimo snack que, segundo o mesmo, não devem ser trocadas por uma simples barra de chocolate, pois elas são suficientemente doces para satisfazer a necessidade de ingestão de açúcar que qualquer indivíduo possa apresentar.
Contudo, alguns sumos de uva contém demasiado açúcar na sua composição, pelo que devem escolher-se os que não tiverem açucar ou, então, comer as uvas frescas para que os seus benefícios possam ser ainda maiores.

Beneficio da Pitanga

Beneficio da Pitanga
Propriedade da Pitanga
Pitanga


A Pitanga, com uma grande quantidade de cálcio que carrega, fósforo e ferro, além de vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante, faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose.
As Folhas da Pitanga são usadas no tratamento de febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite, doenças cardiovasculares e reidratação nos casos de diarréia. Tem ação antioxidante, calmante, antiinflamatória e diurética.
Na composição da pitanga, destacam-se as antocianinas, pigmentos antioxidantes; os carotenóides, importantes na prevenção de doenças degenerativas, como doença arterial coronária, catarata e câncer; e os fenóis, que funcionam como antiinflamatórios celulares. Algumas dessa substâncias atuam sobre o câncer, protegendo o DNA celular contra mutações com possibilidade de levar à formação de um câncer.

A vitamina A presente na pitanga é capaz de neutralizar a ação de radicais livres, tendo uma ação anti-inflamatória e regenerativa, melhorando a consistência e a elasticidade da pele.
A pitanga também se é muito eficiente no controle de rugas e proliferação de acne.

Dica:
Para fazer o chá da pitangueira, coloque dez folhas bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome ao longo do dia.

Benefícios da Melancia na Saúde

Conheça os Benefícios da Melancia na Saúde
Propriedades eBenefícios da Melancia na Saúde
MELANCIA

A Melancia ideal quem esta realizando dietas para emagrecer, pois fornece mínima quantidade de calorias, a cada 100g tem aproximadamente 30 calorias.
A Melancia contém elementos como vitamina C, vitamina A, betacarotenos, fibras, água e mínima quantidade de potássio.
A melancia é uma fruta indicada para pessoas diabéticas, pois tem pouca quantidade de carboidratos e açúcar.
A melancia possui vitamina C, composto que age contra o envelhecimento precoce e auxilia na formação do colágeno, substância responsável por conferir firmeza à pele.Fortalece as unhas e os cabelos através de vitaminas do complexo B, presentes em abundância no alimento.E por possuir betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo, protege o globo ocular contra doenças. Além de diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como o de próstata, estômago, pâncreas, bexiga e mama.

Ajuda a regular a pressão arterial
Ação diurética. Ajuda a eliminar líquido e em consequência reduz a pressão arterial
Melhora as funções cardíacas
Ação desintoxicante
Ajuda a prevenir os problemas de próstata. Terá que mastigar as sementes
Efeito anticancerígeno
Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

VAMOS CONSUMIR MELANCIA, É TUDO DE BOM!

Maçã e suas Propriedades

Propriedades e Benefícios da maçã

A Maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo, e a sua composição nutricional merece destaque, principalmente pelo seu alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além do mineral potássio. Além disso, sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras. O consumo regular da pectina, tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. O consumo aproximado de 2 maçãs pequenas ao dia, fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.
Dizem que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, ou seja, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade.
A maças exerce uma função benéfica e protetora para toda a mucosa do trato digestório, pois além das fibras possui agentes cicatrizantes, portanto indicada para os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal.
As vitaminas do complexo B colaboram com a saúde do sistema nervoso, no crescimento infantil, na saúde da pele. É uma excelente fonte de nutrientes para o cérebro, pois é rica em vitamina C e ácido fosfórico. É ainda uma poderosa arma desintoxicante e antioxidante, pois é fonte de ácido málico, essencial para o processo de detoxificação hepática e para a neutralização dos radicais livres.
Os Taninos e os Flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, adstringente e principalmente antiinflamatória.

Tenha maçã sempre na sua alimentação diária e não deixe que falte no lanche dos seus filhos.

BENEFICIOS DO MARACUJÁ

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO MARACUJÁ
Maracujá é uma fruta muito rica em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, vitamina C, fibras, sódio, potássio, entre muitos outros nutrientes. No organismo ele atua como bloqueador de gordura ajuda a diminuir os índices de açúcar no sangue, é anti-inflamatório, previne a queda dos cabelos, auxilio no processo de cicatrização, sua casca moída e consumida em pó pode combater doenças como a asma, diabetes, melhora a circulação sanguínea, previne a hipertensão arterial, diminui o colesterol, melhor o funcionamento do intestino por ser rico em fibras, é antioxidante por isso combate os radicais livres que causam o envelhecimento, pode prevenir diversos tipos de câncer, sua farinha auxilia em processos de emagrecimento,
A fibra de maracujá também traz benefícios pois tem efeitos positivos na diminuição do nível de colesterol, triglicérides, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal e, até mesmo, no tratamento da diabetes
A folha do maracujá pode combater a depressão, ansiedade, estresse, enxaqueca, a fruta tem ação muito positiva nos idosos porque reforça os ossos e diminui a tremedeira, na infância a fruta é muito importante para a boa formação dos dentes e dos ossos, entre muitas outras funções, o maracujá é um ótimo aliado à saúde.
Mas o maior beneficio está na casca do maracujá, que normalmente não prestamos atenção e jogamos fora, ela é rica em uma substância chamada pectina, uma fração de fibra solúvel que no nosso organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos, da glicose (produzida no processo digestivo) e, também, das gorduras, o que é ideal para quem deseja perder peso.

A farinha da casca do maracujá ajuda a diminui em torno de 20% as taxas de glicose, diminuindo os riscos de diabete.

Propriedades e Benefícios do Kiwi

Propriedades e Benefícios do Kiwi
Benefícios do kiwi para a saúde
Kiwi
O kiwi é uma rica fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, não possui gordura saturada, nem colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.
Um kiwi médio contém cerca de 250 mg deste nutriente, conhecido por ser um ansiolíico natural, útil para combater estados de depressão ou ansiedade.
A combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando às rugas da pele.
Contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados, além das quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
As sementes da fruta são bem nutritivas. Por isso, evite desperdiçá-las. Elas oferecem uma substância chamada ácido alfa-linoleico, que facilita o transporte no organismo do ômega-3. Considerada uma gordura boa, o ômega-3 ativa a memória e ajuda na prevenção de doenças.

Benefícios da amora
Benefícios e propriedades da amora, rica em vitamina K, B de vitamina B-6, niacina, riboflavina e ácido fólico, que ajudam o corpo no metabolismo dos carboidratos.
Propriedades da amora
Amora
A amora é fonte de ferro e vitamina C, além de conter antocianinas, antioxidantes capazes de reverter os danos causados à célula pelos radicais livres,  utilizada para prevenir câncer e doenças cardiovasculares.
Por conter cálcio, pode colaborar também no combate à osteoporose.
Tem ação refrescante, anti-inflamatória, emoliente e antibacteriana.
Além de poder ser usada no tratamento do acne e erupções cutâneas, ela tem uma ação antioxidante devido a presença do ácido elágico e também é rico em cálcio sendo muito usado para tratamento da osteoporose.
O principal benefício da amora está na regulação dos hormônios, além de poder tratar a irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações, atua com grande eficácia nos sintomas da menopausa.

O chá das folhas da amoreira são usadas para fazer chá, muito útil no tratamento de diarreias, inflamações da boca e garganta, ainda ajuda a melhorar sintomas relacionados à hipertensão.

O chá de amora também é indicado para ser usado como auxiliar nos tratamentos contra dores de cabeça frequentes, insônia, alterações de libido, depressão e enfermidades nos rins e no fígado.

Receita do chá de amora

Ferva um litro de água, desligue o fogo e acrescente algumas folhas de amora.
Pode ser consumido no decorrer do dia.

Banana e suas Propriedades

Banana e suas Propriedades
Conheça o poder nutritivo e medicinal da Banana.

A banana é um fruto rico em carbono que se transformam à medida que amadurece. Primeiro sob forma de amido (29%) pouco digerível, convertem-se progressivamente em frutose, glucose e sacarose sendo rapidamente assimiláveis.
A banana é um alimento energético à base de glucídios (substâncias hidrocarbonadas) com um índice glucídico médio (62) complementado por diversos minerias e oligo-elementos.
A banana é rica em potássio, vitaminas C e B6, muito digestiva, combate a diarréia, regula a hipertensão arterial, é calmante, favorece a formação corpórea, combate a anemia, a retenção urinária e é ótima para lactentes para aumento do leite, além de ser muito saborosa e nutritiva.
É Indicada principalmente para quem faz esportes e academia.
O consumo de uma banana permite cobrir (40%) das necessidades diária de manganês (Mn). Devido a esta riqueza de manganês, a banana previne o envelhecimento e as doenças cardiovasculares.
É uma excelente fonte de vitaminas B2 (riboflavina) B6 (piridoxina) B9 (ácido fólico). Ainda contém pectinas (anticancerígenas do cólon). Com seu teor em vitamina C confere-lhe em certo poder anti radicais livres.
A banana quando madura serve como laxativa. Mas quando verde tem o efeito contrário.
Os seus sais minerais são um bom fortificante dos ossos e também do sistema nervoso. Além disso é nutritiva, tónica e mesmo afrodisíaca.
É indicada aos artríticos. É amiga do estômago hiper-sensíveis. Pois tem um efeito antiácido e uma ação protectora da mucosa gástrica.
É benéfica para o metabolismo e boa assimilação proteica.
A banana representa uma fonte alimentar importante para mais 400 milhões dos habitantes nos países tropicais.
A banana pode ser indicada como um dos primeiros alimentos dos bebês.

Problemas de saúde que a banana pode beneficiar:

Fragilidade da mucosa estomacal (acidez).
Úlceras do estômago, colite.
Raquitismo.
Hipertensão.
Trombose coronária.
Diarreia dos bebés.
Arteriosclerose (muito bom para a prevenção).
Insuficiência renal.
Hemorragia hemorroidal.
Coagulação anormal do sangue.
Para o sistema nervoso (principalmente para as mulheres e das crianças).
Reumatismo, Gota, Ureia e Artritismo.
Mas atenção: a banana pode aumentar o muco. Então evitar comer crua as pessoas que sofrem de hepatite, dispepsia (dor ou um mal-estar na parte alta do abdómen) e icterícia (doenças do fígado, doenças das vias biliares).
A banana rica em hidratos e carbono não é recomendada para aos diabéticos.

Como usar a banana para a nossa saúde:

Cãibras: comer 2 bananas por dia.
Depressão: no café da manha inclui 1 banana, durante 7 dias.
Pneumonia e doenças do pulmão: descascar 3 bananas maduras, colocar na forma, acrescentar 4 colheres de mel e levar ao forno por 30 minutos, o importante comer ainda morno.
Anemia: fazer refeições exclusivas de banana tanto crua ou assada 4 vezes por semana.
Asma: seiva da bananeira. Cortar a bananeira e aparar com um copo da seiva que escorre. Ferver e adoçar com mel. Beber quando estiver fria, 3 colheres 4 vezes ao dia.
Diarreia: cozinhar 2 banana verdes num litro de água, tomar 1 xícara de 3 em 3 horas.
Fazer refeições sempre com banana pelo menos 3 vezes por semana.
Vamos consumir Banana.


Benefícios e propriedades da ameixa

Benefícios e propriedades da ameixa, fonte de cálcio, fósforo e potássio. Além das vitaminas A, B e C.
Benefícios da ameixa
Propriedades da ameixa
Ameixa
A ameixa tem uma  grande quantidade de fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza e debilidade cerebral.
às substâncias presentes na ameixa, que tem poder antioxidante que combatem os radicais livres e protegem a saúde, evitando diversas doenças causada pelo envelhecimento precoce das células causado pelos radicais livres.
A vitamina C que ajuda o sistema imunológico e previne doenças, além de facilitar a absorção do ferro no organismo; possui vitamina A (betacaroteno), portanto, é excelente para a visão, unhas, ossos.
A vitamina B, que evitam problemas de pele e reumatismos, fortalecem os cabelos, E possui potássio e fibras que serve como laxativo natural  .
Na polpa existe um tipo de fibra solúvel que é um santo remédio para ajudar no controle do colesterol ruim. Para a prevenção de um tipo de câncer, o colo retal, comece a comer a casca desta fruta.
A ameixa contém flavonóides poli-antioxidantes fenólicos tais como a luteína, criptoxantina e zeaxantina, em quantidades significativas. Estes compostos eliminam os radicais livres e espécies reativas de oxigênio que atuam em processos de envelhecimento e de várias doenças.
A zeaxantina, é um carotenóide importante, concentrado na mácula lútea da retina, onde proporciona funções antioxidantes e protege a retina dos raios ultravioletas nocivos.
Contém níveis de cerca de 5% da RDA de vitamina, essencial para a função de muitos fatores de coagulação do sangue, metabolismo ósseo e na redução da doença de Alzheimer em idosos.

Abacate e suas Propriedades

Benefícios e propriedades do Abacate
Você sabia que o abacate contém nutrientes importantes para a saúde, um de seus ingredientes é agordura monoinsaturada, que é apropriada e saudável para o coração.
O abacate é uma fruta que traz muitos benefícios à nossa saúde. Para conseguir todos os benefícios, é importante incluir o abacate em uma dieta equilibrada: não adianta substituir as refeições por porções da fruta. Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo podem ser verificados depois de dois a três meses de consumo diário. Um alerta, porém: como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três colheres por dia.
Propriedades do Abacate
O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.

Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.

Benefícios

- Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea
- Age contra prisão de ventre e perturbações digestivas
- Possui ação antiinflamatória
- Auxilia na desintoxicação do fígado
- Evita fadiga mental
- Ajuda na formação de ossos e dentes
- Fornece energia aumentando a disposição
- As vitaminas do complexo B auxiliam na absorção e digestão dos carboidratos.
- Possui ação antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares, estimulando o sistema imunológico e protegendo contra doenças da pele.
- O ácido oléico bloqueia a toxicidade do colesterol “ruim”.
- Os minerais presentes nesta fruta atuam de várias maneiras no nosso organismo.

Em sua composição também outras substâncias do “bem”, como:
Proteínas.
Potássio.
Magnésio.
Ácido fólico.
Vitaminas do complexo B.
Vitaminas E e K.

Não podemos esquecer que o abacatetambem é ótimo para a beleza da pele e dos cabelos .


Beneficios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Abacaxi
Benefícios do Abacaxi
Propriedades do Abacaxi
O Abacaxi é rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio: manganês, potássio e ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Alem disso contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. A segundo revela as pesquisa, esta enzima pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e também contribui para uma boa digestão. Além disso é essencial para as pessoas do grupo sanguíneo A. Sendo rico em fibras solúveis é otimo para controlar os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial, anemias; Para quem quer perder peso o abacaxi é importante, (principalmente quem tem retenção de líquidos).
O abacaxi é um alimento energético e o suco em um copo de 250 ml contém em média 150 calorias o que pode te manter forte durante o dia inteiro sem sentir muito sono, ideal para quem trabalha muito tempo em uma posição só.
O abacaxi  contém a celulose, uma substância que é indispensável para o funcionamento intestinal.
Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão, por isso é muito usado em dietas de emagrecimento.

O abacaxi é ótimo no tratamento das feridas, inflamações e infecções. Em infecções agudas, consumido em fatias, é um ótimo parceiro dos antibióticos.

Uma otima receita contra tosse catarral, é misturar duas colheres de suco de abacaxi com uma xícara de água quente e uma colher de mel. Beba antes de se deitar.

 Benefício das Frutas na Saúde

 

BENEFICIOS DO MELÃO NA SAUDE

BENEFÍCIOS DO MELÃO NA SAÚDE
MELÃO E SUAS PROPRIEDADES

Energia: O melões tem vitamina B. as vitaminas do complexo B são responsáveis por uma grande quantidade de produção do seu corpo de energia (são necessárias para o corpo a processar açúcares e carboidratos). Assim, melões comer pode dar-lhe energia substancial.

Prevenção do Câncer: Melão e melancia tem uma rica fonte de licopeno (pigmento que dá a planta de melancia e tomate sua cor vermelha), um carotenóide conhecido pela sua capacidade antioxidante. Consumo do licopeno tem sido associada a um menor risco de câncer de próstata. Também previne coração e cancros do cólon.

Coração cautela: Lypocene, encontrado em abundância na melancia, também melhora as funções cardíacas. Um estudo recente realizado por pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que as mulheres com maior concentração de licopeno no plasma sanguíneo tinham um risco 33 por cento menor de desenvolver doenças cardiovasculares do que aqueles com níveis mais baixos. Além disso, a fibra do melão juntamente com a vitamina C e potássio ajuda a reduzir o colesterol e manter o seu coração seguro.

Reduzir a pressão arterial: Devido ao seu elevado teor de água e em combinação com potássio (mineral que ajuda a controlar a pressão arterial), o melão é útil na manutenção de níveis de pressão sanguínea saudável. Um copo (250 ml) de melão ou duas xícaras de melancia contém cerca de 10 por cento do valor diário recomendado de potássio.

Diabetes: Os minerais como o potássio e o magnésio presentes nos melões ajudar no bom funcionamento da insulina no organismo, reduzindo assim o nível de açúcar no sangue.

Perda de peso: O melão é o alimento ideal para as pessoas que querem perder peso, porque eles são pobres em sódio, gordura, colesterol e pobre em calorias (um copo inteiro de melancia contém apenas 48 calorias). Eles também fazem você se sentir mais cheio por causa do alto teor de água. A doçura natural encontrado nos melões irá ajudá-lo a não ser tentado a pegar os doces calórico.

Fibra: O Melão tem uma quantidade notável de fibra alimentar, tornando-se bom para aqueles que sofrem de constipação.

Evite golpes de calor: O Melão é feito principalmente de água e é muito eficaz contra desidratação. também pode reduzir o calor no corpo e, portanto, pode prevenir doenças relacionadas com o calor.também pode aliviar o cansaço.

Ideal para as mulheres: O Melão fornece ácido fólico, que é importante para as mulheres grávidas, pois ajuda a criar fetos saudáveis.

Ideal para os homens: um aminoácido chamado citrulina, presente na melancia, é usado pelo corpo para fazer outro aminoácido, a arginina. A arginina é benéfico na cura de disfunções eréteis.É um estimulante conhecido do óxido nítrico, que é pensado para relaxar e dilatam os vasos sanguíneos bem como Viagra e outras drogas destinadas a tratar a disfunção erétil (DE).

Benéfico para os olhos: O beta-caroteno (precursor da vitamina A) presentes na melancia ajuda a manter a sua visão afiada, especialmente à noite. As lutas contra a Vitamina A age-related degeneração macular, a principal causa de perda de visão em pessoas mais velhas.

menstruação E menopausa: O melão ajuda a normalizar a menstruação na menopausa, pois ativa a circulação

Fazer refeições só de melão o dia inteiro revigora e limpa o organismo.

Enfim...os benefícios do melão e da melancia são muitos, e vale a pena ter sempre em nossa casa



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Matemática - O que ensinar?

Interpretação de enunciados
O professor deve considerar a complexidade dos problemas propostos para que a turma consiga compreender o que é pedido
Crianças interpretam enunciados de problemas. Foto: Suzete Sandin
É preciso propor situações que permitam aos alunos refletir sobre o que cada problema pede
Entender o que uma situação-problema pede faz parte de uma alfabetização matemática necessária para toda a escolaridade básica. Sabendo como interpretar os desafios propostos, os alunos podem escolher os procedimentos mais eficientes e descobrir as operações necessárias para resolvê-los.

Antes de pedir que as crianças solucionem um problema, é preciso refletir sobre as características que podem deixá-lo mais ou menos complexos e trabalhar com esse grau de dificuldade paulatinamente. "Não é apenas a escolha dos números que influi na complexidade de um problema," explica Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita. "Além de grandes ou pequenos, você deve considerar se os números envolvidos facilitam os cálculos, como redondos (10, 50, 100...), onde está a incógnita da questão, a ordem na qual as informações são apresentadas e se o contexto do problema é conhecido pela turma, entre outros pontos que mudam a dificuldade de um problema".

Quando esse trabalho com os enunciados não é bem-feito pelo educador, a garotada pode não conseguir relacionar o que está escrito em palavras com as operações matemáticas envolvidas na resolução. Sempre que for propor um problema com enunciado é preciso conversar com a turma sobre o que está sendo pedido. Falar sobre a atividade, debater os números e as palavras usadas é bem diferente de dar pistas sobre o cálculo a ser usado. Se o seu objetivo é que a turma utilize procedimentos próprios, não informar ou dar dicas são condições didáticas necessárias.

E é preciso ficar alerta: debater o que está escrito em um enunciado não se trata de ensinar as palavras-chave que indicam qual operação usar, como aliar ganhar à adição e perder à subtração. Essa prática pode desvincular as operações das suas diversas possibilidades de uso, gerar interpretações errôneas e ainda viciar os alunos em termos específicos que muitas vezes não estarão presentes nos enunciados.

Tipos de problema do Campo Aditivo

Ao propor um problema para a turma, você também precisa levar em consideração quais os significados em jogo. A Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud, da qual a ideia de campo aditivo faz parte, estabelece os tipos de relações entre os números que podem aparecer nos problemas para as turmas do 1º ao 3º ano. No item 1. O que é adição e subtração, você encontra mais detalhes sobre esses conceitos. Com o foco no tipo de proposta, é possível organizar melhor as práticas em sala de aula. Dessa forma, as crianças percebem que diferentes situações podem ser resolvidas pelo uso de uma mesma operação, assim como diferentes operações podem ser trabalhadas com a mesma questão, dependendo de onde está a incógnita. Acompanhe a seguir alguns exemplos de problemas:
EXEMPLOOBSERVAÇÃOVARIAÇÕES
Transformação positiva de um estado inicial
Marina tinha 20 figurinhas e ganhou 15 num jogo. Quantas figurinhas ela tem agora?
ACRESCENTAR• Marina tinha algumas figurinhas, ganhou 15 num jogo e ficou com 35. Quantas figurinhas ela tinha?

• Marina tinha 20 figurinhas. Ganhou algumas e ficou com 35. Quantas figurinhas ela ganhou?
Transformação negativa de um estado inicial
Pedro tinha 37 bolinhas, mas perdeu 12. Quantas bolinhas ele tem agora?
TIRAR• Pedro tinha várias bolinhas, perdeu 12 e agora tem 25.
Quantas bolinhas ele tinha antes?

• Na semana passada, Pedro tinha 37 bolinhas. Hoje tem 25. O que aconteceu no decorrer da semana?
Combinação de medidas
Numa classe, há 15 meninos e 13 meninas. Quantas crianças há ao todo?
JUNTAR• Em uma classe de 28 alunos, há alguns meninos e 13 meninas. Quantos são os meninos?

• Em uma classe de 28 alunos, 15 são meninos. Quantas são as meninas?
Comparação
Paulo tem 13 carrinhos e Carlos tem 7 a mais que ele. Quantos carrinhos tem Carlos?
COMPARAR• Paulo tem 13 carrinhos e Carlos, 20. Quantos carrinhos a mais Paulo precisa para ter o mesmo que Carlos?

• Carlos tem 20 carrinhos. Paulo tem 7 a menos que ele. Quantos carrinhos tem Paulo?
Composição de transformações
No início do jogo, Flávia tinha 42 pontos. Ela ganhou 10 pontos e, em seguida, mais 25. O que aconteceu com seus pontos no fim?
ACRESCENTAR/
ACRESCENTAR

TIRAR/TIRAR

ACRESCENTAR/
TIRAR
• No início do jogo, Flávia tinha 42 pontos. Ela perdeu 10 pontos e, em seguida, perdeu mais 25. O que aconteceu com seus pontos no fim?

• No início do jogo, Flávia tinha 42 pontos. Ela ganhou 10 pontos e, em seguida, perdeu 25. O que aconteceu com seus pontos no fim?
Ilustrações: Carlo Giovanni

Expectativas de aprendizagem

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que ao final do 3º ano os alunos devem:

• Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações.

• Análise, interpretação, resolução e formulação de situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações, em especial da adição e da subtração.

As Orientações Curriculares do Município de São Paulo trazem as propostas divididas pelos anos.

Para o 1º ano:

• Indicar o número que será obtido se duas coleções de objetos forem reunidas (situações-problema de "compor/juntar").

• Indicar o número que será obtido se forem acrescentados objetos a uma coleção dada.

• Indicar o número que será obtido se forem retirados objetos de uma coleção dada.

• Indicar o número de objetos que é preciso acrescentar a uma coleção, para que ela tenha tantos elementos quantos os de outra coleção dada (situações-problema de "transformar/acrescentar").

Para o 2º ano:

• Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns dos significados da adição.

• Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns dos significados da subtração.

Para o 3º ano:

• Analisar, interpretar e resolver situações-problema, envolvendo a adição.
PLANEJAMENTO  ANUAL


Escola   Municipal  João Luiz dos Santos 

4º Ano do Ensino Fundamental






“ Quando a criança se interessa pelo  que faz é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física.”
                                                        Jean Piaget















Professoras:  Eliete Pereira Soares e Soares
                      Crêuza  Mendes Gontijo









Bonfinópolis de Minas, fevereiro de 2011



Eixo Temático

1- Português

Objetivos Específicos

·        Ler, interpretar e produzir textos diversificados;
·        Compreender e manusear o dicionário enriquecendo o vocabulário;
·        Relacionar os fatos com sua vivencia;
·        Ler e gravar corretamente as palavras e frases, usando a pontuação adequada;
·        Desenvolver a sensibilidade e a criatividade sobre o tema da unidade.
·        Produzir a história, aplicando os modos de organização textual, mudando personagens e o final e mantendo a coerência das ideias na novas combinações.
·        Ler como forma de sentir e conhecer o assunto do texto e refletir sobre ele.
·        Interagir com diferentes gêneros, tipos e suportes cotidiano.
·        Identificar com diferentes categorias gramaticais de uma mesma palavra.
·        Identificar em que pessoa está o texto;
·        Formular hipótese do assunto de um texto pelo título.

Conteúdo Programático

1.1   Textos
  • Poéticos, jornalísticos, instrucionais, fábulas, literários, contos, tirinhas.

1.2 Produção de  Texto
  • Slogans, bilhetes, cartas, cartazes, faixas, receitas, reportagens, entrevistas, .
  • Produção a partir de história muda;
  • Sequência  de histórias;
  • Projeto Pequeno Empreendedor

1.3Ortografia
  • S depois de ditongo
  • Mp/Mb
  • s/ss
  • Palavras terminadas em izar/isar
  • Palavras com  f/v, t/d, p/b, c/g
  • S depois de N/L/R/SS
  • R/RR
  • S dobrado e Ç
  • Palavras  terminadas em ez e eza
  • Palavras com ge/gi/ je/ji
  • Adjetivos terminados em oso ou osa
  • Palavras iniciadas com au/al
  •  Palavras terminadas em  eu/el
  • Palavras terminadas em au/al
  • Palavras terminadas em u/l
  • Palavras terminadas em am/ao
  • Palavras terminadas em ram/rão
  • Palavras terminadas em s/ z

1.4      Gramática
  • O alfabeto ;
  • Ordem alfabética
  • Sílabas
  • Encontros vocálicos;
  • Linguagem informal;
  • Pontuação e vírgula;
  • Encontros consonantais;
  • Dígrafos
  • Sílaba tônica
  • Classificação quanto a tonicidade;
  • Substantivo primitivo e substantivo derivado;
  • Acentuação de palavras proparoxítonas;
  • Artigo – concordância gênero e número ;
  • Adjetivo
  • Graus do adjetivo
  • Locução adjetiva
  • Concordância  nominal – artigo, substantivo, adjetivo.
  • Acentuação de palavras oxítonas;
  • Pronomes pessoais;
  • Linguagem;
  • Pronomes de tratamento;
  • Verbo: pessoa/ número
  • Verbo: conjugações e infinitivo.



















2- Matemática
Objetivos específicos
  • Compreender e representar os numerais, através da escrita;
  • Dominar as quatro operações, envolvendo o sistema monetário;
  • Ler, interpretar e resolver situações — problemas, envolvendo as quatro operações;
  • Identificar figuras geométricas;
  • Explorar a relação de operações inversas;
  • Resolver com habilidade problemas que envolvam dados fracionários;
  • Descobrir a necessidade de usar unidades padronizadas para medir cumprimento, massa, capacidade e tempo;
  • Identificar figuras que são polígonos;
  • Reconhecer, representar e nomear retas e numerais.

Conteúdo Programático
2.1 Números Naturais;
  • Idéia de número
  • Ordenação de números naturais;
  • Comparação de números naturais;

2.2  Sistema de numeração
  • Sistema de Numeração decimal
  • Ordens e classes
  • Números pares e ímpares;
  • Números ordinais;
  • Números romanos;

2.3Operações com números naturais
  • Adição
  • Subtração
  • Expressões numéricas com adição/ subtração
  • Multiplicação
  • Múltiplos de um número natural
  • Expressões numéricas com adição/ subtração/ multiplicação
  • Divisão
  • Divisores de um número natural;
  • Expressões numéricas com as quatro operações;
  • Expressões numéricas : uso dos parênteses.
2.4 Noções de geometria
  • Sólidos geométricos;
  • Linhas abertas e fechadas;
  • Retas, semi-retas, segmento de retas
2.5  Projeto Pequeno Empreendedor  e Sistema monetário  brasileiro
  • Unidade monetária:real
  • Cédulas
  • Moedas
  • Fazendo comércio

2.6 Ângulos e Polígonos
  • Ideia de ângulo
  • Medidas de ângulo
  • Tipos de ângulos
  • Noção de polígono
  • Triângulos
  • Quadriláteros

2.7 Pensando e resolvendo: sentenças matemáticas

2.8   Números racionais: representação fracionária.
  • Idéia de fração
  • Tipos de fração
  • Números mistos
  • Comparação de frações
  • Frações equivalentes
  • Operações com frações
  • Fração de quantidades

2.9 Medidas de tempo
  • Unidade fundamental: o segundo
  • Outras medidas de tempo

2.10 Números racionais: representação decimal
  • Noção de décimo
  • Operações com décimos
  • Noção de centésimo
  • Operações com centésimos
  • Noção de milésimo
  • Operações com milésimos

2.11 Medidas de Comprimento
  • Unidade fundamental: metro
  • Múltiplos e submúltiplos do metro
  • Mudanças de unidade
  • Idéia de perímetro

2.12 Medidas de massa
  • Unidade fundamental: grama
  • Múltiplos e submúltiplos do grama
  • Tonelada: uma medida especial

2.13 Medidas de capacidade
  • Unidade fundamental: litro




3- Ciências

Objetivos específicos
  • Reconhecer a matéria e seus estados físicos: sólido, e gasoso.
  • Identificar as mudanças de estado físico da água e relacioná-las à formação do ciclo da água.
  • Valorizar a água como um recurso indispensável à vida e a prática de atitudes contrárias à poluição.
  • Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.
  • Valorizar todas as formas de vida, compreendendo que todos são elos de uma imensa cadeia e precisam uns dos outros, direta ou indiretamente.
  • Adquirir noções das relações dentro das cadeias alimentares e refletir sobre as interferências humanas nesse equilíbrio.
  • Identificar e reconhecer alguns exemplos de predação, parasitismo, inquilinismo e protocooperação.
  • Reconhecer que os seres humanos são animais e, portanto precisam de alimentos
  • Entendera necessidade da respiração pulmonar para que ocorram as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente.
  • Conhecer  órgão responsáveis pela circulação, excreção, respiração humana.
  • Compreender que os ossos, os músculos e as articulações atuam em conjunto nos movimentos.
  • Compreender que os alimentos estragam porque sofrem a ação de outros organismo, principalmente fungos e bactérias.
  • Identificar a importância do uso de embalagens e conservantes nos alimentos industrializados.

Conteúdo Programático

3.1 Investigando a matéria
  • Estados físicos da matéria
  • As propriedades da matéria
  • Materiais naturais e materiais artificiais..
  • Transformações nos materiais
3.2 - A água
  • Os estados físicos da água
  • O ciclo da água
  • A água e as misturas

3.3- O ar
  • O ar
  • A atmosfera

3.4 -A alimentação dos seres vivos
  • Como as plantas e os animais se  alimentam
  • A cadeia alimentar


3.5- As relações entre os seres vivos e o ambiente
  • As relações ecológicas
  • Os ecossistemas

3.6- A alimentação humana
  • Alimentos e nutrientes
  • A digestão dos alimentos

3.7- Algumas atividades do corpo humano
  • Alimentos + gás oxigênio = energia para viver
  • A respiração
  • A circulação
  • A excreção

 3.8 – Movimentando o corpo humano
  • Os ossos do corpo humano
  • Os músculos e os movimentos

3.9- A tecnologia  e os  alimentos
·         A conservação dos alimentos
·        Os alimentos industrializados




























4- História

Objetivos Específicos

  • Descobrir quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil durante a pré-história.
  • Conhecer características do trabalho do arqueólogo.
  • Desenvolver o conceito de manejo sustentável a partir da leitura e interpretação de texto.
  • Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e o modo de vida europeu.
  • Conhecer exemplos de documentos que registraram os primeiros contatos entre indígenas e europeus.
  • Desenvolver a noção de cidadania a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade cultural.
  • Descobrir o contexto e as motivações das grandes navegações portuguesas.
  • .Conhecer as fontes da história a partir da leitura e da interpretação do relato de viajantes portugueses.
  • Entender o contexto e os conflitos decorrentes do processo de ocupação do território brasileiro.
  • Problematizar o significado do “Tratado de Tordesilhas”.
  • Perceber as diferenças étnicas e culturais no interior do continente africano.
  • Discutir as condições gerais de transporte e de trabalho dos escravos no Brasil.
  • Problematizar as mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da chegada da família real ao Brasil.
  • Problematizar a transição do trabalho escravo para o livre a partir da chegada dos imigrantes ao Brasil.
  •  Conhecer e comparar o cotidiano do trabalho imigrante nas colônias e nas fazendas de café.
  • Perceber e valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.
  • Investigar e organizar uma exposição sobre a contribuição de diferentes povos para a formação da cultura brasileira.

Conteúdos Programático
4.1  O Brasil antes dos  brasileiros
  • Objetos com muita história
  • Os antepassados dos indígenas
  • O povo do sambaqui
  • O povo da flecha
  • O povo marajoara

4.1 .1   Onde vivem os indígenas hoje
  • Os Ashaninka são guardiões da floresta

4.2 O encontro de brancos e indígenas
  • Os primeiros contatos
  • O indígena visto pelo europeu
  • Os relatos de Hans Staden
  • A carta de Caminha

4.2.1 Os povos indígenas na época da chegada dos portugueses.
  • A língua tupi se transformou na língua geral
  • A aldeia tupi
  • Alguns costumes dos Tupi
  • As heranças indígenas


4.3 Do outro lado do mar
  • Como eram as viagens
  • Instrumentos que facilitaram a navegação
  • A dura vida nas embarcações

4.3.1 Terra à vista
  • Primeiros moradores portugueses
  • As capitanias hereditárias
  • A história de João Ramalho
  • As trilhas indígenas: o Peabiru

4.4 O tratado de Tordesilhas
  • Piratas e corsários no litoral brasileiro
  • Fortes e fortificações protegem a costa

4.4.1 Franceses e holandeses no Brasil

  • A expulsão dos franceses do Rio de Janeiro
  • Os holandeses invadem o Brasil

4.5 Do outro lado do Atlântico
  • Os portugueses conquistam a África

4.5.1 Do lado de cá do Atlântico
  • A chegada ao destino
  • 1uta e resistência escrava
  • O quilombo dos Palmares

4.6 A corte chega ao Rio de Janeiro
  • Primeiras mudanças
  • A vida na cidade se agita
  • Moradia para a Corte
  • O abastecimento da cidade

4.6.1 O Rio de Janeiro passa por mudanças
  • Costumes europeus
  • Acontecimentos movimentaram o Rio de Janeiro
  • Finalmente, um rei no Brasil
  • Artistas e cientistas chegaram ao Brasil

4.7 O fim do trabalho escravo no Brasil
  • Quem eram os imigrantes europeus

4.7.1 A vida dos imigrantes no Brasil
  • São Paulo, os imigrantes e o café
  • O cotidiano nas colônias e nas fazendas de café
  • Os núcleos coloniais
  • O trabalho nas fazendas de café

4.8 Os imigrantes japoneses
  • A chegada dos primeiros japoneses
  • Os japoneses nas fazendas de café
  • As dificuldades de adaptação
  • A cultura japonesa no Brasil

4.8.1 Outras comunidades imigrantes no Brasil
  • Os sírio-libaneses
  • Os judeus
  • Novas correntes migratórias





























5- Geografia

Objetivos Específicos

  • Identificar seu papel na sociedade como sujeito histórico e cidadão.
  • Distinguir os direitos e os deveres do cidadão expressos na Constituição.
  • Compreender a importância do cumprimento das leis para garantia de justiça social.
  • Identificar causas e consequências do crescimento populacional nas áreas urbanas.
  • Explicar aspectos da qualidade de vida no Brasil.
  • Reconhecer a educação e o lazer como direitos básicos de todo cidadão.
  • Observar no lugar onde vive e em seus arredores as modificações na paisagem.
  • Identificar diferenças e semelhanças na forma como diferentes grupos sociais se apropriam dos recursos naturais.
  • Interpretar, analisar e relacionar informações presentes em mapas.
  • Reconhecer o papel das tecnologias na apropriação dos recursos naturais, determinando a construção de diferentes paisagens.
  • Identificar mudanças na paisagem decorrentes da atividade industrial.
  • Refletir sobre a importância do trabalho industrial.
  • Refletir sobre as questões ambientais nas áreas onde ocorreu a instalação de indústrias.

Conteúdos Programáticos

5.1 Brasileiro cidadão
  • Quem somos?.
  • Onde vivemos?
  • Metrópoles: as grandes cidades
  • Como vivem os brasileiros?
  • Vivendo mais
  • Vivendo com qualidade

5.2    O trabalho humano
  • Trabalho: direito de todo cidadão
  • Trabalho e transformação
  • O trabalho com a terra
  • Os cuidados com a terra
  • A questão social no campo

5.3    Indústria: transformando e construindo espaços
  • Transformando produtos
  • As indústrias e as transformações no espaço
  • A indústria e o meio ambiente



Objetivos Gerais

    

  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais,utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.