"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Atividades Dia do Circo Produção Textual Turma da Mônica

Atividades Dia do Circo Produção Textual Turma da Mônica
Atividades Dia do Circo Produção Textual Turma da Mônica
 Duas sugestões de atividades educativas criativas para trabalhar a matéria de Língua Portuguesa com seus alunos do ensino fundamental, em sala de aula ou como atividade para casa.
Com essas atividades você poderá trabalhar o Dia do Circo (27/Março), através de produções de textos criativas, baseadas em lindas imagens da Turma da Mônica.

Outras atividades:

sábado, 7 de fevereiro de 2015

O papel e as atribuições do Coordenador Pedagógico


Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, de ordem econômica, política, social, ideológica, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos.

Para tanto, torna-se necessária a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel, da importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção.

Já segundo Clementi (apud Almeida), cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas ações, também é importante que compreenda as reais relações dessa posição."
Partindo desse pressuposto, podem-se identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.
Considerando a função formadora, o coordenador precisa programar as ações que viabilizem a formação do grupo do grupo para qualificação continuada desses sujeitos.Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes.
Assim, muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados.
As relações interpessoais permeiam a prática do coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.
Conforme Almeida(2003), na formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre a equipe e faborece a constituição como pessoas.
Na parceria escola X família, esse profissional é requerido para estreitar esses laços e mantê-los em prol da formação efetiva dos educandos à medida que cada instância assuma seu papel social diante desse ato indispensável e intransponível.
Como ressalta Alves(apud Reis,2008) "homens que através de sua ação transformadora se transformam.É neste processo que os homens produzem conhecimentos, sejam oa mais singelos, sejam os mais sofisticados, sejam aqueles que resolvem um problema cotidiano, sejam os que criam teorias explicativas."
Assim, é papel do coordenador favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.
Os órgãos colegiados são espaços que proporcionam essa formação à medida que a participação, o compromisso e o protagonismo de seus componentes, pais, alunos, professores, coordenação e direção, ocasionem transformações significativas nesse ambiente.Cabe ao coordenador atuar coletivamente e visualizar esses espaços como oportunidades para o desempenho das suas funções.
Apesar das inúmeras responsabilidades desse profissional já descritas e analisadas aqui, o coordenador pedagógico enfrenta outros conflitos no espaço escolar, tais como tarefas de ordem burocrática, disciplinar, organizacional.
Assumir esse cargo é sinônimo de enfrentamentos e atendimentos diários a pais, funcionários, professores, além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto pedagógico, necessidade de manter a própria formação, independente da instituição e de cursos específicos, correndo o perigo de cair no desânimo e comodismo e fatores de ordem pessoal que podem interferir em sua prática.
Muitas vezes, a escola e o coordenador se questionam quanto à necessidade desse profissional e chegam à conclusão que esse sujeito pode promover significativas mudanças, pois esse trabalha com formação e informação dos docentes, principalmente.O espaço escolar é dinâmico e a reflexão é fundamental a superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento das relações interpessoais.
O coordenador pedagógico é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.

Referências:
ABREU,Luci C. de, BRUNO,Eliane B.G.O coordenador pedagógico e a questão do fracasso escolar.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.OCoordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006.

ALMEIDA,Laurinda R.O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.Ocoordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

CLEMENTI,Nilba.A voz dos outros e a nossa voz.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O coordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

REIS,Fátima.Disponível em:www.webartigos.com.Acesso em:20/08/2008

SILVA,Moacyr da.O coordenador pedagógico e a questão da participação nos órgãos colegiados.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O Coordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006.

Poderá também gostar de:

p 2013 07:19 PM PDT

Plano de aula para trabalhar na primavera com turmas da educação infantil. O planejamento tem por objetivo realizar várias atividades desenvolvendo nas crianças o interesse pela preservação da natureza.

plano de aula
O 'Jardim de Ceci'  reciclagem de vários materiais.
Objetivos
- Despertar nas crianças o interesse  ouvir histórias narradas;
- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão e  o  a ouvir os amiguinhos, bem como elaborar e responder perguntas;
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
- Conscientizar sobre os cuidados que devemos ter  para preservar a natureza.

1º - A história
Ler para as crianças a história  de Ceci, de Gerusa Rodrigues Pinto. Apresentar a eles a história de forma cativante, lendo compassadamente. Pra quem n-ão tem o  para apresentar, segue a história, enviada gentilmente pela nossa amiga Elaine Casuccio, obrigada querida!!!
O Jardim de Ceci - Gerusa Rodrigues Pinto
Ceci era uma gatinha que gostava muito de flores. Todos os dias ela cuidava do seu jardim.
No jardim de Ceci moravam o beija-flor de bico comprido, a  e a abelhinha, que trabalhava o dia inteiro sem se cansar.
Um dia, Ceci acordou muito doente e não pôde cuidar do seu jardim.
As flores sentiram  da gatinha que sempre cuidava delas.
Quando o sol ficou muito quente, as florzinhas começaram a ficar tristes e a murchar.
Os bichinhos que moravam no jardim olhavam para o  à procura de uma nuvenzinha.
Nisto, eles avistaram uma nuvem carregadinha de chuva.
Os bichinhos chamaram:
- Ó nuvenzinha de chuva, jogue um pouquinho de água sobre as florzinhas do jardim.
Elas estão morrendo de sede!
_ Me ajudem! – disse ela.
Os bichinhos começaram a empurrar a nuvenzinha  o jardim.
Que maravilha! As florzinhas ficaram tão alegres com a  da chuva...
Elas olhavam para o céu agradecidas.
A gatinha Ceci ficou feliz da vida, vendo o seu jardim novamente todo florido.
Conversar sobre a atitude de Ceci e seus amigos para com o meio ambiente. Questionar o que cada um pode fazer para preservar o meio em que vivemos. Depois, fazer perguntas relacionadas à história.
- Quem era Ceci?
- Onde acontece a história?
- Como ela cuidava do jardim?
- Quais eram os bichinhos que viviam no jardim?
- Quem ajudou Ceci? Como?

2º - Música, vídeo e dramatização
Cantar a música Primavera da Eliana e brincar com a turma. Baixe a música aqui. Realizar a dramatização da música com a turma.


3º - Trabalhando com poema 
Sugerimos trabalhar o poema  de Jardim, de Cecília Meirelles, realizando várias atividades relativas ao poema.
Veja aqui várias sugestões para trabalhar o poema!!!
Leilão de Jardim
Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas ,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão)

4º - Releituras de  Britto
Sugerimos a releitura da obra de Romero Britto,  de passarinho. Faça a releitura da obra com pintura livre em  de  ou com colagem de materiais variados.


Outra sugestão maravilhosa: o gatinho de Romero Britto pode ser a gatinha Ceci, explore o tema! 


5º - Atividades com carimbo das mãos
Não deixe de realizar várias atividades com carimbo das mãos e pés. O tema jardim é rico em detalhes para se fazer este  de atividades. Carimbe bichinhos de jardim, flores, sol... várias ideias para fazer jardim com carimbo das mãos AQUI.
6º - Oficina de sucata
Realizar  para produzir várias lembrancinhas e personagens da história: passarinho, borboletas e abelhas... Algumas sugestões:

Passarinhos com tampinhas de garrafa pet

Borboleta com pratinhos de papel
Borboletas de EVA com pirulitos

Abelha com carimbo do pezinho

7º - Finalização
Ao final, a  e os  farão um cartaz onde serão anotadas as conclusões de toda a turma sobre a preservação do meio ambiente. Nesse momento, a professora poderá avaliar se o aluno consegue se posicionar oralmente, demonstrando avanços em relação ao tema.
Finalize fazendo um lindo mural do Jardim de Ceci com material reciclado (veja primeira) e uma   e exposição de todos os trabalhos feitos durante o planejamento.

Adaptado daqui.
Posted: 12 Sep 2013 04:07 PM PDT

Atividade para fazer na primavera com turmas da educação infantil. A sugestão é indicada para fazer murais, painéis, lembrancinhas, atividades e também para realizar em planos de aula e projeto para primavera.

Oi gente! Sei que todo mundo adora dicas para fazer com as mãozinhas então vim postar mais algumas ideias para vocês. As 03 sugestões são feitas com carimbos das mãos, cada uma mais linda que a outra!

Linda sugestão com carimbo e recorte das mãos. 

Outra ideia perfeita!

Aqui, além das flores, temos lindas borboletas feitas com as digitais...

Posted: 12 Sep 2013 03:46 PM PDT

Sugestão de lembrancinha para fazer na primavera usando o carimbo das mãozinhas e EVA. Linda dica para fazer lembrancinhas, atividades, murais... Tem Moldes no fim da postagem!

Gente vejam que graça esta abelhinha feita com carimbo das mãozinhas e detalhes em EVA. Eu achei esta dica muito criativa e fofa para fazer nesta primavera, é muito fácil confira aí!

Pra fazer esta linda abelhinha você vai precisar carimbar as mãozinhas com  amarela e preta. Carimbe no papel e depois cole os detalhes em cima como a cabeça, as asas e o restante da paisagem. Linda sugestão para fazer painel de primavera, pode ser feita tanto em EVA quanto em papel, fiz os moldes!

Posted: 12 Sep 2013 03:27 PM PDT

Sugestão para fazer joaninhas com tampas plásticas coloridas, muito fácil! Ótima sugestão para trabalhar na primavera com projetos de educação infantil sobre o tema.


Você pode aproveitar tampas de qualquer , é só fazer pintas pretas e o detalhe do rosto. Ótimas dicas feitas com reaproveitamento de materiais baratos, tampas de toddy são as mais acessivas e vai dar um lindo resultado!

Ideia perfeita para decorar, fazer lembrancinhas e oficinas de sucata.
Beijos! ♥
Posted: 12 Sep 2013 03:16 PM PDT

Aprenda como fazer um jogo da memória reciclado com pratos descartáveis. A dica é feita com figuras coloridas recortadas coladas em pratinhos, tem várias imagens de primavera para imprimir!


Esta é uma sugestão para trabalhar na primavera... a dica é para fazer  da memória ou outro tipo de jogo para trabalhar cores, famílias, numerais. Pra fazer basta imprimir as figuras no fim da postagem, recortar e  nos pratos, picotando as bordas para ficar parecendo flores.

Com esta sugestão você pode fazer jogos diversos, móbiles, lembrancinhas... Clique nas imagens para ampliar e salvar em tamanho original!
Já já tem mais!!!

Posted: 12 Sep 2013 08:50 PM PDT

alfabetização é um dos processos mais complexos e importantes da vida educacional e social de uma pessoa. Os professores, pais e demais envolvidos devem ser muito bem preparados para que possam ter sucesso neste processo. Muitas das dificuldades de aprendizado de um aluno podem estar relacionadas a m processo de alfabetização que apresentou falhas em algum momento.

curso de alfabetização online
Tendo em vista a importância desse processo e a complexidade em efetivá-lo, estou divulgando pra você  o Curso de Alfabetização online para você, professor que deseja se especializar; assim como para você, que não trabalha com educação, mas deseja auxiliar seu filho ou alguém próximo nesse processo tão importante.

Neste curso você irá aprender: Diferentes teorias educacionais; Variadas formas e estratégias de ensino; Como lidar com as principais dificuldades no processo; Como funciona também a Alfabetização de Jovens e Adultos, entre outros. Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você é quem escolhe o ritmo e o local em que deseja estudar, além de não ter um prazo determinado para concluir o seu curso. Você também pode baixar as apostilas do curso para arquivar e/ou imprimir. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.

O Curso é inteiramente on-line, com vídeo-aulas, apoio de tutor e apostila com atividades sugeridas para imprimir e copiar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O CURSO, clique AQUI!
Posted: 12 Sep 2013 01:14 PM PDT

Tudo que você vai precisar para trabalhar na primavera com seus alunos: tem músicas, poesias, projetos de educação infantil, planos de aula, lembrancinhas com reciclagem e muito mais!