"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 12 de março de 2015

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Planejamento anual para 2º ano do ensino fundamental

 "A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar."
(John L. Beckley)

 

 

 

Planejamento Anual 2º ano


Planejamento Anual
2º ano 


Língua Portuguesa

1º Bimestre

Objetivos

Oralidade:

1- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
2- Ouvir com atenção respeitando diferentes opiniões
Leitura:
3- Socializar as experiências de leitura.
Escrita:
4- Produzir listas e bilhetes
5- Escrever textos memorizados
6- Revisar seus registros.
Ortografia:

7- Utilizar os conhecimentos sobre a ortografia nas produções escritas

Conteúdos:

• Produção de listas e bilhetes
• Escrita de textos memorizados( cantigas e parlendas)considerando a separação entre palavras
• Relato de experiências,idéias e opiniões de forma clara e ordenada
• Leitura de poesias utilizando diferentes estratégias;
• Utilização e empréstimos de livros;
• Realização de combinados;
• Organização da rotina;

Gramática

• Ordem alfabética.


Ortografia

• Regularidades ortográficas –dígrafos
  • as- es- is- os- us
  • qua- que- qui
  • nh
  • ss

• Pontuação : vírgula e enumerações (uso em listas )


Gêneros

• Bilhetes
• Listas
• Poesia
• Músicas(cantigas) e parlendas
• Regras de instrução ( combinados e rotina)



2º Bimestre

Objetivos

Oralidade:

1- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
2- Utilizar a linguagem oral com clareza expressando-se por meio de argumentações
Leitura:
3- Ler e interpretar com autonomia.
Escrita:
4- Reescrever fábulas e Contos de Fadas preocupando-se com aspectos que caracterizam o gênero
5- Preocupar-se com a coerência e coesão do texto reescrito
6- Revisar seus registros

Ortografia:
7- Compreender a utilização das letras intercaladas
8- Compreender o uso da letra maiúscula

Conteúdos:

• Reescrita coletiva e individual de fábulas e Contos de Fadas considerando a divisão do texto em frases utilizando recursos do sistema de pontuação
• Participação em diálogos e debates argumentando e respeitando as opiniões dos demais
• Leitura autônoma de cartas e diferentes gêneros
• Utilização e empréstimos de livros
• Retomada de combinados
• Organização da rotina

Gramática
• Substantivo – Gênero e número

Ortografia
• Regularidades ortográficas –letras intercaladas
• Pontuação:parágrafo e ponto final
• Uso da letra maiúscula
• Regularidades ortográficas –dígrafos
  • ça- ce- ci- ço- çu
  • ge- gi
  • ga- go- gu- gua- guo

Gêneros
• Fábulas
• Contos de Fada
• Cartas
• Regras de instrução (combinados e rotina)

3º Bimestre

Objetivos

Oralidade:

1- Utilizar a linguagem oral com clareza, expressando-se coerentemente;
2- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
Leitura:
3- Ler com autonomia;
4- Localizar informações em textos.
Escrita:

5- Reescrever lendas
6- Produzir textos com coerência preocupando-se com:
6 . 1 - Questões ortográficas;
6 . 2 - Questões de pontuação;
6 .3 - Revisão textual;
6. 4 – Coerência e coesão.

Ortografia:
7-Compreender a utilização do dicionário para resolver dúvidas ortográficas
8-Compreender a utilização dos sons do X

Conteúdos:
• Reescrita coletiva e individual de lendas respeitando a organização das idéias de acordo com as características do gênero
• Narração de histórias conhecidas respeitando a temporalidade e o encadeamento dos fatos
• Valorização da leitura literária folclórica como fonte de apreciação e prazer
• Utilização e empréstimos de livros
• Retomada de combinados
• Organização da rotina


Gramática
• Substantivo – Grau
Ortografia
• Utilização do dicionário
• Pontuação:maiúscula inicial,ponto final,exclamação e reticências
• Os sons do X
• Regularidades ortográficas –dígrafos
  • r-rr
  • cha-che-chi-cho-chu
  • gue-gui
  • am-em-im-om-um
  • an-en- in- on- um

Gêneros
• Lendas
• Mitos
• Provérbios
• Trava-línguas
• Adivinhas
• Piadas
• Regras de instruções (combinados e rotina)
• Receita

4º Bimestre


Objetivos

Oralidade:

1- Interagir com os grupos com os quais se relacionam acolhendo e respeitando as diferentes formas de falar;
2- Expressar oralmente idéias de um texto lido (por outro ou por si mesmo).
Leitura:
3- Valorizar a leitura como fonte de apreciação e prazer;
4- Ler com fluência;
5- Interpretar diferentes tipos de textos.
Escrita:

6- Produzir anúncios e histórias em quadrinhos
7- Produzir textos com coerência preocupando-se com:
7.1- Questões ortográficas;
7.2- Questões de pontuação;
7.3- Revisão textual;
7.4- Coerência e coesão

  • Ortografia:
8- Compreender a utilização do uso do “mp” e “mb”.
Regularidades ortográficas –dígrafos
  • br- cr- dr- fr- gr- pr- tr- vr
  • al- el- il- ol- ul
  • ar- er- ir- or- ur
  • az- ez- iz- oz- uz


Conteúdos:
• Produção coletiva e individual de histórias em quadrinhos e anúncio utilizando estratégias de escrita:planejar o texto,redigir rascunhos,revisar e cuidar da apresentação com orientação
• Leitura e escuta de textos informativos emitindo opiniões e indicando preferências
• Uso da descrição como elemento enriquecedor da narração e da exposição oral para caracterizar personagens e objetos e definir cenários
• Retomada de combinados
• Organização da rotina
Gramática
• Singular e plural
Ortografia
• Uso do “mp” e “mb”
• Pontuação: dois pontos e travessão
• Dicionário.
Gêneros –Jornalísticos
• Anúncio
• Histórias em quadrinhos
• Texto informativo
• Reportagem
• Notícia
• Regras de instruções (combinados e rotina)

MATEMÁTICA


1º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer numerais até 100;
2- Compreender o significado das ordens do sistema de numeração decimal;
2.1-Resolver operações de adição simples;
2.2-Resolver operações de subtração simples;
3- Resolver situações problema e construir a partir delas, o significado das operações fundamentais;
4- Identificar figuras geométricas planas e sólidas;
5- Estabelecer referências entre as medidas de tempo;
6- Reconhecer o antecessor e o sucessor dos números.


Conteúdos:
• Reconhecimento de números no contexto diário;
• Leitura e escrita de números naturais até 100;
• Cálculo de adição e subtração por meio de estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais;
• Análise,interpretação e resolução de situações- problema;
• Observação de formas geométricas presentes em elementos naturais ou objetos e suas características;
• Percepção de semelhanças e diferenças entre as formas geométricas planas. Estimulação da criatividade e imaginação;
• Identificação de unidades de tempo (dia, semana, mês, ano) e utilização de calendário.




2º Bimestre

Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais de 1 a 300;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2- Resolver operações de subtração com recurso;
2.3-Adquirir procedimentos de multiplicação e divisão simples usando estratégias pessoais;
3- Interpretar e resolver situações problema;
4- Identificar formas geométricas espaciais;
5- Utilizar gráficos e tabelas para facilitar a leitura e interpretação de informações;
6- Identificar medida de comprimento.
7-  Medida de massa
Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais de 1 a 300;
• Operações fundamentais (adição com reserva e subtração com recurso)
• Análise,interpretação e resolução de situações- problema;
• Cálculo de multiplicação e divisão por meio de estratégias pessoais;
• Estabelecimento de comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos;
• Leitura e interpretação de informações matemáticas contidas em imagens;
• Coleta de dados e elaboração de formas para organizá-los;
• Identificação de medidas de comprimento e sua utilização no dia- a- dia.
• Dimensionamento de espaços,percebendo relações de tamanho e forma


3º Bimestre

Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais até 600;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2- Resolver operações de subtração com recurso;
2.3- Resolver multiplicação simples;
2.4- Resolver divisão por meio de estratégias pessoais;
3- Interpretar e resolver situações problema;
4- Formular situações problema;
5- Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e o seu uso social;
6- Desenvolver procedimentos de cálculo utilizando a calculadora.
7- Compreender a leitura de horas.

Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais até 600;
• Operações fundamentais (adição com reserva e subtração com recurso)
• Análise,interpretação e resolução de situações problema;
• Realizar cálculo de multiplicação e divisão simples por meio de estratégias pessoais;
• Sistema monetário;
• Uso da calculadora para verificação e controle de cálculos;
• Leitura de horas pela comparação de relógios digitais e analógicos.


4º Bimestre
Objetivos:
1- Representar e ordenar numerais naturais até 1000;
2- Desenvolver procedimentos de cálculo:
2.1- Resolver operações de adição com reserva;
2.2-Resolver operações de subtração com recurso;
2.3-Resolver cálculo de multiplicação;
2.4-Resolver divisão simples por meio de técnica operatória;
3- Ler, interpretar e solucionar situações problema;
4- Utilizar gráficos e tabelas para facilitar a leitura e interpretação de informações;
5- Identificar medidas de volume e massa.

Conteúdos:
• Leitura e escrita de números naturais até 1000;
• Decomposição das escritas numéricas
• Operações fundamentais (adição com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e divisão simples);
• Situações problema;
• Leitura e interpretação de informações matemáticas contidas em imagens;
• Coleta de dados e elaboração de formas para organizá-los;
• Identificação das medidas de volume e massa em situações diárias.

CIÊNCIAS


1º Bimestre


Objetivos:

1- Perceber a importância dos hábitos de higiene
2- Reconhecer a importância da alimentação saudável.
3- Conhecer os órgãos dos sentidos e suas funções.

Conteúdos
• Conhecimento de condições para o desenvolvimento e preservação da saúde em relação à higiene pessoal e alimentação;
• Reflexão sobre o consumo indiscriminado de determinados alimentos prejudiciais à saúde;
• Compreensão da saúde como equilíbrio de fatores físicos , psíquicos e sociais
• Comparação do corpo e do comportamento humano respeitando a semelhanças e diferenças;
• Conhecimento das necessidades e funções dos órgãos dos sentidos.


2º Bimestre

Objetivos:

1- Reconhecer características e comportamento de animais.
2- Conscientizar-se sobre a importância da preservação do meio ambiente reconhecendo-se como agente transformador e multiplicadores.

Conteúdos
• Comparação entre animais: aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.
• Conhecimento sobre animais peçonhentos e transmissores de doenças.
• Reflexão sobre os animais em extinção.
• Estabelecimento de relações entre as condições do ambiente em que vivem os animais e suas características e prevenção de doenças.
• Compreensão de ações voltadas para a preservação do meio ambiente





3º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer as partes da planta.
2- Reconhecer o processo de reprodução dos vegetais.

Conteúdos
• Observação das partes das plantas.
• Conhecimento sobre a reprodução dos vegetais.
• Reflexão sobre plantas nocivas a saúde.
• Observação e comparação dos diferentes ambientes naturais e modificados no que se refere à presença de água,seres vivos,ar,luz,calor e solo.


4º Bimestre

Objetivos:
1- Reconhecer processos e etapas de transformação de matérias em objetos.
2- Identificar diferentes matérias-primas.
3- Compreender o uso consciente dos materiais recicláveis.

Conteúdos:
• Conhecimento sobre matéria-prima e seu processo de transformação.
• Compreensão da coleta seletiva e o uso consciente dos materiais recicláveis.
• Conhecimento de alternativas sustentáveis e experiências transformadoras na relação com o meio ambiente
• Investigação de processos artesanais ou industriais da produção de objetos e alimentos ,reconhecendo a origem das suas propriedades,matérias-primas,algumas etapas e características de determinados processos,relacionando-os aos seus usos.

HISTÓRIA

1º Bimestre

Objetivos
1- Identificar a formação do povo brasileiro com influências de algumas etnias
2- Entender a história como a construção do homem dentro de um espaço que vai sendo transformado
3- Compreender a sua existência como um cidadão

Conteúdo
• Identificação do povo brasileiro,através do conhecimento,na atualidade de algumas etnias:indígenas,africanas,européias e asiáticas.
• Identificação do eu, como um ser na sociedade
• Influências étnicas na formação do povo brasileiro a partir de suas contribuições
( alimentação,língua,manifestações artísticas e culturais)


2º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer a historia da escola
2- Obter informações por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente

Conteúdo
• Compreensão da origem do nome da Escola
• Comparação por meio de fotos e relatos para verificar mudanças ocorridas na escola
• Conhecimento dos direitos das crianças por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente



3º Bimestre

Objetivos
1- Compreender sua história de vida identificando sua origem e de seus familiares
2- Conhecer diversas manifestações locais e regionais:religiosas ,artísticas e culturais

Conteúdo
• Conhecimento de sua história de vida,identificando sua origem
• Identificação do povo brasileiro por meio de diferenças regionais
• Identificação de antigos moradores do bairro , formas de lazer,lendas,brincadeiras,músicas e danças atuais e de outras épocas;
• Comparação de aspectos com outras comunidades e relacionando-os a outros espaços


4º Bimestre

Objetivos
1- Identificar a evolução dos meios de transportes e de comunicação.
2- Adquirir procedimentos de observação e comparação entre o passado e o presente

Conteúdo
• Comparação entre os meios de transportes e comunicação do passado e do presente
• Identificação das mudanças dos meios de transporte e de comunicação que ocorreram com o passar do tempo
• Conhecimento de algumas evoluções tecnológicas
GEOGRAFIA


1º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer e localizar as dependências da escola e os funcionários
2- Identificar a rua,bairro e cidade onde moram

Conteúdos:
• Infra-estrutura local:habitação,educação e locais do bairro
• Características do ambiente onde vivem
• Observação,descrição,representação,construção de explicações sobre mudanças ocorridas no espaço bairro/escola


2º Bimestre

Objetivos:
1- Conhecer e discutir as mudanças ocorridas na paisagem provocada pela ação humana
2- Reconhecer e concientizar-se sobre as transformações ocorridas no espaço por fatores físicos e ambientais

Conteúdos:
• Comparação das diferentes formas em que a natureza se apresenta na paisagem local;
• Relações que indivíduos e sociedade estabelecem com a natureza e suas conseqüências
• Relações entre as transformações nas paisagens provocadas por ações humanas e fenômenos naturais


3º Bimestre

Objetivos:
1- Desenvolver noções de cartografia,compreendendo a divisão do país em estados e regiões
2- Estabelecer relações entre regiões e diferenças culturais

Conteúdos:
• Relações entre as pessoas e o lugar:as condições de vida,as histórias,as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem
• Respeito aos costumes e regras de convivência
• Leitura de imagens ,paisagens e textos enfocando a diversidade regional e cultural


4º Bimestre

Objetivos:
1- Compreender a necessidade de conservação e do uso adequado dos recursos naturais.
2- Desenvolver atitude de respeito consciente no tratamento da natureza

Conteúdos:
• Conservação do meio ambiente.
• Formação de valores para preservação do meio ambiente
• Utilização racional dos recursos naturais numa perspectiva de sustentabilidade e preservação do espaço geográfico.

ARTES 

1º Bimestre

Objetivos
1- Expressar-se através de diferentes linguagens artísticas ( artes visuais ,teatro e dança)
2- Valorizar os bens artísticos e o patrimônio cultural humano
3- Ampliar o repertório para a construção de um percurso criador próprio

Conteúdo

• Experimentação e pesquisa pelos alunos em suas produções artísticas nas diversas modalidades das artes visuais como:
1.1 Pintura sobre papel,papelão ,tela,etc.
1.2 Colagem, usando imagens prontas e papéis variados
1.3 Dobradura e modelagem


2º Bimestre

Objetivos
1- Expressar-se através de diferentes linguagens artísticas
2- Desenvolver atenção e concentração na realização das atividades que necessitam de coordenação motora fina ,criatividade e paciência
3- Conviver com produções artísticas
4- Conhecer obras de arte por meio de contato com reproduções
5- Apreciar,criar e recriar

Conteúdo
• Experimentação e pesquisa pelos alunos em suas produções artísticas nas diversas modalidades das artes visuais como:
1.1 Desenho livre ou dirigido,propondo tema
1.2 Desenho ,pintura,colagem,recorte e gravura

3º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer,vivenciar e usufruir de diferentes músicas brasileiras e folclóricas
2- Ampliar o conceito de música e estilo: populares e eruditos

Conteúdo
• Musicas popular e erudita
• Musicas brasileira e folclórica
• Reflexão sobre as idéias, impressões e sentimentos despertados em cada um a partir da fruição de produções musicais.

4º Bimestre

Objetivos
1- Conhecer e experimentar diferentes manifestações culturais: teatro e dança
2- Experimentar,utilizar e pesquisar materiais e técnicas artísticas

Conteúdo
• Dramatização
• Conhecimento de danças populares brasileiras através de pesquisa e vídeos
• Técnicas artísticas usando materiais diversos

EDUCAÇÃO FISICA 


1º Bimestre

Objetivos
1- Participar de diferentes atividades corporais pessoais e da comunidade procurando adotar uma atitude cooperativa
2- Resgatar brincadeiras e jogos cooperativos
3- Adotar atitudes de respeito,dignidade e solidariedade em situações coletivas
4- Elaborar e respeitar regras,compreendendo as suas funcionalidades e estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os colegas

Conteúdo

• Jogos competitivos e cooperativos
• Discussão das regras dos jogos

2º Bimestre

Objetivos
1- Valorizar as atividades corporais como meio para manutenção da saúde e qualidade de vida
2- Participar de jogos e brincadeiras representando as regras estabelecidas pelo grupo.
3- Participar de diferentes atividades corporais pessoais e da comunidade procurando adotar uma atitude cooperativa

Conteúdo
• Atividades corporais
• Jogos e brincadeiras
• Relaxamento
• Regras

3º Bimestre

Objetivos
1- Executar exercícios de lateralidade, de orientação, espaço-temporal e de ritmo.
2- Resgatar e participar de brincadeiras folclóricas

Conteúdo
• Brincadeiras de roda e folclóricas
• Manifestação da cultura corporal
• Noções de lateralidade e espaço-temporal

4º Bimestre
Objetivos
1- Participar de atividades rítmicas, brincadeiras e jogos

Conteúdo
• Conhecimento e vivência das manifestações no que se refere à: rodas, cantigas,brincadeiras,danças,ginásticas e esportes,discutindo sua importância no contexto histórico/social


Orientações Didáticas _ 2º ano 
Língua Portuguesa
Estratégias
• Roda de conversa
• Roda de leitura
• Agrupamentos e duplas produtivas
• Atividades diversificadas de escrita e leitura
• Intervenções individuais
• Jogos de alfabetização
• Projetos
• Atividades seqüenciadas

Matemática
Estratégias
• Situações-problema
• Agrupamentos e duplas produtivas
• Atividades diversificadas
• Intervenções individuais
• Jogos matemáticos
• Roda de conversa
• Projetos

História, Geografia, Ciências e Artes.
Estratégias
• Roda de leitura
• Roda de conversa
• Trabalho em grupo
• Pesquisa
• Atividades seqüenciadas
• Projetos

Educação Física
Estratégias
• Roda de conversa
• Roda de Leitura
• Atividades físicas e corporais
• Brincadeiras
• Intervenções



Avaliação

A avaliação é processual e continua, pois se apresenta inicialmente numa fase diagnostica (ponto de partida) e conseqüentemente passa a ser diária, acompanhando os avanços conquistados do aluno.


Sejam bem vindos meus pequenos!

Beijos de luz,

Tia Valéria.

7 comentários:

  1. Parabéns, amei o seu planejamento muito bom!
    Responder
  2. Seu planejamento está excelente, parabéns!
    Responder
  3. Anônimo1

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Natal de Joca e Clarinha - Texto de Emílio Carlos

O Natal de Joca e Clarinha - Texto de Emílio Carlos

A peça de teatro de Natal intitulada Joca e Clarinha pode ser utilizada para explicar para crianças e jovens o verdadeiro significado das festas de fim de ano, um texto feito para teatro, para crianças, jovens e adolescentes refletirem.
O Natal é um dos eventos mais marcantes do fim de ano e um momento muito especial para trabalhar com crianças, jovens e adolescentes utilizando a magia do Teatro para passar uma mensagem de fé e esperança relacionada ao nascimento do Menino Jesus e tudo que esta data simboliza.
peça de Natal intitulada Joca e Clarinha é um diálogo de duas crianças  que de uma maneira muito natural versam sobre o que cada uma entende sobre o que é o natal e o que ele signfica. O pequeno Joca acredita que esta é uma época de ganhar e dar presentes já Clarinha ouviu falar que o dia 25 de dezembro se trata de um aniversário de um menino chamado Jesus, a partir deste ponto de vista muito inocente os dois travam um grande diálogo com o objetivo de entender o que é realmente comemorado nesta época do ano.
(Entram Joca e Clarinha)
Joca - Oi pessoal. Eu disse: oi pessoal!
Clarinha – Oi pessoal.
Joca - Gente: eu estou muito feliz hoje!
Clarinha – Por que, Joca?
Joca - Porque a gente ta pertinho do... Natal!!!!
Clarinha – Êba!
Joca - Eu espero o ano inteiro pelo Natal.
Clarinha – Eu também.
Joca - E sabem por que é que eu gosto do natal?
Clarinha – Por que?
Joca - Porque a gente ganha... presentes!!!!! Eu até já fiz uma lista, viu?
Clarinha – Fez lista de presentes?
Joca - É, claro. Quer ver? Pro papai eu pedi um carrinho. E pra mamãe eu pedi um robô de controle remoto.
Clarinha – Joca...
Joca - (sem ouvir) Pro meu tio João eu pedi um carrão. E pro meu padrinho eu pedi um joguinho
Clarinha – Joca...
Joca - Pra minha avó Renata eu pedi um jogo de pirata. E pro meu avô Joca eu pedi uma motoca.
Clarinha – Jooocaaa!!!!
Joca - O que foi?
Clarinha – Terminou?
Joca - Não. Tem mais um monte de presentes que eu pedi. (ao público) É bom ter parente, né?
Clarinha – Joca: não é esse o sentido do natal.
Joca - Como assim?
Clarinha – O Natal não existe pra ganhar presentes.
Joca - Mas na televisão eles falam: (imita) “Peça pra mamãe, peça pro papai”...
Clarinha – Na televisão, né Joca? O que eles não explicam é que o Natal é uma festa de aniversário!
Joca - Aniversário? Opa, to dentro! De quem é o aniversário?
Clarinha – Joca: no Natal nasceu Jesus!
Joca - Nossa, é mesmo. Eu estava me esquecendo...
Clarinha – Jesus veio ao mundo para nos salvar.
Joca - E para ensinar a Palavra de Deus.
Clarinha – Isso mesmo. Então a festa é de Jesus.
Joca - E o que é que ele vai ganhar?
Clarinha – Depende. O que é que você vai dar pro menino Jesus?
Joca - (pensativo) Bom... assim... (desanima) não sei... Do que é que ele gosta?
Clarinha – Jesus gosta de muitas coisas, Joca.
Joca - Vai: fala aí que a gente compra e dá pra ele.
Clarinha – As coisas que Jesus gosta não dá pra comprar, Joca.
Joca - Não???
Clarinha – Só dá pra oferecer. Jesus gosta de criança que se comporta, que obedece os pais...
Joca - To entendendo.
Clarinha – Jesus gosta que a gente ajude os pobres...
Joca - Que legal!
Clarinha – Jesus gosta que a gente ame todas as pessoas como nossos irmãos. Você pode dar esses presentes a ele?
Joca - Eu posso! Quem pode dar esses presentes a Jesus levante a mão!!!!
Clarinha – Que legal!
Joca - Olha, eu tenho uma idéia: na noite de Natal vamos todos rezar. E daí vamos oferecer o nosso coração de presente pra Jesus!!!!
Clarinha – Êêêêêê!
Joca - E vamos também repartir o que temos com as crianças pobres. Vamos doar brinquedos e alimentos para quem precisa!
Clarinha – Assim Jesus vai ficar muito feliz com a gente!
Joca - Olha Clarinha: vamos cantar uma música para Jesus?
Clarinha – Vamos lá.
Joca - Vamos lá, pessoal! Vamos cantar Noite Feliz! Quero ver todo mundo cantando, hein?
(Música: Noite Feliz. Os bonecos cantam junto com todos. Sugestão: podemos ter a participação de um coral infantil ou de músicos)
(Na frente do teatro de bonecos está uma manjedoura. Entram Maria e José. O menino Jesus, enrolado em faixas, está nos braços de Maria, que o coloca na manjedoura. Maria se ajoelha do lado esquerdo da manjedoura – o lado de quem vê do público – e José fica em pé do lado direito)
Joca - Viva Jesus!
Clarinha – Viva!
Joca - Viva Maria!
Clarinha – Viva!
Joca - Viva José!
Clarinha – Viva!
Joca - Feliz Natal, pessoal!!!!
Clarinha – Feliz Natal!!!
Joca - Tchau!
Clarinha – Tchau!
Joca - Tchau!
Clarinha – Tchau!
(Observação: o texto pode também ser encenado por pessoas somente – com um ator fazendo o Joca e uma atriz fazendo a Clarinha. Lembrar que o Joca é do tipo meio atrapalhado e cômico, e a Clarinha é do tipo otimista. Os dois são crianças. Joca tem 6 anos e Clarinha tem 9 anos).
Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

quinta-feira, 20 de junho de 2013

É noite de São João


Dança É noite de São João

Coreografia É noite de São João
Autora: Cd da Elina
Sanfona: Fazer com 2 caixas de leite vazia pintada e enfeitada com estrelinhas e papel dobrado para dar a idéia de sanfoninha, colocar fita para dependurar no pescoço, pintar as teclas da sanfoninha numa das caixinhas de leite.
Localização: Crianças localizadas em meia lua (roda semi aberta)
Tem, tem, tem pipoca, tem
Tem animação
Tem pé-de-moleque,
paçoquinha, pinhão
(Abrir e fechar a mão mostrando que tem quantidade)

É noite de São João
(Rodar com o braço no alto balançado as mãos)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Peça de Teatro para Páscoa

TEATRO
VIVINHO O COELHO QUE NÃO QUERIA SER DA PÁSCOA


( COMEÇA COM A MÃE DE AVENTAL, E TOUCA FAZENDO DOCES PARA A PÁSCOA NUM PANELÃO ENORME E CANTANDO: “COELHINHO DA PÁSCOA QUE TRAZES PRA MIM....’, CHEGA O PAPAI COELHO, ENTRANDO PELA PORTA LATERAL, ARRUMANDO O BIGODE E FALA:

PAI: Quando chega a época da Páscoa fico tão contente, tantos doces para distribuir para as crianças...
MÃE: Também fico muito contente em ver a carinha de felicidade das crianças! ( VIRA-SE PARA A PLATÉIA E PERGUNTA: - vocês ficam felizes em receber ovos e chocolates na Páscoa?)
PAI: Vou chamar nossos filhos: Vivinho, Pedrinho, Joãozinho, Joaninha, Florzinha... venham se não vão se atrasar para a escola.
(OS COELHINHOS ENTRAM PELA PORTA DA FRENTE DO AUDITÓRIO E PASSAM SALTITANDO PELO CORREDOR NO MEIO DAS CRIANÇAS ATÉ O PALCO)
VIVINHO: Estamos prontos, nosso lanche já está preparado?
MÃE: Sim, peguem aqui e vão logo para não se atrasar. Cuidado com o comportamento! Menino mal comportado não ganha presente de Páscoa.
(OS COELHINHOS SAEM CANTANDO COM AS MUCHILAS NAS COSTAS EM DIREÇÃO A ESCOLA) ENQUANTO ISSO FECHA-SE AS CURTINAS, AO ABRI-LAS OS COELHINHOS ESTÃO CHEGANDO NA ESCOLA E SÃO RECEBIDOS PELO PROFESSOR ALEGREMANTE)
PROFESSOR: Boa tarde crianças! Sentem-se temos algo importante para conversar, hoje.
FLORZINHA: ( LEVANTA-SE E VAI ATÉ A BEIRA DO PALCO) Vocês sabem o que ele quer conversar conosco?
PROFESSOR: Sente-se Vivinho! Bem, como estamos na época da Páscoa vamos falar de profissões. O que vocês pretendem ser quando crescerem?
PEDRINHO: Eu quero ser coelho da Páscoa como meu pai.
JOÃOZINHO: Ah! Eu quero ser como meu bisavô, entregar os presentes das crianças rapidamente.
JOANINHA E FLORZINHA: (FALAM JUNTAS) Eu quero ser doceira como mamãe.
PROFESSOR: ( CHEGANDO PERTO DE VIVINHO QUE ESTÁ CALADO E ENCOLHIDO NA CLASSE) E você Vivinho o que quer ser quando crescer? Com certeza um ótimo coelho de Páscoa também?
VIVINHO: Não! Eu não quero ser coelho da Páscoa... não quero! (FALA COM ÊNFASE)
PROFESSOR: (GAGUEJANDO) Co..mo? Você não quer ser coeee...lho de... (DESMAIA)
(OS ALUNOS SOCORREM O PROFESSOR ENQUANTO ABANAM ELE, UM DELES DIRIGE-SE À PLATÉIA)
FLORZINHA: Vocês viram o que este maluco pensa? Imaginem se não tivesse coelho para entregar os presentes de vocês?Vocês iam ficar sem ovos... chocolates.... presentes...Imaginem que Páscoa triste! ( VOLTA PARA SEU LUGAR)
PROFESSOR: (JÁ REFEITO DO SUSTO) Mas porque você não quer ser coelho da Páscoa também?É tradição da tua família há séculos!
VIVINHO: Ora! Por que é o coelho que tem que distribuir os ovos de Páscoa se nem ovos ele bota? (FALA COM A PLATÉIA) – Vocês não querem ovos de chocolate, presentes nesta Páscoa, não é mesmo?
PROFESSOR: ( ACALMA A PLATÉIA) Calma, crianças! Vou contar uma linda história para vocês, sentem-se e escutem.
Tudo começou há muitos anos atrás quando menino Jesus era uma criança igual a vocês... perto da casa dele havia uma palmeira e nela um ninho de passarinho com três ovinhos. Todos os dias o menino Jesus ficava olhando feliz a avezinha.
Mas... numa bela manhã Jesus acordou ouvindo o passarinho piar aflito. Que seria? Pois é... a malvada raposa roubara os ovos do ninho.
O menino Jesus ficou triste e começou a chorar. Nisso passou um gato. Viu Jesus chorando e perguntou:
- Por que choras Jesus?
- A raposa roubou os ovos do passarinho!
- Miau...miau.. nada posso fazer – e lá se foi.
Abanando a cauda chegou um cachorro:
_ Au...Au...por que choras?
Jesus respondeu:
- Levaram os ovos do passarinho! Ajude-me a encontrá-los?
- Au..Au, que pena!
E foi embora. Então ... aos pulinhos apareceu um coelhinho, parou e perguntou curioso:
- Por que choras meu Jesus?
- Levaram os ovos o passarinho.
O coelho abaixou uma orelha ... pensou e disse:
-N ao chores mais, vou procurar os ovinhos!
E pulando desapareceu à procura da raposa:
- Raposa – disse o coelho – vim buscar os ovos do passarinho que você roubou.
- Ora essa! Meus filhos já comeram. E bateu com a porta na cara do coelho.
O coelho baixou as orelhas triste, mas logo teve uma brilhante ideia. Visitou três passarinhos e pediu um ovinho para cada um. Muito contente voltou à casa de Jesus, arrumou os ovinhos num cestinho e devolveu ao passarinho.
Jesus enxugou as lágrimas e disse:
- Só tu, coelhinho, tiveste pena de mim e do passarinho! Pois de agora em diante, como recompensa, levarás lindos ovos de chocolate às crianças boas e bem comportadas e fará isso todos os anos na época da Páscoa.
Por isso é que o coelho é o animal encarregado de entregar ovos às crianças do mundo inteiro.
(VIRA-SE PARA O COELHINHO E DIZ:)
-Viu que profissão mais bonita... (VIRA-SE PARA A PLATÉIA ) ...entregar ovos de chocolate a todas essa belas crianças?
(CHEGA A BEIRA DO PALCO E DIZ:)
PROFESSOR: Vamos pedir ao coelhinho Vivinho que mude de ideia e entregue os ovos e chocolate para vocês nessa Páscoa?
(ENTÃO INCENTIVA AS CRIANÇAS FAZEREM UM CORO DE VOZ PEDINDO AO COELHO)
- Entrega... entrega...entrega
( O PROFESSOR ACALMA AS CRIANÇAS E DIZ:)
PROFESSOR: Façam silêncio! O Vivinho que falar com vocês.
VIVINHO: Ok! Vocês me convenceram, comportem-se, estudem bastante... faça a parte de vocês, que eu prometo levar belos e gostosos ovos a todos nesta Páscoa. Tchau... até a Páscoa.
(FECHAM AS CORTINAS E OS COELHINHOS TODOS CANTAM BEM ALTO: coelhinho da páscoa que trazes pra mim...)

Não perca tempo, inscreva-se e receba nossas atividades via email.
Digite seu email aqui:  
Para validar esse recurso você receberá em sua caixa de mensagens um email de confirmação. Só após a confirmação você começará a receber nossas atualizações. É importante verificar se a mensagem não foi para caixa da lixeira ou spans! Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Peça de teatro - Jesus Meu Verdadeiro Heroi



Com fantoches ou atores, pode ser montada a história de Babi e Carol.
As duas menininhas combinam de assistir um filme de Super Herói, depois do filme conversam... Carol fala de um Super Herói de verdade, muito humilde, bom, manso... mas que venceu até a morte.

BABI: Carol! Carol!
CAROL: oi, Babi!
BABI: Vai lá em casa hoje assistir a um filme sobre super-herói.
CAROL: Puxa, Babi! Vou sim, obrigada por me convidar. E qual é o nome do filme que vamos assistir?
BABI: Eu ainda não sei, mas o meu pai vai trazer o melhor.
CAROL: Que bom! Vou falar com a minha mãe, e logo estarei lá! Tchau! Já estou indo lá!
(SAEM DE CENA. DEPOISVOLTAM AS DUAS)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Apresentação para o dia da Avó

A Pedidos da Crici


Banquete para a vovó!

Autora: Andreza Melo Menezes

Preparação: No pátio ou área livre será posta uma mesa com uma toalha e decorada com fotos, cartazes, lembrncinhas e etc.

É uma apresentação bem simples, vai precisar das crianças e de um professor ou uma criança que saiba ler para fazer a leitura do texto para fazer a leitura da peça de teatro.

Iniciando:

Professor: Minha avó é uma delícia, sempre que eu estou com fome me dá um prato de uma deliciosa comida.

(Entra uma criança com uma bandeija com doces, se apresenta e sai)

Professor: A vovó quando fica brava fica com cara de mal, mas para recompensar ela me conta belas histórias, me faz cocegas e me põe para dormir.

(Entra duas crianças vestidas com pijamas, uma segura um livro de historinhas e a outra um travesseiro.)

Professor: Nos finais de semana vamos a casa da vovó, ela é muito amorosa, adoro quando ela minha faz uma deliciosa torta.

(Entra duas crianças, a primeira segurando uma torta de chocolate, a segunda com a boca toda lambusada de chocolate)

Professor: Tem dias que não tô legal e sinto falta da minha vozinha, só ela sabe me fazer aquela deliciosa sopinha!

(Entra duas criança com um babador, uma segura uma colher bem grande e a outra uma bandeija de torradas)

Professor: Minha vó me diz para escovar sempre os dentes para não ficar igaula a ela... usando dentaduras... mas que nada... tudo que mais gosto é de doces e rapadura!

(entra duas crianças, uma segurando uma baneija de doces e a segunda escovando os dentes)

Professor: Amo minha mãe, ela é uma perfeição, mas sei que se não fosse meus avós ela não estaria aqui não... Vovó e vovô, vocés moram no meu coração.

(Entra uma criança com um coração bem grande manda beijos para a platéia)

Professor: Antes de dormir junto bem minhas mãozinhas e faço uma oração, mas não sei fazer isso direito seguro a bíblia e encosto no meu coração!

( Entra uma criança segurando a bíblia e fica de joelhos enfrente a platéia, essa não sai e espera as ourtras crianças se colocarem atrás dela para fazer a oração todos juntos)

Professor:

Papai do céu
sei que sou criança e não se pedir direito
Mas te peço paizinho que proteja a minha familia, os meus, meus irmão, meus tios...
E tambem o vovô e a vovó
Que cuidam de mim com muito carinho
Proteja-os e abençoa-os
Dê a eles muita saúde e
diz para eles que eles são meus anjinhos
Te amamos vovô e vovó
Amém!

Após os aplausos os avós serão convidados para um banquete, servido com os pratos que as crianças levaram durante a apresentação.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Peça de Teatro A Economia da Água

Essa peça de teatro eu recebi da professora Monica Braga, ela fez para a sua turma que está desenvolvendo o projeto sobre a economia da água, li todo o texto e achei bem interessante, engraçada até!
Vocês irão gostar!

Título A economia da Água 

Personagens:
Gota Torneira
D.Economia
D.Desperdice
Narrador

Torneira entra e diz:
Torneira: -Ai que saudades da minha amiga gota!!!

Entra Dona Desperdice, abre a torneira e diz:
-Não seja por isso!!

D. torneira:
-Mas cadê a gota??

 D Desperdice:
-Não gosto dela!! Gosto muito mais, de água fora, e por falar nisso Dona Torneira, vamos comigo, pois temos muito o que fazer! Tenho que lavar a calçada,  agora,vou tomar banho(la,la la la la)

D torneira:
-Não faça isso!!estou cansada, quero a gota pra falar com ela.

D Desperdice:
-Não, agora não!! Tenho ainda que escovar meus dentes.
Que tal lavar o carro agora?? Bom, vou deixar você descansar, mas daqui há pouco, vou lavar a calçada. 

Dona torneira diz:
Socorro!! Gota!! Cadê você??

Desperdice para pensa e diz:
-Calma!!vou chamá-la.

Desperdice fecha a torneira e diz: -Aí vem ela.

Gota:
-Oi?? Me chamou?

D.torneira:
-Sim, a senhora Desperdice, quer acabar comigo hoje, não para de lavar coisas!!

Gota:
-Vamos conversar a noite toda hoje?

Torneira:
-Sim , sim!

Narrador: Entra a Dona Economia.

Dona economia:
-Olha vocês duas estão muito erradas. Aliás,vocês três.

Narrador : Desperdice se esconde, Dona economia puxa Desperdício e diz:
-Não é dona desperdício?? Você que é a mais velha deveria dar o exemplo. Você sabia que a água é um elemento essencial a vida e que a água potável, não estará mais disponível infinitamente? Ela é um recurso limitado? Olha vocês três serão responsáveis, pela falta de água em nosso planeta sabia?

Torneira:
-Cruz credo, também não precisa exagerar né??

D economia:
-Você que está exagerando D. Torneira, e se você ficar com essa boquinha bem fechada, vai economizar muito mais! Sabe, vamos fazer um trato!!

As três:
-Trato?

D Economia:
-Sim,trato!
A conta da água vai chegar,e cada real a menos,dividiremos entre vocês ok?

D Torneira:
Opa!! Não está mais aqui quem falou!

D Economia: Vão economizar ou não?

D Desperdice:
-Claro que sim!

Torneira:
-Não está mais aqui quem falou!!

D Desperdice:
É né, então ta bom, fazer o que?

Torneira:
Ok, não abro mais a minha boca, e gota,  não quero mais falar com você anoite toda combinado?? 

Gota:
-Ok,combinado!!

 Um mês depois.....
 Narrador: Entra dona economia sorridente e pergunta:
-Gente, tenho boas notícias, esse mês veio a conta e conseguimos economizar R$ 15,00!!

 Torneira:
-E eu consegui fechar minha boca!

Gota:
- E eu dormi a noite toda, isso foi bom para todos nós, e para nosso Planeta também, não é? Sem contar com o dim dim, que vamos dividir entre nós (risos)

D. Economia:
- Que bom que vocês gostaram, vou estar sempre por aqui,e lembrem-se: economia sempre!!!


 Fim
Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

terça-feira, 10 de abril de 2012

Peça para o dia das mães: A História da Mãe

Narrador:- A mamãe quando era menina também brincava. Brincava de boneca, de casinha, amarelinha, brincadeiras de roda...
Grupo 1:Entra o primeiro grupo de 4 ou 5 crianças, as meninas com vestido, Maria-chiquinha e os meninos de bermuda, boné. Apresentam 2 cantigas de roda.
Ex: Atirei o pau no gatoCiranda Cirandinha
Narrador:- E a mamãe foi crescendo, deixando de ser criança e ficando mocinha. Chegou um dia muito especial, o dia dela debutar e a festa dos seus 15 anos.
Grupo 2:Entra o grupo 2 onde as meninas estão com vestido de festa e os meninos de calça e camisa social. 
Dançam a valsa.
Narrador:- O tempo passa, agora ela já é uma moça, freqüenta bailes e festas ao som da discoteca.
Grupo 3:Crianças com roupas dos anos 80 dançando discoteca.
Narrador:-Paixões da juventude, os namorados.... e então chega um dia especial que é esperado por toda mulher, o dia do seu casamento.
Grupo 4: Uma menina de noiva, um menino de noivo e um de padre.Toca a marcha nupcial. Padre: “Vc aceita se casar com a fulana?”Noivo: “Sim”Padre: “E vc aceita se casar com o fulano?”Noiva: “Sim”Padre: “Eu os declaro marido e mulher. Pode beijar a noiva.”Crianças se beijam e saem ao som da marcha nupcial.
segunda parte
Narrador:- Agora ela é casada, dona-de-casa, profissional, ocupações do dia-a-dia. E eis que surge um ser muito especial. Menino? Menina? Não importa! Esse novo ser vai ser recebido com muito amor e carinho que só ela sabe dar. Menina, moça, mulher e agora Mãe.

Grupo 5:Algumas meninas com roupa de mãe e boneca no colo ao som de “Nana Nenê”, embalando seus filhos.
Narrador:- E esses bebezinhos cresceram mamãe! E estão hoje aqui para homenageá-la. Mãe que sempre está por perto, que faz tudo pelos filhos, que passa noites sem dormir quando eles adoecem.... Essa festa é pra vc, mamãe!!!Todos cantam uma música para as Mães. 

Fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=19817153&tid=2513081829857983440

Peça para Dia das Mães - Sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe


Criança 1- (ela entra e repete a sua fala sempre antes da entrada de cada criança) SEI QUE TENHO UM LUGAR ESPECIAL NO CORAÇÃO DA MAMÃE...

Criança 2- ( Entra com uma cesta de alimentos, avental...)...porque ela se preocupa com a minha alimentação.

Criança-1 SEI QUE TENHO UM LUGAR NO CORAÇÃO DA MAMÃE...

Criança 3- ( entra com roupa de dormir, caixa de remédio, termômetro, colher...) ...porque ela fica muito preocupada e passa horas acordada quando estou doente.

Criança 1- Fala: Sei...

Criança 4- ( entra com marcas de beijos no rosto) ... porque muitas vezes ela demonstra o seu amor e carinho me beijando e abraçando.

Criança 1- Fala seu verso.

Criança 6- (entra e assenta numa cadeira)... porque sempre que faço algo de errado, ela me corrige e, às vezes, fico de castigo.

Criança 1 - Fala...

Criança 7 - (entra com roupão, toalha, sabonete...) ... porque ela está sempre cuidando para que eu esteja sempre limpinho.

Criança 1 - Fala ...

Criança 8 - (entra com boneca, bola ou outro brinquedo)... porque ela separa um tempo para estarmos juntos brincando.

Criança 1 - fala...

Criança 9 - entra com as mãos juntas em sentido de oração)... porque ela nunca se esquece de mim em suas orações.

Criança 1 - Fala...

Criança 10- (entra com uma Bíblia aberta nas mãos)... porque ela se preocupa em dar o melhor para o meu crescimento: os ensinos da Palavra de Deus.Termina todos cantando uma linda música de mãe.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Teatro dia dos Pais


OBRIGADO DEUS, POR NOSSOS PAIS

Personagens

4 meninos representando as quatro raças
6 meninos vestidos como bombeiro, carteiro, lavrador, médico, soldado e pescador
6 meninas vestidas como mulheres
Narrador

Narrador: Deus criou homens de vários tipos e raças

Entrem os meninos representando as várias raças


Índio: sou índio
Negro: sou negro
Asiático: Sou asiático
Branco: Sou branco

Narrador: Deus ordenou ao homens que trabalhassem

Entram os meninos vestidos com roupas características da profissão

Menino 1: Sou lavrador

Menino 2: Sou bombeiro

Menino 3: Sou médico

Menino 4: Sou carteiro

Menino 5: Sou soldado

Menino 6: Sou pescador

Narrador: Deus amou tanto os homens que lhes deu uma ajudadora

Entram as meninas caracterizadas como mulheres e ficam ao lado dos meninos.

Narrador: Agora Deus deu ordens aos pais...

Menino 1: Deus é o único Senhor

Menina 1: Ouçam... o Senhor é o nosso Deus

Os Meninos: O único Deus...

Menino 2: Amarás o teu Deus

Menina 2: De todo coração

Os Meninos: De toda tua alma

As Meninas: De todas as suas forças

Os Meninos: Guarda essas palavras no seu coração

As Meninas: E na tua mente

Menino 3: Ensina os teus filhos

Menina 3: E as tuas filhas

Menino 4: Senta-te e fala que Deus é o único Senhor

As Meninas: Que ele é o nosso Deus.

Narrador: No tempo certo, deus começou a buscar um casal para ser o pai de seu Filho, o seu único Filho amado. Deus buscou um homem muito especial para ser um pai especial. Um homem que:

Menino 1: Amasse a Deus

Menino 2: Obedecesse a Deus.

Menino 3: Orasse a Deus

Menina 4: Conhecesse a palavra de Deus

Menino 5: Os ensinos de Deus

Narrador: Quando Deus achou José, ele parou de buscar um pai para seu Filho. Em José Deus achou:

Menino 1: Um homem direito

Menino 2: Justo

Menino 3: Amável

Menino 4: Compreensivo

Menino 5: Trabalhador

Menino 6: Paciente para ensinar os seus filhos

Menina 1: Ensina-nos

Menina 2: Treina-nos

Menina 3: Corrige-nos

Menina 4: Disciplina-nos

Menina 5: Instrui-nos

Menina 6: Cria-nos nos caminhos do Senhor

Todos: Para que possamos crescer em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens com Jesus.


Autoria de Hazel Collins

Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Peça de Teatro Noite de Natal


Noite de Natal
Alexandra, Assembléia, SP, 2001.


Personagens: José, Maria, 2 pastores, 2 hoteleiros, 3 reis, 3 anjos e narrador.

NARRADOR:
Há muitos anos atrás, em uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, havia uma jovem que se chamava MARIA… jovem obediente à Deus, e que tinha um coração bom e limpinho… e Deus lá do céu, se agradou de Maria, e a escolheu para ser a mãe do menino Jesus (aquele que seria o salvador do mundo)… Um dia, um lindo anjo, enviado por Deus, trouxe uma mensagem para Maria…e o anjo disse assim:
Uma criança (anjo), vestida de branco entra na cena, ergue os braços e os mantém erguidos e fala:
“SALVE AGRACIADA, O SENHOR É CONTIGO: BENDITA ÉS TÚ ENTRE AS MULHERES – NÃO TEMAS!!! PORQUE ACHASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS,… EIS QUE DARÁ A LUZ UM FILHO E POR-LHE-ÁS O NOME DE JESUS, ESTE SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO, E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM…”

NARRADOR:
Mas José, o noivo de Maria ficou muito confuso com aquela situação, afinal de contas eles não eram casados… então como Deus gosta de tudo direitinho, mandou uma mensagem para José também… e o anjo do Senhor apareceu para José em sonho e lhe disse.:
Outra criança, representando José, entra e deita para dormir.

Anjos:
“JOSÉ FILHO DE DAVÍ, NÃO TEMAS RECEBER MARIA TUA MULHER, PORQUE O QUE NELA ESTÁ GERADO É DO ESPÍRITO SANTO, E DARÁ A LUZ UM FILHO E CHAMARÁS O SEU NOME JESUS, …PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS.. ”

NARRADOR:
E José, confiou nas palavras do anjo, pois sabia que ele era enviado por Deus, e José amava a Deus, e confiava nas suas palavras e promessas…..
Passou-se algum tempo…. e agora a barriguinha de Maria já estava grande,… mas eles precisavam viajar para Belém, para alistar-se na cidade onde nasceram, pois esta era a ordem do Rei,… E lá se foram, José, Maria e o menino Jesus ainda dentro da barriguinha de Maria, iniciaram então uma longa viajem… Ao chegarem em Belém, encontraram a cidade completamente cheia de pessoas vindas de todas as partes para alistar-se alí… Maria cansada, e quase para dar a luz…. escorava-se em José, e lá iam os dois à procura de uma quarto ou um lugar onde Maria pudesse descansar um pouco,… mas era inútil a procura,… …tudo lotado, as hospedarias estavam cheias, e todos diziam: “NÃO HÁ LUGAR” quando em uma certa hospedaria alguém falou,…
2 ou 3 meninas representam a hospedaria; podem varrer o chão e tirar o pó de um canto do “palco”.
… TALVEZ TENHAMOS UMA LUGARZINHO AQUI NA ESTREBARIA,… TALVEZ AQUI DÊ PARA VOCÊS DESCANSAREM UM POUCO…… É SÓ O QUE PODEMOS LHES OFERECER…..”

NARRADOR:
E lá foram para estrebaria (lugar onde ficam os animais)… ERA O ÚNICO LUGAR, UMA SIMPLES E HUMILDE ESTREBARIA, e Maria, alí na estrebaria deu a luz, ao menino Jesus, o Salvador do Mundo, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores…
E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de seus rebanhos, quando um anjo lhes apareceu… e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus, o Salvador do mundo, o perfeito filho de Deus… E lá foram os pastores, ao encontro do menino Jesus; que alegria deveriam estar sentindo em seus corações, deixaram para trás o cansaço e saíram apressadamente….
Em um outro lugar, Deus mandava que uma estrela, guiasse também os Reis Magos até Belém, para que encontrassem o menino Jesus e o adorassem… e a estrela obediente ensinou-lhes o caminho…
- Agora sim, estava completa aquela linda noite…. José, Maria, os pastores e os reis magos, ah… sem contar os animaizinhos, todos adoravam ao menino Jesus, deitado em uma simples manjedoura, mas que seria o Salvador do mundo, o Rei dos Reis e Senhor e dos Senhores…

FIM: “JESUS NASCEU, ASSIM SE FEZ A NOITE DE NATAL”


Peça de Teatro Noite dos Pastores


Noite dos Pastores
Autor desconhecido (enviado por Alessandra, Assembléia, SP, 2001).

Tipo: jogral
Personagens: mínimo 5 leitores; T – todos; M – vozes masculinas; F – Vozes femininas
1. Glória a Deus nas alturas
T. Paz na terra, boa vontade para com os homens
2. Era uma multidão dos exércitos celestiais
3. Feitas de anjos cujos vestidos brilhavam mais que o sol
1. Mais que as estrelas bordavam o céu.
4. E muito mais do que milhares de relâmpagos
F. Na noite de Natal o momento do amor maior é
T. Glória a Deus nas altura
3. Por que é Natal Jesus nasceu
1. Mais que as estrelas bordavam o céu.
4. E muito mais do que milhares de relâmpagos
M. Na noite de Natal o momento do amor maior é
T. Glória a Deus nas altura
3. Por que é Natal Jesus nasceu
5. E na vigília da noite, no coração dos pastores
T. Teve início a grande festa
2 e 4. Não uma festa artificial
5. Festas de caros brinquedos e mesas cheias de gulodices
1. Mas uma festa bonita, espiritual
2. Toda enfeitada de luzes, que levam a eternidade
T. Foi assim o primeiro Natal
M. Cheio de simplicidade como a pureza da vida dos pastores.
3. Acostumados com a natureza
4 e 3 Com o verde magnífico dos campos
1 e 5. O nascer e o pôr-do-sol, pintando o céu de alegria
F. Em fios de prata, rosa e dourado.
T. Pelas mãos sábias de Deus
5. Pastores acostumados com a água doce e cristalina que lhes saciava a sede.
2 e 1. E Com o canto mágico dos passarinhos, aos quais aprenderam a amar.
2. Foi uma noite enluarada, como nunca houve igual
4. A noite maravilhosa em que nasce o menino Jesus
T Jesus, o menino Deus, o messias.
1. Ao trabalho e aos encantos da natureza, os pastores estavam bem acostumados
5. Mas o que eles não esperavam, aconteceu naquela noite.
2. A muitos e muitos séculos
4. O que era comum, transformou-se em explendor
1. Os anjos, iluminando os campos, bem alegres anunciaram
T. Nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor.
3. E os nossos amigos, os pastores, nem refeitos estavam da surpresa, quando eles continuaram
T. E achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedouraF. Numa simples manjedoura.
3 e 1. Como era simples também o coração dos pastores
4. Porque o mestre Jesus só pode fazer morada no coração dos pequenos.
2. Dos que não acham importante ter conta no banco carro do ano e prestígio social.
M. Vamos depressa para Belém
1 Disseram os pastores depois que os anjos voltaram para o céu
2. Depressa, pois importa agora louvar o menino Deus
5. O Salvador, o dom que veio dos céus.
M. Depressa amigo, para Belém
1. Porque é lá que se encontra toda a nossa esperança.
5. e 3. Entre maria e josé, o Deus feito criança
T. Foi assim o 1º Natal
2. Ah! Que sejam assim todos os Natais
F. Alegres, puros e simples
3. Mas cheios de presença de Jesus
T. O maior amor, a razão primeira do Natal.
T. cantam “Noite Feliz”.


As crianças cantam “Noite Feliz”
Noite feliz! Noite feliz!
O Senhor, Deus de amor,
pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso bem.
Dorme em paz, ó Jesus.
Dorme em paz, ó Jesus.
Noite de paz! Noite de amor!
Tudo dorme em redor,
entre os astros que espargem a luz,
indicando o Menino Jesus.
Brilha a estrela da paz.
Noite de paz! Noite de amor!
Nas campinas ao pastor,
Lindos anjos mandados por Deus,
Anunciam a nova dos céus;
Nasce o bom Salvador!
Noite de paz! Noite de amor!
Oh, que belo resplendor
Ilumina a o Menino Jesus!
No presépio, do mundo eis a luz,
Sol de eterno fulgor!

Fonte: Atividades Evangélicas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Livro - Bruxa Bruxa Venha a Minha festa

Nossa, não sou mais criança mais com essa historinha eu fico encantada!
Sâo personagens horripilantes e tem um final surpreendente e amigável.
Uma excelente história para contar as crianças e tambem para fazer uma apresentação para o dia das bruxas.
Para baixar: CTRl+C e CTRL+V no seu arquivo do WORLD.

Autor: Arden Druce  
Ilustrador: Pat Ludlow  
Tradutor: Gilda de Aquino
Obs: Para quem gostou comprem o livro, seus filhos não vão se cansar de ver em casa, e pode ter certeza que não assusta.


















Apresentação para dia das Bruxas

1 - Ocasião em que a música foi usada:
R: Festa do Folclore Brasileiro. (Também pode ser usada para o Dia das Bruxas)

2 - Nome da música:
R: A Cuca Te Pega

3 - Nome do CD / Artista que canta a música:
R: CD Sítio do Pica Pau Amarelo - Cássia Eller

4 - Link da música para baixar ou onde encontrá-la:
http://rapidshare.com/files/38206406/2001_Sitio_do_Pica-Pau_Amarelo.rar.html

5 - Descrição detalhada da coreografia:
R: Organizei duas filas, uma de frente para a outra.... e pré selecionei pares que fossem da mesma fila...

As crianças começam a música sentadas no chão com a cabeça baixa entre os joelhos... após a gargalhada, qdo a música começa com as batidas, as crianças erguem a cabeça e começam a bater os pés no ritmo da música.... qdo começa a cantar, as crianças levantam e começam a fazer os movimentos comas mão...

Cuidado com a cuca que a cuca te pega = movimentos com as mãos para frente

E pega daqui = movimento p/ o lado direto
E pega de lá = movimento p/ o lado esquerdo

Sempre batendo o pé forte no chão.. no ritmo.. mesmo de pé...

"A cuca é malvada e se fica irritada
a cuca zangada cuidado com ela
a cuca é matreira e se fica zangada
a cuca é danada cuidado com ela" = as duplas dão os braços viradas p/ lados opostos
e rodopiam no próprio eixo (
..............................................
) mais ou menos como eu tentei com estes parênteses p/ ilustrar e vc entender melhor....rsrs

Nas duas partes instrumentais que tocam no meio da música, tipo um sólo de guitarra...eles trocavam de fila....
mas na última parte, tem uma marcação de bateria bem no finzinho... então eles acompanhavam as batidas com os pés e qdo acabava com a gargalhada eles erguiam os braços mexendo as mãos..

Eu amarrei tiras de metalóide verde e prata neles pois a cuca é uma bruxa jacaré...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Poema para o dia dos avós - Peça de Teatro

Poema para o dia dos avós

Esse poema pode ser usado também como recital, cada criança lê uma estrofe vestida de vovô ou vovó, depois da apresentação as crianças saem do palco e entregam um lembrancinha para os avós.



Ganhei-te, presente divino.
Pra pai de meu pai e meu.
Criaste com tanto afinco
o menino que cresceu
como homem bem formado,
de caráter apurado,
que trouxe-me como filha
Pra esse mundo de Deus...

Em mim, acho que pensavas
quando gerou tantos filhos...
Fartou-me de tios generosos
de braços que revezavam
em balançar meus desejos.

E tuas belas histórias?
Imaginárias e divertidas...
As cantigas inventadas
e a lista de apelidos
me encharcam de saudades
Ah! Meu avô querido...

Como eu definiria
avô tão especial
se o muito que eu escreva
pouco diria de ti?
E eu não sou escritora
Mas se fosse, te garanto:
Minhas obras se inspirariam
em teus cabelos grisalhos.

Autor desconhecido

Créditos: Atividades Evangélicas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Peça de Teatro - Bolo da Mamãe

                                   Bolo da Mamãe                                  

Menino - Hoje é dia das mães, precisamos dar um presente as nossas mães.

Menina - Já sei vamos fazer um bolo

Menino - Um bolo, que bom!

Menina - Vou buscar aquela receita da vovó (sai e volta com um caderno)

Menino - (Lendo) farinha de trigo, açúcar, manteiga ovos fermento e baunilha

Menino - Já vou buscar tudo isso no armazém (sai)

No centro do palco uma tigela. As crianças estão dispostas no palco.

Da direita surge um menino e atrás dele os preparos para o bolo representado por crianças.

Avança a farinha, o menino apresenta a ele a receita.

Farinha - Sou branquinha e peneirada prontinha para o bolo da mãezinha.

Açúcar - Sou toda doçura e junto com a farinha entro na mistura do bolo da mamãezinha.

Manteiga - Sou a manteiga saborosa que deixa a massa gostosa.

Ovos - Somos os ovos bem branquinhos que a galinha botou. Deixou a massa fofinha que a mamãe ira gostar.

Baunilha - Sou filha de uma plantinha que vai dar um gosto especial no bolo da mamãezinha,

Fermento - Se vocês me esquecerem o bolo não crescerá. Ficará duro e feioso e a mamãe não ira gostar.

Todos os preparos vão para a tigela, e o menino e a menina pegam colher de pau batem a massa e preparam o bolo.

Colocam a tigela no forno.

No final da festa surge um bolo (real).

A mamãe chega e o menino e a menina gritam bem alto

- Feliz dia das mães!!!!!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Presentes Especiais para a minha Mamãe - Teatro

PRESENTES ESPECIAIS PARA A MINHA MÃE
Preparativos: Encape cinco caixas de tamanhos diferentes com papel de presentes. Escreva em cada caixa as palavras a seguir: alegria, verdade, cooperação, obediência e amor.

Escolha cinco crianças para participar e distribua entre elas, os textos que deverão decorar para falar. Na hora da apresentação, uma criança de cada vez irá até a frente com a caixa, falará e depositará a caixa na mesa, que deverá estar forrada com uma bonita toalha.

Orientadora: Neste dia especial, sempre é bom ganhar presentes, hoje mamães, as nossas crianças trouxeram presentes especiais para vocês, vamos ver que presentes são esses.( Após esta fala, cada criança entrará e falará.)

Criança 1: Alegria: Alegria para mim é estar sempre com você. Lembre-se que "A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes" Neemias 8.10.

Criança 2- Verdade: Entre eu e você, a verdade sempre existirá, prometo que "o que eu digo é verdade, pois odeio a mentira" Proverbios 8.7.

Criança 3- Cooperação: Prometo sempre ajudar você, pois não posso deixar de fazer o bem e ajudar ao meu próximo, pois "são esses os sacrifícios que agradam a Deus Hebreus 13.16.

Criança 4- Obediência: Obediências é o presente que toda mãe deseja, vou me esforçar para ser um filho obediente, pois na Bíblia aprendi que este é o meu dever Efésios 6.1

Criança 5- Amor: Todos os presentes só têm valor quando existe amor. O meu amor por você é eterno II Corintios 13.8

Encerre cantando uma música.


"De Raquel Cruz - Comunidade Orkut Cantinho da Oração"

Jogral com Quadros Vivos - dia dos mães

JOGRAL COM QUADROS VIVOS♥

Queridas mamães, com esta festa, as crianças desejam valorizá-las e reconhecer todas as coisas que você fez e tem feito por elas, dizendo( todas as crianças do jogral entram em cena e falam o texto a seguir):
Todos- Obrigado, mamãe! Muito obrigado!

(Entra em cena uma das crianças vestidas de mãe com um "barrigão" de grávida e com um "pai" ao lado)

Criança 1- Obrigado pelos nove meses que me guardou com tanto carinho em sua barriga,

Criança 2 - Às vezes sofrendo, sentindo dor...

( Sai o casal, entra o próximo quadro vivo: crianças com um avental, varrendo, tirando pó, esfregando uma fralda, mexendo numa panela, uma maior vestida de mãe ensinando um exercício da escola para uma criança menor, etc.)

Todos- Ufa! Quanto trabalho!

Criança 3- Obrigado pela casa limpinha,

Criança 2- pela roupa lavada,

Criança 1- por tudo isto,

Criança 2 e 3- e muito mais.

Todos- Obrigado, mamãe. Muito obrigado!

(Entra em cena o último quadro vivo: pai e mãe segurando Bíblias, se ajoelham e ficam em silêncio, como se estivessem orando)

Criança 2- Deus sabe das noites e dias em que vocês oram por mim.
Criança 1- Vivam sempre em comunhão com ele e ...

Criança 3 -... assim, aprenderemos com vocês a agradecer...

Todos- com nossas vidas!

Todos cantam uma ou mais músicas de homenagem às mães.

De Raquel Cruz

Peça de Teatro Habilidades da Mamãe

As habilidades da mamãe
Apresentador:

Mamãe é muito habilidosa e faz maravilhas no lar! Agora um grupo vai nos contar as habilidades da mamãe.

Cada criança recita um trova vestida a carater.

(abelhinha)
Que mãozinha habilidosa!
costura, borda, cozinha...
Mamãe é sempre jeitosa,
Uma perfeita abelhinha.


(fada)
Mamãe parece uma fada,
tem varinha de condão.
Nossa casa é arrumada
Com beleza e perfeição.

[cozinheira)
O bolo que mamãe faz
è gostoso, bem fofinho.
Na sua mão cresce mais
E não sobra um pedacinho.

(criança)
A maior habilidade
Que minha mãe tem no lar,
É espalhar felicidade,
Todo dia ao despertar!

Apresentador:
Outro grupo alegre vem agora ao palco para nos contar como é o amor da mamãe.

(4 crianças com figuras de corações pendurados no pescoço)

Reloginho bate, bate:
Tique-taque sem parar.
É o coração da mamãe,
Cheio de amor a pulsar!

Quando não sei a lição,
Ela me ajuda um pouquinho.
Ensina com devoção,
Quer seu filho sabidinho.

Se estou doente ela sofre,
Vela por mim noite inteira.
Depois num beijo adormeço,
Com mamãe à cabeceira.

Seu olhar é meigo e doce
Quando vai me aconselhar.
E se às vezes está zangada.
Não demora a perdoar.
"De Raquel Cruz, Comunidade Orkut Cantinho da Oração"

Peça de Teatro para O dia das Mães - Infantil

A festa da mamãe (Gilda Figueiredo Padilla)
Programa:
1- Quando eu nasci (quadro vivo)
2- Doce mãezinha (poesia)
3- Dorme, nenen... (poesia)
4- Habilidades da mamãe (trovas)
5- O caçula (poesia)
6 - Mamãe brasileira (poesia)
7- Amor da mamãe (trovas)

Apresentador:

Vamos dar início à festinha que preparamos para a mamãe, com o quadro-vivo "QUANDO EU NASCI", pelas alunas _______________ e _________________

CENA

ma menina caracterizada de "mamãe" está sentada, tendo ao colo uma boneca. Olha-a com ternura. Mais ao fundo do palco, outra menina lê o seguinte:

Quando eu nasci, mamãe, você ficou feliz! Há muito que me esperava e preparou um bonito enxoval para me receber: casacos, toucas, sapatinhos ...
__ Será menino ou menina?
Várias vezes ouviu esta pergunta e sempre respondia:
__ "Tanto faz... Quero que meu bebê seja forte e feliz".
Um dia eu cheguei e um mundo de felicidade encheu seu coração. E você, mamãe, sentiu-se a mulher mais feliz deste mundo!
Tantas vezes correu ao meu berço para me olhar com carinho...
Se eu soubesse falar naquele tempo, diria assim:
__ Doce mãezinha, como eu gosto de você!

Apresentador:

Reparem só: que nenen bonito vem chegando! Está de camisola. Parece que saiu do berço agora mesmo e vai recitar "Doce mãezinha".

"De Raquel Cruz, um exemplo a ser seguido.
Sua comunidade no orkut 'Cantinho da Oração"


Doce Mãezinha (poesia)

Doce mãezinha, tão meiga tu és...
Se choro baixinho ou fico risonho,
Meu berço, depressa, vai espiar,
Tua fala macia me faz sossegar.
]
Doce mãezinha do meu coração,
Cuidas de mim com tanto carinho...
Sou pequenino, teus braços, meu ninho.
Quero abraçar-te com muita afeição

Pesquise temas do seu interesse aqui

Seguidores

Este blog está protegido por direitos autorais

É expressamente proibida cópia total ou parcial das atividades artigos e projetos da marca " Meus Trabalhos Pedagógicos ® " e da autora Andreza Melo Menezes.

Google+ Followers

Postagens populares

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...