"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

TEATRO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA






OS ENSINAMENTOS
Texto do: Nísia Análla do Araújo Macodo.
Personagens: Lídia, Gisele, Amor, Família, Lei de Causa e Efeito, Reencarnação (esses ensinamentos poderão ser representados por uma ou mais pessoas), Narrador.
Cenário: uma sala muito bonita, no centro da qual deverá ser montado um enorme livro (pode ser confeccionado tendo como capa placas de isopor), no qual deverá estar escrito bem grande: O EVANGELHO DE JESUS.
Músicas: As músicas sugeridas podem ser substituídas por outras, desde que falem do mesmo tema. No final estarão relacionadas as letras. Se tiver dificuldades em conhecê-las ou substituí-las, o personagem poderá declama-la em forma de poesia ao invés de antar.
...............................................................................................................................
Narrador: (Após cumprimentar as crianças) – Qual de vocês sonha durante a noite? No outro dia vocês se lembram do que sonharam? Comigo também acontece isso, às vezes eu me lembro, outras vezes não. Bem, mas hoje vamos conhecer um sonho de uma amiguinha nossa chamada Lídia, vocês querem?
Certa noite, Lídia teve um lindo sonho. Ela sonhou que estava... Bom, sabe o que eu vou fazer? Vou trazer o sonho da Lídia aqui para vocês verem. Atenção!
(Sai de cena. Neste momento coloca-se uma música suave. Após alguns segundos, entra uma menina observando aquele local, admirada, surpresa! A seguir começa a falar).
Lídia – Que lugar lindo! Onde será que estou? (vê o livro) – Que livro enorme! (lê em voz alta) – O Evangelho de Jesus! Nossa! Será que Jesus mora aqui? Preciso encontrar alguém para me explicar.
(Neste momento entra Gisele, se aproxima de Lídia sem que ela perceba e fala).
Gisele – Oi Lídia, tudo bem?
Lídia – (Assustando-se) – Oi! Quem é você?
Gisele – Meu nome é Gisele.
Lídia – Você me conhece?
Gisele – Sim, eu a conheço e estou muito feliz por você estar aqui.
Lídia – Que lugar é este?
Gisele – Lídia, você está em um centro espírita. Este local é uma sala, onde acontecem as aulas de Evangelização das crianças.
Lídia – Aulas de Evangelização das crianças? E o que vocês estudam nestas aulas?
Gisele – (Mostrando o livro) – Veja este livro.
Lídia – O Evangelho de Jesus! Eu estava exatamente olhando-o quando você chegou.
Gisele – Isso mesmo, o Evangelho de Jesus. Nele estão contidos todos os ensinamentos de Jesus, tudo que ele quer que nós façamos em nossas vidas.
Lídia – Que interessante! Gostaria muito de conhecer este livro para saber o que Jesus quer que eu faça.
Gisele – Sim, é exatamente isso que as crianças aprendem nas aulas de Evangelização. Hoje eu posso mostrar alguns destes ensinamentos, mas depois você precisa estudá-los para entender melhor.
Lídia – Oba gostaria muito de conhecê-los!
Gisele – Está bem. Venha, vou lhe mostrar.
(Neste momento, Gisele irá passando as páginas. Em cada uma estará escrito uma palavra ou frase. De acordo com as mesmas entrará um ou mais personagens e fala ou canta uma música)
Gisele – Vamos ver qual o primeiro ensinamento. (passa a primeira página, deverá estar escrito bem grande: AMOR).
Lídia – (Lendo em voz alta) AMOR.
(Neste momento entra o amor, um ou mais personagens, cantando a música Cor do Amor, no final, ele fala).
Amor – Eu sou o maior ensinamento trazido por Jesus. Ele quer que todos vocês tenham muito amor no coração. (afasta-se ou senta-se no chão)
Lídia – Que lindo! Posso ver outro ensinamento?
Gisele – Claro. (Passa outra página, está escrito Família. Entram os representantes da mesma, poderá ser um pai, uma mãe e um filho e cantam a música Papai e Mamãe).
Família – (Os três) – A família é muito importante. Devemos amar o papai, a mamãe, os irmãos e todas as pessoas de nossa família.
Gisele – Você gosta de sua família Lídia?
Lídia – Muito! Eu gosto muito de minha família.
Gisele – Vamos conhecer outro ensinamento? (passa a próxima página, estará escrito Lei de causa e Efeito).
Lídia – Lei de Causa e Efeito! Que Lei é essa?
(Entra o representante da Lei de Causa e Efeito, trazendo em suas mãos algumas sementes).
Lei – Aqui estou eu! Funciono da seguinte forma: tudo aquilo que vocês fizerem para as outras pessoas vocês receberão de volta. Observe esta semente, é uma semente de laranja, se eu plantá-la vai nascer um pé de quê?
Lídia – Ora, um pé de Laranja.
Lei – (Semente de Abacate ou outra qualquer – adaptar a pergunta e a resposta de acordo com a semente conseguida) – Está é uma semente de abacate, se eu plantá-la, vou colher o quê?
Lídia – (Rindo) – Abacate, ora!
Lei – Pois é assim que eu funciono. Devolvo de volta o que as pessoas plantam. Desta forma quem planta o bem para os outros recebe o bem de volta, mas as pessoas que fazem maldade recebem maldade de volta, entendeu? Portanto, faça somente o bem para colher o bem! Prestem atenção: (Canta a música Isto ou Aquilo).
Gisele – (Passando a página) – veja aqui, como é importante, é graças à sua existência que nós vamos melhorando o nosso espírito. (Está escrito REENCARNAÇÂO)
Lídia – Reencarnação? O que é isso?
(Entra a Reencarnação)
Reencarnação – Preste atenção! Reencarnar é a gente nascer de novo. Nosso espírito não morre. Quando o corpo morre o espírito vai para o Plano espiritual e depois nasce de novo, em um novo corpo, para evoluir sempre. Repita comigo: Nascer, viver, morrer, renascer, progredir sempre, tal é a Lei.
E a morte deixou de existir.
Em seu lugar, nova vida surgiu!
(Após as crianças repetirem a letra, lhes ensina a cantar)
Lídia – Meu Deus! Quantas coisas maravilhosas contém o Evangelho de Jesus.
Gisele – Sim, este é o livro mais importante que existe, e toda criança deve estuda-lo.
Lídia – Mas... Quando eu acordar, como vou estudá-lo?
Gisele – É só você frequentar as aulas de Evangelização do Centro Espírita.  Tudo o que as Evangelizadoras ensinam são lições do evangelho, ensinadas por Jesus!
Lídia – Claro que vou frequentar essas aulas. Não vou faltar nenhuma vez! Quero aprender todos os ensinamentos de Jesus e crescer sendo uma boa menina.
Gisele – Faça isso. Ao acordar lembre-se: você precisa frequentar as aulas de Evangelização. Jesus confia em você.
(Lídia sai de cena. Todos os outros personagens permanecem, sem se movimentarem. O narrador entra e conversa com as crianças).
Narrador – Vocês viram que sonho lindo que Lídia teve? Será que ela se lembrou ao acordar? (espera resposta) – Sim. Assim que acordou, lembrou-se do sonho e correu para pedir à sua mãe para leva-la às aulas de Evangelização.
(Neste momento todos se aproximam mais do centro do palco; Lídia entra e todos falam).
Todos – E vocês também amiguinhos, querem crescer com o amor no coração? Então venham aprender as lições de Jesus, nas aulas de Evangelização.
Esperamos por todos vocês!

A COR DO AMOR
De que cor, de que cor.
Você acha ser, você pensa ser.
O amor, o amor, o amor, o amor
Tem a cor do carinho, como o sol amarelinho
Tem a cor do perdão, e a beleza das mãos
Mãos que abençoam , e se juntam em oração.

ISTO OU AQUILO
Deus nos fez livres para escolher
Isto ou aquilo tens que resolver
Quem planta colhe é causa e efeito
Decida sozinho mas pense direito
Ô ô ô ou isto. Ô ô ô ou aquilo
Quem planta colhe é causa e efeito
Decida sozinho mas pense direito
Ô ô ô ou isto. Ô ô ô ou aquilo

by: PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO NO MATERNAL E JARDIM" dos Grupos do Google.
BULLYING NA ESCOLA? ESTOU FORA!



Cenário: sala de aula
Personagens:
Gabi: aluna nova
Roberta: líder das patricinhas
Fernanda: patricinha
Patrícia: patricinha
Guilherme: menino tímido
Professora
Alunos: figurantes

(mesa do professor, cadeiras enfileiradas, formando uma sala de aula)
Gabi: Uaaau! Que escola maneeeiríssima! Estou animadíssima para arranjar novas amizades!
(Entra a turma fazendo baderna, guerra de bolinhas e aviõezinhos de papel)
Gabi: Uaaau! Essa galera é show! Vou curtir pacas! (cochichando)
(Entra a professora e todos se silenciam)
Professora: Olá, turma!
Todos: Olá, professora!
Professora: Quero que vocês conheçam a Gabriela, a aluna nova da turma! 
Gabi: (levantando-se) Olá para todos, galera! Podem me chamar de Gabi!
Professora: Seja bem-vinda Gabi! 
Gabi: Bigadinha, fessora! (toda sorridente e animada)
Professora: Espero que todos os alunos tratem muito bem a nossa aluna nova. Certo, turma?
Todos: Certo!
Professora: Bem, hoje a aula é sobre verbo! Copiem o dever do quadro!
Gabi: Ai, que lindo! Estou tão feliz com a nova escola! Tantos gatinhos na sala! Aquelas meninas ali devem ser super legais! Vou logo me enturmar com elas!
Gabi: (virando-se para conversar com Roberta, Fernanda e Patrícia) Oi, gente! Qual é o nome de vocês?
Fernanda: Eu sou a Fernanda (com desinteresse)
Patrícia: Sou a Patrícia (com cinismo)
Roberta: E eu sou a Roberta, líder do grupo Bad Girls (intimidando). 
Todas: Hahaha! (todas acham graça)
Gabi: De que vocês estão rindo? Qual a piada? Também quero rir!
Fernanda: A piada é você! (rindo)
Gabi: Eu? Como assim?
Patrícia: É você mesmo! Veja só essas marias-chiquinhas! 
Fernanda: Muito cafona! Hahaha!
Roberta: Que coisa mais infantil! Cresça, garota!
(Gabi fica assustada e se volta para o seu dever toda tristinha)
Gabi: Ai! Meu primeiro dia de aula! Não fiz nenhuma amizade!
(Chega Guilherme e se senta perto dela)
Guilherme: Olá... Gabi! (tímido) Eu... sou... o Guilherme! 
Gabi: Oi... Guilherme! 
(os dois ficam parados um olhando para o outro num maior silêncio)
Guilherme: Tchau!
Gabi: Tchauzinho! Ai, eu preciso fazer alguma coisa para entrar no grupo da Roberta! Já sei! Vou tirar as marias-chiquinhas do meu cabelo! Assim, elas vão me aceitar numa boa no grupo delas! (e tira os acessórios do cabelo)
(Ela retorna sua atenção para as patricinhas)
Gabi: Pronto, gente! Mudei meu visual, vejam! Agora eu posso entrar no grupo de vocês, certo?
Roberta: Olha você pode entrar sim no nosso grupo...
Gabi: Oba!
Roberta: Mas da cintura para baixo!
Fernanda e Patrícia: Hahahaha!
Gabi: Como assim? Não entendi!
Roberta: Caia na real, garota! Veja o seu tamanho?
Fernanda: Baixinha!
Patrícia: Tampinha!
Roberta: Anã!
Todas: Hahahaha!
Patrícia: Você jamais vai entrar no nosso grupo!
Roberta: Calma, Patrícia! Vamos dar uma chance para ela entrar no nosso grupo! (tramando)
Gabi: Mesmo? Aí, gente, Bigada!
Fernanda: Chance?
Patrícia: Essa aí, no nosso grupo? Fala sério, Roberta!
Roberta: Calma, meninas! É o seguinte: você terá que beijar um menino da sala.
Gabi: Beijar?
Patrícia: Não me diga que você nunca beijou um menino?
Gabi: Eu? Não... é... digo... Não assim... 
Fernanda: Assim como?
Gabi: Assim, sem saber quem.
Roberta: Mas você sabe quem é ele! É um gatinho (rindo).
Gabi: Quem?
Roberta: O Guilherme!
Patrícia: O menino BV! Hahaha!
Fernanda: Hahaha!
Gabi: Ai, gente! Eu... não posso fazer isso... 
Roberta: Não tem essa, Gabi! Já vou chamar o Guilherme.
Gabi: Não, espere!
Roberta: Guilherme! Venha aqui, a Gabi quer te fazer uma perguntinha! (o Guilherme se aproxima)
Guilherme: Você que falar comigo, Gabi?
Gabi: É que... eu... não... é.. quer dizer... eu... você sabe!
Guilherme: Como assim?
Gabi: Eu quero que você... e eu... digo.... você.. me ajude a fazer o dever. Você me ajuda?
Guilherme: Claro!
Roberta: Gente, escutem essa! A Gabi e o Guilherme ainda são BVs!
Todos: (gritam) BV! BV! BV! BV!
Professora: Silêncio, turma! 
(a turma se silencia)
Professora: Roberta, Fernanda e Patrícia! Já terminaram de copiar o dever do quadro?
Roberta: Estamos terminando, professora!
(Gabi e Guilherme retornam aos deveres, cada um na sua carteira)
(O sinal toca, todos saem para o intervalo. Gabi e Guilherme preferem permanecer na sala com vergonha de encarar os colegas de sala)
Guilherme: Você não vai para o intervalo?
Gabi: Ah.. não sei.. acho melhor ficar aqui, quieta na minha! E você?
Guilherme: É... eu sempre passo o intervalo em sala de aula mesmo..
Gabi: Sério? Mas por quê?
Guilherme: Ah, você sabe! Eles... os alunos... não gostam de mim... sempre me chamam de BV e outros apelidos...
Gabi: Mas isso não pode continuar assim... Não podemos aceitar que pessoas como a Roberta façam com a gente o que quiser... Tratando a gente mal... humilhando a gente na frente de todos.
Guilherme: Eu sei... mas o que podemos fazer?
Gabi: Podemos contar para a professora... para diretora... chamar os nossos pais!
Guilherme: Isso é pior... vão acabar chamando a gente de puxa-saco... criancinha... filhinho-da-mamãe...
Gabi: Ah... mas essa situação não pode continuar assim...
(toca o sinal) (Chegam Roberta, Fernanda e Patrícia)
Fernanda: Vejam, meninas! Os pombinhos estão se entendendo.
Patrícia: “O amor é lindo”... Hahaha!
Roberta: Huuum... será que vai rolar um beijinho hoje... heim?
Todos: Beija... beija.. beija!
Gabi: Parem, meninas! Eu não vou mais aceitar suas brincadeiras bobas!
Fernanda: Hum! A pombinha ficou brava!
Roberta: O que você vai fazer, sua tampinha? 
Gabi: Farei o que for preciso para acabar com essa humilhação que eu e o Guilherme estamos sofrendo!
Roberta: É mesmo? É o que veremos!
(Roberta tenta agarrar o cabelo de Gabi que, se desvia, e empurra Roberta no chão) (Guilherme sai de cena)
Roberta: Meninas, segurem a Gabi! Hoje ela vai aprender a não se meter comigo!
Todos: Po-rra-da! Po-rra-da! Po-rra-da!
(As meninas seguram a Gabi que vira alvo de Roberta)
Professora: O que que está acontecendo aqui?! Roberta, Fernanda e Patrícia, o que estavam tramando contra a Gabriela! Posso saber?
Roberta: Nada não professora! (as garotas se silenciam)
Professora: Nem precisa dizer mais nada! O Guilherme me chamou para ver tudo o que estavam tramando! Vocês serão suspensas e os seus pais serão chamados para virem ao colégio! Desrespeito ao colega é coisa muito séria!
(As meninas saem)
Professora: Voltem todos para os seus lugares! Vamos retornar à aula!
Gabi: Guilherme, você foi super legal comigo!
Guilherme: Que nada, Gabi! Você é que foi legal comigo, pois me fez criar coragem para tomar essa atitude de chamar a professora para deter Roberta!
Gabi: Nem sei como te agradecer!
Guilherme: Não precisa! Basta sermos amigos, certo?
(Gabi faz sinal que sim e o agradece com um beijo no rosto. Após o beijo, os dois retornam aos seus lugares envergonhados e felizes) 
FIM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer maquetes - Idéias e moldes

 Maquete desdobrável, uma interessante sugestão!



Observem como a tampa da caixa se transformou no céu, toda forrada de azul.



 


Elaboração de maquete 
    Para elaborar uma maquete é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que deseja dar à mesma. Abaixo, dou algumas sugestões que podem ser úteis na hora da escolha:

A base da maquete poderá ser feita com:
1. Folha de isopor;
2.Folha de Eucatex.
3.Tampo de madeira;
4.Tampa de papelão grosso e firme;
5.Folha de papel cartão firme;
6.MDF;
7.Caixa de papelão grande;
8. Caixa de sapato;





Os imóveis ou casas podem ser feitos com vários materiais:

1. Caixas variadas, como de fósforo, sabão em pó, aveia, medicamentos, cosméticos etc. Você precisará pintar as caixas ou cobri-las com papel colorido e em seguida colocar porta, janela, telhado, chaminé etc utilizando papéis coloridos, eva, tintas, pincéis, etc.




 Maquete de prédio construída pelas estudantes de Engenharia da Unipac



2.Desenhados em papel cartão, contornados com caneta Pilot preta, coloridos.
Novamente recomendo que somente utilize este recurso se desenha bem ou então utilize moldes de casas e prédios. 

Veja esta casa feita de papel, utilizando um molde:





Ela é da Casa de Papel




Esta outra casinha é do Banana Craft.

  
3.Recortados de revistas e colados sobre papel firme;

4.EVA (emborrachado) recortar e montar todas as partes:

 Esta casinha é do Ateliê do EVA



5.Cartolina (apenas a fachada). Somente é recomendada se você desenha bem ou vai utilizar moldes. Caso contrário suas casas podem ficar mal feitas e isto empobrecerá o seu trabalho. 

6. Papel corrugado (principalmente para edifícios que podem ter formato redondo. Se você precisa fazer maquete de castelo, com certeza deve utilizar rolos de papelão para fazer as torres, bastando pintar e colocar telhado e janelas:





As ruas e avenidas podem ser:
1.Feitas com areia ou terra colada ao fundo;
2.pintadas com tinta guache preta imitando o asfalto;

 Na imagem acima, os alunos da Escola Santo Agostinho trabalham no Projeto Trânsito Legal, construindo suas maquetes. Observe as estradas bem pintadas de preto e com a sinalização bem feita, em branco.

A turma do 2º Período D, da professora Janaina Dulce, envolveu-se de forma divertida na compreensão dos direitos e dos deveres de cada um no trânsito e, consequentemente, na adoção de atitudes de respeito e responsabilidade no trânsito.

"Uma maquete com ruas, casas, prédios e semáforos foi confeccionada pela turma com sucatas diversas para que pudessem brincar e simular situações do trânsito urbano. Em um passeio pelo estacionamento do Colégio, as crianças também puderam observar a sinalização para veículos e para pedestres, aprender como atravessar uma rua ou como andar em calçadas e também puderam discutir sobre comportamentos adequados no interior do transporte escolar ou no carro do papai ou da mamãe. 

Bem informadas, as crianças passaram a ser agentes mirins de trânsito, multiplicando comportamentos, agindo corretamente e repassando para a família, os amigos e os vizinhos o que aprenderam e vivenciaram."



3.recobertas de grama feita com crepom em tirinhas muito finas;
4.recobertas de grama feita com as tirinhas finas do papel de bala verde;
5.pintadas no fundo com tinta guache verde ou marrom dependendo do tipo de terreno.

Para fazer relevos, montes, montanhas:

1.Argila ainda é uma opção muito boa, podendo ser modelada a vontade, dando a altura e o formato desejado ao terreno. E o pacote de argila custa baratinho, podendo ser comprado em qualquer papelaria ou loja de produtos para artesanato e decoração.

Veja:



  
2.Barro modelado, o que exige certo tempo de secagem;
3.Papel pedra imitando rochas;

 Nas imagens abaixo você pode ter uma idéia de como utilizar o papel pedra para fazer as rochas. O trabalho foi desenvolvido pela EBI.



 O tema da aula  era "O homem que constrói sobre a rocha", um tema bíblico.


4.Massa de Modelagem colorida (se a maquete não é tão grande)

Veja a floresta de massinha da turma 101:

 Esta atividade foi realizada pelos aluninhos do Colégio Pedro II, no RJ. Após um jogo sensorial onde eles tinham que descobrir, usando apenas as mãos, o que tinha dentro do saco e depois, de ouvir a história do livroO SACO de Ivan e Marcello, foi muito interessante observar como os pequeninos gostaram do trabalho com a massinha de modelar. 
O livro relata a surpresa de vários animais ao encontrar um saco no mato. E na massinha eles puderam fazer os personagens da história ou criar outros bichos. Para alguns parecia ser a primeira experiência com o material, mas o desafio foi encarado e o sucesso apareceu estampado no sorriso de cada um.
Muito interessados e concentrados construíram uma floresta...(Texto retirado do Blog da escola)



5.jornal molhado batido em liquidificador, misturado com cola e tingido com guache verde, marrom, cinza, dependendo do que se deseja modelar.

 A imagem acima mostra a utilização da técnica Paperclay para fazer modelagem e diversos objetos. Ela pode tranquilamente ser utilizada para fazer elementos de maquete. É claro que para a maquete não precisaremos utilizar forno, precisando apenas deixar as peças, animais, casas etc. secarem, para podermos pintar.


Os automóveis podem ser:
1.carrinhos de plástico bem pequenos comprados em lojas;




2.confeccionados com sucata (caixas recobertas e desenhadas);


Veja aqui diversos modelos de carros feitos com sucata!

3.Recortados de revistas e colados em cartolina firme;

Temos muitos moldes de carros 

4.Montados com eva;
  
5.Desenhados em cartolina e recortados;
6. Modelados em massinha ou biscuit. Quer aprender a fazer massa de modelar caseira?-






As pessoas:
1.recortadas de revistas (fotos de pessoas reais, o que dá um efeito muito legal à maquete);
2.Bonequinhas e bonequinhos pequenos plásticos;
3.Playmobil;
4.Desenhados em cartolina, coloridos e recortados;

Árvores, animais e plantas:
1. feitos com crepom, palitos de picolé e fósforo, papel de bala franjado verde, tecido verde, recortados de revistas, desenhados em cartolina, modelados com massinha etc.

Você pode utilizar muitos materiais, pode criar a vontade! Palitos de picolé, de churrasco, para fazer postes (pinte-os com guache cinza), barbante ou lã para fazer fiações, desenhar placas de sinalização de trânsito, colar em palitos de dente e espetar, dar nomes engraçados ao comércio, fazer uma feira livre onde os legumes e frutas são modelados com massinha colorida etc.




Vídeo: Sugestão de maquete sobre poluição ambiental:













Maquete Geografia


Maquetes podem ser muito utilizadas em aulas de Geografia. Abaixo tentamos mostrar como construir maquetes a partir de mapas com curvas de nível.

Algo que sempre interessou aos professores de geografia e aos seus alunos é a construção de maquetes em sala de aula.

Uma maquete com detalhes topográficos pode ser construída com certa facilidade a partir das cartas. Os detalhes aparecerão ou não dependendo da escala com que se trabalha. Na Faculdade pedi algumas vezes maquetes amplas e maquetes mais simples. Elas sempre ficaram corretas e bem bonitas. No Caraça (muito antigo e tradicional Internato em Minas Gerais, hoje museu e pousada) existe uma maquete muito interessante confeccionada em lâminas de madeira.

Os passos para a construção da maquete seriam:

- desenhar em folha fina o contorno geral do mapa;

-desenhar no mesmo tipo de folha toda curva de nível de menor altitude

-desenhar em folhas separadas cada uma das curvas de nível mapeadas

-cole cada uma dessas folhas sobre isopor de meio centímetro;

-recorte as curvas do isopor, usando agulha quente

-cole as peças (as curvas), montando o relevo: as curvas de maior altitude sobre as de menor, até o topo das montanhas mais altas;

-passar massa corrida para eliminar os degraus e depois pintar.

- o trabalho pode ser feito em EVA, papelão ou outro material, o essencial é manter a equidistância e o mesma espessura do material para cada curva.

- calcular o exagero vertical como veremos a seguir.

Tento ilustrar abaixo: Crie uma paisagem da sua imaginação, abaixo criei uma colina em curvas de nível e vou fazer uma maquete com ela.






Continua... Para ver todo o processo de construção da maquete em Geografia, entre na página do site Cartografia Escolar AQUI!


 Moldes:



 Atendendo a pedidos, diversos moldes de casas para confecção de maquetes ou lembrancinhas:




















Para visualizar maior, clique na imagem.