"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

1ª Aula:
1ª Atividade: Para iniciar a atividade professor sugerimos que você estimule os estudantes questionando-os sobre: Profissão! Pergunte oralmente quais profissões eles conhecem? Qual profissão eles acham interessantes? Se já pensaram em que irão se profissionalizar? Pergunte ainda em qual área gostariam de atuar (saúde, educação, engenharia...)? E no município, qual profissão está saturada, ou ainda, qual área? Para qual cidade migram as pessoas do município quando não há vagas para trabalho? Na sua família já houve casos desse tipo (mudar de cidade ou estado para ir à busca de trabalho)?

2ª Atividade: Projete as imagens do texto I e texto II através do data show:
Texto I: Os Retirantes (Portinari)
Os Retirantes


Texto II: Retirantes (Portinari)
Retirantes



Após, a projeção o professor deverá entregue para cada estudante o questionário com as seguintes questões:
a)     O que as obras retratam?
b)     Em qual região do país essa situação ocorre? Por quê?
c)     Qual a relação entre as obras e a vida de Portinari?
d)     Quais as semelhanças entre as obras?
e)     Quais as diferenças?
f)      Em sua opinião qual obra foi criada primeiro? Justifique.
2ª Aula:
1ª Atividade:Professor você pode iniciar a aula falando sobre canções... Diga que através delas é retratada a cultura de um povo ou grupo de pessoas e, que elas são utilizadas como forma de expressão do “eu lírico”, mostrando os sentimentos dos seres humanos. Peça que ouçam a canção de Luiz Gonzaga: Asa Branca, disponível no site:  http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c.

2ª Atividade: Entregue a cada estudante uma cópia contendo a letra da música e a obra. Após peça aos alunos que descrevam por escrito:
a)     Qual o tema do texto I e II?
b)     Quais palavras revelam as marcas de autoria do compositor?
c)     Quais trechos ou estrofes da canção estão ligados ao texto II?
d)     Explique o processo de migração explícito no 7º verso?
e)     No 6º verso o que representa a palavra “adeus” naquela situação exposta na música?
f)      Quais as semelhanças entre as obras de Gonzaga e Portinari?

Texto I:Asa Branca
Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertãoX V
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração

Texto II: Retirantes (Portinari)
Retirantes


3ª Aula:
1ª Atividade: Nessa atividade peça aos estudantes que façam a relação entre a imagem e o cordel descrevendo oralmente:
a)     Qual o assunto da obra e do cordel?
b)     Qual estrofe sintetiza situação exposta na obra? Justifique.
Texto I: Criança Morta
Criança Morta


Texto II: A Seca do Ceará (Leandro Gomes de Barros)

Seca as terras as folhas caem,
Morre o gado sai o povo,
O vento varre a campina,
Rebenta a seca de novo;
Cinco, seis mil emigrantes
Flagelados retirantes
Vagam mendigando o pão,
Acabam-se os animais
Ficando limpo os currais
Onde houve a criação.
(...)
Não se vê uma folha verde
Em todo aquele sertão
Não há um ente d’aqueles
Que mostre satisfação
Os touros que nas fazendas
Entravam em lutas tremendas,
Hoje nem vão mais o campo
É um sítio de amarguras
Nem mais nas noites escuras
Lampeja um só pirilampo.
(...)
Tudo ali surdo aos gemidos
Visa o aspectro da morte
Como a nauta em mar estranho
Sem direção e sem Norte
Procura a vida e não vê,
Apenas ouve gemer
O filho ultimando a vida
Vai com seu pranto o banhar
Vendo esposa soluçar
Uma adeus por despedida.
(...)
Vê-se uma mãe cadavérica
Que já não pode falar,
Estreitando o filho ao peito
Sem o poder consolar
Lança-lhe um olhar materno
Soluça implora ao Eterno
Invoca da Virgem o nome
Ela débil triste e louca
Apenas beija-lhe a boca
E ambos morrem de fome.

2ª Atividade: Professor sugerimos nessa atividade que você organize uma pesquisa no Laboratório de Informática, para que os estudantes explorem o site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp, seguindo o roteiro abaixo (dependendo da disponibilidade de computadores, a atividade pode ser individual ou em duplas, ficará a critério do educador):
a)     Selecione no menu: tipo de mídia: Texto;
b)     Categoria: Literatura de Cordel;
c)     Encontrar dois textos que tenham o mesmo diálogo, anotar os títulos e o assunto.

3ª Atividade: Organizar a sala em semicírculo e perguntar aos estudantes como foi a pesquisa, se tiveram facilidade ou não para realizar a atividade? Quais cordéis encontraram? O diálogo entre os textos está implícito ou explícito?

4ª e 5ª Aula:
1ª Atividade: Essa atividade pode ser desenvolvida em duplas. Peça aos estudantes descreverem por escrito a relação entre os três textos. Saliente que seja interligado um texto ao outro, através das analogias. Após, peça que as duplas apresentem oralmente a análise dos textos.  
Texto I: Seca no Nordeste
Seca no Nordeste


Texto II: Fragmentos de Seca histórica gera guerra por água no sertão do Nordeste
Na beira das estradas que conduzem ao sertão, o verde não mais existe. Ao longo das BRs 232 e 110, em Pernambuco, carroças puxadas a jumentos magros tomam conta das margens em busca de água. Nos 100 quilômetros de extensão da PE 360, que liga os municípios sertanejos de Ibimirim e Floresta, há 28 pontilhões sob os quais os córregos corriam fortes. Hoje, estão todos secos. Até mesmo o leito do Riacho do Navio – que ganhou fama na voz do cantor Luiz Gonzaga — esturricou. Na última quinta-feira, bois magros tentavam em vão matar a sede e tudo que encontravam era uma poça de lama escura naquele conhecido afluente do rio Pajeú.

Texto III: Seca (Portinari)
Seca

2ª Atividade: Mantenha as mesmas duplas para realizarem a atividade no Laboratório de Informática. Estruture um roteiro para pesquisa orientada. Sugerimos o site: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/index.htm para iniciar as pesquisas. Organizem nesse roteiro os itens para pesquisa tais como:
a)     Escolher uma obra de Portinari e outra de Luiz Gonzaga que retratem a mesma temática;
b)     Utilize o Power point para organizar os trabalhos em slides;
c)     Organize as obras para apresentação;
d)     Para finalizar as atividades, analise as obras apontando as semelhanças entre elas;

6ª Aula:As atividades serão apresentadas pelas duplas da aula anterior, expondo as reflexões sobre as obras pesquisadas. 
Recursos Complementares
Avaliação

Durante o desenvolvimento das atividades o professor deve observar as habilidades dos estudantes em relacionar o texto verbal e não verbal e, texto não verbal e não verbal. E ainda, sistematizar o diálogo entre os textos através de informações implícitas e explícitas.    








domingo, 16 de março de 2014

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO SOBRE A PÁSCOA - 4 e 5 ANOS

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PÁSCOA
A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bí­blia, no livro chamado “Êxodo” Êxodo significa saí­da, e é exatamente a saí­da dos judeus do Egito que esse livro relata.
Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu iní­cio a uma série de ordens e obras levaram os judeus a um perí­odo de grande sofrimento.
Conta a Bí­blia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o iní­cio de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.
O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz.
Hoje, o domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”.

Interpretando o  texto

1 Onde podemos encontrar a história da origem da Páscoa?

2 Porque o rei Ramnés II, ao  assumir o reinado, determinou diversas ordens e obras que provocaram o sofrimento dos judeus?

3 Quem foi escolhido por Deus para retirar os judeus da situação  em que se encontravam?

4 O que significa Êxodo?

a) CONTINUAÇÃO
b) SAÍDA
c) ENTRDA
d) NDA

5 Que celebração recebe o nome de PESSACH? Justifique.

6 Qual o novo significado dado por Jesus a Páscoa?

7 Em sua opinião as pessoas de hoje comemoram verdadeiramente a Páscoa? Por que?