"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Jogo Pedagógico Pescaria de Letras

Olá pessoal!


Com este jogo você vai trabalhar letras do alfabeto, associação de objeto letra inicial e movimento.

Materiais necessários:


  • Bacia com  água
  • Peixes e letras do alfabeto diversas.


Aprenda a fazer peixinhos com bandejas de frios.


  • Anilina
  • Balde com diversos objetos ( brinquedos,frutas,roupas, etc...)
  • Venda para os olhos


Preparação


  1. Em uma ponta da sala ou quadra coloque a bacia com água e os peixinhos ( coloque anilina para colorir e deixar mais fofinho.)
  • Divida as crianças em dois grupos e peça que cada um  escolha seu  CORREDOR . 
  • Desenhe uma linha de partida depois do balde e uma de chegada na bacia com a água.


Desenvolvimento:


  1. O professor  convidará uma das crianças que de olhos vendados pegará um objeto e entregará para ela que perguntará a todos o nome do objeto e sua letra inicial.
  2. Ao ouvir o nome da letra e o sinal do professor o CORREDOR deverá ir até a bacia, pegar o peixinho com a letra correta e depositar nas mãos do professor que marcará ponto para a equipe.
  3. Vence o aluno que conseguir pegar mais letras


O professor pode, de outro modo, virar os peixinhos para baixo, pedir que um aluno escolha a letra e os corredores tentarão encontrar um objeto com a letra inicial na pilha de brinquedos, roupas, frutas, etc..
Espero que gostem da sugestão

Jogo Educativo com Sucata Meio Ambiente


TOCA DO RATINHO de Santa Marli P. dos Santos. Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo


Estimula:

Motricidade fina, percepção visual e noção de quantidade.

Jogo Educativo com Sucata Meio AmbienteDescrição:

Selecionar uma tampa de caixa grande (+ - 60x40 cm), uma bolinha de gude
pequena, seis potes de iogurte e pintar três de uma cor e três de outra. Fazer um
corte em forma de toca, colar as cores alternadas. Colocar os números de um a seis,
sendo uma cor para os números ímpares e a outra para os pares.
Santa Marli P. dos Santos.
Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo

Possibilidades de exploração:
-Cada criança num determinado tempo tenta colocar a bolinha na toca,
“chutando-a” com os dedos. Cada vez que conseguir, faz os pontos especificados
em cada peça.
PEZINHOS
Sugestões de Atividades Educativas semana do meio ambiente Ideia Criativa:
Você poderá gostar destas outras postagens relacionadas, venha ver:
Feira de Ciências Horta Suspensa e Canterinho de Garrafa Pet

BOLICHE DE LATAS Nylse Helena Silva Cunha: Criar para brincar

Nylse Helena Silva Cunha: Criar para brincar

Estimula:

Sugestões de Jogos Sucata Educação Infantil Coordenação MotoraMotricidade, coordenação motora ampla, coordenação viso-motora, arremesso
ao alvo, controle de força e direção.

Descrição:

Bolas de meia feitas com algumas meias juntas, que são enfiadas no fundo
de uma meia comprida. Para arrematar, torcer e desvirar o cano da perna da meia várias vezes, recobrindo a bola para, posteriormente, costura-la. Latas vazias, do mesmo tamanho, com números colados.

Possibilidades de exploração:
-Empilhar as latas fazendo um castelo.
-Jogar como boliche: cada jogador arremessa três bolas, tentando derrubar
todas as latas.
-Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas.
-Vence o jogo quem tiver feito mais pontos.

PASSA BOLINHA de Nylse Helena Silva Cunha: Criar para brincar

Sugestões de Jogos Sucata Educação Infantil Coordenação MotoraEstimula:

Motricidade, concentração da atenção, coordenação viso-motora.

Descrição:

Três garrafas de plástico transparente; em duas foi retirado o fundo para poderem ser encaixadas umas nas outras. Dentro delas foram colocadas três bolinhas de gude, e no topo das garrafas encaixadas, foi colocado o fundo de uma
delas. As garrafas foram fixadas com durex colorido.

Possibilidades de exploração:

-Sacudir as garrafas de modo que as bolinhas passem pelo gargalo e vão
para o fundo da última garrafa. Contar quanto tempo leva para conseguir passar as
três bolinhas.

Sobre a autora:

 Nylse Helena da Silva Cunha é pedagoga, diretora do Instituto Indianópolis desde 1974, onde fundou a primeira Brinquedoteca Brasileira.
Começou sua carreira na área de  Educação Especial na Sociedade Pestalozzi, trabalhou com o Dr. Stanislau Krinsky e foi coordenadora do setor de Recursos Pedagógicos da APAE – SP, onde criou a Brinquedoteca Terapêutica.
Fundadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas é membro da diretoria da ITLA – International Association of Toy Libraries.
Ministra cursos por todo o território nacional e, como conferencista internacional, já participou de congressos na Suécia, Bélgica, Itália, Canadá, Austrália, Espanha, Suíça, Coréia e África.      
                                                                         
Para comprar os livros visite o site http://www.brinqueduca.com.br/si/site/1501/p


Jogo Pedagógico Número Quantidade e Cores

Jogo Pedagógico Número Quantidade e Cores

Materiais:

Fichas com numerais
Fichas com cores
Garrafas Pet
Bolinhas coloridas
Fita adesiva colorida

Preparação:

Imprima as fichas com os numerais, recorte, cole em papelão e pinte o verso com guache branco
Imprima as fichas com cores, recorte e cole em papelão pintando o verso com guache preto
Envolva parte da garrafa pet com fita adesiva( cada uma com uma cor diferente) ou pinte com tinta acrílica.
Compre bolinhas coloridas ou siga nossas instruções para fazer as sua...

Como fazer bolinhas coloridas?


Como jogar?

Distribua as fichas viradas para baixo em duas colunas ( uma com as cores e outra com os numerais)
Oriente a criança para que escolha uma ficha de cada coluna dizendo o nome da cor e o numeral retirado
Escolhido a cor a criança terá que pegar o número de bolinhas correspondente ao numeral e cor sorteados e colocar dentro do vaso com a mesma cor da ficha.

Este jogo pode ter variações de acordo com a faixa etária.
O professor pode simplesmente pedir que a criança coloque as bolinhas de acordo com a cor na garrafa correspondente

Jogo Pedagógico Quem vai comer o Milho

Este jogo vai auxiliar na construção do número pela criança de forma simples e muito divertida.

Você só vai precisar de:
1 dado, lápis de cor ou tampa de garrafa pet e tabuleiro impresso.

Preparação:

Cada criança escolhe uma das aves ( GALINHA,PERU,PINTINHO,PASSARINHO)
Cada jogo serve para um grupo de 4 crianças.

Como jogar?

Rolar o dado e pintar o número de casas indicado pela quantidade da face superior do dado ou utilizar uma tampinha de garrafa pet
Vence o jogo a criança que conseguir fazer sua ave chegar ao milho primeiro

Abaixo o material para imprimir...

Jogo Pedagógico Quem vai comer o Milho

Jogo Pedagógico Quem vai comer o Milho
Imprima em papel ofício, cole em papelão e plastifique com contact.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Jogo Material Dourado ( Centena-Dezena -Unidade)

Olá colegas!

Vamos trabalhar com material dourado?
Jogo Material Dourado ( Centena-Dezena -Unidade)
Você pode utilizar a princípio apenas as unidades e barras de dezenas e ir dificultando à medida que julgar necessário.

Separe a turma em grupos.
Disponha para cada grupo um número de pratos (5 ou 6)
Dentro de cada prato ofereça um número.
Disponha o material dourado em cada mesa e explique as regras do jogo:
Ao sinal do professor o grupo deverá colocar no prato o número de barras e unidades correspondentes a cada numeral.
O grupo que finalizar a tarefa primeira ganha o ponto e o professor.
O professor dispõe novos numerais nos pratinhos e recomeça.
O grupo que fizer mais pontos ganha a partida

O professor deve dispor os mesmos numerais para os grupos.

Certifique-se de trazer saquinhos com numerais separados 1 saquinho para cada grupo de acordo com o número de rodadas que se pretende realizar.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Jogo Pedagógico Pescaria de Letras

Olá pessoal!


Com este jogo você vai trabalhar letras do alfabeto, associação de objeto letra inicial e movimento.

Materiais necessários:


  • Bacia com  água
  • Peixes e letras do alfabeto diversas.


Aprenda a fazer peixinhos com bandejas de frios.


  • Anilina
  • Balde com diversos objetos ( brinquedos,frutas,roupas, etc...)
  • Venda para os olhos


Preparação


  1. Em uma ponta da sala ou quadra coloque a bacia com água e os peixinhos ( coloque anilina para colorir e deixar mais fofinho.)
  • Divida as crianças em dois grupos e peça que cada um  escolha seu  CORREDOR . 
  • Desenhe uma linha de partida depois do balde e uma de chegada na bacia com a água.


Desenvolvimento:


  1. O professor  convidará uma das crianças que de olhos vendados pegará um objeto e entregará para ela que perguntará a todos o nome do objeto e sua letra inicial.
  2. Ao ouvir o nome da letra e o sinal do professor o CORREDOR deverá ir até a bacia, pegar o peixinho com a letra correta e depositar nas mãos do professor que marcará ponto para a equipe.
  3. Vence o aluno que conseguir pegar mais letras


O professor pode, de outro modo, virar os peixinhos para baixo, pedir que um aluno escolha a letra e os corredores tentarão encontrar um objeto com a letra inicial na pilha de brinquedos, roupas, frutas, etc..
Espero que gostem da sugestão

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Jogo Pedagógico Arco-íris de Numerais

Você vai precisar para este jogo de:


  1. Flash Cards Número e Quantidade Jogo Arco-íris
  2. Duas vasilhas

Como Jogar?

Jogo Pedagógico Arco-íris de Numerais
Disponha os flash cards em duas vasilhas ( uma com os numerais e outra com as quantidades!

Separe as crianças em grupos de quatro ( cada grupo em um espaço)
Oriente-os sobre a forma de juntar as peças
Dê a partida soprando um apito ou com um "JÁ"
Ganha o jogo o grupo que formar os arco-íris primeiro e corretamente
PS: O professor defina, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos quais numerais serão trabalhados

Os Três Jacarezinhos


Três jacarezinhos que saem de casa para viver por conta própria em um pântano, deixando a proteção da mãe.

Sugestões de atividades orais:

Debate sobre semelhanças e diferenças em relação ao conto original dos Três porquinhos.
Comparação entre a atitude da mãe jacaré, que manda os filhos viverem por conta própria, e a das suas  mães.
Debate sobre as diferenças de personalidade entre os três jacarezinhos.
Comparação entre o desfecho do conto Os três porquinhos com o do Os três  jacarezinhos.

Sugestões de atividades escritas

Qual é o Título da historia?
Quais são os personagens?
Nome do Autor;
Números ordinais que aparecem na história?
Tipos de moradias

A Arvore Generosa

Área de conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.
Eixo de aprendizagem:
Leitura, Produção de texto, Oralidade, Análise linguística.
Direitos de aprendizagem:
Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
Estabelecer relação de intertextualidade entre textos.
Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respondendo os turnos de fala.
Pontuar  texto.
Conteúdos abordados:
Leitura, interpretação oral e escrita;
Texto fatiado;
Frases;
Ordenar silaba formando palavras;
Caça palavras;
Ditado;
Produção escrita;
Desenvolvimento das atividades
Grupo, dupla e individual.
Recursos;
Livros do (FNDE  / PNBE);  Sala de tecnologia, Data show;(vídeo )

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

equência didática e a Interdisciplinaridade na Escola

*Sequência Didática é um conjunto de atividades ligadas entre si para ensinar determinado conteúdo, sua duração pode ser de dias ou semanas.
*Interdisciplinaridade é a interação entre dois ou mais eixos curriculares, num processo simples que não precisa necessariamente compartilhar do mesmo objetivo, conteúdo, estratégia e avaliação.


Trabalhar com sequência didática e a interdisciplinaridade na sala de aula auxilia na organização gradual da aquisição do conhecimento, partindo do que os alunos já sabem sobre determinado conteúdo para o que ele poderá dominar.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTO "DONA BARATINHA"






Sugestões de atividades...

1ª SEMANA

SEGUNDA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Identifique a palavra BARATINHA

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Contagem e notação numérica da quantidade de personagens


TERÇA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Ligue as palavras que iniciam com o mesmo som da palavra BARATINHA

NATUREZA E SOCIEDADE
Moradia dos animais

QUARTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Recorte e colagem da letra B

ARTES
Confecção de dedoches

QUINTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Leitura por ajuste da música que a BARATINHA canta

NATUREZA E SOCIEDADE
Características dos animais (pelos e penas)

SEXTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Construção do nome dos animais com alfabeto móvel

ARTES
Confecção de dedoches

2ª SEMANA

SEGUNDA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Construção do nome de alguns personagens

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Pintar a personagem seguindo a indicação numérica das cores

TERÇA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Inicial do nome das personagens e completar as letras que faltam.

NATUREZA E SOCIEDADE
Alimentação dos animais

QUARTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Perceber as semelhanças e diferenças na escrita de alguns personagens (gato, rato, pato)

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Contagem e notação numérica da quantidade de letras do nome das personagens

QUINTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Acróstico com a palavra BARATINHA (atividade coletiva)

ARTES
Confecção de dedoches

SEXTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Entendimento da história : pinte o que o gato fez.

NATUREZA E SOCIEDADE
Como nasce os animais

3ª SEMANA

SEGUNDA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Entendimento da história: desenhe o que o bode foi fazer

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Muito/Pouco
(quantidade de letras no nome das personagens)

TERÇA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Texto enigmático

NATUREZA E SOCIEDADE
Locomoção dos animais

QUARTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Montar a lista de convidados para o casamento

ARTES
Finalização dos dedoches

QUINTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Entendimento da história: Pinte com quem Dona Baratinha casou.

MÚSICA
Cantar a música da história com a voz alta/baixa/ devagar/rápida

SEXTA
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Dramatização da história

Algumas atividades: