"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017


ATIVIDADES PARA CONFECCIONAR ( EDUCAÇÃO ESPECIAL)

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Atividades para confeccionar ( Educação Especial)

ra confeccionar ( Educação Especial)
Atividades Para Todos Jogo em dubla – letra inicial das palavras (desconheço a fonte) ativ-6 ativ-7 Formação de Palavras – Recortar os desenhos iguais e formar a sequência de sílabas dando o nome as palavras. (desconheço a fonte) ativ-8 formação de palavras ativ-9 lenda Iara ativ-10 Fábula – A Raposa e as Uvas SEU LOBATO – As três próximas atividades se referem a música “Seu Lobato”. (não tenho a referencia) ativ 1 ativ 3 ativ 2 BINGO DIFERENTE – Que tal uma adaptação para o jogo do Bingo? Ao invés de usar os números tradicionais do sorteio, use operações com os resultados da cartela. Por exemplo, no sorteio há a operação 3×3, o aluno terá que procurar o 9 em sua cartela. Você pode utilizar as quatro operações matemáticas, cujos resultados preencham todos os números da cartela, ou seja, se a cartela vai até o número 70, faça uma conta que tenha resultado 70 (7×10=). bingo diferente, operações matemáticas, SUDOKU – Fiz essa adaptação do jogo Sudoku para um aluno com dificuldades motoras mas pode ser usado por qualquer aluno. Ele é feito de EVA e cola específica para EVA. Usei cores contrastantes para facilitar o visual. Os números foram digitados e fixados em tampinhas com papel contact transparente. Fiz duas versões: 4X4 e 6X6. Os números que ficam fixados no jogo foram marcados com canetinha. Na internet há vários modelos para copiar as posições dos números. P.S: O tabuleiro 6X6 pode ser usado para outro jogo: “Junta 4“. O jogo é em dupla e consiste em juntar 4 tampinhas na vertical ou na vertical. Distribua 18 tampinhas para cada participante, sendo que essas tampinhas devem ser de cores diferentes (verde e branca, por exemplo). O jogo começa sempre na base do tabuleiro. Ganha quem fizer mais grupos de 4 tampinhas. SUDOKU JUNTA 4 CAM00295 CAM00301 relação numero quantidade Memorex – Revista Picolé de férias, nº 7, Grupo Animação. Memorex Cruzadinha – Revista Picolé de férias, nº 7, Grupo Animação. Caça palavras Caça Palavras – Lápis de Cor, Revista Picolé de férias, nº 7, Grupo Animação. Caça palavras - Lápis de Cor Noções de Multiplicação – Brincando com a Matemática, volume 1; ed. Ciranda Cultural noçções de adição Noção de subtração; Brinque e Divirta-se com Ariel; nº 1, Editora Mafra. Par/Pareamento; Brinque e Divirta-se com Ariel; nº 1, Editora Mafra. Noção de Grandeza, Brinque e Divirta-se com Ariel; nº 1, Editora Mafra. Números até 7; Brinque e Divirta-se com Ariel; nº 1, Editora Mafra. Diferenças entre meninos e meninas. Brincando com a Matemática, volume 1; ed. Ciranda Cultural Quebra Cabeça da Parlenda Corre Cotia – Brincando e Aprendendo; ed Escala Quebra Cabeça da Parlenda O Sapo Não Lava o Pé – Brincando e Aprendendo; ed Escala Quebra cabeça da Parlenda Marcha Soldado – Brincando e Aprendendo – coleção Escala Parlenda Juca Pinduca – Construindo Dia-a-dia; ed Sabida; Claudio R.B. Trajano. Recortar as palavras e/ou versos. Colocar em envelopes individuais. Pedir que a criança monte o texto utilizando estratégias próprias de leitura. Caça palavras – letra F; Brincando e Aprendendo – Ed Escala Caça palavras – Vogal I; Brincando e Aprendendo – Ed Escala Caça palavras – letra L; Brincando e Aprendendo – Ed Escala Caça palavras – letra G; Brincando e Aprendendo – Ed Escala Caça palavras – letra C; Brincando e Aprendendo – Ed Escala Caça palavras com a vogal A – Brincando e Aprendendo – ed Escala Caça Palavras letra B – brincando e Aprendendo; ed Escala Caça palavras – letra J; Brincando e Aprendendo – Ed Escala Caça palavras – letra M; Brincando e Aprendendo – Ed Escala Quantidades de 1 a 7 – Coleção Agrinho: brincando e Aprendendo Raciocínio Lógico – Coleção Agrinho: Brincando e Aprendendo Sequênciação por cores – Coleção Agrinho: Brincando e Aprendendo ÁRVORE GENEALÓGICA – Coleção Agrinho: Brincndo e Aprendendo COLOCAR CADARÇO NO TENIS – Coleção Agrinho: Brincando e Aprendendo caça palavras de Páscoa atiivdades de pascoa 001 atividades de páscoa Páscoa - descubra a frase cruzadinha de páscoa atividades de páscoa Máscara de Coelho – Construíndo o Dia-a-dia, Claudio R. B. Trajano, ed. Sabida. mascara de coelho Coelho da Páscoa de Feltro – Revista Professor Sassa, abril 2012. coelho da pascoa coelho da pascoa Liga-pontos até 23 – Coelho da Páscoa; Brinque e Divirta-se com Ariel; nº 1, Editora Mafra. As próximas atividades fazem parte de uma revistinha de banca intitulada: “A Família Sapo”, da coleção Vivacor, da editora Escala Educacional. São 14 páginas de história e atividades. PAPAI NOEL BOCUDO – Revista Professor Sassa Especial (novembro/2011) GUIRLANDA DE GRAMPOS DE ROUPA – Revista Professor Sassa – Especial de Natal (12/2010) TABULEIRO DA TABUADA – Revista Inclusão; ano 3; nº 5; ed. Alto Astral. SÍMBOLOS NACIONAIS – Fonte: Revista Projetos Escolares – Ensino Fundamental; nº 48; ano 5. PERSONAGENS MALUQUETES: É só seguir as orientações abaixo para fazer um livro divertido com alguns personagens do Folclore. Fonte: Revista Projetos Escolares – Ensino Fundamental, nº 47, ano 5.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Algumas atividades ajudam na integração dos alunos no começo do ano. Retirado do blog http://www.editoralua.com.br/PortalLua/GuiaPratico/Atividade.aspx?id=4&gp=HM Objetivos ★ Sociabilização ★ Integração ★ Propiciar uma volta às aulas tranquila ★ Passar segurança aos alunos Faixa EtáriaCrianças de 1º e 5º ano Materiais No mês de fevereiro, a agitação volta a tomar conta das escolas. Os alunos novos estão ganhando intimidade com o espaço físico do colégio, com os funcionários, professores e colegas de sala. Os alunos antigos já são mais acostumados com os ambientes, mas, assim como os novatos, querem se enturmar e conhecer a nova professora. Por isso as atividades de integração são tão importantes nesse começo de ano. Elas promovem uma aproximação espontânea entre as crianças, passando a segurança que elas precisam e demonstrando afeto e acolhimento. Muitos desses alunos, com idade entre 4 e 6 anos, já freqüentaram escolas antes e estão em uma fase de readaptação, sobretudo porque, certamente, terão que se relacionar com professora e coleguinhas novos. Na primeira semana, os alunos do Colégio Domus Sapientiae são levados a explorar espaços como sala de aula, biblioteca, sala de vídeo, sala de contos etc. “Cada dia da primeira semana a professora escolhe um espaço diferente”, conta Eliane. Dinâmicas de apresentação Essas atividades e brincadeiras são ótimas maneiras de se quebrar o gelo entre os alunos e entre a criança e o professor, conta Eliana, orientadora educacional. Ela propõe algumas opções de dinâmicas, com os alunos do maternal ao pré. Maternal I e II Atividades em sala: ★ Recepção das crianças com fantoches e colocação dos crachás com os seus respectivos nomes ★ Exploração dos instrumentos musicais de percussão e recepção com músicas de “Boas-Vindas” citando o nome de cada um Atividades na quadra: ★ Bolinha de sabão ★ Brincadeiras com bola explorando todo o espaço e os brinquedos da quadra (boliche, dominó gigante, palitos gigante, etc ) Atividades no pátio: ★ Pula- pula ★ Brincadeiras de roda ★ Brincadeira no tanque de areia ★ Exploração dos brinquedos do pátio MÚSICA VOLTA AS AULAS
TRABALHANDO MÚSICA NA SALA DE AULA RETIRADO DO BLOG http://100porcentoaprendizagem.blogspot.com/search/label/MUSICA%20NA%20SALA%20DE%20AULA A apresentação inicial aos alunos da música "xote ecológico", cujo tema é a degradação do meio ambiente, funcionará como um despertador de atenção do aluno para um assunto a ser estudado; por isso sua apresentação antes da matéria propriamente dita é mais eficaz do que posteriormente. Xote ecológico - Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga Não posso respirar Não posso mais nadar A terra está morrendo Não dá mais pra plantar Se plantar não nasce Se nascer não dá Até pinga da boa É difícil de encontrar Cadê a flor que estava aqui Poluição comeu O peixe que é do mar Poluição comeu O verde onde é que está Poluição comeu Nem o Chico Mendes Sobreviveu O tema da música acima é o meio ambiente cuja característica interdisciplinar extrapola os limites de uma única ciência, pois envolve política, economia, história, ecologia e geografia. No que se refere à Geografia, seu objeto de estudo é o espaço humanizado e neste se inclui o meio ambiente impactado pelas organizações sociais. Quanto ao conteúdo sobre meio ambiente e a forma de abordá-lo devem variar de acordo a série a que se destinam. 1) Após a apresentação da música, é possível explorar o entendimento dos alunos sobre a letra da mesma e passar um questionário a eles com posterior esclarecimento de dúvidas. Exemplo: 1) Copie o título da música. 2) Escreva o que é xote? 3) O que é meio ambiente? 4) Qual o significado de ecologia? 5) Complete a tabela abaixo com os possíveis agentes dos problemas apontados na música. PROBLEMAS AGENTES RESPONSÁVEIS Não posso respirar Não posso mais nadar O verde onde é que está Nem o Chico Mendes sobreviveu 6) Quem foi Chico Mendes? 7) Cite alguns problemas que as bebidas alcoólicas (pinga) podem apresentar em seus consumidores. 8) Complete. No Brasil, o álcool é extraído da _____________________________; nos EUA, o álcool é extraído do_____________________________ 9) Quando e em que circunstância o álcool surgiu como combustível de automóveis? 10) Descreva os principais impactos que podem ser provocados pela monocultura voltada à produção de combustíveis (etanol e biodísel). 2)De acordo com a necessidade dos estudantes é importante desenvolver o conhecimento sobre os conceitos e/ou definição de litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera, ciclo hidrológico, a posição central do homem no ecossistema e os efeitos do desmatamento, a saber: a) interrupção do ciclo hidrológico com prejuízos climáticos (chuva); b) erosão do solo; c) assoreamento de rios; d) deslizamento de solo ou terra das vertentes ou encostas dos morros; e) risco de extinção de espécies vegetais; f) migração e morte de animais ao perderem seu hábitat. 3) Agora o professor pode expandir o assunto abrangendo as causas que levaram a sociedade a degradar a natureza. Cabe analisar o aumento dos prejuízos ao ambiente a partir da Revolução Industrial na Inglaterra em 1760, espalhando-se pelos países vizinhos, em outros continentes, intensificando-se depois da Segunda Guerra Mundial e chegando aos países em desenvolvimento como o Brasil. Durante as etapas da Revolução Industrial as inovações tecnológicas provocaram o êxodo rural e a urbanização de muitos países que se industrializaram. Estes se envolveram, inicialmente, com problemas de saúde pública pela ausência de infraestrutura médico-hospitalar, de saneamento e de moradias adequadas. O desmatamento avança para ceder espaço a construção de barragens, a mineradoras e a monoculturas. As indústrias multiplicam-se e aumentam a poluição da atmosfera com fumaça e dos rios com dejetos nocivos aos peixes e outros seres vivos. Efeitos do aquecimento global são sentidos em diferentes partes do planeta. No final do século passado, graças ao movimento ambientalista, a sociedade começa a desenvolver a consciência da importância do desenvolvimento sustentável, um equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental, distribuição de renda e qualidade de vida. MENINA DO CATERETÊ (Chiclete com banana) Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Vou pra Bahia, vou levar você No sol da Bahia a gente deita e rola Sambaê, Sambaê Andar com fé só na terra do axé Sambaê, sambaê Pai Oxalá ta protegendo você, mãe Sambaê, sambaê Chiclete com banana fazendo você mexer Sambaê, sambaê Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Vou pra Campina Grande, eu vou levar você Lá no Spazzio a gente deita e rola Sambaê, Sambaê Vitória da conquista no Mássicas vou te ver Sambaê, Sambaê São Paulo é Sampa no berço da madrugada Sambaê, Sambaê Rio de Janeiro dos encantos do prazer Sambaê, Sambaê Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Vou pra Recife, eu vou levar você Lá no Recife a gente deita e rola Sambaê, Sambaê Lá tem capiba no frevo da frevioca Sambaê, Sambaê Alceu Valença canta prá você, mãe Sambaê, Sambaê Linda Olinda no Batata vou ter ver Sambaê, Sambaê Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Eu vou pra Fortaleza, vou levar você No Siriguela a gente deita e rola Sambaê, sambaê Galera de Ilhéus vai botar pra derreter Sambaê, sambaê Lá em Natal o teu desejo me alucina Sambaê, sambaê Lá em Brasília tô de olho em você Sambaê, sambaê Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê Eu vou pra Minas, vou levar você Menina linda do cateretê Nosso Brasil tem um alto astral Cante comigo esse meu sambaê De bem com a vida eu quero te ver OBJETIVO = conhecer e identificar os estados do Brasil com as suas principais características culturais. TEMAS TRANSVERSAIS = Pluralidade cultural SUGESTÕES DE ATIVIDADES Ø Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema; Ø Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, quais os estados e cidades mencionada na música, quais as características culturais que chamou mais atenção; Ø Atividade com imagem: representar a música, através de um cartão postal de uma das cidades cantada na música. Escreva uma mensagem para um amigo ou familiar falando da beleza desse lugar. (MODELO) (IMAGEM) _______________ _______________ _______________ _______________ _______________ _______________ Parabolicamará Canta: Gilberto Gil Antes mundo era pequeno Porque Terra era grande Hoje mundo é muito grande Porque Terra é pequena Do tamanho da antena parabolicamará Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará Antes longe era distante Perto, só quando dava Quando muito, ali defronte E o horizonte acabava Hoje lá trás dos montes, den de casa, camará Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará De jangada leva uma eternidade De saveiro leva uma encarnação Pela onda luminosa Leva o tempo de um raio Tempo que levava Rosa Pra aprumar o balaio Quando sentia que o balaio ia escorregar Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará Esse tempo nunca passa Não é de ontem nem de hoje Mora no som da cabaça Nem tá preso nem foge No instante que tange o berimbau, meu camará Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará De jangada leva uma eternidade De saveiro leva uma encarnação De avião, o tempo de uma saudade Esse tempo não tem rédea Vem nas asas do vento O momento da tragédia Chico, Ferreira e Bento Só souberam na hora do destino apresentar Ê, volta do mundo, camará Ê-ê, mundo dá volta, camará OBJETIVO = conhecer e identificar a realidade da globalização no qual todos os países do mundo estão inserido e que estão sempre numa dependência política e econômica com os países desenvolvidos, ocasionando resultados negativos a nossa população como: desigualdades sociais, , miséria e fome, desemprego, corrupção, transportes,movimentos sociais, meio ambiente, etc. TEMAS TRANSVERSAIS = Ética e cidadania =Trabalho e consumo = Meio ambiente SUGESTÕES DE ATIVIDADES Ø Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema; Ø Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, por que ela está direcionada para a globalização, quais são os países que levam vantagens e desvantagens, como o homem se relaciona com os pontos positivos e negativos dos empregos e transportes em circulação; Ø Atividade com imagem: representar a música, através de um desenho. Ø Atividade de pesquisa: escolher um tema citado no objetivo e apresentar a turma através de dramatização, debate, jornal falado, mural etc. Miséria - Titãs Miséria é miséria em qualquer canto Riquezas são diferentes Índio, mulato, preto, branco Miséria é miséria em qualquer canto Riquezas são diferentes Miséria é miséria em qualquer canto Filhos, amigos, amantes, parentes Riquezas são diferentes Ninguém sabe falar esperanto Miséria é miséria em qualquer canto Todos sabem usar os dentes Riquezas são diferentes Miséria é miséria em qualquer canto Riquezas são diferentes Miséria é miséria em qualquer canto Fracos, doentes, aflitos, carentes Riquezas são diferentes O Sol não causa mais espanto Miséria é miséria em qualquer canto Cores, raças, castas, crenças Riquezas são diferenças A morte não causa mais espanto O Sol não causa mais espanto A morte não causa mais espanto O Sol não causa mais espanto Miséria é miséria em qualquer canto Riquezas são diferentes Cores, raças, castas, crenças Riquezas são diferenças Índio, mulato, preto, branco Filhos, amigos, amantes, parentes Fracos, doentes, aflitos, carentes Cores, raças, castas, crenças Em qualquer canto miséria Riquezas são miséria Em qualquer canto miséria Riquezas são misérias... TRABALHANDO COM MÚSICA a – No seu ponto de vista o que significa MISÉRIA? b – Quem são os autores da música? c – Por que riquezas são diferentes? d – Por que a morte já não causa mais espanto? e – O que as raças e crenças sofre na miséria? MEU PAÍS Zezé de Camargo e Luciano Aqui não falta sol Aqui não falta chuva A terra faz brotar qualquer semente Se a mão de Deus Protege e molha o nosso chão Por que será que ta faltando pão? Se a natureza nunca reclamou da gente De corte do machado, a foice, o fogo ardente Se nessa terra tudo que se planta dá Que é que há, meu pais? O que é que há? Tem alguém levando lucro Tem alguém colhendo o fruto Sem saber o que plantar Ta faltando consciência Ta sobrando paciência Ta faltando alguém gritar Feito um trem desgovernado Que trabalha ta ferrado Nas mãos de quem só engana Feito mal que não tem cura Estão levando a loucura O país que a gente ama Feito mal que não tem cura Estão levando a loucura O Brasil que a gente ama OBJETIVO = conhecer e identificar a realidade dos países subdesenvolvidos na qual o nosso país esta inserido e que estão sempre numa dependência política e econômica com os países desenvolvidos, ocasionando resultados negativos a nossa população como: desigualdades sociais, trabalho escravo, reforma agrária, miséria e fome, corrupção, movimentos sociais, globalização, etc. TEMAS TRANSVERSAIS = Ética e cidadania =Trabalho e consumo SUGESTÕES DE ATIVIDADES Ø Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema; Ø Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, por que ele diz “meu país”, que outros países podemos ter como exemplos, como o homem é tratado na música etc.; Ø Atividade com imagem: representar a música, através de um desenho. Ø Atividade de pesquisa: escolher um tema citado no objetivo e apresentar a turma através de dramatização, debate, jornal falado, mural etc. Postado por Josandra Rupf 8 comentários

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

GifO PRALER é uma iniciativa do MEC, em consonância com as políticas educacionais de investimento no processo de alfabetização no início da escolarização. Tem como objetivo oferecer um curso de formação continuada para complementar as ações já em desenvolvimento na Seduc e dinamizar o processo educacional relativo à aquisição e aprendizagem da leitura e escrita da língua materna. O programa também busca resgatar e valorizar as experiências e os saberes do professor, assim como promover a reflexão sobre a ação educativa, de forma que ele seja sujeito do processo educacional sob sua responsabilidade. A proposta pedagógica do PRALER privilegia o desenvolvimento da consciência fonológica do sistema da língua (a correspondência fonema-grafema) e a construção de procedimentos mais amplos de leitura, a partir do convívio intenso dos alunos com textos de diversos gêneros. Gif AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 2 – Aluno AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 5 – Aluno AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 4 – Professor Caderno Teoria e Prática 2 AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 1 – Aluno AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 4 – Aluno Caderno Teoria e Prática 1 AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 3 – Professor Caderno Teoria e Prática 3 Caderno Teoria e Prática 4 AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 3 – Aluno AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 1 – Professor AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 5 – Professor AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 2 – Professor Caderno Teoria e Prática 6 Caderno Teoria e Prática 5
Resumo - FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE L.S. VYGOTSKY Gif Interação entre aprendizado e desenvolvimento Para Vygotsky, as concepções so­bre a relação entre os processos de aprendizado e desenvolvimento reduzem-se a três posições teóricas, to­das por ele rejeitadas: 1a - Parte da premissa que o aprendizado segue a trilha do desen­volvimento, pressupondo que o de­senvolvimento é independente do aprendizado. O aprendizado seria um processo externo que se utiliza dos avanços do desenvolvimento mas não o impulsiona nem altera seu curso. O desenvolvimento (ou maturação) é considerado pré-condição para o aprendizado e nunca o resultado dele. Se as funções mentais de uma crian­ça não amadureceram o suficiente para aprender um determinado assun­to, nenhuma instrução se mostrará útil. Piaget seria representante desta linha; 2a - Postula que aprendizagem é desenvolvimento. O desenvolvimen­to é visto como o domínio dos reflexos condicionados. A diferença com ­relação ao primeiro grupo relaciona-se ao tempo. Para os primeiros, o desenvolvimento precede a aprendizagem. Para estes, os dois processos são simultâneos. James representa esta linha; 3a - Tenta superar os extremos das duas primeiras, combinando-as. Para os defensores desta linha (Koffka, gestaltistas), o desenvolvimento se baseia em dois processos diferentes (maturação e aprendizado), porém relacionados e mutuamente depen­dentes, sendo que um influencia o outro. Assim, a maturação (desenvol­vimento do sistema nervoso) torna possível o aprendizado e este estimula a maturação. Assim, ao aprender de­terminada operação, a criança cria estruturas mentais de um certo tipo. independentemente dos materiais e elementos envolvidos. Portanto, o desenvolvimento é sempre um con­junto maior que o aprendizado. Segundo Vygotsky, essa discussão leva a um velho problema pedagógi­co: a relação entre disciplina formal e transferência de aprendizagem. Movimentos pedagógicos tradicionais têm justificado a ênfase em discipli­nas aparentemente irrelevantes para a vida diária (línguas clássicas, por exemplo), por sua influência sobre o desenvolvimento global: se o estudan­te aumenta sua atenção ao estudar gramática latina, aumentaria sua capacidade de focalizar atenção sobre qualquer outra tarefa. O pressuposto é que as capacidades mentais funcionam independentemente do material com que operam. Para o autor, Thorndike e Woodworth desmontaram esse argumento ao demonstrar, por exemplo, que a velocidade de somar números não está relacionada à velocidade de dizer antônimos. Zona de desenvolvimento proximal : uma nova abordagem Vigotsky apresenta uma nova posição com relação às três anteriores. Oaprendizado, diz ele, começa muito antes de as crianças frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado escolar tem uma história pré­via. Por exemplo, antes de aprender aritmética a criança já lidou com no­ções de quantidade, de adição e ou­tras operações, de comparação de tamanhos etc. A diferença é que o aprendizado escolar está voltado para a assimilação de fundamentos do conhecimento científico. Diz o autor: "Aprendizagem e desenvolvimento es­tão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança" (p. 95). O apren­dizado escolar produz algo novo no desenvolvimento da criança, além da pura sistematização. Para esclarecer esse "algo novo", Vygotsky apresenta o conceito de zona de desenvolvi­mento proximal. Para ele, existem dois níveis de desenvolvimento: 1° - nível de desenvolvimento real, que é o resultado ou produto final de ciclos de desenvolvimento já completados. Por exemplo, a idade mental de uma criança medida num teste. Esse nível é dado por aquilo que a criança consegue fazer por si mes­ma, isto é, pela solução independen­te de problemas. Ele caracteriza o desenvolvimento mental retrospecti­vamente. 2° - nível de desenvolvimento proximal, que define as funções que estão em processo de maturação, o estado dinâmico de desenvolvimento: é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de de­senvolvimento potencial. O nível de desenvolvimento proximal é determi­nado através da solução de proble­mas sob a orientação de adultos e em colaboração com companheiros mais capazes (quando o professor inicia a solução e a criança completa, por exemplo). Ele caracteriza o desenvol­vimento mental prospectivamente. Assim, aquilo que é zona de de­senvolvimento proximal hoje será zona de desenvolvimento real amanhã. Ou, em outras palavras, o que a criança faz hoje com assistência, amanhã fará sozinha. O conceito de zona de desenvol­vimento proximal leva a uma reavaliação do papel da imitação no aprendizado. Para Vygotsky, a imita­ção não é um processo meramente mecânico, uma pessoa só consegue imitar aquilo que está no seu nível de desenvolvimento. Por exemplo, se o professor usa material concreto para resolver um problema, a criança entende; caso ele utilize processos ma­temáticos superiores, a criança não compreende a solução, não importa quantas vezes a copie. Uma consequência disso é a mu­dança nas conclusões que podem ser tiradas de testes diagnósticos de de­senvolvimento. A zona de desenvol­vimento real medida pelos testes ori­enta "o aprendizado de ontem", isto é, os estágios já completados, sen­do, portanto, ineficaz para orientar o aprendizado futuro. A zona de desen­volvimento proximal permite propor uma nova fórmula: o bom aprendi­zado é aquele que se adianta ao de­senvolvimento. Assim, para Vygotsky, o aprendizado desperta processos internos de desenvolvimento que são capazes de operar somente quando a criança interage em seu ambiente e em cooperação com seus compa­nheiros, uma vez internalizados, es­ses processos tornam-se aquisições independentes. A grande diferença do homem com o animal é que este último não consegue resolver problemas de for­ma independente, por mais que seja treinado. Resumindo: para Vygotsky, os processos de desenvolvimento não coincidem com os processos de aprendizado. O desenvolvimento pro­gride de forma mais lenta e atrás de aprendizado. O papel do brinquedo no desenvolvimento Para Vygotsky, o brinquedo exer­ce enorme influência na promoção do desenvolvimento infantil, apesar de não ser o aspecto predominante da infância. Para ele, o termo brinquedo refere-se essencialmente ao ato de brincar, à atividade. Embora menci­one modalidades diferentes de brinquedos, como jogos esportivos, seu foco é o estudo dos jogos de papéis ou brincadeiras de faz-de-conta (ma­mãe e filhinha, por exemplo), típicas de crianças que aprendem a falar e, portanto, já são capazes de represen­tar simbolicamente e envolver-se em situações imaginárias. A característi­ca definidora do brinquedo, por ex­celência, é a situação imaginária. A imaginação é uma função da consciência que surge da ação. É ati­vidade consciente, um modo de fun­cionamento psicológico especifica­mente humano, não presente na consciência da criança muito peque­na (com menos de três anos) e inexistente nos animais. A criança muito pequena quer a satisfação ime­diata de seus desejos. Ela não con­segue agir de forma independente daquilo que vê, há uma fusão entre o que é visto e seu significado, um exemplo é a seguinte situação: "Tâ­nia está sentada. Pede-se à criança que repita a frase: Tânia está de pé. Ela mudará a frase para: Tânia está sentada". É na idade pré-escolar que ocorre a diferenciação entre o campo de sig­nificado e o campo de visão. O pen­samento passa, de regido pelos objetos externos, a regido pelas idéias. A criança começa a utilizar materiais para representar a realidade ausen­te. Por exemplo, um cabo de vassou­ra representa um cavalo. Diz o autor: "A criança vê um objeto, mas age de maneira diferente daquilo que vê. Assim, é alcançada uma condição em que a criança começa a agir indepen­dentemente daquilo que ela vê" (p. 110). Mas essa transformação -separar o pensamento (significado da palavra) do objeto - não se realiza de uma só vez. O objeto torna-se o pivô da separação entre o pensamento e o objeto real. Então, para imaginar um cavalo, a criança usa um "cava­lo" de pau. Vygotsky situa o começo da imaginação humana na idade de três anos. O brinquedo é uma forma de satis­fazer os desejos não realizáveis da cri­ança, de suprir a necessidade que ela tem de agir em relação mundo adulto, extrapolando o universo dos objetos a que ela tem acesso. É através do brin­quedo que ela pode dirigir um carro ou preparar uma refeição, por exem­plo. A brincadeira é uma forma de re­solver um impasse: a necessidade de ação da criança, com gratificação ime­diata versus a impossibilidade de executar essas ações na vida real e lidar com desejos que só podem ser satisfeitos no futuro. Essa contradição é explorada e resolvida temporariamen­te através do brinquedo. Projetando-se nas atividades adul­tas de sua cultura, a criança procura ser coerente com os papéis assumi­dos e seguir as regras de comporta­mento adequadas à situação represen­tada. Por exemplo, ao imaginar-se como mãe de sua boneca, a menina faz questão de obedecer as regras do comportamento maternal. Ensaia, as­sim, seus futuros papéis e valores. Nesse processo, a imitação também ganha destaque: imitar os mais velhos gera desenvolvimento intelectual e do pensamento abstrato. O esforço de manter a fidelidade ao que observa faz com a criança atue num nível mais avançado ao habitual para sua idade. "No brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade" (p. 117), diz Vygotsky. Assim, ao atuar no mun­do imaginário, seguindo suas regras, cria-se uma zona de desenvolvimento proximal, pois há o impulso em direção a conceitos e processos em de­senvolvimento. O prazer não é a característica que define o brinquedo. Ele preenche uma necessidade da criança. Para Vygotsky, o mais importante no jogo de papéis de que as crianças participam é induzi-las a adquirir regras de comportamento. Toda situação ima­ginária contém regras de comporta­mento, assim como todo jogo de re­gras contém uma situação imaginá­ria. No brinquedo a criança tem que ter autocontrole, tem que agir contra o impulso imediato, uma vez que deve seguir as regras. Satisfazer as regras torna-se um desejo para a criança e é esse o atributo essencial do brin­quedo. Para Vygotsky, o brinquedo é o mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar. "A criança desenvolve-se, essencialmente, através da atividade de brinquedo" (p. 117), diz ele. E mais adiante: "Na idade escolar, o brinque­do não desaparece mas permeia a atitude em relação à realidade" (p. 118). A instrução e o aprendizado na escola também estão avançados em relação ao desenvolvimento cognitivo. Tanto o brinquedo quanto a instrução escolar criam uma zona de desenvolvimento proximal. A pré-história da linguagem escrita A conquista da linguagem é um marco no desenvolvimento do ho­mem. Ela possibilita, dentre outras coisas, que o homem planeje a solu­ção para um problema antes de sua execução. O domínio da linguagem oral promove mudanças profundas, pois permite à criança organizar seu modo de agir e pensar e formas mais complexas de se relacionar com o mundo. A aquisição da linguagem escrita representa um novo salto no desen­volvimento da pessoa e provoca uma mudança radical das características psicointelectuais da criança. Para Vygotsky, esse complexo sistema de signos que é a linguagem escrita for­nece um novo instrumento de pen­samento à criança, permite outra for­ma de acesso ao patrimônio cultural da humanidade (contido nos livros e outros tipos de textos) e promove novas formas de relacionamento com as outras pessoas e com o conheci­mento. O aprendizado da escrita - pro­duto cultural construído ao longo da história da humanidade - é um pro­cesso bastante complexo e começa muito antes de o professor colocar um lápis na mão da criança pela pri­meira vez. Vigotsky critica o ensino da escrita apenas como habilidade motora. Diz ele: "Ensina-se a criança a desenhar letras e a construir pala­vras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de tal forma a mecânica de ler o que está escrito que acaba-se obscurecendo a linguagem escrita como tal" (p. 119). A linguagem escrita é diferente da falada, pois exige um "treinamento artificial" que requer esforços e atenção enormes por parte do aluno e do professor. Então há o perigo de rele­gar-se a linguagem escrita viva a um segundo plano, com ênfase na técni­ca (como aprender a tocar piano). A escrita é um sistema de repre­sentação simbólica da realidade bas­tante sofisticado. O processo de de­senvolvimento da linguagem escrita pode parecer desconexo e confuso mas possui uma linha histórica unificada que conduz às formas su­periores da linguagem escrita. Isso significa que: num primeiro momento, a lin­guagem escrita constitui um simbolismo de segunda ordem, ou seja, um sistema de signos que designam os sons e as pa­lavras da linguagem falada; a linguagem falada constitui um sistema de símbolos de primei­ra ordem, isto é, signos de en­tidades reais e suas relações; gradualmente há uma reversão a um estágio de primeira or­dem: a língua falada desapa­rece como elo intermediário e a linguagem escrita adquire um caráter de simbolismo direto, passando a ser percebida da mesma maneira que a lingua­gem falada. Vygotsky aponta uma continuida­de entre as diversas representações simbólicas da realidade que a crian­ça realiza: gestos, desenhos, brinque­dos. Estas atividades, como formas de representação simbólica, contribu­em para o processo de aquisição da linguagem escrita. A história do desenvolvimento da linguagem escrita na criança começa com o apareci­mento do gesto como "signo visual inicial que contém a futura escrita da criança como uma semente contém um futuro carvalho" (p. 121). Os sig­nos são a fixação de gestos. Para Vygotsky, há uma íntima relação en­tre a representação por gestos e a representação pelos primeiros rabiscos e desenhos das crianças. O brinquedo, ao exercer uma fun­ção simbólica, também está ligado à linguagem escrita. O brinquedo sim­bólico é uma espécie de "fala" através de gestos que dá significado aos objetos usados para brincar. Por exemplo: um livro designa uma casa, um lápis significa uma pessoa. A criança só começa a desenhar quando a linguagem falada já alcan­çou grande progresso. A esse respei­to, Vygotsky diz: "O desenho é uma linguagem gráfica que surge tendo por base a linguagem verbal" (p. 127), sen­do considerado, portanto, um estágio preliminar no desenvolvimento da lin­guagem escrita. Para Vygotsky (citan­do Hetzer), a fala é a representação simbólica primária, base de todos os demais sistemas de signos. Na idade escolar, a criança apresenta uma ten­dência de passar de uma escrita pictográfica (baseada na representa­ção simplificada dos objetos da reali­dade) para uma escrita ideográfica (representações através de sinais simbó­licos abstratos). Gradualmente as cri­anças substituem traços indiferen­ciados por rabiscos simbolizadores, substituídos, por sua vez, por peque­nas figuras e desenhos e, finalmente, pelos signos. Para chegar a isso, a cri­ança precisa descobrir que, além de coisas, pode-se desenhar a fala. O de­senvolvimento da linguagem escrita se dá pelo deslocamento do desenho de coisas para o desenho de palavras. As­sim, o brinquedo de faz-de-conta, o desenho e a escrita são momentos di­ferentes de um processo unificado de desenvolvimento da linguagem escri­ta. Desenhar e brincar são, portanto, estágios preparatórios ao desenvolvi­mento da linguagem escrita. A partir dessas descobertas, Vygotsky chega a três conclusões de caráter prático: 1ª - seria natural transferir o ensi­no da escrita para a pré-escola, pois as crianças mais no­vas já são capazes de desco­brir a função simbólica da es­crita; 2ª - a escrita deve ter significado para as crianças, a necessida­de de aprender a escrever deve ser despertada e vista como necessária e relevante para a vida: "Só então poderemos estar certos de que ela se de­senvolverá não como hábito de mãos e dedos, mas como uma forma nova e complexa de lin­guagem" (p. 133); 3ª - há necessidade de a escrita ser ensinada naturalmente: os aspectos motores devem ser acoplados ao brinquedo e o escrever deve ser "cultivado" ao invés de "imposto". A criança deve ver a escrita como mo­mento natural de seu desenvol­vimento e não como treina­mento imposto de fora para dentro: "o que se deve fazer é ensinar às crianças a lingua­gem escrita, e não apenas a escrita das letras" (p. 134), diz Vygotsky. Gif Retirado do site Professor Efetivo Postado por Andrea Perez Leinat às 12:42 Nenhum comentário: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar com o Pinterest Marcadores: Livros para download Resumo - APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO: UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO Vygotsky - Marta Kohl De Oliveira Gif Palavras-chave: mediação, internalização, intrapessoal, maturacionista, ZPD – Zona de desenvolvimento proximal A professora Marta Kohl de Oliveira, neste livro, ressalta importantes pontos na teoria de Vygotsky: - “o homem biológico transforma-se em social por meio de um processo de internalização de atividades, comportamentos e signos culturalmente desenvolvidos” - a obra de Vygotsky é apenas um esboço de um projeto; - um grande problema na área da educação no Brasil é a tentativa de se estabelecer uma proposta pedagógica única, baseada numa idéia de escolha da melhor teoria, principalmente nos confrontos entre as teorias de Vygotsky e Piaget. E a autora considera, ainda, que estes autores nos trazem uma enorme contribuição, destacando que a melhor forma de atuação será a de compreender o melhor possível cada abordagem para que haja um real aprimoramento da reflexão sobre o objeto a ser estudado. Vivemos hoje um momento em que as ciências em geral, e as ciências humanas em particular, tendem a buscar áreas de intersecção, formas de integrar o conhecimento acumulado, de modo a alcançar uma compreensão mais completa de seus objetos. A interdisciplinaridade e a abordagem qualitativa têm, pois, forte apelo para o pensamento contemporâneo. Do mesmo modo, a idéia do ser humano como imerso num contexto histórico e a ênfase em seus processos de transformação também são proposições muito importantes no ideário contemporâneo. A discussão do pensamento Vygotsky na área da educação e da psicologia nos remete a uma reflexão sobre as relações entre este autor e Piaget. No Brasil, Piaget tem sido a referência teórica básica nessas áreas e a penetração das ideias de Vygotsky sugere, inevitavelmente, um confronto entre as teorias dos dois autores. Eles nasceram no mesmo ano de 189), mas Vygotsky teve uma vida muito mais curta: Piaget faleceu quase cinqüenta anos depois de Vygotsky. Vygotsky chegou a ler e discutir, em seus textos, os dois primeiros trabalhos de Piaget (A linguagem e o pensamento da criança, de 1923, e O raciocínio na criança, de 1924). Piaget, por outro lado, só foi tomar conhecimento da obra de Vygotsky aproximadamente 25 anos depois de sua morte, tendo escrito o texto “Comentários sobre as observações críticas de Vygotsky”, como apêndice à edição norte-americana de 1962 do livro Pensamento e linguagem, de Vygotsky. Vygotsky foi o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir em que as funções psicológicas são um produto da atividade cerebral, explicando a transformação dos processos psicológicos elementares em processos complexos dentro da história. Ele enfatizava o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. A questão central de sua obra é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, por meio de um processo denominado mediação. As concepções de Vygotsky sobre o processo de formação de conceitos remetem às relações entre pensamento e linguagem, à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos, ao processo de internalização e ao papel da escola na transmissão de conhecimento, que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana. O autor propõe uma visão de formação das funções psíquicas superiores como internalização mediada pela cultura. Suas concepções sobre o funcionamento do cérebro humano colocam que (...) “o cérebro é a base biológica, e suas peculiaridades definem limites e possibilidades para o desenvolvimento humano.” Essas concepções fundamentam sua idéia de que as funções psicológicas superiores (por ex. linguagem, memória) são construídas ao longo da história social do homem em sua relação com o mundo. Assim, as funções psicológicas superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais e dependem de processos de aprendizagem. Atenção A ideia central para a compreensão das concepções de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico é a ideia de mediação: enquanto sujeito do conhecimento, o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe. Portanto, ele enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, assim como no construtivismo, mas pela mediação feita por outros sujeitos. O outro social pode apresentar-se por meio de objetos, da organização do ambiente, do mundo cultural que rodeia o indivíduo. A linguagem, sistema simbólico dos grupos humanos, representa um salto qualitativo na evolução da espécie. É ela que fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas. Sendo assim, sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas. A culturafornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real. Ela dá o local de negociações no qual seus membros estão em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significações. O processo de internalização é fundamental para o desenvolvimento do funcionamento psicológico humano. A internalização envolve uma atividade externa que deve ser modificada para tornar-se uma atividade interna - é interpessoal e se torna intrapessoal. Vygotsky usa o termo função mental para se referir aos processos de pensamento: memória, percepção e atenção; sustenta que o pensamento tem origem na motivação, no interesse, na necessidade, no impulso, no afeto e na emoção. A interação social e o instrumento lingüístico são decisivos para a zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Para J. Piaget, dentro da reflexão construtivista, desenvolvimento e aprendizagem se interrelacionam, sendo a aprendizagem a alavanca do desenvolvimento. A perspectiva piagetiana é considerada maturacionista, no sentido de que ela preza o desenvolvimento das funções biológicas – que é o desenvolvimento - como base para os avanços na aprendizagem. Já na chamada perspectiva sócio-interacionista, sócio-cultural ou sócio-histórica, abordada por L. Vygotsky, a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem está atrelada ao fato de o ser humano viver em um meio social, sendo este a alavanca para estes dois processos. Os processos caminham juntos, ainda que não em paralelo. Existem, pelo menos, dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um, o nívelreal, já adquirido ou formado, que determina o que a criança é capaz de fazer por si própria, e o outro, potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa. Essa interação e sua relação com a imbricação entre os processos de ensino e aprendizagem podem ser melhor compreendidos quando nos remetemos ao conceito de ZDP. Para Vygotsky (1996), Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é a distância entre o nível de desenvolvimento real, ou seja, determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, e o nível de desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um parceiro mais experiente. São as aprendizagens que ocorrem na ZDP que fazem com que a criança se desenvolva ainda mais, ou seja, desenvolvimento com aprendizagem na ZDP leva a mais desenvolvimento. Por isto dizemos que, para Vygotsky, tais processos são indissociáveis. A aprendizagem interage com o desenvolvimento, produzindo abertura nas zonas (distância entre aquilo que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto; potencialidade para aprender, que não é a mesma para todas as pessoas; distância entre os níveis de desenvolvimento real e potencial) nos quais as interações sociais são o centro, estando então, ambos os processos - aprendizagem e desenvolvimento - interrelacionados; assim, um conceito novo que se pretenda trabalhar, como por exemplo, em matemática, requer sempre um grau de experiência anterior para a criança. O desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de internalização da interação social com materiais fornecidos pela cultura, sendo que o processo se constrói de fora para dentro. Para Vygotsky, a atividade do sujeito refere-se ao domínio dos instrumentos de mediação, inclusive sua transformação por uma atividade mental. Para ele, o sujeito não é apenas ativo, mas interativo, porque forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própria consciência. Trata-se de um processo que caminha do plano social - relações interpessoais - para o plano individual interno - relações intrapessoais. Portanto, a escolaé o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo de ensino-aprendizagem. O professor tem o papel explícito de interferir neste processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente cultural. É o papel do docente, portanto, que provoca avanços dos alunos e isto se torna possível com a interferência do educador na zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Vemos ainda como fator relevante para a educação, decorrente das interpretações das teorias de Vygotsky, a importância da atuação dos outros membros do grupo social na mediação entre a cultura e o indivíduo, pois uma intervenção deliberada desses membros da cultura, nessa perspectiva, é essencial no processo de desenvolvimento. Isso nos mostra os processos pedagógicos como intencionais, deliberados, sendo o objeto dessa intervenção a construção de conceitos. O aluno não é somente o sujeito da aprendizagem; ele é aquele que aprende, junto ao outro, o que o seu grupo social produz, como por exemplo: valores, linguagem e o próprio conhecimento. A formação de conceitos espontâneosou cotidianos, desenvolvidos no decorrer das interações sociais, diferencia-se dos conceitos científicos adquiridos pelo ensino, parte de um sistema organizado de conhecimentos. A aprendizagem é fundamental ao desenvolvimento dos processos internos na interação com outras pessoas. Ao observar a zona proximal, o educador pode orientar o aprendizado no sentido de adiantar o desenvolvimento potencial de uma criança, tornando-o real. Nesse processo, o ensino deve passar do grupo para o indivíduo. Em outras palavras, o ambiente influenciaria a internalização das atividades cognitivas no indivíduo, de modo que o aprendizado gere o desenvolvimento. Portanto, o desenvolvimento mental só pode realizar-se por intermédio do aprendizado. “O desenvolvimento (...) quando se refere à constituição dos Processos Psicológicos Superiores, poderia ser descrito como a apropriação progressiva de novos instrumentos de mediação ou como o domínio de formas mais avançadas de iguais instrumentos (...) (Esse domínio) implica reorganizações psicológicas que indicariam, precisamente, progressos no desenvolvimento psicológico. Progressos que (...) não significam a substituição de funções psicológicas por outras mais avançadas, mas, por uma espécie de integração dialética, as funções psicológicas mais avançadas reorganizam o funcionamento psicológico global variando fundamentalmente as inter-relações funcionais entre os diversos processos psicológicos.” O Biológico e o cultural: os desdobramentos do pensamento de Vygotsky. A professora Marta Kohl de Oliveira aborda neste capítulo, três aspectos fundamentais: - o funcionamento cerebral como suporte biológico do funcionamento psicológico; - a influência da cultura no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos; - a atividade do homem no mundo, inserida num sistema de relações sociais, como o principal foco de interesse dos estudos em psicologia. Um dos pilares do pensamento de Vygotsky é a idéia de que as funções mentais superiores são construídas ao longo da história social do homem, a história social objetiva tem um papel essencial no desenvolvimento psicológico que não pode ser buscado em propriedades naturais do sistema nervoso, ou seja, o cérebro é um sistema aberto em constante interação com o meio, este meio será capaz de transformar suas estruturas e mecanismos de funcionamento, podendo se adaptar a diferentes necessidades e servindo a diversas funções estabelecidas na história do homem. Luria (um de seus colaboradores) aprofunda em sua obra a questão da estrutura básica do cérebro em três unidades: a unidade para regulação da atividade cerebral e do estado de vigília; a unidade para recebimento, análise e armazenamento de informações; a unidade para programação, regulação e controle da atividade. Atividade psicológica é para Luria um sistema complexo que envolve a operação simultânea de três unidades funcionais: percepção visual; a análise da síntese da informação recebida pelo sistema visual; os movimentos dos olhos pelas várias partes do objeto a ser percebido. Outro aspecto importante refere-se à organização cerebral, cuja idéia é a de que a estrutura dos processos mentais e relações entre os vários sistemas funcionais transformam-se ao longo do desenvolvimento individual. Outro importante colaborador de Vygotsky foi Alexei Leontiev, para quem as atividades humanas são formas de relação do homem com o mundo, dirigidas por motivos, por fins a serem alcançados, ou seja, o homem orienta-se por objetivos, planeja suas ações agindo de forma intencional. Leontiev distingue a estrutura da atividade humana em três níveis de funcionamento: a atividade propriamente dita, as ações e as operações. Gif Retirado do site Professor Efetivo Postado por Andrea Perez Leinat às 12:30 Nenhum comentário: Enviar por e-mail BlogThis! 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Na área de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, estes cadernos foram preparados de modo a contemplar as esferas discursivas contidas nos documentos de Orientações Curriculares e Proposição de Aprendizagem para o Ensino Fundamental – Língua Brasileira de Sinais, organizado por especialistas da área da surdez e coordenado pela Diretoria de Orientação Técnica – Educação Especial. No Eixo Natureza e Sociedade buscou-se a articulação entre os componentes curriculares de Ciências Naturais, Geografia e História, abrangendo tanto os aspectos naturais (físicos – biológicos), como também os sociais / culturais (construídos nas relações entre as pessoas e das pessoas com o mundo). O objetivo é de subsidiar e complementar as ações realizadas pelos professores do Ensino Fundamental I. Gif de estrela Gif de estrela Gif de estrela Língua Portuguesa – Matemática – 1º ao 9º ano http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalS MESP/cadernos Libras – 1º ao 5º ano (os arquivos estarão entre as páginas 3 e 5) http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Search#/Parameter/libras Natureza e Sociedade – 1º ao 5º ano (clique na guia arquivos) http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Search#/Parameter/natureza Gif de estrela Gif de estrela Gif de estrela Retirado do site SME Postado por Andrea Perez Leinat às 07:08 Nenhum comentário: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar com o Pinterest Marcadores: Livros para download MEC disponibiliza material de apoio para professores do ciclo de ALFABETIZAÇÃO Gif O PRALER é uma iniciativa do MEC, em consonância com as políticas educacionais de investimento no processo de alfabetização no início da escolarização. Tem como objetivo oferecer um curso de formação continuada para complementar as ações já em desenvolvimento na Seduc e dinamizar o processo educacional relativo à aquisição e aprendizagem da leitura e escrita da língua materna. O programa também busca resgatar e valorizar as experiências e os saberes do professor, assim como promover a reflexão sobre a ação educativa, de forma que ele seja sujeito do processo educacional sob sua responsabilidade. A proposta pedagógica do PRALER privilegia o desenvolvimento da consciência fonológica do sistema da língua (a correspondência fonema-grafema) e a construção de procedimentos mais amplos de leitura, a partir do convívio intenso dos alunos com textos de diversos gêneros. Gif AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 2 – Aluno AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 5 – Aluno AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 4 – Professor Caderno Teoria e Prática 2 AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 1 – Aluno AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 4 – Aluno Caderno Teoria e Prática 1 AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 3 – Professor Caderno Teoria e Prática 3 Caderno Teoria e Prática 4 AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 3 – Aluno AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 1 – Professor AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 5 – Professor AAA – Atividades de apoio à aprendizagem 2 – Professor Caderno Teoria e Prática 6 Caderno Teoria e Prática 5 Gif Retirado do site do MEC Postado por Andrea Perez Leinat às 06:50 Nenhum comentário: Enviar por e-mail BlogThis! 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G.; BORDAS, M. A.; DIAZ, F (Org.). Educação Inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 354 p., 2009. Gif "ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" PIMENTEL, S. C. (Org.). Estudantes com deficiência no ensino superior: construindo caminhos para desconstrução de barreiras. Cruz das Almas-Ba: NUPI/PROGRAD/UFRB, 2013. Gif "TECNOLOGIA ASSISTIVA" COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS/SDH/PR. Tecnologia Assistiva. Brasília: CAT/SDH/PR, 138 p., 2009. Gif "TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: APROPRIAÇÃO, DEMANDAS E PERSPECTIVAS" GALVÃO FILHO, T. A. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 346 p., 2009. Gif "TECNOLOGÍA ASISTIVA EN ENTORNO INFORMÁTICO: RECURSOS PARA LA AUTONOMÍA E INCLUSIÓN SOCIOINFORMÁTICA DE LA PERSONA CON DISCAPACIDAD" GALVÃO FILHO, T. A.; DAMASCENO, L. L. Tecnología Asistiva en entorno informático: recursos para la autonomía e inclusión socioinformática de la persona con discapacidad. Madrid: Real Patronato sobre Discapacidad - Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, 2008. Gif "TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ESCOLAS: RECURSOS BÁSICOS DE ACESSIBILIDADE SÓCIO-DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA" Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL (Org.). Tecnologia Assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência. São Paulo: ITS BRASIL, 62 p., 2008. Gif “INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA” GALVÃO FILHO, T. A.; HAZARD, D.; REZENDE, A. L. A. Inclusão digital e social de pessoas com deficiência. Brasília: UNESCO, 72 p., 2007. Gif “AMBIENTES COMPUTACIONAIS E TELEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS COM ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL” GALVÃO FILHO, T. A. Ambientes computacionais e telemáticos no desenvolvimento de projetos pedagógicos com alunos com paralisia cerebral. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 178 p., 2004. Gif "A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: ALGUNS NOVOS INTERROGANTES E DESAFIOS" GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. In: Revista da FACED - Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013. Gif "TECNOLOGIA ASSISTIVA E SALAS DE RECURSOS: ANÁLISE CRÍTICA DE UM MODELO" MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. Tecnologia Assistiva e salas de recursos: análise crítica de um modelo. In: GALVÃO FILHO, T. A. (Org.); MIRANDA, T. G. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, p. 247-266, 2012. Gif "A TECNOLOGIA ASSISTIVA: DE QUE SE TRATA?" GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009. Gif "TECNOLOGIA ASSISTIVA E PARADIGMAS EDUCACIONAIS: PERCEPÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES" MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva e paradigmas educacionais: percepção e prática dos professores. Anais da 34ª Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação. Natal: ANPEd, 2011. Gif "A TECNOLOGIA ASSISTIVA EM AMBIENTE COMPUTACIONAL E TELEMÁTICO PARA A AUTONOMIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA" DAMASCENO, L. L.; GALVÃO FILHO, T. A. As novas tecnologias e a Tecnologia Assistiva: utilizando os recursos de acessibilidade na educação especial. Fortaleza, Anais do III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial, MEC, 2002. Gif "AS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA E NO MUNDO ATUAL: FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS?" GALVÃO FILHO, T. As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de inclusão social do aluno com necessidades especiais? In: Anais do III Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial, Fortaleza, MEC, 2002. Gif "TECNOLOGIA ASSISTIVA: FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS" GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica, p. 65-92, 2012. Gif "FAVORECENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS POR MEIO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA" GALVÃO FILHO, T. Favorecendo práticas pedagógicas inclusivas por meio da Tecnologia Assistiva. In: NUNES, L. R. O. P.; PELOSI, M. B.; WALTER, C. C. F. (orgs.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, p. 71-82, 2011. Gif "TECNOLOGIA ASSISTIVA: FAVORECENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS" GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: favorecendo práticas pedagógicas inclusivas. Publicado na Revista PROFISSÃO MESTRE, Curitiba: Humana Editorial, ano 12, nº 133, p. 14, outubro/2010. Gif “ENTREVISTA” Publicada na Revista Conhecimento, São Paulo: Instituto de Tecnologia Social - ITS Brasil, ano 1, n. 1 e 2, p. 34-37, março/2007, ISSN 1981-9560. Gif “TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA” GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva e inclusão social da pessoa com deficiência. Publicado na Revista AREDE - Tecnologia para a Inclusão Social, São Paulo: Momento Editorial, nº 53, nov./2009. Gif “O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE COMPUTACIONAL E TELEMÁTICO COM ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL” GALVÃO FILHO, T. A. O desenvolvimento de projetos pedagógicos em ambiente computacional e telemático com alunos com paralisia cerebral. Anais da 28ª Reunião Anual da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu-Minas Gerais: ANPEd, 2005. Gif
Atividades Permanentes - ATIVIDADE COM O NOME ATIVIDADE COM O NOME: “CHAMADA” O desenvolvimento de um trabalho sistemático e frequente com o nome próprio representa importante estratégia didática na alfabetização. O nome próprio traz uma carga emocional maior do que outras palavras, que muitas vezes não têm significado para o aluno. O nome próprio é um modelo de escrita estável (palavra estável é aquela que o aluno tem certeza de que se retirarmos uma letra, trocá-la de posição, invertê-la, deixa de ter o mesmo significado). O TRABALHO COM OS NOMES DOS ALUNOS “CHAMADA” TEM COMO FINALIDADES: Ø Propor aos alunos uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre a língua escrita por se tratar de uma palavra estável. Ø Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a leitura e escrita do seu nome e dos colegas de classe em contextos reais informando-lhes sobre as letras: a quantidade, a posição e a ordem delas no nome. Ø Desafiar os alunos a lerem os próprios nomes e os dos colegas acionando estratégias de antecipação, o que possibilita descobrir o que está escrito. Ø Fazer com que os alunos reflitam sobre as letras e seus sons comparando nomes parecidos, reconhecendo as letras iniciais e finais dos nomes e permitindo o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras. DESENVOLVER ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, COMO: Ø Disponibilizar a cada aluno o crachá com a escrita do seu nome (letra de forma de um lado e cursiva do outro). Ensinar aos alunos onde termina e onde começa a escrita do nome, destacando o som da letra inicial, final... Ø Fazer a chamada dos alunos utilizando material escrito como apoio (no caso, os crachás dos alunos). O encaminhamento pode e deve variar: Exemplo: Você lê e mostra os crachás procurando destacar alguma informação sobre a escrita dos nomes. Você mostra o crachá e desafia a turma (ou um aluno) a ler o nome nele registrado (dê dicas que destaquem elementos da escrita dos nomes e/ou forneça informações sobre a mesma). Ø Pedir que os alunos escrevam o nome no caderno ou em outro material, de acordo com o planejamento. O encaminhamento pode variar: sem consulta, ou seja, conforme as suas hipóteses, com consulta ao colega (favorecendo a troca de ideias), com consulta a algum material. Ao perceber que algum aluno fez o registro do nome de forma incorreta, pegar o crachá e desafiá-lo a compreender que para escrever o seu nome ele precisa de determinadas letras que são organizadas de uma única forma. Ø Escrever os nomes dos alunos no quadro construindo uma LISTA (se preferir esta lista pode ser escrita no quadro com antecedência). desafiar os alunos a identificarem alguns nomes na lista (contar as letras, verificar se há repetição de letras, identificar nomes que começam com a mesma letra, procurar nomes que possuam a mesma quantidade de letras). entregar letras soltas para que os alunos possam reconstruir alguns dos nomes da lista; pode ser os nomes dos alunos que faltaram, os nomes começados ou terminados com determinada letra escolhida pelo professor (ditar os nomes). fazer a revisão coletiva tendo o cuidado de refletir com os alunos, como por exemplo: que F de Fátima tem o mesmo som de F de Felipe, que letras iguais podem ter sons diferentes, como C de Carla e C de Cíntia etc. As atividades acima relacionadas não serão realizadas num único momento. Escolher apenas uma para cada vez. Ø Entregar aos alunos a lista mimeografada, estimulando a realização de antecipações sobre o conteúdo da lista, assim: temos aí uma lista; será lista de quê? Alguém já descobriu o seu nome? Descobriu o nome de algum colega? Vamos ver quem consegue encontrar onde está escrito o nome do(a)... etc. Propor as seguintes atividades utilizando a lista de nomes: Leitura coletiva e apontada dos nomes escrito observando se há repetição de letras no próprio nome e pintá-las Marcar os nomes que começam com a mesma letra ou a mesma sílaba. Cobrir com lápis de cor os nomes iniciados com a letra C (aproveite para explorar os nomes encontrados: quantidade de letras, letra inicial, final, nomes e sons dessas letras). Pintar os nomes que possuem uma quantidade determinada de letras, como por exemplo: pintar os nomes que têm 4 letras. Marcar os nomes que terminam com a letra A Riscar os nomes que terminam com a letra I e circular os nomes que terminam com a letra O. Perguntar: São nomes de meninas ou de meninos? Identificar os nomes que têm mais letras e os que têm menos letras. Identificar a letra que mais aparece ao final dos nomes dos alunos da turma. As atividades acima relacionadas não serão realizadas num único momento. Escolher apenas uma para cada vez. Ø Organizar com a turma um mural com o alfabeto dos nomes dos alunos. Durante a atividade, chamar a atenção para a letra inicial de cada nome e o seu respectivo som. Pode-se também chamar atenção para a sílaba inicial dos nomes. Ø ENCONTRE O SEU NOME: Organizar as carteiras da sala de aula enfileiradas. Separar os crachás da turma de acordo com os nomes os alunos de cada fileira, colocando-os em caixas. Colocar uma caixa na primeira carteira de cada fileira. A um sinal, dado pelo professor, o primeiro aluno da fileira pegará o seu nome e passará a caixa para o aluno de trás, e assim sucessivamente até chegar ao último aluno da fileira. Os alunos de cada fileira, juntos, deverão organizar os crachás em ordem alfabética, afixando-os no quadro de pregas. Essa atividade será orientada pelo professor com a participação de toda a turma. Durante a atividade, o professor deverá fazer as intervenções necessárias, pois nem todos os alunos conseguirão identificar corretamente o seu próprio nome. Caso isso aconteça, pergunte: - O seu nome começa com essa letra? - Onde está o começo deste nome? - Que letra é esta? - O seu nome é ALINE. ALINE começa com a letra A. Esse nome que você pegou tem a letra A? Essa letra (aponte para a 1ª letra do crachá) é a letra A? - Vamos procurar qual o nome que começa com a letra A? - Se necessário, continue fazendo as intervenções, até que o aluno consiga encontrar o seu nome. Ø Elaborar fichas com os nomes dos alunos. Cada aluno receberá o seu nome e deverá recortar as letras, misturá-las sobre a carteira e, em seguida, recompor o nome, colando no caderno ou em outro material. Orientar os alunos a dobrar os crachás marcando cada letra (o professor deverá observar cada aluno e fazer as intervenções necessárias; se for o caso, mostrar o nome do aluno para que ele faça a revisão e as alterações antes de colar no caderno). Ø Entregar aos alunos fichas com os seus nomes, eles deverão recortar as sílabas que compõem os seus respectivos nomes, misturá-las sobre a carteira e recompor os nomes, colando no caderno ou em outro material. Se for necessário, mostrar o nome do aluno para que ele faça a revisão e as alterações necessárias antes de colar no caderno. Orientar os alunos a falarem seus respectivos nomes, pausadamente, contando cada sílaba pronunciada. Todos deverão dobrar seus crachás, de acordo com o número de sílabas (o professor deverá observar cada aluno e fazer as intervenções necessárias). Os alunos deverão cortar e misturar as sílabas reorganizando-as, formando o seu nome e colando-o no caderno ou em outro material. O professor deverá registrar no quadro, com a participação dos alunos, os nomes que têm sílabas iguais destacando-as. Após destacar as sílabas, chamar atenção para as letras necessárias à escrita das mesmas. Ø Preparar um cartaz com a escrita da música A CANOA VIROU. Apresentar o texto desafiando os alunos a anteciparem o conteúdo escrito no cartaz. Explicar para os alunos sobre a atividade a ser realizada. Desenhar no chão uma grande canoa, pode ser com giz. Conforme a música vai sendo cantada, o professor mostra um crachá e os alunos leem este nome e o dono dele entra na canoa. Para esta atividade, escolher alguns nomes que possibilitem reflexões sobre o sistema de escrita alfabético. Ø Preparar fichas com a escrita dos nomes dos alunos faltando a 1ª letra ou a 1ª sílaba: Organizar os alunos em roda. Espalhar as fichas e desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo das fichas questionando-os: o que está escrito nestas fichas? Mas será que aqui está escrito o nome da Juliana? Para ser o nome dela, o que está faltando? Entregar a cada aluno a ficha correspondente ao seu nome. O que fazer para ser o seu nome? O professor deve estar atento às dificuldades dos alunos, fazendo as intervenções necessárias. Talvez seja preciso ensinar o traçado da letra a alguns alunos; esteja atento. Ø Preparar fichas com os nomes dos alunos, tendo o cuidado de não escrevê-los com letras de tamanho pequeno: Organizar os alunos dispostos em roda. Espalhar as fichas no centro da roda e desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo escrito nelas. Solicitar que cada aluno pegue a ficha em que está escrito o seu nome. Colocar um quadro de pregas no centro da roda e orientar os alunos a organizarem os seus nomes em ordem alfabética. Indagar: Como podemos fazer isto? Organizar esses nomes tendo o cuidado de refletir, junto com os alunos, sobre as letras iniciais dos nomes. Solicitar que os alunos registrem o seu nome no caderno ou em outro material, destacando com lápis de cor a letra inicial. Ø Leitura do nome do colega: Colocar numa caixa (de tato) os nomes dos alunos. Explicar para os alunos como será o desenvolvimento da atividade. Passar a caixa de mão em mão e solicitar que cada aluno pegue uma ficha, tente ler o que está escrito nela. Pedir que cada aluno leia o nome em voz alta. Se houver dificuldade para identificar o nome escrito, o professor deve fazer as intervenções necessárias ajudando o aluno a realizar a atividade. Pedir que os alunos registrem no caderno o seu nome e o nome do colega (o nome tirado da caixa). Ø Ditado: Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes. Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? etc.) Ditar três nomes da lista. O aluno deverá encontrá-los na lista que tem em mãos e circulá-lo. A seguir, escrever o nome no quadro e orientar os alunos para a revisão. Para que essa atividade seja possível a todos os alunos, é importante fornecer algumas dicas, como: o nome começa com a letra L; termina com a letra A; tem 5 letras; começa com a sílaba LU; o nome é LUCIA. Ø Fazendo a chamada: Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes. Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? etc.) Pedir aos alunos para dizerem os nomes dos ausentes, procurarem esses nomes e circular. Registrar estes nomes no quadro e refletir com alunos sobre a escrita deles. Ø Escrita espelhada: Escrever os nomes dos alunos em fichas de plástico transparente (usar caneta para retroprojetor). Organizar os alunos dispostos em roda e espalhar estas fichas no centro (viradas). Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta ficha (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Tem algo estranho nesses nomes? Quando mudamos as letras de posição o nome continua o mesmo? etc.) Desvirar as fichas e questionar os alunos sobre o que perceberam. Entregar a cada aluno a fichas com o seu nome e solicitar que o registre em seu caderno. Ø Nomes partidos: Preparar envelopes feitos com folhas de revistas ou outro material reaproveitado. Colocar fichas com as sílabas que compõem os nomes dos alunos dentro dos envelopes. Entregar a cada aluno o envelope com as fichas do seu nome. Solicitar que abram o envelope e descubram o que está escrito nas fichas. Pedir que cada um forme o seu nome, chamando atenção para a sílaba inicial. Desafiar os alunos a retirarem a ficha que tem a sílaba final e verem o que aconteceu. Escrever um dos nomes no quadro e destacar a sílaba inicial. Propor que os alunos falem outras duas palavras que têm esta mesma sílaba no início. Pedir que colem no caderno as sílabas formando o nome. Destacar a sílaba inicial com lápis de cor e escrever ao lado o número que representa a quantidade de sílabas que compõem o nome. Ø Chamada pela sílaba inicial: Preparar fichas com as sílabas iniciais dos nomes dos alunos e colocá-las num “saquinho”. Combinar com os alunos como será a chamada – feita pela sílaba inicial dos nomes, assim: Sortear uma sílaba, mostrar e ler. O aluno cujo nome inicia com esta sílaba deverá ficar de pé. As sílabas vão sendo colocadas num quadro de pregas. Ø Pedir que os alunos registrem no caderno a 1ª sílaba dos seus nomes e desenhem ao lado um objeto cujo nome inicie com a mesma letra. Apresentamos aqui apenas algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas no momento da “chamada”. Cabe ao professor fazer as adaptações necessárias de acordo com a sua turma. Se os alunos já consolidaram a escrita do 1º nome, o professor poderá planejar atividades para esse momento diário da aula ensinando a escrita do nome completo. Retirado do Blogger PROALFA Postado por Andrea Perez Leinat às 13:16 Nenhum comentário: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar com o Pinterest Marcadores: Sugestão de Atividades Permanentes Sequência Didática - As cores de Mateus O Livro base para a Sequencia chama as Cores de Matheus Conto de: Marisa Lópes Soria Ilustrações de: Kataryna Rogowicz As cores de mateus SEGUNDA- feira Linguagem oral - Iniciar a contar a História: As Cores de Mateus em capítulos, cada dia uma página. Artes Visuais : Explorar a cor vermelha, colar bolinhas de crepom em uma fruta, ou coração. Nomear objetos de cor vermelha, na sala, nas roupas, nos brinquedos. 3ª FEIRA Linguagem oral - Continuar a história Natureza e Sociedade: Explorar a cor verde.Observar o ambiente, e a diversidade de folhas. Coletar folhas e na sala decorar o tronco de uma árvore Artes Visuais :Elaborar uma árvore coletiva e expor na sala, conversar sobre outono (folhas) TERÇA- FEIRA Matemática: fazer a contagem das folhas Linguagem oral - Continuar a história Artes Visuais : Explorar a cor azul. Pintar uma Folha com guache e associar a observação do céu, que nem sempre está totalmente azul. Ver diariamente a diversidade de cores do céu. QUINTA-FEIRA Linguagem oral - Mais uma página da história Artes Visuais : Explorar a cor Amarela. Música: Meu pintinho amarelinho. Ilustrar o pintinho e colar bolinhas de crepom SEXTA- FEIRA Movimento: Brincar com as cores, todos sentado no tapete , distribuir tarjetas com cores diversas, no momento em que a fada chamar, só correm as crianças com a cor verde. Ir até um devido espaço, tocar na árvore e voltar sentar. Matemática: Seriação das cores com peças de lego ou blocos lógicos OBSERVAÇOES Atividade de terça-feira. Atividades de Rotina: Cantar, Brincar na areia Brincadeiras livres e dirigidas. OBJETIVOS: * Sentir prazer em ouvir história * Reconhecer a diversidade das cores. * Observar onde as cores se apresentam na sala e na natureza. * Estabelecer relação entre número e numeral 2ª FEIRA Linguagem oral - Contar toda a história, sem o livro Explorar a cor Preta. Conversar sobre cor e raça. Cor preta Raça – negra Pintar com giz de cera um gato preto. Música: Não atire o pau no gato... 3ª FEIRA Linguagem oral - Contar toda a história, sem o livro Artes Visuais : Confeccionar com as crianças o boneco Mateus. Utilizar malha preta ou meia fina. Vesti-lo, observá-lo Elaborar um cronograma para que Mateus visite as famílias e um caderno de registro para que as mães escrevam o que o Mateus fez na visita. Socializar todos os dias com as crianças 3ª FEIRA Linguagem oral - Recontar a história utilizando o livro Ciências Sociais: Com um espelho as crianças se observam e ressalta-se as diferenças de cores dos olhos, dos cabelos, etc. Trabalhar as expressões e sentimentos: Alegre, triste, bravo, etc Confeccionar cartaz para explorar Roda de conversa: O que me deixa feliz? O que me deixa triste? 4ª FEIRA Enviar a pesquisa para casa. 1- Porque Papai e Mamãe me deram este nome? 2- Onde eu nasci? 3- Como foi a minha chegada a nossa casa? Matemática: fazer um gráfico da cor dos olhos das crianças, observar as diferenças, fazer contagem. 5ª FEIRA Movimento e Ciências naturais: Fazer um passeio nos arredores do CEI,observar a diversidade de pedras, flores, pássaros, árvores, animais , etc. Associar a parte do livro em que Mateus gostaria de voltar e ver a sua terra. Linguagem Escrita e Artes : Na volta do passeio registrar o que viram, fazer listagens , escrever e expor, desenhar livremente o que mais gostaram. OBSERVAÇOES Atividades de Rotina: Cantar, Brincar na areia Brincadeiras livres e dirigidas. Contar e recontar a história várias vezes com materiais diversos, (livro, fantoches, dedoches etc) Convidar uma pessoa da comunidade para contar história. OBJETIVOS: * Sentir prazer em ouvir história . * Observa a diversidade da natureza. * Despertar carinho e respeito para com o boneco Mateus * Estimular as famílias a participarem das atividades do CEI. * Reconhecer as várias possibilidades de expressar sentimentos. 2ª FEIRA Linguagem Oral e Escrita: Receber a visitante convidada para contar histórias Registrar como foi a visita e agradecer. 3ª FEIRA Recontar a História com fantoches. Explorar a parte em que Mateus bate num colega que o chamou de preto. Ciências sociais: Construir as regras de Convivência do CEI. Colorir e fixar na parede. Reforçar diariamente e a cada situação em que forem desrespeitadas. 4ª FEIRA Conversar sobre a entrevista, falar sobre os significados dos nomes e desenhar com as crianças “Eu sou Assim” Se possível, organizar uma visita ao orfanato. (agendar data, autorização etc) Explorar a parte da História em que Mateus é adotivo. 5ª FEIRA Linguagem Oral: Solicitar as crianças para que recontem o que compreenderam da História. Oferecer um boneco, para ser completado por eles, que será o Mateus. Rosto e a perna. 6ª FEIRA Artes Visuais e Ciências Sociais: Ilustrar com guache um belíssimo arco íris que representa todas as cores juntas , e também a beleza do colorido e da diversidade OBSERVAÇOES Música, partes do corpo: Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo... da um remelexo no corpo e dá um abraço no amigo OBJETIVOS: * Coordenação motora fina, * Prazer em ouvir histórias * Compreender e colocar em prática as regras de convivência. * Desenvolver noções de respeito aos colegas e as pessoas * Interesse pela musicalidade * Perceber-se diferente dos amigos. Fonte Idéia Criativa Postado por Andrea Perez Leinat às 12:57 2 comentários: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar com o Pinterest Marcadores: Rotina, Sequências Didática, Sugestão de Atividades Permanentes Sugestões de Atividades Permanetes