"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 27 de março de 2017

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar as cores do arco-íris;
- Aguçar os sentidos e as expressões por meio da observação e conhecimento do arco-íris;
- Compreender o fenômeno da Refração;
Duração das atividades
Aproximadamente 3 dias, com 20 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sugere-se que as crianças já conheçam as cores. Para isso, pode-se aplicar a seguinte aula anteriormente a esta:
O segredo das cores, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Todas as cores...
1.  Para introduzir a temática sobre o arco-íris é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula com uma história, que traga alguns dos elementos que serão trabalhados nesta aula e que forneça maiores subsídios para as discussões posteriores. Para isso, sugere-se o seguinte livro:
ZIRALDO. Flicts. Editora: Melhoramentos.
flicts

* Procure fazer a leitura da história de maneira interativa, para que as crianças possam visualizar as imagens.

2. Após a leitura, em uma roda de conversa, questione as crianças sobre os principais acontecimentos, de modo a despertar o interesse sobre o arco-íris. Para isso, sugerem-se as seguintes questões:
- Quem é Flicts?
- Quais as cores que aparecem na história?
- Em quais lugares encontramos essas cores?
- O que aconteceu com Flicts?
- Por que não tinha lugar para Flicts?
- Quais os diversos lugares que ele tentou ficar?
- Onde Flicts foi parar?
- Como ele descobriu que era importante?
- Quais são as pessoas que podem vê-lo?

3. Depois da discussão, questione as crianças sobre as diversas cores que podemos encontrar. Desta forma, organize um passeio com as crianças pela escola. Divida as crianças em grupos de 3 alunos, entregue uma folha de papel A4, uma prancheta e uma caixa de lápis de cor, para cada trio. Após isto, oriente os trios a observarem tudo que tem na escola e suas diferentes cores e irem registrando no papel.

4. De volta à sala de aula, em uma nova roda de conversa, peça para que cada trio demonstre os diferentes objetos e suas cores que encontraram na escola. Assim, oriente-os, agora individualmente, a desenharem a escola e a pintarem com as diferentes cores que encontraram.

5. A partir dos desenhos apresentados, aguce a criatividade das crianças, dispostas de forma individual, peça para que elas façam um desenho da escola, e em seguida, escolham uma cor (de preferência a que mais gostarem), e pintem todo o desenho com a mesma cor.

6. Disponha as crianças em um círculo e peça para que cada uma mostre seu desenho sobre a escola colorida e a escola de uma única cor. Assim, vá discutindo com os alunos as diferentes cores e como o mundo fica mais bonito com elas. Pode-se para isto fazer as seguintes questões:
- Como seria nossa escola se tudo fosse da mesma cor?
- E as flores?
- E nossa casa?
- E nós?
- Nossos brinquedos?
- Nossas roupas?
- Seria legal? Seria bonito?
- Vocês gostariam?

7. A partir das discussões com as crianças, apresente a seguinte canção: Aquarela – Toquinho

AQUARELA

Toquinho

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)

* Vídeo com a canção, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T9poZwxpWj0

  8. Com base nessa música e apresentação do vídeo, oriente as crianças a fazerem um quadro com alguma das imagens apresentadas na música, de modo a reconhecerem as diversas cores. Para isso, pode-se confeccionar um quadro de papel craft, o qual pode ser feito da seguinte maneira:
Materiais:
- Uma folha de papel craft 50x50 cm;
- Tinta a óleo de diferentes cores (que poderá ser substituída por guache, caso seja necessário);
- Lápis ou giz preto;
- Pincéis de diferentes tamanhos;
- Recipientes com água;
- Retalhos de tecido para limpar os pincéis;
- Cavaletes (um para cada papel, para apoia-los);
- Um pedaço de papelão ou madeira nas dimensões do papel craft.

Procedimentos:
- Com o auxílio de fita adesiva prenda o papel craft na madeira ou papelão de modo que não solte.
- Peça para que, com o auxílio do lápis ou giz preto, as crianças façam seus desenhos;
- Em seguida, apoia-se a tela no cavalete, escolhem-se as cores e os pincéis. Com isso, deixe que cada criança pinte seu desenho da forma que mais lhe agrade.

Resultados:
Ao final exponha os quadros na escola.

Atividade 2: De onde vêm as cores? Conhecendo o arco-íris!
1. Continuando a discussão da atividade anterior, a partir do descobrimento das crianças sobre as diferentes cores que encontramos e que deixam nosso mundo mais lindo. Introduza mais diretamente a temática do arco-íris. Para isso, pode-se realizar o seguinte experimento:
Experimento 1: Conhecendo o arco-íris
Materiais:
- Uma mangueira de água;

Procedimentos:
- Leve as crianças até o jardim da escola, com muito cuidado para não molhar as criança, ligue o registro e molhe o jardim. Procure fazer isto em um local aberto para que o sol fique diretamente na água que está saindo.

Resultados:
- A partir do contato dos raios de sol com a água, se formará um arco-íris. Procure chamar a atenção das crianças para esse fenômeno.

2. Após a observação, em uma roda de conversa, que pode ser feita ao ar livre mesmo, questione as crianças sobre o que elas observaram:
- O que apareceu enquanto molhava as plantas?
- O que é esse arco colorido?
- Como é o nome dele?
- Quais as cores que aparecem nele?
- Quando ele aparece?
- Como ele aparece?
- O que o faz ficar assim?
- Quais os outros lugares que você já o viu?
- O que você sabe sobre ele?

3. Com as hipóteses levantadas, de volta a sala de aula, entregue uma folha a cada criança e oriente-as a ilustrarem suas ideias sobre a origem do arco-íris.

4. A partir dos registros feitos pelas crianças, apresente a elas o seguinte vídeo:





O qual também pode ser encontrado em livro:
CATUNDA, Celia; MISTRORIGO, Kiko; SALEM, Fernando. De onde vem o arco-íris? Editora: Panda Books
Kika

*Outra literatura que pode ser usada é: ROWE, Jeannette; PARK, Louise. Gatinha Esperta: Arco-íris – como os arco-íris surgem? Editora: Ciranda Cultural
Arco-ïris

* Para dinamizar a história, procure ia apresentando as páginas do livro para as crianças. Sugere-se também, que após a contação, as crianças manuseiem a obra para melhor visualizar os elementos que a compõem.

5. Em uma roda de conversa, após a apresentação do vídeo e leitura dos livros, procure destacar os principais conceitos apresentados. Para isso, questione:
- De onde vem o arco-íris?
- Quais os lugares que você já o viu?
- Quais as cores que o formam?
- Por que acontece isso?
- Onde podemos encontrar essas cores?

6. A partir da discussão feita, reproduza com as crianças um arco-íris, de modo a fixar seu formato e suas cores, bem como aguçar a criatividade das crianças. Desta forma, sugere-se a construção de um mosaico, o que pode ser feito da seguinte maneira:
- Entregue uma folha de papel A4 com o contorno de um arco-íris para cada criança. Procure fazer com o que o desenho ocupe toda a folha;
- Recorte diversos quadradinhos de EVA ou papel dobradura, das cores do arco-íris. Essa tarefa também pode ser feita pelas crianças, no entanto, é importante sempre o acompanhamento do adulto, devido ao manuseio da tesoura;
- Com os quadradinhos e cola em mãos, oriente as crianças a irem colando de modo a reconstruírem um arco-íris.
- Ao final, exponha os mosaicos pela escola para que os demais colegas possam visualizar.

7. Sugere-se também, imprimir diversos contornos de desenhos, e deixar que aleatoriamente as crianças escolham. Após isto, oriente-as a colorirem utilizando apenas as cores que formam o arco-íris.

Atividade 3: Entendendo o arco-íris...

1. A partir da releitura e apresentação dos conceitos sobre o arco-íris retome cada um deles, de modo que as crianças possam compreendê-los. Desta forma, inicie trabalhando com o conceito de refração. Para isso, em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crianças a respeito desse fenômeno. Sugerem-se as seguintes questões:
- Quais palavrinhas que vimos no vídeo da Kika que não conhecemos?
- O que será que significa cada uma delas?
- O que vocês acreditam que seja Refração da Luz?
- O que a Kika nos ensinou sobre isso?

2. Com base na hipótese levantada pelas crianças, faça uma explicação bem simples sobre a Refração da luz, a qual pode ser feita utilizando-se do seguinte experimento:
Experimento 2: Refração
Objetivo: Compreender como ocorre o fenômeno de refração da luz;
Materiais:
- Um copo;
- Água;
- Um botão;

Procedimentos:
- Coloque o botão dentro do copo;
- Jogue um pouco de água;

Resultados:
- Você verá dois botões, isto acontece porque a luz ao atravessar a água tem seu raio mudado de posição. O que faz com que vejamos as coisas que estão embaixo da mesma um pouco fora de posição.
* Outros experimentos que também podem ser aplicados para a compreensão deste tema são:






3. A partir do experimento realizado associe-o com o fenômeno do arco-íris, tal explicação pode ser feita com a ajuda de fantoches, de modo a destacar que ao passar pela água o raio de luz muda de posição, e ao passar pela outra camada de água, o mesmo se decompõe em várias cores ao ambiente. Para essa explicação, podem ser utilizados os seguintes recursos e imagens:










http://km-stressnet.blogspot.com.br/2008/11/como-encontrar-um-arco-ris.html
-http:// http://educartecnologiasfisica.blogspot.com.br/2010/10/formacao-do-arco-iris.html

*Maiores informações, podem ser consultados nos endereços:
http://www.brasilescola.com/fisica/a-refracao-luz.htm
-http:// http://www.youtube.com/watch?v=nTiq733vPFU

4. Em seguida apresente às crianças o Disco de Newton, de modo a ilustrar a decomposição da luz branca que dá origem ao arco-íris. Para isso, faça o seguinte experimento:
Experimento 3: Construindo um Disco de Newton
Objetivos: Comprovar se a cor branca é composta por todas as demais cores
Materiais:
- Lápis de cor;
- Compasso;
- Lápis preto;
- régua
- Borracha
Procedimentos:
1. Faça um círculo de aproximadamente 15 cm de diâmetro na cartolina e recorte-o.
disco1
Fonte: Elaborado por Michele Varotto

2. Divida o círculo em 8 partes iguais:
disco2
Fonte: Elaborada por Michele Varotto

3. Pinte cada uma das partes utilizando as seguintes cores: amarelo; azul escuro; violeta; laranja; verde; azul claro; vermelho; roxo.

disco3
Fonte: Elaborada por Michele Varotto


4. Faça um furo no centro do círculo e passe o lápis no meio. Em seguida, gire-o velozmente e observe o que acontece.

Resultados:
- Ao girar o círculo rapidamente, todas as cores misturam-se aparecendo a cor branca.

*Maiores informações consulte:






http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-construindo-o-disco-de-newton.jhtm
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construindo-disco-newton.htm

**Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.
Ensinando ciências na Educação Infantil

***Sugestões de literatura para trabalhar este tema:
AYALA, Walmir. Onde vive o arco-íris? Editora: Leitura.
AZEVEDO, Israel Belo de. O arco-íris do vovô. Editora: United Press
CANTON, Katia; CATUNDA, Leda. O Roubo do arco-íris: uma fábula sobre as cores. Editora: WMF Martins Fontes.
CIRANDA CULTURAL. Um Arco-íris de lembranças.
KLEIN, Cristina. Brilha Brilha Arco- íris. Editora: Bicho Esperto
Recursos Educacionais
NOMETIPO
O disco de Newton (Pião colorido)Experimento prático
Arco - írisExperimento prático
De onde vem o arco-íris?Vídeo
A física e o cotidiano - Fique sabendo ! - O Arco IrisAnimação/simulação
Podemos construir - atividade 2: Podemos construir um Disco de Newton?Experimento prático
Arco-írisAnimação/simulação
Arco-írisExperimento prático
A física e o cotidiano: Arco-írisÁudio
Arco írisÁudio
Recursos Complementares
a) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

b) Sites de experimentos:
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado
Avaliação
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma história coletiva na qual seja contemplada todas as informações sobre o arco-íris. Ao final, pode transforma-la em um livro, em que o professor seja o escriba, e os alunos ilustrem a explicação de cada uma delas.  Tal atividade pode ser feita com o auxílio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; pedaços de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Opinião de quem acessou
O feitiço do sapo
 Eva Furnari
Zóio tem a rara mania de praticar boas ações.
E decidiu ajudar a bela Carmela a encontrar um príncipe.
Arranjou um sapo bem verde.
Mas será que todo sapo vira príncipe?


O Feitiço do Sapo
Eva Furnari
Todo lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zóio.
 Ele é um sujeito cheio de idéias, fica horas falando e anda pra cima e pra baixo, numa bicicleta pra lá de doida, que só falta voar. 
O povo da cidade conta mais de mil casos de Zóio, e acha que tudo acontece, coitado, por causa da sua sincera mania de fazer “boas ações”. 
Outro dia, Zóio estava passando em frente à casa de Carmela, quando a ouviu cantar uma bela e triste canção. 
Zóio parou e pensou: que pena, uma moça tão bonita, de voz tão doce, ficar assim triste e sem apetite de tanto esperar um príncipe encantado. Isto não era justo.
Achou que poderia ajudar Carmela a realizar seu sonho e tinha certeza de que justamente ele era a pessoa certa para isso. Zóio se pôs a imaginar como iria achar um príncipe para Carmela. Pensou muito para encontrar uma solução e finalmente teve uma grande idéia de jerico: foi até a beira do rio, pegou um sapo verde e colocou-o numa caixa bem na porta da casa dela.
Atividades
A intenção de Zóio ao colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi:
(A) ajudá-la a encontrar um príncipe encantado.
(B) ajudá-la a cantar com voz mais doce ainda.
(C) Encontrar alguém para cuidar do sapo que vivia no rio.
(D) Fazer uma surpresa, dando-lhe um sapo de presente.
Esse texto serve para:
(A) Dar uma notícia.
(B) Deixar um recado.
(C) Fazer um convite.
(D) Vender um produto
   (HABILIDADE – Inferir uma informação implícita em um texto.) 
Leia :
O Feitiço do sapo
Responda:
Colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi uma idéia de jerico, porque essa idéia é
A. ? perigosa
B. ? secreta.
C. ? absurda.
D. ? maldosa
                 
 Você sabia?
Sapo Que Vira Príncipe


Em alguns contos de fadas , existem sapos que viram príncipes .
Estas histórias são resultados de contos que surgiram na Idade Média pela superstição que este animal carregava .
Algumas lendas dizem que as bruxas daquela época tinham o poder de transformar príncipes em sapos e só o beijo de uma princesa , neste animal , poderia desfazer o feitiço .
Naquela época havia uma tradição que acreditava que os reis e príncipes representavam o poder divino , ou seja , o poder de Deus e que por isto existiam bruxas diabólicas preocupadas em acabar com eles e por isto estas feiticeiras desenvolveram feitiços capazes de transformarem os príncipes em sapos .


Batráquios Cantores
Alguns sapos têm vozes tão misteriosas , que alguns são capazes de imitar barulhos de instrumentos musicais e vozes de cantores de óperas .
Existe uma lenda muito interessante sobre isto :
Há centenas de anos atrás , os batráquios não sabiam cantar .
Um certo dia , um grupo teatral formado por cantores , músicos e atores veio se apresentar numa misteriosa vila , onde morava a bruxa Márcia , que odiava quando falavam mal de feiticeiros e bruxas .
Naquele dia , este grupo de artistas apresentou uma peça que desmoralizava bruxas e feiticeiros . Márcia assistiu a tudo e planejou uma vingança contra aqueles artistas .
Á noite , ela mandou comida para o acampamento dos atores , músicos e cantores da peça . Porém , naqueles alimentos havia um feitiço que transformou todos os artistas em batráquios .
Porém , as suas vozes talentosas continuavam nestes bichos .
Por isto , até hoje existem batráquios com belíssimas vozes .
E você , leitor conhece alguma lenda sobre batráquios ?
Luciana do Rocio Mallon

Análise da obra

Percebe-se uma grande marca de intertextualidade com os contos tradicionais, pelo resgate que essa obra faz da história do sapo que vira príncipe, bem como explora motivos da imaginação popular como o mago de chapéu encantado e a bruxa malvada.
Dessas características, alguns traços são preservados e outros parafraseados.
Como se sabe, os contos de fadas surgiram a partir de narrativas primitivas, contadas oralmente de geração em geração.
Normalmente, os contos de fadas começam com marcas indefinidas de tempo e espaço: “antigamente”, “era uma vez”, "em terras e reinos distantes", mas este não é o caso de "O Feitiço do Sapo", que assim se inicia: “Todo lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zóio”.
Concomitante, a autora promove a aproximação do leitor com um local que sabemos não mais pertencer aos contos tradicionais. Eva Furnari talvez aponte para um lugar mais real do que o imaginado, ao escolher um nome com jeito de cidade brasileira: Piririca da Serra.
O elemento verossímil é justamente “da Serra”, pois existem cidades como Itapecerica da Serra, Natividade da Serra, entre outras. Já o elemento inverossímil , Piririca, faz alusão a algo divertido, sapeca, engraçado.
O nome Piririca da Serra pode evocar a uma cidade onde ocorrem episódios divertidos e vivem, perfeitamente em harmonia, um cientista maluco e uma bruxa. Também em oposição aos contos tradicionais, em que a narrativa ocorre em lugares jamais detalhados com precisão, temos até mesmo um mapa da cidade, nas primeiras páginas do livro que leva o leitor a conhecer, antecipadamente, as casas das personagens.


feitico-sapo-nino.jpg
OS FEITIÇOS DO SAPO NINO
Autor(es): Maurício Veneza
Ilustrador(es): Maurício Veneza
COLEÇÃO BRUXA RISOLETA
Inconformado com a sua condição de sapo, o príncipe nino tenta fazer de tudo para voltar à sua condição humana.
 Depois de muitos esforços, torna-se o herdeiro do trono da Monarcônia, mas está com 280 anos.
A bruxa Risoleta diminui a sua idade, mas erra a dose e o príncipe vira bebê (essa história se lê no livro O bebê da bruxa Risoleta).
ATIVIDADES SUGERIDAS
-Conversar sobre os "amigos e companheiros" das bruxas das histórias.
- Observar com os alunos as letras capitulares do livro (letras que abrem capítulos). Elas vêm em destaque, dentro de um retângulo.
-Produção de texto: criar uma história com o título: "Ninão, o sapinho trapalhão".
-Debater: a bruxa Risoleta será uma boa mãe para o príncipe-bebê? Por quê?
Atividades dia das bruxas
A bruxa está solta
Metas priorizadas: Leitura/Escrita e Expressão Oral


Assistir ao filme: O halloweem do ursinho Pooh – interpretação oral e escrita, discutir os valores e ilustrações.
Ornamentação das salas.
Contação de histórias em três momentos diferentes:
* Os Feitiços Do Sapo Nino - Col. Bruxa Risolet
* Bruxa, Bruxa, Venha a Minha Festa - Arden Druce
* Bruxa Onilda vai à Paris –Roser Capdevila, E. Larreula
Definição da palavra BRUXA – livre e com o uso do dicionário.
Listas de histórias com bruxas.
Ditado de poemas, frases e palavras referentes ao assunto.
Poema para completar, ilustrar, interpretar, contar as palavras, rimas...
Acróstico bruxístico.
Grupo de palavras com BR/X.
Leitura de poemas: VASSOURAL de Sylvia Orthof.
Poema enigmático: QUE SUJEIRA! de Sylvia Orthof.
Lista de compras da bruxa observando seu armário.
Receitas bruxísticas.
Cardápio para a festa da bruxa: definição, onde é encontrado esse tipo de texto e criar um cardápio para cada situação.
Leitura de tirinhas da Mônica sobre a bruxa, de Maurício de Souza: interpretação e inferência.
Criar um convite para a festa da bruxa.
Selecionar histórias que tenha a personagem, bruxa, para momento de leitura e reconto oral.
Avaliar e fazer ajustes.
Obs: Todas as atividades referentes ao processo foram retiradas da net com o objetivo de enriquecer o trabalho.
Avaliando:
* Positivo
Conhecer várias e diferentes histórias de bruxas.
Conhecer diferentes portadores de textos.
Conhecer a bruxa - mito fantástico.
Atividades divertidas.
Melhor fluência na leitura.
* Delta (Oportunidades de Melhoramentos)
Ter variedades de livros infantis sobre o assunto.
Explorar mais o assunto.
Assistir outros filmes.
Fazer uma festa com brincadeiras típicas, teatro e danças como nos anos anteriores.
Trabalhar com o tema acima é muito gratificante tanto para o aluno como para o professor.
É um tema que mexe com o imaginário da criança.
É interessante ver as caras e bocas ao ouvir uma história, ao ler e discutir um poema... a leitura é vista como um momento único, de puro prazer, de encantamento.
Ela busca sempre mais fazendo com que as aulas se tornem mais produtivas, principalmente quando há a contextualização.




Trabalhando com poemas e manual de instruções


Ler um poema com expressividade.
Exercitar a oralidade a partir da declamação de um poema.
Reconhecer as especificidades do gênero manual de instrução, através de atividades relacionadas.
Produzir um poema a partir de um manual de instruções
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha familiaridade com o gênero Poema.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor mostrará a imagem abaixo para os alunos




e iniciará uma conversa a respeito da personagem apresentada, a qual será norteada pelas perguntas:
■Quem aparece nesta imagem?
■Como são fisicamente as bruxas?
■Elas são bonitas?
■Elas são pessoas bondosas?
■O que as bruxas fazem de maldades?
■Vocês conhecem histórias sobre bruxas? Quais?
■Quais animais aparecem na figura e sempre acompanham as bruxas?
■Como as bruxas se locomovem?
Momento 2
A partir dessa última pergunta, na qual os alunos irão reconhecer que as bruxas normalmente nas histórias "andam de vassouras", o professor trabalhará o poema abaixo.


Vassoural
A bruxa tem um jardim
plantadinho de vassouras.
Quando as vassouras se esticam,
amarelam bem maduras,
elas se largam no chão
e voam pela noite escura.
Varre, varre, vassourinha
varre o preto e mostra a lua,
varre a noite, limpa a estrela
poesia ninguém segura.


(Sylvia Orthof. A poesia é uma pulga. São Paulo, Atual, 1992.
 O professor lerá o poema acima em voz alta e pedirá que os alunos, coletivamente, também a leiam.
Em seguida, pedirá para eles ilustrarem o poema em folhas de ofício.
Além disso, ele pedirá para os alunos que se interessarem irem à frente da sala declamar o poema, após um tempo de leitura.
Momento 3
As imagens, a seguir, serão projetada no data-show ou no reto projetor:




O professor lerá as instruções de preparo e de uso da vassoura de bruxa, comentando-as e esclarecendo aos alunos que essas informações são úteis para ensinar as bruxas ou outros leitores a como utilizar a vassoura e também para advertir acerca de cuidados com esse produto.
Em seguida, os convidará a procurar em casa alguns manuais de instruções que ensinam a utilizar um aparelho como televisão, rádio, geladeira, DVD, etc.
Momento 4
Na aula seguinte, os alunos levarão esses manuais para a sala e os mostrarão para os outros alunos, lendo algumas informações que eles escolherem.
Momento 5
O professor apresentará no data-show o manual de instrução de uma vassoura elétrica disponível no site: http://i.s8.com.br/images/manuais/homeappliances/21339165.pd
Após a leitura desse manual, os alunos responderão as perguntas abaixo em duplas:
1.Esse manual apresenta instruções de montagem e uso de qual produto?
2.Esse manual é dividido em quantas partes? Quais são elas?
3.Como se usa essa vassoura?
4.Cite alguns cuidados com a vassoura.
5.Registre as possíveis causas do não funcionamento da vassoura
Momento 6
A última atividade proposta pelo professor será a escrita de um poema, semelhante ao lido por eles, abordando a temática do uso da vassoura.
Os alunos, em duplas, poderão escrever o poema com base no que aprenderam sobre as vassouras elétricas.
Recursos Complementares
O professor poderá também apresentar o vídeo sobre vassouras elétricas disponíveis no site: http://www.youtube.com/watch?v=D7e7NgxkwTQ
Avaliação
O professor avaliará se os alunos compreenderam a estrutura do gênero manual de instrução a partir da apresentação dos manuais trazidos por eles e a partir da atividade de interpretação de um manual em duplas.
Avaliará, ainda, se os alunos foram capazes de escrever um pequeno poema abordando o produto vassoura.


Material adaptado : Paralisia Cerebral

Estimulação Sensorial na Paralisia Cerebral

Objetivo : Concretizar o lúdico, transformando personagens das historias em algo que a criança possa palpar é uma ferramenta enriquecedora para o processo de assimilação de aprendizados pelo aluno.

Desenvolvimento : Utilizando das cotidianas fichas com texturas, comuns no trabalho com crianças com Paralisia Cerebral desenvolvi este novo olhar, onde os personagens foram transformados em texturas também, e que acompanhados das fichas e da narração da Historia pelo professor favorece o aprendizado dos alunos. Neste além das texturas o Livro foi feito com Comunicação Alternativa.  A estoria deve ser contada ao aluno pelo professor, no desenvolvimento da estoria os personagens são apresentados e o aluno poderá sentir a textura de cada um.

O livro escolhido Foi A Boca Do sapo [ A boca do Sapo/ Mary França. [Ilustrações] Eliardo França - 12 ed. São Paulo: Ática. 1999]















domingo, 4 de maio de 2014

Adaptação de Material : Educação Especial e inclusiva/ Deficiência Visual

No trabalho pedagógico com deficientes visuais devemos desenvolver as habilidades táteis, pois através das experiencias táteis eles conhecerão o mundo e se desenvolverão no código Braille. Neste sentido varias atividades podem ser realizadas para desenvolver a sensibilidade das mãos: alinhavo, brincadeiras com texturas, alfabetização no Braille, etc. Pensando nessa estimulação produzi uma serie de materiais para serem usados com estes alunos. 

*DICA ÉTICA: Não deixa de dar capricho aos materiais produzidos porque eles serão para pessoas com deficiência visual, uma coisa não justifica à outra. 

*DICA MONTAGEM DE MATERIAL : Eu aproveitei caixas de produtos com inscrições em Braille na produção de materiais, fiz o recorte das inscrições e usei elas para enriquecer o material. 

Vejamos alguns materiais adaptados: 
Alfabetização/Ensino do Braille

Alfabetização/Ensino do Braille

Alfabetização/Ensino do Braille

Jogo de Encaixe com texturas diferentes

Geometria: Produza materiais em terceira dimensão

Geometria: Produza materiais em terceira dimensão

Geometria: Produza materiais em terceira dimensão

Geometria: Produza materiais em terceira dimensão

Matemática/Geometria : agrupamento com formas geométricas planas

Jogo da Memoria com código Braille