"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 27 de março de 2017

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar e classificar uma semente mediante suas características.
2. Compreender sua função.
Duração das atividades
4 dias, com cerca de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar familiarizado com a anatomia vegetal (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:
1. O professor iniciará a aula, apresentando a música: Semente, de Armandinho.
SEMENTE
Armandinho

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

De onde veio
De onde apareceu
Porque que o meu destino
É tão parecido com o seu?

Eu sou a terra
Você minha Semente
Na chuva a gente se entende
É na chuva que a gente se entende
Oh Semente!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente eu sei
Tem gente que ainda acredita
E aposta na força da vida
E busca um novo amanhecer
Lá vem o sol
Agora diga que sim
Semente eu sou sua terra
Semente pode entrar em mim...

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
 
Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza
Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza
Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Não mente!

*O vídeo da música está disponível no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=EllilNmvQZc

2. Após ouvirem e cantarem a música, o professor realizará com a turma uma discussão sobre a música, questionando-lhes:
- Sobre o que fala a música?
- O que é uma semente? (é parte da planta que dá início a uma nova geração).
- Onde encontramos sementes? (árvores, plantas, frutas etc.).
- Vocês conhecem as partes das plantas?
* Sobre as partes e funções das plantas, o professor poderá consultar a aula:
Plantas: As partes da planta, suas funções e utilidades para os seres vivos.





- Em que parte da planta as sementes são encontradas?
- Por que será que algumas sementes ficam guardadas dentro dos frutos? (O fruto é uma espécie de proteção para as sementes).
- Quem gostaria de dizer o nome de um fruto (a) que conhece?
- Ela possui muitas ou poucas sementes?
- Onde ficam as sementes no fruto?
- Vocês conhecem alguma semente que não fica dentro do fruto? (castanha de caju)
- Para que servem as sementes?
- O quea semente dá origem?
- Todas as plantas nascem de sementes?
- Utilizamos sementes em nossa alimentação?
- Todas as sementes são comestíveis?
- Quais sementes são utilizadas em nossa alimentação? (amendoim, castanhas, feijão, semente de girassol, noz etc.).

*Para maiores informações, o professor poderá consultar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7835
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24374

3. Ao final da discussão, o professor levará para a classe alguns frutos (como: laranja, maçã, pera, mamão, manga, abacate, mexerica, melancia, melão, tomate, pepino, pimentão etc), para se sejam cortadas e observadas suas sementes.

4. Findada a observação dos frutos e suas respectivas sementes, o professor, retirará as sementes do fruto, as lavará e colocará, separadamente, para secar. Distribuirá a classe em grupos de 3 crianças, as quais escolherão uma das frutas para ilustrar em um papel de tamanho A4, pintando-as com tinta guache. A fruta deverá ser ilustrada nos dois momentos: em seu aspecto original (inteira e sem corte) e após seu corte (evidenciando as sementes).  Secas, as sementes deverão ser coladas nas respectivas frutas ilustradas. As ilustrações das frutas e suas respectivas sementes serão recortadas e coladas em um painel coletivo, que será exposto em sala. Junto à turma discutam e escolham coletivamente um nome para o painel.


ATIVIDADE 2:
1. No dia anterior a realização desta aula, o professor solicitará aos alunos que tragam de casa, algumas sementes, nomeadas e separadas em saquinhos.
* Sugestões de sementes: linhaça, pimentão, abóbora, girassol, fava, feijão (branco, preto, fradinho, carioca etc), milho, grão de bico, ervilha, lentilha, mação, melancia, laranja, pêssego, nectarina, cenoura, salsa, abacate, manga, acerola, jabuticaba, pitanga, caqui etc..

2. Na sala de aula, o professor disporá as sementes, trazidas pelos alunos, em uma placa de ovos de papelão, identificando-as por uma plaquinha (construída com palitos de dente e pedacinhos de papel cartão), contendo nome e o desenho do fruto em que é encontrada; de modo a formar cerca de 4 ou 5 mostruários de sementes iguais, que serão distribuídos em grupos, na atividade seguinte.

3. Organizada a sala em grupos, cada um receberá um dos mostruários de sementes, para que estas sejam manipuladas e observadas suas características. Se possível, o professor deverá fornecer nesta atividade, lupas para uma melhor visualização das sementes.

4. O professor construirá com a classe um cartaz, no qual os alunos deverão: organizar, agrupar e classificar as sementes do mostruário de acordo com sua textura, cor, tamanho, forma.

TAMANHO
TEXTURA
COR
FORMA
GRANDES

(Colagem de sementes, como a de abacate, manga, pêssego etc.).

LISAS

(Colagem de sementes, como a de feijão, abóbora etc.).
BRANCAS

(Colagem de sementes, como a de arroz, feijão branco etc.).
ARREDONDADAS

(Colagem de sementes, como a de mamão, laranja, grão de bico etc.).
MÉDIAS


(Colagem de sementes como favas, abóbora, caqui etc.).

ÁSPERAS OU ENRUGADAS

(Colagem de sementes como pêssego, ameixa, grão de bico etc.).


PRETAS


(Colagem de sementes, como a de feijão preto, mamão etc.).
ACHATADAS

(Colagem de sementes, como a de abóbora, girassol, maçã etc.).
PEQUENAS

(Colagem de sementes como salsa, linhaça, pimentão, couve, uva etc.).


AMARELAS

(Colagem de sementes, como a de milho etc.).
ALONGADAS

(Colagem de sementes, como a de arroz, linhaça etc.).


CASTANHAS

(Colagem de sementes, como a de castanhas, feijão carioca etc.).




*Para maiores informações, o professor poderá consultar:




ATIVIDADE 3:
1. Neste terceiro momento, o professor realizará com a classe uma aula passeio a um pomar ou horta, de modo que possam:
a) observar árvores e plantas, seus respectivos frutos e sementes, sementerias, plantio, germinação, cultivo, rega, instrumentos e cuidados no cultivo etc;
b) entrevistar o pomareiro/horticultor sobre curiosidades e interesses suscitados pelo tema da aula etc.;
c) colher a fruta/legume do pé, cortá-lo, experimentá-lo e observá-lo.
* É importante que esta atividade seja registrada por meio de fotos ou vídeos para que, posteriormente possa ser retomada pelo professor com as crianças. Estes recursos podem, ainda, servir para a organização de uma exposição sobre o tema.

2. No retorno da aula passeio, as crianças poderão:
a) construir uma maquete do pomar visitado, utilizando massa de modelar. Organizados em grupos, serão responsáveis pela representação das árvores e frutos, instrumentos de plantio, organização das sementeiras e mudas etc.
b) Ou mesmo, se a escola tiver um local disponível, organizar e construir um pomar ou horta com os alunos.

3. O professor também apresentará à classe a música: Pomar, CD Canções de Brincar (Palavra Cantada).

* Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=QRh7Do562Y8
http://www.youtube.com/watch?v=eBDSLpJRVRs&feature=related

4. Construirá com a classe um mural com as árvores, frutos e sementes.

ÁRVORE
FRUTO
NOME
SEMENTE
(Colagem da figura)
(Colagem da figura)
Árvore:
Fruto:


(Colagem da respectiva semente)



5. Para a finalização da aula, sugerimos a leitura e discussão do livro: Era uma vez uma semente, de Judith Anderson e Mike Gordon. Coleção Milagres da Natureza. Ed. Scipione.

Fonte: Editora Scipione

E a apresentação de alguns vídeos e músicas sobre o tema:
Sou a menina semente.
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=QhGt-TtlgUI&feature=fvsr
Cuide bem da árvore.
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=OKKfMF62g7w
As árvores (Arnaldo Antunes)
Disponível em: http://letras.mus.br/arnaldo-antunes/91402/
Dona árvore (Bia Bedran)
Disponível em: http://www.4shared.com/file/lzRez5Eu/Bia_Bedran_-_1999_-_Dona_rvore.html

*Para maiores informações, o professor poderá consultar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24150
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21404
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24004
Recursos Educacionais
NOMETIPO
Plantas - atividade 4: O que é o que é?Experimento prático
SementesExperimento prático
Recursos Complementares
Livros sobre o Ensino de Ciências para Educação Infantil:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Sites e experimentos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23998
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23999
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-10
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25675
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35384
http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/
http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_plantas.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24158
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24375
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24371

Livros sobre o tema:
- BÉDOYÈRE, Camilla de la (2009).Ciclo de vida: de semente a girassol. São Paulo: Zastras.
- GRINBERG, Delphine (2008). Experiências: vamos plantar. São Paulo: Moderna, Coleção Primeira Ciência.
- AZUL, Anabela M.; REIS, Catarina S. e PIMENTA, Maria C.(2007). Da semente ao fruto: à descoberta do mundo das plantas. Portugal: Sersilito: Empresa Gráfica.
- ARLON, Penelope (2006). Árvores. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.
- ARLON, Penelope (2006). Plantas. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar as ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- BURKE, Lisa. Pequenos cientistas no Jardim. Ed. Publifolha.
- ALVES, Rubens.O medo da sementinha.
- LOUREIRO, Maria Isabel. A viagem da sementinha.
- KENNEY, Patrícia;  MCFADDEN, Richard. A sementinha que não queria nascer.
- SANTOS, Antonio Carlos Affonso dos.A sementinha.
- CASTRO, Andreia; GOMES, Karina. A sementinha.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk&feature=related
Avaliação
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo; bem como as falas, as observações e as conclusões individuais realizadas pelos alunos após cada uma das atividades.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Opinião de quem acessou


A Casa Sonolenta
(Andrey Wood)
"Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma cama, uma cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma avó, uma avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima dessa avó tinha um menino, um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Em cima desse cachorro, tinha um gato.
Um gato ressonando, em cima do um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha um rato, um rato dormitando, em cima de um gato ressonando, em cima do um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha uma pulga.... Seria possível?
Uma pulga acordada, em cima de um rato dormitando, um gato ressonando, em cima do um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Uma pulga acordada que picou o rato, que assustou o rato, que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, quem deu um susto na avó, que quebrou a cama, numa casa sonolenta, onde ninguém mais estava dormindo."
"Que todos nós possamos ser em nossos grupos, comunidades, quem sabe, no mundo, esta pulga, pequena, mas acordada...."
Oralidade:
1- Qual é o título e quem é o autor do texto?
2- Quais são os moradores desta casa?
3- O que havia nesta casa?
4- Como viviam os moradores desta casa?
5- Qual foi o fato aconteceu que despertou todos da casa?
6- O que é uma casa aconchegante?
Escrita:
1- Fazer uma lista dos personagens sonolentos na ordem em que eles aparecem na historia:
2- Fazer uma lista dos objetos que aparecem na casa:
3- Que tipo de materiais foi usado para construir a casa?
4-Que outros materiais podem ser utilizados para construir outros tipos de casas?




Apreciação da obra com detalhes:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A CASA SONOLENTA




1º Momento: Apresentação da História
"Este primeiro momento foi dedicado à narração da história (história com repetições – lengalengas). Iniciamos com a apresentação da capa do livro e questionamentos sobre o que estavam vendo.
Organizei um espaço aconchegante para que este momento pudesse acontecer de maneira especial. Fizemos uma roda e as crianças sentaram sobre um tapete ou sobre almofadas.
Depois de as crianças ouvirem a história, tiveram um tempo para que pudessem expressar suas emoções e impressões. Um tempo para relembrarem os personagens sonolentos e recontarem a história. Para isso, as crianças manusearam o livro e fizeram a leitura das imagens, o que as possibilitou mudar o enredo e criar outras histórias".
2º Momento: A construção da casa sonolenta.
"Para construção da casa, organizei um espaço adequado para trabalhar com papietagem.
As crianças cortaram o papel Kraft (pardo) em pequenas tiras. Escolhemos este tipo de papel (mais grosso), porque nosso objetivo era reforçar a caixa, além de dar a ela uma nova cobertura (papietagem).
A técnica de papietagem consiste em colar papel sobre papel, formando camadas sobrepostas aplicadas sobre uma superfície dura. Para que o trabalho de papietagem tenha maior êxito, será importante deixar secar cada camada para aplicar uma próxima.
Com crianças pequenas, as etapas de cortar o papel e depois colá-lo sobre a caixa, foram realizadas em momentos diferentes (início e final da aula), a fim de não ultrapassar o tempo delas de envolvimento e concentração".
3. Matemática
"Construção de um gráfico: “Quantas pessoas moram com você?”.
Construímos uma tabela com os dados.
Cada criança pegou um cartão numerado com o número de pessoas que moram em sua casa e colou no gráfico (cartaz).
Depois de pronto farão o registro.
Para finalizar fizemos a dobradura da casa".


  

3º Momento: Pintura da caixa/casa. (área externa)
"A caixa será a Casa Sonolenta.
Para esta sessão de pintura, recorremos ao livro e retomamos a história.
 As crianças pequenas adoram ouvir a mesma história muitas vezes.
Observando as imagens do livro, as crianças deveriam identificar a cor da casa (tons de azul) para pintar nossa casa (caixa): também de azul".
Materiais necessários:
• A caixa
• Pincéis, um para cada criança;
• Tintas
Depois de organizados o espaço e o material, mãos à obra!!! A caixa foi colocada no centro do círculo de crianças e elas realizaram a pintura coletivamente.





4º Momento: Construção do mobiliário/cama.
"Para a nossa casa, fizemos a cama, que é o mobiliário de maior referência na história.
Construiremos a cama com caixas pequenas e de um tamanho que caiba dentro da caixa (casa) fechada. Utilizamos uma caixa para representar a cabeceira e outra, para o colchão.
Colocamos uma caixa na outra com fita crepe e posteriormente fizemos a pintura da cama.
As crianças deveriam observar o livro e decidir a cor da cama de acordo com as imagens do livro (marrom)".




5. Informática
Assistimos a apresentação de duas histórias que apresentam repetições (lengalengas) - youtube:
· A casa sonolenta (2:17)
· A velha a fiar (5:00)
Após cada uma das apresentações fizemos a retomada dos fatos.



         
   

5º Momento: Elaboração dos personagens/ montagem da caixa
"As crianças foram solicitadas a trazerem brinquedos que pudessem representar os personagens. Caso não fosse possível utilizá-los, faríamos a elaboração dos que faltassem utilizando materiais recicláveis já coletados".
6º Momento: Brincando e contando histórias com a caixa.
Depois de pronta a caixa, desfrute com o grupo de uma divertida história.
Neste momento, as crianças contaram a história e não apenas ouviram o enredo original. Também puderam manusear os personagens, imaginando e criando diferentes aventuras.


  
Produção de texto

Observe a imagem e escreva o nome dos personagens da história: “A casa sonolenta”


A velha a fiar: o texto, o filme e a interpretação.

Ampliar a habilidade de interpretação textual;
Trabalhar a capacidade de compreensão de texto
Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1– Trabalhando com a música
Comece perguntando a turma quem conhece a canção “A velha a fiar”, peça, caso alguém saiba, para cantar um trecho da música. Depois você pode apresentar a reprodução da música abaixo para a turma e pedir que observem juntos:
1) A organização da estrutura de um texto no formato de música.
2) A sequência dos eventos apresentadas nos versos da música e como eles se repetem para formarem juntos um “cenário” do evento a que a música se refere.
A Velha a Fiar
Los Primos
Estava a velha em seu lugar
Veio a mosca lhe fazer mal
A mosca na velha e a velha a fiar
Estava a mosca em seu lugar
Veio a aranha lhe fazer mal
A aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
Estava a aranha em seu lugar
Veio o rato lhe fazer mal
O rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
Estava o rato em seu lugar
Veio o gato lhe fazer mal
O gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
Estava o gato em seu lugar
Veio o cachorro lhe fazer mal
O cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
Estava o cachorro em seu lugar
Veio o pau lhe fazer mal
O pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar Estava o pau em seu lugar
Veio o fogo lhe fazer mal
O fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
Estava o fogo em seu lugar
Veio a água lhe fazer mal
A água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
Estava a água em seu lugar
Veio o boi lhe fazer mal
O boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
Estava o boi em seu lugar
Veio o homem lhe fazer mal
O homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
Estava o homem em seu lugar
Veio a mulher lhe fazer mal
A mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
Estava a mulher em seu lugar
Veio a morte lhe fazer mal
A morte na mulher, a mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar

Atividade 2 – Fazendo a leitura da ficha técnica do curta
Abaixo apresento dois modelos de ficha, fica ao seu critério escolher um deles ou trabalhar os dois comparando-os, o que acredito ser melhor para trabalhar a diferenciação dos tipos de texto do gênero ficha e as informações que trazem.
Com as crianças faça a leitura e discutam as informações dos textos.
A Velha a Fiar
Gênero Ficção
Diretor Humberto Mauro Elenco Matheus Collaço
Ano 1960
Duração 6 min.
Cor Preto e branco
País Brasil Local de Produção: RJ
Ilustração da velha canção popular do interior do Brasil, utilizando tipos e costumes das velhas fazendas em decadência.

Texto 2 A Velha a Fiar
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Velha a Fiar é um curta-metragem brasileiro de 1964 dirigido por Humberto Mauro, com a música popular homônima cantada pelo Trio Irakitan.
 Uma joia do cinema brasileiro, esse curta-metragem chegou a ser considerado pelos críticos como um dos primeiros videoclipes do mundo. Humberto Mauro, ao não conseguir colocar uma mulher para fazer o papel da velha, colocou seu amigo Mateus Colaço para fazê-lo.
O curta começa com imagens bucólicas da vida rural: bois pastando, a moagem no pilão, os trabalhos do campo, os animais que farão parte da história.
De repente, surge a velha na roca a fiar, quando começa a canção-tema, cantada pelo Trio Irakitan, que apresenta os eventos na ordem que aparecem na canção.
 Comente com as crianças que não há uma história da música em si, por se tratar de uma velha canção popular, mas o vídeo que elas irão assistir é antigo e de grande importância.
Oralmente peça às crianças que justifiquem essa afirmação partindo do que está escrito no segundo texto.

Atividade 3 – Análise do curta metragem.
 Basta clicar no link “Assista” na barra lateral para ter acesso ao vídeo.
Depois que toda a turma assistir ao vídeo, peça às crianças que comentem.
Oriente a discussão para que reflitam sobre a tecnologia que foi utilizada na época, o quanto ela é diferente da atual, se a (s) ficha (s) que leram antes de ver o curta ajudaram na interpretação e compreensão do vídeo.
Depois de fazer esta reflexão coletiva, peça que, individualmente, façam uma pequena redação que contenha informações de todos os textos lidos sobre “A velha a fiar” lembre-os que o curta metragem também é uma forma de texto.
Boa aula!

Recursos Complementares
Você pode encontrar a versão de "A velha a fiar" em áudio no CD Murucututu, do grupo Palavra Cantada, produzido por: Eugênio Tadeu e Miguel Queiroz.

Avaliação
Professor (a) avalie como as crianças observam a apresentação de diferentes formas do texto, em vídeo e em música no caso de “A velha a fiar”.
Elas compreenderam que um mesmo texto pode ser apresentado de diferentes formas?
 Conseguem correlacionar e dar outros exemplos?
(como um livro ou história em quadrinhos que virou filme) E quanto às fichas técnicas: como foi feita a leitura e interpretação?
As crianças compreenderam que se tratava de um texto informativo sobre o filme?
Que observações foram feitas durante a leitura?
A criança conseguiu fazer correlações com coerência?
Toda essa avaliação é processual, ou seja, você poderá, por meio das perguntas sugeridas, verificar a aprendizagem ao longo do processo e realizar as intervenções que julgar importantes para o desenvolvimento das habilidades em questão.



 
Parlendas- brincar e aprender- A velha a fiar
Vejam aula completa aqui
Imagem relacionada
Gira-gira

Lá no céu olha que moda,
fica o sol grande e brilhoso.
Em volta brincam de roda
oito amigos... que gostoso!

Cada amigo é um planeta,
Que é também corpo celeste.
Já o sol é uma estrela,
que de rei sempre se veste.

Um rei que não tem coroa,
Mas tem muita energia.
Se ele usasse coroa...
Num segundo ela derreteria!

Ângela Finzeto,  Coleção Poesia para crianças- Planetas.
FONTE

Sugestões Sistema solar
Patricia Comassio(face)

  




Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar as cores do arco-íris;
- Aguçar os sentidos e as expressões por meio da observação e conhecimento do arco-íris;
- Compreender o fenômeno da Refração;
Duração das atividades
Aproximadamente 3 dias, com 20 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sugere-se que as crianças já conheçam as cores. Para isso, pode-se aplicar a seguinte aula anteriormente a esta:
O segredo das cores, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Todas as cores...
1.  Para introduzir a temática sobre o arco-íris é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula com uma história, que traga alguns dos elementos que serão trabalhados nesta aula e que forneça maiores subsídios para as discussões posteriores. Para isso, sugere-se o seguinte livro:
ZIRALDO. Flicts. Editora: Melhoramentos.
flicts

* Procure fazer a leitura da história de maneira interativa, para que as crianças possam visualizar as imagens.

2. Após a leitura, em uma roda de conversa, questione as crianças sobre os principais acontecimentos, de modo a despertar o interesse sobre o arco-íris. Para isso, sugerem-se as seguintes questões:
- Quem é Flicts?
- Quais as cores que aparecem na história?
- Em quais lugares encontramos essas cores?
- O que aconteceu com Flicts?
- Por que não tinha lugar para Flicts?
- Quais os diversos lugares que ele tentou ficar?
- Onde Flicts foi parar?
- Como ele descobriu que era importante?
- Quais são as pessoas que podem vê-lo?

3. Depois da discussão, questione as crianças sobre as diversas cores que podemos encontrar. Desta forma, organize um passeio com as crianças pela escola. Divida as crianças em grupos de 3 alunos, entregue uma folha de papel A4, uma prancheta e uma caixa de lápis de cor, para cada trio. Após isto, oriente os trios a observarem tudo que tem na escola e suas diferentes cores e irem registrando no papel.

4. De volta à sala de aula, em uma nova roda de conversa, peça para que cada trio demonstre os diferentes objetos e suas cores que encontraram na escola. Assim, oriente-os, agora individualmente, a desenharem a escola e a pintarem com as diferentes cores que encontraram.

5. A partir dos desenhos apresentados, aguce a criatividade das crianças, dispostas de forma individual, peça para que elas façam um desenho da escola, e em seguida, escolham uma cor (de preferência a que mais gostarem), e pintem todo o desenho com a mesma cor.

6. Disponha as crianças em um círculo e peça para que cada uma mostre seu desenho sobre a escola colorida e a escola de uma única cor. Assim, vá discutindo com os alunos as diferentes cores e como o mundo fica mais bonito com elas. Pode-se para isto fazer as seguintes questões:
- Como seria nossa escola se tudo fosse da mesma cor?
- E as flores?
- E nossa casa?
- E nós?
- Nossos brinquedos?
- Nossas roupas?
- Seria legal? Seria bonito?
- Vocês gostariam?

7. A partir das discussões com as crianças, apresente a seguinte canção: Aquarela – Toquinho

AQUARELA

Toquinho

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)

* Vídeo com a canção, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T9poZwxpWj0

  8. Com base nessa música e apresentação do vídeo, oriente as crianças a fazerem um quadro com alguma das imagens apresentadas na música, de modo a reconhecerem as diversas cores. Para isso, pode-se confeccionar um quadro de papel craft, o qual pode ser feito da seguinte maneira:
Materiais:
- Uma folha de papel craft 50x50 cm;
- Tinta a óleo de diferentes cores (que poderá ser substituída por guache, caso seja necessário);
- Lápis ou giz preto;
- Pincéis de diferentes tamanhos;
- Recipientes com água;
- Retalhos de tecido para limpar os pincéis;
- Cavaletes (um para cada papel, para apoia-los);
- Um pedaço de papelão ou madeira nas dimensões do papel craft.

Procedimentos:
- Com o auxílio de fita adesiva prenda o papel craft na madeira ou papelão de modo que não solte.
- Peça para que, com o auxílio do lápis ou giz preto, as crianças façam seus desenhos;
- Em seguida, apoia-se a tela no cavalete, escolhem-se as cores e os pincéis. Com isso, deixe que cada criança pinte seu desenho da forma que mais lhe agrade.

Resultados:
Ao final exponha os quadros na escola.

Atividade 2: De onde vêm as cores? Conhecendo o arco-íris!
1. Continuando a discussão da atividade anterior, a partir do descobrimento das crianças sobre as diferentes cores que encontramos e que deixam nosso mundo mais lindo. Introduza mais diretamente a temática do arco-íris. Para isso, pode-se realizar o seguinte experimento:
Experimento 1: Conhecendo o arco-íris
Materiais:
- Uma mangueira de água;

Procedimentos:
- Leve as crianças até o jardim da escola, com muito cuidado para não molhar as criança, ligue o registro e molhe o jardim. Procure fazer isto em um local aberto para que o sol fique diretamente na água que está saindo.

Resultados:
- A partir do contato dos raios de sol com a água, se formará um arco-íris. Procure chamar a atenção das crianças para esse fenômeno.

2. Após a observação, em uma roda de conversa, que pode ser feita ao ar livre mesmo, questione as crianças sobre o que elas observaram:
- O que apareceu enquanto molhava as plantas?
- O que é esse arco colorido?
- Como é o nome dele?
- Quais as cores que aparecem nele?
- Quando ele aparece?
- Como ele aparece?
- O que o faz ficar assim?
- Quais os outros lugares que você já o viu?
- O que você sabe sobre ele?

3. Com as hipóteses levantadas, de volta a sala de aula, entregue uma folha a cada criança e oriente-as a ilustrarem suas ideias sobre a origem do arco-íris.

4. A partir dos registros feitos pelas crianças, apresente a elas o seguinte vídeo:





O qual também pode ser encontrado em livro:
CATUNDA, Celia; MISTRORIGO, Kiko; SALEM, Fernando. De onde vem o arco-íris? Editora: Panda Books
Kika

*Outra literatura que pode ser usada é: ROWE, Jeannette; PARK, Louise. Gatinha Esperta: Arco-íris – como os arco-íris surgem? Editora: Ciranda Cultural
Arco-ïris

* Para dinamizar a história, procure ia apresentando as páginas do livro para as crianças. Sugere-se também, que após a contação, as crianças manuseiem a obra para melhor visualizar os elementos que a compõem.

5. Em uma roda de conversa, após a apresentação do vídeo e leitura dos livros, procure destacar os principais conceitos apresentados. Para isso, questione:
- De onde vem o arco-íris?
- Quais os lugares que você já o viu?
- Quais as cores que o formam?
- Por que acontece isso?
- Onde podemos encontrar essas cores?

6. A partir da discussão feita, reproduza com as crianças um arco-íris, de modo a fixar seu formato e suas cores, bem como aguçar a criatividade das crianças. Desta forma, sugere-se a construção de um mosaico, o que pode ser feito da seguinte maneira:
- Entregue uma folha de papel A4 com o contorno de um arco-íris para cada criança. Procure fazer com o que o desenho ocupe toda a folha;
- Recorte diversos quadradinhos de EVA ou papel dobradura, das cores do arco-íris. Essa tarefa também pode ser feita pelas crianças, no entanto, é importante sempre o acompanhamento do adulto, devido ao manuseio da tesoura;
- Com os quadradinhos e cola em mãos, oriente as crianças a irem colando de modo a reconstruírem um arco-íris.
- Ao final, exponha os mosaicos pela escola para que os demais colegas possam visualizar.

7. Sugere-se também, imprimir diversos contornos de desenhos, e deixar que aleatoriamente as crianças escolham. Após isto, oriente-as a colorirem utilizando apenas as cores que formam o arco-íris.

Atividade 3: Entendendo o arco-íris...

1. A partir da releitura e apresentação dos conceitos sobre o arco-íris retome cada um deles, de modo que as crianças possam compreendê-los. Desta forma, inicie trabalhando com o conceito de refração. Para isso, em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crianças a respeito desse fenômeno. Sugerem-se as seguintes questões:
- Quais palavrinhas que vimos no vídeo da Kika que não conhecemos?
- O que será que significa cada uma delas?
- O que vocês acreditam que seja Refração da Luz?
- O que a Kika nos ensinou sobre isso?

2. Com base na hipótese levantada pelas crianças, faça uma explicação bem simples sobre a Refração da luz, a qual pode ser feita utilizando-se do seguinte experimento:
Experimento 2: Refração
Objetivo: Compreender como ocorre o fenômeno de refração da luz;
Materiais:
- Um copo;
- Água;
- Um botão;

Procedimentos:
- Coloque o botão dentro do copo;
- Jogue um pouco de água;

Resultados:
- Você verá dois botões, isto acontece porque a luz ao atravessar a água tem seu raio mudado de posição. O que faz com que vejamos as coisas que estão embaixo da mesma um pouco fora de posição.
* Outros experimentos que também podem ser aplicados para a compreensão deste tema são:






3. A partir do experimento realizado associe-o com o fenômeno do arco-íris, tal explicação pode ser feita com a ajuda de fantoches, de modo a destacar que ao passar pela água o raio de luz muda de posição, e ao passar pela outra camada de água, o mesmo se decompõe em várias cores ao ambiente. Para essa explicação, podem ser utilizados os seguintes recursos e imagens:










http://km-stressnet.blogspot.com.br/2008/11/como-encontrar-um-arco-ris.html
-http:// http://educartecnologiasfisica.blogspot.com.br/2010/10/formacao-do-arco-iris.html

*Maiores informações, podem ser consultados nos endereços:
http://www.brasilescola.com/fisica/a-refracao-luz.htm
-http:// http://www.youtube.com/watch?v=nTiq733vPFU

4. Em seguida apresente às crianças o Disco de Newton, de modo a ilustrar a decomposição da luz branca que dá origem ao arco-íris. Para isso, faça o seguinte experimento:
Experimento 3: Construindo um Disco de Newton
Objetivos: Comprovar se a cor branca é composta por todas as demais cores
Materiais:
- Lápis de cor;
- Compasso;
- Lápis preto;
- régua
- Borracha
Procedimentos:
1. Faça um círculo de aproximadamente 15 cm de diâmetro na cartolina e recorte-o.
disco1
Fonte: Elaborado por Michele Varotto

2. Divida o círculo em 8 partes iguais:
disco2
Fonte: Elaborada por Michele Varotto

3. Pinte cada uma das partes utilizando as seguintes cores: amarelo; azul escuro; violeta; laranja; verde; azul claro; vermelho; roxo.

disco3
Fonte: Elaborada por Michele Varotto


4. Faça um furo no centro do círculo e passe o lápis no meio. Em seguida, gire-o velozmente e observe o que acontece.

Resultados:
- Ao girar o círculo rapidamente, todas as cores misturam-se aparecendo a cor branca.

*Maiores informações consulte:






http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-construindo-o-disco-de-newton.jhtm
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construindo-disco-newton.htm

**Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.
Ensinando ciências na Educação Infantil

***Sugestões de literatura para trabalhar este tema:
AYALA, Walmir. Onde vive o arco-íris? Editora: Leitura.
AZEVEDO, Israel Belo de. O arco-íris do vovô. Editora: United Press
CANTON, Katia; CATUNDA, Leda. O Roubo do arco-íris: uma fábula sobre as cores. Editora: WMF Martins Fontes.
CIRANDA CULTURAL. Um Arco-íris de lembranças.
KLEIN, Cristina. Brilha Brilha Arco- íris. Editora: Bicho Esperto
Recursos Educacionais
NOMETIPO
O disco de Newton (Pião colorido)Experimento prático
Arco - írisExperimento prático
De onde vem o arco-íris?Vídeo
A física e o cotidiano - Fique sabendo ! - O Arco IrisAnimação/simulação
Podemos construir - atividade 2: Podemos construir um Disco de Newton?Experimento prático
Arco-írisAnimação/simulação
Arco-írisExperimento prático
A física e o cotidiano: Arco-írisÁudio
Arco írisÁudio
Recursos Complementares
a) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

b) Sites de experimentos:
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado
Avaliação
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma história coletiva na qual seja contemplada todas as informações sobre o arco-íris. Ao final, pode transforma-la em um livro, em que o professor seja o escriba, e os alunos ilustrem a explicação de cada uma delas.  Tal atividade pode ser feita com o auxílio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; pedaços de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Opinião de quem acessou