"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 29 de março de 2017

Livro A menina que não gostava de fruta~























Livro em PDF

SEQUÊNCIA DIDÁTICA : FRUTAS



Escola “Estadual João Ribeiro Guimarães”.
Bandeirantes- MS.
Professoras: “Kellyane Cristhian e Vera Lúcia_ativ.3”.
Turmas: 1º  e 2º ano.
Números de alunos do 1º ano: 26 anos  e 2º ano: 25 anos.
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências
Conteúdos: Gêneros texto informativo- leitura e escrita- música-lista, tabela e gráfica-pesquisa de figuras e vitaminas das frutas-entrevista com nutricionista.
Seqüência didática  pesquisa de frutas preferidas  dos alunos do 1º e 2º ano.
  Objetivos de aprendizagem alcançados:
  Relatório de quais objetivos elencados foi atingido?
Acreditamos que todos os objetivos proposto foi alcançado com o trabalho de pesquisa Investigativa na seqüência didática das frutas preferidas dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental da “E.E João Ribeiro Guimarães”, pois mostrou a nós professoras Vera Lúcia e Kellyane que  ao realizarmos, os alunos  aprenderam possibilidades novas de pensar e repensar nossas perguntas e constantemente reorganizando ideias, problemas, sitiense e conclusões. Segundo Demo teoria e prática devem estar sempre costurados.

Quinta- feira
12-11-2015
Metodologia:
1ª AULA – As professoras  Vera Lúcia e Kellyane organizaram  os alunos em forma de roda no pátio da escola para iniciar uma discussão sobre o tema abordado “as frutas e suas vitaminas”, a professora fez  questionamentos do que eles sabem sobre, (vocês sabem qual a importância de se ingerir frutas na alimentação diária?) Deixando-os expor suas ideias e opiniões, as professoras realizaram registros no caderno no decorrer do processo para construção de um cartaz com a sondagem  e relatos realizados, logo após fizeram a leitura deleite do texto gênero poema “ Sabores e mais sabores”, página 56 do livro  Manacá Editora Positivo , em seguida realizou  explicações com questionamentos  sobre cores das frutas explorando a relação que há entre o paladar e o olfato.
     

2º Passo -  As professoras organizaram os alunos na sala de vídeo para assistirem os vídeos  nos seguintes  links:
Sobre os benefícios  e vitaminas, conhecendo o poder das frutas para nossa saúde.
Vídeo a História -  A menina que não  gostava de fruta com a autora: texto Cidália Fernandes – Ilustração: Sandra  Serra.
fruta

Pesquisa  das frutas preferidas dos alunos com os links:
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( maça);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( banana);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( Uva);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( Pêra);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( Melancia);
Pesquisa das vitaminas das frutas  preferidas dos alunos.( abacaxi).
3º  Passo -  As professoras Solicitaram  para  alunos que  pesquisassem  em livros e revistas figuras das frutas preferidas e escrevessem o nome deles e seu valor nutricional  conforme pesquisa com os links acima citados na aula anterior para montar um cartaz que foi  exposto em sala de aula.
4º Passo-  As professoras organizaram os alunos na sala da Biblioteca para a leitura deleite em  slides  elaborados  pelas professoras do livro “ O que Ana sabe sobre.... Alimentos saudáveis” de Simeon Marimkovic do Pacto”.

5º  Passo- As professoras levaram os alunos até a sala de STE onde os mesmos acessaram os links:
Para responder as perguntas do quiz e mostrar que conhecem bem as frutas.
Com 6 fases.
Quebra cabeça para montar ar frutas.

6º  Passo – As professoras organizaram uma lista dos nomes dos alunos em cartaz onde foi exposto em sala e eles registraram suas frutas preferidas. Após os alunos pesquisaram em dicionários os nomes das frutas e realizaram atividades em ordem alfabética com os nomes das frutas preferidas  e completaram a tabela  e gráfico das frutas preferidas, atividades em Xerox elaborada pelas professoras em seguida foi colada nos cadernos.
7º Passo  - As professoras  levaram os alunos até o mercado local para comprar as frutas preferidas ,  onde utilizaram o meio de transporte  “ônibus”  e foi  feita a degustação organizada  na sala de aula.
mercado-san-miguel


8º – Passo – Os alunos foram organizados na sala de aula 1º e 2º ano  para receber a nutricionista com a música conforme o link:
can-stock-photo_csp1360757
Palavras cantadas do quintal, que foi exposto em vídeo. Após foi servido um suco natural de laranja. A  entrevista  com perguntas elaboradas pelas professoras  que foi por alunos em duplas para a nutricionista onde ela responderam  as duplas sendo escriba, anotando as resposta tendo as professoras como mediadoras e outras perguntas livres.
  

Perguntas:
1-    Ao comermos frutas entre as refeições, como maçã abre mais o apetite. Por quê? ________________________________________________________
2-   Tirar as cascas comestíveis das frutas diminui seu valor nutricional?_____________________________________________________
3-   Das frutas nossas escolhidas como preferidas quais são ácidas?___________
4-   Frutas ácidas causam afta. Por quê?­­-_________________________________
5-   É necessário comer fruta todos os dias. Por quê?_______________________
6-   No caso de nosso orçamento em casa ser apertado qual é a fruta que devemos priorizar todos os dias?_____________________________________________
7-   Se dispusermos na nossa família de dinheiro e podemos comer frutas todos os dias qual seria o cardápio que indicaria?________________________________________________________

9º Passo – Para a socialização as professoras levaram os alunos até a sala de vídeo onde os mesmos  identificaram  suas características e os registros divulgados  no facebook e blog da escola. Em seguida os alunos receberão em Xerox os links dos sites do facebook e blog da escola para divulgar para os familiares vizinhos e amigos.





4- Síntese da PI
Inserimos fotos em todas as atividades realizadas, conforme o comando da aula em cada dia registrado e podemos dizer que conseguimos envolver os alunos no conjunto de tarefas que foram sendo realizadas, tornando os alunos ativos no processo de reconstruções dos seus conhecimentos. Acontecendo nesse trabalho questionamento, construções de argumentos e comunicação permitindo a utilização do educar pelas pesquisas.
5- Pontos positivos quanto à
a)   Todos os alunos do 1º ano e 2º ano participaram das atividades com interesse na construção do fazer com responsabilidade, e nos professoras devido a organização em seqüência didática facilitou sendo prazeroso.
b)   Utilizamos todos os recursos multimídias disponíveis na escola como:
Sala de vídeo com projetor, sala de tecnologia com computadores, máquina digital e outros recursos.
6 – Dificuldades encontradas pelos alunos e professores.
As dificuldades foram sim encontradas, no momento que nós professoras, organizamos os agrupamentos heterogêneo para realizar as atividades conforme o nível de conhecimento.  
Temos alunos lendo convencionalmente e outros não. Dificuldades então encontradas na leitura e na construção da escrita.

7-   O que de diferente iríamos fazer na próxima PI melhorar cada vez mais aprofundando em outros temas o nosso planejamento com pesquisa Investigativa.

terça-feira, 28 de março de 2017

HISTÓRIA: "O MUNDINHO"























segunda-feira, 27 de março de 2017

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar e classificar uma semente mediante suas características.
2. Compreender sua função.
Duração das atividades
4 dias, com cerca de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar familiarizado com a anatomia vegetal (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:
1. O professor iniciará a aula, apresentando a música: Semente, de Armandinho.
SEMENTE
Armandinho

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

De onde veio
De onde apareceu
Porque que o meu destino
É tão parecido com o seu?

Eu sou a terra
Você minha Semente
Na chuva a gente se entende
É na chuva que a gente se entende
Oh Semente!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente eu sei
Tem gente que ainda acredita
E aposta na força da vida
E busca um novo amanhecer
Lá vem o sol
Agora diga que sim
Semente eu sou sua terra
Semente pode entrar em mim...

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
 
Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza
Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza
Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Não mente!

*O vídeo da música está disponível no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=EllilNmvQZc

2. Após ouvirem e cantarem a música, o professor realizará com a turma uma discussão sobre a música, questionando-lhes:
- Sobre o que fala a música?
- O que é uma semente? (é parte da planta que dá início a uma nova geração).
- Onde encontramos sementes? (árvores, plantas, frutas etc.).
- Vocês conhecem as partes das plantas?
* Sobre as partes e funções das plantas, o professor poderá consultar a aula:
Plantas: As partes da planta, suas funções e utilidades para os seres vivos.





- Em que parte da planta as sementes são encontradas?
- Por que será que algumas sementes ficam guardadas dentro dos frutos? (O fruto é uma espécie de proteção para as sementes).
- Quem gostaria de dizer o nome de um fruto (a) que conhece?
- Ela possui muitas ou poucas sementes?
- Onde ficam as sementes no fruto?
- Vocês conhecem alguma semente que não fica dentro do fruto? (castanha de caju)
- Para que servem as sementes?
- O quea semente dá origem?
- Todas as plantas nascem de sementes?
- Utilizamos sementes em nossa alimentação?
- Todas as sementes são comestíveis?
- Quais sementes são utilizadas em nossa alimentação? (amendoim, castanhas, feijão, semente de girassol, noz etc.).

*Para maiores informações, o professor poderá consultar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7835
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24374

3. Ao final da discussão, o professor levará para a classe alguns frutos (como: laranja, maçã, pera, mamão, manga, abacate, mexerica, melancia, melão, tomate, pepino, pimentão etc), para se sejam cortadas e observadas suas sementes.

4. Findada a observação dos frutos e suas respectivas sementes, o professor, retirará as sementes do fruto, as lavará e colocará, separadamente, para secar. Distribuirá a classe em grupos de 3 crianças, as quais escolherão uma das frutas para ilustrar em um papel de tamanho A4, pintando-as com tinta guache. A fruta deverá ser ilustrada nos dois momentos: em seu aspecto original (inteira e sem corte) e após seu corte (evidenciando as sementes).  Secas, as sementes deverão ser coladas nas respectivas frutas ilustradas. As ilustrações das frutas e suas respectivas sementes serão recortadas e coladas em um painel coletivo, que será exposto em sala. Junto à turma discutam e escolham coletivamente um nome para o painel.


ATIVIDADE 2:
1. No dia anterior a realização desta aula, o professor solicitará aos alunos que tragam de casa, algumas sementes, nomeadas e separadas em saquinhos.
* Sugestões de sementes: linhaça, pimentão, abóbora, girassol, fava, feijão (branco, preto, fradinho, carioca etc), milho, grão de bico, ervilha, lentilha, mação, melancia, laranja, pêssego, nectarina, cenoura, salsa, abacate, manga, acerola, jabuticaba, pitanga, caqui etc..

2. Na sala de aula, o professor disporá as sementes, trazidas pelos alunos, em uma placa de ovos de papelão, identificando-as por uma plaquinha (construída com palitos de dente e pedacinhos de papel cartão), contendo nome e o desenho do fruto em que é encontrada; de modo a formar cerca de 4 ou 5 mostruários de sementes iguais, que serão distribuídos em grupos, na atividade seguinte.

3. Organizada a sala em grupos, cada um receberá um dos mostruários de sementes, para que estas sejam manipuladas e observadas suas características. Se possível, o professor deverá fornecer nesta atividade, lupas para uma melhor visualização das sementes.

4. O professor construirá com a classe um cartaz, no qual os alunos deverão: organizar, agrupar e classificar as sementes do mostruário de acordo com sua textura, cor, tamanho, forma.

TAMANHO
TEXTURA
COR
FORMA
GRANDES

(Colagem de sementes, como a de abacate, manga, pêssego etc.).

LISAS

(Colagem de sementes, como a de feijão, abóbora etc.).
BRANCAS

(Colagem de sementes, como a de arroz, feijão branco etc.).
ARREDONDADAS

(Colagem de sementes, como a de mamão, laranja, grão de bico etc.).
MÉDIAS


(Colagem de sementes como favas, abóbora, caqui etc.).

ÁSPERAS OU ENRUGADAS

(Colagem de sementes como pêssego, ameixa, grão de bico etc.).


PRETAS


(Colagem de sementes, como a de feijão preto, mamão etc.).
ACHATADAS

(Colagem de sementes, como a de abóbora, girassol, maçã etc.).
PEQUENAS

(Colagem de sementes como salsa, linhaça, pimentão, couve, uva etc.).


AMARELAS

(Colagem de sementes, como a de milho etc.).
ALONGADAS

(Colagem de sementes, como a de arroz, linhaça etc.).


CASTANHAS

(Colagem de sementes, como a de castanhas, feijão carioca etc.).




*Para maiores informações, o professor poderá consultar:




ATIVIDADE 3:
1. Neste terceiro momento, o professor realizará com a classe uma aula passeio a um pomar ou horta, de modo que possam:
a) observar árvores e plantas, seus respectivos frutos e sementes, sementerias, plantio, germinação, cultivo, rega, instrumentos e cuidados no cultivo etc;
b) entrevistar o pomareiro/horticultor sobre curiosidades e interesses suscitados pelo tema da aula etc.;
c) colher a fruta/legume do pé, cortá-lo, experimentá-lo e observá-lo.
* É importante que esta atividade seja registrada por meio de fotos ou vídeos para que, posteriormente possa ser retomada pelo professor com as crianças. Estes recursos podem, ainda, servir para a organização de uma exposição sobre o tema.

2. No retorno da aula passeio, as crianças poderão:
a) construir uma maquete do pomar visitado, utilizando massa de modelar. Organizados em grupos, serão responsáveis pela representação das árvores e frutos, instrumentos de plantio, organização das sementeiras e mudas etc.
b) Ou mesmo, se a escola tiver um local disponível, organizar e construir um pomar ou horta com os alunos.

3. O professor também apresentará à classe a música: Pomar, CD Canções de Brincar (Palavra Cantada).

* Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=QRh7Do562Y8
http://www.youtube.com/watch?v=eBDSLpJRVRs&feature=related

4. Construirá com a classe um mural com as árvores, frutos e sementes.

ÁRVORE
FRUTO
NOME
SEMENTE
(Colagem da figura)
(Colagem da figura)
Árvore:
Fruto:


(Colagem da respectiva semente)



5. Para a finalização da aula, sugerimos a leitura e discussão do livro: Era uma vez uma semente, de Judith Anderson e Mike Gordon. Coleção Milagres da Natureza. Ed. Scipione.

Fonte: Editora Scipione

E a apresentação de alguns vídeos e músicas sobre o tema:
Sou a menina semente.
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=QhGt-TtlgUI&feature=fvsr
Cuide bem da árvore.
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=OKKfMF62g7w
As árvores (Arnaldo Antunes)
Disponível em: http://letras.mus.br/arnaldo-antunes/91402/
Dona árvore (Bia Bedran)
Disponível em: http://www.4shared.com/file/lzRez5Eu/Bia_Bedran_-_1999_-_Dona_rvore.html

*Para maiores informações, o professor poderá consultar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24150
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21404
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24004
Recursos Educacionais
NOMETIPO
Plantas - atividade 4: O que é o que é?Experimento prático
SementesExperimento prático
Recursos Complementares
Livros sobre o Ensino de Ciências para Educação Infantil:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Sites e experimentos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23998
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23999
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-10
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25675
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35384
http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/
http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_plantas.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24158
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24375
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24371

Livros sobre o tema:
- BÉDOYÈRE, Camilla de la (2009).Ciclo de vida: de semente a girassol. São Paulo: Zastras.
- GRINBERG, Delphine (2008). Experiências: vamos plantar. São Paulo: Moderna, Coleção Primeira Ciência.
- AZUL, Anabela M.; REIS, Catarina S. e PIMENTA, Maria C.(2007). Da semente ao fruto: à descoberta do mundo das plantas. Portugal: Sersilito: Empresa Gráfica.
- ARLON, Penelope (2006). Árvores. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.
- ARLON, Penelope (2006). Plantas. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar as ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- BURKE, Lisa. Pequenos cientistas no Jardim. Ed. Publifolha.
- ALVES, Rubens.O medo da sementinha.
- LOUREIRO, Maria Isabel. A viagem da sementinha.
- KENNEY, Patrícia;  MCFADDEN, Richard. A sementinha que não queria nascer.
- SANTOS, Antonio Carlos Affonso dos.A sementinha.
- CASTRO, Andreia; GOMES, Karina. A sementinha.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk&feature=related
Avaliação
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo; bem como as falas, as observações e as conclusões individuais realizadas pelos alunos após cada uma das atividades.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Opinião de quem acessou