"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Arte e reciclagem com embalagens 

plástica de leite crie um Iglu

Arte e reciclagem com embalagens plástica de leite crie um Iglu
Instruções para criar um iglu

Você pode facilmente construir o inglu usando jarros de leite e cola quente

Por exemplo, as crianças em sala de aula  em Midland Christian School construiram im Iglu com 428 jarras de leite, todas ajudaram a reciclar…
Vídeo: Como construir um jarro de leite Igloo

Instruções para construir o seu próprio leite jarro iglu.

Como construir um jarro de leite Igloo – Midland Christian School
por thefamilyjohnson | Informações vídeo

Faça bom uso do caderno de caligrafia

Os adultos de hoje entendem bem o que isso quer dizer, principalmente aqueles que passaram do 30 anos de idade. Quem nunca utilizou um caderno de caligrafia? Antigamente nas escolas, o uso do caderno de caligrafia era obrigatório. Letra  ilegível era a exceção, não a regra. 
Hoje mudou um pouco. Há escolas que usam e outras que não. Mas isso não significa que hoje escrevemos melhor. Até nós que utilizamos o caderno de caligrafia quando crianças, precisamos tomar cuidado. Por quê?
Devido ao uso constante do computador, e uma mania que muitos têm de abreviar palavras, para escrever muita coisa em um espaço pequeno de tempo,  a escrita à mão tem se tornado cada vez mais ilegível.
Pare um pouquinho e pense: Sua letra continua a mesma?
Na maioria dos casos, o uso do celular e computador para escrever afetou um pouco a grafia das pessoas. Particularmente, tenho dificuldade de entender a letra de muitos hoje. Há quem diga: “Minha caligrafia não é ou não está tão bonita”.
Na 8ª série tive uma professora de Português que me dizia que Caligrafia feia não existe. Por quê? Porque Caligrafia quer dizer letra legível, letra bonita.
Então, seu tua letra, não está tão bonita quanto era, porque não exercitar um pouco? Experimente escrever com mais calma. Quem sabe até mesmo utilizar um caderno de caligrafia?
Mas, pensando em crianças que não gostam muito de escrever, principalmente no caderno de Caligrafia, estou trazendo nessa postagem algumas atividades que você como professor(a), pai ou mãe poderá fazer com seu aluno(a) ou filho(a). São bem divertidas e incentivam à escrita.
Os créditos são da Smartkids e do Espaço Educar. Faça bom proveito.
Complementando essas atividades:
Atividades de Caligrafia para baixar
(OBS: para baixar o conteúdo você precisará de tem uma conta no 4shared, mas não se preocupe, a conta é gratuita)
Por seumadrugaajato • Postado em educativo

Máscaras da Cigarra e a Formiga

Já coloquei o conto infantil da Cigarra e a Formiga para imprimir e trabalhar em classe, ou apenas ler com seu filho. Hoje eu trouxe as máscaras da formiga e a cigarra para imprimir e colorir, uma sugestão para fazer teatrinho infantil.
Máscara da cigarra e a formiga para imprimir 

Máscara da formiga
Máscara da cigarra
Mais uma modelo de máscara da formiga
 Outro modelo de máscara da cigarra
Para imprimir ou salvar clique na máscara para ampliar.
Boa diversão!

Por seumadrugaajato • Postado em máscaras

A cigarra e a formiga

Conto infantil : A cigarra e a formiga
A cigarra e a formiga  um lindo conto infantil, que mostra o quanto é importante o trabalho e viver organizadamente. Ter horário para se divertir e trabalhar.
 A cigarra e a formiga historinha infantil
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, pra que todo esse trabalho? O verão é pra gente aproveitar! O verão é pra gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo pra diversão. É preciso guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha. A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho pras outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la divertindo, olhou feio pra ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
Dai, a rainha das formigas falou pra cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência pra rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Pra cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Pra que construir um abrigo? Pra que armazenar alimento?
Começou o inverno, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio. Puxou-a pra dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra.
-No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante pra nós.
- A-ha! Pra cigarra e pras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

A importância da atividade física para crianças

Sabemos que da a importância da atividade física independente da idade da pessoa. 
A criança precisa muito dessas atividades. Mas infelizmente a correria dos nosso tempos impede ou limita a realização dessas atividades. Notamos que crianças passam muito tempo em vídeo games, internet, enfim, atividades que as mantem em repouso contante. Mas existe algo que em parte pode ser de grande ajuda. O que? Veja o que se pode ser feito lendo essa matéria.
Encontrei no site da Nestlé
As atividades físicas realizadas na escola podem contribuir para uma vida ativa e trazer benefícios para a saúde das crianças. A escola é um território fundamental para a promoção de uma vida ativa. Mas será que o simples fato de participar das aulas de educação física garante que as crianças estejam cumprindo a frequência de atividade física recomendada pelos especialistas? 
O professor Douglas Roque Andrade, conta que uma pesquisa recente feita pelo Ministério da Saúde apontou que a frequência semanal e o tempo de atividade física realizado durante a aula de 50 minutos é muito pequeno. “Os cinquenta minutos de aula são divididos entre o deslocamento até o local da aula, organização do material e explicação do professor”, explica.
Para Douglas, diretores, professores, funcionários e pais podem colaborar com pequenas mudanças para combater o sedentarismo. Uma sugestão muito interessante é estimular um intervalo (recreio) fisicamente ativo, com materiais disponíveis para brincadeiras como cordas, bolas, amarelinha pintada no chão e música ambiente. 

“O movimento faz parte da nossa existência e é através dele que, com poucos meses de idade, começamos a explorar o mundo que nos rodeia. E se por acaso não pudermos nos movimentar, é sinal de que algo não vai bem”, explica o especialista. “A atividade física tem sido utilizada como estratégia para ajudar as crianças a construir e manter ossos e articulações mais fortes. Ela contribui também para o gerenciamento do peso, pressão arterial e sensação de bem-estar. Se o esporte for praticado em grupo, ele ensina habilidades como autodisciplina, trabalho em equipe e liderança, envolvendo questões sociais importantes”, ressalta. 
E por que o estímulo a uma vida ativa é tão importante durante o processo de crescimento e desenvolvimento? Douglas ensina que crianças e adolescentes mais ativos tendem a ser adultos mais ativos. Entretanto, se forem sedentários, a chance de se tornarem adultos fisicamente ativos será mínima.
E já existe uma série de bons exemplos a serem seguidos com o objetivo de estimular a atividade física antes, durante e depois do período escolar. Em alguns países, as crianças contam com grupos organizados que garantem a segurança dos que optam por ir a pé até a escola. No Brasil, escolas como as da Diretoria de Ensino de Campinas Leste se envolvem em atividades nos parques da cidade.
Mas, lembre-se: os adultos devem dar o exemplo, já que as crianças costumam se espelhar nas atitudes dos pais e professores. Atividades simples como subir escadas e ir a pé até a padaria também valem. E então? Vamos praticar essa ideia?
(Douglas Roque Andrade é doutor em saúde pública pela Universidade de São Paulo e professor de educação física das universidades UNICSUL, UNIFMU e UNIESP)
Créditos pela matéria 
Crédito pela imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário